Roseana Breckenfeld Josué

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL, pós-graduação em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, em Direito Sanitário e Promoção de Saúde pela FSP/USP/SP, em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo/SP, em Docência de Nível Superior pelo CISE/CESMAC/Al. Atualmente é docente do Centro Universitário Cesmac e enfermeira sanitarista aposentada da Secretaria Estadual de Saude - SES/AL. Tem experiência na área de Gerenciamento, Docência e Pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa

2003 - 2003

centro de estudos superiores de maceió

Especialização em Direito Sanitário

2001 - 2001

Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública

Especialização em Administração Hospitalar

2001 - 2001

Centro Universitário São Camilo

Especialização em Promoção de Saúde

1999 - 1999

Universidade de São Paulo

Especialização em Saúde Pública

1980 - 1981

Fundação Fio Cruz

Graduação em andamento em Direito

1996 - Atual

centro de estudos superiores de maceió

Graduação em Enfermagem

1976 - 1979

Universidade Federal de Alagoas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: SAÚDE PÚBLICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: PROMOÇÃO DE SAÚDE.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: EPIDEMIOLOGIA.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: DIREITO SANITÁRIO.

Participação em eventos

OFICINA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PERMANENTE - METODOLOGIAS ATIVAS. 2011. (Oficina).

3º CONGRESSO ACADÊMICO CESMAC. ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO: processo de enfermagem. 2010. (Congresso).

63º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL E ADMINISTRATIVA DE ENFERMAGEM. 2010. (Congresso).

3º CONGRESSO ACADÊMICO DO CESMAC. TRABALHOS NA CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL. 2010. (Congresso).

ENCONTRO PEDAGÓGICO - COMUNICAÇÃO DIDÁTICA. 2010. (Encontro).

2º CONGRESSO ACADÊMICO CESMAC. O PROCESSWO TUTORIAL NA APRENDIZAGEM ACADÊMICA: um relato de experiência. 2009. (Congresso).

2º CONGRESSO ACADÊMICO DO CESMAC. TRABALHOS NA CATEGORIA PÔSTER. 2009. (Congresso).

1º CONGRESSO ACADÊMICO DO CESMAC. SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ: um relato de caso. 2008. (Congresso).

I CONGRESSO ACADÊMICO DO CESMAC. UTILIZAÇÃO DO WEBFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO. 2008. (Congresso).

1º CONGRESSO ACADÊMICO DO CESMAC. TRABALHOS NA CATOGORIA PÔSTER. 2008. (Congresso).

1º SEMINÁRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNCISAL.A BUSCA DA EXCELÊNCIA. 2008. (Seminário).

I SEMINÁRIO MULTITEMÁTICO DE ENFERMAGEM.IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2007. (Seminário).

COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. 2007. (Encontro).

XXVI CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE CARDIOLOGIA. XXVI CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE CARDIOLOGIA/ Realizado em Maceió , no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, na categoria de Julgadora de Temas Livres, Maceió, 2006.. 2006. (Congresso).

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.A EXPECTATIVA DE VIDA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA:: um estudo retrospectivo. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.ACIDENTES COM PERFURO-CORTANTES NA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE MACEIÓ-AL. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.O ABORTO NA ADOLESCÊNCIA NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.O ABORTO NA ADOLESCÊNCIA NUMA ABORDAGEM FERNOMENOLÓGICA; CONTROVEÉRSIA NUM DIAGNÓSTICO DE PSORÍASE: um relato de caso;A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA : UM ESTUDO RETROSPECTIVO; A EXPECTATIVA DE VIDA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.CONTROVÉRSIAS NUM DIAGNÓSTICO DE PSORIASE: um relato de caso. 2006. (Seminário).

I SEMANA ACADÊMICA FCBS.PÔSTERS. 2006. (Seminário).

V SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO -SIPAT/FEJAL.A PREVENÇÃO ATRAVÉS DA IMUNIZAÇÃO É POSSÍVEL NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2006. (Seminário).

VI SEMANA DE ENFERMAGEM E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO HMAR.VI SEMANA DE ENFERMAGEM E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO HMAR / Realizado no período de 12 a 13 de maio de 2006, no auditório do HAMR, na qualidade de Palestrante, em Maceió,2006.. 2006. (Simpósio).

II SEMAMA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL ESCOLA DR. JOSÉ CARNEIRO - HEJC.A BUSCA DA EXCELÊNCIA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. 2006. (Simpósio).

67ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DO CCBS/CESMAC.67ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DO CCBS/CESMAC / Realizada no período de 19 a 20 de maio de 2006, no auditório, na qualidade de Palestrante, Maceió,2006.. 2006. (Simpósio).

I CONGRESSO ALAGOANO DE ENFERMAGEM. I Congresso Alagoano de Enfermagem, realizado no período de 16 a 19 de novembro de 2005, na qualidade de Palestrante, em Maceió.. 2005. (Congresso).

II CONGRESSO ALAGOANO DE GESTÃO DE PESSOAS. 2005. (Congresso).

I SEMINÁRIO SOBRE HUMANIZAÇÃO DA UNIDADE DE EMERGÊNCIA DR. ARMANDO LAGES. 2004. (Seminário).

II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DO ADOLESCENTE. 2003. (Seminário).

II SEMINÁRIO ALAGOANO DE EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO.II Seminário Alagoano de Eventos Adversos Pós-Vacinação, realizado no dia 26 de março de 1999, na qualidade de participante, em Maceió.. 1999. (Seminário).

I Seminário para Municipalização das Ações de Controle do Tabagismo. 1997. (Outra).

Encontro Macroregional de Coordenadores Estaduais e Municipais do Programa de DST/AIDS - NE. 1996. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. 1995. (Congresso).

III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia. 1995. (Congresso).

I Seminário Nacional sobre Leishmaniose Visceral & II Reunião Nacional de Pesquisa Estratégica em Leishmaniose. 1995. (Seminário).

I Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e o Programa Estadual de Controle de Tabagismo. 1995. (Encontro).

VI Encontro Anual de Programa de Controle de Tabagismo. 1995. (Encontro).

Oficina de Trabalho sobre Monitorização das Doenças Diarréicas Agudas. 1995. (Outra).

Reunião Anual de Avaliação do Programa Ampliado de Imunizações da Organização Pan-Americana de Saúde dos Países do Cone Sul. 1993. (Encontro).

Oficina sobre Capacitação Pedagógica para Monitor de Treinamento em Vacinação,.Oficina sobre Capacitação Pedagógica para Monitor de Treinamento em Vacinação, na qualidade de Instrutora, no período de 18 a 22 de março de 1991, em Maceió.. 1991. (Oficina).

I Forum Internacional Sobre Associação de Vacinas. 1990. (Outra).

Curso de Gerenciamento em Rede de Frio. 1990. (Outra).

Seminário de Atualização em Imunização.Seminário de Atualização em Imunização, na qualidade de conferencista, no período de 02 a 06 de outubro de 1989, em Maceió.. 1989. (Seminário).

Seminário de Atualização em Imunização. 1989. (Seminário).

I Encontro das Enfermeiras da Fundação SESP.I Encontro das Enfermeiras da Fundação SESP, Diretoria de Alagoas, realizado no período de 10 a 14 de abril de 1989, na qualidade de expositor, em Maceió.. 1989. (Encontro).

I Oficina de Trabalho/ PNI.I Oficina de Trabalho/ PNI, na qualidade de Monitora, realizado nos dias 06 a 10 de novembro de 1989, em Brasília.. 1989. (Outra).

CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA-CBVE.CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIIOLÓGICA -CBVE. 1988. (Oficina).

Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. 1984. (Outra).

Seminário sobre Plano Anual de Trabalho / 83. 1983. (Seminário).

Seminário de Capacitação Pedagógica do Instrutor/Supervisor,. 1982. (Seminário).

Seminário de Educação em Saúde. 1981. (Seminário).

II Seminário Anual de Avaliação e de Programação das Ações de Saúde da FUSAL. 1981. (Seminário).

Treinamento da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo.TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS, no período de 13 a 16 de junho de 1981, em Maceió.. 1981. (Outra).

Seminário sobre Planejamento Familiar. 1980. (Seminário).

II Jornada de Alagoana de Enfermagem - Assistência Primária de Saúde,. 1980. (Outra).

Curso de Planejamento do Componente Educativo nos Programa de Saúde Pública,. 1980. (Outra).

Seminário sobre Avaliação do Curso de Enfermagem.Seminário sobre Avaliação do Curso de Enfermagem, realizado no período de 23 a 27 de abril de 1979, pela Fundação RONDON/UFAL/CSAU. 1979. (Seminário).

I Encontro Científico de Enfermagem. 1975. (Encontro).

Curso de Endocrinologia e Comportamento. 1974. (Outra).

Curso sobre Noções de Parapsicologia. 1973. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: ALMEIDA,CS; LEITE, LKF

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO ÀS GESTANTES NO PRÉ-NATAL EM MACEIÓ. 2009 - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: SILVA, LAHN

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CAUSAS DA AUTOMEDICAÇÃO PRATICADA PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: ALMEIDA, ARC; OLIVEIRA, ACR

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. ASPECTOS LEGAIS DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDDE DA FAMÍLIA: uma avaliação do ato prescricional de medicamentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: TEIXEIRA, CS

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. DEPRESSÃO EM PORTADORES DE MAL DE PARKINSON: incidência e prevenção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: ARAUJO,CS; COSTA, JA

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CUIDANDO DE PESSOAS IDOSAS NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: MENEZES, APD; SANTOS, MG

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CME: uma proposta de informatização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: LYRA, JG; CLEMENTE, JWF

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. PREVALÊNCIA DE PARASITOSES NAS GESTANTES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: MACEDO, AC; COSTA, BS

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. O IMPACTO DAS ATIVIDADES EM PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA ADOLESCENTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE EM MACEIÓ-AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: MORAES, SCS

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. A RESPONSABILIDADE ÉTICO-LEGAL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: AZEVEDO, GM; NICASSIO, RCM

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS QUE LEVAM AO ADOECIMENTO POR DENGUE NAS UNIDADES BÁSICAS DE MACEIÓ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: Silva, C

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. E.; VITAL, J.M..ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS ACIDENTES DE MOTO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA NO PERÍODO DE 2004 A 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: Ribeiro, A

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. M.; FERRARI, E.C..A AÇÃO EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO NUMA COMUNIDADE ATENDIDA POR UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: Ferreira, M

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. C.; SHEBALY, S. DE M..O PROCESSO MORTE-MORRER NO COTIDIANO DA ENFERMAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: VIEIRA, K

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. A. B.; MAIA, M.M.M..MORBIMORTALIDADE DE CÂNCER DE PULMÃO NO ESTADO DE ALAGOAS NO PERÍODO DE 2001 A 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: THOME, A

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. R. C. S.; OLIVEIRA, N. G. P..PERCEPÇÃO DO CLIENTE NO CUIDAR DA ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: CRISPIM, T

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. M.F.; RIZZO, C. B..OS AGENTES ESTRESSORES PARA A ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: COSA, A

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. S. Q.; MOURA, M.C. B..INTOXICAÇÃO EXÓGENA: a teoria das necessidades humanas básicas e a CIPE aplicadas na assistência inicial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: BAROS, A

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. S.; CANUTO, M. R..MEDIDAS PARA MINIMIZAR O ESTRESSE: um estudo com profissionais de enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: COSTA, N

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. D. P.; TEIXEIRA, A. V..ANÁLISE DA COBERTURA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE ALAGOAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: SILVA, ACT; SANTOS, SGL

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CONVIVENDO COM IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE ALZEIMER: algumas orientações para familiares e cuidadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: SILVA, JCM;ARAUJO,SR

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. MÉTODO MÃE-CANGURU: excelência para minimizar os riscos de infecção cruzada na unidade de terapia intensiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: SANTANA, MP;OLIVEIRA, KLL

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. ACIDENTES NA INFÂNCIA: o cuidado do enfermeiro como diferencial na prevenção da saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: LIMA,MV; CASADO,LB

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. O ESTRESSE NA VIDA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM MACEIÓ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: COSTA,AC

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. INFECÇÃO PUERPERAL: estudo bibliográfico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: CAVALCANTE, FMPF; BARBOSA, ZDC

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. O ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: LESSA, RFR; LEITE, IMS

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CÂNCER DE COLO DE UTERO: a assistência prestada à mulher enquanto ser integral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: OLIVEIRA, VG; LIMA, APAB

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. PRINCIPAIS CAUSAS DE PARTO PREMATURO EM ADOLESCENTES CONSIDERANDO OS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: TAVARES, AN; LESSA, IBB

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE ENFERMAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Aluno: BRITO, PL; NEPOMUCENO, VV

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld. CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS: a importância do auto-exame. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

Orientou

PONTES, Thamyres A

; ROCHA, Maria Beatrice; ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE EM ALAGOAS- 2000 A 2007; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

LIMA, MDF; SILVA, JP

VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: um estudo sobre as formas de intervenção do poder estatal em Maceió; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

PAULA, DR; GAMA, RS

SAÚDE DO IDOSO: um estudo sobre a mortalidade no Brasil no período de 1980 a 2007; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

NUNES, Clarissa M

; FIALHO, Norma lùcia C; ; PAPILOMAVÍRUS HUMANO E FORMAS DE PREVENÇÃO: um olhar sobre a percepção de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde em Maceió; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

FERREIRA, Vanda F

F; ; ESTEVAM, Julienne de A; ; SEXUALIDADE NA JUVENTUDE: um estudo sobre a vivência de estudantes da área de saúde no município de Maceió; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

BEZERRA, Ligia Fernanda; COSTA, Liz Ellen

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER: uma abordagem sócio-histórico-cultural; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

DANIEL, Lycia Mirelle A

; Nascimento Fabiana Keilla de S; P; ; A MENOPAUSA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: um estudo bio-psico-cultural; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Enfermagem) - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/FCBS; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

GAMA, Daniely O

Nunes ; VASCONCELOS, Gleysa Nunes; ; DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS: um estudo sobre sua significação no contexto saúde-doença; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

VASCONCELOS, Gabriella D'Arce de; BARROS, Regina Wanderley

VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: desrespeito e violação dos direitos humanos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

CAVALCANTE, Renata Viana; CALHEIROS,Taciana Maria P

; MASTECTOMIA E SUAS INTERFACES BIO-PSICO-SOCIAIS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

MELO, Maysa Maria C

de; SILVA, Maria Graciene A; ; NEOPLASIA DA CERVIX: fatores predisponentes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

BRANDÃO, Rose Mary A

; CANUTO, Adriano Vilela; Incidência de HIV Positivo em Mulheres: um estudo retrospectivo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

QUIRINO, Ana Claudia G

; Oliveira, Elis Anne P; ; MORTALIDADE INFANTIL: um estudo sobre a sua multidimensionalidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

RIBAS, Ironaide Barro; SILVA, Regina Nunes da

EXPECTATIVA DE VIDA: uma abordagem psicológica e sociocultural; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

CAVALCANTI, Eduarda Lays de A

A; ; SOARES, Jeane Deise L; ; GESTAÇÃO DE RISCO: causalidades e consequências; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

BARRETO, Emanuelle Rebouças Lobão; MEDEIROS, Joyce Vidal

O ABORTO NA ADOLESCÊNCIA: um estudo fenomenológico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

MALTA, Juliane Maria A

S; ; SILVA, Fernanda Cristina M; ; PSORIASE NO CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

ARRUDA, Helaine Karinny; PEIXOTO, Renata Pinto da S

; TUBERCULOSE: magnitude e transcedência; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

SILVA, Luizimar Cristiana da ; MOTA, Luciana de Melo

REVACINAÇÃO COM A BCG: uma questão polêmica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

TORRES, Elaine Lira

ENDOCARDITE INFECCIOSA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

BARBOSA, Claudiane Leite S

; SILVA, Iara Kertley; PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DO PÉ DIABÉTICO: uma atividade do enferneiro na atenção básica; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

PAIXÃO, Rosimeire Fernandes

DESNUTRIÇÃO INFANTIL: uma abordagem sócio-econômico-cultural; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

BARBOSA, Maria Marilene S

;BASTOS, Renata Maria A; ; PERFIL SÓCIO-ECONOMICO-CULTURAL E EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ADSCRITA NA UBS-PSF; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

SILVA, Anne Rose da ; CARDOSO, Maria Leite de O

; PLANEJAMENTO FAMILIAR E SEXUALIDADE FEMININA: Um estudo comportamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

VILELA, Luana Barros; OLIVEIRA, Martina de Vasconcelos

Acidentes de Trabalho com Perfurocortantes na Equipe de Enfermagem em Unidade Hospitalar: um estudo epidemiológico no município de Maceió; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

OLIVEIRA, Daniele Karyne S

; PEREIRA, Jamylle Peixoto A; ; Humanização no Pré-Natal e Nascimento: uma nova abordagem bio-psico-social; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro de Estudos Superior de Maceio; Orientador: Roseana Breckenfeld Josué;

Produções bibliográficas

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; Martina de Vasconcelos Oliveira ; Luana Barros Vilela . Acidentes de trabalho com perfurocortantes na equipe de Enfermagem em Hospitais de Maceió. SAÚDE EM EVIDÊNCIA , v. 1, p. 25-35, 2007.

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; Regina Wanderley de Barros . Violência na Infância e na Adolescência. SAÚDE EM EVIDÊNCIA , v. 1, p. 37-45, 2007.

  • SARMENTO, Patrícia de A. ; LEITE, Deise Aurora ; NASCIMENTO, Joseli B. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL E ADMINISTRATIVA EM ENFERMAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; MELO, Karla J. ; OMENA,Pauline O. . ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO: processo de enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; COSTA, Gisele H. ; CAMELO, Barbara C. . ACIDENTE vASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO: assistência de enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; Santos, Tyciane C. . ACINETOBACTER BAUMANNI: uma proposta de redução do índice de infecção adquirida na assistência ao portador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; CAMELO, Barbara C. ; COSTA, Gisele H. . Assistência de enfermagem a um paciente grve portador de DM associada a HAS e IRC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; BARRETO, Sarah S. ; SANTOS, Rivanaldo J. . ANEURISMA CEREBRAL: intervenção por meio de embolização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; RODRIGUES, Pamela K. ; DIAS, THamara P. . CÃNCER GÁSTRICO: fatores predisponentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; AGUIAR, Taciana S. ; SAMPAIO, Marilia P. . INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA: fatores predisponentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . Uso do Portal Universitário na Otimização do Processo Ensino-Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; SARMENTO, Patrícia de A. ; SANTANA, Juliana Maria ; MOREIRA, Fernanda Alves ; MAGALHÃES, Wanessa Kariny. L. de . O PROCESSO TUTORIAL NA APRENDIZAGEM ACADÊMICA: um relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; CASTRO, Kelly Nasciemnto de A. ; SANTOS, Rafaella L. dos ; MOURA, Maria Cecília B. A . TRIAGEM DE ENFERMAGEM: um olhar que acolhe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . PAPILOMAVIRUS HUMANO E FORMAS DE PREVENÇÃO: um olhar sobre a percepção de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde em Maceió. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; LEÃO, Liziane de Morais ; BRITO, Poliana Lima . SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ: um relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; CAVALCANTE, Polyanna Teixeira ; COSTA, Bruna Santos . POLINEUROPATIA INFECCIOSA CRÔNICA: o uso da plamaférrese como uma abordagem terapêutica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; SANTOS, Larice Kelly ; LEITE, Deise Aurora . DNV: uma proposta de intervenção multidisciplinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; NUNES, Clarissa Moreira ; FIALHO, Norma Lúcia Costa . PAPILOMA VIRUS HUMANO E FORMAS DE PREVENÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . UTILIZAÇÃO DO WEBFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: um relato de experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SES-AL, S. E. S. /. ; ARAUJO, H. A. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; MADEIRA, R. G. A. C. . ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE -ALAGOAS -2006. 2007.

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; ARAUJO, H. A. ; MADEIRA, R. G. A. C. ; CORREIA, LOURANI O. S. C. . BOLETIM DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2007.

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . PLANO INTEGRADO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA. 2008.

JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; MAMEDE, Giselle de M. F. . COBERTURA VACINAL EM ALAGOAS: análise da situação atual. 2007.

SES-AL, S. E. S. /. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . MANUAL DE SALA DE VACINA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMUNIZAÇÃO).

SES-AL, S. E. S. /. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld ; REGO, M. G. C. . MANUAL DE TREINAMENTO EM SALA DE VACINA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMUNIZAÇÃO).

FCBS/CESMAC, F. C. B. E. S. /. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - VERSÃO 4.0. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA).

CESMAC/FEJAL, C. C. E. /. C. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO: projeto de pesquisa e monografia - VERSÃO 3.0. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA).

/SESAU, S. E. S. A. ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS E TREINAMENTO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA).

MINISTÉRIO DA SAÚDE ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . CAPACITAÇÃO DE PESSOAL DE SALA DE VACINAÇÃO - MANUAL DO TREINANDO. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMUNIZAÇÃO).

MINISTÉRIO DA SAÚDE ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . CAPACITAÇÃO DE PESSOAL DE SALA DE VACINAÇÃO - MANUAL DO MONITOR. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMUNIZAÇÃO).

MINISTÉRIO DA SAÚDE ; JOSUÉ, Roseana Breckenfeld . MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA VACINAÇÃO. 1986. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMUNIZAÇÃO).

Prêmios

2011

MADRINHA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2010

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2010

MADRINHA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2009

MENÇÃO HONROSA PELO DESEMPENHO ACADÊMICO, FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FCBS/CESMAC.

2009

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2009

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2008

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE NEFERMAGEM - FCBS/CESMAC.

2008

MADRINHA, CURSO DE ENFERMAGEM 2007-02 FCBS/CESMAC.

2008

RELEVANTE CONTRIBUIÇÃO COM A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM -CESMAC/FCBS, .

2007

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2007

HOMENAGEM ESPECIAL, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC:.

2006

PARANINFA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2006

PARANINFA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2005

MADRINHA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2005

PARANINFA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

2004

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE ENFERMAGEM FCBS/CESMAC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Estudos Superiores de Maceió. , Rua Cônego Machado, 917, Farol, 57051160 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32155000, URL da Homepage:

Experiência profissional

1990 - 1996

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 20

Atividades

  • Outras atividades técnico-científicas , Programa Nacional de Imunizações, .,Atividade realizada, ELABORAÇÃO DE MANUAIS: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL EM SALA DE VACINA ( MANUAL DO MONITOR E MANUAL DO TREINANDO) E MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA VACINAÇÃO.

  • Serviços técnicos especializados , Programa Nacional de Imunizações, .,Serviço realizado, PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES, PROJETOS, NORMAS E SUPERVISÃO..

  • Pesquisa e desenvolvimento , Programa Nacional de Imunizações, .,Linhas de pesquisa

  • Treinamentos ministrados , Programa Nacional de Imunizações, .,Treinamentos ministrados, CAPACITAÇÃO DE MONITORES PARA TREINAMENTO EM SALA DE VACINAÇÃO, IMPLANTAÇÃO DA VACINA CONTRA HEPATITE B

2003 - Atual

Fundação Educacional Jayme de Altavila r

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/FCBS, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2003

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HOSPITAL GERAL, GERENCIAMENTO EM SAÚDE, SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

  • 02/2006 - 12/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/FCBS, .,Atividade de extensão realizada, CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA.

1980 - Atual

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE, .,Cargo ou função, ASSESSORA TÉCNICA.

  • 01/2003 - 02/2007

    Serviços técnicos especializados , CLÍNICA DEISE BREDA, .,Serviço realizado, ASSISTÊNCIA E GERÊNCIA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA.

  • Serviços técnicos especializados , Divisão de Imunopreveníveis- NUVEP, .,Serviço realizado, ASSESSORA TÉCNICA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

  • Direção e administração, COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, .,Cargo ou função, COORDENADORA DA COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

  • Direção e administração, COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, .,Cargo ou função, COORDENADORA DA DIVISÃO DE IMUNOPREVENÍVEIS.

  • Direção e administração, COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, .,Cargo ou função, COORDENADORA DA UNIDADE DE AGRAVOS.

  • Direção e administração, COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO PROGRAMA ESTADUAL DE IMUNIZAÇÕES.

  • Serviços técnicos especializados , COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, .,Serviço realizado, TÉCNICA DO PROGRAMA ESTADUAL DE IMUNIZAÇÕES.

  • Direção e administração, I CENTRO REGIONAL DE SAÚDE, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA /I CENTRO REGIONAL.

  • Direção e administração, I CENTRO REGIONAL DE SAÚDE, .,Cargo ou função, COORDENADORA DE CAMPANHAS DE VACINAÇÃO / I CENTRO REGIONAL.

  • Serviços técnicos especializados , I CENTRO REGIONAL DE SAÚDE, .,Serviço realizado, SUPERVISORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE.

  • Serviços técnicos especializados , I CENTRO REGIONAL DE SAÚDE, .,Serviço realizado, SUPERVISÃO E DIREÇÃO DE UNIDADE BÁSICA.

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, ASSISTÊNCIA E GERÊNCIA DE ENFERMAGEM.

1983 - 1984

Escola Nacional de Saúde Pública

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
MONITORA DO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA -ALAGOAS

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, III CUSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA/ALAGOAS, .,Cargo ou função, MONITORA.