Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Especialista pós-graduado Lato Sensu em educação pela faculdade SENAI de Florianópolis e também pelo Instituto federal de Santa Catarina, IFSC campus de Gaspar/SC. Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telcomunicações (2001). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "FMC". Experiência como professor de ensino técnico, ETE "FMC" e SENAI/ SC. Experiência com gerência de pequena empresa. Atualmente atuando como instrutor técnico no SENAI/ SC, mais focado em desenvolvimento web.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Lato Sensu - PÓS-GRADUAÇÃO MBI (Master in Business Innovation) EM EDUCAÇÃO
2017 - 2018
Faculdade SENAI Florianópolis
Título: Método ágil Scrum aplicado à Educação
Especialização em Lato Sensu - Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica
2017 - 2018
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense
Título: O USO DE APLICATIVOS GRATUITOS EM SALA DE AULA NO ENSINO DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO SENAI/SC
Orientador: Felisberto Alves Ferreira Junior
Graduação em Engenharia Elétrica
1997 - 2001
Instituto Nacional de Telecomunicações
Título: Antenas Inteligentes
Orientador: Dr. José Antônio Justino Ribeiro
Bolsista do(a): Financiamento Estudantil, FIES, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante
1993 - 1996
Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa
Bolsista do(a): Fundação Dona. Mindoca Moreira, FDMM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
Participação em eventos
I mostra de Pesquisa e Prática Pedagógica. O uso de aplicativos em sala de aula no ensino de fundamentos de matemática no SENAI/SC. 2017. (Exposição).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. O uso de aplicativos em sala de aula no ensino de fundamentos de matemática no SENAI/SC. 2017. (Exposição).
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2015 ? ETAPA ESTADUAL. Professor Avaliador / Orientador. 2015. (Olimpíada).
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2013 ? ETAPA ESTADUAL. Professor Avaliador / Orientador. 2013. (Olimpíada).
Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.SMART Energy. 2001. (Outra).
Encontro de Iniciação Científica - Incitel.Plano de Negócios. 2000. (Encontro).
Encontro de Iniciação Científica - Incitel.Antenas Inteligentes. 2000. (Encontro).
Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.Aplicações em DSP. 2000. (Outra).
Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.Central Pager. 2000. (Outra).
Encontro de Iniciação Científica - Incitel.Telefonia sobre IP. 1999. (Encontro).
Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.Sistema Automático via Internet. 1999. (Outra).
Encontro de Iniciação Científica - Incitel.Aplicação de ferramentas computacionais na matemática. 1998. (Encontro).
Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.Interface de Simples Programação. 1997. (Outra).
Semana da Eletrônica.MART - Teste Automático de Placas (Considerado melhor Aplicação Industrial). 1995. (Outra).
Outras produções
FILGUEIRAS JR, T. N. . Projeto Planos de Aula NOVA ESCOLA - Matemática alinhada à BNCC. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
FILGUEIRAS JR, T. N. . Introdução ao Sistema Operacional Linux. 2005. .
FILGUEIRAS JR, T. N. . Sistema GNU - Linux. 2004. .
FILGUEIRAS JR, T. N. . Curso Básico de HTML. 2000. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SENAI / SC - Brusque. , Avenida Primeiro de Maio #670, Primeiro de Maio, 88353202 - Brusque, SC - Brasil, Telefone: (47) 32518900, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
SENAI - Departamento Regional de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor com Especialização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do curso de Técnico em Informática, cursos de Banco de Dados I e II, lógica de programação, estruturas de dados, linguagens web: PHP, Javascript, html, CSS e MySQL.
2011 - 2012
T-Systems do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Engenheiro desenvolvedor Linguagem C/C++, atuando no projeto MEDINA, software de análise de elementos finitos, simulações e etc. Atuando também no suporte de sistemas web dos Correios da Alemanha (Deutsch Post), banco de dados Oracle.
2000 - 2006
Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da CostaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor nas áreas de teleprocessamento de dados, eletrônica digital, redes de computadores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?