Caetano Moraes

Possui graduação em química pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em engenharia química pela Salford University, Inglaterra (1983). Fez parte da Diretoria do Instituto Nacional de Tecnologia - INT, no período de 1990 a 2006, ocupando os cargos de Diretor Substituto, Coordenador Geral de Química Industrial e Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico. Coordenou, no período de 2000 a 2006, os cursos de especialização na área de petróleo oferecidos pelo Instituto SENAI de Educação Superior do sistema FIRJAN/RJ. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil pela UFRJ e Vice Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo da UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de fontes renováveis para a produção de combustíveis e petroquímicos, processos que envolvam a presença de catalisadores sólidos sintetizados a partir de metais nobres suportados em matrizes convencionais e nanoestruturadas, simulações termodinâmicas de sistemas de escoamento de gás natural em dutos.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Chemical Engineering

1980 - 1983

University of Salford
Título: OSCILATORY BEHAVIOUR IN THE CATALYTIC OXIDATION OF CARBON MONOXIDE
Orientador: RONALD HUGHES
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Reação de Oxidação; Comportamento Oscilatório; Catalisadores à base de Platina/Alumina; Modelagem Matemática.Grande área: Engenharias

Mestrado em Programa de Engenharia Química - COPPE

1975 - 1978

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: COMPOSICAO E SELETIVIDADE DOS GASES NA PIROLISE DO XISTO, Ano de Obtenção: 1978
Orientador: MARTIN SCHMAL
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pirolise; Xisto.Grande área: Engenharias

Graduação em Química

1970 - 1974

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

1992 - 1992

Pesquisa e Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Institut de Recherches sur la Catalyse et l'environnement de Lyon, IRCELYON, França.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.

Organização de eventos

CARIOCA, J. O. B. ; MORAES, C. . I Brazilian Workshop on Green Chemistry. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFBA.Formação de Enxofre em Dutos de Gás Natural. 2019. (Seminário).

III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Membro da Comissão Científica e Conselho Editorial. 2018. (Congresso).

2º Encontro de Engenharia Química do ISPTEC.Avaliação da produção de biodiesel em reator de membrana. 2016. (Encontro).

2º Encontro de Engenharia Química do ISPTEC.Síntese de ácido 2,5-furanocarboxílico a partir da oxidação catalítica de 5-hidroximetilfurfural. 2016. (Encontro).

Programa de Formação de Professores do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTE.Cinética Química e Reatores. 2016. (Outra).

XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2016. (Outra).

Programa de Formação de Professores do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC).Cinética Química e Reatores. 2015. (Outra).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2015. (Outra).

International Biotechnology Symposium and Exhibition (IBS).Membro do Comitê Científico. 2014. (Simpósio).

IV Encontro Brasileiro de Química Verde.Brazilian Network on Green Chemistry. 2014. (Encontro).

XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2014. (Outra).

1º Seminário de Tecnologia do CTEC.Formação de Enxofre em Dutos de Gás Natural. 2013. (Seminário).

I Brazilian Workshop on Green Chemistry. Brazilian Network on Green Chemistry: Fundamentals. 2007. (Congresso).

Power Future 2005 - Fórum e Exposição das Energias Alternativas no Brasil.Biocombustíveis e Sustentabilidade. 2005. (Simpósio).

Rio Oil & Gas.Desenvolvimento de Novos Sistemas de Armazenamento do Gás Natural em Veículos Automotivos. 2004. (Simpósio).

Rio Oil & Gas.Armazenamento de Gás Natural em Materiais Adsorventes. 2004. (Simpósio).

44° Congresso Brasileiro de Cerâmica. Estudo da Microestrutura em Catalisadores de Paládio/Alumina Suportados. 2000. (Congresso).

10° Congresso Brasileiro de Catálise. Método Não Convencional de Síntese de Materiais Cerâmicos Porosos Utilizados como Suportes Catalíticos. 1999. (Congresso).

XV Simpósio Iberoamericano de Catalisis.Estudo de Catalisadores Mássicos Compostos de Óxido de Zinco e Óxido de Cálcio, na Reação de Transformação de Soluções Aquosas de Etanol. 1996. (Simpósio).

3º Congresso Nacional de Biotecnologia. Estudo Comparativo Entre as Correlações de Bakowiski e Van Winkle para o Cálculo das Eficiências de Estágio na Destilação de Mostos Fermentados. 1993. (Congresso).

Congresso de Biotecnologia Habana?93. Utilizacion del Modelo Heterogeneo para Simulacion de la Fermentacion Alcoholica em Reactor de Licho Fijo. 1993. (Congresso).

Congresso de Biotecnologia Habana?93. Studies on Plate Efficiency of Fermentation Broth Distillation. 1993. (Congresso).

II National Fair and Congress of Biotechnology and I Latin-American Fair and Congress of Biotechnology. Modelagem Matemática em reator de Leito Fixo com Células Imobilizadas. 1992. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Monique Eva de Jesus Trindade

MORAES, C.Santos, L.C.L.,. Líquido iônico prótico ([DELTA][HX]) como cossolvente na produção de biodiesel. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isís Angélica Gomez Gutierrez

MORAES, C.; LOBATO, A. K. L.; SIMONELLI, G.;Santos, L.C.L.,. Uso de líquido iônico prótico [2HEA] [Hx] como aditivo na produção de biodiesel. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fabiana Mari Shiguematsu

TAVARES, F. W.; OURIQUE, J. E. S.;MORAES, C.; SOUZA, M. N.; KATEKAWA, M. E.. Cálculo de Saturação de Água em Gás Natural contendo Gases Ácidos. 2014. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Valmir Fonseca Bucci

TAVARES, F. W.;MORAES, C.; VALLE, M. L. M.; ESPOSITO, R. O.. Medidas e Correlação de Fator de Encolhimento e Viscosidade de Petróleo em Diferentes Condições de Temperatura e Pressão. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sirtys Santos Lessa de Andrade

LOBATO, A. K. L.;MORAES, C.Santos, L.C.L.,; CRUZ, R. S.; PIRES, C. A. M.. Avaliação da Produção de Biodiesel em Reator de Membrana. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eduardo Guedes Gomes

MORAES, C.. Dispersão de Gases Inflamáveis em Unidades de Processamento de Petróleo: Avaliação de Detectores por Fluidodinâmica Computacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Márcio Nikiel

MORAES, C.. Sistema de Instrumentação e Automação de Caldeira com Combustíveis Alternativos. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lilian Cassemiro Sampaio

MORAES, C.. Síntese de Eteno via Desidratação de Etanol empregando SAPO-34 e MeAPSO-34. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Andrade Torres

MORAES, C.. Produção de Olefinas Leves a partir do Metanol. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Travalloni

MORAES, C.. Modelagem Termodinâmica de Fluidos Confinados através de uma Extensão da Teoria de van der Waals Generalizada. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clebiana Da Silva Peixoto

MORAES, C.. CO-SOLVÊNCIA DIESEL ? ETANOL: UMA EFICIENTE TECNOLOGIA PARA DESLOCAR ÓLEO DIESEL. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luiz Carlos Lobato dos Santos

MORAES, C.. NOVOS SISTEMAS MICROEMULSIONADOS APLICADOS Á QUEBRA DE EMULSÕES DE PETRÓLEO. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariane Leites Larentis

MORAES, C.. MODELAGEM DO PROCESSO COMBINADO DE REFORMA COM DIÓXIDO DE CARBONO E OXIDAÇÃO PARCIAL DE METANO. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Silva Gioseffi

MORAES, C.. ESTUDO DA BIODEGRADAÇÃO DE HIDROCARBONETOS MONOAROMÁTICOS EM SOLUÇÕES AQUOSAS E SUA DETERMINAÇÃO POR CROMATOGRAFIA GASOSA. 1999. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandra Helena De Mesquita Pinheiro

MORAES, C.. PERFIL DA QUALIDADE DA CACHAÇA DO CEARÁ. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: David Gomes Santiago

MORAES, C.. SÍNTESE DO NITRATO DE GUANIDINA A PARTIR DA URÉIA E DO NITRATO DE AMÔNIO. 1998. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Walker Soares Drumond

MORAES, C.. AVALIAÇÃO DE PELÍCULAS OBTIDAS A PARTIR DE VERNIZES À BASE DE COPOLÍMEROS DE ESTIRENO / METACRILATO DE METILA. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yara Lomena Bittelbrum

MORAES, C.. EFEITO DA COMPOSIÇÃO Cu/Zu NAS PROPRIEDADES CATALÍTICAS DO SISTEMA (Cu, Zn2, Al2, O4) PARA TRANSFORMAÇÃO DO ETANOL. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Abraão Lincoln Mota Dias

MORAES, C.. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CEPAS DE LEVEDURAS E MOSTOS NA FORMAÇÃO DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS MAJORITÁRIOS EM VINHO DE CAJU. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Arisia Vieira

MORAES, C.. COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS DE BORRACHA NATURAL E POLIBUTADIENO COM CARGA CELULÓSICA. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Jansen de Oliveira

MORAES, C.. EFEITO DE EVA MODIFICADO COM ÁCIDO 2 MERCAPTO ACÉTICO NAS PROPRIEDADES DE MISTURAS DE BORRACHA NATURAL COM EVA. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabella De Castro Pereira

MORAES, C.. CONTROLE E SUPERVISÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO DE MISTURA ETANOL-ÁGUA PROVENIENTE DE FERMENTAÇÃO. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hélio Aragão Dos Santos

MORAES, C.. ESTUDOS DE APLICAÇÕES DE CATÁLISE POR TRANSFERÊNCIA DE FASES. 1993. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia De Oliveira Neves Giraldo

MORAES, C.. ESTUDO DA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE LACTOSE E LACTO-SORO. 1992. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Myléne De Jesus Valente

MORAES, C.. DESENVOLVIMENTO DE UM REATOR DE LEITO FLUIDIZADO EM ESCALA PILOTO PARA A REAÇÃO ENTRE SILÍCIO E ÁCIDO CLORÍDRICO GASOSO DESTINADO À PRODUÇÃO DE TRICLOROSILANO. 1992. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Bó

MORAES, C.. INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES REACIONAIS NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DE POLIFENILENOS. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Guilherme Rocha Poço

MORAES, C.. REAÇÕES DE ETANOL SOBRE CATALISADOR DE ÓXIDO DE FERRO - MOLIBDÊNIO: CINÉTICA EM REATOR DO TIPO BERTY. 1992. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Taciana Monteiro Barros E Silva

MORAES, C.. MISTURAS FÍSICAS DE POLIURETANO ELASTOMÉRICO COM RESINAS ABS. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre de Castro Leiras

MORAES, C.. EFEITO DO TRATAMENTO ÁCIDO NAS ZEÓLITAS Y ULTRA-ESTÁVEIS (USY) SOBRE O DESPROPORCIONAMENTO DO ETILBENZENO. 1992. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mario Evelio Arias Zabala

MORAES, C.. CONTROLE DIGITAL E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA EM BATELADA ALIMENTADA. 1991. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magali Christie Cammarota

MORAES, C.. AVALIAÇÃO DE UM BIO-REATOR FÚNGICO PARA REMOÇÃO DE COR DO EFLUENTE DO BRANQUEAMENTO DE POLPA KRAFT. 1991. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliezer Ladeia Gomes

MORAES, C.. INFLUÊNCIA DO TAMANHO DOS CRISTALITOS DA ZEOLITA ZSM-5 COM RAZÃO SI/AL CONSTANTE NO DESPROPORCIONAMENTO DO ETILBENZENO. 1991. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Claudia Garcia De Lima Porto

MORAES, C.. ROMPIMENTO CELULAR EM MOINHO DE BARRAS. 1990. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerson Vieira Dias

MORAES, C.. SIMULAÇÃO DE UMA DESTILARIA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL POR PROGRAMA PACOTE MODULAR. 1989. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: VIRGINIA MARTINS DA MATTA

MORAES, C.. HIDROCICLONES NA SEPARAÇÃO LEVEDURAS / AUXILIAR DE FILTRAÇÃO. 1989. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ARNALDO FRYDMAN

MORAES, C.. ESTUDO CINÉTICO DA DESIDROGENAÇÃO DO CICLOHEXANOL. 1989. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria De Fátima Teixeira Gomes

MORAES, C.. PREPARAÇÃO DA COLUMBITA E OXIDAÇÃO DO FURANO SOBRE VOx/CoNB2O6. 1989. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Maria Lúcia Silveira Malta De Alencar

MORAES, C.. MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO REATOR DE LEITO FLUIDIZADO PARA REAÇÃO DE SILÍCIO E GÁS CLORÍDRICO PARA OBTENÇÃO DE TRICLOROSILANO. 1989. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mário Sergio Galhiane

MORAES, C.. ANÁLISE DE AROMA EM BEBIDAS POR CROMATOGRAFIA GASOSA DE ALTA RESOLUÇÃO. 1988. Dissertação (Mestrado em Fisica (Sc)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tito Lívio Moitinho Alves

MORAES, C.. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE REATORES EM LEITO GOTEJANTE NÃO ISOTÉRMICOS. 1988. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celeide FernandesBernardes Volf

MORAES, C.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DILUIÇÃO DOS REAGENTES COM ÁGUA NA OXIDAÇÃO DE ETANOL A ACETALDEÍDO SOBRE CATALISADOR DE FERRO-MOLIBDÊNIO. 1988. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabete Francisca De Santana

MORAES, C.. PROPRIEDADES CATALÍTICAS DOS TUNGSTOMOLIBDOFOSFATOS E VANADOMOLIBDOFOSFATOS NA OXIDAÇÃO DO ETANOL. 1988. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: João Nunes De Vasconcelos

MORAES, C.. OPERAÇÃO E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA ALIMENTADA COM VAZÃO VARIÁVEL DE ALIMENTAÇÃO. 1987. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anne Françoise Mayer

MORAES, C.. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA ALIMENTADA. 1986. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Geraldo De Andrade Pacheco Filho

MORAES, C.. ESTUDO DO DESPROPORCIONAMENTO DE TOLUENO SOBRE UMA MORDENITA COMERCIAL. 1986. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antoni Bronowski

MORAES, C.. DINÂMICA DO LEITO DE JORRO COM TUBO CENTRAL. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cordélia Alves Rios

MORAES, C.. COMPORTAMENTO DO CARVÃO VEGETAL NA GASEIFICAÇÃO COM CO2. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Homero Pinheiro Soares

MORAES, C.. USO DE TRAÇADORES NA MODELAGEM DE UNIDADES DE AERAÇÃO E DECANTAÇÃO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rubens Maciel Filho

MORAES, C.. OXIDAÇÃO CATALÍTICA DE ETANOL A ACETALDEÍDO SOBRE CATALISADOR DE ÓXIDO DE FERRO-MOLIBDÊNIO. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonio José Gomez Cobo

MORAES, C.. DESIDRATAÇÃO CATALÍTICA DO ETANOL A ÉTER ETÍLICO EM ALUMINA. 1985. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosana Carvalho Esteves

MORAES, C.; VENDRAMINI, A.. Hortas Urbanas Orgânicas Certificadas - Avaliação de Risco de Contaminação por Material Particulado. 2021. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: George Simonelli

MORAES, C.Santos, L.C.L.,. Utilização de Substâncias Tensoativas na Produção de Biodiesel e Aplicação de GliceroL na Formulação de MicrocombustíveisMicroemulsionados. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: JANAINA DALLAS CAROLINE BÁRBARA DI KÁSSIA FONSECA DA SILVA

ELIAS, C. N.;MORAES, C.; WEBER, R. P.; DELPECH, M. C.; SILVA, M. H. P.. Avaliação da Influência da Degradação no Comportamento, na Estrutura e nas Propriedades Físicas Mecânicas de Implantes Mamários de Silicone. 2014. Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Ronaldo Antonio Corrêa

MORAES, C.. Desenvolvimento de Sistema Fluidizado para Adsorção de Fenol de Soluções Aquosas com Resinas Poliméricas Comerciais. 2006. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Gomes da Silva

MORAES, C.. UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE PIAÇAVA COMO REFORÇO EM COMPÓSITO DE MATRIZ DE HDPE RECICLADO DO LIXO URBANO. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Rodrigues da Cunha Pinto

MORAES, C.. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA, UTILIZANDO TÉCNICAS DE TG/DSC, PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ACIDEZ DE SÓLIDOS MESO E MICROPOROSOS: CATALISADORES E ADSORVENTES. 2001. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Maria Rodrigues Sharland

MORAES, C.. A GESTÃO AMBIENTAL E SEUS ATORES: ESTRUTURA, PODER, INFLUÊNCIA E INTERAÇÕES ? ESTUDO DE CASO: SETOR DE PETRÓLEO. 2001. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Everaldo Cesar Da Costa Araujo

MORAES, C.. DISCRIMINAÇÃO SEQUENCIAL DE MODELOS CINÉTICOS PARA A REFORMA A VAPOR DO METANO. 1997. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rossana Odette Mattos Folly

MORAES, C.. PROJETO E DESEMPENHO DE BIOSENSOR ENZIMÁTICO DE GLICOSE. 1996. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Russi Guimarães Furtado

MORAES, C.. SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE NEGRO DE FUMO E SÍLICA POR MICA EM COMPOSIÇÕES ELASTOMÉRICAS DE SBR. 1996. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Solange Marília Bezerra Furtado

MORAES, C.. AVALIAÇÃO SENSORIAL DESCRITIVA DE AGUARDENTE DE CANA INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO EM SUAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS E CORRELAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS SENSORIAIS E FÍSICO-QUÍMICAS. 1995. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luís Cláudio Mendes

MORAES, C.. INFLUÊNCIA DO OLIGO (CICLOPENTADIENO) HIDROGENADO NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS, MECÂNICAS E TÉRMICAS DE SISTEMAS BINÁRIOS E TERNÁRIOS À BASE DE POLIPROPILENO ISOTÁTICO E POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE. 1994. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Luís Dos Santos Teixeira Da Silva

MORAES, C.. SÍNTESE E AVALIAÇÃO CATALÍTICA DE NbC. 1994. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Moreira Campos Paiva

MORAES, C.. ESTUDO CINÉTICO DA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DO CIS - 1, 2 - BIS (HIDROXIMETIL) CICLOHEXANO CATALISADA PELA ÁLCOOL DESIDROGENASE DE FÍGADO DE CAVALO. 1992. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto De Campos Giordano

MORAES, C.. MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DA REFORMA A VAPOR DE GÁS NATURAL. 1991. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Gustavo Pries de Oliveira

MORAES, C.. PREPARAÇÃO E ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO NIOBATO DE ALUMINIO E SUA APLICAÇÃO COMO SUPORTE DE CATALISADORES A BASE DE VANÁDIO E FÓSFORO. 1990. Tese (Doutorado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Reinaldo Giudici

MORAES, C.. MODELAGEM DE REATOR DE OXIDAÇÃO DE ETILENO: ESTUDO DE PARÂMETROS TÉRMICOS E ESTRATÉGIA DE DILUIÇÃO DE CATALISADOR. 1990. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leornado Silva de Souza

PESSOA, F. L. P.;MEDRONHO, R. A.MORAES, C.; SANCHES, H. L.; COSTA, A. L. H.. Estudo do Equilíbrio de Fases a Altas Pressões de Misturas entre CO2 e Hidrocardonetos presentes no Petróleo do Pré-Sal, com uso da Computação Fluidodinâmica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JANAINA DALLAS CAROLINE BÁRBARA DI KÁSSIA FONSECA DA SILVA

ELIAS, C. N.;MORAES, C.; SILVA, M. H. P.; WEBER, R. P.. Avaliação das Propriedades Mecânicas e Degradação por Irradiação de Implantes Mamários de Silicone. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência dos Materiais) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Laís Queiroz Gomes

MORAES, C.. Sorção de Solventes por Polímero derivado de Líquido da Castanha de Cajú. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Brenno Castrillon Menezes

MORAES, C.. Modelo Matemático para Planejamento Estratégico na Indústria de Processamento de Petróleo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Mehl

MORAES, C.. Desparafinação de Resíduo Atmosférico por Extração com Fluido Supercrítico. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudio Maris Ferreira

MORAES, C.. ESTUDO DE ESTABILIDADE EM PRODUTOS FITOTERÁPICOS. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tito Lívio Moitinho Alves

MORAES, C.. MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS BIOLÓGICOS. 1990. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iuri Soter Viana Segtovich

TAVARES, F. W.; BARRETO, A. G.;MORAES, C.; NASCIMENTO, J. F.; ALIJO, P. H. R.. Adsorção de N2 e CH4 de correntes de gás natural em titanosilicatos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nayara Araújo Diniz Schmitz e Marcelo de Miranda Cunha

VAZ JUNIOR, C. A.;MORAES, C.; NOBREGA, J. S. W.; ABREU, G. B.. Transporte Rodoviário de Etanol: Cenários Acidentais envolvendo Formação de Bola de Fogo (Fireball). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Matheus Dorneles de Mello

SILVA, M. A. P.;MORAES, C.. Cinética de Hidrodessulfurização de 4,6 - dimetilbenzotiofeno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréia de Moura Gomes e Gabriela Bittencourt de Abreu

MORAES, C.; DAVILA, L. A.; SILVA, C. E. C.. Recuperação de Vapores de Gasolina Emitidos em Postos de Abastecimento utilizando Adsorção em Carvão Ativado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caren Souza de Almeida Vale

SILVA, M. A. P.;MORAES, C.. Hidrogenação de Gasolina de Pirólise empregando Catalisadores a base de Paládio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamires Anelieze Leal Guedes

MORAES, C.. Vazamento de Óleo na Baía da Guanabara: Um Estudo com o Auxílio da Fluidodinâmica Computacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: PRISCILA RICHA RIBEIRO FERREIRA

MORAES, C.. Metanação de Dióxido de Carbono com Rutênio em Suporte de Alumina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Todling Moscoso e Leonardo Gradin Queiroz

MORAES, C.. Estudo da Eficiência de Combustão em Sistema de Monitoração e Supervisão de uma Caldeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Roberto Moura Lima Junior

MORAES, C.. Síntese e Caracterização de Catalisadores de NiMo/γ-Al2O3. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Greice Silva dse Souza

MORAES, C.. Escoamento Bifásico Líquido-Gás: Previsão de Gradientes de Pressão com a Correlação de Lockhart & Martinelli e Fluidodinâmica Computacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Dias Inácio e Thais Dutra de Moraes Pereira

MORAES, C.. Análise de Confiabilidade de Diferentes Alternativas de Geração de Vapor através da Simulação por Eventos Discretos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Schmitz Guarilha Costa Matos

MORAES, C.. Aplicação do HAZOP Dinâmico na Avaliação de Perigo Operacional em uma Coluna de Destilação de uma Planta de Separação de Ar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renê Landim de Oliveira

MORAES, C.. Análise de Revamp de Coluna de Destilação para Obtenção de Óleos Lubrificantes Básicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celso de Freitas Filho e Débora Maia Pereira

MORAES, C.. Uma Aplicação da Técnica de Análise de Camadas de Proteção (LOPA) na Avaliação do Risco de uma Planta Industrial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Rosa dos Santos

MORAES, C.. Hidrogenação de Gasolina de Pirólise utilizando Catalisadores Pd/xZrO2/Al2O3 Projeto Final de Curso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Dorigo Ribeiro

MORAES, C.. Estudo da Viabilidade da Produção de Álcool Anidro por Destilação com Eletrólito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geovani Moraes Pinto e Rodrigo Sgambato Roberto

MORAES, C.. Análise de Riscos da Unidade de Craqueamento Catalítico da REDUC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Bertges Silva de Carvalho

MORAES, C.. Estudo da Minimização da Tensão de Cisalhamento em Hidrociclones para Separação de Células. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Augusto Souza Fazzeri e Gisele Mattedi Barbosa

MORAES, C.. Dispersão de Plumas de Gás Natural em Vazamentos sob Grandes Lâminas D?Água. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Carrijo Ravaglia

MORAES, C.. Estudo Preliminar de Reativação de Unidade de Produção de Butadieno a Partir do Etanol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Professor Substituto Setor de Modelagem, Controle e Instrumentação DEQ. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Professor Adjunto A - DE para a área de Cinética e Catálise para o Departamento de Físico Química. 2022. Universidade Federal Fluminense.

MORAES, C.. Professor Adjunto 20 horas para ´área de Operações Unitárias no Depertamento de Engenharia Química e de Petróleo da UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MORAES, C.. Banca de Concurso Público para Professor Adjunto do DEQ da Escola de Química para o setor de Fenômenos de Transporte. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PASSOS, F. B.;MORAES, C.; PAREDES, M.; BOJORGE, N.; MENDES, M. F.. Professor Adjunto I para a Área de Modelagem e Simulação de Processos Químicos. 2014. Universidade Federal Fluminense.

MORAES, C.; HENRIQUES, C. A.; CARDOSO, D.; CAJAIBA, J.; ARAUJO, A.. Professor Adjunto para o Setor de Processos Orgânicos do Departamento de Processos Orgânicos/EQ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Professor Efetivo para a área de Processos de Produção do Centro de Tecnologia da UFAL. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

MORAES, C.; LEIRAS, A. C.. Professor Efetivo para a Área de Processos de Produção. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

PASSOS, F. B.;MORAES, C.; PAREDES, M.. Professor Auxiliar para o Setor de Fundamentos em Engenharia Química. 2013.

MORAES, C.GRECA, M. C.; FERRAZ, O. B.. Banca Examinadora de Defesa de Memorial e Prova Oral para o cargo de Tecnologista Senior da Divisão de Certificação do Instituto Nacional de Tecnologia.. 2012. Instituto Nacional de Tecnologia.

MORAES, C.; GOMES, A. C. L.; URBINA, M. M.. Professor Assistente para o Centro de Tecnologia da UFAL. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

MORAES, C.. Membro Titular Componente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, no Setor de Física Aplicada a Polímeros, do Instituto de Macromoléculas da UFRJ. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Membro Titular Componente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. 1992.

MORAES, C.. Banca de Estágio Probatório da Professora Carla Luciane Manske Camargo. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto I para Adjunto II da Professora Betina Susanne Hoffmann. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto A1 para Adjunto A2 da Professora Yordanca Reyes Cruz. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Estágio Probatório da Professora Karina Moita de Almeida. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Comitê Externo de avaliação dos trabalhos de bolsistas de IC - PIBIC/PIBITI 2018/2019. 2018. Universidade Federal da Bahia.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto III para Adjunto IV do Professor Luiz Fernando Leite. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto A1 para Adjunto A2 do Professor Carlos André Vaz Junior. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto A1 para Adjunto A2 da Professora Yordanca Reyes Cruz. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Banca de Avaliação de Progressão de Professor Adjunto A1 para Adjunto A2 da Professora Adriana dos Santos Silva. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, C.. Comitê Externo de avaliação dos trabalhos de bolsistas de IC - PIBIC/PIBITI 2016/2017. 2017. Universidade Federal da Bahia.

MORAES, C.. Comitê Externo de avaliação de trabalhos do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. 2017. Universidade Federal da Bahia.

MORAES, C.. Comitê Externo de avaliação dos trabalhos de bolsistas de IC - PIBIC/PIBITI 2016/2017. 2016. Universidade Federal da Bahia.

MORAES, C.. Comitê Externo de avaliação dos trabalhosde bolsistas de ICT. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Leandro Erthal

Propriedades de ignição por faiscamento pela utilização de ferramentas manuais e equipamentos mecânicos em áreas classificadas nas atividades da indústria do petróleo; Início: 2009; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

João Paulo Lobo dos Santos

Estudo dos Fatores que Influenciam a Deposição de Enxofre em Dutos de Gás Natural; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Caetano Moraes;

Ormindo Domingues Gamallo

Estudo Comparativo de Zeólitas Y Modificadas, Frente ao Craqueamento do Óleo de Mamona Transesterificado; 2001; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Caetano Moraes;

Adrianna da Gama Fernandes Vieira

Estudo de Catalisadores, à base de Zinco e Cálcio, para a Reação de Obtenção de Acetona a partir de Misturas Etanol-Água; 1996; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caetano Moraes;

Rita de Cássia Blanco da Silva Berlim

Estudo da Eficiência de Estágio na Destilação de Mostos Fermentados; 1992; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caetano Moraes;

Manuel Filgueira Barral

Fermentação Alcoólica-Modelagem Matemática em Reator de Leito Fixo com Células Imobilizadas; 1991; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caetano Moraes;

João Paulo Lobo dos Santos

Modelagem e simulação do processo de dessulfurização de correntes de gás natural utilizando fluido dinâmica computacional; 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia, ; Coorientador: Caetano Moraes;

Leandro Erthal

Avaliação e estudo do potencial da energia de fontes de risco de ferramentas manuais em ambientes de áreas classificadas no segmento óleo e gás; 2015; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Caetano Moraes;

Bernardo Galvão Siqueira

Aproveitamento do bioóleo gerado na pirólise de biomassa para produção de petroquímicos; 2013; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Caetano Moraes;

Luiz Carlos Lobato dos Santos

Syngas production through the partial oxidation of methane using ceramic membranes; 2007; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - University of Manchester, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Caetano Moraes;

Maria Conceição Greca

Estudo da Síntese, por Combustão, de Catalisadores à Base de Paládio/Alumina e Avaliação de suas Performances Frente a Reação de Oxidação Parcial do Etanol; 1999; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Caetano Moraes;

Diego Bernardo da Silva Serique

Síntese de Sistemas de Reatores para Obtenção de Nitrobenzeno; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Caetano Moraes;

Alexandre Tavares, Diego Trica e Jasmille Guimarães

Formação de Enxofre Elementar em Dutos de Gás Natural; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Caetano Moraes;

Cíntia Chagas de Oliveira

Síntese de Sistema de Reatores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Caetano Moraes;

Rephael Silva, Thiago Santana e Vitor Toledo

1) Análise Quantitativa de Riscos de uma Unidade Típica de Processamento de Gás Natural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Caetano Moraes;

Giovana Romeu da Silva e Laís de Queiroz Gomes

Análise de Risco de uma Unidade de Armazenamento e Distribuição de Cloro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Caetano Moraes;

Produções bibliográficas

  • MORAES, C. ; SANTOS, J. P. L. . Energy self-sufficiency conditions of ethanol autothermal reforming: a simulation study. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY , v. 64, p. e21200045, 2021.

  • MORAES, C. ; LOBATO, A. K. L. ; Santos, L.C.L., ; SANTOS, J. P. L. . Simulation and scale-up of the desulphurization of gas streams by adsorption method using numerical simulation. Journal of Natural Gas Science and Engineering , v. 84, p. 103, 2020.

  • DOS SANTOS, JOÃO PAULO LOBO ; LIMA LOBATO, ANA KATERINE DE CARVALHO ; MORAES, CAETANO ; SEVERO JÚNIOR, JOÃO BAPTISTA ; MARQUES, JOSÉ JAILTON ; SANTOS, LUIZ CARLOS LOBATO DOS . Evaluation of the Influence of Operating Parameters in the Modeling and Simulation of Sour Gas Stream Desulfurization by Adsorption. ENERGY & FUELS (ONLINE) , v. 33, p. 1673-1681, 2019.

  • DOS, SANTOS ; DE, LIMA ; DE, LOBATO ; MORAES, CAETANO ; BAPTISTA, SEVERO . Modeling and simulation of the desulfurization of a sour gas streams by adsorption: Influence of the isotherm model. Chemical Industry & Chemical Engineering Quarterly , v. 25, p. 77-87, 2019.

  • SIMONELLI, GEORGE ; MORAES, CAETANO ; AUGUSTO, DE ; LOBATO, DOS . Multivariate study and optimization of biodiesel production using commercial surfactants. Chemical Industry & Chemical Engineering Quarterly , v. 25, p. 183-192, 2019.

  • SANTOS, J.P.L. ; LIMA LOBATO, A.K.C. ; MORAES, C. ; SANTOS, L.C.L. . Determination of elemental sulfur deposition rates for different natural gas compositions. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 135, p. 461-465, 2015.

  • ERTHAL, L. ; MORAES, C. ; CARVALHO, D. D. . Analysis of the potencial energy sources of risk of hand tools in presence of hazerdous area in segment of oil and gas. INTERNATIONAL REVIEW OF CHEMICAL ENGINEERING (TESTO STAMPATO) , v. 7, p. 1, 2015.

  • SANTOS, J. P. L. ; LOBATO, A. K. C. L. ; MORAES, C. ; SANTOS, L. C. L. . INFLUENCE OF NATURAL GAS COMPOSITION ON THE FORMATION AND DEPOSITION OF ELEMENTAL SULFUR IN PIPELINES. BRAZILIAN JOURNAL OF PETROLEUM AND GAS , v. 9, p. 45-53, 2015.

  • Santos, L.C.L., ; LOBATO, A. K. L. ; MORAES, C. . BSCF 5582 and LSCF 6428 Mixed Conducting Membranes for Syngas Production. International Review of Chemical Engineering (Testo Stampato) , v. 5, p. 317, 2013.

  • SILVA, M. A. P. ; SIQUEIRA, B. G. ; MORAES, C. . SYNTHESIS OF HMF FROM GLUCOSE IN AQUEOUS MEDIUM USING NIOBIUM AND TITANIUM OXIDES. BRAZILIAN JOURNAL OF PETROLEUM AND GAS , v. 7, p. 71-82, 2013.

  • MORAES, C. ; SANTOS, J. P. L. ; Santos, L.C.L., ; LIMA LOBATO, ANA KATERINE DE CARVALHO . Study of the operating conditions on the deposition of natural gas in pipelines. PETROLEUM & ENVIRONMENTAL BIOTECHNOLOGY , v. 4, p. 181, 2013.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. . Characterization of Hollow Fribre Membranes for Oxygen Permeation and Partial Oxidation Reactions. BRAZILIAN JOURNAL OF PETROLEUM AND GAS , v. 5, p. 045-054, 2011.

  • MORAES, C. . Palladium/alumina catalysts: effect of the processing route on catalytic performance. Applied Catalysis, 2001.

  • MORAES, C. ; GRECA, M. C. ; MORELLI, M. R. ; Segadães, A.M. . Evaluation of Pd/Alumina Catalysts, Produced by Combustion Synthesis, in the Ethanol Oxidation Reaction to Acetic Acid. Applied Catalysis. A, General , v. 179, p. 87-92, 1999.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORELLI, M. R. . Pd/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. Int. Self-Propagation High-Temperature Synthesis, v. 7, n.2, p. 263-268, 1998.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. . Estudo da Deposição de Paládio Metálico em Aluminas. Revista Cerâmica, 1998.

  • MORAES, C. . Ni/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. Key Engineering Materials, 1997.

  • MORAES, C. ; SCHMAL, M. . Composicao e Seletividade dos Gases Na Pirolise do Xisto de Irati. INFORMATIVO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA, v. 17, n.33, p. 0-0, 1985.

  • MORAES, C. ; GUSTAVO, P. P. ; JEAN, G. O. ; LUCIA, G. C. C. M. . Catalisadores Promissores Para A Oxidacao Seletiva do Etanol. INFORMATIVO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA, v. 17, n.34, p. 0-0, 1985.

  • CARIOCA, J. O. B. ; MORAES, C. . Brazilian Network on Green Chemistry: Fundamentals. In: José Osvaldo Beserra Carioca. (Org.). I Brazilian Workshop on Green Chemistry. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2008, v. , p. -.

  • MORAES, C. . Determinação da Superfície Ativa e Tamanho de Partícula de Catalisadores Suportados. In: Instituto Brasileiro do Petróleo. (Org.). Manual de Caracterização de Catalisadores. Rio de Janeiro: , 1995, v. 1, p. -.

  • GUSTAVO, P. P. ; JEAN, G. O. ; MORAES, C. ; LUCIA, G. C. C. M. . Catalisadores Promissores para a Oxidação Seletiva do Etano. Informativo do Instituto Nacional de Tecnologia, Rio de Janeiro, p. 34 - 38, 01 mar. 1985.

  • MENESES, A. A. S. ; SANTOS, J. P. L. ; MORAES, C. ; LOBATO, A. K. L. ; Santos, L.C.L., . Avaliação dos impactos técnicos e econômicos causados pela deposição de enxofre elementar em dutos de gás natural. In: Rio Oil & Gas Expo, 2014, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas, 2014.

  • ERTHAL, L. ; MORAES, C. ; CARVALHO, D. D. . Análise do Potencial da Energia de Ferramentas Manuais em Ambientes de Áreas Classificadas no Segmento Petróleo e Gás. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014, 2014, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014, 2014.

  • MORAES, C. ; CARVALHO, D. D. ; ERTHAL, L. . Analysis of the Potential Energy Sources of Risk of Hand Tools in Presence of Hazardous Area in Segment of Oil and Gas. In: 10th Global Congress on Process Safety, 2014, New Orleans. 10th Global Congress on Process Safety, 2014.

  • BRAGA, E. R. ; MORAES, C. ; MEDRONHO, R. A. . ESTUDO DO ESCOAMENTO DE GÁS NATURAL E FORMAÇÃO DE ENXOFRE ELEMENTAR EM UMA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO. In: xx Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. xx Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

  • MORAES, C. ; MEDRONHO, R. A. . Estudo do escoamento de gás natural e formação de enxofre elementar em uma válvula redutora de pressão. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Peróleo, 2014.

  • SANTOS, J. P. L. ; MENESES, A. A. S. ; LOBATO, A. K. L. ; MORAES, C. ; Santos, L.C.L., . Estudo comparativo entre dados experimentais e simulados para obtenção de diagrama de equilíbrio de gás natural. In: 7 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2013, Aracaju. 7 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2013.

  • ERTHAL, L. ; MORAES, C. ; CARVALHO, D. D. . ANALYSIS OF THE POTENTIAL ENERGY SOURCES OF RISK OF TOOLS IN PRESENCE OF HAZARDOUS AREA IN SEGMENT OF OIL AND GAS. In: 2nd Annual LatAm HSE in Oil, Gas and Petrochemicals, 2013, Rio de Janeiro. 2nd Annual LatAm HSE in Oil, Gas and Petrochemicals, 2013.

  • SANTOS, J. P. L. ; MORAES, C. ; LOBATO, A. K. L. ; Santos, L.C.L., . Estudo da Formação de enxofre elementar em dutos que transportam correntes de gás natural. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, 2012, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, 2012.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. . Utilização de microemulsões como alternativa aos desemulsificantes comerciais aplicados a quebra de emulsões de petróleo. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2010, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2010.

  • Santos, L.C.L., ; Rojas, L.A., ; MORAES, C. . Study of adsorbents for vehicular natural gas storage. In: ANGVA 2009, 2009, Donghae. ANGVA 2009, 2009.

  • CARIOCA, J. O. B. ; MORAES, C. . Brazilian Network on Green Chemistry: Fundamentals. In: I Brazilian Workshop on Green Chemistry, 2008, Fortaleza. I Brazilian Workshop on Green Chemistry. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2008. v. 1. p. 35-74.

  • CARIOCA, J. O. B. ; MORAES, C. . Brazilian Network on Green Chemistry: Fundamentals. In: I Brazilian Workshop on Green Chemistry, 2007, Fortaleza. I Brazilian Workshop on Green Chemistry. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007.

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Silva, C.F., ; MORAES, C. . Estudo de Novos Sistemas de Armazenamento de Gás Natural Veicular. In: I Congresso Brasileiro de Carbono, 2005, Salvador. C, 2005.

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Dantas, J.H.A., ; MORAES, C. . Armazenamento de Gás Natural em Materiais Adsorventes. In: Rio Oil & Gas, 2004, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas 2004, 2004.

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Silva, C.F., ; Dantas, J.H.A., ; MORAES, C. . Desenvolvimento de Novos Sistemas de Armazenamento do Gás Natural em Veículos Automotivos. In: Rio Oil & Gas, 2004, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas 2004, 2004.

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Dantas, J.H.A., ; MORAES, C. . Estudo da Capacidade de Armazenamento de Metano por Adsorção em Carvão Ativado de Casca de Coco. In: V Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2004, Natal. V Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2004.

  • MORAES, C. ; MARTINS, J. A. S. ; Santos, L.C.L., . Avaliação de Carvão Ativado de Casca de Coco, como Adsorventepara o Armazenamento de Gá Natural Veicular. In: IV Encontro Brasileiro de Adsorção, 2002. IV Encontro Brasileiro de Adsorção, 2002.

  • MORAES, C. ; MARTINS, J. A. S. ; Santos, L.C.L., . Avaliação de Adsorventes no Armazenamento de Gás Natural para Uso Veicular. In: 1º Congresso Brasileiro de Armazenamento de Gás Natural para uso Veicular, 2001, Natal. 1º Congresso Brasileiro de Armazenamento de Gás Natural para uso Veicular, 2001.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; GRECA, M. C. . Estudo da Microestrutura em Catalisadores de Paládio/Alumina Suportados. In: 44° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2000, São Pedro - São Paulo. 44° Congresso Brasileiro de Catálise, 2000.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. . Effect of the Processing Route of Additivies During Sintering. In: 7th European Ceramic Society Congress, 1999, Brighton. 7th European Ceramic Society Congress, 1999.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; GRECA, M. C. . Método Não Convencional de Síntese de Materiais Cerâmicos Porosos Utilizados como Suportes Catalíticos-Dados Termodinâmicos. In: 10o Congresso Brasileiro de Catálise, 1999, Salvador. 10o Congresso Brasileiro de Catálise. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Petróleo, 1999.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. . Effect of the Processing Route on the Role of Additives During Sintering. In: 7th European Ceramic Society Congress, 1999, Brighton. 7th European Ceramic Society Congress, 1999.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORELLI, M. R. . Influência do Processamento sobre o Efeito de Aditivos no Comportamento de Sinterização de Aluminas. In: 13o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 1998, Curitiba. 13o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 1998.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. . Estudo da Deposição de Paládio Metálico em Aluminas. In: 42o Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1998, Poços de Caldas. 42o Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1998.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORELLI, M. R. . Avaliação de Catalisadores à base de Paládio e Alumina, Sintetizados por Combustão, na Reação de obtenção de Ácido Acético a partir do Etanol. In: 9o Seminário Brasileiro de Catálise, 1997, Águas de Lindóia. 9o Seminário Brasileiro de Catálise. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Petróleo, 1997.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORELLI, M. R. . Síntese de Catalisadores Suportados de Ni/Alumina por Reação de Combustão. In: 41o Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1997, São Paulo. 41o Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1997.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; MORELLI, M. R. ; GRECA, M. C. . Pd/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. In: 4th International Symposium in Self-Propagating High-Temperature Synthesis, 1997, Toledo. 4th International Symposium in Self-Propagating High-Temperatrure Synthesis, 1997.

  • MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORELLI, M. R. . Ni/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. In: 5th European Ceramic Society Congress, 1997, Versalhes. 5th European Ceramic Society Congress, 1997.

  • MORAES, C. ; VIEIRA, A. G. F. . Estudo de Catalisadores Mássicos Compostos de Óxido de Zinco e Óxido de Cálcio, na Reação de Transformação de Soluções Aguosas de Etanol. In: XV Simpósio Iberoamericano de Catalisis, 1996, Córdoba. XV Simpósio Iberoamericano de Catakisis, 1996.

  • BERLIM, R. C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. ; MORAES, C. . Estudo Comparativo Entre as Correlações de Bakowiski e Van Winkle para o Cálculo das Eficiências de Estágio na Destilação de Mostos Fermentados. In: 3º Congresso Nacional de Biotecnologia, 1993, Santiago do Chile. 3º Congresso Nacional de Biotecnologia. Santiago do Chile, 1993.

  • BERLIM, R. C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. ; MORAES, C. . Studies on Plate Efficiency of Fermentation Broth Distillation. In: Congresso de Biotecnologia Habana?93, 1993, Havana. Congresso de Biotecnologia Habana?93. Havana, 1993.

  • Barral, M.F., ; VALDMAN, B. ; MORAES, C. . Utilizacion del Modelo Heterogeneo para Simulacion de la Fermentacion Alcoholica em Reactor de Licho Fijo. In: Congresso de Biotecnologia Habana?93, 1993, Havana. Congresso de Biotecnologia Habana?93. Havana, 1993.

  • MORAES, C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. . Estudo da Eficiência de Estágio na Destilação de Mosto Fermentado. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1992, Salvador. IX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1992.

  • Barral, M.F., ; VALDMAN, B. ; MORAES, C. . Modelagem Matemática em reator de Leito Fixo com Células Imobilizadas. In: II National Fair and Congress of Biotechnology and I Latin-American Fair and Congress of Biotechnology, 1992, São Paulo. II National Fair and Congress of Biotechnology and I Latin-American Fair and Congress of Biotechnology. São Paulo, 1992.

  • MORAES, C. . Estudo do Pre-Tratamento e Desativacao de Catalisadores de F.C.C.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 1989. SAO PAULO/SP. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Modelagem e Simulacao de Fermentacao Alcoolica Em Reator Com Celulas Imobilizadas. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 1989. SAO PAULO/SP. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Obtencao de Acido Acetico A Partir do Etanol. In: V SEMINARIO DE CATALISE, 1989. GUARUJA,SP. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Estudo da Oxidacao Catalitica de Monoxido de Carbono Em Um Reator de Particula Simples. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SIMPLES, 1988. SAO PAULO/SP. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Estudo de Catalisador A Base de Ferro e Molibdenio Para Obtencao de Acetaldeido Por Oxidacao Catalitica de Etanol. In: X SEMINARIO IBEROAMERICANO DE CATALISE, 1986. MERIDA/VENEZUELA. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Processos Cataliticos e A Industria Quimica Nacional. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUIMICA, 1986. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Selecao e Aprimoramento de Catalisadores Para Obtencao de Acetaldeido Por Oxidacao Catalitica do Etanol. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 1986. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Estudo Cinetico da Oxidacao Catalitica de Monoxido de Carbono. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 1985. FORTALEZA, CE. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Catalisadores Promissores Para Oxidacao Catalitica do Etanol. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 1985. FORTALEZA, CE. p. 0-0.

  • MORAES, C. . Simulacao do Comportamento Oscilatorio Na Oxidacao Catalitica de Monoxido de Carbono.. In: III SEMINARIO DE CATALISE, 1985. SALVADOR,BA. p. 0-0.

  • Silva, C.F., ; Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; MORAES, C. . Avaliação de Carvão Ativado por Plasma para fins de Armazenamento de Gás Natural. In: II Congresso Brasileiro de Carbono, 2004, Vitória. II Congresso Brasileiro de Carbono, 2004.

  • MORAES, C. ; Santos, L.C.L., ; LIMA LOBATO, ANA KATERINE DE CARVALHO . Comparative study for biodiesel production using a batch and semi-continuous flow reactor. In: 17th International Conference on Biofuels and Bioenergy, 2015, Paris. 17th International Conference on Biofuels and Bioenergy, 2015.

  • MORAES, C. ; Santos, L.C.L., ; LIMA LOBATO, ANA KATERINE DE CARVALHO . Evaluation of the operating parameters of biodiesel production using a membrane reactor. In: 17th International Conference on Biofuels and Bioenergy, 2015, Paris. 17th International Conference on Biofuels and Bioenergy, 2015.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. ; METCALFE, I. S. . LSCF 6428 hollow-fibre membrane for the production of syngas through the partial oxidation of methane. In: 9th Novel Gas Conversion Symposium, 2010, Lyon. 9th Novel Gas Conversion Symposium, 2010.

  • Rojas, L.A., ; Santos, L.C.L., ; MORAES, C. . Efeito da distribuição de partículas na capacidade de armazenamento de gás natural para uso veicular. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. . Study of the oxygen flux permeation for different La0.6Sr0.4Co0.2Fe0.8O3-d membrane geometries. In: Simpósio de Processos de Separação com Membranas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio de Processos de Separação com Membranas, 2009.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. . The study of mixed-conducting oxide membranes for synthesis gas production. In: 2º Curso Hispano-Brasileiro e Oficina/Taller de Pesquisa sobre Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável, 2009, Salvador. 2º Curso Hispano-Brasileiro e Oficina/Taller de Pesquisa sobre Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável, 2009.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. ; METCALFE, I. S. . Oxygen flux permeation on the LSCF 6428 membranes: Disc versus hollow-fibre membranes. In: 14th International Congress on Catalysis, 2008, Seul. 14th International Congress on Catalysis, 2008.

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; HUGHES, R. . Ba0.5Sr0.5Co0.8Fe0.2O3-d and La0.6Sr0.4Co0.2Fe0.8O3-d mixed conducting membranes for syngas production. In: 6th International Conference on Catalysis in Membrane Reactors, 2004, Lahnstein. 6th International Conference on Catalysis in Membrane Reactors, 2004.

  • MORAES, C. . Estudo de Materiais Adsorventes para Armazenamento de Gás Natural Veicular. In: 2° Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2003, Rio de Janeiro. 2° Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2003.

  • MORAES, C. . Armazenamento de Gás Natural Veicular em Adsorventes Carbonosos. In: I Congresso Brasileiro de Carbono - CARBONO 2002, 2002, Piracicaba - São Paulo. I Congresso Brasileiro de Carbono, 2002.

  • NUNEZ, M. G. ; FREITAS, D. S. ; MORAES, C. ; SILVA, J. M. . Enxofre Elementar em sistemas de transporte de gás natural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, D. S. ; NUNEZ, M. G. ; MORAES, C. ; SILVA, J. M. . Elemental sulphur in natural gas transport systems. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Santos, L.C.L., ; MORAES, C. ; METCALFE, I. S. ; HUGHES, R. . Oxygen Flux Permeation on the LSCF 6428 Membrane: Disc Versus Hollow-Fibre Membranes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARIOCA, J. O. B. ; MORAES, C. ; JANSSENS, M. ; PEIXOTO, M. C. S. . Biodiesel constrains versus synthetic diesel, dimethyl eter and green diesel perspectives in Brazil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Dantas, J.H.A., ; MORAES, C. . Armazenamento da Gás Natural em Materiais Adsorventes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Souza,J.R. ; Rojas, L.A., ; Silva, C.F., ; Dantas, J.H.A., ; MORAES, C. . Desenvolvimento de Novos Sistemas de Armazenamento do Gás Natural em Veículos Automotivos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GAMALLO, O. D. ; MORAES, C. ; COSTA, S. R. R. . Estudo Cinético da Pirólise do Óleo de Mamona Esterificado, na Presença de Zeólitas Y Modificadas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GRECA, M. C. ; MORAES, C. ; Segadães, A.M. . Estudo da Microestrutura em Catalisadores de Paládio/Alumina Suportados. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Greca, M.C. ; MORAES, C. ; Segadães, A.M. . Influência do Processamento no Comportamento de Paládio Suportado em Aluminas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GRECA, M. C. ; MORAES, C. ; MORELLI, M. R. ; Segadães, A.M. . Método Não Convencional de Síntese de Materiais Cerâmicos Porosos Utilizados como Suportes Catalíticos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GRECA, M. C. ; MORAES, C. ; MORELLI, M. R. ; Segadães, A.M. . Effect of the Processing Route on the Role of Additivies During Sintering. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GRECA, M. C. ; MORAES, C. ; Segadães, A.M. . Influência do Processamento Sobre o Efeito de Aditivos no Comportamento de Sinterização de Aluminas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Segadães, A.M. ; Greca, M.C. ; MORAES, C. . Estudo da Deposição de Paládio Metálico em Aluminas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GRECA, M. C. ; MORAES, C. ; Segadães, A.M. ; MORELLI, M. R. . Avaliação de Catalisadores à Base de Paládio e Alumina, Sintetizados por Combustão, na Reação de Obtenção de Ácido Acético à Partir do Etanol. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GRECA, M. C. ; Segadães, A.M. ; MORELLI, M. R. ; MORAES, C. . Síntese de Catalisadores Suportados de Ni/Alumina por Reação de Combustão. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Greca, M.C. ; MORAES, C. ; MORELLI, M. R. ; Segadães, A.M. . Pd/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GRECA, M. C. ; Segadães, A.M. ; MORELLI, M. R. ; MORAES, C. . Ni/Alumina Catalysts Produced by Combustion Synthesis. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, A. G. F. ; MORAES, C. . Estudo de Catalisadores Mássicos Compostos de Óxido de Zinco e Óxido de Cálcio, na Reação de Transformação de Soluções Aquosas de Etanol. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Barral, M.F., ; VALDMAN, B. ; MORAES, C. . Utilizacion del Modelo Heterogeneo para Simulacion de la Fermentacion Alcoholica em Reactor de Licho Fijo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERLIM, R. C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. ; MORAES, C. . Studies on Plate Efficiency of Fermentation Broth Distillation. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERLIM, R. C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. ; MORAES, C. . Estudo Comparativo Entre as Correlações de Bakowiski e Van Winkle para o Cálculo das Eficiências de Estágio na Destilação de Mostos Fermentados. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SZKLO, A.S., ; MEDEIROS, P. R. S. ; FRETY, R. ; MORAES, C. . Avaliação de Catalisadores para Obtenção de Acetona à Partir do Etanol. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BERLIM, R. C. ; NICOLAIEWSKY, E. M. A. ; MORAES, C. . Estudo da Eficiência de Estágio na Destilação de Mosto Fermentado. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barral, M.F., ; VALDMAN, B. ; MORAES, C. . Modelagem Matemática em reator de Leito Fixo com Células Imobilizadas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MORAES, C. . Obtencao e Pre-Tratamento de Um Catalisador A Base de Paladio, Bem Como O Processo de Preparacao de Acido Acetico. 1989.

MORAES, C. . Processo de Obtencao de Acetaldeido Por Oxidacao Seletiva do Etanol, Bem Como Composicoes Cataliticas Para O Mesmo. 1987.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Estudo experimental e numérico da recuperação avançada de petróleo utilizando sistemas microemulsionados com nanopartículas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caetano Moraes - Integrante / Luiz Carlos Lobato dos Santos - Coordenador / Alexandre de Castro Leiras Gomes - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Síntese de ácido 2,5 furanodicarboxílico a partir da oxidação catalítica de 5-hidroximetilfurfural., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Caetano Moraes - Coordenador / Mônica Antunes Pereira da Silva - Integrante / Bernardo Galvão Siqueira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Formação de Enxofre Elementar em gasodutos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caetano Moraes - Coordenador / Luiz Carlos Lobato dos Santos - Integrante / João Paulo Lobo dos Santos - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Estudo da formação de enxofre elementar em dutos que transportam correntes de gás natural, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caetano Moraes - Integrante / Luiz Carlos Lobato dos Santos - Coordenador / DOS SANTOS, JOÃO PAULO LOBO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2010 - 2014

    Avaliação Integrada e Novas Tecnologias para a Cadeia de Produção de Biodiesel a partir dos Óleos de Pinhão e Dendê, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caetano Moraes - Coordenador / Luiz Carlos Lobato dos Santos - Integrante / Rosenira Serpa da Cruz - Integrante / LIMA LOBATO, ANA KATERINE DE CARVALHO - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química. , Av. Horácio Macedo nº 2030, Ilha do Fundão, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39387607, Fax: (21) 39387567, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2014

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Certificação do INT, Carga horária: 1

1998 - 2006

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Ocupando cargo de DAS, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico, Carga horária: 40

1990 - 2003

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Cedido para ocupar DAS, Enquadramento Funcional: Diretor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Cedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para ocupar cargo comissionado - DAS 101.4 de Coordenador Geral de Química Industrial e Diretor Substituto da Instituição.

1990 - 1998

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Cedido para Ocupar DAS, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Química Industrial, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/1990 - 08/2006

    Direção e administração, Diretoria, Coordenacao Geral de Programas de Quimica Industrial.Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 12/1990 - 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria, Coordenacao Geral de Programas de Quimica Industrial.Linhas de pesquisa

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1976 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Química.Linhas de pesquisa

  • 10/1989

    Direção e administração, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.Cargo ou função, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA DA ESCOLA DE QUIMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/MANDATO DE 10/89 A 10/91..

  • 03/1986

    Ensino, ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Catálise Heterogênea, Cinética de Reações Heterogêneas, Termodinâmica Química

  • 03/1975

    Ensino,Disciplinas ministradas, Catálise, Cinética e Cálculo de Reatores, Engenharia de Petróleo, Termodinâmica e Máquinas Térmicas, Processamento de Gás Natural

  • Estágios , Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.Estágio realizado, CONSULTORIAS EVENTUAIS NA AREA DE CATALISE HETEROGENEA,.

Propriedade Intelectual

Patentes (5)