Ingrid de Mello Vorsatz

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente e supervisora do programa especializado na Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (enfermaria e ambulatório) do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária "Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave" (DEPEXT/SR3/UERJ). Proponente e responsável pela disciplina eletiva "Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos" do curso de Psicologia da UERJ. Projeto contemplado com o 60º Prêmio Jabuti 2018 no Eixo Inovação - Formação de Novos Leitores concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/COREMU-UERJ (2017-2019). Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar do Instituto de Psicologia da UERJ (2016-2018). Autora de "Antígona e a ética trágica da psicanálise" (Zahar/FAPERJ, 2013). Livro contemplado com o 56º Prêmio Jabuti 2014 na categoria Psicologia e Psicanálise. Câmara Brasileira do Livro. Atua nas áreas de psicanálise, saúde mental, arte e cultura, com ênfase nos seguintes temas: teoria da clínica psicanalítica, literatura, tragédia antiga, ética, responsabilidade, sujeito, ciência, modernidade, psicose, testemunho. e-mail: ingrid.vorsatz@uerj.br / ingrid.vorsatz.uerj@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria Psicanalítica

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise
Fernanda Theophilo da Costa-Moura. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise.; Ética; Tragédia; Desejo; Responsabilidade; Sujeito. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tragédia antiga. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Teoria Psicanalítica

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: "O sujeito da psicanálise e o sujeito da ciência - considerações éticas sobre o cogito cartesiano",Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Regina Herzog
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise.; Sujeito; Ética; Descartes; Modernidade; Ciência.

Especialização em Saúde mental

1994 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Era uma vez...Nina - Cenas de um caso clínico
Orientador: Ana Cristina Costa de Figueiredo

Graduação em Psicologia

1989 - 1993

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A neurose obsessiva em Freud
Orientador: Claudia Amorim Garcia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Saúde Mental.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tragédia antiga.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VORSATZ, I. ; CASTILHO, G. ; GUGGENHEIM, S. E. ; SANTOS, F. B. ; SILVESTRE, J. A. C. ; GUIMARAES, L. G. P. ; PAIVA, T. S. C. M. ; MENDES, R. R. S. . XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional: A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. 2017. (Outro).

VORSATZ, I. ; Lima, C.B.G. ; Martins, R.D. ; Martinez, T.N.L. ; Costa, V.A. . Roda de Conversa - Hamlet com Freud. 2016. (Outro).

VORSATZ, I. . Roda de Leitura 160 anos de "Interpretação dos sonhos", de Freud. 2016. (Outro).

VORSATZ, I. ; CASTILHO, G. ; GUGGENHEIM, S. E. ; CAMARGO, C. ; MAGALHAES, J. P. ; MATHIAS, P. E. R. ; PAULA, C. V. S. . XX Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. 2016. (Outro).

VORSATZ, I. . Video-debate / Programa de Treinamento Profissional. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes.A experiência do estágio como primeiro contato com a clínica da psicose. 2019. (Outra).

13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes.Psicanálise e contemporaneidade: impasses e possibilidades. 2019. (Outra).

13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes.A experiência de monitoria na disciplina Psicanálise e literatura: Freud e os clássicos. 2019. (Outra).

13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes.Dostoiévski e o sentimento inconsciente de culpa ? considerações sobre psicanálise e literatura. 2019. (Outra).

XXIII Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - A formação na universidade pública: instituições de saúde e urgências subjetivas.Escuta clínica e formação: interrogando práticas e saberes. 2019. (Outra).

12ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Freud e Leonardo Da Vinci: a fantasia como lembrança e a obra de arte. 2018. (Outra).

17ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.A prática clínica supervisionada no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ - com o quê me encontrei em meu percurso?. 2018. (Outra).

17ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia. 2018. (Outra).

17ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.As referências literárias na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise. 2018. (Outra).

17ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos: A prática da monitoria e a formação discente. 2018. (Outra).

21ª Mostra de Extensão Universitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave. 2018. (Outra).

27ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Freud e Dostoiévski: o sentimento inconsciente de culpa e a formação dos sintomas neuróticos. 2018. (Outra).

27ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Freud, ciência e literatura - os sonhos nos passos da criação do Dichter. 2018. (Outra).

56º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. OS DIREITOS DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL GRAVE - UMA ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADOS. 2018. (Congresso).

Colóquio Psicanálise e hospital, hoje.25 anos da Residência em Psicologia Clínica Institucional da UERJ: uma aposta da psicanálise no hospital. 2018. (Simpósio).

Jornada Corpo e finitude - a escuta da dor. 2018. (Outra).

VIII Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental -A. Pode a práxis psicanalítica ser transmitida na universidade?. 2018. (Congresso).

XIII Encontro Clio-Psyché - Resistências: Ciência e Política na História da Psicologia.Freud entre ciência e literatura. 2018. (Encontro).

XXII Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - Diagnóstico e tratamento no hospital: entre psicologia e medicina.Diagnosticar para tratar? A clínica da psicose entre medicar e escutar. 2018. (Outra).

XXII Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - Diagnóstico e tratamento no hospital: entre psicologia e medicina.O estágio externo na UNIFESP como uma experiência formadora no âmbito da Residência. 2018. (Outra).

11ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - CRP-RJ.Freud e a ciência da literatura. 2017. (Outra).

11ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - CRP-RJ.O método freudiano e o recurso à literatura: a vertente aditiva e a extrativa. 2017. (Outra).

11ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - CRP-RJ.Lacan e Antígona. 2017. (Outra).

16ª Semana de Graduação - UERJ Sem Muros.A literatura como fundamento teórico-conceitual da psicanálise. 2017. (Outra).

26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Freud e Dostoiévski: A literatura como fundamento à psicanálise. 2017. (Outra).

26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Da loucura à saúde mental: a história das práticas institucionais na escrita do sujeito. 2017. (Outra).

55º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A inserção da Psicologia em um dispositivo de Saúde Mental infantil. 2017. (Congresso).

55º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Recepção de Psicologia: dispositivo institucional e experiência clínica. 2017. (Congresso).

55º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A inserção da Psicologia em um dispositivo de acolhida de Saúde Mental Infantil. 2017. (Congresso).

55º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Recepção de Psicologia: além de um dispositivo, uma experiência clínica de transformação. 2017. (Congresso).

Estudo de caso: recurso indispensável no acompanhamento das situações prioritárias no SCFV e a relação intra e interinstitucional.Estudo de caso: o que é e para que serve?. 2017. (Simpósio).

I Seminário Internacional sobre Dostoiévski e religião.Freud e os clássicos da literatura: Dostoiévski, Shakespeare e Sófocles. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional sobre Dostoiévski e religião.Freud e Dostoiévski: a literatura como ciência. 2017. (Seminário).

X Semana de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.Freud e a literatura: metodologia e clínica. 2017. (Outra).

XXI Fórum da Residência em Psicologia: A clínica como política de resistência.A experiência na supervisão da Residência na Enfermaria de Psiquiatria do HUPE - um segundo momento de trabalho. 2017. (Outra).

10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.Psicanálise e literatura - apontamentos freudianos em Hamlet. 2016. (Outra).

Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com câncer - Universidade Federal de São Paulo - Instituto de Oncologia Pediátrica.A ética da psicanálise. 2016. (Outra).

II Simpósio Interdisciplinar "Interface Psicanálise e literatura". 2016. (Simpósio).

VI Congresso da União Latinoamericana de Entidades de Psicologia/ULAPSI. A demanda de reparação - a vítima como figura emblemática na contemporaneidade. 2016. (Congresso).

XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: Outros sujeitos, outras histórias.Hamlet entre a literatura e a psicanálise. 2016. (Encontro).

XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: Outros sujeitos, outras histórias.Fazeres da palavra: a literatura como duplo da psicanálise. 2016. (Encontro).

Conferência "Psicanálise e as lógicas do vivente", Professor Alejandro Bilbao - Universidad Andrés Bello. 2015. (Outra).

Encontro Regional do CONGEMAS Sudeste.A implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública - Delegação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 2015. (Outra).

XI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da.Conceitos fundamentais e aspectos relevantes da metapsicologia. 2015. (Simpósio).

Crack e internação compulsória: para além dos mitos que cercam a questão. 2013. (Outra).

Crack e internação compulsória: segundo encontro. 2013. (Encontro).

X Jornada de Direito e Psicanálise: interseções e interlocuções a partir de Antígona de Sófocles - Universidade Federal do Paraná.Lei escrita e leis não escritas: antinomia entre bem e desejo na Antígona de Sófocles. 2013. (Outra).

A escuta da criança vítima de abuso sexual no Juízo de Família. 2012. (Outra).

Capacitação de Gestores e Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. 2012. (Outra).

Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes/FEMPERJ. 2012. (Outra).

I Encontro de Poesia e Clínica."A função real da tragédia". 2012. (Encontro).

I Seminário da Atenção Primária em Saúde com População de Rua. 2012. (Seminário).

Patronimias - Questões da clínica lacaniana. 2012. (Outra).

XV Simpósio Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas.Reinserção familiar e comunitária de crianças e adolescentes em reabilitação por uso abusivo de drogas: A metodologia de suporte social ofertada pelos Centros de Referência Espacializados de Assistência Social do município do Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

A Política de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e o Pacto Federativo.Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2010. (Oficina).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise - "Psicanálise: Ciência e Arte"."A ironia trágica, a equivocidade da linguagem e a dimensão ética - breve comentário da 'Ode ao Homem' na 'Antígona' de Sófocles". 2010. (Encontro).

"Objeto da pulsão, objeto do desejo". 2009. (Encontro).

6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A demanda de reparação: A vítima como figura emblemática da contemporaneidade. 2009. (Congresso).

Colóquio Franco-Brasileiro - Destinos da adolescência: Corpo e subjetivação. 2009. (Outra).

I Fórum Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.O caso de Maria - O funcionamento em ato. 2009. (Outra).

II Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.Avanços, impasses e desafios à prática. 2009. (Seminário).

Jornada do Laço Social do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica."Retorna ao teu lugar". 2009. (Outra).

Psicanálise e Cinema.Som e fúria - Quatro Minutos em três tempos. 2009. (Encontro).

Seminário.A violência sexual e a escuta de crianças e adolescentes. 2009. (Seminário).

Seminário Nacional Escuta de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência e a Rede de Proteção. 2009. (Seminário).

VI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise IP/UERJ "Psicanálise, Universidade e Sociedade".A violência sexual e a escuta de crianças e adolescentes: com a palavra, o sujeito. 2009. (Simpósio).

Encontro Público do Conselho Tutelar de Vila Isabel. 2008. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes. Os casos de suspeita de violência sexual intra-familiar e a questão da disputa parental. 2008. (Congresso).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.A responsabilidade trágica em sua aporia e a ética da psicanálise. 2008. (Encontro).

Jornada do Laço Social do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica.A vida como ela é. 2008. (Outra).

Jornada do Laço Social do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica.No meio do nada tinha o desejo. 2008. (Outra).

Obra Missão Social.O trabalho desenvolvido pelo Centro Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Leila Diniz. 2008. (Outra).

Rede Articuladora da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro.Capacitação em Violência Sexual contra Crianças e Aadolescentes. 2008. (Outra).

Seminário "E o que é que ele quer, o psicanalista?". 2008. (Seminário).

"Laudos e Pareceres: Uma discussão". 2007. (Outra).

Depoimento sem dano: O que você pensa sobre isso?. 2007. (Outra).

Depoimento sem dano - EMERJ. 2007. (Outra).

Encontro da Rede Local/CREAS Maria Lina de Castro Lima/2a Coordenadoria de Assistência Social."O trabalho desenvolvido pelo Centro Municipal de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Leila Diniz". 2007. (Encontro).

Encontro Estadual de Serviço Social e Psicologia no Campo Sócio-Jurídico "Violação e Garantia de Direitos: Compromisso Ético-Político em Debate". 2007. (Encontro).

Jornada do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica."Antígona, a lei e o desejo". 2007. (Outra).

Seminário Nacional Mídia e Psicologia - produção de subjetividade e coletividade."A gênese da propaganda: o olhar psicanalítico sobre esse fenômeno de massa". 2007. (Seminário).

"Ética, Psicologia e Saúde - reflexões sobre a clínica e a pesquisa"."Ética e clínica psicanalítica". 2006. (Seminário).

Colóquio "A operação do significante: O nome, a imagem, o objeto". 2006. (Outra).

II Congresso Brasileiro de psicologia, Ciência e Profissão. "A gênese da propaganda: o olhar psicanalítico sobre este fenômeno de massa". 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. "Sexualidade infantil: do indivíduo traumatizado à implicação do sujeito". 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. "Do trauma à fantasia". 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. "Genealogia da noção de família". 2006. (Congresso).

Ciclo de conferências A Psicologia e suas conexões - UNESA."A ética da psicanálise: um percurso de Antígona a Descartes". 2005. (Outra).

IV Jornada de Iniciação Científica do Curso de Psicologia da UNESA."Psicanálise". 2005. (Outra).

Seminário "Será que podemos dizer, com Lacan, que a mulher é o sintoma do homem?". 2004. (Seminário).

Colóquio "Os herdeiros da ciência: a clínica psicanalítica e as novas formas do gozo". 2003. (Outra).

Jornadas do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica."Sobre o não articulado e o articulável". 2002. (Outra).

Seminário: "Novas formas clínicas no início do terceiro milênio". 2002. (Seminário).

Jornadas do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica."O estatuto ético do inconsciente e o analista como parte deste conceito". 2001. (Outra).

Jornadas do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica."A propósito da confirmação". 1999. (Outra).

VI Jornada de Psiquiatria do Estado do Rio de Janeiro. 1997. (Outra).

Seminário Clínico do Curso de Especialização em Atendimento Psicanalítico em Instituição do Ipub/UFRJ."Era uma vez...Nina - cenas de um caso clínico". 1996. (Seminário).

I Seminário de Saúde Mental e Trabalho do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.Coordenaçaõ de Grupo de Trabalho. 1995. (Outra).

IV Jornada de Psiquiatria do Estado do Rio de Janeiro - Reabilitação e Saúde Mental. 1995. (Outra).

Seminário Tempo, Trabalho e Movimento - CESTEH/FIOCRUZ."A clínica em dois tempos". 1995. (Seminário).

III Fórum de Saúde Mental. 1994. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isadora Bittar Floriani

VORSATZ, I.; COSTA-MOURA, F.; SILVA, M. E. A. E.. A emergência da certeza para o sujeito do inconsciente. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane de Augustinis Valle Machado da Silva

RUDGE, A. M. T. P.; FUKS, B. B.; NOVAES, B.;VORSATZ, I.; MARTINHO, M. H. C.. A via trágica do desejo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Fernanda Araujo Medeiros Machado

RIBEIRO, H. F. C.;VORSATZ, I.; COHEN, R. P.; DARRIBA, V. A.. Trauma e discurso: de que forma apresenta-se o indizível?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Nogueira Klumb

FERREIRA, A. P.;VORSATZ, I.; MIRANDA, L. L.. Psicanálise e poesia: considerações a partir de uma Oficina no CAPS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Isabel Rosa da Silva Arello

CASTILHO, G.;VORSATZ, I.; DARRIBA, V. A.. Pontuações acerca da transferência e de seu manejo na psicanálise com idosos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marianna Miranda Bauerfeldt

VORSATZ, I.; SILVA, M. E. A. E.; UHR, D.. A clínica da recepção de Psicologia - uma proposta de intervenção na Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto - uma aposta. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Roland de Souza Mendes

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; UHR, D.. "O que fazer quando não há nada a fazer?" - psicanálise e psiquiatria. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Penélope Esteves Raposo Mathias

VORSATZ, I.; UHR, D.; DARRIBA, V. A.. A Residência em Psicologia Clínica Institucional como formadora de profissionais atuantes no SUS: reflexões e práticas que sustentam o trabalho. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; DUTRA, A. S.. A psicanálise na enfermaria psiquiátrica: uma experiência na Oficina de Poesia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Corcos

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; UHR, D.. Psicose e a experiência da morte: que clínica é possível em uma enfermaria psiquiátrica?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giliane Bianca Fialho de Moura

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; UHR, D.. Sutilezas da clínica psicanalítica em diálogo com a política de saúde mental: Um olhar sobre a reforma Psiquiátrica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Glória de S

VORSATZ, I.; COSTA-MOURA, F.; ANDRADE, D. R.. Patrício. Impasses na transferência. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEPCOP) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Ursula Ponciano Possolo Goulart

VORSATZ, I.; BRITO, L. M. T.; ALTOE, S. E.. Psicanálise e as instituições públicas: o direito de ser sujeito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Brenda Castro Gomes

VORSATZ, I.; PONCIANO, E. L. T.; SILVA, M. E. A. E.. Puberdade, adolescência e o encontro com o real do sexo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ian Fabricio Martinelle Cunha de Almeida

JORGE, M. A. C.;VORSATZ, I.; MENDONCA, L. F.. O autista em seu movimento e sua dança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Dahwache Martins

VORSATZ, I.; JORGE, M. A. C.; SILVA, M. E. A. E.. Fantasia, realidade e ficção: os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Beatriz Gomes de Lima

VORSATZ, I.; JORGE, M. A. C.; CUNHA, C. C.. Da loucura à saúde mental: a história das práticas institucionais na escrita do sujeito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Cirino Bruno

VORSATZ, I.; DARRIBA, V. A.; JACO-VILELA, A. M.. A prática clínica supervisionada no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ - com o quê me encontrei em meu percurso?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

RIBEIRO, H. F. C.;VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.. A trama edípica e a vida amorosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Barbosa Garcia

VORSATZ, I.; SILVA, M. E. A. E.; DARRIBA, V. A.. Complexo de Édipo na prática clínica: o caso do pequeno Hans. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica de Paula Pereira Monteiro

SILVA, M. E. A. E.; JORGE, M. A. C.;VORSATZ, I.. O ego e as realidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Nogueira Gonçalves

VORSATZ, I.; LOURO, M. C. F.. Transtornos alimentares - uma atenção à relação mãe-bebê. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda Baptista Rodrigues

VORSATZ, I.; LOURO, M. C. F.. Ser ou não ser autista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Benedita Cleusa Cicilini

VORSATZ, I.; LOURO, M. C. F.. A fantasia na clínica da neurose. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tânia Malafronte de Andréa Segall

VORSATZ, I.; COELHO, A. C. F.. A neurose obsessiva em Freud. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiz Gonzaga Cenaqui

VORSATZ, I.; BALBI, A. B.. Do pai ao Nome-do-pai. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carolina Silva Escobar

VORSATZ, I.; BALBI, A. B.. A noção de compulsão à repetição segundo Sigmund Freud. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá.

VORSATZ, I.. Processo Seletivo da Residência em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; CASTILHO, G.; CORREIA, S.; ESCH, C. F.; GUGGENHEIM, E. S.; WENDLING, M. M.. Processo Seletivo da Residência em Saúde - Psicologia Clínica Institucional. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.. Processo Seletivo da Residência em Saúde UERJ 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; GEMINO, A. M.; CASTILHO, G.; CORREIA, S.; DARRIBA, V. A.. Processo Seletivo para a Residência em Saúde - Psicologia Clínica Institucional da UERJ. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; GEMINO, A. M.; CASTILHO, G.; CORREIA, S.; DARRIBA, V. A.. Processo Seletivo para Residência em Saúde - Psicologia Clínica Institucional. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; MULDER, A.. Processo Seletivo da Residência em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; CASTILHO, G.. Processo Seletivo para a Residência em Saúde - Psicologia Clínica Institucional. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; CASTILHO, G.. Processo Seletico para a Residência em Saúde UERJ - Psicologia Clínica Institucional. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; FERREIRA, A. P.; SILVA, M. E. A. E.. Concurso de Seleção para Monitoria - disciplina Psicanálise e Literatura - IP-UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VORSATZ, I.; SILVA, M. E. A. E.; DARRIBA, V. A.. Concurso de Seleção para Monitoria - disciplina Psicanálise e Literatura - IP-UERJ. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SANTOS, E. G.; SANTANA, C.;VORSATZ, I.. Processo seletivo de psicólogo para atuar no Serviço de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes/SECABEX da Secretaria Municipal de Assistência Social. 2009. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marci Dória Passos

PASSOS, M. D.. Era uma vez... Nina: Cenas de um caso clínico. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Psicanalitico em Instituicao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

HERZOG, R.;BIANCO, A. C. L.COSTA-MOURA, F.. O sujeito da psicanálise e o sujeito da ciência. 2002. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

ROSENFIELD, K.H.; SILVA, C. O.; GRIMBERG, A. B.;BIANCO, A. C. L.COSTA-MOURA, F.. Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise. 2010. Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ANNA CAROLINA LO BIANCO CLEMENTINO

LO BIANCO,A.C.. O Sujeito da Psicanálise e o Sujeito da Ciência. 2002. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ANNA CAROLINA LO BIANCO CLEMENTINO

Rosenfield,K.H.; COSTA-MOURA, F.; BASTOS, A.; OLIVEIRA, C.;LO BIANCO,A.C.. Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise. 2010. Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angélica Bastos de Freitas Rachid Grimberg

MOURA, F. C.;Bastos, A; FERNANDES, F. L.. O fundamento trágico da ética da psicanálise. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudio Oliveira da Silva

OLIVEIRA, C.; COSTA-MOURA, F.; BIANCO, A. C. L.; GRIMBERG, A. B.; ROSELFIELD, K. H.. Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafaela Antunes Fernandes Petrone

A literatura e a teoria da clínica psicanalítica (provisório); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Sabrina Varela Soares

Psicanálise e literatura (provisório); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Arthur Teixeira Pereira

As referências literárias na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Sub-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marianna Miranda Bauerfeldt

A clínica da recepção no Ambulatório da Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto - uma aposta; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Penélope Esteves Raposo Mathias

Saúde mental e clínica psicanalítica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Rafael Roland de Souza Mendes

"O que fazer quando não há nada a fazer?" - psicanálise e psiquiatria; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Giliane Bianca Fialho de Moura

Sutilezas da clínica psicanalítica em diálogo com a política de sáude mental: Um olhar sobre a Reforma Psiquiátrica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Juliana Corcos

Psicose e a experiência de morte: que clínica é possível em uma enfermaria psiquiátrica?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A psicanálise na enfermaria psiquiátrica: uma experiência na Oficina de Poesia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Brenda Castro Gomes

Puberdade, adolescência e o encontro com o real do sexo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Ursula Ponciano Possolo Goulart

Psicanálise e as instituições públicas: o direito de ser sujeito; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Rafaella Nóbrega Esch de Andrade

Psicanálise e contemporaneidade: impasses e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Cynthia Silva dos Santos

A função paterna e seu declínio na modernidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Thiago Nascimento Labrador Martinez

Freud e Dostoiévski: considerações sobre do sentimento inconsciente de culpa na neurose; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Clarissa Beatriz Gomes de Lima

Da loucura à saúde mental: a história das práticas institucionais na escrita do sujeito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Fº de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Camila Cirino Bruno

A prática clínica supervisionada no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ: com o quê me encontrei em meu percurso?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Renata Dahwache Martins

Fantasia, realidade e ficção: os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Mariana Barbosa Garcia

Complexo de Édipo na prática clínica: o caso do pequeno Hans; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Milene Santiago Nascimento

A função do mito em psicanálise; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Marília Albuquerque Nunes de Souza

Freud, ciência e literatura - os sonhos nos passos da criação do Dichter; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Daniela Done Abrahao de Araujo

Psicanálise e literatura (provisório); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Fº de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Thiago Nascimento Labrador Martinez

Freud e Dostoiévski - o sentimento inconsciente de culpa e a formação dos sintomas neuróticos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Clarissa Beatriz Gomes de Lima

Da loucura à saúde mental: as práticas institucionais na escrita do sujeito; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Clarissa Beatriz Gomes de Lima

A prática extensionista em Psicologia na Enfermaria de Psiquiatria do HUPE; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Ursula Possolo Ponciano Goulart

A prática extensionista em Psicologia na Enfermaria de Psiquiatria do HUPE; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Renata Dahwache Martins

Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos: A prática da monitoria e a formação discente; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Sub-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Arthur Teixeira Pereira

As referências literárias na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas/Sub-reitoria de Graduação da UERJ; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Renata Dahwache Martins

Psicanálise e literatura: os fazeres da palavra; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas/Sub-reitoria de Graduação da UERJ; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Lílian Magalhães Leite Costa

A gênese da propaganda: um olhar psicanalítico sobre esse fenômeno de massa; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Carolina de Carvalho Barros

Do trauma à fantasia; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Lucas Santos da Silva

A concepção de cura segundo o paradigma da medicina mental e da psicanálise; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Adriana Cito

Um percurso sobre a angústia em Freud; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Edilene Kermizidis dos Santos

Algunas considerações sobre o narcisismo e a psicose; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Maria Claudia Fonseca Lima

Genealogia da noção de família; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Rosani Bauer Ramos

Transferência e amor; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Ivna Kinupe de Moraes

Histeria e feminilidade; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Débora Augusto Franco

Sexualidade infantil:do indivíduo traumatizado à implicação do sujeito; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Marcio Siqueira

Sexualidade infantil: a criança quase tão 'ingênua' quanto o adulto; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Daniel Soares Amorim

Freud e a religião; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Tania de Pace

A constituição do sujeito e suas implicações; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid de Mello Vorsatz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise; 2010; Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Theophilo da Costa-Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VORSATZ, I. . Freud e a ciência da literatura - psicanálise, ciência e poesia. TEMPO PSICANALÍTICO , v. 51, p. 159-184, 2019.

  • VORSATZ, I. ; CORCOS, J. ; MATHIAS, P. E. R. . Considerações sobre a prática clínica em uma enfermaria de psiquiatria. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (Belo Horizonte) , v. 22, p. 2015-223, 2019.

  • VORSATZ, I. . O CONCEITO, O DESEJO E A ÉTICA: O DESEJO COMO MÓBIL DO CONCEITO FUNDAMENTAL. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 21, p. 215-223, 2018.

  • VORSATZ, I. ; Martins, R.D. ; GOMES, B. C. ; SANTOS, C. S. . Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada. Revista Pesquisa Qualitativa , v. v.6, p. 390-411, 2018.

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia. CADERNOS DE PSICANÁLISE (CÍRCULO PSICANALÍTICO/RJ) , v. 40, p. 251-272, 2018.

  • VORSATZ, I. ; SILVA, M. E. A. E. . A demanda de reparação - a vítima como figura emblemática da contemporaneidade. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. v.17, p. 674-692, 2017.

  • VORSATZ, I. . O estatuto ético do inconsciente e o desejo do analista. CADERNOS DE PSICANÁLISE (CÍRCULO PSICANALÍTICO/RJ) , v. 38, p. 173-185, 2016.

  • VORSATZ, I. . O sujeito da psicanálise e o sujeito da ciência - Descartes, Freud e Lacan. Psicologia Clínica , v. 27.2, p. 249-273, 2015.

  • VORSATZ, I. . Augustine e o gabinete do Dr. Charcot. Trivium (Rio de Janeiro. Online) , v. VI, p. 119-120, 2014.

  • VORSATZ, I. . A ironia trágica, a equivocidade da linguagem e a dimensão ética: nota sobre a Ode ao Homem na 'Antígona' de Sófocles. TEMPO PSICANALÍTICO , v. 45, p. 135-145, 2013.

  • VORSATZ, I. . Antígona, Descartes e a ética da psicanálise. Tempo Psicanalítico , v. 38, p. 51-73, 2006.

  • JARDIM, S. ; VORSATZ, I. . 'Assistência em saúde mental dos trabalhadores: das 'situações-problema' aos 'casos'. Cadernos IPUB (UFRJ) , v. I, p. 83-98, 1996.

  • JARDIM, S. ; VORSATZ, I. ; FERREIRA, I. . 'A clínica em dois tempos'. Cadernos IPUB (UFRJ) , v. I, p. 79-84, 1995.

  • VORSATZ, I. ; ALBERTI, S. (Org.) . Residência em Psicologia Clínica Institucional - práxis e formação. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2019. 203p .

  • ALBERTI, S. (Org.) ; VORSATZ, I. (Org.) . Residência em Psicologia Clínica Institucional - O primeiro jubileu de uma experiência. 1. ed. Rio de Janeiro: CEPCI-MRH/UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2018. 252p .

  • VORSATZ, I. . Antígona e a ética trágica da psicanálise. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/FAPERJ, 2013. v. 1. 245p .

  • VORSATZ, I. ; MATHIAS, P. E. R. . Prática clínica e supervisão na Unidade Docente Assistencial do HUPE-UERJ. In: Ingrid Vorsatz e Sonia Alberti. (Org.). Residência em Psicologia Clínica Institucional - práxis e formação. 1ed.Curitiba - PR: Editora Juruá, 2019, v. , p. 169-188.

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Fazeres da palavra - a literatura como duplo da psicanálise. In: Ana Maria Jacó-Vilela; Filipe Degani-Carneiro; João Henrique Queiroz de Araújo. (Org.). Clio-Psyché - Saberes Psi - Novos sujeitos, outras histórias. 1ed.Curitiba: Editora Juruá, 2018, v. , p. 111-127.

  • ALBUQUERQUE, B. P. ; VORSATZ, I. . Hamlet entre a literatura e a psicanálise. In: Ana Maria Jacó-Vilela; Filipe Degani-Carneiro; João Henrique Queiroz de Araújo. (Org.). Clio-Psyché - Saberes Psi - Novos sujeitos, outras histórias. 1ed.Curitiba: Juruá, 2018, v. , p. 129-140.

  • VORSATZ, I. ; MATHIAS, P. E. R. . Prática clínica e supervisão na Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do HUPE. In: Sonia Alberti; Ingrid Vorsatz. (Org.). Residência em Psicologia Clínica Institucional - O primeiro jubileu de uma experiência. 1ed.Rio de Janeiro: CEPCI-MRH/UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2018, v. , p. 216-243.

  • VORSATZ, I. . Oito segundos. Revista Moviola, 03 maio 2014.

  • VORSATZ, I. . Eu sou o amor?. Via Política, www.viapolitica.com.br, 05 set. 2011.

  • VORSATZ, I. . A vida dos outros. Tempo Freudiano Associação Psicanalítica, www.tempofreudiano.com.br, 02 jan. 2011.

  • VORSATZ, I. . Quatro minutos. Tempo Freudiano Associação Psicanalítica, www.tempofreudiano.com.br, 02 jan. 2011.

  • VORSATZ, I. . 120 minutos de silêncio. Via Politica, www.viapolitica.com.br, 12 jul. 2010.

  • VORSATZ, I. . Mademoiselle Chambon ou Tudo que é sólido desmancha no ar. Via Política, www.viapolitica.com.br, 21 jun. 2010.

  • VORSATZ, I. . Aleph. Via Política, www.viapolitica.com.br, 05 abr. 2010.

  • VORSATZ, I. . O que arde e o que cura. Via Política, www.viapolitica.com.br, 30 nov. 2009.

  • VORSATZ, I. . "Quem pagará o enterro e as flores se eu (me) morrer de amores?". Via Política, www.viapolitica.com.br, 05 out. 2009.

  • VORSATZ, I. . A Ausente. Via Política, www.viapolitica.com.br, 15 set. 2009.

  • VORSATZ, I. . Retorna ao teu lugar. Via Política, www.viapolitica.com.br, 27 jul. 2009.

  • VORSATZ, I. . Uma mulher causada pelas palavras. Via Política, www.viapolitica.com.br, 20 abr. 2009.

  • VORSATZ, I. . Náufragos em terra firme. Via Política, www.viapolitica.com.br, 02 mar. 2009.

  • VORSATZ, I. . Som e fúria - Quatro minutos em três tempos. Via Política, www.viapolitica.com.br, 09 fev. 2009.

  • VORSATZ, I. . De que lado fica o Outro lado?. Via Política, www.viapolitica.com.br, 08 dez. 2008.

  • VORSATZ, I. . No meio do nada tinha o desejo. Via Política, www.viapolitica.com.br, 13 out. 2008.

  • VORSATZ, I. . Com que sonha Cassandra?. Via Política, www.viapolitica.com.br, 16 jun. 2008.

  • VORSATZ, I. . A vida como ela é. Via Política, www.viapolitica.com.br, 07 abr. 2008.

  • VORSATZ, I. . Jogo de cena. Via Política, www.viapolitica.com.br, 03 dez. 2007.

  • VORSATZ, I. . Descartes e a Escolástica. Referências de Lacan, Rio de Janeiro, p. 13 - 20, 01 fev. 2003.

  • VORSATZ, I. . A certeza da impunidade. O Globo, Rio de Janeiro, 28 fev. 2002.

  • BAUERFELDT, M. M. ; MENDES, R. R. S. ; VORSATZ, I. . Recepção de Psicologia: Avanços e impasses na implementação do dispositivo. In: XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional, 2017, Rio de Janeiro. A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2017. p. 11-19.

  • MATHIAS, P. E. R. ; VORSATZ, I. . A experiência de apropriação do trabalho de recepção clínica. In: XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - IP-UERJ, 2017, Rio de Janeiro. A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2017. p. 20-27.

  • SANTOS, F. B. ; KLUMB, F. N. ; ANDRADE, K. B. ; VORSATZ, I. . A escuta psicanalítica nas primeiras entrevistas em saúde mental infanto-juvenil. In: XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - IP-UERJ, 2017, Rio de Janeiro. A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2017. p. 28-33.

  • KLUSSMANN, G. ; VORSATZ, I. . Que lugar para o sujeito? Desafios no atendimento para além da enfermaria de Psiquiatria. In: XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - IP-UERJ, 2017, Rio de Janeiro. A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2017. p. 34-39.

  • CORCOS, J. ; VORSATZ, I. . Do ideal ao real: Considerações sobre a inserção em uma enfermaria psiquiátrica. In: XX Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional, 2016, Rio de Janeiro. O tratamento pela fala na instituição hospitalar. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2016. p. 2-10.

  • REIS, R. C. ; VORSATZ, I. . Um lugar para a palavra: A Oficina de Poesia na enfermaria psiquiátrica do HUPE. In: XX Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional, 2016, Rio de Janeiro. O tratamento pela fala na instituição hospitalar. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2016. p. 11-19.

  • ALBUQUERQUE, B. P. ; VORSATZ, I. . Hamlet entre a literatura e a psicanálise. In: XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: outros sujeitos, outras histórias, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Clio-Psyché. Rio de Janeiro: Clio-Psyché ? Laboratório de História e Memória da Psicologia. IP-UERJ, 2016. p. 54-55.

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Fazeres da palavra: a literatura como duplo da psicanálise. In: XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: outros sujeitos, outras histórias, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Clio-Psyché. Rio de Janeiro: Clio-Psyché ? Laboratório de História e Memória da Psicologia. IP-UERJ, 2016. p. 53-54.

  • VORSATZ, I. . A demanda de reparação: A vítima como figura emblemática da conteporaneidade. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém (PA). Psicologia e compromisso social: Unidade na diversidade. Belém do Pará: Gráfica da Universidade Federal do Pará, 2009. p. 47.

  • VORSATZ, I. . A responsabilidade trágica em sua aporia e a ética da psicanálise. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2008, Rio de Janeiro/Niterói. Psicanálise e Sociedade - III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. Rio de Janeiro/Niterói: Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal Fluminense, 2008. v. 1. p. 77-78.

  • VORSATZ, I. ; Martins, R.D. . O poeta e o psicanalista - a inquietante estranheza do duplo. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , 2019.

  • VORSATZ, I. . Pode a práxis psicanalítica ser transmitida na universidade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VORSATZ, I. ; ALBUQUERQUE, B. P. ; LIMA, C. B. G. ; Martins, R.D. ; Martinez, T.N.L. . O método freudiano e o recurso à literatura: a vertente aditiva e a extrativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, B. P. ; VORSATZ, I. . Lacan e Antígona. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. ; ALBUQUERQUE, B. P. ; LIMA, C. B. G. . Freud e os clássicos da literatura: Dostoiévski, Shakespeare e Sófocles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VORSATZ, I. ; Martins, R.D. ; Martinez, T.N.L. . Freud e Dostoiévski: a literatura como ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VORSATZ, I. ; SANTOS, F. B. ; KLUMB, F. N. ; ANDRADE, K. B. . A inserção da Psicologia em um dispositivo de acolhida de Saúde Mental Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VORSATZ, I. ; KLUSSMANN, G. ; MATHIAS, P. E. R. . Recepção de Psicologia: dispositivo institucional e experiência clínica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VORSATZ, I. ; PEREIRA, A. T. ; SOUZA, M. A. N. ; COSTA, V. A. . Freud e a ciência da literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, B. P. ; Lima, C.B.G. ; VORSATZ, I. ; Martins, R.D. ; Martinez, T.N.L. ; Costa, V.A. . Psicanálise e literatura - apontamentos freudianos em Hamlet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Fazeres da palavra: a literatura como duplo da psicanálise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, B. P. ; VORSATZ, I. . Hamlet entre a literatura e a psicanálise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. . 'A ética trágica da psicanálise - a Antígona, de Sófocles, revisitada'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VORSATZ, I. . Leis escritas e não escritas: antinomia entre bem e desejo na Antígona de Sófocles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VORSATZ, I. . A função real da tragédia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VORSATZ, I. . ?A ironia trágica, a equivocidade da linguagem e a dimensão ética ? breve comentário da ?Ode ao Homem? na Antígona de Sófocles?.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. . ?A violência sexual e a escuta de crianças e adolescentes: com a palavra, o sujeito?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. . A violência sexual e a escuta de crianças e adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VORSATZ, I. . Avanços, impasses e desafios à prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VORSATZ, I. . A demanda de reparação: a vítima como figura emblemática da contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. . A responsabilidade trágica em sua aporia e a ética da psicanálise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. ; FIGUEIREDO, A. C. . Os casos de suspeita de violência sexual intra-familiar e a questão da disputa parental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, L. M. L. ; VORSATZ, I. . A gênese da propaganda: o olhar da psicanálise sobre este fenômeno de massa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, L. M. L. ; VORSATZ, I. . A gênese da propaganda: o olhar psicanalítico sobre esse fenômeno de massa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, D. A. ; VORSATZ, I. . Sexualidade infantil: do indivíduo traumatizado à implicação do sujeito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, C. C. ; VORSATZ, I. . Do trauma à fantasia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. B. ; VORSATZ, I. . Transferência e amor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, M. C. F. ; VORSATZ, I. . Genealogia da noção de família. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VORSATZ, I. . Ética e clínica psicanalítica ? comentários a propósito de uma situação clínica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VORSATZ, I. . A ética da psicanálise: um percurso de Antígona a Descartes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VORSATZ, I. . Era uma vez... Nina - cenas de um caso clínico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JARDIM, S. ; VORSATZ, I. . A clínica em dois tempos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VORSATZ, I. ; ALBERTI, S. . Prefácio. Curitiba, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRUNO, C. C. ; VORSATZ, I. . A prática clínica supervisionada do Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ: com o quê me encontrei em meu percurso?. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Graduação- SR1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018 (Anais da 17ª Semana de Graduação - 28ª UERJ Sem Muros).

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Os primórdios da psicanálise e a construção da noção de fantasia. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Graduação - SR1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018 (Anais da 17ª Semana de Graduação - 28ª UERJ Sem Muros).

  • Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos: a prática da monitoria e a formação discente. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Graduação-SR1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018 (Anais da 17ª Semana de Graduação - 28ª UERJ Sem Muros).

  • PEREIRA, A. T. ; SOUZA, M. A. N. ; NOBREGA, R. E. ; Martins, R.D. ; Martinez, T.N.L. ; VORSATZ, I. . As referências literárias na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de BGraduação-SR1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018 (Anais da 17ª Semana de Graduação - 28ª UERJ Sem Muros).

  • SOUZA, M. A. N. ; PEREIRA, A. T. ; VORSATZ, I. . Freud, ciência e literatura - os sonhos nos passos da criação do Dichter. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018 (Livro de Resumos da 27ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

  • Martinez, T.N.L. ; Martins, R.D. ; VORSATZ, I. . Freud e Dostoiévski: o sentimento inconsciente de culpa e a formação dos sintomas neuróticos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018 (Livro de Resumos da 27ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

  • ALBERTI, S. ; VORSATZ, I. . Residência em Psicologia Clínica Institucional - O primeiro jubileu de uma experiência. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Lima, C.B.G. ; PEREIRA, A. T. ; NOBREGA, R. E. ; VORSATZ, I. . Da loucura à saúde mental: a história das práticas institucionais na escrita do sujeito. Rio de Janeiro: UERJ/SR2-Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa/DCARH, 2017 (Livro de Resumos da 26ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

  • Martinez, T.N.L. ; Martins, R.D. ; SOUZA, M. A. N. ; VORSATZ, I. . Freud e Dostoiévski: a literatura como fundamento à psicanálise. Rio de Janeiro: UERJ/SR2-Subreitoria de Graduação e Pesquisa/DCARH, 2017 (Livro de Resumos da 26ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

  • VORSATZ, I. ; ALBERTI, S. ; CASTILHO, G. ; DARRIBA, V. A. ; ESCH, C. F. ; FERREIRA, A. P. ; GEMINO, A. M. ; GUGGENHEIM, S. E. ; WENDLING, M. M. . A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2017 (Anais do XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional).

  • VORSATZ, I. ; ALBERTI, S. ; CASTILHO, G. ; CORREIA, S. ; DARRIBA, V. A. ; GEMINO, A. M. ; GUGGENHEIM, E. S. ; PRADO, M. C. C. A. . O tratamento pela fala na instituição hospitalar. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Núcleo MID, 2016 (Anais do XX Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VORSATZ, I. . Comitê de Avaliação - CETREINA - Sub-reitoria de Graduação da UERJ. 2018.

VORSATZ, I. . 17ª Semana de Graduação - UERJ Sem Muros. 2018.

VORSATZ, I. . Comitê de Avaliação - CETREINA - Sub-retoria de Graduação da UERJ. 2018.

VORSATZ, I. ; SILVA, D. M. ; KLUSSMANN, G. ; GUIMARAES, 7. M. S. B. ; SILVA, 8. C. B. ; ANDRADE, K. B. ; NIGRI, V. J. . Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. 2018.

VORSATZ, I. ; ANDRADE, K. B. ; KLUSSMANN, G. ; ARAUJO, I. S. ; COSTA, A. G. ; OLIVEIRA, Q. S. ; SANTOS, H. L. . Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. 2018.

VORSATZ, I. ; BAUERFELDT, M. M. ; MATHIAS, P. E. R. ; MENDES, R. R. S. ; KLUSSMANN, G. ; KLUMB, F. N. ; SANTOS, F. B. ; ANDRADE, K. B. . Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar - IP-UERJ. 2017.

VORSATZ, I. ; GOMES, B. C. ; BRUNO, C. C. ; Lima, C.B.G. ; SANTOS, C. S. ; CORREA, L. M. ; Martins, R.D. ; GOULART, U. P. P. ; COSTA, V. A. ; LOPES, J. M. . Supervisão clínica - Serviço de Psicologia Aplicada/SPA do IP-UERJ. 2017.

VORSATZ, I. ; PINHEIRO, A. M. ; GUIMARAES, L. G. P. ; MENEZES, L. A. R. ; BAUERFELDT, M. M. ; MATHIAS, P. E. R. ; MENDES, R. R. S. ; SILVA, T. A. B. . Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. 2017.

VORSATZ, I. ; LOPES, J. M. ; GOULART, U. P. P. ; LIMA, C. B. G. . Supervisão de Estágio Curricular na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2017.

VORSATZ, I. ; GOMES, B. C. ; BRUNO, C. C. ; Lima, C.B.G. ; SANTOS, C. S. ; CORREA, L. M. ; Martins, R.D. ; GOULART, U. P. P. ; COSTA, V. A. . Supervisão clínica - Serviço de Psicologia Aplicada do IP-UERJ. 2016.

VORSATZ, I. ; PAULA, C. V. S. ; MOURA, G. B. F. ; CORCOS, J. ; BAUERFELDT, M. M. ; MATHIAS, P. E. R. ; MENDES, R. R. S. ; REIS, R. C. . Preceptoria e supervisão clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar - IP-UERJ. 2016.

VORSATZ, I. ; MOURA, G. B. F. ; CORCOS, J. ; REIS, R. C. . Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hsopitalar - IP-UERJ. 2015.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a revista Psicologia Ciência e Profissão (ISSN 1414-9893). 2019.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica (ISSN 1516-1498). 2019.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (1415-4714). 2019.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia (e-ISSN 1808-4281). 2019.

JACO-VILELA, A. M. ; PONCIANO, E. L. T. ; VORSATZ, I. . Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social - Prêmio CAPES de Tese 2018. 2019.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2018.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Pesquisa Qualitativa. 2018.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Fractal Revista de Psicologia (ISSN 1984-9202). 2018.

VORSATZ, I. . Coordenadoria de avaliação, projetos especiais e inovação - Sub-reitoria da Graduação da UERJ. 2018.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica - UFRJ. 2017.

VORSATZ, I. . Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave. 2017.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica - UFRJ. 2016.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Psicologia Clínica PUC-RJ. 2016.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica - UFRJ. 2015.

VORSATZ, I. . Parecer ad hoc para a Revista Psicologia Clínica PUC-RJ. 2015.

VORSATZ, I. . Psicanálise e literatura: o campo da palavra e da linguagem como práxis. 2015.

VORSATZ, I. . 'Psicanálise e literatura - o campo da palavra e da linguagem como práxis'. 2015.

VORSATZ, I. . Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos. 2015.

VORSATZ, I. . IV Jornada de Iniciação Científica do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá/. 2005.

VORSATZ, I. . do Programa de Treinamento Profissional da Universidade Estácio de Sá/Campus Resende. 2005.

VORSATZ, I. . I Seminário Saúde Mental e Trabalho - Programa Organização do Trabalho e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. 1995.

VORSATZ, I. . Depoimento sobre o Prêmio Jabuti. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VORSATZ, I. ; OLIVEIRA, V. ; PEREIRA, K. . Psicanálise e Educação. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VORSATZ, I. . Instituto de Psicologia conquista Prêmio Jabuti 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VORSATZ, I. . 'A difusão do conhecimento no caminho certo'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VORSATZ, I. . Antígona e a ética trágica da psicanálise. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GARCIA-ROZA, L. A. ; SCHILD, S. ; SALLES, J. M. ; JOFFILY, J. ; ARAUJO, R. M. ; VORSATZ, I. . Depoimento para a posteridade - MIS-RJ. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VORSATZ, I. ; ALBERTI, S. . Residência em Psicologia Clínica Institucional - práxis e formação. 2019. (Editoração/Coletânea).

ALBERTI, S. ; VORSATZ, I. . Residência em Psicologia Clínica Institucional - O primeiro jubileu de uma experiência. 2018. (Editoração/Livro).

Lima, C.B.G. ; GOULART, U. P. P. ; VORSATZ, I. . Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para o portador de transtorno mental grave. 2018. (28ª Semana de Graduação).

VORSATZ, I. . Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para o paciente portador de transtorno mental grave. 2018. (Extensão Universitária).

VORSATZ, I. ; PINHEIRO, A. M. ; ANDRADE, K. B. ; BAUERFELDT, M. M. ; MATHIAS, P. E. R. . Anais do XXI Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional: A clínica como política de resistência - desafios na formação do residente de Psicologia. 2017. (Editoração/Anais).

VORSATZ, I. . Relatório Final de Projeto de Estágio Interno Complementar - Nº 3256/2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

VORSATZ, I. ; LIMA, C. B. G. . Relatório anual sobre o desempenho acadêmico de bolsista de Iniciação Científica. 2017. (Relatório de pesquisa).

VORSATZ, I. ; Martinez, T.N.L. . Relatório anual sobre o desempenho acadêmico de bolsista de Iniciação Científica. 2017. (Relatório de pesquisa).

VORSATZ, I. . Relatório Final de Projeto de Monitoria - Nº 3468/2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

VORSATZ, I. . 27ª UERJ Sem Muros. 2017. (Extensão Universitária).

LIMA, C. B. G. ; VORSATZ, I. . Psicanálise e literatura: a fundamentação teórica do Complexo de Édipo. 2017. (Estágio Interno Complementar).

VORSATZ, I. ; GUGGENHEIM, E. S. ; KLUMB, F. N. ; MENDES, R. R. S. ; SILVA, T. A. B. . Anais do XX Fórum da Residência em Psicologia Clínica Institucional - O tratamento pela fala na instituição hospitalar. 2016. (Editoração/Anais).

VORSATZ, I. . A violência surge quando a palavra fracassa: a família moderna, seus impasses e desafios. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VORSATZ, I. . Video-debate. 2005.

VORSATZ, I. . "A ética da psicanálise: Um percurso de Antígona a Descartes". 2005 (Conferência) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Freud e a ciência da literatura - interdisciplinaridade na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise, Descrição: Recusando a promessa contida no ideal científico de constituição de um saber sem falhas (mesmo considerando-o provisório e sujeito à revisão), mas sem, no entanto, negar à psicanálise sua filiação à ciência da época, Freud vai encontrar juntos aos textos literários, sobretudo clássicos, o critério de universalidade de que a teoria necessita para que não se degrade em delírio de um homem à frente de seu tempo ? portanto, sem interlocutores. Freud se endereça aos escritores/poetas, que também fazem das palavras seu instrumento e seu ofício. A presente proposta, ao se debruçar sobre psicanálise e literatura como o campo da palavra e da linguagem enquanto práxis, visa isolar seus elementos comuns, bem como aqueles distintivos, que fazem com que uma e outra não se sobreponham, nem possam ser confundidas. A remissão à literatura, tanto por Freud como por Lacan, não se dá a título de ilustração erudita dos achados clínicos e teóricos internos ao campo psicanalítico. A hipótese que norteia esta proposta é a de que há um substrato comum, identificado à dimensão criacionista contida na noção grega de poiesis, justamente o que se trata de investigar. Palavras-chave: psicanálise; literatura; linguagem; ciência; poiesis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Psicanálise e literatura: o campo da palavra e da linguagem como práxis, Descrição: Investigar, a partir dos textos literários utilizados por Freud e também por Lacan na fundamentação conceitual do campo psicanalítico, o substrato comum entre psicanálise e literatura: o campo da palavra e da linguagem em sua dimensão de práxis. Destacar o recurso freudiano à literatura na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise, notadamente através da noção de complexo de Édipo como constituindo o núcleo da neurose. A pesquisa avança na direção de interrogar a função da literatura nas próprias bases epistemológicas do campo psicanalítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Coordenador / Clarissa Beatriz Gomes de Lima - Integrante / Renata Dahwache Martins - Integrante / Thiago Nascimento Labrador Martinez - Integrante / Vanessa Andrade Costa - Integrante / Juliana Corcos - Integrante / Marília Albuquerque Nunes de Souza - Integrante / Bruno Pinto de Albuquerque - Integrante / Penélope Esteves Raposo Mathias - Integrante / Arthur Teixeira Pereira - Integrante / Rafaella Esch Nóbrega - Integrante / Daniela Donè Abrahão de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Sub-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 42 / Número de orientações: 13

  • 2008 - 2013

    Psicanálise, Discurso e Laço Social - Coordenação de Projeto Integrado UFRJ-UFF - Núcleo de Psicanálise, Discurso e Laço Social, Descrição: A Pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Psicanálise, Discurso e Laço Social do qual fazem parte pesquisadores da UFRJ, UFF, UFES, UERJ e UFOP e cujo eixo-tema são as complexas relações que se colocam para a constituição do sujeito na atualidade. Examinam-se essas relações a partir da Psicanálise, seguindo a orientação lacaniana e incluindo aí a participação de outros discursos (Filosofia, História, Lingüística, etc.). Um laço social, no sentido lacaniano, é uma estrutura, fundada na linguagem, que ordena um modo da civilização tratar o que é da ordem do real . Nesse sentido, a prática da Psicanálise, iniciada por Freud, corresponde à instauração de um laço social inédito. A pesquisa retoma, sob diferentes perspectivas, questões fundamentais da clínica psicanalítica. Sem deixar de considerar as transformações produzidas pela ciência e pelos constrangimentos do sistema social no plano da sintomática singular do sujeito, um de seus sub-eixos se volta para a atualização conceitual dos princípios que norteiam a prática da Psicanálise desde sua origem. O segundo sub-eixo investiga as relações do sujeito com o laço social a partir do que Freud especificou como "Mal-estar na Cultura". Busca caracterizar o lugar e a importância da Psicanálise no conjunto das respostas possíveis ao Mal-Estar. A pesquisa do grupo pretende ser uma contribuição para a clínica psicanalítica, aí incluída a que se desenvolve nas instituições públicas. Uma particular atenção é dada às questões relativas à experiência clínica na formação universitária e os impasses que se colocam no ensino da Psicanálise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (11) . , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Integrante / Fernanda Costa-Moura - Integrante / Cláudio Oliveira da Silva - Integrante / Anna Carolina Lo Bianco - Coordenador / Francisco Leonel Fernandes - Integrante / Ricardo de Sá - Integrante / Gilson de Paula Moreira Iannini - Integrante / Fernando José Fagundes Ribeiro - Integrante / André Medina Carone - Integrante / Ana Maria Medeiros da Costa - Integrante / Ana Augusta Miranda - Integrante / Anelize Teresinha da Silva Araújo - Integrante / Maria Cristina Poli - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Ciência e linguagem: intervenções da operação da ciência no campo do discurso, Descrição: Projeto que contempla a interface entre a elaboração conceitual da psicanálise e o campo discursivo no qual esta elaboração conceitual é feita. A partir da análise formal das transformações impostas ao campo do discurso pela operação da ciência , busca-se desenvolver o entrecruzamento de dois campos aparentemente díspares e no entanto estreitamente relacionados se os tomamos pelo ponto de vista do sujeito: a epistemologia - como campo a partir do qual se podem evidenciar as transformações introduzidas no funcionamento da linguagem e do discurso, pela operação da ciência - e a clínica psicanalítica na contemporaneidade - como o campo onde se pode verificar os efeitos que estas transformações da estrutura do discurso têm sobre o sujeito ou a constituição da subjetividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Integrante / Fernanda Costa-Moura - Coordenador / Marcos Eichler de Almeida e Silva - Integrante / Jaira Perdiz de Jesus - Integrante / Julia Quaresma - Integrante / Amanda Pilão - Integrante / Ana Carolina Duarte - Integrante / Luiza Beatriz - Integrante / Iná Mariante - Integrante / Flavia Nahon - Integrante / Camila Haddad - Integrante / Maria Teresa Dios - Integrante / Gustavo Gomes Zuma - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Determinismo e responsabilidade: efeitos da ciência no campo do sujeito, Descrição: Inserida no esforço de investigação sobre os efeitos da ciência no campo do sujeito, objetiva discernir o estabelecimento do conceito de objeto a, por Lacan, desde a sua concepção como objeto da pulsão até sua formalização lógica nos Seminários X e XI, visando discutir a relação paradoxal entre determinismo e responsabilidade que dá lugar ao sujeito do inconsciente. A partir destes fundamentos, procura-se delimitar a questão clínica da responsabilidade do sujeito, colocada em xeque pela marcha contemporânea da ciência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Integrante / Fernanda Costa-Moura - Coordenador / Marcos Eichler de Almeida e Silva - Integrante / Amanda Pilão - Integrante / Jorge Luís Gonçalves dos Santos - Integrante / Alessandra Tavares Silva - Integrante / Fernando Ribeiro Tenório - Integrante / Renata Costa-Moura - Integrante / Isadora Floriani Bittar - Integrante / Rafael Perricone Fisher - Integrante / Viviane Bello Cardoso - Integrante / Marcos Vinicius Jordão Nascimento - Integrante / Brenda Ibeth Becerril Gutierrez - Integrante.

  • 1995 - 1999

    Projeto de Assistência em Saúde Mental do Trabalhador/PRASMET, Descrição: Projeto integrante do Programa Organização do Trabalho e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo Prof. João Ferreira da Silva Filho. Assistência psiquiátrica e psicológica oferecida no Ambulatório do IPUB-UFRJ aos servidores da UFRJ afastados de suas atividades laborativas por agravos à saúde mental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Integrante / Silvia Rodrigues Jardim - Coordenador / Fernando Ribeiro Tenório - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 1993 - 1995

    Metapsicologia freudiana, Descrição: Bolsista de Aperfeiçoamento/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid de Mello Vorsatz - Integrante / Luiz Alfredo Garcia-Roza - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa - Monitoria na 17ª Semana de Graduação / 28ª UERJ Sem Muros (orientadora da bolsista Renata Dahwache Martins), Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2018

Prêmio Fernando Sgarbi de Lima - Estágio Interno Complementar (orientadora do bolsista Arthur Teixeira Pereira - 2º lugar), Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2018

60º Prêmio Jabuti 2018. Projeto Psicanálise e literatura: Freud e os clássicos. Vencedor no Eixo Inovação - Formação de Novos Leitores., Câmara Brasileira do Livro.

2017

Menção Honrosa - 26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ 2017 (orientação de Iniciação Científica bolsista CNPq-UERJ Thiago Nascimento Labrador Martinez), Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2016

Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) - Projeto de pesquisa "Psicanálise e literatura - o campo da palavra e da linguagem como práxis), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

2015

Aprovação e classificação em 2º lugar no Concurso de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Área de Teoria Psicanalíltica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2014

56º Prêmio Jabuti - categoria Psicologia e Psicanálise. Livro "Antígona e ética da Psicanálise" (Zahar/FAPERJ, 2013), Câmara Brasileira do Livro.

2012

Auxílio à Editoração (APQ3) .Publicação de livro, originalmente a Tese de Doutoramento "Antígona e o fundamento trágico da ética da Psicanálise (PPGTP-UFRJ, 2010), Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

2012

Moção de Congratulação, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

1998

Aprovação e classificação em 1º lugar na seleção para o curso de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340484, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora do PPGPS, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação de Psicologia Social. Instituto de Psicologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • 2017 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto de Extensão, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária "Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave".

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Supervisora do programa especializado na Unidade Docente Assistencial do Hospital Universitário Pedro Ernesto do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente e supervisora do Programa de Clínica Especializada em Psiquiatria (Enfermaria e Ambulatório) do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar. IP-UERJ/HUPE. Supervisora de Estágio no Serviço de Psicologia Aplicada/SPA do Instituto de Psicologia - Clínica psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos. Supervisora de Estágio externo curricular na Enfermaria de Psiquiatria do HUPE pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia.

  • 2017 - 2019

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação da COREMU-UERJ, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (COREMU-UERJ).

  • 2016 - 2018

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar do Instituto de Psicologia da UERJ (2016-2018).

    Atividades

    • 09/2019

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em clínica especializada I

    • 09/2019

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em clínica especializada II

    • 08/2019

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Saúde: Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos VIII

    • 08/2019

      Ensino, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (IP-UERJ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - Escrita de si: testemunho, memória, ficção

    • 08/2019

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Clínica do sujeito e atenção psicossocial.

    • 08/2019

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Psicanálise - crianças, adolescentes e adultos (SPA).

    • 03/2019

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em clínica especializada I

    • 03/2019

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em clínica especializada II

    • 03/2019

      Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para o portador de transtorno mental grave.

    • 02/2019

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia clínica e saúde mental

    • 02/2019

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Saúde: Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos VI

    • 02/2019

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em clínica psicanalítica - Crianças, adolescentes e adultos.

    • 02/2019

      Estágios , Centro Biomédico, Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria.,Estágio realizado, Clínica do sujeito e atenção psicossocial.

    • 09/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia clínica e saúde mental

    • 09/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos VI

    • 09/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia II

    • 09/2018

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em clínica - crianças, adolescentes e adultos.

    • 09/2018

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em clínica - Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa

    • 04/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Clínica e Saúde Mental

    • 04/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos V

    • 04/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I

    • 04/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia II

    • 04/2018

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado I - Clínica de orientação psicanalítica - Serviço de Psicologia Aplicada do IP-UERJ.

    • 04/2018

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado I em Saúde Mental - Serviço de Psicologia Aplicada do IP-UERJ.

    • 03/2018

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica psicanalítica das psicose

    • 09/2017

      Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave.

    • 08/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Clínica e Saúde Mental

    • 08/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Saúde - Psicanálise e literatura IV

    • 08/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em Clínica Especializada I

    • 08/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em Clínica Especializada II

    • 08/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia II

    • 08/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I

    • 08/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Monografia

    • 08/2017

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Supervisora de Estágio Curricular em Clínica no Serviço de Psicologia Aplicada - IP-UERJ.

    • 08/2017

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Supervisora de Estágio Extracurricular na Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria - HUPE.

    • 08/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hsopitalar.

    • 04/2017

      Direção e administração, Centro Biomédico, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da UERJ.

    • 03/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em Clínica Especializada I

    • 03/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em Clínica Especializada II

    • 03/2017

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Supervisão de estágio externo curricular na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

    • 03/2017

      Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Lugar de palavra - a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para os portadores de transtorno mental grave - DEPEXT-DR3-UERJ.

    • 01/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Clínica e Saúde Mental

    • 01/2017

      Treinamentos ministrados , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Treinamentos ministrados, Preceptoria e supervisão clínica - Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar

    • 01/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Supervisão de Estágio Curricular no Serviço de Psicologia Aplicada - Clínica/Psicanálise.

    • 01/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Supervisão de Estágio Curricular na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

    • 08/2016

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar.

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da UERJ.

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar.

    • 04/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área profissional de Saúde; COREMU-UERJ.

    • 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa

    • 02/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia clínica e saúde mental

    • 02/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos II

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa

    • 08/2015

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas em clínicas especializadas I e II

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar.

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde-COREMU da UERJ.

    • 03/2018 - 08/2018

      Ensino, Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica psicanalítica da psicose

    • 03/2017 - 08/2017

      Ensino, Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica psicanalítica e instituição de saúde mental

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Especialização em Psicologia Clínica-Institucional - Modalidade Residência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica psicanalítica e instituição de saúde mental

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos III

    • 08/2016 - 02/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Residência Ho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Monografia

    • 03/2016 - 12/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Supervisão de Estágio Curricular no Serviço de Psicologia Aplicada - Clínica/Psicanálise.

    • 08/2015 - 01/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e literatura - Freud e os clássicos

    • 08/2015 - 01/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Saúde Pública

    • 08/2015 - 01/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado B - Licenciatura

    • 08/2015 - 12/2015

      Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Estágio realizado, Apoio ao plantão de triagem no Serviço de Psicologia Aplicada/IP/UERJ.

    • 08/2015 - 12/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Supervisão de Estágio Curricular no Serviço de Psicologia Aplicada - Clínica/Psicanálise.

    • 04/2015 - 07/2015

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e ciência: o sujeito moderno

    • 04/2015 - 07/2015

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado A - Licenciatura

  • 2007 - 2015

    Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Integrante da equipe de coordenação e gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (faixa etária de 15 a 17 anos) da Subsecretaria de Proteção Social Básica/Secretaria de Desenvolvimento Social (fevereiro de 2014-abril de 2015). Supervisora dos técnicos da Proteção Social Especial de Média Complexidade na 1ª, 3ª, 5ª, 6ª e 9ª Coordenadorias de Desenvolvimento Social da Subsecretaria de Proteção Social Especial/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (fevereiro de 2013 a janeiro de 2014). Supervisora dos psicólogos que atuam na Proteção Social Especial de Média Complexidade (Centros de Referência Especializados em Assistência Social e Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua) da Subsecretaria de Proteção Social Especial/ Secretaria Municipal de Assistência Social (junho de 2012 a janeiro de 2013). Supervisora dos psicólogos que atuam nos Conselhos Tutelares da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Assistência Social (junho de 2012 a janeiro de 2013). Psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social/CREAS da Subsecretaria de Proteção Social Especial/Secretaria Municipal de Assistência Social, atuando no Serviço de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes/SECABEXs (fevereiro de 2007 a junho de 2012).

  • 2003 - 2006

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor-auxiliar III

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Psicodinâmica, Teoria Psicanalítica, Terapia Psicanalítica, Estágio Básico em Psicologia, Estágio Supervisionado em Clínica/Psicanálise (Serviço de Psicologia Aplicada/SPA), Orientação de Monografia, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Linhas de pesquisa: clínica psicanalítica, psicanálise e ética, modernidade e ciência.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Pesquisadora Associada ao Núcleo de Pesquisa "Psicanálise, discurso e laço social" da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Federal Fluminense, coordenado pelos professores Anna Carolina Lo Bianco e Claudio Oliveira da Silva, respectivamente, e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Integrante do Núcleo de Pesquisa "Psicanálise, discurso e laço social" da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Federal Fluminense, coordenado pelos professores Anna Carolina Lo Bianco e Claudio Oliveira da Silva, respectivamente, e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista do CNPq.

  • 1995 - 1999

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Colaboradora., Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colaboradora em pesquisa e supervisora da equipe de psicólogos do Projeto de Assistência em Saúde Mental dos Trabalhadores vinculado ao Programa de Estudos e Pesquisas Organização do Trabalho e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Linha de pesquisa: psicanálise e saúde mental.

  • 1994 - 1996

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de Aperfeiçoamento do Projeto Integrado Metapsicologia Freudiana do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Luiz Alfredo Garcia-Roza. Pesquisa financiada pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.