SANDRO BENEDITO SGUAREZI

Doutor em Ciências Sociais Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Sociologia), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP em 2011. Mestre em Administração também pela PUC/SP (2003). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras/UFLA-MG (2000). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (1993). Educador por opção de vida, desde 1995, tem priorizado a produção científica na área da Sociologia/Educação. Foi o fundador (2004), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA)-(CNPq 2003). Foi fundador e é Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) -(CNPq 2006), Foi fundador e Coordenador do Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS)-(2011), financiado pelo CNPq/2013 e pelo MEC/PROEXT/2017. Fundador da Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) e representante da REPITES Centro-Oeste. Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem (FACSAL), no stricto sensu atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu nível Mestrado da UNEMAT na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais nível Mestrado/Doutorado (PPGCA-UNEMAT). É Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), e membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), estadual e municipal de Economia Solidária. Se dedica a pesquisas sobre: políticas públicas, logística, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais e organização de cooperativas e redes com enfoque na inclusão socioprodutiva de trabalhadores/as em condições de vulnerabilidade social, educação popular e autogestão, dialogando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2008 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: AUTOGESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Orientador: Drª. Lucia Maria Machado Bógus
, Ano de obtenção: 2011. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil. Palavras-chave: Autogestão; Economia Solidária; Empreendimentos Economicos Solidários-EES; Desenvolvimento local sustentável; Movimentos Sociais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Administração

2000 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Perfil do Futuro Administrador: da formaçao tecnica a educaçao para a responsabilidade social
, Ano de Obtenção: 2003.Phd Arnoldo Jose de Hoyos Guevara.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Administracao, Perfil, Educaçao, Responsabilidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Especialização em Administraçao Rural

1999 - 2000

Universidade Federal de Lavras
Título: Planejamento Estrategico: O caso do sitio Tangara
Orientador: Dsc Jose Geraldo de Andrade

Aperfeiçoamento em Programa Pós-Graduação em Administração - PPGA

2024 - 2025

Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRN
Título: Educação Popular e Autogestão: processos pedagógicos em organizações de catadores/as de materiais recicláveis. Ano de finalização: 2025
Orientador: Washington José de Souza

Graduação em Administraçao

1989 - 1993

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Administraçao de Vendas na Construnorte
Orientador: Ivon de Mello Trellha

Formação complementar

2005 - 2005

Capacitação em Docência e Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Inglês Instrumental Leitura Para Fins Acadêmicos N. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2000 - 2000

Lingua Espanhola Nivel II. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

1999 - 1999

POCEDIMENTOS BÁSICOS NA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS CONTÁBEIS, IPEC, Brasil.

1997 - 1997

IIIª SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO. , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.

Organização de eventos

SGUAREZI, S.B. ; SENGER, N. E ; SOUZA, M.D . Visita Técnica Guiada à Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (COOPERTAN).. 2024. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. ; KRAEMER, R. F. ; SOUZA, M.D ; SENGER, N. E . Visita técnica Associação de Artesãos de Progresso (ASSOARTE). 2024. (Outro).

SGUAREZI, S.B. ; SENGER, N. E . Feira de Cooperativismo, Economia Solidária e Agroecologia no Campus Universitário de Tangará da Serra. 2023. .

SGUAREZI, S.B. ; TORRES, A. L. ; MAQUEA, V. R. ; IGNACIO, A. R. A. ; NASCIMENTO, E. R. ; PORTO, A. ; TANAKA, T. H. ; RIBEIRO, D. G. . Visita Técnica Guiada da Reitoria da UNEMAT: Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis na COOPERTAN ? Tangará da Serra-MT. 2023. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; OLIVEIRA, J. ; BARROS, V. P. . SEMINÁRIO DE NIVELAMENTO E PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM REDE. 2013. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; OLIVEIRA, J. ; BARROS, V. P. . Seminário de Validação do Plano de Logística Solidária PLS/MT - Projeto Cataforte II ? Rede Catamato. 2013. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. ; LAFORGA, G. . I Séminário Matogrossense de Agricultura Famíliar Camponesa e Educação do Campo. 2006. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. . I Semana de Administração em Agronegócios. 2006. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. . III EMESOL E II Feira de Produtos Solidários. 2005. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. . I Seminário de Agricultura Familiar e Agroecologia. 2004. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. . GRUPO DE TRABALHO: gestão Sócio-Economia Solidária no I SEMINÁRIO DE EDUCÃO E SÓCIO-ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2003. (Outro).

SGUAREZI, Sandro B. . Comissão de Elaboração do Programa Interdepartamental Permanente de Cursos de Pós Graduação Latu Sensu do Campus de Tangará da serra. 2003. (Outro).

Participação em eventos

Pontes Pantaneiras.Bioeconomia: pecuária pantaneira. 2025. (Oficina).

Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada XX SBGFA & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente.A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DE MT: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2024. (Simpósio).

SemiEdu2023 A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS LABIRINTOS: QUAL EDUCAÇÃO? COM E PARA QUEM? COM QUAL ESCOLA?.Educação Ambiental Crítica: Catadoras/es de Materiais Recicláveis como sujeitos da coleta seletivo no âmbito do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal. 2023. (Seminário).

SemiEdu2023 A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS LABIRINTOS: QUAL EDUCAÇÃO? COM E PARA QUEM? COM QUAL ESCOLA?.Educação Ambiental no Programa Cáceres Recicla: Breves Considerações. 2023. (Seminário).

SemiEdu2023 A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS LABIRINTOS: QUAL EDUCAÇÃO? COM E PARA QUEM? COM QUAL ESCOLA?.Educação Ambiental Crítica: Catadoras/es de Materiais Recicláveis como sujeitos da coleta seletivo no âmbito do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal. 2023. (Seminário).

SemiEdu2023 A EDUCAÇÃO E SEUS ATUAIS LABIRINTOS: QUAL EDUCAÇÃO? COM E PARA QUEM? COM QUAL ESCOLA?.Educação Ambiental no Programa Cáceres Recicla: Breves Considerações. 2023. (Seminário).

Congresso de Estudos em Organizações e Controladoria. ENTRE A DECOLONIALIDADE E A AGROECOLOGIA, REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS.. 2022. (Congresso).

Seminário de Educação (SEMIEDU): 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística.Economia Solidária e Educação Popular: balanço de produção. 2019. (Seminário).

III Encontro Goiano de Economia Solidária (EGESOL 2018).Economia Solidária e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2018. (Encontro).

IV Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia. Circuitos Curtos de Comercialização: Uma estratégia para escoamento da produção agroecológica no munício de Sete Lagoas ? MG. 2017. (Congresso).

IV Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia. Programa Terra Forte e avanços na produção agroecológica em assentamentos rurais. 2017. (Congresso).

IV Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia. Levantamento de indicadores de sustentabilidade do sistema de criação do IFPA ? Campus Castanhal. 2017. (Congresso).

Seminário de Saneamento Ambiental: Enfrentamento da Crise Hídrica de Tangará da Serra-MT.Economia Solidária Coleta seletiva de resíduos, água e inclusão socioprodutiva. 2017. (Seminário).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO - JORNEDUC 2017.INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: O TEMPO E SUA REPRESENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VILHENA-RO (1960-980). 2017. (Outra).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO - JORNEDUC 2017.EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO ONILATERAL: o projeto político pedagógico como instrumento articulador. 2017. (Outra).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO - JORNEDUC 2017.CONCEPÇÕES INICIAIS DE UMA CELULANDA: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CÉLULAS COOPERATIVAS. 2017. (Outra).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO - JORNEDUC 2017.A utilização do trabalho de conclusão de curso como material didático em sala de aula. 2017. (Outra).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO - JORNEDUC 2017.Participação. 2017. (Outra).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária.O ATUAL ESTÁGIO DE ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT BRASIL. 2016. (Encontro).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária: ecologia de saberes, formação e ação.CONTABILIDADE NA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE DOS GASTOS INCORRIDOS PARA PRODUÇÃO DE DOCE NA ACOOPERFRON. 2016. (Encontro).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária: ecologia de saberes, formação e ação.Redes de Pesquisa para Desenvolver a Epistemologia da Ecologia de Saberes. 2016. (Encontro).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária: ecologia de saberes, formação e ação.DA COLETA SELETIVA AO CENTRO DE TRIAGEM CÁCERES-MT. 2016. (Encontro).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária: ecologia de saberes, formação e ação & III Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo UNEMAT-UNITRABALHO.Mesa Redonda 2 ? Redes de Pesquisa para Desenvolver a Epistemologia da Ecologia de Saberes. 2016. (Encontro).

VI Encontro Cacerense de Economia Solidária: ecologia de saberes, formação e ação.CONTABILIDADE NA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE DOS GASTOS INCORRIDOS PARA PRODUÇÃO DE DOCE NA ACOOPERFRON. 2015. (Encontro).

XI Seminário Brasil Portugal: Internacionalização de empresas.Moderador XI Seminário Brasil Portugal: Internacionalização de empresas. 2014. (Seminário).

Seminário de Educação - SEMIEDU 2013.Autogestão como ferramenta pedagógica: limites e possibilidades no processo de formação de sujeitos da Economia Solidária. 2013. (Seminário).

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA (SBS). Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento transustentabilidade. 2013. (Congresso).

XXIX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA (XXIX ALAS-CS). Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento transustentabilidade. 2013. (Congresso).

1º. Salão do Livro de Tangará da Serra-MT.Gestão e tecnologias sociais e o desenvolvimento local sustentável. 2012. (Outra).

IV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA e VI MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS..Gestão de resíduos sólidos e a sustentabilidade. 2011. (Outra).

XXVIII CONGRESO ALAS-Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Autogestão e economia solidária no Estado de Mato Grosso: limites e possibilidades.. 2011. (Congresso).

1º Forum Social Mundial de Economia Solidária e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária. 2010. (Outra).

4º Encontro de Cooperativas Populares Campinas e Região.A experiência de incubação do NECOMT/UNEMAT de Tangará da Serra-MT. 2010. (Encontro).

II Conferência Nacional de Economia Solidária. 2010. (Outra).

II Inter-Núcleos da UNEMAT: educando e integrando valores.Economia Solidária e Autogestão: limites e possibilidades. 2009. (Encontro).

Curso pré-Vestibular UNE-todos.Perspectivas para a profissão do administrador e oportunidades de trabalho na Economia Solidária. 2007. (Outra).

I Seminário de Educação do Campo-Tangará da Serra-MT.Histórico da educação do campo. 2007. (Seminário).

I Seminário de Educação do Campo-Tangará da Serra-MT.Economia Solidária. 2007. (Seminário).

IX Semana da Administração.Oportunidades de negócios social e ambientalmente responsável. 2007. (Seminário).

IX Semana da Administração em Agronegócios.Oportunidades de negócios social e ambientalemente responsáveis. 2007. (Encontro).

I FÓRUM DE ADMINISTRAÇÃO: Perfil, Formação e Oportunidade de Trabalho do Administrador. 2006. (Outra).

II Oficina de Metodologias para Empreendimentos Solidários."II Oficina d Metodologias para Empreendimentos Solidários". 2006. (Oficina).

II SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNEMAT. 2006. (Outra).

VIII Semana de Administração: "Gestão do Conhecimento"."O PERFIL DO FUTURO ADMINISTRADOR: DA FORMAÇÃO TÉCNICA À EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL". 2006. (Encontro).

XVII ENANGRAD - Encontro Anual da Associação nacional dos cursos de Graduação em Administração. 2006. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR. ORGANIZAÇÃO FAMILIAR RURAL DA GLEBA TRIÂNGULO: TANGARÁ DA SERRA-MT. 2005. (Congresso).

III Dia de Campo da Agronomia.Mesa de Abertura do Evento. 2005. (Outra).

III Encontro Matogrossense de Educação e Sócio-economia Solidária - EMESOL e II Feira de Produtos Solidários.Farinheira na Comunidade da Serra dos Palmares: Assentamento Antônio Conselheiro, Tangará da Serra-MT. 2005. (Encontro).

III Encontro Matogrossense de Educação e Sócio-economia Solidária - EMESOL e II Feira de Produtos Solidários.Diagnóstico das Organizações Familiares da Gleba Triângulo Vocacionadas para a Agroecologia. 2005. (Encontro).

III Encontro Matogrossense de Educação e Sócio-economia Solidária - EMESOL e II Feira de Produtos Solidários.Projeto Mão-na-roda: Uma perspectiva de inclusão solidária para Tangará da Serra e Região. 2005. (Encontro).

III Encontro Matogrossense de Educação e Sócio-economia Solidária - EMESOL e II Feira de Produtos Solidários.Consumo Consciente e Agroecologia: Primeiras Impressões na Comunidade da Gleba Triângulo - Tangará da Serra-MT. 2005. (Encontro).

III Encontro Matogrossense de Educação e Sócio-Economia Solidária - EMESOL e II Feira de Produtos Solidários.Organização Familiar da Gleba Triângulo: o Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão. 2005. (Encontro).

I seminário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento.PRODECIT - Progrma de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso e Financiamento de Pesquisa. 2005. (Seminário).

I Seminário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento.Debatedor na Mesa Redonda: PRODECIT - Programa de desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso e Financiamento da Pesquisa. 2005. (Outra).

IV Semana Acadêmica do Programa de Ciências Agro-Ambientais.Os Mitos e as Realidades do Agronegócio, Meio Ambiente e Conflito no Campo. 2005. (Outra).

IV SEMANA ACADÊMICA DO PROGRMA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS."OS MITOS E AS REALIDADES DO AGRONEGÓCIO, MEIO AMBIENTE E CONFLITO NO CAMPO". 2005. (Encontro).

Orgânico e Comércio Justo - Tendências & Oportunidades.Orgânico e Comércio Justo - Tendências & Oportunidades. 2005. (Outra).

Seminário de Estágio supervisionado."A importãncia da Pesquisa no curso de Administração". 2005. (Seminário).

VIII Semana da Administração: 'Gestão do Conhecimento"." O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOEM TRÊS IES - INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MÉDIO-NORTE MATO-GROSSENSE". 2005. (Encontro).

VII Semana de Administração."o Administrador Frente aos Desafios do Agronegócio e da Agricultura Familiar: Desafios e Contradições". 2005. (Encontro).

6ª Semana Pedagógica.A Pesquisa-ação no cotidiano do educador. 2004. (Outra).

II EMAD Encontro Matogrossense de Administração e II Semana Integrada de Administração."Ética e Responsabilidade Social". 2004. (Encontro).

II EMESOL - ENCONTRO MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO E SÓCIO-ECONOMIA SOLIDÁRIA.Educação do Campo e Agricultura Familiar: Perspectivas solidárias. 2004. (Encontro).

II Encontro Mat-Grossense de Educação e sócio-Economia Solidária. 2004. (Encontro).

III EMESOL e II Feira de Produtos Solidários. 2004. (Encontro).

III Semana Academica do Programa de Ciências Agro-ambientais.Palestra: Gestão na Propriedade Rural. 2004. (Outra).

III Semana do programa de Ciências Agro-Ambientais."Gestão na Propriedade Rural". 2004. (Encontro).

I Seminário de Agricultura Familiar e Agroecologia. Mesa Redonda: Mercado Orgânico no Brasil e no Mundo: Comercialização, Certificação, Participativa Certificadoras e Legislação. 2004. (Congresso).

I Seminário de Agricultura Familiar e Agroecologia.I Seminário de Agricultura Familiar e Agroecologia. 2004. (Seminário).

I Seminário de Agricultura Familiar e Agroecologia."Mercado Orgânico no Brasil e no Mundo: Comercialização, Certificação Participativa, Certificadoras e Legislação". 2004. (Seminário).

I Encontro Mato-grossense de Administração.O Administrador e a Responsabilidade Social. 2003. (Encontro).

II Fórum de Administração.II Fórum de Administração. 2003. (Outra).

I Seminário de Educação e Sócio-Economia Solidária.Coordenador do Grupo de Trabalho: Gestão Sócio-Econômica Solidária. 2003. (Seminário).

I Seminário de Educação e Sócio-Economia Solidária.Mediador de Mesa Redonda: Cooperativismo Sustentabilidade e Desenvolvimento. 2003. (Seminário).

XIV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.Identidade do Administrador: Desafios ao Ensino. 2003. (Encontro).

XIX Encuentro Nacional de Profesores e Investigadores en Administración General de la Republica Argentina.XIX Encuentro Nacional de Profesores e Investigadores en Administración General de la Republica Argentina. 2003. (Encontro).

Fórum de ensino de graduação."A importância da pesquisa no processo de construção do conhecimento no curso de graduação em administração". 2002. (Outra).

Fórum de ensino de Graduação."O perfil do futuro administrador: da formação how-to-do (técnica) à responsabilidade social". 2002. (Outra).

Fórum de Ensino de Graduação.Fórum de Ensino de Graduação. 2002. (Outra).

I Semana de Contabilidade.Semana de Contabilidade. 2002. (Outra).

IV Seminário Nacional de Avaliação do INEP.IV Seminário Nacional de Avaliação do INEP. 2002. (Seminário).

XIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.XIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2002. (Encontro).

I Semana de Administração.I Semana De Administração. 2001. (Outra).

Semana Pedagógica.Papel do Administrador na Educação. 2001. (Outra).

Seminário Pensamento Complexo: Ciência e Arte.Pensamento Complexo: Ciência e Arte. 2001. (Seminário).

Seminário Pensamento Complexo: Ciência e Arte.Pensamento Complexo: Ciência e Arte. 2001. (Seminário).

Disciplina de Didática do Curso de Letras da UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra.Globalização: impactos e perspectivas. 2000. (Outra).

Ética Biotcnologia e Desenvolvimento Sustentável no Século XXI.Desenvolvimento Sustentável: Agricultura familiar e a opção de produção orgânica de alimentos.. 2000. (Seminário).

Mostra de Produção Científica.Mostra de Produção Científica. 2000. (Outra).

III Semanda de Administração da UNEMAT.III Semana de Administração da UNEMAT. 1997. (Outra).

II Semana de Administração da UNEMAT.II Semana de Administração da UNEMAT. 1996. (Outra).

I Semana de Administração da UNEMAT.I Semana de Administração da UNEMAT. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: DHIOGO CORREA DA COSTA

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, Sandro B.; GRIMM, I. J.; SANTOS, L. C. R.. SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DO BEM VIVER: um estudo na Cooperativa de Agricultores do Vale do Amanhecer - COOPAVAM, Juruena, Mato Grosso. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: NEURI ELIEZER SENGER

SGUAREZI, S.B.; SILVA, J. J.; ZART; BITENCOURT, L. P.; COSTA, J. S.. EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA). 2024. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edimar Francisco Soares

CANALE, G. R.; BAPTISTA, G. C. S.;SGUAREZI, Sandro B.; BAMPI, A. C.. OS SABERES TRADICIONAIS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A FAUNA DO ECÓTONO DO SUDOESTE DE MATO GROSSO NA ESCOLA ESTADUAL DO E NO CAMPO MADRE CRISTINA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Karla Caroline dos Santos Pereira

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, S.B.; BARROS, F. B.; OLIVEIRA, L. B.. Plantas sagradas e Bem Viver: Um diálogo de saberes e fazeres com os Umbandistas da cidade de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Karla Caroline dos Santos Pereira

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, S.B.; BARROS, F. B.; OLIVEIRA, L. B.. Plantas sagradas e Bem Viver: Um diálogo de saberes e fazeres com os Umbandistas da cidade de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Evelyn Oliveira Cardoso Santos

SGUAREZI, S.B.; BETANHO, C.; ZART. Educação Popular: a contabilidade como ferramenta de consolidação da autogestão na Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra ? COOPERTAN. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DOMINIQUE STEFANY GOMES DOS SANTOS

SGUAREZI, S.B.; NEVES, L.; DORNELLES, P. G.; GENTIL, H. S.. Permissões e interdições: educação e relações de gênero em Assentamentos Rurais na Fronteira Brasil-Bolívia. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gisele Maria Barbosa da Cruz e Oliveira

COSTA, E. A.;SGUAREZI, S.B.; PELLEGRIN, A. O.. Compras públicas da Agricultura Familiar como indutoras do desenvolvimento rural na. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Evelyn Oliveira Cardoso Santos

SGUAREZI, S.B.; SOUZA, W. J.; ZART; BETANHO, C.. EDUCAÇÃO POPULAR: A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DA AUTOGESTÃO NA COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA ? COOPERTAN. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elariana Cristina Pedroso Gonçalves Barros

SGUAREZI, Sandro B.; SOUZA, W. J.; COSTA, M. O.. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE: possibilidades e limites da participação da agricultura familiar na operacionalização do programa em uma Escola da Rede Estadual de Tangará da Serra-MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DANIELA DA SILVA CARVALHO

SGUAREZI, S.B.; SANTOS, A. A.; ALCANTARA, L. C. S.; BESEM, G. R.. Políticas públicas: indicadores de sustentabilidade aplicados à gestão de resíduos sólidos em Tangará da Serra-MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: FABIÁN MENDOZA QUESADA

SGUAREZI, S.B.; GENTIL, H. S.; OLAYA, E.. Comunidade Indígena Nasa da Colômbia: um projeto político e educacional com base na luta histórica pelo território, cultura e autonomia. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior

SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; SILVA, T. P.; ZART; SOUZA, S. C.. Transição agroecológica e trabalho associado no Assentamento Sapicuá em Cáceres-MT. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Fatima de Arruda

SGUAREZI, S.B.; SOUZA, S. C.; ROMANELLI, R. A.; BETANHO, C.; GENTIL, H. S.. Trabalho associado e educação: limites e possibilidades de uma experiência de autogestão, vivenciados pelos sócios da Associação Cacerense de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Pantanal (ASCAPAN). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: KARYTANY ULIAN DALLA COSTA

SANTOS, A. A.;SGUAREZI, S.B.; MARCHETTO, M.; SILVA, S. R. C. M.. Avaliação da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com auxílio de ferramentas de apoio à decisão. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos-PPGRH) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Silva de Andrade

GRZEBIELUCKAS, C.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. Governança hídrica em tangará da serra ? mt: propostas e ações após o desabastecimento de 2016. 2019. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcia Aparecida de Barros da Cruz

Machado, I. F.; CAETANO, E.; ZART;SGUAREZI, S.B.; BARROS NETA, M. A. P.. Processo de formação e organização para o trabalho coletivo da juventude camponesa do Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D'oeste-MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sarentaty Inês Karoline Santana dos Reis

BETANHO, C.;SGUAREZI, S.B.; LOPES, J. E. F.. COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA: uma análise das melhores práticas desenvolvidas em órgãos federais em Uberlândia (MG). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional-Mestrado Profissional em) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Andre Socoloski

GRZEBIELUCKAS, C.;SGUAREZI, Sandro B.; FRANCA, R. N. C.. Valoração dos recursos hídricos: um estudo no Córrego Palmital de Tangará da Serra ? MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FRANCA, R. N. C.;SGUAREZI, Sandro B.; FROELICH, Anderson Gheller. Políticas públicas de habitação rural no sudoeste Matogrossense. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Amanda dos Santos Bernardes Pinheiro

NUNES, J. S.;SGUAREZI, Sandro B.; ARAUJO., C. F. L.. Prevalência e fatores ambientais associados à enteroparasitoses. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Fatima de Arruda

SGUAREZI, Sandro B.; CAETANO, E.; ZART; SOUZA, S. C.; ROMANELLI, R. A.. Trabalho associado: desafios e possibilidades vivenciados pelos sócios da Associação Cacerense de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Pantanal (ASCAPAN). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andre Socoloski

GRZEBIELUCKAS, C.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. Valoração dos recursos hídricos: um estudo no Córrego Palmital de Tangará da Serra ? MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcia Aparecida de Barros da Cruz

Machado, I. F.; CAETANO, E.; ZART; BARROS NETO, M. A. P.;SGUAREZI, S.B.. Processo de formação e organização para o trabalho coletivo da Juventude Camponesa do Assentamento Roseli Nunes-Mirassol D?oeste-MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sarentaty Inês Karoline Santana dos Reis

BETANHO, C.; LOPES, J. E. F.;SGUAREZI, S.B.. Coleta Seletiva Solidária: uma análise das melhores práticas desenvolvidas em órgãos federias em Uberlândia ? MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional-Mestrado Profissional em) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcia Aparecida de Barros da Cruz

Machado, I. F.; ZART; CAETANO, E.;SGUAREZI, S.B.. Processo de formação e organização para o trabalho coletivo da juventude camponesa do Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D?Oeste ? MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: MARINA MARQUES DE ARRUDA

SGUAREZI, S.B.; PASSOS, L. A.; GENTIL, H. S.; CARVALHO, A. L.; BITENCOURT, L. P.. Aprender e ensinar nas barrancas do Rio Paraguai: articulação entre Educação formal e Educação não formal no processo de formação de mulheres pescadoras do PROEJA ? FIC em Cáceres ? MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eliel Regis de Lima

SGUAREZI, S.B.; SANTOS, S.V; SANTOS, S. V.. Proeja Fic Pesca: A experiência da formação profissional integrada ao ensino fundamental pela ótica dos estudantes pescadores e demais trabalhadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edson Felix da Silva

SGUAREZI, S.B.; QUEIROZ, J.B.P; Machado, I. F.. Educação do campo: processos de formação política da Juventude Camponesa do Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D?Oeste-MT. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elei Chavier Martins

SGUAREZI, S.B.; TIRIBA, L. V.; PERIPOLLI, O.J; GENTIL, H. S.; CAETANO, E.. O papel educativo assumido pelo trabalho na produção associada da Coopertan. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elei Chavier Martins

SGUAREZI, S.B.; TIRIBA, L. V.; GENTIL, H. S.; CAETANO, E.. Trabalho associado e suas dimensões educativas em uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis: O caso da COOPERTAN. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: MARINA MARQUES DE ARRUDA

SGUAREZI, S.B.; PASSOS, L. A.; GENTIL, H. S.; CARVALHO, A. L.; BITENCOURT, L. P.. Articulação entre Educação Fromal e Educação Não-Formal no processo de formação das mulheres pescadoras do PROEJA-FIC em Cáceres ? MT. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Pereira Dutton

SGUAREZI, Sandro B.; Carvalho, S.M.S; Machado, I. F.. Socioeconomia Solidária: A ressignificação do corpo feminino no processo educativo de produzir e reproduzir a vida em coletividade. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Evely Bocardi de Miranda

SGUAREZI, SANDRO BENEDITO; ALCANTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C.; BAMPI, A. C.; CASTRILLON, S. K. I.; MORAES, N. R.; PEREIRA, V. A.; LESAMA, M. F.; GRIMM, I. J.. BEM VIVER E RESISTÊNCIA CULTURAL: ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO SÃO GONÇALO BEIRA RIO DECUIABÁ, MATO GROSSO E DA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES PROFISSIONAIS DE CÁCERES, MATO GROSSO. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Adriano Braun

SGUAREZI, S.B.; SILVA, C. J.; CASTRILLON, S. K. I.; AVILA, G. R. P. T.; SCALOPPE, L. A. E.. RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL: DESAFIOS PARA UMA GOVERNANÇA SUSTENTÁVEL E DEMOCRÁTICA DO PANTANAL. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Márcia Janete da Cunha Costa

SOUZA, A. L.;SGUAREZI, Sandro B.; DINIZ, M. J. T.; MILANI, A. M. R.; SILVA, A. R. P. E.. Inovação Social, Instituições, Economia Solidária e a Organização Coletiva de Catadores em Empreendimentos Econômicos Solidários. 2024. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ROMOALDO MARROQUE TORRES

SOUZA, W. J.;SGUAREZI, Sandro B.; CALAZANS, D. L. M. E. S.; ALEXANDRE, M. L. O.; CUNHA, E. V.; SIQUEIRA, E. S.. GESTÃO SOCIAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andre Grecco Carvalho

PIERANGELI, M. A. P.;SGUAREZI, Sandro B.; LAZARO, W. L.; NOBREGA, J. C. A.; NOVAIS, J. W. Z.; SOUSA, J. B.. USO DE BIOCHAR DE CASCA DE CUPUAÇU NA MELHORIA DE ATRIBUTOS DE UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO ÓRTICO TÍPICO DO BIOMA AMAZÔNICO. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Celso de Arruda Souza

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; SILVA, D. R. X.; ARAUJO, A. C. P. S.; NEVES, S. M. A. S.; OLIVEIRA JUNIOR, E. S.. SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NOS MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES DE ALTA FLORESTA E SINOP - AMAZÔNIA LEGAL, BRASIL. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Magno Alves Ribeiro

ALCANTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C.;SGUAREZI, S.B.; ALBACH, V. M.; BAMPI, A. C.; LEONEL, W.; GRIMM, I. J.. Turismo no Pantanal Mato-Grossense de Poconé: Possibilidades e Transitoriedades para as Ecossocioeconomias. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maira Luiza Spanholi

YOUNG, C. E. F.; CASTRO, B. S.; RODRIGUES, C. G. O.;SGUAREZI, S.B.; SANDER, N. L.. VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE MATO GROSSO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: MAIARA THAISA OLIVEIRA RABELO

SILVA, C. J.;SGUAREZI, S.B.; CALHEIROS, D. F.; SCALOPPE, L. A. E.; CASTRILLON, S. K. I.; SOUZA, C. A.. IMPLEMENTAÇÃODAPOLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO HIDROGRÁFICADOPARAGUAI: GOVERNANÇA EM CONSTRUÇÃO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior

MARIANI, M. A. P.;SGUAREZI, S.B.; ARRUDA, D. O.; BENINI, E. G.; OLIVEIRA NETO, A. F.. AS RELAÇÕES MULTIDIMENSIONAIS NA GESTÃO TERRITORIAL EM ASSENTAMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR: Um estudo multicasos no município de Cáceres ? MT. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andre Grecco Carvalho

PIERANGELI, M. A. P.; GALBIATI, C.; MARIMON JUNIOR, B. H.; SOUZA, C. A.; NOVAIS, J. W. Z.; OLIVEIRA JUNIOR, E. S.;SGUAREZI, S.B.. BIOCHAR DE CASCA DE CUPUAÇU: EFEITO EM ATRIBUTOS DO SOLO E DESEMPENHO DE HORTALIÇAS CULTIVADAS SOBRE BASES AGROECOLÓGICAS EM SOLO AMAZÔNICO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Aparecida de Souza

BARROS, F. B.;SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; ALCANTARA, L. C. S.; CARNIELLO, M. A.; BORGES, M. C.; SILVA, L. G.. TERRITORIALIDADES FEMININAS CAMPONESAS DO CERRADO: IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E PROTAGONISMO DE MULHERES EM TRÊS LAGOAS-MS. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Mário Ricardo Guadagnin

ASSUNCAO, V. K.;SGUAREZI, S.B.; MENEZES, C. T. B.; BESEN, G. R.; CAMPANI, D. B.. REPRODUÇÃO DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E INCLUSÃO PERVERSA DE CATADORES NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PNRS. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Mário Ricardo Guadagnin

ASSUNCAO, V. K.; MENEZES, C. T. B.; CAMPANI, D. B.;SGUAREZI, S.B.; BESEN, G. R.. REPRODUÇÃO DA (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL E INCLUSÃO PERVERSA DE CATADORAS/ES NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ? PNRS. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: VALERIA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, S.B.; SAMPAIO, C. A. C.; BAMPI, A. C.; BARROS, F. B.; ROMANO, R. G.; GRIMM, I. J.; SILVA, A. A.. DIÁLOGOS DE SABERES INTERCULTURAIS: Política de Ação Afirmativa Étnico-racial, Desenvolvimento Territorial e Bem Viver no contexto dos acadêmicos(as) da Faculdade Indígena Intercultural - UNEMAT. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo

SGUAREZI, S.B.; SAMPAIO, C. A. C.; SOUSA, W. J.; FRANCA, R. N. C.; BAMPI, A. C.. Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado de Mato Grosso: inclusão socioprodutiva de Catadores/as de materiais recicláveis. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: THIAGO FERNANDES

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; BITTENCOURT, W. S.; JACOBSON, L. S. V.; IGNOTTI, E.; LANSSANOVA, LUCIANO RODRIGO. Material particulado emitido em queimadas, variáveis meteorológicas e o adoecimento respiratório em crianças no sudeste da Amazônia Paraense. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DANIEL FERNANDO LIMA MARTINS

FERREIRA, L. R.;SGUAREZI, S.B.; MOREIRA, M. A.; GUE, J. F. C.; VASCONCELLOS SOBRINHO, M.. ELABORAÇÃO DE UM MODELO SISTÊMICO-DINÂMICO PARA A DISSOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS E A TEORIA DAS CAPACIDADES HUMANAS. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Helena Ferraz Bühler

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; IGNOTTI, E.; JACOBSON, L. S. V.; PIGNATI, A. W.; OLIVEIRA, B. F. A.; OLIVEIRA JUNIOR, E. S.. VIGILÂNCIA AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO: uma análise dos efeitos na saúde humana decorrente da cadeia produtiva do etanol na macrorregião Centro-Oeste. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JOSÉ WILTON FONSECA DA SILVA

ROMEIRO, M. C.; PREARO, L. C.; FARINA, M. C.; LOPES, J. M.;SGUAREZI, S.B.. UMA NOVA AMBIÊNCIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: um estudo das modalidades de desempenho dos empreendimentos do Estado da Bahia. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Administração-PPGA) - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL.

Aluno: Caroline Mari de Oliveira Galina

BAMPI, A. C.;SGUAREZI, S.B.; ARANTES, A.; FRANCA, R. N. C.; FELIPE, R. T. A.; CECILIO, M. A.. DIÁLOGOS DE SABERES AMBIENTAIS E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA MATO- GROSSENSE: um olhar sobre a coexistência no território Centro-Norte-Sinop. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Pereira Dutton

LIMA, J. C.;SGUAREZI, S.B.; JARDIM, M. A. C.; MANCUSO, M. I. R.; PIRES, A. S.. Trabalho e gênero: Trabalhadores e Trabalhadoras embarcados na pesca turística no Pantanal Mato-grossense. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Edir Antônia de Almeida

BITENCOURT, C. C.; MARCONATTO, D. A. B.; CABRAL, P. M. F.; SANTOS, A. C. M. Z.;SGUAREZI, S.B.. Intervenção do empreendedor social no processo de inovação social: O caso do Banco Palmas. 2017. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Edir Antônia de Almeida

BITENCOURT, C. C.; SOUZA, Y. S.; CRUZ, L. B.; SANTOS, A. C. M. Z.;SGUAREZI, S.B.. O PAPEL DO EMPREENDEDOR SOCIAL NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO PALMAS. 2015. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva

MOLINA, M. C.; SA, L. M. B. M.; SOUSA, R. M.; MACHADO, M. Z. V.;SGUAREZI, Sandro B.. A FORMAÇÃO DE VALORES COOPERATIVOS E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO DE EDUCANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UnB, NO ASSENTAMENTO ITAÚNA ? GO. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Larissa Nayara Lima Silva

IGNACIO, A. R. A.;SGUAREZI, Sandro B.; SILVA, D. J.; ALONSO, M. L.; CARDOSO, S. J.. CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO EM PISCICULTURAS: ANÁLISE GLOBAL E EFEITOS COMPORTAMENTAIS EM PEIXES. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Adriano Braun

SILVA, C. J.;SGUAREZI, S.B.; MEDEIROS, H. Q.; CASTRILLON, S. K. I.; BAMPI, A. C.; SCALOPPE, L. A. E.; NEVES, S. M. A. S.. ANÁLISE DA ESTRUTURA JURÍDICA DA RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DO PANTANAL MATO-GROSSENSE. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fernando Luiz Silva

PIERANGELI, M. A. P.;SGUAREZI, Sandro B.; IGNACIO, A. R. A.; SOUSA, J. B.; LAZARO, W. L.; GUILHERME, L. R. G.; WEBER, O. L. S.. ELEMENTOS-TRAÇO E QUALIDADE AMBIENTAL EM AGROECOSSISTEMAS DE PECUÁRIA DE CORTE DA AMAZÔNIA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA PERSPECTIVA ONE HEALTH. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Magno Alves Ribeiro

ALCANTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C.;SGUAREZI, S.B.; SILVA, D. J.; BAMPI, A. C.; GRIMM, I. J.; LEONEL, W.; ALBACH, V. M.. Turismo e o Pantanal de Mato Grosso com as Relações Econômicas, Sociais e Ambientais. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rodrigo Lemos Gil

PIERANGELI, M. A. P.;SGUAREZI, S.B.; SOUZA, C. A.; NOVAIS, J. W. Z.; SILVA, C. J.; LANSSANOVA, L. R.. USO DE PÓ DE SERRA MADEIREIRA COMO CONSERVANTE DE MADEIRA DE ESPECIES NATIVAS AMAZONICAS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andre Grecco Carvalho

PIERANGELI, M. A. P.; COSTA, A. C. S.; SOUZA JUNIOR, I. G.; MARIMON JUNIOR, B. H.; GALBIATI, C.; NOVAIS, J. W. Z.;SGUAREZI, S.B.. BIOCHAR DE CASCA DE CUPUAÇU: EFEITO EM ATRIBU-TOS DO SOLO E DESEMPENHO DE HORTALIÇAS CULTI-VADAS SOBRE BASES AGROECOLÓGICAS EM SOLO AMA-ZÔNICO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Celso de Arruda Souza

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; OLIVEIRA JUNIOR, E. S.; NEVES, S. M. A. S.; ARAUJO, A. C. P. S.; SILVA, D. R. X.. Análise dos serviços ecossistêmicos na Amazônia, nos municípios de Alta Floresta e Sinop, no estado de Mato Grosso, Brasil. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maira Luiza Spanholi

YOUNG, C. E. F.;SGUAREZI, S.B.; CASTRO, B. S.; RODRIGUES, C. G. O.; SANDER, N. L.; LAZARO, W. L.. VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE MATO GROSSO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Mário Ricardo Guadagnin

ASSUNCAO, V. K.;SGUAREZI, S.B.; MENEZES, C. T. B.; CAMPANI, D. B.; BESEN, G. R.. REPRODUÇÃO DA (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL E INCLUSÃO PERVERSA DE CATADORAS/ES NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PNRS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: VALERIA DOS SANTOS DE OLIVEIRA

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; BARROS, F. B.; ROMANO, R. G.; GRIMM, I. J.; SAMPAIO, C. A. C.; SILVA, A. A.. DIÁLOGOS DE SABERES INTERCULTURAIS: Política de Ação Afirmativa Étnico-racial, Desenvolvimento Territorial e Bem Viver no contexto dos acadêmicos(as) da Faculdade Indígena Intercultural - UNEMAT. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior

MARIANI, M. A. P.;SGUAREZI, S.B.; PADGE, R. C. M. L.; ARRUDA, D. O.; BENINI, E. G.. As relações muldimensionais envolvidas com a gestão territorial entre os atores sociais e instucionais na fronteira Brasil/Bolívia no município de Cáceres ? MT. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maira Luiza Spanholi

YOUNG, C. E. F.;SGUAREZI, S.B.; CASTRO, B. S.; RODRIGUES, C. G. O.; CANALE, G. R.; MENDES, F. E.. Valoração econômica ambiental: benefícios obtidos por Mato Grosso na conservação ambiental. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rodrigo Lemos Gil

PIERANGELI, M. A. P.;SGUAREZI, S.B.; OLIVEIRA, A. C.; LANSSANOVA, L. R.; NOVAIS, J. W. Z.; SILVA, C. J.; BAMPI, A. C.. Aproveitamento de Resíduos da Indústria Madeireira como Conservante de Madeira de Espécies Nativas Amazônicas. 2021.

Aluno: MAIARA THAISA OLIVEIRA RABELO

SILVA, C. J.; FIGUEIREDO, D. M.; SCALOPPE, L. A. E.; CALHEIROS, D. F.;SGUAREZI, S.B.; SOUZA, C. A.. PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARAGUAI: GOVERNANÇA EM CONSTRUÇÃO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Aparecida de Souza

BARROS, F. B.;SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; ALCANTARA, L. C. S.; BORGES, M. C.; SILVA, L. G.; CARNIELLO, M. A.. TERRITORIALIDADES FEMININAS CAMPONESAS DO CERRADO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Márcia Janete da Cunha Costa

SOUZA, A. L.;SGUAREZI, Sandro B.; SILVA, H.; PIRES, A. R.; DINIZ, M. J. T.. Reciclagem e instituições: estudo das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis na cadeia de reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo na Região Metropolitana de Belém (RMB). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Economia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo

SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; FRANCA, R. N. C.; SAMPAIO, C. A. C.; RODRIGUES, A. L.. Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e sua Interface com Economia Solidária: Inclusão Socioprodutiva de catadores/as de materiais recicláveis. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: THIAGO FERNANDES

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; IGNOTTI, E.; NOVAIS, J. W. Z.; MELLO, G. J.. OS CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO PARA ALÉM DOS RIOS: forças motrizes de progresso econômico e seus desfechos na prevalência de morbidade por doenças do aparelho respiratório em crianças no sudeste da Amazônia paraense. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Wilton Fonseca-Silva

ROMEIRO, M. C.; BRESCIANI, L. P.; FARINA, M. C.; LOPES, J. M.;SGUAREZI, S.B.. POLÍTICA PÚBLICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: uma análise do desempenho dos empreendimentos atendidos no Estado da Bahia. 2019.

Aluno: Helena Ferraz Bühler

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; IGNOTTI, E.; JACOBSON, L. S. V.. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E À SAÚDE DECORRENTE DO PROCESSO DA CADEIA PRODUTIVA DO ETANOL NA MESORREGIÃO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2019.

Aluno: CAROLINE MARI DE OLIVEIRA

BAMPI, A. C.;SGUAREZI, S.B.; ARANTES, A.; CECILIO, M. A.; FRANCA, R. N. C.. DIÁLOGO DE SABERES AMBIENTAIS E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE: UM OLHAR SOBRE A COEXISTÊNCIA NO TERRITÓRIO CENTRO-NORTE-SINOP. 2019.

Aluno: JOSÉ WILTON FONSECA DA SILVA

ROMEIRO, M. C.;SGUAREZI, S.B.; BRESCIANI, L. P.; FARINA, M. C.; LOPES, J. M.. POLÍTICA PÚBLICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS EMPREENDIMENTOS ATENDIDOS NO ESTADO DA BAHIA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Administração-PPGA) - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL.

Aluno: Edir Antônia de Almeida

ALMEIDA, E. A.; BITENCOURT, C. C.;SGUAREZI, Sandro B.; CRUZ, L. B.; SANTOS, A. C. M. Z.; SOUZA, Y. S.. DIMENSÕES E INDICADORES DE RESULTADOS DA INOVAÇÃO SOCIAL: ELABORAÇÃO DE UM FRAMEWORK A PARTIR DE PESQUISAS TEÓRICA E EMPÍRICA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Antonia Aparecida Dantas da Silva

SGUAREZI, S.B.; MELO, S. A. B. X.; BAMPI, A. C.; SOUZA, W. J.; SOUZA, S. C.; ALCANTARA, L. C. S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL DE CATADORES RECICLAR (AACR). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: ERIKA PATRÍCIA LACERDA DIAS SOUZA

SGUAREZI, S.B.; SILVA, J. J.; ZART; COSTA, J. S.; BITENCOURT, L. P.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA CÁCERES RECICLA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DHIOGO CORREA DA COSTA

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, Sandro B.; SAMPAIO, C. A. C.; MUNIZ, C. C.; SANTOS, L. C. R.; GRIMM, I. J.. ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE ? ESG E BEM VIVER: uma análise de sustentabilidade em arranjos socioprodutivos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: doutoranda JOSIANE DE BRITO GOMES DOS SANTOS

HACON, S. S.;SGUAREZI, S.B.; ARAUJO, A. C. P. S.; LEMOS, C. M. G.; OLIVEIRA JUNIOR, E. S.. Mudanças no uso e cobertura da terra e os seus impactos socioambientais: Avaliação dos efeitos nos serviços ecossistêmicos e na saúde humana na Amazônia Meridional, Mato Grosso, Brasil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Karla Caroline dos Santos Pereira

ALCANTARA, L. C. S.; OLIVEIRA, L. B.;SGUAREZI, S.B.; BARROS, F. B.. Desvendando o Bem Viver: entre o comum e o sagrado, o dito e o silenciado nas práticas de Umbanda em Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edimar Francisco Soares

CANALE, G. R.; BARROS, F. B.;SGUAREZI, SANDRO BENEDITO; BAPTISTA, G. C. S.; BAMPI, A. C.. OS SABERES TRADICIONAIS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A FAUNA DO ECÓTONO DO SUDOESTE DE MATO GROSSO NA ESCOLA ESTADUAL DO E NO CAMPO MADRE CRISTINA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Karla Caroline dos Santos Pereira

ALCANTARA, L. C. S.;SGUAREZI, S.B.; BARROS, F. B.; OLIVEIRA, L. B.. BEM VIVER: O COMUM E SAGRADO, O DITO E SILENCIADO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: POLYANNA ALVES GONÇALVES

BETANHO, C.;SGUAREZI, S.B.; TASSI, E. M. M.. ESTRUTURAÇÃO DE UNIDADES PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR: LIMITES, POSSIBILIDADES E PROJETOS PARA PRODUZIR E COMERCIALIZAR ALIMENTOS COM VALOR AGREGADO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: NEURI ELIEZER SENGER

SGUAREZI, S.B.; SILVA, J. J.; ZART; COSTA, J. S.; BITENCOURT, L. P.. EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gisele Maria Barbosa da Cruz e Oliveira

COSTA, E. A.;SGUAREZI, S.B.; PELLEGRIN, A. O.. Compras públicas da Agricultura Familiar como indutoras do desenvolvimento rural na fronteira Brasil-Bolívia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Evelyn Oliveira Cardoso Santos

SGUAREZI, S.B.; BETANHO, C.; ZART. EDUCAÇÃO POPULAR EM UMA COOPERATIVA DE CATADORAS/ES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NA CONSOLIDAÇÃO DA AUTOGESTÃO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DOMINIQUE STEFANY GOMES DOS SANTOS

SGUAREZI, S.B.; NEVES, L.; DORNELLES, P. G.; GENTIL, H. S.; MACHADO, M.; DUTTON, A. P.. ?Permissões e Interdições: As Generificações nas Relações Socioeconômicas e Culturais no Campo. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: BETHANIA BATISTA CARNEIRO DA SILVA

GRZEBIELUCKAS, C.;SGUAREZI, S.B.; UNEMAT, A. R. B.. VALORAÇÃO DOS SERVIÇOS HÍDRICOS E DO CUSTO DE REPOSIÇÃO DO CÓRREGO PALMITAL EM TANGARÁ DA SERRA MT. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Altair Ribeiro de Oliveira

PAREIRA, M. J. B.; GRZEBIELUCKAS, C.; KRAUSE, W.;SGUAREZI, S.B.. CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BANANA-MAÇÃ NA AGRICULTURA FAMILIAR EM TANGARÁ DA SERRA ? MT. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DANIELA DA SILVA CARVALHO

SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; SANTOS, A. A.. Gestão dos Resíduos Sólidos em Tangará da Serra - MT: desenvolvimento de Políticas Públicas a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e análise de matriz de indicadores de sustentabilidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Administração-PPGA) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elariana Cristina Pedroso Gonçalves Barros

SGUAREZI, S.B.; SOUSA, W. J.; Machado, I. F.. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE: limites e possibilidades em Escolas Estaduais de Tangará da Serra-MT. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Claudinet Antonio Coltri Junior

ROMANELLI, R. A.;SGUAREZI, S.B.; BACH JR., J.. Liderança servidora e o desafio da eficácia nas Escolas Waldorf. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: ALEXANDER FABIANO RIBEIRO SANTOS

SILVA, C. A.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. A RELAÇÃO DO ESTADO DO MATO GROSSO COM A AGENDA AMBIENTAL E OS REFLEXOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: GESTÕES PÚBLICAS DE 2011 a 2018. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: FABIÁN MENDOZA QUESADA

SGUAREZI, S.B.; GENTIL, H. S.; OLAYA, E.. Comunidade Indígena Nasa da Colômbia: construção de um projeto político e pedagógico com base na luta histórica pelo território, cultura e autonomia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Silva de Andrade

GRZEBIELUCKAS, C.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. Governança hídrica em Tangará da Serra: propostas e ações após a crise de água em 2016. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elariana Cristina Pedroso Gonçalves Barros

SGUAREZI, S.B.; SOUSA, W. J.; Machado, I. F.; ALMEIDA, E.; COSTA, M. O.. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE: LIMITES E POSSIBILIDADES EM ESCOLAS ESTADUAIS DE TANGARÁ DA SERRA-MT. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Fátima de Arruda - qualificação

SGUAREZI, S.B.; CAETANO, E.; ZART. Trabalho associado: desafios e possibilidades vivenciados pelos sócios da Associação Cacerense de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Pantanal (ASCAPAN). 2018.

Aluno: Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior

SGUAREZI, S.B.; BAMPI, A. C.; FRANCA, R. N. C.; CRUZ, T. C. S.; ZART. Sustentabilidade socioeconômica e ambiental Assentamento Sapiquá/Cáceres-MT sob a ótica dos Agricultores Familiares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eliel Regis de Lima

SGUAREZI, Sandro B.; SANTOS, S.V; ZART; GENTIL, H. S.. PROEJA FIC: A experiêmcia da formação proficional integrada ao ensino fundamental e os desafios da continuidade do processo de formação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edson Felix da Silva

SGUAREZI, Sandro B.; QUEIROZ, J.B.P; Machado, I. F.; PERIPOLLI, O.J. Educação do campo: processos de formação política dos Jovens Assentados que estudam na Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes- Município de Mirassol D'Oeste-MT. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Fatima de Arruda

SGUAREZI, S.B.; ZART; MEDEIROS, I. A.. Organização do trabalho Associado no Centro Público de Triagem no Município de Cáceres ? MT ? Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Economia Solidária e Políticas Públicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Catariana Cebalho

SGUAREZI, S.B.; ZART; BITENCOURT, L. P.. Processo de Formação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis: desafios da passagem do trabalho individual para o trabalho associado. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Economia Solidária e Políticas Públicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alexandre Pereira de Andrade

GLERIANO, J.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. Panorama na produção dos serviços de saúde a partir de sistemas de informação da atenção primária à saúde nas cidades mais populosas do estado de mato grosso: uma análise no período de (2010-2015).. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: NEURI ELIEZER SENGER

SENGER, N. E;SGUAREZI, Sandro B.. AUTOGESTÃO: A ORGANIZAÇÃO COLETIVA DO TRABALHO NA COOPERTAN. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Jaconias da Silva

SILVA, J. J.; LAFORGA, G.;SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, J. L.. Análise de atuação da EMPAER no Assentamento Antônio Conselheiro em relação a PNATER-Tangará da Serra-MT. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Helena Maria Leal de Andrade

ANDRADE. M. H. L. de; BORGES, J. L.;SGUAREZI, Sandro B.; LIMA, A. M.. A organização do trabalho e da produção na Associação Feminina do Assentamento Antônio Conselheiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucas Gomes de Sousa

SOUZA, L. G. De; BORGES, J. L.;SGUAREZI, Sandro B.; LIMA, A. M.. A relação trabalho/família e a possibilidade de geração de renda para as mulheres nordestinas associadas ao CTN Gonzagão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosinéia Campos Manrich

MANRICH, R. C.; TORRES, A. L.;SGUAREZI, Sandro B.; CHRISOSTHEMOS, R. N.. A importância da contabilidade nas organizações populares: as informações contábeis utilizadas na Associação das Empregadas Domésticas de Tangará da Serra-MT. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andreia Cristhiane Nardi

NARDI, A, C.; LAFORGA, G.;SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, J. L.. Incubadora de empreendimentos solidários. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliano Luis Borges

BORGES, J. L.; LAFORGA, G.;SGUAREZI, Sandro B.; PEREIRA FILHO, J.. Educação e Economia Solidária. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Joanete da Silva Almeida

SILVA ALMEIDA, J. Da.; BORGES, J. L.;SGUAREZI, Sandro B.; LIMA, A. M.. Mandala Viva: Artesanato e Economia Solidária. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Martins Toledo de Melo

MELO, M. T De.; RAMBO, J. R.;SGUAREZI, Sandro B.; SILVA, J. C. Da.. Segurança alimentar na Terra Indígena Rio Formoso: a participação na sua concretização. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Economia Solidária) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tércio Silva Nogueira

NOGUEIRA, T. S.;SGUAREZI, Sandro B.. COLETA E DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS DA REDE DE PRODUÇÃO E CONSUMO SOLIDÁRIO-RPCS ENTRE OS AGRICULTORES FAMILIARES DO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO E OS CONSUMIDORES DE TANGARÁ DA SERRA-MT: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Regina Neumann Schwingel

SCHWINGEL, S. R. N.;SGUAREZI, Sandro B.. FATORES QUE INFLUENCIAM NO (IN) SUCESSO DE COOPERATIVAS: UM ESTUDO DE CASO DAS COOPERATIVAS COASA E MULHERES DE FIBRA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Queila Ramos Batista

BATISTA, Q. R.;SGUAREZI, Sandro B.; NOLASCO, F.; BALDINOTTI, S.. Organização Participativa de uma Rede de Produção e Consumo Solidário entre camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra ? MT. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Adilson Luiz Pereira

PEREIRA, A. L.;SGUAREZI, Sandro B.; NOLASCO, F.; BALDINOTTI, S.. Educação do campo: a construção coletiva de uma proposta autogestionária com os jovens do ensino médio da Escola Estadual Paulo Freire no Assentamento Antonio Conselheiro no Município de Barra do Bugres-MT com base na cadeia produtiva da banana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Márcio Araújo de Carvalho

CARVALHO, M. A.;SGUAREZI, Sandro B.; NOLASCO, F.; BALDINOTTI, S.. A elaboração participativa de um projeto de agroindústria familiar pelos produtores da comunidade Serra dos Palmares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vanessa Machado Teschke

SILVA, J. J.;SGUAREZI, S.B.; JUSTEN, G. S.. PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: um estudo na empresa Bel Cozinha. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Katlin Lukascinski

FROEHLICH, A. G.;SGUAREZI, Sandro B.; CARVALHO, D. S.. Estudo gravimétrico dos resíduos sólidos captados no processo produtivo da coleta seletiva em Tangara da Serra-MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria José da Silva

FROELICH, Anderson Gheller;SGUAREZI, Sandro B.; CARVALHO, D. S.. Motivação e produtividade em uma cooperativa de materiais recicláveis em Tangará da Serra-MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Cicera da Silva Caetano Amaro

FROEHLICH, A. G.;SGUAREZI, Sandro B.; CARVALHO, D. S.. Percepção dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Tangará da Serra-MT sobre a reciclagem de resíduos sólidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: BETÂNIA DA SILVA FIGUEIREDO

CARVALHO, D. S.;SGUAREZI, S.B.; FROEHLICH, A. G.. Estudo da cadeia produtiva dos resíduos sólidos da cooperativa Coopertan de Tangará da Serra/MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: MARCIELLY KAROLINE LIMA DA SILVA

FROELICH, Anderson Gheller; GONCALVES, C. P. G.;SGUAREZI, S.B.. Análise das demandas em qualificação dos cooperados da cooperativa de produção de catadores de materiais recicláveis no município de Tangará da Serra ? MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JOSANA RODRIGUES DE SOUZA

FROEHLICH, A. G.;SGUAREZI, S.B.; LEITNER, C. P. S.. Mapeamento de processos em cooperativa de materias recicláveis em Tangará da Serra ? MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Wesley Alvez da Silva

FROEHLICH, A. G.;SGUAREZI, S.B.; FRANCA, R. N. C.. Conectividade entre economia solidária e políticas públicas para os catadores de resíduos sólidos: Um estudo de caso na COOPERTAN em Tangará da Serra ? MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Débora Rezende de Souza

FROEHLICH, A. G.;SGUAREZI, S.B.; FERREIRA, L. C.. Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso da COOPERTAN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Lindolfo Silva de Carvalho

SGUAREZI, S.B.; FROEHLICH, A. G.; JACOBY, A. F.. Panorama das atividades de equinocultura de lazer, esportes e turismo em Tangará da Serra ? MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marina Marques de Oliveira

SGUAREZI, S.B.; FROEHLICH, A. G.; JUSTEN, G. S.. Economia solidária: feiras e redes de colaboração e o projeto paralelo arte realizado no distrito de progresso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: João Carlos de Souza

JUSTEN, G. S.;SGUAREZI, Sandro B.; MARTINS, E. C.. Pluriatividade: uma alternativa sustentável para os Agricultires Familiares da Gleba Santa Fé em Tangará da Serra-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Bruno Vinicius de Oliveira

SGUAREZI, Sandro B.; LIMA, A. M.; JUSTEN, G. S.. A PERCEPÇÃO DOS ASSOCIADOS DO SICREDI QUANTO AOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO OFERECIDOS PELA COOPERATIVA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TANGARÁ DA SERRA ? MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elei Chavier Martins

MARTINS, E. C.;SGUAREZI, Sandro B.. PLANEAÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA SEPLAN DE TANGARÁ DA SERRA-MT. 2008.

Aluno: José Sóstenes Gomes

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. "ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DO CONSUMO SOLIDÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: ANA CARLOLINA SOARES

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. "MARKETING SOCIAL: O PERFIL DOS ASSISTIDOS DO PROJETOFORMANDO UM CIDADÃO EM TANGARÁ DA SERRA - MT E SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS DE RECURSOS". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: EDILAINE MACIEL DUTRA

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DE TANGARÁ DA SERRA". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Geórgia Karla Santos Gomes

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. A influência do treinamento ao ar livre no clima organizacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Polyana Slavik

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO DE EXPORTAÇÃODE ALGODÃO NA VISÃO DOS COOPERADORES DA COPACIS". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sérgio Ricardo Antonini

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. "A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PARA A FABRICA DE RAÇÃO DE SUÍNOS". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcos Rodrigues

SGUAREZI, Sandro B.; VARGAS, A. R.; FROELICH, Anderson Gheller. " A REALIDADE DO QUADRO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E AS NESCESSIDADES DOS CONSUMIDORES EM TANGARÁ DA SERRA". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Daniela Straliotto Kasprzak

SGUAREZI, Sandro B.. Qualidade no atendimento da Rde CEMAT, em Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jardiene Lopes da Silva

SGUAREZI, Sandro B.. Qualidade no atendimento das Loja O Boticário, em Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vera Luzia Dressanti Simoni

SGUAREZI, Sandro B.. Uma contribuição na formação do custo de produção da empresa Calhas Shangri-lá, em Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Haroldo Pires Pilatti

SGUAREZI, Sandro B.. Ética Empresarial no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Laércio Juarez Melz

SGUAREZI, Sandro B.. Gestão de custos e formação de preços de serviços. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Fernandes Torres da Cunha

SGUAREZI, Sandro B.. O uso da internet no recrutamento e seleção de pessoas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Cristina dos Santos

SGUAREZI, Sandro B.. A política motivacional aplicada aos funcionários do HSBC - agencia de Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Iandro Rodrigo Monteiro Almicci

SGUAREZI, Sandro B.. Uma analise das tecnologias da informação nas micro empresas de Barra do Bugres - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Wagner Roberto Gouveia

SGUAREZI, Sandro B.. Gestão de serviços na cadeia de distribuição de alimentos em Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edson Hoffmann

SGUAREZI, Sandro B.. A propaganda como estatégia de marketing para a Carvalima Transportes de Tangará da Serra - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Joel Ludwig

SGUAREZI, Sandro B.. A Logística de Mercado e sua inter-relação com o Marketing de Relacionamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cleide Gonçalves de Souza

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS TVVI COMO ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jolivar Alves dos Santos

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "A ACEITAÇÃO DE UMA BANDEIRA DE CARTÃO DE CREDITO LOCAL JUNTO AOS EMPRESÁRIOS DO COMERCIO VAREJISTA E CONSUMIDORES DE TANGARÁ DA SERRA". 2005 - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Osvaldo dos Santos

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO NA DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS CINTRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: MARCELO EVANDRO ALVES

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO DE DECIOLÂNDIA". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: ODAIR LOPES DE BARROS

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "INDICADORES DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO RAMO DE CONFECÇÕES NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA EM LOJAS ACIMA DE 10 FUNCIONÁRIOS". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: PAULO SÉRGIO GARCIA

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA POLICIA JUDICIÁRIA CIVIL DE TANGARÁ DA SERRA". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Aparecida Gonçalves

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Baptista Sobrinho

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "MODELO DE ORÇAMENTO DE CAIXA PARA UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: VANESSA DE SOUZA LARA

SGUAREZI, Sandro B.; HOFFMANN, A.; PIRES, G.. "O ENDOMARKETING NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DE TANGARÁ DA SERRA". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Delia da Silva Tomaz

SGUAREZI, Sandro B.. A Escola Ciclada na Rede Municipal de Ensino de Campo Novo do Parecis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marisa Helena Wiehl

SGUAREZI, Sandro B.. Utilização das demonstrações financeiras como instrumentos para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas do município de CNP.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ângela Carla Einik

SGUAREZI, Sandro B.. Cooperativismo: Realidade e Perspectivas em CNP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ezequiel da Silva

SGUAREZI, Sandro B.. Planejamento tributário da micro e pequena empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lurdes Joner Enzweiler

SGUAREZI, Sandro B.. Transparência na gestão pública de Campo Novo do Parecis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Silvia Regina Schneiders

SGUAREZI, Sandro B.. Associativismo: Uma alternativa de sobrevivência para os mini mercados de Campo Novo do Parecis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Delvisson G A de Oliveira

SGUAREZI, Sandro B.. Cultura do milho, alternativas e viabilidade econômica de rotação de cultura na chapada do Parecis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kátia Di Domenico

SGUAREZI, Sandro B.. Conhecendo a Realidade nas Empresas Rodobens em Tangará da Serra - MT nº 35. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Paula Teixeira Soares de Andrade

SGUAREZI, Sandro B.. Registro de Marcas Cooperativas Mulheres de Fibras Nova Olímpia - MT/ nº 50.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Carlos Falcão

SGUAREZI, Sandro B.. Prostituição de Mulheres em Tangará da Serra - MT/ nº 35.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Paulo da Silva Nardes

SGUAREZI, Sandro B.. O Perfil Socioeconônico dos Acadêmicos do Curso de Administração da Unemat Campus de Tangará da Serra/ nº 66.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Lúcia Seibert Welter

SGUAREZI, Sandro B.. Higiene na Manipulação de Alimentos na Praça de Alimentação na Feira do Produtor de Tangará da Serra/ nº pag. 50. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Anderlea de Freitas Melo

SGUAREZI, Sandro B.. Casa Transitória da Criança de Tangará da Serra - MT Desafios e Perspectivas/ nº51. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JAIR DE OLIVEIRA

SGUAREZI, Sandro B.. O Impacto Ambiental na Produção de Carne Bovina Orgânica na Fazenda São Marcelo do Grupo Carrefour/ nº pag. 77.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lierge Lupi

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 2000. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: João Pereira Neto

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1999. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JOÃO SÉRGIO FLORES

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1999. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Leandro de Brun Castro

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1999. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Romilda Capbodevila

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1999. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: André Germano da Silva

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andréia Cecília Soares

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andréa Cristiane Martin

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Antonio Carlos da Silva

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eduardo Shigueshiro Tsuchiya

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gilmar Alves do Nascimento

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ivonete Santin Mattiazzo

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alessandra Pereira de Matos

SGUAREZI, Sandro B.. Administração Geral. 1998. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fabiana de Matos

SGUAREZI, Sandro B.. Ciências Contábeis. 1995. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luiz Carlos Duarte

SGUAREZI, Sandro B.. Ciências Contábeis. 1995. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Onivaldo Gomes de Souza

SGUAREZI, Sandro B.. Ciências Contábeis. 1995. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Valdemar Rodrigues da Silva

SGUAREZI, Sandro B.. Ciências Contábeis. 1995. Outra participação, Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; JACOBY, F.; BOTH, S.. Presidente da Banca Examinadora de Teste Seletivo, Administração, Disciplina; Teoria da Administração I e II, Cand. Luiz Alfredo Pacheco, Tema: Administração Científica. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; JACOBY, F.; BOTH, S.. Presidente da Banca Examinadora de Teste Seletivo, Administração, Disciplina de Teoria da Administração I e II, Cand. Jair de Oliveira, Tema: Administração Científica.. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. II CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROBIC/PIBIC/CNPq/UNEMAT - Membro de Banca Examinadora de Painéis. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de Professor nas disciplinas de Administração da Produção e Administração Agroindustrial.. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de Professor nas disciplinas de Administração da Produção e Administração Agroindustrial.. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de Professor nas disciplinas de Administração da Produção e Administração Agroindustrial.. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de Professor nas disciplinas de Administração de Sistema e Informação, Informática II e Laboratório Contábil.. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de Professor nas disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Comercial e Tributário.. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; BOTH, S.; LAFORGA, G.. Presidente da Banca Examinadora de Teste Seletivo Administração Disciplina Teoria Geral da Administração Cand. Edina Luiaz da Silva, Tema: Teoria das Relações Humanas,. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; LAFORGA, G.; Carvalho, I. I. P.. Presidente da Banca Examinadora de Teste Seletivo, Administração, Cand. Jucélia Pereira Luz, Tema: As Funções Administrativas. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; LAFORGA, G.; BOTH, S.. Presidente da banca Examinadora de Teste Seletivo, Administração, disciplina; Teorias da Administração, Cand. Franciane Ronsoni. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; LAFORGA, G.; BOTH, S.. Presidente da Banca Examinadora de Teste Seletivo Administração Disciplina Teoria Geral da Administração, Cand. Alice Aparecida de paula, Tema: Teoria das Relações Humanas,. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Organização e Métodos, Téc. Comerciais e Estágio Supervisionado.. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais e Estágio Supervisionado.. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo, Disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Comercial e Tributário, Cand. Luciano Sales. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo na Área de Administração. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo na Área de Administração. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo na Área de Administração. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Teste Seletivo para contratação de professor nas disciplinas de Teoria da Administração e Administração Agroindustrial.. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; MARQUEZIN, C. L.; SILVA, A. A.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para a área de Administração-Faculdade de Arquitetura e Engenharia do Campus Universitário de Barra do Bugres-MT. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Banca Examinadora: Teste Seletivo para contratação de profesores na Área de Administração Agroindustrial. Banca 1: Candidato: José Carlos da Silva; Banca 2: Candidato: Rodrigo Ney Crysosthemos. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Mercadológica. 2000. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Financeira e Orçamentária, Técnicas Comerciais, Administração Agroindustrial, Teorias da Administração e Estágio Supervisionado. 1999. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Financeira e Orçamentária, Técnicas Comerciais, Administração Agroindustrial, Teorias da Administração e Estágio Supervisionado. 1999. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Financeira e Orçamentária. 1997. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Concurso Público/Seletivo Para a área de Administração Produção. 1997. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, S.B.; RUBIO, A. C.; SILVA, M. H.. Banca examinadora do Teste Seletivo para professor Substituto da Educação Superior na área de Administração Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas e Agrárias. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, S.B.; LEITNER, C. P. S.; PAES, M. H. R.. Banca examinadora do Teste Seletivo para professor Substituto da Educação Superior na área de Administração Faculdade de Ciências Sociais e da Linguagem. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, S.B.; SANTOS, L. S.; SILVA, M. L. S. N.. Banca examinadora do Teste Seletivo para professor Substituto da Educação Superior na área de Administração Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas e Agrárias. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; SANTOS, A. F. R.. Banca Examinadora de Teste Seletivo: Ciências Sociais e Aplicadas - Disciplina de Direito. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; RODRIGUES, K. C.. Banca Examinadora de Teste Seletivo: Ciências Sociais e Aplicadas - Disciplina de Direito. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; FREITAS, M. B.. Banca Examinadora de Teste Seletivo: Ciências Sociais e Aplicadas - Disciplina de Direito. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; SELLE, R.. Banca Examinadora de Teste Seletivo: Ciências Sociais e Aplicadas - Disciplina de Direito. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Comissão Cientifica do IV Ciclo de Palestras das Ciências Sociais e Aplicadas da UNEMAT. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.; SILVA, J. J.; CHRISOSTHEMOS, R. N.. "Presidente da Banca Examinadora de teste seletivo - ADM Agroindustrial - Disciplinas de política Arícola e Introdução ao Agronegócio. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Presidente da Banca Examinadora de teste seletivo - ADM Agroindustrial - Disciplina de Cooperativismo e Associativismo". 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Presidente da banca Simplificada de Teste Seletivo - ADM - Disciplinas de ADM da produção, ADM Agroindustrial, Informatica e ASI". 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Membro da banca de Estágio Supervisionado dos Acad~emicos Katiane Martimotto, Fernando Apolinário, Helenita Beutinger e Josenan Lemonie Gilioli. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Membro da Banca de Estágio Supervisionado dos Acadêmicos Joaquim Ladário Quintella. Rosilene Cristina Pereira, Ramicielle Z. Leite Andrade e Elenara Rodrigues". 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Membro da Banca de Estágio Supervisionado dos Acadêmicos Eliete de Lima, Francisbel Ruiz Paulino, Márcia Cristina Oliveira Souza e Daniela Simões de Carvalho". 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. "Membro da Banca Examinadora de Estágio Supervisionado dos Acadêmicos: marcelo Morais MIranda e Sandra Zocche Neumann". 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Membro da Banca examinadora de estágio Supervisionado de Fabiana de Matos - Curso de ciências Contabeis. 1995. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Membro de Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Luiz Carlos Duarte no curso de Ciências Contábeis. 1995. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Membro da Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Onivaldo Gomes de Souza no Curso de ciências Contábeis. 1995. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SGUAREZI, Sandro B.. Membro da banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Valdemar Rodrigues da Silva no Curso de Ciências Contábeis. 1995. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Orientou

José Bezerra de Sousa Junior

Interfaces da coleta seletiva de materiais recicláveis operacionalizado por catadores organizados no Cerrado e na Caatinga brasileiras; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Elida Rezende do Amaral

Educação Popular e Autogestão: interfaces com a Educação Ambiental Crítica nas Instituições de Educação Infantil no município de Cáceres/MT; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Welliton Santana Silva

Educação popular e tecnologia social: gestão da autogestão; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

ERIKA PATRÍCIA LACERDA DIAS SOUZA

Entre as Situações-limites e o Inédito viável: a Educação Ambiental na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Mato Grosso; Início: 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Ana Paula Dalmás Rodrigues

Os catadores de materiais recicláveis como atores da educação ambiental nos consórcios intermunicipais da região centro-oeste; ; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Frankielle Alline Pereira Correa

Ministério Público: Os distintos modelos de gestão de resíduos sólidos e os desafios da coleta seletiva operada por catadoras/es de materiais recicláveis; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

VANUSA MARIANO SANTIAGO SCHIAVINATO

Educação ambiental crítica no Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, MT-Brasil; ; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Elisangela Pires da Silva

Início: 2023; Universidade do Estado de Mato Grosso;

Ilda Patrícia Lemes Ramos

Planejamento estratégico e participativo em uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

NEURI ELIEZER SENGER

EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA); 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

ERIKA PATRÍCIA LACERDA DIAS SOUZA

Educação Ambiental: os desafios e perspectivas apresentadas por catadores/as de materiais recicláveis no âmbito do Programa Cáceres Recicla; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Frankielle Alline Pereira Correa

Atuação do ministério público na reciclagem de resíduos sólidos urbanos: uma revisão da literatura; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Danilo Borges de Carvalho

Coleta seletiva de materiais recicláveis no âmbito do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, MT, Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Coorientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Karen Mamoré de Matos Sebalhos

Gestão integrada de resíduos sólidos: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a inclusão socioprodutiva de Catadores de materiais recicláveis em Cáceres-MT; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

DOMINIQUE STEFANY GOMES DOS SANTOS

Permissões e interdições: educação e relações de gênero em Assentamentos Rurais na Fronteira Brasil-Bolívia; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Evelyn Oliveira Cardoso Santos

Educação Popular: a contabilidade como ferramenta de consolidação da autogestão na Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra ? COOPERTAN; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elariana Cristina Pedroso Gonçalves Barros

Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE: possibilidades e limites da participação da agricultura familiar na operacionalização do programa em uma Escola da Rede Estadual de Tangará da Serra-MT; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

DANIELA DA SILVA CARVALHO

Políticas públicas: indicadores de sustentabilidade aplicados à gestão de resíduos sólidos em Tangará da Serra-MT; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Administração-PPGA) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Erika Fatima de Arruda

Trabalho associado e educação: limites e possibilidades de uma experiência de autogestão, vivenciados pelos sócios da Associação Cacerense de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Pantanal (ASCAPAN); 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

FABIÁN MENDOZA QUESADA

Comunidade Indígena Nasa da Colômbia: um projeto político e educacional com base na luta histórica pelo território, cultura e autonomia; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior

Transição agroecológica e trabalho associado no Assentamento Sapicuá em Cáceres-MT; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

MARINA MARQUES DE ARRUDA

Aprender e ensinar nas barrancas do Rio Paraguai: articulação entre Educação formal e Educação não formal no Processo de Formação das Mulheres Pescadoras do PROEJA-FIC em Cáceres ? MT; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

LIMA, Eliel R

Proeja Fic Pesca: A experiência da formação profissional integrada ao ensino fundamental pela ótica dos estudantes pescadores e demais trabalhadores; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

FÉLIX DA SILVA, Edson

; Educação do campo: processos de formação política da Juventude Camponesa do Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D?Oeste-MT; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elei Chavier Martins

Trabalho associado e suas dimensões educativas em uma cooperativa de Catadores de materiais recicláveis: o caso da COOPERTAN; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Aline Pereira Dutton

Socioeconomia Solidária: a ressignificação do corpo feminino no processo educativo de produzir e reproduzir a vida em coletividade; 2015; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Evely Bocardi de Miranda

BEM VIVER E RESISTÊNCIA CULTURAL: ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO DE CUIABÁ E DA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES PROFISSIONAIS DE CÁCERES EM MATO GROSSO; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA)) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo

Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado de Mato Grosso: inclusão socioprodutiva de Catadores/as de materiais recicláveis; 2021; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

LUCIANE VERONESE

COOPERTAN: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E A VIABILIDADE DO EMPREENDEDORISMO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Organizacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Queila Ramos Batista

Organização de uma Rede de Produção e Consumo Solidário entre os Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra - MT; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Márcio Araújo de Carvalho

"A elaboração participativa de um projeto de agroindústria pelos produtores familiares da Comunidade Serra dos Palmares - Assentamento Antônio Conselheiro"; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Adilson Luiz Pereira

"Educação do Campo: A construção coletiva de uma proposta autogestionária com base na cadeia da banana"; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Haroldo Pires Pilatti

"Ética empresarial no Brasil"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Gestão Empresarial) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Dario Alves de Almeida

'A consiência fiscal do empresáriode pequeno porte de Tangará da Serra - MT"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Organizacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Solange Teresinha da Rosa

"Endomarketing: divulgação e motivação para o sucesso na CEMAT - Superintendência de Tangará da Serra"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Organizacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

LUCIANA CLEIRE LANDIN FRANCISCO

"Ética e responsabilidade social na CEMAT"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Organizacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

KARINA MARQUES DO NASCIMENTO

COOPERATIVISMO E AGRICULTURA FAMILIAR EM NOVA OLÍMPIA-MT; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Natália Alves da Silva

Gestão Social: mulheres em situação de vulnerabilidade social em Nova Olímpia - MT; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

ELAINE BASILIO SILVA

FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM TANGARÁ DA SERRA-MT, BRASIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Aline Avelino, NEZOKEMAESE

Gestão de cooperativas: o caso da Cooperativa Agropecuária do Povo Haliti-Paresi (COOPIPARESI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Ana Cassia Betoni

Autogestão em cooperativas de crédito: um estudo de caso referente à participação dos sócios no processo de tomada de decisão na Sicredi Sudoeste MT/PA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

José Lindolfo Silva de Carvalho

PANORAMA DAS ATIVIDADES DE EQUINOCULTURA DE LAZER, ESPORTE E TURISMO EM TANGARÁ DA SERRA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Luana PAtricia Brixner

LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA EMPRESA JÚNIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNEMAT- CAMPUS TANGARÁ DA SERRA - MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Vera Lúcia CLEMENTE DOS SANTOS

A Autogestão no clube de mães da APAE de Tangará da Serra/MT; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Luiz Miguel da Costa PAIM

Fatores de comunicação na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano Tangará da Serra-MT; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Diulia Mariana Dalmeolle PIENIZ

O impacto do crescimento do agronégocio para o pequeno e médio produtor rural no município de Campos de Júlio ? MT; Curso de Graduação em Administração; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

LUANA SANTOS CALHAU

Planejamento estratégico na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERTAN) de Tangará da Serra-MT; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

José Osvaldo dos Santos

"Planejamento estratégico na aplicado na distribuição de bebidas Cintra"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

MARCELO EVANDRO ALVES

"A importância da produção de soja para a região de Deciolândia"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

ODAIR LOPES DE BARROS

"Indicadores de satisfação dos funcionários no ramo de confecções no muncípio de Tangará da Serra em lojas acima de 10 funcionários"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

PAULO SÉRGIO GARCIA

"A importância da ética nas relações interpessoais na policia civil de Tangará da Serra"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Sandra Aparecida Gonçalves

"Planejamento estratégico: um estudo bibliográfico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

VANESSA DE SOUZA LARA

"O endomarketing nas empresas de pequeno porte de Tangará da Serra"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Paulo da Silva Nardes

"O Perfil Socioeconônico dos Acadêmicos do Curso de Administração da Unemat Campus de Tangará da Serra"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Kátia Di Domenico

"Qualificação Profissional Conhecendo a Realidadenas Empresas Rodobens em Tangará da serra - MT"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Anderlea de Freitas Melo

"Casa Transitória da Criança de Tangará da Serra - MT Desafios e Perspectivas"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administraçao) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Isadora Campos Nogueira Mendes

FEIRA DE COOPERATIVISMO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGROECOLÓGICA DE TANGARÁ DA SERRA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Jakciane Eggert

Fortalecimento da Agroindústria Familiar em Tangará da Serra: diagnóstico, assistência técnica e extensão rural em assentamentos rurais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Waldomiro Martinazzo Junior

Construção participativa do projeto arquitetônico da ASSOARTE: Centro de comercialização solidária; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

GABRIELE BEATRIZ SILVEIRA

Mulheres em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em Tangará da Serra; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Vanessa Costa da Silva

Feira do Cooperativismo, Economia Solidária e Agroecologia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Waldomiro Martinazzo Junior

Construção participativa do projeto arquitetônico da nova sede da COOPERTAN; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Claudio Altair Barbosa Lorente

Layout de Empreendimentos Econômicos Solidários; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Ministério da Educação; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Amanda Fernanda Nunes Ferreira

Incubação em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) Territórios do Bacia do Alto Paraguai e Pantanal, MT; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Geisiely Souza Froehlich

Autogestão: Fundos Rotativos Solidários; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Tulio Martinez

Economia Solidária e Autogestão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Eduardo Graudinus Gazoni

Agricultura Familiar e Agroecologia no Assentamento Antônio Conselheiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Kerolainy Lorrany de Souza

Autogestão em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES): Rede CATAMATOT; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Hildilenea Silva Medeiros

Mapeamento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em Tangará da Serra-MT; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Angélica Furlanetto

Mulheres em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Tangará da Serra-MT; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elei Chavier Martins

Agricultura familiar e associativismo na Gleba Triângulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Apoio Ao Ensino Superior Público Estadual; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elei Chavier Martins

Planejamento estratégico e participativo em uma associação de agricultores familiares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Administração em Agronegócios) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Apoio Ao Ensino Superior Público Estadual; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elza Souza Ramos

Plantas medicinais e saberes tradicionais na Gleba Triângulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Apoio Ao Ensino Superior Público Estadual; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Elza Souza Ramos

Classificação de plantas medicinais e saberes tradicionais na Gleba Triângulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Apoio Ao Ensino Superior Público Estadual; Orientador: Sandro Benedito Sguarezi;

Produções bibliográficas

  • ARRUDA, ÉRIKA FÁTIMA DE ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; SOUZA, SILVANO CARMO DE ; SOUZA, ERIKA PATRÍCIA LACERDA DIAS ; SOUZA, WASHINGTON JOSÉ DE . POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA DE CATADORES/AS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 35-36, 2025.

  • DE MIRANDA, EVELY BOCARDI ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; SAMPAIO, CARLOS ALBERTO CIOCE . POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 2982-2990, 2025.

  • CORREA, F. A. P. ; SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . Perfil socioeconômico ambiental dos Catadores/as de materiais recicláveis. DRd - Desenvolvimento Regional em debate , v. 15, p. 58-76, 2025.

  • DA SILVA, ANTONIA APARECIDA DANTAS ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; DE MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES . SOCIOECONOMIC PROFILE OF WASTE PICKERS: ENVIRONMENTAL ASSOCIATION OF WASTE PICKERS TO RECYCLE (AACR), MATO GROSSO, BRAZIL. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 13879-13899, 2025.

  • ALBERTI, STÉPHANI JUVENIL ; DE MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES ; SERVILHA, GRAZIELE OLIVEIRA ARAGÃO ; DE MELO, ANDRÉ XIMENES ; GIANSANTE, ANTÔNIO CÉZARE DE ARAUJO ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . Análise das teorias contábeis abordadas nas pesquisas em programas de pós-graduação stricto sensu do centro oeste do Brasil. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 389-414, 2024.

  • BENEDITO SGUAREZI, Sandro ; APARECIDA BEATO XIMENES DE MELO, SONIA ; ALLINE PEREIRA CORREA, FRANKIELLE . PROMOTORIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) NA IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA DE CATADORES/AS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM DOIS MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO - MT. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 2, p. 161-186, 2024.

  • MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; MELO, ANDRÉ XIMENES DE . Política nacional de resíduos sólidos e economia solidária: desafios da inclusão socioeconômica produtiva de catadores. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e4076-e4096, 2024.

  • SANTOS, EVELYN OLIVEIRA CARDOSO ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; CASTRILLON JR, DOUGLAS ALEXANDRE DE C. ; MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE . A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSOLIDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS. Revista de Estudos Interdisciplinares , v. 6, p. 01-22, 2024.

  • DE CARVALHO, DANILO BORGES ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; RIBEIRO, Magno Alves . Coleta seletiva: Panorama dos resíduos sólidos urbanos no consórcio complexo nascentes do pantanal. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 22, p. e15419-24, 2024.

  • GOMES dos SANTOS, S. ; SGUAREZI, S.B. ; NEVES, L. . ?Homem é Homem, Mulher é Mulher, Cada Um Tem o Seu Serviço no Seu Sítio?: O Permitido e o Interditado entre os Gêneros. CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE , v. 4, p. 112-139, 2024.

  • RODRIGUES, A. P. D. ; SGUAREZI, S.B. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. . TECNOLOGIA SOCIAL: DESAFIOS ÀS ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. TRABALHO NECESSÁRIO , v. 22, p. 1-23, 2024.

  • CORREA, F. A. P. ; ZART ; SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . Catadoras e catadores de materiais recicláveis: o processo de inclusão na cidade de Medellín-ColômbiaCOLLECTORS OF RECYCLABLE MATERIALS: the inclusion process in the city of Medellín-ColombiaRECOLECTORES DE MATERIALES RECICLABLES: el proceso de inclusión en la ciudad de Medellín-Colombia. REVISTA FAED - UNEMAT , v. 40, p. e402416, 2024.

  • CARVALHO, DANIELA DA SILVA ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; FROEHLICH, ANDERSON GHELLER . EVALUACIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD EN LA RECOLECCIÓN SELECTIVA DE RESIDUOS SÓLIDOS. Revista de Estudos Interdisciplinares , v. 6, p. 01-21, 2024.

  • SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; SOUZA, WASHINGTON JOSÉ DE ; MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE ; SOUZA, ERIKA PATRÍCIA LACERDA DIAS ; SGUAREZI, TALIARA TEIXEIRA . APRENDIZAGENS NOS PROCESSOS DE INCUBAÇÃO JUNTO ÀS INCUBADORAS DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES) DO CENTRO OESTE BRASILEIRO: DESAFIOS DA AUTOGESTÃO EM INSTITUIÇÕES HETEROGESTIONÁRIAS. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e010109-21, 2024.

  • COSTA, CESAR RENATO FERREIRA ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . AGROECOLOGIA E ODS. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 18, p. 434-451, 2023.

  • ANDRADE, A. P. S. ; SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . O conceito de desenvolvimento e a filosofia do Bem Viver. REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA, DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS ?P , v. 5, p. 60-78, 2023.

  • CORREA, F. A. P. ; SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . Educação Ambiental e Coleta Seletiva no Estado de Mato Grosso, Brasil.. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 13, p. 1-16, 2023.

  • MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; MELO, ANDRE XIMENES . Inclusão socioprodutiva na gestão de resíduos sólidos em municípios do estado de Mato Grosso, Brasil. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 632-654, 2022.

  • CARVALHO, DANIELA DA SILVA ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; FROEHLICH, ANDERSON GHELLER . Aplicação de indicadores de sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos em Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 9, p. 185-203, 2022.

  • OLIVEIRA, VALÉRIA DOS SANTOS DE ; MIRANDA, EVELY BOCARDI DE ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; BARROS, FLÁVIO BEZERRA . Alternativas ao desenvolvimento econômico: diálogos na perspectiva do Bem Viver e dos Povos e Comunidades Tradicionais. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 20, p. e11839-20, 2022.

  • CORREA, FRANKIELLE ALLINE PEREIRA ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE . Performance of the Public Prosecutor in the Recycling of Solid Urban Waste: a Literature Review. RGSA (ANPAD) , v. 16, p. e02957-17, 2022.

  • SGUAREZI, S.B. ; BAMPI, A. C. ; SILVA, C. A. F. . Apresentação Dossiê: Democracia, Ambiente e Sociedade ? DAS: Desafios à Sustentabilidade. GeoPantanal: revista do Curso de Geografia e do Mestrado em Estudos Fronteiriços / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal/UFMS , v. 16, p. 12-14, 2021.

  • RIBEIRO, Magno Alves ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; SAMPAIO, CARLOS ALBERTO CIOCE ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . Coleta seletiva no Brasil: uma análise bibliométrica de 2000 a 2021. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e265101522851-11, 2021.

  • MORAES, N. R. ; FERREIRA, L. R. ; SGUAREZI, S.B. . Apresentação do Dossiê: Memória, história e desafios de povos originários e comunidades tradicionais na contemporaneidade. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP) , v. 17, p. 1-8, 2021.

  • BRUM, B. R. ; AVILA, R. S. D. ; SGUAREZI, S.B. ; SANTOS FILHO, M. ; IGNACIO, A. R. A. . Análise temporal da utilização de aves, como sentinelas ambientais no monitoramento de contaminação por agrotóxicos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-26, 2020.

  • BARROS, E. C. P. G. ; SGUAREZI, S.B. ; CARDOSO, K. E. H. ; FROEHLICH, A. G. ; RAMBO, J. R. ; LAFORGA, G. ; SOUZA, W. J. ; COSTA, M. O. . Balanço de produção científica: operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com agricultura familiar. Brazilian Journals of Development , v. 6, p. 454-471, 2020.

  • SPANHOLI, M. L. ; YOUNG, C. E. F. ; SILVA, C. J. ; ALCANTARA, L. C. S. ; SGUAREZI, S.B. . PARNA Chapada dos Guimarães e sistema de baías Chacororé-Sinhá Mariana: Um estudo dos biomas cerrado e pantanal. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 13, p. 247-268, 2020.

  • DAVID, M. ; SILVA, C. J. ; ALCANTARA, L. C. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Conhecimento tradicional em comunidades do cerrado Mato-grossense: um estudo bibliométrico. BIODIVERSIDADE , v. 19, p. 32-45, 2020.

  • GOMES dos SANTOS, S. ; SGUAREZI, Sandro B. ; NEVES, L. . Gênero e Sexualidade em Assentamentos Rurais: um balanço de produção científica. Revista GeoPantanal (UFMS) , v. 15, p. 141-158, 2020.

  • GIL, RODRIGO LEMOS ; OLIVEIRA, AYLSON COSTA ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTIANE SCHLEMER ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; SILVA, CAROLINA JOANA DA ; FERREIRA, KLEYTON REZENDE ; LANSSANOVA, LUCIANO RODRIGO ; PINTO, VALCIR ROGÉRIO ; PIERANGELI, MARIA APARECIDA PEREIRA . Stakeholder analysis of the Mato Grosso Northwest timber industry: A perspective on solid waste. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e62891110350-e62891110372, 2020.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; FERREIRA, M. R. ; AZEREDO, R. F. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARDOSO, K. E. H. ; MELO, S. A. B. X. ; FROELICH, A. G. ; GRZEBIELUCKAS, C. . Incubação de empreendimentos econômicos solidários e a cultura da solidariedade: experiências de autogestão na Amfruvale. BrazilianJournal of Development , v. 6, p. 42867-42885, 2020.

  • FERNANDES, THIAGO ; HACON, SANDRA DE SOUZA ; NOVAIS, JONATHAN WILLIAN ZANGESKI ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; DA SILVA, CAROLINA JOANA ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; CURVO, ALEX DIAS ; FERNANDES, THAIANY . Poluição do ar e efeitos na saúde de crianças na Amazônia paraense: uma análise bibliométrica. Research, Society and Development , v. 8, p. 4984907-31, 2019.

  • BORGES, JULIANO LUIS ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR , v. 27, p. 3-10, 2019.

  • SGUAREZI, S.B. ; SILVA, J. J. ; FROEHLICH, Anderson G. ; MELO, S. A. B. X. . Inovação social em uma cooperativa de catadores em Tangará da Serra/MT. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 9, p. 268-284, 2018.

  • SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; PEREIRA DUTTON, ALINE ; MARTINS, ELEI CHAVIER . EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO ASSOCIADO NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO-NÍVEL MESTRADO NO INTERIOR DO BRASIL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. REVISTA FAED - UNEMAT , v. 30, p. 131-152, 2018.

  • SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . Economia solidária e agroecologia: juventude camponesa e projetos produtivos em assentamentos de reforma agrária. GUAJU ¿ REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL , v. 4, p. 25-42, 2018.

  • SGUAREZI, S.B. ; BORGES, J. L. ; FRANCA, R. N. C. ; GARCIA, R. C. . Educação e autogestão: desafios e possibilidades no processo de formação de sujeitos coletivos da Economia Solidária. . Revista Mundo do Trabalho Contemporâneo , v. 2, p. 29-49, 2017.

  • PIENIZ, D.M.D. ; LIMA, A.M. ; SGUAREZI, S.B. ; SILVA, J.J. . Cooperativismo: Limites e Possibilidades para Pequenos e Médios Produtores. Revista de Administração e Negócios da Amazônia (Online) , v. 7, p. 27-53, 2016.

  • SGUAREZI, S.B. ; LIMA, E. R. ; SGUAREZI, T. T. . A atuação da universidade no desenvolvimento do trabalho coletivo associativista e da produção científica. Revista Cultura & Extensão Unemat , v. 1, p. 36-47, 2016.

  • BORGES, J. L. ; SGUAREZI, Sandro B. . Economia solidária e educação. Revista Acadêmica Espaço da Sophia , v. 51, p. 65-82, 2015.

  • HOFFMANN, A. ; FROELICH, Anderson Gheller ; SGUAREZI, Sandro B. ; NUNES, E. S. ; LIMA, A. M. . Business and Management Review. Business and Management Review , v. 04, p. 371-380, 2015.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SCHWINGEL, S. R. N. ; BORGES, Juliano, L. . Limites e possibilidades de desenvolvimento em cooperativas de economia solidária. Revista Eletronica Interdisciplinar , v. 7, p. 31-37, 2012.

  • BORGES, Juliano, L. ; SGUAREZI, Sandro B. ; LUCONI JR, W. . Da estratégia de controle a autogestão: notas críticas sobre a administração participativa. Revista espaço da sophia , v. 1, p. 41-61, 2011.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. . Política de economia solidária: limites e possibilidades de institucionalização em Mato Grosso ? Brasil. Fluxos e Riscos - Revista de Estudos Sociais , v. 02, p. 77-90, 2011.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. . Emprego e as transformações no mundo do trabalho. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS , v. 12, p. 1, 2010.

  • SENGER, Neuri, E. ; SGUAREZI, Sandro B. . Autogestão: histórico da organização coletiva do trabalho na Coopertan. Territórios e Fronteiras (Online) , v. 3, p. 212-226, 2010.

  • BORGES, Juliano, L. ; SGUAREZI, Sandro B. . Política de desenvolvimento e produção camponesa no Brasil e desafios da agroecologia. Ateliê geográfico (UFG) , v. 4, p. 122-146, 2010.

  • ALVES, M. E. ; SGUAREZI, Sandro B. . A IMPORTÃNCIA DA PRODUÇÃO DE SOJA PARA A REGIÃO DE DECIOLÂNDIA. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , v. 02, p. 127-138, 2005.

  • SANTOS, J. T. N. ; SGUAREZI, Sandro B. . USO DO EPI EM ARMAZÉNS PARA CONTROLE DO AGENTE FÍSICO RUÍDO COMO FORMA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , v. 02, p. 139-149, 2005.

  • GARCIA, P. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA POLÍCIA JUDICIÁRIA CIVIL - PJC DE TANGARÁ DA SERRA - MT. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , v. 02, p. 183-192, 2005.

  • DOMENICO, K. ; SGUAREZI, Sandro B. . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: CONHECENDO A REALIDADE NAS EMPRESAS RODOBENS / TANGARÁ DA SERRA - MT. Pesquisa em Administração , v. 01, p. 171-181, 2004.

  • OLIVEIRA, D. G. A. ; SGUAREZI, Sandro B. . CULTURA DO MILHO: ALTERNATIVA E VIABILIDADE ECONÔMICA NO PROCESSO DE ROTAÇÃO DO CULTIVO DA SOJA NA CHAPADA DO PARECIS. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , v. 01, p. 51-60, 2004.

  • DA SILVA, T. D. ; SGUAREZI, Sandro B. . ESCOLA CICLADA NA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE CAMPO NOVO DO PARECIS: UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE COM OS MESMOS RESULTADOS. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , v. 01, p. 105-116, 2004.

  • SGUAREZI, Sandro B. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Brasileira de Administração (Brasília) , v. 42, p. 07-11, 2003.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Empreendedorismo: estamos preparados para essa aventura?. Revista da APG (PUCSP) , Sao Paulo, v. 27, p. 163-172, 2002.

  • SGUAREZI, Sandro B. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. ITEC Ciência , v. 1, p. 48-58, 2002.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; EKUNI, Katia Midori . Marketing uma realidade para as empresas contemporaneas. Administração em Diálogo , Sao Paulo, v. 3, p. 189-206, 2001.

  • BESEN, G. R. (Org.) ; SILVA, C. L. (Org.) ; JACOBI, P. R. (Org.) ; DEMAJOROVIC, J. (Org.) ; SGUAREZI, S.B. (Org.) . 14 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: instrumentos de implementação inovação e reflexões críticas. 1. ed. São Paulo: : IEE-USP : OPNRS, 2025. v. 1. 322p .

  • BESEN, G. R. (Org.) ; SILVA, C. L. (Org.) ; JACOBI, P. R. (Org.) ; DEMAJOROVIC, J. (Org.) ; SGUAREZI, S.B. (Org.) . Consórcios Intermunicipais na gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos: limites e as possibilidades da PNRS. 1. ed. São Paulo: IEE-USP : OPNRS, 2025. v. 1. 22p .

  • CARVALHO, D. S. ; SGUAREZI, S.B. ; FROELICH, A. G. . Indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos sólidos: um olhar para as políticas públicas municipais. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2023. v. 1. 111p .

  • CARVALHO, DANIELA DA SILVA ; SGUAREZI, Sandro B. ; FROEHLICH, A.G. . Indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos sólidos: um olhar para as políticas públicas municipais. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2023. v. 1.

  • FRANCA, R. N. C. (Org.) ; LIMA, M. A. R. (Org.) ; KAPITANGO-A-SAMBA, K. K. (Org.) ; RAMBO, J. R. (Org.) ; ESTEVINHO, T. A. D. (Org.) ; SGUAREZI, S.B. (Org.) ; ARRUDA, R. (Org.) . Políticas Públicas Regionais: diálogos Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 2. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 2. 486p .

  • SGUAREZI, S.B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E.C.P.G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO. 1. ed. Cáceres: UNEMAT, 2021. 28p .

  • Gzerbieluckas, Cleci (Org.) ; RAMBO, J. R. (Org.) ; FRANCA, Raimundo (Org.) ; ESTEVINHO, Telmo Antonio Dinelli (Org.) ; SGUAREZI, Sandro B. (Org.) ; FROEHLICH, A. G. (Org.) ; VECHIA, A. D. R. D. (Org.) ; Teixeira, Amanda Joyce (Org.) ; DOMINGUES, A. C. P (Org.) ; Andrade, Alexandre Pereira de (Org.) ; VIEIRA, A. M. (Org.) ; FARIAS, C. (Org.) ; Casti, Danielly Brunelly Santos (Org.) ; BARBOSA, E. A. (Org.) ; RODRIGUES, F. X. F. (Org.) ; GLERIANO, J. S. (Org.) ; SANTOS, M. P. (Org.) ; SILVA, P. V. (Org.) ; CUSTÓDIO, Regiane Cristin (Org.) ; SILVA, R. C. R. (Org.) ; et.al (Org.) . POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS: EXPERIÊNCIAS LOCAIS EM MATO GROSSO. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020. v. 1. 320p .

  • SGUAREZI, S.B. ; PORTO JUNIOR, F. G. R. (Org.) ; ZOIA, A. (Org.) ; GAMBA, F. B. (Org.) ; PIRES, B. R. C. (Org.) . Povos Originários e Comunidades Tradicionais: trabalhos de pesquisa e de extensão universitária. 1. ed. Boa Vista-RR - Porto Alegre-RS: Editora UFRR - Editora Fi, 2020. v. 5. 166p .

  • SGUAREZI, Sandro B. . Ambiente e Sociedade no Brasil Central: Diálogos Interdisciplinares e Desenvolvimento Regional. 1. ed. Cáceres: Editora UNEMAT, 2019. v. 500. 288p .

  • SGUAREZI, SANDRO BENEDITO . Ambiente e Sociedade no Brasil Central: Diálogos Interdisciplinares e Desenvolvimento Regional. 2. ed. São Leopoldo-RS / Cáceres-MT: Oikos / Editora UNEMAT, 2019. v. 1. 288p .

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. (Org.) . Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. 1ª. ed. Curitiba-PR - Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011. v. 1. 221p .

  • BORGES, Juliano, L. (Org.) ; SENGER, Neuri, E. (Org.) ; SGUAREZI, Sandro B. (Org.) . Educação e sócioeconomia solidária: perspectivas para o desenvolvimento local. 1ª. ed. Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011. v. 1. 196p .

  • ZART (Org.) ; SGUAREZI, Sandro B. (Org.) ; LUCONI JR, W. (Org.) ; LAFORGA, G. (Org.) . Educação e Sócio Economia Solidária: processos organizacionais socioeconômicos na economia solidária. 01. ed. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2009. v. 1. 228p .

  • ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; SAMPAIO, CARLOS ALBERTO CIOCE ; SGUAREZI, SANDRO BENEDITO ; DE MIRANDA, EVELY BOCARDI . ORIGINAL PEOPLES AND TRADITIONAL COMMUNITIES AND PUBLIC POLICIES IN BRAZIL. Science and Connections: The Interdependence of Disciplines. 1ed.São José dos Pinhais-PR: Seven Editora, 2025, v. 1, p. 1-9.

  • SGUAREZI, S.B. . Desenvolvimento à escala humana, bem viver por povos e comunidades tradicionais: alternativa frente ao projeto hegemônico de desenvolvimento econômico vigente?. In: ZUÑIGA, C. H.; RAMÍREZ, S.; ALCANTARA, L. C. S.. (Org.). Experiencias, vivencias y aplicaciones del desarrollo a escala humana: enfoques, metodologias y aplicaciones. 1ed.Fundación Manfred Max-Neef: Valdivia/Chile, 2023, v. 1, p. 107-128.

  • FROELICH, A. G. ; LAFORGA, G. ; RAMBO, J. R. ; GOMES, E. M. ; SGUAREZI, S.B. . Políticas públicas no contexto da agricultura familiar e o papel dos programas governamentais nos territórios rurais: o caso do Território Rural de Identidade do Alto Paraguai em Mato Grosso. In: Raimundo França; Maria Aldecy Rodrigues de Lima; Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba; José Roberto Rambo; Telmo Antonio Dinelli Estevinho; Sandro Benedito Sguarezi; Roberto Arruda. (Org.). Políticas Públicas Regionais: diálogos Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 2, p. 371-386.

  • MELO, S. A. B. X. ; SGUAREZI, S.B. . Políticas públicas: inclusão socioprodutiva de catadores/as de materiais recicláveis no Estado de Mato Grosso, Brasil.. In: Raimundo França; Maria Aldecy Rodrigues de Lima; Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba; José Roberto Rambo; Telmo Antonio Dinelli Estevinho; Sandro Benedito Sguarezi; Roberto Arruda. (Org.). Políticas Públicas Regionais: diálogos Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 2, p. 341-370.

  • FRANCA, R. N. C. ; SGUAREZI, Sandro B. ; RAMBO, J. R. ; DOMINGUES, A. C. P. ; PINHEIRO, R. H. ; PEZZINI, C. F. ; NASCIMENTO, A. ; MELO, S. A. B. X. . Políticas públicas no Brasil e seus desafios enquanto campo de estudo e de ação: breves considerações. In: Cleci Gzerbieluckas; José Roberto Rambo; Raimundo França; Telmo Dinelli Estevinho; Sandro Benedito Sguarezi. (Org.). Políticas públicas no Brasil e seus desafios enquanto campo de estudo e de ação: breves considerações.. 17ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 11-11.

  • MEDEIROS, V. A. S. ; GRZEBIELUCKAS, C. ; SANTOS, J. S. C. ; RIBEIRO, M. A. ; SGUAREZI, S.B. . Análise de viabilidade econômica da implantação de um biodigestor em um frigorífico bovino. In: BARBOSA, Frederico Celestino. (Org.). Agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 1ed.Piracanjuba-GO: Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 1152-1152.

  • MELO, S. A. B. X. ; SILVA, G. D. ; MELO, A. X. ; SALVADOR, A. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Administração: Caminhos para o desenvolvimento sustentável.. In: BARBOSA, Frederico Celestino. (Org.). Administração: Caminhos para o desenvolvimento sustentável.. 1ed.Piracanjuba-GO: Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 738-750.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; MARTINS, E. C. ; FROELICH, Anderson Gheller ; SGUAREZI, T. T. ; MELO, S. A. B. X. ; FRANCA, R. N. C. . Tecnologias Sociais em Organizações Autogestionárias e Economia Solidária: Um estudo de Caso na Coopertan. In: ZART, Laudemir L.; PAEZANO, Eliane dos S.M. MARTINEZ, Jucilene de O.. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: Fundamentos da produção social do conhecimento. 1ed.Cáceres-MT: Editora da UNEMAT, 2019, v. VIII, p. 245-268.

  • MELO, S. A. B. X. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. ; CASULA, D. S. ; SENGER, N. E ; SGUAREZI, S.B. ; FRANCA, R. N. C. ; MELO, A. X. ; CARVALHO, D. S. . Políticas públicas: coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Tangará da Serra/MT ? Brasil. In: Sandro Benedito SGUAREZI. (Org.). Ambiente e Sociedade no Brasil Central: Diálogos Interdisciplinares e Desenvolvimento Regional. 1ed.São Leoposdo-RS / Cáceres-MT: Oikos / UNEMAT, 2019, v. 1, p. 86-103.

  • SGUAREZI, S.B. ; SOUZA, W. ; SGUAREZI, T. T. . Percepção dos processos de incubação junto às incubadoras de empreendimentos econômicos solidários (EES) do Centro-Oeste brasileiro. In: Felipe ADDOR; Camila Rolim LARICCHIA,. (Org.). Incubadoras Tecnológicas de economia solidária: Experiências e reflexões a partir da prática. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018, v. 2, p. 99-116.

  • SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. ; FRANCA, R. N. C. . Economia solidária e a sua interface com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: Maico Roris SEVERINO. (Org.). Economia solidária e a sua interface com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2018, v. 1, p. 25-38.

  • BATISTA, Q. R. ; SGUAREZI, S.B. ; MATTOS, J. L. S. . Organização participativa de uma rede de produção e consumo solidário entre Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra. In: NEUMANN, Pedro; BERGAMASCO, Sônia M. P. P.. (Org.). Desenvolvimento Territorial: Cadernos do Residência Agrária. 1ed.Santa Maria_RS: Gráfica Caxias, 2016, v. 04, p. 13-30.

  • MACHADO, M. ; LAFORGA, G. ; MATTOS, J. L. S. ; SGUAREZI, S.B. . Saberes invisíveis ou invisibilizados? Uma reflexão sobre a imersão no mundo das famílias e das plantas medicinais do Assentamento Antônio Conselheiro. In: MICHELOTTI Fernando; ZARREF, Luiz. (Org.). Agroecologia: Residência Agrária. 1ed.Santa Maria-RS: Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 47-70.

  • SILVA, V. A. ; SILVA, M. E. A. ; SGUAREZI, S.B. ; MACHADO, H. C. . A evolução da Ciência Contábil no Brasil: características e tendências. In: MACHADO, Humberto C. (Org.). A evolução da Ciência Contábil no Brasil: características e tendências. 1ed.Goiânia-GO: Faculdade Alfredo Nas, 2016, v. 2, p. 50-70.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; DUARTE, W. M. ; GAZONI, E. G. . Práticas agroecológicas dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) da Comunidade Chê Guevara no Assentamento Antônio Conselheiro/Tangará Da Serra-MT. In: ZART, Laudemir L; VAILANT, Clóvis. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: configurações do campo e experiências educacionais. 01ed.Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2015, v. 07, p. 98-104.

  • PEREIRA, Carisvan S. ; MATTOS, J. L. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Unidade experimental participativa como ferramenta de ATER no Assentamento Antônio Conselheiro-MT. In: ZART, Laudemir L; VAILANT, Clóvis. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: configurações do campo e experiências educacionais. 01ed.Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2015, v. 07, p. 71-81.

  • FRANCA, R. N. C. ; BATISTA, I. M. ; FREIRE, F. X. R. ; LAFORGA, G. ; SGUAREZI, Sandro B. . O processo migratório recente para Mato Grosso à luz de diferentes vertentes sociológicas do trabalho. In: FRANÇA, Raimundo; BATISTA, Isaías M.. (Org.). Fronteiras de sonhos: migração, trabalho e política de identidade em terras mato-grossenses. 1ed.Cáceres-MT: UNEMAT, 2015, v. 1, p. 65-84.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento, transustentabilidade. In: RODRIGUES, Agnaldo da S.; FRANÇA, Raimundo. (Org.). Epistemologias do Sul: Estudos de literatura, línguas e educação. 01ed.Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2014, v. , p. 335-354.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; BORGES, J. L. ; LIMA, A. M. ; LUCONI JR, W. ; VIEIRA, M. K. . Plano de Logística Solidária: O Caso da Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso (REDE CATAMATO). In: ZART, Laudemir L.; VAILANT, Clóvis. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: Incubação em economía solidária: empreendimentos em redes e resistência camponesa. 01ed.Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2014, v. IV, p. 98-113.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; BORGES, J. L. ; LUCONI JR, W. . Agroecologia, Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável princípios da Pós-Graduação em Agricultura Familiar e Camponesa e Educação do Campo-Residência Agrária em Tangará da Serra-MT. In: MOLINA, MÔNICA C; HERRERA, BERTA M. P.. (Org.). La ecxperiencia brasileira de concctrucion de educación superior para la educacion en el campo. 1ed.Habana: Ministerio De Educacion Superior, 2012, v. 1, p. 132-145.

  • LAFORGA, G. ; SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LUCONI JR, W. . Assentamentos: Agroecologia, Economia Solidária como princípios fundantes da Pós-Graduação Lato Sensu em Agricultura Familiar e Camponesa e Educação do Campo-Residência Agrária em Tangará da Serra-MT.. In: ROSA Marinês da; LAFORGA Gilmar; VILALVA, Walnice.. (Org.). Entre Olhares: Realidades, construções, saberes na terra em assentamentos em Mato Grosso.. 1ªed.São Paulo: Arte e Ciência, 2012, v. 01, p. 123-150.

  • LIMA, Ana Maria de. ; EID, Farid ; SGUAREZI, Sandro B. . Projetos em economia solidária: o papel institucional do DIEESE e da SENAES. In: SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, Juliano, L.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 125-135.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; NOGUEIRA, Tércio ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; BORGES, Juliano, L. . Organização participativa da rede de produção e consumo solidário entre camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e consumidores de Tangará da Serra-MT. In: SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, Juliano, L.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 139-149.

  • SENGER, Neuri, E. ; SGUAREZI, Sandro B. . Autogestão: organização coletiva do trabalho na Coopertan. In: SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, Juliano, L.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 179-190.

  • CARVALHO, Márcio A. ; SGUAREZI, Sandro B. ; FROEHLICH, Anderson G. . Desafios da incubação na elaboração participativa de um projeto de agroindústria familiar na Comunidade Serra dos Palmares ? Assentamento Antônio Conselheiro. In: SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, Juliano, L.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. Vol. 5. Série Sociedade Solidária. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 191-199.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. . Modernidade e utopia: economia solidária e o paradigma emergente. In: SGUAREZI, Sandro B.; BORGES, Juliano, L.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 203-216.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. ; PEREIRA, Adilson, L . Jovens de fibra: trabalho e sociabilidade no Assentamento Antônio Conselheiro. In: BORGES, Juliano, L. SENGER, Neuri, E.; SGUAREZI, Sandro B.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: perspectivas para o desenvolvimento local. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 25-39.

  • SENGER, Neuri, E. ; SGUAREZI, Sandro B. . Coopertan: aspectos sociais, econômicos e a viabilidade do empreendimento. In: BORGES, Juliano, L. SENGER, Neuri, E.; SGUAREZI, Sandro B.. (Org.). Educação e sócioeconomia solidária: perspectivas para o desenvolvimento local. 1ªed.Curitiba-PR / Cáceres-MT: CRV co-edição Ed. Unemat, 2011, v. 1, p. 181-191.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LIMA, Ana Maria de. ; PEREIRA FILHO, J. ; SENGER, Neuri, E. ; BORGES, Juliano, L. . Desafios e contradições no processo de incubação da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra-MT. In: ZANIN, Maria; GUTIERREZ, Rafaela, F.. (Org.). Cooperativa de Catadores: reflexões sobre as práticas. 1ed.São Carlos: Claraluz, 2011, v. 1, p. 282-322.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LIMA, Ana Maria de. ; FROELICH, Anderson Gheller ; PEREIRA FILHO, J. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. . Universidade e Movimentos Sociais: interfaces na perspectiva da agroecologia e da economia solidária. In: LAFFIN, Marcos. (Org.). Redes sociais: ações de cooperação. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2011, v. 1, p. 111-129.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . Organização familiar rural da Gleba Triângulo: Tangará da Serra-MT. In: ZART, Laudemir Luiz; SGUAREZI, Sandro Benedito; LUCONI JR, Wilson; LAFORGA, Gilmar. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: processos organizacionais socioeconômicos na economia solidária. 1ed.Cáceres-MT: Editora Unemat, 2009, v. 3, p. 139-158.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LUCONI JR, W. ; MARTINS, E. C. . Relações interpessoais e samoupravlje com perspectiva da psicologia do trabalho: Diagnóstico da Gleba Triangulo em Tangará da Serra. In: ZART, Laudemir Luiz; SGUAREZI, Sandro Benedito; LUCONI JR. Wilson; LAFORGA, Gilmar. (Org.). Educação e Socioeconomia Solidária: processos organizacionais socioeconômicos na economia solidária. 1ed.Cáceres-MT: Editora Unemat, 2009, v. 3, p. 67-85.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Educação do Campo e Agricultura Familiar Camponesa: perspectivas solidárias. In: ZART, Laudemir Luiz; SANTOS, Josivaldo Constantino dos. (Org.). Educação e sócio-economia solidária: Interação Universidade e Movimentos Sociais. 1ed.Cáceres-MT: Editora, 2006, v. 02, p. 207-209.

  • LUCONI JR, W. ; SGUAREZI, Sandro B. . Os processos grupais: uma análise das relações interpessoais dos moradores da Gleba Triangulo. In: ZART, Laudemir Luiz; SANTOS, Josivaldo Constantino dos. (Org.). Educação e sócio-economia solidária: Interação Universidade e Movimentos Sociais. 2ed.Cáceres-Mt: Unemat, 2006, v. 2, p. 129-135.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Prof. Sandro Sguarezi apresenta resumo de sua tese de Doutorado. O Tangaraense, Tangará da Serra-MT, p. 5 - 5, 22 jan. 2012.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010: Outra Economia Acontece. Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Brasília-DR, 24 fev. 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Artigo - Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010: Outra Economia Acontece. Adital: Notícias da América Latina e Caribe, Brasília-DF, 23 fev. 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Campanha da Fraternidade Ecumênica-CFE/2010: outra economia acontece. Diário da Serra, Tangará da Serra-MT, 17 fev. 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. . TEORIA E PESQUISA: algumas perguntas e muitas evasivas. Informativo SEMEC - Trocando Idéias, Tangará da Serra, MT, p. 04 - 04, 01 jun. 2005.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O futuro administrador: suas responsabilidades com a sociedade. LingAGEM, Campo Novo do Parecis, MT, p. 05 - 05, 01 ago. 2001.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SANTOS, Luciene Neves . A GREVE NA UNEMAT, NA P.M. E NAS OUTRAS CATEGORIAS. Diário da Serra, Tangará da Serra, MT, p. 01B - 01B, 02 ago. 2000.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O Curso de Administração, o estranhamento nas relações de trabalho e o terceiro setor.. Informativo Universitário - UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra, Tangará da Serra, MT, , v. 19, p. 04 - 04, 01 jul. 2000.

  • SGUAREZI, Sandro B. . MUDAR O FOCO DE PROFESSOR PARA EDUCADOR É NECESSÁRIO?. Informativo Universitário - UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra, Tangará da Serra, MT, , v. 14, p. 06 - 06, 01 nov. 1999.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O BRASIL DE ONTEM, HOJE. . . E O BRASIL DE AMANHÃ. Informativo Universitário - UNEMAT - Campus de Tangará da Serra, Tangará da Serra, MT, , v. 13, p. 05 - 05, 01 out. 1999.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O MOMENTO DE MUDAR O FOCO. Informativo Universitário - UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra, Tangará da Serra, MT, , v. 12, p. 02 - 02, 01 ago. 1999.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Recursos para UNEMAT. Tribuna de Tangará, Tangará da Serra, MT, p. 02 - 02, 14 jan. 1997.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O movimento estudantil e suas várias atividades. A Semana em Notícia, Cuiaba, MT, p. 7 - 7, 24 jun. 1991.

  • RIBEIRO, M. A. ; ALCANTARA, L. C. S. ; SAMPAIO, C. A. C. ; SGUAREZI, S.B. . Coleta seletiva no Brasil: uma análise bibliométrica de 2000 a 2021. In: X Encontro Nacional da Anppas: Vinte anos de Século XXI: Mudanças ambientais e ambientalismo em tempos de negacionismos, 2021, Campinas. Anais do X Encontro Nacional da Anppas. Campinas: Editora UNICAMP, 2021. v. 1. p. 1-18.

  • CARVALHO, D. B. ; MELO, S. A. B. X. ; ALCANTARA, L. C. S. ; SGUAREZI, S.B. . Políticas Públicas: Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos no Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal. In: X Encontro Nacional da Anppas: Vinte anos de Século XXI: Mudanças ambientais e ambientalismo em tempos de negacionismos, 2021, Campinas. Anais do X Encontro Nacional da Anppas. Campinas: Editora UNICAMP, 2021. v. 1. p. 1-16.

  • JUSTEN, G. S. ; FROELICH, Anderson Gheller ; CARVALHO, D. S. ; SGUAREZI, S.B. . Características socioeconômicas das comunidades empreendedoras da Amazônia Brasileira.. In: 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER): Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural., 2020, Foz do Iguaçu. Anais 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER): Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural.. Foz do Iguaçu: SOBER, 2020. v. 1. p. 1-4.

  • MELO, S. A. B. X. ; SILVA, 1. D. ; MELO, A. X. ; SALVADOR, A. S. ; SGUAREZI, S.B. . Políticas públicas e Agricultura Familiar: uma análise dos agricultores que buscam financiamento no PRONAF. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO ADMPG 2019, 2019, Ponta Grossa. Anais do ADM 2019-CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. Ponta Grossa, 2019. v. 1. p. 1-9.

  • MELO, S. A. B. X. ; SILVA, G. D. ; MELO, A. X. ; SALVADOR, A. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Políticas públicas e Agricultura Familiar: uma análise dos agricultores que buscam financiamento no PRONAF. In: Congresso Internacional de Administração 2019: Administração 4.0, 2019, Ponta Grossa. Anais do ADM 2019 - Congresso Internacional de Administração Administração 4.0. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • BARROS, E. C. P. G. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. ; MELO, S. A. B. X. ; SGUAREZI, Sandro B. . Feira de cooperativismo, economia solidária e agroecológica da Universidade do Estado de Mato Grosso-Tangará da Serra-MT: o protagonismo da mulher nos empreendimentos.. In: Encontro Cacerense de Economia Solidária, Cáceres/MT, Brasil, 2019, Cáceres-MT. Anais Vol. 4 (2019): Encontro Cacerense de Economia Solidária, Cáceres/MT, Brasil, 28-01 Junho 2019. Cáceres-MT: UNEMAT, 2019. v. 1. p. 1-9.

  • SGUAREZI, S.B. ; SGUAREZI, T. T. . Aprendizagens nos processos de incubação junto às incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Centro Oeste Brasileiro: desafios da autogestão em instituições heterogestionárias. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS), 2018, Juazeiro do Norte ? CE. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS): Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias.. Juazeiro do Norte ? CE: Editora UFCA, 2018. v. X. p. 01-18.

  • SGUAREZI, Sandro B. . EDUCAÇÃO POPULAR E AUTOGESTÃO: DESAFIOS DA INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES) DO CENTRO OESTE BRASILEIRO. In: XXVI Seminario Internacional de Formación de Profesores para el Mercosur ? Cono Sur, 2018, Montevideo-UR. XXVI Seminario Internacional de Formación de Profesores para el Mercosur ? Cono Sur. Montevideo-UR: Faculdad de Humanidades, 2018. v. 1. p. 1-22.

  • ARRUDA, E. F. ; SGUAREZI, S.B. . Balanço da produção de conhecimentos sobre: educação popular e o processo de formação dos catadores de materiais recicláveis.. In: SEMIEDU EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES, 2017, Cuiabá/MT. SEMIEDU EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES. Cuiabá: UFMT, 2017. v. 25. p. 1-16.

  • SGUAREZI, S.B. ; DUTTON, A. P. ; MELO, S. A. B. X. . Rede Catamato: formação e análise do perfil sócioeconômico de catadores/as de materiais recicláveis.. In: : SEMIEDU EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES., 2017, Cuiabá/MT. : SEMIEDU EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES.. Cuiabá: UFMT, 2017. v. 25. p. 1-15.

  • SGUAREZI, S.B. . Economia solidária e agroecologia: juventude camponesa e projetos produtivos assentamentos de reforma agrária. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL, 2017, Matinhos/PR. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL. Matinhos/PR: UFPR, 2017. v. 2. p. 1-15.

  • SGUAREZI, S.B. ; SILVA, J. J. ; FROEHLICH, A. G. ; MELO, S. A. B. X. . Inovação Social em uma Cooperativa de Catadores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2017, São Paulo/SP. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. São Paulo/SP: UNINOVE, 2017. v. 6. p. 1-16.

  • DUTTON, A. P. ; SGUAREZI, S.B. . Abordagem empírica/representação social: percepção sobre o corpo no trabalho entre mulheres cooperadas da Rede Catamato.. In: XXI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais: DEMOCRACIA da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP/FCLAr., 2017, Araraquara-SP. Anais Eletrônicos XXI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais: DEMOCRACIA da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-UNESP/FCLAr. GT:13 Movimentos sociais econômicos na contemporaneidade. Araraquara-SP: Editora FCLAr, 2017. v. 1. p. 2514-2527.

  • SGUAREZI, S.B. ; FROELICH, Anderson Gheller ; MELO, S. A. B. X. ; MARTINS, E. C. ; JUSTEN, G. S. ; VAILANT, C. ; SENGER, N. E . Coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis: um estudo de caso na Coopertan. In: Seminário Nacional Tecnologias e Economia Solidária para o Desenvolvimento Sustentável, 2016, Salvador-BA. Seminário Nacional Tecnologias e Economia Solidária para o Desenvolvimento Sustentável. Salvador-BA: UNEB, 2016. v. 1. p. 1-26.

  • SGUAREZI, S.B. ; SGUAREZI, T. T. ; BARBOSA, A. P. ; JUSTEN, G. S. . Construção Participativa de projetos produtivos junto à Juventude Camponesa em Assentamentos. In: Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES), 2016, Juazeiro do Norte-CE. ANAIS do V Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES). Juazeiro do Norte-CE: Universidade Federal do Cariri, 2016. v. 1. p. 1-18.

  • DUTTON, A. P. ; SGUAREZI, S.B. . Socioeconomia solidaria e trabalho autogestionário: forma de resistência de um grupo de mulheres do município de Cáceres-MT. In: Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES)., 2016, Juazeiro do Norte-CE. ANAIS DO V ENIES. Juazeiro do Norte-CE: Universidade Federal do Cariri, 2016. v. 1. p. 1-20.

  • JUSTEN, G. S. ; MALDONADO, T. V. ; SGUAREZI, S.B. ; FROEHLICH, A. G. . Cooperação na agricultura familiar: estudo em um grupo de mulheres produtoras de Tangará da Serra-MT. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administraçao e Sociologia Rural, 2016, Maceió-AL. Anais Eletrônicos 54 SOBER. Maceió-AL: SOBER, 2016. v. 1. p. 1-14.

  • FROELICH, Anderson Gheller ; LAFORGA, G. ; RAMBO, J. R. ; SGUAREZI, S.B. . O alcance das políticas públicas para os Assentamentos de Reforma Agrária: uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administraçao e Sociologia Rural, 2016, Maceió-AL. Anais Eletrônicos 54 SOBER. Maceió-AL: SOBER, 2016. v. 1. p. 1-19.

  • FROELICH, Anderson Gheller ; JUSTEN, G. S. ; SGUAREZI, S.B. ; LIMA, A. M. . Uma análise translog sobre a substituição dos fatores de produção do algodão em Mato Grosso. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administraçao e Sociologia Rural, 2016, Maceió-AL. Anais Eletrônicos 54 SOBER. Maceió-AL: SOBER, 2016. v. 1. p. 1-16.

  • SGUAREZI, S.B. ; DUTTON, A. P. ; MARTINS, E. C. . Educação Popular e Trabalho Associado num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação-Nível Mestrado no Interior do Brasil. In: XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015, Caracas. XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015. v. 1. p. 1-18.

  • LIMA, E. R. ; SGUAREZI, S.B. . Socioeconomia Solidária: Alternativa para Trabalhadores/Estudantes do Proeja Fic Pesca de uma Comunidade Ribeirinha na cabeceira do Pantanal de Mato Grosso Brasil. In: Seminário de Educação (SEMIEDU), 2015, Cuiabá-MT. (SEMIEDU: Educação e seus sentidos no mundo digital, 2015. v. 1. p. 1-18.

  • LIMA, E. R. ; SGUAREZI, S.B. . A Socioeconomia Solidária como alternativa para a comunidade de pescadores e ribeirinhos em Cáceres. In: V Encontro Cacerense de Economia Solidária & II Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo Unemat-Unitrabalho & VI Feira Pantaneira: saberes e sabores (V ENCAESES), 2015, Cáceres-MT. V Encontro Cacerense de Economia Solidária (V ENCAESES), 2015. v. 1. p. 1-12.

  • ARRUDA, M. M. ; SGUAREZI, S.B. . Autogestão e cultura: uma análise da produção de conhecimento em Empreendimentos de Economia Solidária. In: V Encontro Cacerense de Economia Solidária & II Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo Unemat-Unitrabalho & VI Feira Pantaneira: saberes e sabores (V ENCAESES), 2015, Cáceres-MT. V Encontro Cacerense de Economia Solidária (V ENCAESES), 2015. v. 1. p. 1-12.

  • SGUAREZI, S.B. ; MARTINS, E. C. ; FROELICH, Anderson Gheller ; JUSTEN, G. S. ; SILVA, J. J. . Reflexão do processo de construção da organização do trabalho associado em uma cooperativa de catadores. In: IV Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária, 2015, Natal. Anais do IV Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária. Natal-RN: UFRN, 2015. v. 1. p. 1-16.

  • SGUAREZI, S.B. ; MARTINS, E. C. ; FROELICH, Anderson Gheller ; JUSTEN, G. S. ; SILVA, J. J. . Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de resíduos sólidos do Estado de Mato Grosso (REDE CATAMATO). In: IV Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária, 2015, Natal-NT. Anais do IV Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária. Natal-RN: UFRN, 2015. v. 1. p. 1-8.

  • SANTOS, R. M. ; SILVA, J. J. ; LEITNER, C. P. S. ; LIMA, A. M. ; SGUAREZI, Sandro B. . Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Uma oportunidade de negócio para a agricultura familiar de Tangará da Serra-MT.. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER): Heterogeneidade e suas implicações no rural brasileiro., 2014, Gôiania. 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2014.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. ; SILVA, J. J. . Educação Popular e construção coletiva do plano de logística. In: IV Seminário Internacional de Práticas Educativas ? IV SECAMPO/Seminário de Práticas Educativas/Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade. Lema ?Metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe?., 2014, Mamanguape/Rio Tinto-PA. IV Seminário Internacional de Práticas Educativas ? IV SECAMPO/Seminário de Práticas Educativas/Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade. Lema ?Metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe?. GT 4 Educação, Metodologias da educa, 2014.

  • DUARTE, W. M. ; SGUAREZI, Sandro B. ; GAZONI, E. G. ; NUNES, E. S. . Juventude Camponesa e práticas agroecológicas na Comunidade Chê Guevara no Assentamento Antônio Conselheiro/Tangará da Serra-MT. In: IV Seminário Internacional de Práticas Educativas ? IV SECAMPO/Seminário de Práticas Educativas/Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade, 2014, Mamanguape/Rio Tinto-PA. IV Seminário Internacional de Práticas Educativas ? IV SECAMPO/Seminário de Práticas Educativas/Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade. Lema ?Metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe?. GT 8 Educação, Metodologias na agroec, 2014.

  • NUNES, E. S. ; SGUAREZI, Sandro B. ; DUARTE, W. M. ; SANTOS, T. M. ; GAZONI, E. G. . Ações da Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) com ênfase na Agricultura Familiar no Assentamento Antônio Conselheiro-MT. In: XI SECIC - Semana de Ciências Contábeis e II Seminário de pesquisa em administração, contabilidade e educação., 2014, Tangara da Serra. A contabilidade no contexto da agricultura familiar e do cooperativismo. Tangara da Serra: Editora da UNEMAT, 2014. v. 11. p. 01-10.

  • OSTI, A. M. ; SGUAREZI, Sandro B. ; FERREIRA, A. F. N. ; SILVA, V. A. ; NUNES, E. S. . Experiências de extensão na Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS), da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT. In: XI SECIC - Semana de Ciências Contábeis e II Seminário de pesquisa em administração, contabilidade e educação., 2014, Tangara da Serra. XI SECIC - Semana de Ciências Contábeis e II Seminário de pesquisa em administração, contabilidade e educação. Tangara da Serra: UNEMAT Editora, 2014. v. 01. p. 01-10.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento transustentabilidade. In: XXIX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA - XXIX ALAS-CHILE ? 2013, 2013, Santiago do Chile. XXIX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA. Santiago do Chile, 2013.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; VAILANT, C. ; SILVA, J. J. . Autogestão como ferramenta pedagógica: limites e possibilidades no processo de formação de sujeitos da Economia Solidária.. In: Seminário de Educação (SEMIEDU 2013 ) Tema: Educação e (Des)colonialidade dos saberes, práticas e poderes, 2013, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação (SEMIEDU 2013 ), 2013.

  • LUCONI JR, W. ; SGUAREZI, Sandro B. ; KARLING, M. V. . Tratamento de Resíduos Sólidos: Criação e Incubação de uma Rede de Catadores no Estado de Mato Grosso. In: XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.: Tema Parques Tecnológicos e Incubadoras modelando novas cidades, 2013, Recife. Anais do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2013.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento transustentabilidade. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2013, Salvador. XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. GT07 - Economia social e solidária: alternativas de trabalho, participação e mobilização coletiva., 2013.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BÓGUS, Lucia M. M. . Autogestão e economia solidária no Estado de Mato Grosso: limites e possibilidades. In: Segundo Encontro Nacional de Pesquisa sobre Economia Solidária ?A economia solidária sob diversos olhares?. II ENPES, 2012, São Paulo. Segundo Encontro Nacional de Pesquisa sobre Economia Solidária ?A economia solidária sob diversos olhares?-II ENPES, 2012.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Autogestão e economia solidária: Limites e possibilidades. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Recife: ALAS, 2011. v. 2. p. 322.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; BORGES, J. L. . Organização Participativa da Rede de Produção e Consumo Solidário entre Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra-MT. In: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais: Mundo rural, políticas públicas, instituições e atores em reconhecimento político, 2010, Curitiba-PR. Anais eletrônicos do IV Encontro da Rede de Estudos Rurais: Mundo rural, políticas públicas, instituições e atores em reconhecimento político, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. . Política de desenvolvimento e produção camponesa no Brasil e a perspectiva da agroecologia. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais: As Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI, 2010, Pelotas-RS. Anais Eletrônicos do II Encontro Internacional de Ciências Sociais: As Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LIMA, A. M. ; FROELICH, Anderson Gheller ; PEREIRA FILHO, J. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. . Universidade e movimentos sociais: interfaces na perspectiva da agroecologia e da economia solidária. In: IV Fórum de educação e diversidade: Diferentes (des) iguais e desconectados, 2010, Tangará da Serra-MT. Anais eletrônicos do IV Fórum de educação e diversidade: Diferentes (des) iguais e desconectados, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; BORGES, J. L. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . Agricultura Familiar e Camponesa e Educação do Campo na perspectiva da agroecologia e da solidariedade: a experiência da Pós-Graduação Lato Sensu em Residência Agrária. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2010, Ponta Grossa-PR. Anais eletrônicos do II Congresso Internacional de Educação, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. . Política de Economia Solidária em Mato Grosso: uma análise da relação entre Movimentos Sociais, Universidade e Estado. In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS, 2010, Lavras-MG. Anais eletrônicos do Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. . Agricultura familiar camponesa e educação do campo: A experiência do Curso de Residência Agrária na UNEMAT de Tangará da Serra-MT. In: 17º SEMIEDU- Seminário Educação - Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, 2009, Cuiabá-MT. Anais eletrõnicos do 17º SEMIEDU - Seminário Educação - Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LIMA, A. M. ; BORGES, J. L. . Contradições no processo de incubação de uma cooperativa de catadores em Tangará da Serra-MT. In: XXVII CONGRESO ALAS-Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Latinoamérica interrogada: Depredación de Recursos Naturales, Democracia Participativa, Escenarios Productivos y Construcción de Conocimiento, 2009, Buenos Aires-AR. Anais do XXVII CONGRESO ALAS-Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Latinoamérica interrogada: Depredación de Recursos Naturales, Democracia Participativa, Escenarios Productivos y Construcción de Conocimiento, 2009.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. ; PEREIRA, A. L. . Jovens de fibra: trabalho e sociabilidade no Assentamento Antônio Conselheiro ? Mato Grosso/Brasil. In: II Seminário Internacional Sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina. Imaginários Juvenis Latinoamericanos: Participação, Cultura e Sociabilidade, 2009, Curitiba-PR. Anais do II Seminário Internacional Sobre Cultura, Imaginário e Memória da América Latina. Imaginários Juvenis Latinoamericanos: Participação, Cultura e Sociabilidade, 2009.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. ; ZART . Economia solidária e educação: uma experiência interinstitucional entre a UNEMAT e o município de Tangará da Serra ? MT. In: II CONGRESSO DA REDE UNIVERSITÁRIA DE INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES, 2008, São Paulo. II CONGRESSO DA REDE UNIVERSITÁRIA DE INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES-ITCP/USP. São Paulo: ITCP-USP, 2008.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MARTINS, E. C. . Planejamento estratégico participativo: o caso da Associação dos Moradores da Comunidade da Gleba Triângulo em Tangará da Serra-MT. In: 1º Encontro da ULEPICC/Brasil.Economia Política da Comunicação: Interfaces sociais e Acadêmicas do Brasil, 2006, Niterói-RJ. Anais eletrônicos do 1º Encontro da ULEPICC/Brasil.Economia Política da Comunicação: Interfaces sociais e Acadêmicas do Brasil, 2006.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . Organização familiar rural da Gleba Triângulo: Tangará da Serra-MT. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR-UERGS, 2005, São Luiz Gonzaga. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR-UERGS. p. 252-262.

  • PORTELA, José Leão. ; LAFORGA, G. ; SGUAREZI, Sandro B. . As práticas de gestão na organização familiar rural da Gleba Triângulo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR-UERGS, 2005, São Luiz Gonzaga. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR-UERGS. p. 1602-611.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LUCONI JR, W. . Administração participativa: da estratégia de dominação à autogestão uma possibilidade de libertação do ser?. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração-CONVIBRA-2005, 2005, São Paulo-SP. Anais eletrônicos do Congresso Virtual Brasileiro de Administração-CONVIBRA-2005, 2005.

  • SCHIAVINATO, V. M. S. ; ANDRADE, M. J. D. ; SGUAREZI, S.B. ; SCHIAVINATO, A. G. S. ; GONZALEZ, A. Z. D. . A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DE MT: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2024, João Pessoa - PB. Anais do Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024. v. XX. p. 1-8.

  • MIRANDA, E. B. ; OLIVEIRA, V. S. ; ALCANTARA, L. C. S. ; SGUAREZI, S.B. ; BARROS, F. B. ; SAMPAIO, C. A. C. . Bem-viver e desenvolvimento a escala humana: alternativas possíveis? Diálogos com os povos e comunidades tradicionais. In: 2º Congresso Científico Internacional da RedeCT, 2021, Tupã. Anais do 2º Congresso Científico Internacional da RedeCT. Tupã: UNESP, 2021. v. 1. p. 1-8.

  • FROEHLICH, A. G. ; JUSTEN, G. S. ; SGUAREZI, S.B. ; SGUAREZI, T. T. . Associação de Mulheres Frutos do Vale (AMFRUVALE): experiência em economia solidária. In: V Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES), 2016, Juazeiro do Norte-CE. ANAIS DO V ENIES. Juazeiro do Norte-CE: Universidade Federal do Cariri, 2016. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA-GOMES, I. T. ; SOUZA, M. D. ; DUARTE, W. M. ; SGUAREZI, S.B. . Economia Solidária: Relato do Grupo de Mulheres da Associação Frutos do Vale-ANFRUVALE. In: V Encontro Cacerense de Economia Solidária & II Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo Unemat-Unitrabalho & VI Feira Pantaneira: Saberes e Sabores (V ENCAESES), 2015, Cáceres-MT. V Encontro Cacerense de Economia Solidária (V ENCAESES), 2015. v. 1. p. 1-8.

  • SOUZA, M.D ; KRAEMER, R. F. ; SENGER, N. E ; SGUAREZI, S.B. . Mulheres Agentes de Transformação Social: Relato de Uma Associação de Artesãs. In: V Encontro Cacerense de Economia Solidária & II Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo Unemat-Unitrabalho & VI Feira Pantaneira: saberes e sabores (V ENCAESES), 2015, Cáceres-MT. V Encontro Cacerense de Economia Solidária (V ENCAESES), 2015. v. 1. p. 1-8.

  • LIMA, E. R. ; SGUAREZI, Sandro B. . Experiência da formação profissional integrada ao ensino fundamental e os desafios da continuidade do processo de formação: resultados preliminares. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica/Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste Regional da ANPED, 2014, Goiânia. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social. Goiânia: PUC-GO, 2014. v. 01. p. 01-01.

  • FELIX DA SILVA, E. ; SGUAREZI, Sandro B. . A contribuição da educação escolar e não escolar na formação política dos Jovens que estudam na Escola Estadual Madre Cristina No Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D?oeste/MT. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica/Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste Regional da ANPED, 2014, Goiânia. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social. Goiânia: PUC-GO, 2014. v. 01. p. 01-10.

  • LIMA, E. R. ; SGUAREZI, Sandro B. . PROEJA FIC pesca: a experiência da formação profissional integrada ao ensino fundamental e os desafios da continuidade do processo de formação: resultados preliminares.. In: Seminário Educação (SEMIEDU), 2014, Cuiabá-MT. Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. Cuiabá-MT: Editora da UFMT, 2014. v. 01. p. 01-10.

  • E. FÉLIX DA SILVA ; SGUAREZI, Sandro B. . A contribuição da educação formal e não formal na formação política dos Jovens que estudam na Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes ? Mirassol D?oeste.. In: Seminário Educação (SEMIEDU), 2014, Cuiabá-MT. Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. Cuiabá-MT: Editora da UFMT, 2014. v. 01. p. 01-10.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; DUARTE, W. M. ; GAZONI, E. G. . Práticas agroecológicas junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) mapeados pelos SIES em 2013 na Comunidade Chê Guevara no Assentamento Antônio Conselheiro/Tangará Da Serra-MT: Resultados Preliminares. In: VI Fórum de educação e diversidade, 2014, Tangara da Serra. VI Fórum de educação e diversidade: Arte, Identidade e Cultura nos Novos Contextos Tecnológicos e Midiáticos. Cáceres-MT: Editora da UNEMAT, 2014. v. 06. p. 01-10.

  • SGUAREZI, S.B. ; LIMA, A. M. ; FROELICH, Anderson Gheller ; JUSTEN, G. S. . Desenvolvimento rural sustentável na Bacia do Alto Paraguai: perspectivas a partir Programa de Extensão da Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS). In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2013, Belém-PA. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER): Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: Desafios Da Sustentabilidade. Belém-PA: SOBER, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • BORGES, Juliano, L. ; SGUAREZI, Sandro B. ; SENGER, Neuri, E. . Estratégias produtivas em área de assentamento de reforma agrária: entre a geração de renda e o autoconsumo. In: 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • BORGES, Juliano, L. ; SENGER, Neuri, E. ; SGUAREZI, Sandro B. . Projetos de desenvolvimento e formação de rede sócio-técnica no Assentamento Antônio Conselheiro-MT. In: 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • SENGER, Neuri, E. ; BORGES, Juliano, L. ; SGUAREZI, Sandro B. . O papel da mulher rural na construção de alternativas de renda: o caso da Associação Feminina do Assentamento Antônio Conselheiro-MT. In: 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • CAMARGO, Mariel F. ; MATTOS, J. L. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Planejamento participativo da produção de leite no Assentamento Curral de Pedra em Montevidiu do Norte-GO. In: IV CBEU-4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD e Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, 2009, Dourados-MS. Anais eletrônicos do IV CBEU-4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD e da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, 2009.

  • PEREIRA, Carisvan S. ; MATTOS, J. L. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . Unidade experimental participativa como ferramenta de ATER no Assentamento Antônio Conselheiro-MT. In: IV CBEU-4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD e Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, 2009, Dourados-MS. Anais eletrônicos do IV CBEU-4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD e da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, 2009.

  • COSTA, CESAR RENATO FERREIRA ; SGUAREZI, S.B. . ENTRE A DECOLONIALIDADE E A AGROECOLOGIA, REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS. In: Congresso de Estudos em Organizações e Controladoria (CEOC), 2023, Irati-PR. ANAIS Congresso de Estudos em Organizações e Controladoria (CEOC). Irati-PR: UNICENTRO, 2023. v. IV. p. 1-6.

  • LIMA, E. R. ; SGUAREZI, Sandro B. . Alternativa de educação inclusiva para trabalhadores de comunidade ribeirinha através da sócio economia solidária.. In: XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015, Caracas. XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, M. A. ; FROELICH, Anderson Gheller . Desafios da incubação na elaboração participativa de um projeto de agroindústria familiar na Comunidade Serra dos Palmares ? Assentamento Antônio Conselheiro ? em Tangará da Serra-MT/Brasil. In: VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010, Jaboticabal-SP. Anais Eletrônicos do VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; NOGUEIRA, Tércio ; FROELICH, Anderson Gheller . Limites e possibilidades na coleta e distribuição dos produtos da Rede de Produção e Consumo Solidário (RPCS) entre Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra-MT/Brasil. In: VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010, Jaboticabal-SP. Anais eletrônicos do VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SENGER, N. E ; PEREIRA FILHO, J. ; LIMA, A. M. . A organização coletiva do trabalho: a construção do regimento interno na Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra-MT COOPERTAN. In: VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010, Jaboticabal-SP. Anais eletrônicos do VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SCHWINGEL, S. R. N. ; BORGES, J. L. . Fatores que influenciam no (in) sucesso de cooperativas: um estudo de caso da Coasa e Mulheres de Fibra. In: VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010, Jaboticabal-SP. Anais eletrônicos do VII Colóquio sobre Economia Solidária: Alternativas de Desenvolvimento, 2010.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BÓGUS, Lucia M. M. . Desafios paradigmáticos da autogestão em empreendimentos econômicos solidários-EES no estado de Mato Grosso: limites e possibilidades. In: VI EPCC-Encontro Internacional de Produção Científica do Centro Universitário de Maringá- CESUMAR, 2010, Maringá-PR. Anais do VI EPCC-Encontro Internacional de Produção Científica do Centro Universitário de Maringá- CESUMAR, 2009.

  • MARTINS, E. C. ; SGUAREZI, Sandro B. . O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO (PEP) JUNTO À ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA GLEBA TRIÂNGULO EM TANGARÁ DA SERRA - MT. In: II CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROBIC/PIBIC/CNPq/UNEMAT, 2006, TANGARÁ DA SERRA MT. CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. CÁCERES MT: EDITORA UNEMAT, 2006. v. 02. p. 15-237.

  • MARTINS, E. C. ; SGUAREZI, Sandro B. . HITÓRICO DAS EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVISTAS NA REGIÃO DA GLEBA TRIÂNGULO EM TANGARÁ DA SERRA - MT. In: II CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROBIC/PIBIC/CNPq/UNEMAT, 2006, TANGARÁ DA SERA MT. CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. CÁCERES MT: EDITORA UNEMAT/MT, 2006. v. 02. p. 15-237.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LUCONI JR, W. . AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE COOPERAÇÃO NA GLEBA TRIÂNGULO EM TANGARÁ DA SERRA. In: III EMESOL Encontro Matogrossense de Educação e Socioeconomia Solidária, 2005, Tangará da Serra - MT. Caderno de Resumos III EMESOL Encontro Matogrossense e Socioeconomia Solidária. Unemat Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco 2005, 2005. v. N. 3. p. 06-53.

  • BATISTA, Q. R. ; SGUAREZI, Sandro B. . COMERCIO JUSTO E SOLIDÁRIO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO - TANGARÁ DA SERRA - MT. In: III EMESOL EncontroMatogrossense de Educação e Socioeconomia Solidária, 2005, Tangará da Serra MT. Caderno de Rsumos III EMESOL. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • RAMOS, E. S. ; SGUAREZI, Sandro B. . CONSUMO CONSCIENTE E AGROECOLOGIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES NA COMUNIDADE DA GLEBRA TRIÂNGULO - TANGARÁ DA SERRA - MT. In: III EMESOL, 2005, TANGARÁ DA SERRA MT. Cadeno de Resumos III EMESOL. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • RUIZ, C. G. L. ; SGUAREZI, Sandro B. . DIAGNÓSTICO DAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES DA GLEBA TRIÂNGULO VOCACIONADAS PARA A AGROECOLOGIA. In: III EMESOL, 2005, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de Resumos III EMESOL. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • CABRAL, E. P. ; SGUAREZI, Sandro B. . DIAGNÓSTICO SÓCIO-ECONÔMICO E AMBIENTAL NA AGROVILA 01 - LOTE 04. In: III EMESOL, 2005, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de Resumos. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . FARINHEIRA NA COMUNIDADE DA SERRA DOS PALMARES: ASSENTAMENTO ANTÕNIO CONSELHEIRO, TANGARÁ DA SERRA - MT. In: III EMESOL, 2005, tANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de Resumos III EMESOL. Tangará da Serra MT: Editora São Francisco, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • SAVIO, L. ; SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. . INCLUSÃO DIGITAL: INFORMÁTICA NO CAMPO. In: III EMESOL, 2005, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de Resumos III EMESOL. TANGARÁ DA SERRA MT: EDITORA SÃO FRANCISCO, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MENDONCA, J. C. S. ; SILVA, Z. M. . PROJETO 'MÃO-NA-RODA' UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOLIDÁRIA PARA TANGARÁ DA SERRA E REGIÃO. In: III EMESOL, 2005, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de resumos III EMESOL. TANGARÁ DA SERRA MT: EDITORA SÃO FRANCISCO, 2005. v. 03. p. 06-53.

  • WIEHL, M. H. ; SGUAREZI, Sandro B. . UTILIZAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO-EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DO PARECIS MT. In: II MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNEMAT, 2004, TANGARÁ DA SERRRA MT. Caderno de Resumos II MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL DA UNEMAT. CÁCERES MT: EDITORA UNEMAT/MT, 2004. v. 02. p. 13-135.

  • DOMENICO, K. ; SGUAREZI, Sandro B. . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: CONHECENDO A REALIDADE NAS EMPRESAS RODOBENS/TANGARÁ DA SERRA - MT. In: II MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL DE TRABALHOS ACAD~EMICOS DA UNEMAT, 2004, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de Resumos II MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL. CÁCERES MT: EDITORA UNEMAT/MT, 2004. v. 02. p. 13-135.

  • DA SILVA, T. D. ; SGUAREZI, Sandro B. . A ESCOLA CICLADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO NOVO DO PARECIS: UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE. In: II MOSTRA INTERDEPARTAMENTAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNEMAT, 2004, TANGARÁ DA SERRA MT. Caderno de resumos II MOSTR INTERDEPARTAMENTAL DE TRABALHOS DA UNEMAT. CÁCERES MT: EDITORA UNEMAT/MT, 2004. v. 02. p. 13-135.

  • SGUAREZI, Sandro B. . El Perfil del Administrador: de la formacion tecnica a educacion para la responsabilid social. In: XIX Encuentro Nacional de Profesores e Investigadores en Administración General de la Republica Argentina, 2003, La Plata-AR. XIX Encuentro Nacional de Profesores e Investigadores en Administración General de la Republica Argentina. La Plata-: ADENAG, 2003. v. 0. p. 0-0.

  • SGUAREZI, Sandro B. . A Importancia da Pesquisa no Processo de Construçao do Conhecimentono Curso de Administracao. In: Forum de Ensino, 2002, Tangara da Serra, 2002.

  • SGUAREZI, Sandro B. . O Perfil do Futuro Administrador: da formacao tecnica a educaca para responsabilidade social. In: Forum de Ensino, 2002, Tangara da Serra, 2002.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Projeto Empresa Rural Familiar: sua organização e desenvolvimento sustentável. In: Mostra de Produção Científica, 2000, Tangará da Serra, MT, 2000.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Organização Rural Familiar. In: Mostra de Produção Científica, 2000, Tangará da Serra, MT, 2000.

  • SGUAREZI, Sandro B. . Tomada de Decisão Estratégica: o caso do Sítio Tangará. In: Mostra de Produção Científica, 2000, Tangará da Serra, MT, 2000.

  • CORREA, FRANKIELLE ALLINE PEREIRA ; SGUAREZI, Sandro B. ; MELO, S. A. B. X. . Promotorias do Ministério Público (MP) na implementação da coleta seletiva e inclusão socioprodutiva de catadores/as de materiais recicláveis em dois municípios no Mato Grosso.. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , 2024.

  • SGUAREZI, S.B. ; SILVA, A. ; TIVANA, A. B. ; SILVA, E. P. ; CHALE, D. ; UARRENO, M. L. C. ; VILANCULOS, I. ; GADAGNIN, M. R. . Outras economias: Educação popular solidária e autogestão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Economia popular solidária e a inclusão socioeconômica produtiva de Catadoras/es de Materiais Recicláveis. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Plano Operacional de Coleta Seletiva e Gestão de Materiais da Construção Civil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARDOSO, A. . Pagamento de serviços ambientais de Coleta Seletiva realizada por Catadoras e Catadoras.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, S.B. ; FROELICH, A. G. ; MARTINS, E. C. ; TORRES, A. L. . Palestra: Cooperativismo autogestão e inclusão socioprodutiva de Catadoras/es: Logística interna. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . Coleta seletiva popular solidária e sustentável de Cuiabá ? MT. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, S.B. ; GADAGNIN, M. R. ; MELO, S. A. B. X. ; SILVA, E. P. ; SOUSA JUNIOR, J. B. ; SILVA, A. A. D. ; SOUZA, E. P. L. D. ; AMARAL, E. R. ; SILVA, W. S. ; SCHIAVINATO, V. M. S. ; RODRIGUES, A. P. D. . Programa Estadual de Apoio a Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, S.B. . REDE DE PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SOCIAL EM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA SOLIDÁRIA (REPITES): Caso Centro Oeste. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SGUAREZI, S.B. ; SENGER, N. E ; SCHWERZ, D. L. ; SANTOS, S. R. . Economia Solidária e Autogestão: limites e possibilidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, S.B. ; MEDEIROS, A. ; MENDONCA, A. ; FERNANDES, L. G. ; ALVES, J. C. M. ; ARROYO, J. C. ; VIEIRA, A. ; CRUZ, M. . I Roda de Conversa da Rede Autogestionária de Educação Popular em Economia Solidária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, S.B. ; SANTOS, S. R. . Minicurso - Cooperativismo, Associativismo e Autogestão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. . Minicurso - Cooperativismo e Associativismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Empresa sustentável. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Empresa Sustentável. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA-GOMES, I.T ; SOUZA, M.D ; DUARTE, W. M. ; SGUAREZI, Sandro B. . Economia Solidária: Relato do Grupo de Mulheres da Associação Frutos do Vale-ANFRUVALE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, S.B. . Oficina: Economia Solidária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, I. A. F. ; SILVA, J. J. . A Construção da Pesquisa na área de Administração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; DUARTE, W. M. ; GAZONI, E. G. . Práticas agroecológicas junto aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) mapeados pelos SIES em 2013 na Comunidade Chê Guevara no Assentamento Antônio Conselheiro/Tangará Da Serra-MT: Resultados Preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Os estudos sociais sobre avaliação e implantação de políticas públicas no Mato Grosso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Economia solidária e responsabilidade social empresarial e inclusão sócio produtiva na PNRS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Gestão e tecnologias sociais e o desenvolvimento local sustentável. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Economia Solidária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Autogestão e economia solidária no Estado de Mato Grosso: limites e possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; BORGES, Juliano, L. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . Agricultura Familiar e Camponesa e Educação do Campo na perspectiva da agroecologia e da solidariedade: a experiência da Pós-Graduação Lato Sensu em Residência Agrária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. ; PEREIRA, Adilson, L . Organização Participativa da Rede de Produção e Consumo Solidário entre Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra-MT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. . Política de desenvolvimento e produção camponesa no Brasil e a perspectiva da agroecologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SCHWINGEL, S. R. N. ; BORGES, Juliano, L. . Fatores que influenciam no (in) sucesso de cooperativas: um estudo de caso da Coasa e Mulheres de Fibra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, Márcio A. ; FROEHLICH, Anderson G. . Desafios da incubação na elaboração participativa de um projeto de agroindústria familiar na Comunidade Serra dos Palmares ? Assentamento Antônio Conselheiro ? em Tangará da Serra-MT/Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SENGER, Neuri, E. ; PEREIRA FILHO, J. ; LIMA, Ana Maria de. . A organização coletiva do trabalho: a construção do regimento interno na Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra-MT (COOPERTAN). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; NOGUEIRA, T. S. ; FROELICH, Anderson Gheller . Limites e possibilidades na coleta e distribuição dos produtos da Rede de Produção e Consumo Solidário (RPCS) entre Camponeses do Assentamento Antônio Conselheiro e Consumidores de Tangará da Serra-MT/Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; LIMA, Ana Maria de. ; BORGES, Juliano, L. . Contradições no processo de incubação de uma cooperativa de catadores em Tangará da Serra-MT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. . Agricultura familiar camponesa e educação do campo: A experiência do Curso de Residência Agrária na UNEMAT de Tangará da Serra-MT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, Juliano, L. ; PEREIRA, Adilson, L . Jovens de fibra: trabalho e sociabilidade no Assentamento Antônio Conselheiro ? Mato Grosso/Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. ; ZART . Economia Solidária e Educação: Uma experiência interinstitucional entre a UNEMAT e o município de Tangará da Serra ? MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Autogestão: a organização coletiva do trabalho na COOPERTAN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Agricultura familiar camponesa e educação do campo-Residência Agrária na perspectiva da agroecologia e da solidariedade um recorte da experiência Centro Oeste/UNEMAT de Tangará da Serra-MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; SZNITOWSKI, Adelice M. Adelice . O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-TGA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR-IES DO MÉDIO-NORTE MATO-GROSSENSE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Projeto "Mão-Na-Roda" - Uma Perspectiva de Inclusão Solidária para Tangará da Serra e Região.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Organização Rural Familiar da Gleba Triângulo: o Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Farinheira na Comunidade da Serra dos Palmares: Assentamento Antônio Conselheiro, Tangará da Serra - MT.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Consumo Consciente e Agroecologia: Primeiras Impressões na Comunidade da Gleba Triângulo - Tangará da Serra - MT. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. . Diagnóstico Sócio-Econônico e Ambiental na Agrovila 01 - Lote 04.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; MATTOS, J. L. S. ; LAFORGA, G. ; LUCONI JR, W. . ORGANIZAÇÃO FAMILIAR RURAL DA GLEBA TRIÃNGULO: TANGARÁ DA SERRA - MT. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SGUAREZI, Sandro B. . "OS MITOS E AS REALIDADES DO AGRONEGÓCIO, MEIO AMBIENTE E CONFLITO NO CAMPO". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAMPI, A. C. ; SGUAREZI, S.B. ; SILVA, C. A. F. . Dossiê: Democracia, Ambiente e Sociedade ? DAS: Desafios à Sustentabilidade GeoPantanal: revista do Curso de Geografia e do Mestrado em Estudos Fronteiriços / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal/UFMS. Corumbá-MS: Editora UFMS, 2021 (Organização Dossiê Especial).

  • MORAES, N. R. ; FERREIRA, L. R. ; SGUAREZI, S.B. . Dossiê: Memória, história e desafios de povos originários e comunidades tradicionais na contemporaneidade. Assis-SP: EDUNESP, 2021 (Organização do número especial da Revista FAED).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2021 (Organização de cartilha).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2021 (Organização de cartilha).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2021 (Organização de cartilha).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2021 (Organização de cartilha).

  • SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2021 (Organização de cartilha).

  • ZOIA, A. ; Machado, I. F. ; SGUAREZI, S.B. . Revista da Faculdade de Educação (Revista da FAED/UNEMAT) Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Groso/UNEMAT. Cáceres-MT: Editora UNEMAT, 2017 (Organização do número especial da Revista FAED).

  • ZOIA, A. ; Machado, I. F. ; SGUAREZI, S.B. . Revista da Faculdade de Educação (Revista da FAED/UNEMAT) Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Groso/UNEMAT. Cáceres-MT, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, E. P. ; VAILANT, C. ; MELO, S. A. B. X. . PLANO MUNICIPAL OPERACIONAL DE COLETA SELETIVA POPULAR SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL PARA CUIABÁ (PMOCSPSS-CUIABÁ). 2025.

SGUAREZI, S.B. ; SANTOS, A. A. ; MELO, S. A. B. X. . Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ? PMGIRS. 2023.

SGUAREZI, S.B. ; SENGER, Neuri, E. ; ZART ; EVANGELISTA, C. . Conselho Estadual de Economia Solidária do Estado de Mato Grosso. 2023.

SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. ; SENGER, N. E ; DORES, M. . Conselho Municipal de Economia Solidaria ? COMSOL. 2023.

SGUAREZI, S.B. ; BARREIROS, N. R. ; CARVALHO, G. ; CARDOSO, A. . Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). 2023.

SGUAREZI, Sandro B. . XII Encontro de Pesquisa em Educação ? Reunião Científica da Regional da ANPEd - CentroOeste. 2014.

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; OLIVEIRA, J. ; BARROS, V. P. . Assessoria para Formação de Lideranças de Catadores de Resíduos Sólidos da Rede CATAMATO/Projeto CATAFORTE-Fase II - Convênio nº 12.535, com a Fundação Banco do Brasil.. 2013.

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; OLIVEIRA, J. ; BARROS, V. P. . Assessoria para Formação de Catadores de Resíduos Sólidos da Rede CATAMATO/Projeto CATAFORTE-Fase II - Convênio nº 12.535, com a Fundação Banco do Brasil.. 2013.

SGUAREZI, Sandro B. ; SILVA, J. J. ; OLIVEIRA, J. ; BARROS, V. P. . Assessoria para Elaboração do Plano de Logística Solidária (PLS) da Rede CATAMATO/Projeto CATAFORTE-Fase II - Convênio nº 12.535, com a Fundação Banco do Brasil.. 2013.

SGUAREZI, S.B. ; ANDRADE, A. P. S. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. ; SILVA, W. S. ; MELO, S. A. B. X. . Este projeto põe em rede Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões do Brasil reunindo pesquisadores com experiêncRede de pesquisa, inovação e tecnologia social em gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e economia solidária (REPITES). 2020.

SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. ; ANDRADE, A. P. S. ; SILVA, A. A. D. ; SANTOS, A. A. ; CARDOSO, A. ; RODRIGUES, A. P. D. ; FROELICH, Anderson Gheller ; CARVALHO, DANIELA DA SILVA ; VAILANT, C. ; SOUZA, E. P. L. D. ; SANTOS, E. O. C. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. ; MARTINS, E. C. ; AMARAL, E. R. ; GIANSANTE, ANTÔNIO CÉZARE DE ARAUJO ; SOUSA JUNIOR, J. B. ; RAMBO, J. R. ; MATOS, K. M. ; RAMALHO, L. A. ; et.al . Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS). 2023.

SGUAREZI, S.B. ; VAILANT, C. ; SANTOS, A. C. S. ; SENGER, N. E ; SOUZA, M. D. ; MELO, S. A. B. X. ; SANTOS, S. R. ; SANTOS, E. O. C. ; SANTOS, A. A. ; MELO, A. X. . Tecnologia Social (TS) por processo: Gestão da autogestão produção e logística interna. 2023.

SGUAREZI, S.B. . Relatório Técnico de Programa de Extensão: PROGRAMA DE EXTENSÃO DA INCUBADORA DE ORGANIZAÇÕES COLETIVAS AUTOGERIDAS, SOLIDÁRIAS E SUSTENTÁVEIS (IOCASS) 2014/2016. 2022.

SGUAREZI, S.B. . Relatório Técnico PROGRAMA DE EXTENSÃO DA INCUBADORA DE ORGANIZAÇÕES COLETIVAS AUTOGERIDAS, SOLIDÁRIAS E SUSTENTÁVEIS (IOCASS) 2017/2021. 2022.

SGUAREZI, S.B. . Relatório Técnico de Projeto de Extensão: Apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) para implantação de Coleta Seletiva em Várzea Grande. 2022.

SGUAREZI, S.B. . Relatório Técnico Projeto Extensão: Formação em Economia Solidária, Associativismo e Cooperativismo 2020/2021. 2022.

SGUAREZI, Sandro B. . Projeto de Extensão: Estudantes em Ação. 2009.

SGUAREZI, Sandro B. . Projeto de Extensão: Qualificação profissional para Empreendedores do setor informal do Jardim Primavera - Sinop/MT. 2009.

SGUAREZI, Sandro B. . Relatório Final Gestão 2004/2008 Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho-NECOMT. 2008.

SGUAREZI, Sandro B. . RELATÓRIO FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2008.

SGUAREZI, Sandro B. ; BORGES, J. L. . RELATÓRIO FINAL DA PÓS-GRADAÇÃO - LATO SENSU - EM ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2008.

SGUAREZI, Sandro B. . RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE PESQUISA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR RURAL DA GLEBA TRIÂNGULO: TANGARÁ DA SERRA-MT. 2007.

SGUAREZI, S.B. ; RAMALHO, L. A. . Economia Solidária em entrevista. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SGUAREZI, S.B. ; CARVALHO, G. ; MEDEIROS, A. . Programa Bancos Comunitários. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SGUAREZI, S.B. . Entrevista: Tecnologias Sociais: Soluções para descarte de resíduos sólidos em Mato Grosso é desenvolvida na Unemat. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SGUAREZI, S.B. . MEIO AMBIENTE: MT aproveita 10% do material reciclável. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SGUAREZI, Sandro B. . Projeto da Unemat colabora no fortalecimento da economia de catadores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SGUAREZI, Sandro B. ; CRUZ, T. C. S. ; RUBIO, A. C. . Paradigma das Tecnologias Sociais, Redes e Gênero para a Produção Associada e Autogestionária. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SGUAREZI, Sandro B. ; RODRIGUES, F. X. F. ; BALDINOTTI, S. ; ROSA, M. . III Colóquio Internacional de Letras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SGUAREZI, S.B. ; SOUZA, S. C. ; SOUZA, E. P. L. D. ; SILVA, W. S. ; AMARAL, E. R. ; SILVA, A. A. D. ; RODRIGUES, A. P. D. ; CORREA, F. A. P. ; SCHIAVINATO, V. M. S. ; MATOS, K. M. . Economia Popular Solidária: organização socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. ; SENGER, N. E ; CARDOSO, A. ; SANTOS, S. R. ; SILVA, E. P. ; GUADAGNIN, M. R. ; RODRIGUES, A. P. D. ; MELO, A. X. ; VAILANT, C. ; CASTRILLON JUNIOR, D. A. C. ; MATOS, K. M. ; SOUZA, S. C. ; SOUZA, E. P. L. D. ; AMARAL, E. R. ; SILVA, W. S. ; SILVA, A. A. D. ; SCHIAVINATO, V. M. S. . Economia Popular Solidária: organização socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SGUAREZI, S.B. ; MELO, S. A. B. X. ; VAILANT, C. ; GUADAGNIN, M. R. ; CARDOSO, A. ; SILVA, E. P. ; SOUSA JUNIOR, J. B. ; SILVA, W. S. ; RODRIGUES, A. P. D. ; SANTOS, S. R. . Economia Popular Solidária: organização socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SGUAREZI, S.B. . Relatório Técnico de Projeto de Pesquisa. 2022. (Relatório de pesquisa).

SGUAREZI, Sandro B. ; CARVALHO, D. S. ; BARROS, E. C. P. G. ; CARVALHO, Y. M. F. ; NUNES, A. S. ; RAMBO, J. R. . Associativismo e cooperativismo: Cartilhas a campo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Organização).

SGUAREZI, Sandro B. . Centro de Informações Sócio-Econômicas - CISE. 2011. (Avaliação Ad Hoc de Projetos de Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Análise do mercado de trabalho formal na Região de Sinop/MT. 2011. (Avaliação Ad Hoc de Projetos de Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Gestão de resíduos sólidos e a sustentabilidade. 2011. (Mesa redonda).

SGUAREZI, Sandro B. . V Ciclo de Palestras em Ciências Sociais e Aplicadas (V CPCSA). 2011. (Avaliação Ad Hoc de Projetos de Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Estudantes em Ação. 2009. (Avaliação Ad Hoc de Projetos de Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Qualificação profissional para empreendedores do setor informal do Jardim Primavera - Sinop/MT. 2009. (Avaliação Ad Hoc de Projetos de Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Economia solidária e autogestão: limites e desafios para o desenvolvimento sustentável. 2009. (Palestra).

SGUAREZI, Sandro B. . Metodologias participativas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SGUAREZI, Sandro B. . Oportunidade para negócios social e ambientalmente responsáveis. 2007. (Mesa redonda).

SGUAREZI, Sandro B. . "Plano de Negócios em Empreendimentos Solidários". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SGUAREZI, Sandro B. . "Teoria da Participação". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SGUAREZI, Sandro B. . "AGRONEGÓCIOS X AGRICULTURA FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. 2006. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Tecnologia Social, difusão de soluções e competitividade em organizações de Catadores/as de materiais recicláveis na cadeia produtiva de resíduos sólidos do Estado de Mato Grosso, Descrição: A proposta tem por objetivo reaplicar Tecnologia Social (TS) de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) junto organizações de Catadores/as no Estado de Mato Grosso aprimorando, com base na pesquisa-ação o arranjo produtivo associativo de materiais recicláveis, visando o aumento da produtividade e da competitividade dessas organizações. Trata-se de TS consolidada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com aplicação na Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (COOPERTAN) a ser reaplicada e ampliada junto à outras organizações de Catadores/as do Estado de Mato Grosso. Inicialmente, participam da formulação dessa proposta a COOPERTAN, a RECICAMPO, a AMARB, a ASCAMAR, a ACAMARA. A TS proposta foi desenvolvida pela UNEMAT por dentro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade do Mundo do Trabalho (NECOMT), no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) e operada pela Incubadora de Organizações Coletivas Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) vinculada à Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO). A pesquisa-ação aqui delineada integra-se à Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES), constituída por Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões do Brasil, sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A REPITES reúne pesquisadores com ampla experiência em Economia Solidária, Tecnologia Social e extensão inovadora e efetiva-se sob a perspectiva da adequação sociotécnica (AST). A referida TS encontra-se em prática na COOPERTAN desde 2005 e vem contribuindo tanto para o fortalecimento da cooperativa e formação das pessoas para a autogestão, quanto para os aspectos técnicos de gestão. De forma inter e transdisciplinar a estratégia da investigação valorizará a pesquisa-ação e a pesquisa participante sustentada na pesquisa bibliográfica e documental. Como bases teóricas, ancora-se na Educação Popular e na Pedagogia da Alternância, comumente utilizadas na formação em Economia Solidária. Serão utilizados seminários, cursos (on line e presenciais), oficinas, formulários para diagnóstico socioeconômico e ambiental, entrevistas, observação participante e intercâmbios mediante visitas técnicas e estágios de vivência. Entre 2006 e 2007 a equipe da UNEMAT/NECOMT/IOCASS-GDRS pré-incubou, e ainda incuba, a organização de Catadores/as com mediações do poder público local que assumiu o compromisso de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Tangará da Serra/MT. Como produtos, aquela ação resultou na constituição da COOPERTAN e na criação do Programa Tangará Recicla, uma das primeiras políticas públicas de coleta seletiva e inclusão socioprodutiva no estado de Mato Grosso. Formalizada como pessoa jurídica em 12 de julho de 2007, no mesmo ano a COOPERTAN assinou o primeiro contrato com a autarquia de Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), iniciando um projeto piloto de coleta seletiva com Catadores/as remanescentes do lixão de Tangará da Serra. Em 2009, a COOPERTAN passou a fazer a coleta seletiva porta-a-porta, com caminhão próprio. Em 2012, foi proponente fundadora da Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso (REDE CATAMATO) que teve como sócios fundadores a COOPERTAN, a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG) e a Cooperativa Chapadense de Materiais Recicláveis (COOPCHAMAR). Com apoio do Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis (MNCR) a constituição da Rede obteve financiamento da Fundação Banco do Brasil (FBB). A Rede tem como horizonte a formalização (na junta comercial) sob a forma de uma cooperativa de seg. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo - Integrante / André Ximenes de Melo - Integrante / Daniela da Silva Carvalho - Integrante / Karen Mamoré de Matos - Integrante / Danilo Borges de Carvalho - Integrante / Lucas Arruda Ramalho - Integrante / Evelyn Oliveira Cardoso Santos - Integrante / Frankielle Alline Pereira Correa - Integrante / Dayana Luiza Schwerz - Integrante / Hélcio de Souza Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Tecnologia Social e competitividade em organizações autogestionárias de Catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva da reciclagem no Estado de Mato Grosso, Descrição: O problema da geração de resíduos sólidos é grave na sociedade contemporânea. Porém, as organizações de Catadores de materiais recicláveis vêm dando respostas bastante sustentáveis, pois geram trabalho e renda, estimulam a economia local, promovem a conservação ambiental, a saúde pública e empoderam politicamente. O objetivo geral é analisar de forma autogestionária os limites e as possibilidades da melhoria do arranjo produtivo associativo de Catadores de materiais recicláveis do Estado de Mato Grosso e da consolidação e competitividade dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) propensos a associar-se na Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso (Rede CATAMATO). O problema de pesquisa indaga: quais os desafios da Autogestão no processo de consolidação de cooperativas de segundo grau (redes)? Esse tema apresenta muitas lacunas teóricas, é pouco estudado na área de Administração, e os resultados dessa investigação podem desvelar o problema. A hipótese que se apresenta é: a autogestão é fundamental na consolidação de (redes) cooperativas de segundo grau. Falta uma cultura de participação efetiva das pessoas no processo de tomada de decisão na sociedade e nas organizações. As pessoas são educadas para competir, não para cooperar, daí a necessidade problematizar essa questão, a autogestão, pressuposto da radicalização da democracia leva ao protagonismo cidadão e ao empoderamento desses trabalhadores. A pesquisa propõe uma abordagem interdisciplinar, pela pesquisa-ação, pela incubação de Tecnologia Social numa relação dialógico-crítica alinhadas a Educação Popular utilizando-se de metodologias consolidadas pelos pesquisadores envolvidos. Espera-se produzir inovação tecnológica emancipatória dos sujeitos da pesquisa que possibilite a retroalimentação das políticas públicas e o avanço na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / josé Jaconias da Silva - Integrante / Cristiane BETANHO - Integrante / Silvano Carmo de Souza - Integrante / Aldecy de Almeida Santos - Integrante / MELO, SONIA APARECIDA BEATO XIMENES DE - Integrante / MELO, ANDRE XIMENES - Integrante / Lucas Arruda Ramalho - Integrante / Evelyn Oliveira Cardoso Santos - Integrante / Juliana Demartini - Integrante / Ramão Humberto Martins Manvailer - Integrante / Robinson Alves Lemos - Integrante / Tony Amorim de Oliveira - Integrante / Antonio Cézare Araújo Giansante - Integrante / Ana Paula Silva de Andrade - Integrante / Ana Paula Dalmás Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Cartografia sociocultural do estado de Mato Grosso da diversidade cultural à sustentação econômica em aldeias indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais, Descrição: O estado de Mato Grosso possui uma rica diversidade cultural, distribuída pelaextensa área geográfica. Essa diversidade distribui-se pela comunidade envolvente, aldeiasindígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais. A comunidadeenvolvente traz consigo especificidades regionais, construídas a partir dos processos decolonização e povoamento, eclodindo diferenças culturais distribuídas pelas regiõesgeográficas intermediárias de Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Ospovos indígenas, que se distribuem em etnias distintas, lutam pela sobrevivência de suasculturas, assim como acontece com as comunidades quilombolas e ribeirinhas. Nessecontexto, os assentamentos rurais buscam alternativas para manter suas atividades emfuncionamento, garantindo os direitos básicos às famílias que integram seus grupos. Asescolas criadas em muitas aldeias indígenas, comunidades quilombolas e assentamentosrurais permitiu o desenvolvimento da educação sistematizada, sem que esses gruposdeixassem de trabalhar pelo fortalecimento de suas línguas (povos indígenas) e culturas(povos indígenas e comunidades quilombolas), agregando novos valores as suas políticasde sobrevivência, tais como: agricultura familiar, inserção no mercado de trabalho nacomunidade envolvente, comercialização de produtos artesanais e agrícolas, entre outros.Diante do exposto, esta proposta de fortalecimento da pós-graduação, envolvendo trêsprogramas, sendo eles: Estudos Literários, Educação e Geografia, visa um estudo sobre acartografia de povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentosrurais no estado de Mato Grosso, congregando pesquisadores que possam investigar acultura, os processos educacionais oficiais e não oficiais, e modos de vida e sobrevivência2desses grupos sociais. A proposta fortalecerá os programas de pós-graduação envolvidos,fundamentalmente nas linhas de pesquisas que envolvem a Geografia Humana, aidentidade cultural e a memória, a vida social dos povos e das comunidades, bem como osprocessos educativos e suas configurações nesses diversos espaços geográficos e culturais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Rosely Aparecida Romanelli - Integrante / ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2020 - 2024

    Projeto Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES), Descrição: Este projeto põe em rede Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões do Brasil reunindo pesquisadores com experiências em economia solidária, tecnologia social e extensão inovadora. A atuação do núcleo que forma a Rede de pesquisa, inovação e tecnologia social em gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e economia solidária (REPITES) tem origem na Rede Unitrabalho, fundada em 1996. A experiência prévia de trabalho na temática da rede fortalece o mérito desta proposta tendo sido a Unitrabalho espaço de diálogo inicial e mediação para a elaboração da proposta. A REPITES tem como enfoque a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N 12.305, de 2 de agosto de 2010) e dos princípios da economia solidária, fomentando a geração de conhecimentos científicos e retroalimentando a qualificação de condições de trabalho e renda de trabalhadoras e trabalhadores de sistemas urbanos de coleta seletiva. A partir da REPITES serão viabilizados intercâmbios de experiências em ensino, pesquisa e extensão e o compartilhamento de bases teóricas, instrumentos e procedimentos metodológicos de pesquisa, passíveis de comparativos e aplicações em processos extensionistas de inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Há de se ressaltar, ainda, que as ações previstas considerarão definições e dimensões da inovação social como aporte à construção de tecnologias transformadoras de comunidades, grupos organizados coletivamente e Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de catadores e catadoras, especificamente associações e cooperativas com práticas de economia solidária. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo - Integrante / Cristiane BETANHO - Integrante / Armando Lírio de Souza - Integrante / Washington José de Souza - Coordenador / Renato da Silva Della Vechia - Integrante / Raquel Maria da Costa Silveira - Integrante / Marcia Janete da Cunha Costa - Integrante / Angelique Johanna Willemien Maria Van Zeeland - Integrante / Ana Paula Dalmás Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Pelotas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2019 - 2021

    Redes de colaboração solidária: Tecnologia social, inovação e competitividade em cooperativas de Catadores, Projeto certificado pela empresa Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra - MT em 17/02/2022., Descrição: Essa proposta de pesquisa tem por objetivo analisar de forma participativa os limites e as possibilidades da consolidação da Rede CATAMATO, utilizando-se da reaplicação de tecnologia social de incubação para Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), com foco na melhoria do arranjo associativo e da competitividade da rede e das cooperativas de Catadores de materiais recicláveis. O projeto visa fortalecer relações sociais transformadoras numa interface entre a pesquisa, o ensino e a extensão. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa. A estratégia da investigação valorizará a pesquisa-ação e a pesquisa participante, sustentada pela pesquisa bibliográfica e documental e ampliada pelo método da Pedagogia da Alternância. No que se refere as ferramentas, serão utilizadas: diagnóstico socioeconômico e ambiental, seminários, questionários, entrevistas, cursos e oficinas no processo de formação em Economia Solidária dos sujeitos envolvidos e intercâmbios através de visitas técnicas e estágios de vivência. A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), através Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade do Mundo do Trabalho (NECOMT) e da Incubadora de Organizações Coletivas Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) vinculada Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), trabalha com Catadores e Catadoras desde 2005. Em 2007 apoiou estrategicamente a criação da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra-MT (COOPERTAN) e a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Tangará da Serra-MT. Em 2012 apoiou a criação da Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso (REDE CATAMATO) que teve como proponente a Coopertan junto com a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG) e a Cooperativa Chapadense de Materiais Recicláveis (COOPCHAMAR). A constituição da Rede obteve apoio e financiamento da Fundação Banco do Brasil (FBB). Hoje a Rede CATAMATO conta com 113 sócios e é formada por 03 (três) Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) localizados em diferentes municípios do Mato Grosso. A Rede caminha para a sua institucionalização (com recursos da Cáritas-União Europeia) sob a forma de uma cooperativa de segundo grau desenvolvendo alianças estratégicas e a intercooperação. O processo de organização da Rede CATAMATO foi desenvolvido através de metodologias participativas e com base nos princípios da Economia Solidária, autogestão e redes de cooperação solidária. O desafio agora é a consolidação da Rede CATAMATO, objetivo estratégico dessa proposta de pesquisa em interface com a extensão. Espera-se que ao final do projeto se confirme a adesão de pelo menos mais 6 (seis) EES, ampliando em 200% (duzentos por cento) o número de sócios da Rede. Numa perspectiva mais ousada é possível avançar para mais 9 (nove) EES que mostraram interesse em aderir a rede, chegando a um total de 18 EES e 369 sócios. Ou seja, teremos um aumento de aproximadamente 227% no número de sócios junto à Rede. Para o desenvolvimento desse projeto não basta apenas a expertise e o know how da equipe da UNEMAT/NECOMT/IOCASS, será necessária a continuidade das parcerias institucionais estratégias como: Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT); Secretaria Estadual de Maio Ambiente (SEMA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Movimento Nacional do Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-MT), bem como o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que representa o poder público local através da prefeituras municipais que atuam com a contratação de cooperativas e associações para a realização da coleta seletiva. Isso deverá garantir nã. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Anderson Gheller Froelich - Integrante / ELEI CHAVIER MARTINS - Integrante / josé Jaconias da Silva - Integrante / Raimundo Nonato Cunha de França - Integrante / CLÓVIS VAILANT - Integrante / ELIEL REGIS DE LIMA - Integrante / Aline Pereira Dutton - Integrante / Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo - Integrante / André Ximenes de Melo - Integrante / Cristiane BETANHO - Integrante / Daniela da Silva Carvalho - Integrante / Silvano Carmo de Souza - Integrante / Washington José de Souza - Integrante / Luis Cláudio Alves Viana - Integrante / Débora Borges dos Santos - Integrante / Cláudia Farias Pezinni - Integrante / Karen Mamoré de Matos - Integrante / Lidiane da Silva Souza Angola - Integrante / Silvio Tupinanbá Fernades de Sá - Integrante / Magno Alves Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Cáritas Brasileira - Cooperação., Número de produções C, T & A: 13

  • 2017 - 2021

    Políticas públicas voltadas à agricultura familiar: análise do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF/SDT/MDA) em âmbito do Território Alto Paraguai, Descrição: A Ação de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF) é uma das políticas territoriais do Governo Federal, cujo objetivo principal é viabilizar a estruturação e/ou qualificação de serviços públicos locais, territoriais ou estaduais para a produção, armazenamento, transporte, comercialização e inspeção sanitária de produtos da agricultura familiar de municípios localizados em Territórios Rurais. A proposta desse projeto é analisar o PROINF no âmbito do Território Alto Paraguai em Mato Grosso e sua contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar e redução da pobreza no campo, aplicando métodos qualitativos e quantitativos (modelos econométricos) para comparar municípios que acessaram e municípios que não acessaram tal programa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Gilmar Laforga - Integrante / JOSÉ ROBERTO RAMBO - Integrante / Raimundo Nonato Cunha de França - Integrante / Anderson Gheller Froehlich - Coordenador / Omar Jorge Sabbag - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2020

    Análise de Eficiência na Utilização de Recursos e no Atendimento a População do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Território do Alto Paraguai em Mato Grosso, Descrição: O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) é uma política pública voltada à comercialização dos produtos agrícolas, implementado em 2003 no Brasil, no âmbito do Programa Fome Zero. Objetiva-se analisar a eficiência no uso dos recursos e no atendimento a população do PAA por parte de agricultores familiares nos municípios do Território do Alto Paraguai em Mato Grosso, utilizando-se a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Gilmar Laforga - Integrante / JOSÉ ROBERTO RAMBO - Coordenador / Raimundo Nonato Cunha de França - Integrante / Anderson Gheller Froehlich - Integrante / Omar Jorge Sabbag - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Arranjos colaborativos para o desenvolvimento sustentável: Um estudo de caso em uma comunidade vulnerável da região Amazônica., Descrição: O objetivo deste projeto é de identificar como um arranjo colaborativo em rede pode propiciar ações produtivas sustentáveis, de modo a propor um esquema conceitual que apresente os principais elementos presentes em um arranjo colaborativo para o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis. A metodologia adotada será de estudo de caso, utilizando-se de técnicas qualitativas e quantitativas. O arranjo colaborativo a ser pesquisado é formado por empresas estatais, empresas da iniciativa privada e organizações não governamentais (ONG?s).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Gilmar Laforga - Integrante / ELEI CHAVIER MARTINS - Integrante / Ana Maria de Lima - Coordenador / Regina Maria da Costa - Integrante / Nilso Francio - Integrante.

  • 2014 - 2017

    REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS INERENTES À METODOLOGIAS, PROCESSOS EDUCATIVOS E RESULTADOS DO PROGRAMA INCUBADORA DE ORGANIZAÇÕES COLETIVAS AUTOGERIDAS, SOLIDÁRIAS E SUSTENTÁVEIS (IOCASS), Descrição: Objetiva analisar e avaliar epistemologicamente políticas públicas, metodologias de incubação e processos educativos desenvolvidos junto aos Empreendimentos Econômicos Solidárias (EES) na Bacia do Território do Alto Paraguai. O Programa IOCASS constitui-se em um programa permanente de ações e reflexões sobre o mundo do trabalho. A metodologia que instrui as ações centram-se na pesquisa-ação e pesquisa participante e acontecem a partir do processo de pré-incubação, incubação e desincubação de EES, na perspectiva do diálogo entre a pesquisa qualitativa e quantitativa e na busca de um trabalho interdepartamental que não apenas promove, mas é dependente da interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão numa visão inter e transdisciplinar. Nesse sentido utiliza-se de diferentes ferramentas e envolve atividades de diagnóstico, formação dos agentes envolvidos, assessoria técnica, construção e disseminação de tecnologias sociais e de autogestão, formação e fortalecimento de redes de cooperação entre os EES e instituições parceiras, apoio à políticas públicas para a Economia Solidária. Orientações nos processos de articulação da compra de insumos, a produção e a comercialização de produtos. Espera-se que a incubadora solidifique parcerias e possa contribuir com o fortalecimento dos empreendimentos e com a construção de políticas públicas que possam garantir a sustentabilidade do desenvolvimento das atividades dos EES que atuam de forma coletiva e solidária. Bem como, ampliem o papel social da universidade junto à sociedade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Anderson Gheller Froelich - Integrante / Wilson Luconi Jr - Integrante / ELEI CHAVIER MARTINS - Integrante / josé Jaconias da Silva - Integrante / Ana Maria de Lima - Integrante / Juliano Luiz Borges - Integrante / NEURI ELIEZER SENGER - Integrante / José Pereira Filho - Integrante / ARIEL LOPES TORRES - Integrante / Lierge Luppi - Integrante / Gelciomar Simão Justen - Integrante / Raimundo Nonato Cunha de França - Integrante / Willian Marques Duarte - Integrante / Cleci Grzebieluckas - Integrante / ELIEL REGIS DE LIMA - Integrante / Edir Antonia de Almeida - Integrante / Aline Pereira Dutton - Integrante / Taliara Teixeira Sguarezi - Integrante / Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo - Integrante / André Ximenes de Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 78

  • 2014 - 2016

    Política pública na agricultura familiar: uma análise do PAA em assentamentos nos municípios de Tangará da Serra, Juína e São José dos Quatro Marcos., Descrição: O objetivo desse projeto é o de analisar a execução da política pública PAA em assentamentos de reforma agrária em três municípios matogrossenses. Em última análise, interessa-nos nessa investigação verificar em que medida essa política pública constitui-se como um dos mecanismos de promoção de desenvolvimento rural, ampliando as conquistas sociais e assegurando a sucessão e assim a permanência dessas famílias nas suas unidades de vivência. A pesquisa é de caráter qualitativo, onde o método utilizado será o descritivo, fazendo uso de técnicas de entrevistas, aplicação de questionários, de observação simples, não controlada e não-participante. Como resultado principal espera-se contribuir a uma maior assertividade das políticas de desenvolvimento em âmbito de assentamentos rurais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Gilmar Laforga - Coordenador / Juliano Luiz Borges - Integrante / JOSÉ ROBERTO RAMBO - Integrante / Raimundo Nonato Cunha de França - Integrante / Maria Aparecida Anselmo Tarsitano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2014 - 2016

    Pesquisa sobre metodologias, processos educacionais e resultados do Programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS), Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que visa uma reflexão sociológica sobre as metodologias e os resultados do Programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis ? IOCASS da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Tangará da Serra se constitui em um programa permanente ensino, pesquisa e extensão e de ações junto ao mundo do trabalho, de forma a contribuir com o desenvolvimento local sustentável da região da Bacia do Alto Paraguai. O programa está ligado ao Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade do Mundo do Trabalho (NECOMT) e aos seus dois Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo Trabalho (GDRS) e o Gestão: Agricultura Familiar e Agroecologia (GAFA). Trata-se de um programa com forte ação interdepartamental focado na indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa universitária com relevante do compromisso social da Universidade interligando os vários projetos políticos pedagógicos dos cursos da UNEMAT, nesse sentido, o programa se propõe fazer com que professores e estudantes ultrapassem os muros da Universidade e dialoguem com a sociedade e os Movimentos Sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Wilson Luconi Jr - Integrante / josé Jaconias da Silva - Integrante / Ana Maria de Lima - Integrante / Juliano Luiz Borges - Integrante / Willian Marques Duarte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2013 - 2015

    Monitoramento e Avaliação das Obras e Serviços da COPA DO MUNDO FIFA 2014 - CUIABÁ, Descrição: O projeto visa a elaboração e aplicação de instrumentos de Monitoramento e Avaliação das ações planejadas e realizadas para as obras de infraestrutura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Cuiabá - Mato Grosso, visando verificar a conformidade com os requisitos exigidos pela FIFA e pelo Governo Federal (Ministério dos Esportes), sugerindo quando necessárias modificações e ajustes para melhoria dos resultados e adequação de procedimentos as normas de conformidade internacional. Por meio de metodologia científica, realizar levantamento de dados, informações e análises quantitativas e qualitativas de prospecção, impactos sociais, econômicos, ambientais e outros, relacionados às obras e dos serviços para Copa do Mundo 2014 na cidade de Cuiabá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (29) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Áurea Regina Alves Ignácio - Integrante / Iraci Aguiar Medeiros - Integrante / Vilma Barretto Vila - Integrante / Manoel dos Santos Filho - Integrante / Marlon Leão - Integrante / Flavio Alessandro Crispim - Integrante / Flávio Teles Carvalho da Silva - Integrante / Roberta Leal Raye - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Análise do Processo de Formação e Organização Socioprodutiva de Jovens no Assentamento Antônio Conselheiro em Barra do Bugres e Tangará da Serra ? MT, Descrição: O projeto de pesquisa integra uma equipe de formação e organização socioprodutiva de jovens camponeses, organizada pela Universidade de Brasília em atenção às demandas da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República. A estratégia é a análise de situações concretas de inserção em realidades educacionais e de produção, para compreender processos de permanência e desenvolvimento da juventude no campo e, por conseguinte das políticas públicas necessárias para o fomento de ações alicerçadas na socioeconomia solidária e na agroecologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Laudemir Luiz Zart - Coordenador / Mônica Castagna Molina - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa / Universidade do Estado de Mato Grosso - Bolsa / Presidência da República- Secretaria-Geral- Sec. Nacional de Juventude - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Diagnóstico, pré-incubação e incubação de Empreendimentos Economicos Solidários de Tangará da Serra-MT: reflexões sobre a relação da pesquisa e da extensão no processo de construção de tecnologia social pelo viés da autogestão, Descrição: Promover através da pesquisa-ação a reflexão sobre o processo de cooperação na construção de tecnologia social entre a UNEMAT/NECOMT, o município e a sociedade civil organizada em Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (EESS), fortalecendo as relações sociais transformadoras da pesquisa e da extensão através do processo de incubação pelo viés da autogestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Integrante / Anderson Gheller Froelich - Integrante / Ana Maria de Lima - Coordenador / José Pereira Filho - Integrante / Aparecida de Fátima Alves de Lima - Integrante / Regina Maria da Costa - Integrante / Lierge Luppi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Desafios paradigmáticos da autogestão na economia solidária: Limites e possibilidades, Descrição: As transformações sócio-econômicas das últimas décadas trouxeram conseqüências ao mundo do trabalho, influenciando os rumos do Brasil de forma significativa, sendo que o Estado de Mato Grosso, não ficou imune ao impacto dessas transformações. A opção pelo modelo de desenvolvimento econômico vigente e o processo de colonização promoveram um dos casos mais perversos de concentração fundiária no país. Se por um lado colocou Mato Grosso na condição de um dos principais produtores agrícolas brasileiro, por outro promoveu a exclusão social e a concentração de renda. Embora Mato Grosso venha sofrendo redução do ímpeto migratório se percebe o crescimento da população concentrada nos centros urbanos, gerando sérios problemas sociais, entre eles o desemprego. Como resposta para enfrentar os problemas ocasionados por essas mudanças, os movimentos sociais encontraram na economia solidária e na autogestão uma alternativa para a geração de trabalho e renda e a democratização econômica. Consideramos que a consolidação da democracia no Brasil e no Mato Grosso depende da competência organizativa da sociedade e esse resultado se dará na medida em que as pessoas compreenderem a complexidade da democracia, a importância do fazer coletivo e da participação. Podemos afirmar que os movimentos sociais também percebem isso e protagonizam através da economia solidária uma verdadeira revolução social silenciosa, paradigmática e pragmática. Silenciosa porque é uma revolução sem armas, sem violência, sem exclusão. Paradigmática porque exige dos trabalhadores a transcendência da heterogestão para a autogestão e coloca o desafio da democracia como modo de vida. E pragmática porque requer o avanço das competências organizativas, internas em cada empreendimento e externas criando redes que possibilitem a consolidação do movimento. O objetivo da pesquisa visa identificar os desafios, limites e possibilidades da autogestão no empoderamento e emancipação dos empreendimentos econômicos solidários-EES n. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Lucia Maria Machado Bógus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    PROJETO DE PARTICIPAÇÃO DA UNEMAT NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DESENVOLVIDO JUNTO AOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ATERRO SANITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA (MT), Descrição: O Grupo de Catadores de Resíduos Sólidos que atuam no Aterro Sanitário de Tangará da Serra é um grupo que a muito trabalha no ramo, onde seus membros exerciam a atividade de coleta de lixo no antigo lixão da Cidade de Tangará da Serra, atividade iniciada à aproximadamente oito anos. Em 2004, com a abertura e funcionamento do aterro sanitário o lixão foi desativado, ocorrendo a transferência das famílias que trabalhavam no lixão para o aterro, dando continuidade ao trabalho de coleta e comercialização de recicláveis extraídos do lixo urbano. O trabalho realizado no Aterro Sanitário é bastante precário, expondo os trabalhadores a condições degradantes de trabalho, vez que o relacionamento se dá de forma direta das pessoas com o lixo, sem os cuidados necessários. Além das precárias condições de trabalho, o potencial econômico da atividade é sub-explorado, quer seja pela falta de condições estruturais, quer seja pela ausência de conhecimento e organização da atividade. A partir desta realidade, o Banco do Brasil S/A, Agência de Tangará da Serra(MT), através de um programa corporativo convidou um grupo de parceiros com o propósito intervir na realidade de trabalho do Grupo de Catadores, numa perspectiva de humanizar e rentabilizar a atividade em desenvolvimento, convidando entre outros, a Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, através do Campus Universitário de Tangará da Serra para compor a Equipe de Desenvolvimento Regional Sustentável-DRS, com a finalidade de planejar e implementar um programa de Desenvolvimento Sustentável a partir da realidade existente no Aterro Sanitário de Tangará da Serra. Reconhecendo a relevância do trabalho a ser desenvolvido, o presente projeto propõe sistematizar a participação da UNEMAT, através do Campus de Tangará, na parceria constituída pelo Banco do Brasil, para atuar em conjunto com outros agentes e com o grupo de Catadores de Resíduos Sólidos no Aterro Sanitário da Cidade de Tangará da Serra, colaborando assim no processo de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Anderson Gheller Froelich - Integrante / Ana Maria de Lima - Integrante / José Pereira Filho - Integrante., Financiador(es): BANCO DO BRASIL S/A - Cooperação / Universidade do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Universidade do Estado de Mato Grosso - Remuneração / PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ DA SERRA-MT - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2007

    ORGANIZAÇÃO FAMILIAR RURAL DA GLEBA TRIÂNGULO EM TANGARÁ DA SERRA-MT, Descrição: As pequenas e médias propriedades têm sido esquecidas ao longo dos anos pelas políticas oficias no Brasil. Contudo, as políticas governamentais atuais têm sinalizado para a priorização da agricultura familiar como mecanismo de inclusão social e fonte geradora de renda e produtora de alimento em qualidade e quantidade suficiente para garantir a médio prazo a segurança alimentar do pais. Os desafios decorrentes dessa conjuntura são favoráveis para a reestruturação das organizações familiares rurais, que depende de tomadas de decisão relativas as técnicas de gestão e produção que facilitem um processo de transição do modelo de agricultura convencional para o modelo agroecológico. Para tal se faz necessário conhecer o perfil das organizações familiares rurais, suas limitações, vocações e potencialidades a luz do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a realização de um diagnóstico junto as organizações familiares rurais da Gleba Triângulo poderá constituir-se num instrumento capital na formulação de futuros projetos de pesquisa e políticas governamentais voltadas para o setor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Fiorelo Picoli - Integrante / Anderson Gheller Froelich - Integrante / Jorge Luiz Schirmer de Mattos - Integrante / Gilmar Laforga - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    PERF Projeto Empresa Rural Familiar, Descrição: PERF: Projeto Empresa Rural Familiar e su desenvolvimento sustentavel. Atuava na pesquisa e extensao buscando diagnosticar a realidade socio-economica-ambiental das pequenas propriedades rurais familiares na regiao de Tangara da Serra-MT, procurava interferir na realidade implantando as funçoes de administracao: planejamento, organizacao, direcao e controle. Principalmente o planejamento estrategico voltado para a susbstituicao da producao agricola convencional pela producao organica de alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Fiorelo Picoli - Integrante / Anderson Gheller Froelich - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2024 - 2024

    Candidato a vice-prefeito na eleição minicipal 2024, Descrição: Participação do pleito eleitoral de 2024, na esfera municipal na qualidade de candidato a Vice-Prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). GESTÃO INOV@ RENOV@ TANGARÁ 2025/2028. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandro Benedito Sguarezi - Coordenador / Karen Priscila Rocha Antunes Santos - Integrante.

Prêmios

2017

Moção de Congratulação pela participação imprescindível na organização planejamento orientação de recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas e organizações sociais de MT, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).

2011

Título de Cidadão Tangaraense, Câmara Municipal de Tangará da Serra.

2010

Moção de aplausos, Câmara Municipal de Tangará da Serra-MT.

2005

Título de Cidadão Mato-grossense, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Administração. , Rod. MT 358 Km 07, Aeroporto, 78300000 - Tangará da Serra, MT - Brasil - Caixa-postal: 287, Telefone: (65) 33114907, Ramal: 4913, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - 2024

Estadual do Partido Socialista Brasileiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2017

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1995 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de núcleo e grupos de pesquisa/CNPq Coordenaçao e participaçao em projetos de pesquisa e extensão Orientação de monografias; dissertações e teses Cargos de Gestao

Atividades

  • 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso: Departamento de administração.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Administração.

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu-UNEMAT).,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO (CESOL).,Cargo ou função, Membro CESOL-MT.

  • 06/2015

    Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu Economia Solidaria e Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração Pública

  • 05/2015

    Direção e administração, Comissão Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas/SEGES-MT.,Cargo ou função, Membro da Comissão especial para elaboração do projeto de Mestrado Profissional na Área de Gestão e Políticas Públicas junto a Superintendência da Escola de Governo/SEGES-MT.

  • 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Gestora Nacional-CGN do Sistema do Comércio Susto Solidário-SCJS.,Cargo ou função, Representante da UNITRABALHO/UNEMAT-NECOMT/IOCASS na CGN.

  • 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Gestora Pró-Catador Convênio SEMA/MT-MTE/SENAES nº 010/2013.,Cargo ou função, Representante do NECOMT/UNEMAT.

  • 03/2014

    Direção e administração, Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis.,Cargo ou função, Coordenador.

  • 03/2014

    Extensão universitária , Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis.,Atividade de extensão realizada, Coordenação.

  • 01/2013

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação popular e trabalho associado

  • 11/2012

    Direção e administração, Doutorado em Administração DINTER UNISINOS/UNEMAT.,Cargo ou função, Coordenador Operacional do Doutorado Interinstitucional DINTER em Administração UNISINOS/UNEMAT.

  • 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho.,Linhas de pesquisa

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho.,Linhas de pesquisa

  • 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de pesquisa: Desenvolvimento Regional Sustentável.,Linhas de pesquisa

  • 04/1995

    Ensino, Administraçao, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e responsabilidade social, Teoria Geral da Administração, Teorias da Administraçao I, Teorias da Administraçao II, Estágio supervisionado I e II, Cooperativismo e associativismo, Gestão estratégica

  • 03/2016 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de elaboração Doutorado em Educação/UNEMAT/APCN/CAPES/2017.,Cargo ou função, Membro da Comissão especial para elaboração da proposta do Curso de Doutorado em Educação (PPGEdu-UNEMAT), submissão APCN/CAPES/2017..

  • 06/2014 - 05/2016

    Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas para o Trabalho

  • 02/2012 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de elaboração projeto de Doutorado/DINTER UNISINOS/UNEMAT.,Cargo ou função, Membro da Comissão especial para elaboração do projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração DINTER UNISINOS/UNEMAT-CAPES.

  • 02/2006 - 08/2008

    Direção e administração, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho.,Cargo ou função, Coordenador de Núcleo.

  • 07/2004 - 08/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho.,Linhas de pesquisa

  • 01/1999 - 08/2008

    Estágios , Departamento de Administração, Campus Universitário de Tangará da Serra.,Estágio realizado, Orietaçao de Estagio Supervisionado.

  • 09/2006 - 02/2008

    Direção e administração, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2004 - 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de pesquisa gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA).,Linhas de pesquisa

  • 03/2003 - 03/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso Administração, Departamento de Administracao.,Cargo ou função, Membro de conselho.

  • 03/1999 - 09/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consuni Conselho Universitario, Universidade do Estado de Mato Grosso.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.

  • 03/1999 - 09/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consuni Conselho Universitario, Universidade do Estado de Mato Grosso.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 02/1999 - 09/2000

    Extensão universitária , Departamento de Administração, Campus Universitário de Tangará da Serra.,Atividade de extensão realizada, Assessoria pequenos produtores rurais.

  • 04/1995 - 09/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado de Mato Grosso.,Cargo ou função, Membro de conselho.

  • 04/1995 - 09/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso Administração, Departamento de Administracao.,Cargo ou função, Membro de conselho.

  • 09/1995 - 10/1997

    Direção e administração, Departamento de Administração, Campus Universitário de Tangará da Serra.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/1995 - 09/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa Extensão.,Cargo ou função, Membro de conselho.

2022 - Atual

Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Comissão Provisória da REDE UN, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO)A Fundação Interuniversitária Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO), encontra-se em processo de insolvência. Junto com um coletivo assumi o compromisso de reorganizar a REDE DE PESUISADORES, atualment estou Coordenador Nacional da Comissão Provisória da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO),

2020 - Atual

Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Rede REPITES - Centro Oeste, Carga horária: 2

Outras informações:
REDE DE PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SOCIAL EM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA SOLIDÁRIA (REPITES)Este projeto põe em rede Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões do Brasil reunindo pesquisadores com experiências em economia solidária, tecnologia social e extensão inovadora. A atuação do núcleo que forma a Rede de pesquisa, inovação e tecnologia social em gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e economia solidária (REPITES) tem origem na Rede Unitrabalho, fundada em 1996. A experiência prévia de trabalho na temática da rede fortalece o mérito desta proposta tendo sido a Unitrabalho espaço de diálogo inicial e mediação para a elaboração da proposta. A REPITES tem como enfoque a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N 12.305, de 2 de agosto de 2010) e dos princípios da economia solidária, fomentando a geração de conhecimentos científicos e retroalimentando a qualificação de condições de trabalho e renda de trabalhadoras e trabalhadores de sistemas urbanos de coleta seletiva. A partir da REPITES serão viabilizados intercâmbios de experiências em ensino, pesquisa e extensão e o compartilhamento de bases teóricas, instrumentos e procedimentos metodológicos de pesquisa, passíveis de comparativos e aplicações em processos extensionistas de inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Há de se ressaltar, ainda, que as ações previstas considerarão definições e dimensões da inovação social como aporte à construção de tecnologias transformadoras de comunidades, grupos organizados coletivamente e Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de catadores e catadoras, especificamente associações e cooperativas com práticas de economia solidária.

2011 - Atual

Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Incubadora Tecnologia Social IOCASS, Carga horária: 6

Outras informações:
A Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS), foi formalizada em 2011. Mas a expertise de incubação vem de 2003, e depois em 2004 com a criação do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), vinculado a Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO) passou a desenvolver a incubação Tecnologia Social de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Hoje a ação da Incubadora IOCASS de Tecnologia Social, atua com cooperativas, associações e redes de colaboração solidária no Território do Alto Paraguai, Território Pantanal-Grande Cáceres e no Território da Baixada Cuiabana. Teve forte atuação no setor da Agricultura Familiar, Agricultura Familiar Camponesa, Artesanato e com a coleta seletiva realizada por Catadoras/es de Materiais Recicláveis. Hoje a IOCASS junto com o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) e a Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES), apoiada na metodologia de Incubação da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO) tem focado seus estudos, pesquisas, ações de ensino e extensão junto as Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis (OCMR). Em 2023, a Incubadora IOCASS/GDRS orientaram, atenderam e apoiaram ações em mais de 20 OCMR no estado de Mato Grosso. Também apoiou as OCMR da Grande Belém-PA no diálogo com a Prefeitura de Belém-PR e a Universidade Federal do Para-UFPA no processo de inclusão socioeconômica produtiva de Catadoras/es de Materiais Recicláveis.De maneira interdisciplinar envolve os diferentes cursos de graduação e a pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)/Mestrado e Mestrado/Doutorado pelo Programa de Ciências Ambientais (PPGCA). Tem forte interlocução com a criação e agenda

2004 - Atual

Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Núcleo de Pesquisa - NECOMT, Carga horária: 4

Outras informações:
Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT)Fundador (2004), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT). O Núcleo abriga o Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA)-(CNPq 2003), o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável e as Transformações no Mundo do Trabalho (GDRS) -(CNPq 2006) e a Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS)-(2011), estes atuam junto a Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) e a Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO)