Francisco Kaires Braga da Costa

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Especialização em Ensino de Química (UFC) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Atualmente é servidor público atuando como professor de coordenador pedagógico na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Doutor João Ribeiro Ramos e como professor de Química no Ensino Médio na rede particular de ensino no Colégio Sant'Ana.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática

2010 - 2012

Universidade Federal do Ceará
Título: O Conceitos de Habilidades e Competências subjacentes ao ENEM e o livro didático do 1° ano do Ensino Médio: Um Estudo Comparativo., Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Prof(a). Dr(a). Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Prof. Dr. Isaias Batista de Lima.

Especialização em Especialização em Perfumaria

2023 - 2024

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Especialização em Ensino de Química

2007 - 2009

Universidade Federal do Ceará
Título: Implantação do Laboratório de Química do Cotidiano
Orientador: Prof(a). Dr(a). Maria das Graças Gomes Castilho

Graduação em Química Licenciatura

1997 - 2002

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Título: A Avaliação de Química na Escola São Fco. de Assis
Orientador: Prof(a). Dr(a). Sônia Maria Oliveira Costa

Participação em bancas

Aluno: Wesclle Johnson Mota dos Santos

COSTA, F. K. B.. Experimentação no ensino de Química: uma motivação para os alunos de uma escola de ensino médio do municipio de Itapajé-Ce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Renan Camurça Fernandes Leitão

Rodrigues, H. A.; BANDEIRA, P. N.;COSTA, F. K. B.. Práticas experimentais no ensino superior de Licenciatura em Química: utilização de materiais de baixo custo como recurso didático através de uma abordagem diferenciada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Ronaldo Rodrigues Sampaio

COSTA, F. K. B.; ALBUQUERQUE, M. R. J. R.; VALE, J. P. C.. A importância da Química na visão do aluno finalista do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual da Região Norte do Estado do Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Ivanildo José Melo

COSTA, F. K. B.; JULIAO, M. S. S.; BONFIM, S. H.. Estudo de caso como modalidade de pesquisa para o ensino de Química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Isaac Braga Ramos

COSTA, F. K. B.; SANTOS, H. S.. Uso de ferramentas didáticas para motivar o aprendizado em Química no ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Betty Lee do Nascimento Santana

COSTA, F. K. B.. As causas da evasão no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual Vale do Acaraú.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Cristina Arimatéia de Araújo

COSTA, F. K. B.. O Ensino de Química no Centro de Jovens e Adultos (CEJA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Antônio Calazans Neto

COSTA, F. K. B.. As deficiências do Ensino de Química no município de Forquilha-CE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Mariene Ferreira Rodrigues

COSTA, F. K. B.. Retrato do Ensino de Química no 1º ano do Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Rosângela Pedrosa Mendes

COSTA, F. K. B.. Dificuldades nas Aulas de Química no Ensino Médio como objetivo de Investigação.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Orientou

Jesus Nazareno Araújo Monção

As interações professor-aluno e algumas implicações no processo de ensino-aprendizagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Kaires Braga da Costa;

Claudia Regina Machado da Silva

Análise do Ensino do conceito de Caloria utilizando tabelas Nutricionais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Kaires Braga da Costa;

Aldiney de Abreu Melo

A importância das Aulas Experimentais no Processo Ensino-Aprendizagem em Química; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Kaires Braga da Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, F. K. B. . AS INTERAÇÕES PROFESSOR/ALUNO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. K. B. ; ALMEIDA, M. M. B. . O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, P. M. S. ; ALMEIDA, M. M. B. ; COSTA, F. K. B. . O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DESCRITIVO A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. K. B. ; ALMEIDA, M. M. B. ; LIMA, I. B. ; MAGALHAES, A. C. . A CONTRIBUIÇÃO DO ENEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. K. B. ; ALMEIDA, M. M. B. ; LIMA, I. B. . O NOVO ENEM E O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. K. B. ; ALMEIDA, M. M. B. ; LIMA, I. B. . AS QUESTÕES DO ENEM E SUA ADEQUAÇÃO AO UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. K. B. ; ALMEIDA, M. M. B. ; LIMA, I. B. . A CONTRIBUIÇÃO DO NOVO ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: O CASO DO ENSINO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2015

Organização Educacional Farias Brito

Vínculo: Professor de Química, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

2012 - 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2011 - 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

2009 - 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2004 - 2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2002 - 2009

Escola São Fco. de Assis

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 15

2002 - Atual

Colégio Sant´Ana

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 40

2014 - 2017

E.E.F.M. MONSENHOR JOSÉ GERARDO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE QUÍMICA, Carga horária: 40

2018 - 2021

EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2021 - 2024

EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE QUÍMICA, Carga horária: 40

2024 - Atual

EEM Doutor João Ribeiro Ramos, Ribeiro Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 40