Carlos Alberto Ribeiro Barbosa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1994) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor Adjunto IV AFA Academia da Força Aérea. Professor Universitário a mais de 25 anos, é professor de MBA tendo lecionado em vários cursos no Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Comunicação e Gestão Estratégica, bem como Jogos de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, necessidade, influências, comportamento do consumidor e motivação.
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciências da Educação
2020 - Atual
Universidad Columbia del Paraguay
Título: A ORIGEM SOCIAL DOS CADETES DA AFA - ACADEMIA DA FORÇA ÁEREA BRASILEIRA - ENDOGENIA OU EXÓGENIA, AS CONSEQUENCIAS NA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Orientador: Deise Becker Kirsch
Doutorado interrompido em 2009 em Ciências Sociais
2005 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: As Mudanças socias ocorridas nos consumidores de Marcas Premuim
Orientador: Edgar de Assis Carvalho
Ano de interrupção: 2009Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Influências; Marketing; Motivaçao; Necessidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Mestrado em Administração
1996 - 2000
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: As influencias motivacionais no comportamento do consumidor do ensino universitario, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Onezimo de Oliveira
Palavras-chave: Marketing; Comportamento do Consumidor; Motivaçao; Influências.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
BARBOSA, C. A. R. . 3o. EPESM. 2011. (Congresso).
BARBOSA, C. A. R. . VI CONGRESSO DE DEFESA NACIONAL. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
67 REUNIÃO ANUAL SBPC. O ENSINO DE MARKETING NA ACADEMIA DA FORÇA AEREA. 2015. (Congresso).
V PAINEL SOBRE DEFESA.A SITUAÇÃO DO ORIENTE MEDIO E SEUS REFLEXOS PARA O BRASIL. 2015. (Seminário).
XII CONGRESSO ACADEMICO SOBRE DEFESA NACIONAL. COMISSÃO ORGANIZADORA. 2015. (Congresso).
VI ENCONTRO PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR MILITAR. 2014. (Congresso).
CICLO DE PALESTRAS DE MARKETING. 2008. (Outra).
I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA AFA. 2008. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS PARA OS DOCENTES DA AFA DA. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
BARBOSA, C. A. R.. Analise sobre os Sistemas de Informações Utilizados no Corpo de Cadetes da Aeronautica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; TAKAHASI, EMILIA E; MACHADO, A. J.. OPERAÇÕES CONJUNTAS E AS ACADEMIAS DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL - PROPOSTA PARA UMA ATUAÇÃO INTEGRADA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; TAKAHASI, EMILIA E; MORELLI JR, A.. O RECRUTAMENTO DE OCIDENTAIS POR GRUPOS TERRORISTAS NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA - APORTES DA PSICOLOGIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; SOUZA, P. C. R. D.; LOPES, L. S. P.. A IMPORTANCIA DO VLS NACIONAL PARA A FORÇA AEREA BRASILEIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; LEMES, L. R.; RODRIGUES, A. C.. PROJETO F-X2 UMA ANALISE CRITICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; TAKAHASI, EMILIA E; LOPES, D. C. F.. O ESTUDO DO ESTESSE NO COTIDIANO DOS CADETES AVIADORES DA FORÇA AEREA BRASILEIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; TAKAHASI, EMILIA E; FRANCO, G. C.. AAS CADETES NO CORPO DE CADETES DA AERONAUTICA: UMA ANALISE DOS MOTIVOS E NUMEROS DESSA PARTICIPAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; TAKAHASI, EMILIA E; LOPES, L. S. P.. DESENVOLVIMENTO MORAL NA SOIEDADE CONTEMPORANEA: PERSPECTIVAS SOBRE IDENTIDADE MILITAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; MAGIERSKI, D.; BERTTO, T.. ENDOMARKETING: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; MAGIERSKI, D.; BISPO, C. A. F.. O USO DO WEBSITE INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING DA FAB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; MAGIERSKI, D.; NASCIMENTO, M. E. F.. OPERAÇÕES PSICOLOGICAS: A ESPADA INVISIVEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; LOPES, L. S. P.; SOUZA, P. C. R. D.. A ACADEMIA DA FORÇA AEREA E SEU ALINHAMENTO COM O PLANO ESTRATEGICO MILITAR DA AERONAUTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.; SOUZA, P. C. R. D.; LOPES, L. S. P.. ANALISE DA GESTÃO FINANCEIRA DA SCAER COM ENFASE NO SISTEMA INFORMATIZADO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea.
BARBOSA, C. A. R.. A Importância da Internet no Corpo de Cadetes da Aéronautica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.. Proposta de Racionalização de Aguá no Corpo de Cadetes da Aéronautica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.. Qualidade de Vida do Cadete Atleta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.. A Importância da Atividade Física na Qualidade de Vida no Trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.. A Comunicação Social do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e seu Aspecto Social.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.. Sistema de Informação na FAB: Uma Evolução do SILOMS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica.
BARBOSA, C. A. R.; Orientador. Do GATT as Assimetrias Existentes no Comercio Internacional Entre Paises Desenvolvidos e Paises em Desenvolvimento: Os Subsidios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdades de Campinas.
BARBOSA, C. A. R.; Orientador. A Politica Comercial Brasileira na Decada de 1980 e a Nova Realidade Internacional dos Anos 90: Um Estudo Comparado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdades de Campinas.
BARBOSA, C. A. R.. GERENCIAMENTO E PATRIMONIO DA MARCA - BRAND EQUILY. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fieo Fundação Instituto de Ensino Para Osasco.
BARBOSA, C. A. R.. FATORES DE INFLUENCIA SOBRE A ATITUDE PERANTE O ACHOCOLATADO EM PÓ NA METROPOLE DE SÃO PAULO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BARBOSA, C. A. R.. O MERCADO CONSUMIDOR PARA DEFICIENTES FISICOS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fieo Fundação Instituto de Ensino Para Osasco.
Orientou
A Utilização do Endomarketing e de ferramentas de Publicidade para o fortalecimento da Imagem do Esquadrão de Segurança e Defesa da AFA - Um estudo comparativo; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; (Orientador);
A Importância da Propaganda de Guerra nos Conflitos Armados do Século XX; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; (Orientador);
Consciência para Defesa Nacional - Politicas Publicas na Educação Básica; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; (Orientador);
AS VANTAGENS DA AQUISIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ULTRALEVES NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; (Orientador);
ESQUADRILHA DA FUMAÇA COMO PROMOÇÃO DE VENDAS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AVIADORES; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; (Orientador);
Consciência para Defesa Nacional - Politicas Publicas na Educação Básica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Utilização do Endomarketing e de ferramentas de Publicidade para o fortalecimento da Imagem do Esquadrão de Segurança e Defesa da AFA - Um estudo comparativo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Importância da Propaganda de Guerra nos Conflitos Armados do Século XX; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FAB NAS MISSÕES MILITARES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
MISSÕES HUMANITARIAS COMO FERRAMENTA DE REFORÇO DA MARCA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A UTILIZAÇÃO DO PFV COMO FERRAMENTA DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DA AFA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA AFA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Divulgação do Concurso da Academia da Força Aérea na Região Norte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
POPULARIZAÇÃO DA AVIAÇÃO NO BRASIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
ENDOMARKETING: A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE VALORES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Marketing na Força Aérea; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
O Marketing Externo da Força Aérea na Região Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
O Marketing Externo da Força Aérea na Região Centro-Oeste; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Ambiente da Sala de Aula na Formação do Cadete da Força Aérea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Os Métodos Complementares para os Cadetes do 2o; Esquadrão de Instrução Aérea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Ações da Força Aérea Brasileira em Tempos de Paz; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Importância do Endomarketing; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
O Marketing na Força Aérea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
O Marketing na Força Aérea como Diferencial Competitivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Otimizando o Desenvolvimento Pessoal do Militar como Profissional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Otimização do Planejamento Didático na Divisão de Ensino; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Importância da Instrução de Lutas para os Cadetes de Infantaria; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Divisão de Ensino e o Curso de Administração de Oficiais Aviaidores: Estudo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Aplicação do Marketing no Clube de Voo a Vela da AFA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Valorização do Cdete da Força Aérea Perante o Meio Civil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Desenvolvimento do Krav agá na Academia da Força Aérea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Importância Estratégica do DCTA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Publicidade da Força Aérea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Estrutura Organizacional da Sociedade dos Cadetes da Aeronautica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
MARKETING NA FORÇA AEREA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO NA DIVULGAÇÃO DO CONCURSO DA AFA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A IMPORTÂNCIA D MARKETING NO REFEITÓRIO DOS CADETES DA AERONAUTICA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A IMPORTANCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA OS CADETES DA AFA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
GESTÃO DE UNIFORMES NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
As Comunicações de Marketing da Secção de Reembolsável da Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Razões de Compra no Reembolsável; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Melhoria na Gestão de Estoques na Secção de Reembolsável da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A Utilização do Merchandising para a Incrementação das Vendas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Controle de Estoques; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Panificação da Secção de Reembolsável: Uma Proposta de Desenvolvimento e Expansão; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração da Aeronautica; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
PROPAGANDA SUBLIMINAR; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fieo Fundação Instituto de Ensino Para Osasco; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
A FORÇA AÉREA VISTA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Administração de Empresas) - Academia da Força Aérea; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
INFLUENCIA DE FATORES PSICOSSOCIAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Carlos Alberto Ribeiro Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, C. A. R. . Supervarejo. Vaidade da Lucro, São Paulo, p. 24 - 24, 01 out. 2003.
-
BARBOSA, C. A. R. . A Educação na Era Digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C. A. R. . O Bacharelado em Administração Publica na Academia da Força Aérea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BARBOSA, C. A. R. . MARKETING CONTEMPORÂNEO E COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, C. A. R. . MARKETING CONTEMPORÂNEO E COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, C. A. R. . Preservação da História da Força Aérea Brasileira - Heróis Vivos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material de preservação histórica).
BARBOSA, C. A. R. . Programa Aeroshow. 2011.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade da Força AéreaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação
2005 - 2007
Faculdade de Administração de LimeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2005 - 06/2007
Ensino, Admistração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estratrégia de Vendas
2005 - Atual
Faculdade de Administração da AeronáuticaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2005
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração de Marketing
-
01/2005
Direção e administração, .Cargo ou função, Coordenador de Extensão.
-
01/2005
Estágios .Estágio realizado, Orientador.
2002 - 2013
Faculdades de CampinasVínculo: c, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplinas de Marketing,
Coordenador da Feira de Negócios, I,II,III,IV, V, VI VII e VIIII
Professor e Coordenador do Plano de Negócios (TCC);
Tópicos Avançados de Marketing;
Desenvolvimento e Criação de Empresas
Atividades
-
02/2004
Ensino, Administração, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação em Marketing, Fundamentos de Marketing, Planejamento de Marketing
-
02/2002
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Mercdologica I, II e III
2002 - 2005
Fieo Fundação Instituto de Ensino Para OsascoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2002 - 01/2006
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Marketing I
-
02/2002 - 01/2006
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estratégia de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing de Varejo e Franchising
-
02/2002 - 01/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Marketing III
2000 - 2017
Instituto Nacional de Pós GraduaçãoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Sem enquadramento
2000 - 2004
Instituto Superior de Comunicação PublicitáriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2000 - 12/2004
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Marketing Basico Aplicado ao Turismo, Planejamento de Marketing Turistico
-
08/2000 - 12/2004
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração de Marketing, Planejamento Mercadologico
1998 - 1999
Associação Educacional Pascale e CastroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1998 - 06/1999
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Mercadologica III, Planejamento de Marketing
1996 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1996
Ensino, Administração, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação em Marketing, Franchising, Marketing Basico, Planejamento Estratégico de Marketing
-
08/1996 - 01/2006
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor, Estrategias de Marketing, Franchising, Introdução ao Marketing, Marketing de Varejo, Pesquisa de Marketing
-
08/1996 - 01/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Marketing, Planejamento de Marketing, Promoção de Vendas
1996 - 2002
Universidade São MarcosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1996 - 06/2002
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Mercadologica I, Administração Mercadologica II, Administração Mercadologica III, Planejamento Mercadologico, Metodos e Tecnicas de Pesquisa Aplicada a Administração
1991 - 1997
Universidade de GuarulhosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Atividades
-
08/1991 - 06/1997
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Experimental I, Psicologia Experimental II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto Ribeiro Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?