Diva Maria Freire Figueiredo

Doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1981. Servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de 1983 a 2017 .Professora adjunta da Associação de Ensino Superior do Piauí de 2001 a 2004; da Sociedade Piauiense de Ensino Superior LTDA de 2005 a 2010 e professora colaboradora da linha de pesquisa Patrimônio Turismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional da UFPI/ Parnaíba-PI desde 2013. Superintendente do IPHAN no Piaui de 2004 a 2010. Superintendente do IPHAN no Espírito Santo de e 2010 a 2015 e Superintendente do IPHAN no Ceará de 2015 a 2016. Servidora e técnica do IPHAN no Piauí a partir de agosto de 2016. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural, atuando principalmente com inventários, política de patrimônio cultural, tombamento, conservação e restauro do patrimônio edificado, conservação integrada e gestão de sítios históricos.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Arquitetura

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O patrimônio na era dos direitos sociais,
Myriam Bahia Lopes. Palavras-chave: patrimônio cultural; sustentabilidade; interdiisciplinar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Patrimônio Arqueológico. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Doutorado interrompido em 2006 em Desenvolvimento Urbano

2004 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sítios históricos em processo: desafios e perspectivas de sua cosntrução e gestão compartilhadas.,
Orientador: Sílvio Mendes zancheti
Ano de interrupção: 2006Palavras-chave: conservação integrada; planejamento estratégico local; represenstação social; sítio histórico; reabilitação urbana; desenvolvimento sustentável urbano. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Desenvolvimento Urbano

1999 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O monumento habitado: a preservação de sítos históricos na visão dos habitantes e dos arquitetos especialistas em patrimônio. O caso de Parnaíba,Ano de Obtenção: 2002
Circe Maria Gama Monteiro.Coorientador: Virgínia Pontual. Palavras-chave: patrimônio cultural; preservação; conservação integrada; Conservação Integrada Urbana e Territorial do MDU; sítios históricos; preservação de sítios históricos. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1976 - 1981

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Área de lazer na margem do Lago de Boa Esperança
Orientador: Humberto Serpa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Conservação Integrada Urbana e Territorial/Especialidade: Preservação do Patrimônio Cultural.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Conservação Integrada Urbana e Territorial/Especialidade: Preservação de Sítios Históricos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo no Espaço Urbano/Especialidade: Conservação Urbana Integrada.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Ecoturismo/Especialidade: Patrimônio Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . 2º Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - UFMG. 2017. (Outro).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Congresso Internacional Artes, Patrimônio e Museologia- Territórios, Comunidades e Sustentabilidade. 2014. (Congresso).

Sebastião Francisco Alves ; PERIM, M. D. ; FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . 3º Colóquio para a Política da Paisagem do Espírito Santo. 2013. (Outro).

RIBEIRO, N. P. ; FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; MICELI, Aline Barroso . II JORNADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: O patrimônio da cultura brasileira do século XIX de origem européia. 2012. (Outro).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; LYRA, C. C. ; MEDEIROS, J. P. ; TINOCO, José Eduardo Lucena ; PUCCIONI, Silvia ; LINHEIROS, D. C. ; SILVA FILHO, Olavo Pereira da ; KLIASS, Rosa Glena ; FERREIRA, Murilo Cunha . Ciclo de palestras: projetos e intervenções de preservação do patrimônio cultural. 2009. (Outro).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; ANJOS, Claudiana Cruz dos ; COSTA, Andrea Virginia Freire . Exposição Fotográfica Sistema do Patrimônio Cultural no Piauí. 2008. (Exposição).

PINHEIRO, Áurea da Paz ; FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; RIBEIRO, V. M. P. . Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. 2008. (Congresso).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. 1993. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.Coordenação de sala na apresentação de trabalhos. 2018. (Outra).

5 Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.Paisagem e estratégias na patrimonialização da cultura material e da natureza na Serra da Capivara-PI.. 2018. (Outra).

II Fórum Políticas Culturais em Debate: Direitos Culturais. 2018. (Outra).

II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL.Arquitetura vernácula no Piauí. 2018. (Simpósio).

X FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS:AGENTES DO PATRIMÔNIO r.Moderadora de roda de conversa no dia 29/08/18 na Roda 01, Eixo 02: Patrimônio e cidade .. 2018. (Outra).

X FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS:AGENTES DO PATRIMÔNIO r.Moderadora de roda de conversa no dia 31/08/18 na Roda 11, Eixo 01: Patrimônio cultural, do material ao imaterial. 2018. (Outra).

2 Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - UFMG.A participação social na instituição e gestão dos sítios históricos brasileiros: a articulação das teorias de Bourdieu e Moscovici para o estudo das práticas patrimoniais. 2017. (Seminário).

Desafios de candidaturas a Patrimônio Mundial e da Humanidade. 2014. (Oficina).

3 Colóquio para a Política de Paisagem do Espírito Santo.Visibilidade e Ambiência do Outeiro e Convento da Penha na Baía de Vitória- Metodologia de Proteção/Gestão da Paisagem. 2013. (Outra).

5 Encontro Técnico - Restauração de Estruturas em Concreto. 2013. (Outra).

I Congresso Internacional arte, património e museus. Políticas de Patrimônio no Brasil. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional arte, património e museus. Coordenador do Grupo de trabalho I- Museus: Comunidades, memória social e criatividade. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional arte, património e museus. Visibilidade e ambiência do Outeiro e Convento da Penha na Baía de Vitória:delimitação e normatização da área de entorno. 2013. (Congresso).

Oficina Nacional da Turma 2012 do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. 2012. (Oficina).

Ciclo de palestras: Projetos e Intervenções de Preservação do Patrimônio Cultural.Proteção e gestão de conjuntos urbanos do Piauí: a aprovação de projetos em conjuntos tombados. 2009. (Outra).

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. palestra Rede de patrimônio no Piauí. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. Coordenação da mesa palestra Revitalização de grandes cidades nos anos 1990. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. A proteção do Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. Coordenação do grupo de trabalho História e preservação de cidades: diferentes abordagens. 2008. (Congresso).

XII Congresso da ABRACOR. O saber técnico e a experiência do ambiente na preservação do patrimônio cultural. 2006. (Congresso).

X Encontro Nacional da ANPUR.O monumento habitado: a visão profissional e a visão leiga da preservação de sítios históricos. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elane Lopes Coutinho

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; SILVA, Angela M. Napoleão Braz; CALDAS, Artemísia Lima. Apropriação do patrimônio cultural no sítio histórico tombado de Parnaíba: uma proposta de gestão compartilhada. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Anna Carolina Spano e Silva

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; DOMINGUES, E.; NOBREGA, C. C. L.; TEIXEIRA, L. S.. Os Passos dos Jesuítas no Espírito Santo: Vivências e Interdependências nas Edificações do Estado, Ano de Obtenção: 2015.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

Aluno: Taciana Maria Costa Cardoso

SILVEIRA, Ana Lúcia; MACHADO, R. R. B.;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. Arborização do Bairro dos Noivos em Teresina-PI. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Paisagismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Júlia Area Leão Carvalho Aguiar

MACHADO, R. R. B.;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. Efeito da aplicação de adubação foliar na cutura da samambaia-jamaica (Phymatodes Scolopendnia). 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Paisagismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Alessandra Louçana da Costa Araújo

MACHADO, R. R. B.;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; SILVEIRA, Ana Lúcia. Arborização Urbana:Evolução, Benefícios e Recomendações. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Paisagismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Nathália Fernandes de Souza

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; ROQUE, M. A. S. G.. Reconversão de uso de edifício. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Claudia Espíndola Sedlmaier

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; CAMPOS, M. M.; ALMEIDA, R. H.. Paisagem Cultural: conceito e instrumento de proteção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Priscilla Carvalho Viana

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; Ivna Gadelha; MENDES, Patrícia. Pátio Ferroviário de Teresina: restauração e reabilitação do conjunto arquitetônico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. Proposta arquitetônica para o Instituto Camillo Filho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Neuza Melo

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; Juliana; MATOS, K. C.. Paraníba cosmopolita: um estudo da sua arquitetura vinculada às formas tradicionais e às inovações da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Tatiana Firmato Fortes

MATOS, K. C.;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; Fritz; SILVA, Angela M. Napoleão Braz. Projeto de Desenvolvimento de Turismo Sustentável no município de Pedro II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sâmia Sá Jales de Carvalho

MEDEIROS, Júlio;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; ANJOS, Claudiana Cruz dos. Cine Teatro no município de União. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho.

Aluno: Emiliano E

Fritz; LIMA, Silvia M. S. Andrade;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. da Paz Portela.Rebilitação do Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina-Piauí. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria de Lourdes Costa

COSTA, A. A.;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; LIMA, Silvia M. S. Andrade. Revitalização do Conjunto arquitetônico da Sub-Estação Ferroviária de Parnaíba-Piauí. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Silvia Maria de Goes Carvalho

CASTELO BRANCO, Aline;FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; SILVA, Angela M. Napoleão Braz. Teatro de Teresina. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; GUIDI, R.. Seleção de bolsista de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. 2015. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; MICELI, Aline Barroso; PORTO, N.. Seleçao de Bolsista do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. 2013. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL- ES.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; MICELI, Aline Barroso; CANAL FILHO, P.. Seleção de Bolsista do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. 2012. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL- ES.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. Olimpíada Jurídica. 2011. Faculdade de Direito de Vitória.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; ANJOS, Claudiana Cruz dos; LIMA, Silvia M. S. Andrade. Bolsista de Curso de Especialização em Patrimônio. 2010. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Piauí.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; LIMA, Silvia M. S. Andrade; FERREIRA, Murilo Cunha. Bolsista do Curso de Especialização de Patrimônio. 2009. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Circe Maria Gama Monteiro

PONTUAL, V.;MONTEIRO, C. M. G.. O momento habitado. A preservação de sítios históricos na visao dos habitantes e dos arquitetos especialistas em patrimônio. O caso Parnaíba.. 2001. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elane Lopes Coutinho

Apropriação do patrimônio cultural no sítio histórico tombado de Parnaíba_PI: uma proposta de gestão compartilhada; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Anna Carolina Spano e Silva

Os Passos dos Jesuítas no Espírito Santo: Vivências e Interdependências nas Edificações do Estado, Ano de Obtenção: 2015; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Coorientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Lorraine Oliveira Nunez

Os discursos de patrimonialização de Muqui e do sul do Espírito Santo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL- ES, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Coorientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Sandra Maria Santos Belfort

Edifício Miranda Ozório: Faculdade de Direito da UESPI- Conservação e Restauração; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Danilo de Macêdo Lima

Proteção e Requalificação do Centro Histórico de Castelo do Piauí; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Leonardo Nunes Evelin Rodrigues

Projeto de Escola Rural no muncicípio de Timom-MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Priscilla Carvalho Viana

Pátio Ferroviário de Teresina: restauração e reabilitação do conjunto arquitetônico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Neuza Brito de Arêa Leão Melo

Paraníba cosmopolita: um estudo da sua arquitetura vinculada às formas tradicionais e às inovações da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Rannieri Souza Pierot

Zoneamento Urbano e Diretrizes para o urbanismo sustentável de Amarante-PI; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira

Proposta Arquitetônica para o Instituto Camillo Filho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Alessandra Louçana da Costa Araújo

Esquina do Patrimônio: restauração e reabilitação de edifício residencial; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Elza Maria Mendes Gonçalves Cordeiro

Projeto de Conservação e requalificação da Avenida Frei Serafim-Teresina-Piauí; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Camillo Filho; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Claudiana Cruz dos Anjos

Restauração e Requalificação do Conjunto Arquitetônico da Companhia Manufatureira Agrícola do Maranhão, em Codó; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Danielly de Oliveira Bezerra

Reabilitação e REstauração de Mercado Central de Teresina-Piauí; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Diva Maria Freire Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Circe Maria Gama Monteiro

O Monumento Habitado: a preservação de sítios históricos na versão dos habitantes e dos arquitetos especialistas e,m patrimônio; O caso de Parnaíba, PI; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Circe Maria Gama Monteiro;

Virgínia Pitta Pontual

O monumento habitado: a preservação de sítios históricos na visão dos habitantes e dos arquitetos especialistas em patrimônio; O caso de Parnaíba; 2001; 120 f; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Virginia Pitta Pontual;

myriam bahia lopes

Paisagem no Parque arqueológico da Serra da Capivara, PI; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado PPG - ACPS EA) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; LOPES, Myriam Bahia . Paisagem e estratégias na patrimonialização da cultura material e da natureza na Serra da Capivara-PI. PAISAGEM E AMBIENTE , v. 30, p. 161105, 2019.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; LAUAR, C. M. ; MICELI, Aline Barroso . Visibilidade e ambiência do Outeiro e Convento da Penha na Baía de Vitória:delimitação e normatização da área de entorno. Revista VOX MUSEI arte e património , v. 1, p. 186-204, 2013.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; VIEIRA FILHO, D. ; FINGER, Ana Eliza . A proteção do conjunto histórico e paisagístico de Parnaíba-PI. anais do congresso internacional de história e patrimônio cultural , v. 1, p. 1-11, 2008.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Teorias Modernas da Preservação. Scientia et SPES , v. 8, p. 71-92, 2008.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . A importância da participação social na preservação de um sítio histórico. O caso da Praça da Bandeira, Teresina-PI. Scientia et SPES , v. 7, p. 101-110, 2005.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; MONTEIRO, Circe Maria Gama . O monumento habitado:a visão profissional e a visão leiga da preservação de sítios históricos.. Anais da 55ª Reunião Anual da Sbpc, Recife, 2003.

  • FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; MONTEIRO, Circe Maria Gama . O monumento habitado: a visão profissional e a visão leiga da preservação dos sítios históricos. Anais do X Encontro Nacional da Ampur, Belo Horizonte, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Avaliação para publicação do artigo científico ' Grafismos Rupestres: a comunicação através do tempo'. 2017.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Tombamento da Fazenda São Joaquim em Teresina-PI. 2016.

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; MOURA, Ana Marcia Silva de ; ANJOS, Claudiana Cruz dos . gestão do patrimônio cultural do Piauí. 2010.

RIBEIRO, N. P. ; FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . II JORNADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: O patrimônio da cultura brasileira do século XIX de origem européia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Castriota, Leonardo Barci ; FREITAS, A. K. V. ; ANDRADE, C. N. L. E. ; FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; ARAUJO, G. M. ; FERES, L. R. ; NERY, S. O. ; SANTOS, S. K. C. ; ANDRADE, T. C. G. ; SOUSA, V. P. . Dossiê de tombamento de Bento Rodrigues. 2019. (Relatório de pesquisa).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-CE. 2016. (Superintendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-CE. 2015. (Supeirntendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-ES. 2014. (Superintendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-ES. 2013. (Superintendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-ES. 2012. (Superintendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Superintendência do IPHAN-ES. 2011. (Superintendência).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . disciplina Interiores em Edifícios Históricos /curso de Especialização em Design de Interiores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire ; COSTA, Andrea Virginia Freire ; ANJOS, Claudiana Cruz dos . Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha sobre o tombamento federal de Parnaíba).

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire . Legislação de Proteção Cultural no curso de Conservação de Sítios de Pinturas Rupestres,. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Políticas Públicas de Proteção e Gestão do Patrimônio Cultural, Descrição: Investigações associadas a preservação do patrimônio cultural, envolvendo o processo de proteção e acautelamento assim como o processo de gestão pelo Estado e as formas de participação social nestes processos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (20) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Integrante / Alcília Afonso Costa - Integrante / Áurea da Paz Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2010

    A ocupação do Pìauí durante os séculos XVIII e XIX, Descrição: Revisão e complementação do estudo abrangente, realizado em coautoria, que orientou os processos de tombamento de vários bens culturais do Piauí, estabelecendo um argumento lógico, através da trajetória histórica da colonização, para a constituição de uma rede do patrimônio cultural da região. A complementação e revisão do estudo teve como objetivos fundamentar a inclusão de cidades e bens culturais do século XIX e XX ( Estabelecimentos das Fazendas Nacionais- Dossiê de tombamento da Fábrica de Manteiga e Queijo em Campinas do Piauí e da Escola Rural São Pedro de Alcântara em Floriano; Dossiê de tombamento da Ponte João Luiz Ferreira, em Teresina; Dossiê de tombamento do Conjunto Ferroviário de Teresina; Dossiê de tombamento da Igreja Nossa Senhora de Lourdes,em Teresina; Dossiê de tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Amarante; Dossiê de tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Pedro II) na proteção federal iniciada pelo IPHAN a partir da criação da Superintendência do Piauí, em 2004, e prepará-la para divulgação/publicação com o título "O Piauí dos séculos XVIII e XIX".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Coordenador / Claudiana Cruz dos Anjos - Integrante / Anna Eliza Finger - Integrante / Dalmo Vieira Filho - Integrante / Antônio Fonseca dos Santos Neto - Integrante / Ricardo Augusto Pereira - Integrante / Tamara Quírico - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2010

    Cidades do Piauí testemunhas da ocupação do interior do Brasil durante o século XVIII., Descrição: Estudo realizado em coautoria que fundamenta nos valores históricos e paisagísticos a lógica da proteção federal aos sítios urbanos de Parnaíba (concluída em 2009) e Oeiras e Piracuruca ( concluída em 2013).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Coordenador / Claudiana Cruz dos Anjos - Integrante / Anna Eliza Finger - Integrante / Dalmo Vieira Filho - Integrante / Tamara Quírico - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2001 - 2002

    Diagnóstico e Consolidação Estrutural da Toca da Entrada do Pajaú, Descrição: Diagnóstico de conservação e consolidação estrutural de sítio arqueológico tombado como patrimônio nacional, rico em painéis de pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, desenvolvido através de parceria interinstitucional entre IPHAN-PI, UFPI e Fundação Museu do Homem Americano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Coordenador / Silvia Puccioni - Integrante / Maria Conceição Meneses Lage - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 1997 - 2006

    Conservação Integrada Urbana Territorial do MDU, Descrição: O aperfeiçoamento e expansão das teorias, métodos e técnicas da conservação urbana, como uma outra estratégia de planejamento para se alcançar o desenvolvimento sustentável das cidades. Essa estratégia vem responder aos atuais desafios colocados pelas cidades, relacionando as dimensões econômicas, ambientais, políticas e culturais na perspectiva de explorar suas potencialidades sem destruir e desrespeitar morfologias e tipologias urbanas existentes. Desse modo o aperfeiçoamento das idéias da conservação urbana é decorrente de estudos e experimentos relacionados à reconstituição da história da cidade, à elaboração de novas metodologias e instrumentos de intervenção e avaliação da cidade e da paisagem urbana, à definição de políticas voltadas a gestão de programas locais, à recuperação e proteção dos espaços tradicionais e históricos, à recomposição de espaços deteriorados e depreciados da cidade e da paisagem urbana, e a recuperação de sociabilidades perdidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Integrante / Silvio Mendes Zancheti - Integrante / Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro - Integrante / Luis de la Mora - Integrante / Maria de Fátima Ribeiro de Gusmão Furtado - Integrante / Virginia Pitta Pontual - Integrante / Ney Brito Dantas - Integrante / Norma Lacerda Gonçalves - Integrante / Tomás de Albuquerque Lapa - Integrante / Vera Lúcia Milet Morais Pinheiro - Integrante / José Marcelo do Espírito Santo - Integrante / Fellipe de Andrade Abreu e Lima - Integrante / Lucas da Costa Machado Rios - Integrante / Rooseman de Oliveira Silva - Integrante / Simone Costa e Silva - Coordenador., Financiador(es): Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 1992 - 1998

    Instrução de processos de tombamento estaduais, Descrição: Pesquisas voltadas para o acautelamento e a proteção do patrimônio cultural, gerando instrução de processos de tombamento estaduais: Teatro 4 de Setembro/Teresina, Cine Rex/Teresina, Fazenda Olho D'água dos Pires/Esperantina, Palácio de KarnaK/ Teresina, Estação Ferroviária de Teresina, Parque da Floresta Fóssil/Teresina, Fazenda Boqueirão/Picos, Sobrado de D. Auta/Parnaíba etc. Desenvolvidas no período de 1992 a 1998, participando como coordenadora e co-realizadora dos levantamentos arquitetônicos, dos estudos históricos, estudos de evolução acerca de várias edificações e sítios históricos, emitindo os respectivos pareceres para tombamentos pelo estado do Piauí, trabalho fruto da cooperação técnica entre o IPHAN e Fundação Cultural do Piauí, posteriormente Fundação Estadual de Cultura e do Desporto do Piauí- FUNDEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Coordenador / Ana Marcia Silva de Moura - Integrante / Patrícia Mendes - Integrante / Alcília Afonso Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 1987 - 1988

    Inventário de Proteção do acervo Cultural do Piauí -IPAC/PI, Descrição: Pesquisa na área de identificação e cadastro do patrimônio cultural, desenvolvida durante os anos de 1985, 1987 e 1988, participando como pesquisadora de campo, fotógrafa, co-responsável pela organização dos dados levantados e planejamento dos trabalhos de campo do inventário de conhecimento dos bens culturais móveis e imóveis de vários municípios do Piauí, englobando o levantamento das estruturas arquitetônicas, urbanísticas e da arte sacra, empreendida pela Fundação Nacional Pró-Memória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diva Maria Freire Figueiredo - Coordenador / Ana Marcia Silva de Moura - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Voto de congratulação por relevantes serviços prestados ao município de Serra, Câmara Municipal de Serra- ES.

2010

Título de cidadã piauiense, Assembléia Legislativa do Piauí.

2010

Homenagemem em reconhecimento a contribuição à memória e à história do Brasil e do Piauí. Histórias: a arte de fazer, Associação Nacional de História ? Seção Piauí,.

2008

Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, no grau Oficial, Prefeitura Municipal de Teresina.

2008

Medalha Lucídio Freitas, Academia Piauiense de Letras.

2006

Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau Comendadora., Governo do Estado do Piauí.

1997

Ordem do Mérito Cultural Wall Ferraz, Governo do Estado Piauí- Fundec.

1980

1 lugar do concurso de projeto de Planejamento Urbano II, BNH e Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL- ES, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. , Rua Magalhães Filho 779, Centro-sul, 64000128 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32211404, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO ATIVO PERMANENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
TÉCNICO III, CLASSE S, NÍVEL III DO IPHAN-PI Arquiteta do PHAN-PI, a partir de agosto de 2016. Realiza estudos e pesquisas voltadas a instrução de processos de tombamentos de bens culturais do Piauí e participa como professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Reis Veloso, em Parnaíba-PI.

2015 - 2016

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO -ATIVO PERMANENTE/SUPERINTENDENTE CE, Carga horária: 40

Outras informações:
SUPERINTENDENTE DO IPHAN NO CEARÁ. Planejamento, direção, coordenação, execução e orientação da execução e avaliação das atividades relacionadas à gestão do patrimônio cultural; promoção da articulação interinstitucional e com a sociedade civil no âmbito do Estado; supervisão técnica e administrativa do órgão, na forma da legislação, normas e regulamentos pertinentes e diretrizes emanadas da Administração Central do IPHAN. TÉCNICO III, CLASSE S, NÍVEL III. Supervisionou, coordenou equipe de acompanhamento de estudos de tombamento,estudos de entorno de bens tombados, inventários etc. Participou como professora colaboradora do Mestrado em Artes Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Reis Veloso, em Parnaíba-PI.

2010 - 2015

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO -ATIVO PERMANENTE/SUPERINTENDENTE ES, Carga horária: 40

Outras informações:
SUPERINTENDENTE DO IPHAN NO ESPÍRITO SANTO. Planejamento, direção, coordenação, execução e orientação da execução e avaliação das atividades relacionadas à gestão do patrimônio cultural; promoção da articulação interinstitucional e com a sociedade civil no âmbito do Estado; supervisão técnica e administrativa do órgão, na forma da legislação, normas e regulamentos pertinentes e diretrizes emanadas da Administração Central do IPHAN. TÉCNICO III, CLASSE S, NÍVEL III. Supervisão, Coordenação e membro de equipe de acompanhamento de estudos de tombamento,estudos de entorno de bens tombados, inventários etc Participou como professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Reis Veloso, em Parnaíba-PI.

1983 - 2010

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO- ATIVO PERMANENTE/SUPERINTENDENTE PI, Carga horária: 40

Outras informações:
TÉCNICO III, CLASSE S, NÍVEL III. DAS 1013- SUPERINTENDENTE DO IPHAN-PI arquiteta, diretora e superintendente da representação estadual do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, IBPC no PIauí, de 1991 a 1996 e do IPHAN-PI, de 1996 a 2010. Assumiu o cargo de superintendente com a criação da representação estadual do IPHAN em 2004. Desenvolveu trabalhos de inventário, mapeamento, restauração, conservação e divulgação do patrimônio cultural do Piauí. Ministrou aulas e palestras sobre o tema; elaborou material de promoção; acompanhou e fiscalizou obras de restauração e conservação de imóveis e bens integrados; acompanhou e fiscalizou pesquisas arqueológicas desenvolvidas no estado do Piauí; acompanhou o monitoramento da Serra da Capivara pela UNESCO; analisou, fiscalizou e emitiu pareceres sobre projetos financiados pelo Ministério da Cultura no Piauí, em Teresina/PI.

Atividades

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , IPHAN, .,Linhas de pesquisa

1999 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante sem bolsa

Outras informações:
Desligamento do doutorado em 2006

2013 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Outras informações:
Atuação como professora colaboradora permanente da linha de pesquisa Patrimônio Turismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional, Campus Ministro Reis Veloso, por meio de cooperação técnica entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a UFPI, ministrando a disciplina "Aspectos Teóricos e Metodológicos da Preservação do Patrimônio Cultural", com carga horária de 30 horas em 2015 e 30 horas em 2016, perfazendo carga horária de 60h/a. Desenvolve investigações associadas ao projeto-ação "Políticas Públicas de Proteção e Gestão do Patrimônio Cultural no Brasil e emembro do Grupo de Pesquisa CNPQ "VOX MUSEI arte e patrimônio"

1997 - 2003

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Celetista e colaborador, Enquadramento Funcional: professora substituta e colaboradora em banca, Carga horária: 20

Outras informações:
-professora das disciplinas História da Arquitetura e Técnicas Retrospectivas como professora substituta; -orientação de projetos finais de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo como professor substituta; -participação de bancas examinadoras de projetos finais de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo como colaboradora; - professora do curso de especialização profissionalizante em Conservação de Arte Rupestre como colaboradora; - professora do curso de extensão em Conservação de Sítios de Pinturas Rupestres.

Atividades

  • 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Ministro Reis Velloso, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2002 - 01/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, Núcleo de Antropologia Pré Histórica.,Atividade de extensão realizada, Aulas de legislação de proteção cultural (20 horas).

  • 07/2002 - 07/2002

    Ensino, Conservação de Arte Rupestre, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Abiental e Cultural, Teoria da Restauração

  • 01/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Curso de Graduação Em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, membro de banca examinadora de trabalhos finais de graduação em 1977, 1998, 2002..

  • 05/1999 - 05/2001

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura Brasileira I, Técnicas Retrospectivas

2005 - 2010

Sociedade Piauiense de Ensino Superior LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Camillo Filho, ministrando as disciplinas de Técnicas Retrospectivas I e II e orientando trabalhos finais de graduação.

2001 - 2004

ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI-AESPI

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I e Professora Adjunta, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrando as disciplinas Estudos Brasileiros I e II no curso de graduação em Turismo da AESPI, em Teresina-PI.

1992 - 2002

Conselho Estadual de Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheiro, Carga horária: 1

Atividades

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cec, Câmara de Artes e Patrimônio Cultural.,Cargo ou função, conselheiro com diversos mandatos, indicados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil- Seção PI e Governo do Estado do Piauí..

1983 - 1983

Empresa de Turismo do Piauí

Vínculo: pretadora de serviço, Enquadramento Funcional: arquiteta, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/1983 - 12/1983

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Executiva, Setor de Registro Fiscalização e Acompanhamento de Empreendimentos Turístic.,Serviço realizado, Registro, fiscalização e acompanhamento de empreedimentos turísticos de acorco com normas e procedimentos da Embratur e projeto de centro de visitantes para o Parque Nacional de Sete Cidades..

1987 - 2002

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional:

Outras informações:
Assessoramento sem vínculo empregatício como uma colaboração técnica do IPHAN.

Atividades

  • 08/2001 - 08/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento, Sdu Centro Norte.,Serviço realizado, Participação no processo de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável -Teresina Agenda 2015, como técnica especialista e membro do Conselho Estratégico representando o IPHAN..

  • 01/1987 - 07/1988

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento, Secretaria de Planejamento.,Serviço realizado, Assessoramento na execução dos trabalhos do II Plano Estrutural de Teresina quanto a preservação do patrimônio ambiental e cultural do município de Teresina..

1990 - 1995

Projeto Arquiterura Ltda

Vínculo: prestadora de serviços de arqu, Enquadramento Funcional: sócia, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1990

    Serviços técnicos especializados , Projeto Arquitetura Ltda, Projeto Arquitetura Ltda.,Serviço realizado, projetos de construção e reformas de imóveis de uso residencial, unifamiliar e multifamiliar, comercial, industrial e de prestação de serviços..

1978 - 1979

Superintendência da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Vínculo: bolsista de complementação edu, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1978 - 12/1979

    Estágios , Plambel, Plambel.,Estágio realizado, coleta de informações, mapeamento e codificação de áreas urbanas da região metropolitana de BH..

2009 - 2009

Centro Universitário UNINOVAFAPI

Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Outras informações:
Ministrou disciplina de Interiores em Edifícios Históricos, com 24 horas/aula na pós-graduação em Design de Interiores do Centro Universitário Uninovafapi.

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: estudante sem bolsa, Enquadramento Funcional: estudante sem bolsa

Outras informações:
doutoranda