Antonio Ribeiro de Roma Filho
Formado em Analise de Sistemas pela FRB e com Extensão universitária em Gerencia de Sistemas de Informação, UCSAL, Bahia. Pós-graduado em Administração Lato Sensu, UFBA, Bahia. Extensão universitária em Gerência de Projetos de Sistemas, CEPEC, Salvador,Bahia. 30 anos em TI, possui larga experenência na implantação das melhores praticas de TI incluindo Governança de TI com base no modelo do Cobit ITIL ISO27001 ISO20000. Atuou na Gestão de TI em empresas de grande portes, Nacionais e Multinacionais( SERPRO, ORIGIN C&P, SETPS, GRUPO LEME,TIBRÁS). Ministrou aulas nas universidades Helio Rocha e Visconde de Cairu. Atualmente é Gerente de TI do Grupo Atakarejo e Professor do Curso de Pós Graduação de Governança de TI do SENAC-BA. Especialista em Alinhamento Estratégico de Negócios e TI com foco na redução de custo e implantação das melhores praticas de TI. Excelente resultado na motivação e liderança de pessoas, gerenciou e implementou mais de 500 projetos de baixo, medio e alta complexidadede(ITIL, COBIT, ISO27001,ISO9000,ERP,BI, INFRA TI, TELECOMUNICAÇÕES). Reside no Brasil. e-mail para contato: antonioroma@ig.com.br telefone celular para contato: +55-21-71 9972-0909
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização Em Administração Lato Sensu
1998 - 1999
Universidade Federal da Bahia
Orientador: Elizabeth Loiola
Especialização em Gerêcia de Sistemas de Informações
1996 - 1996
Universidade Católica do Salvador
Orientador: Graça Ávila
Formação complementar
2008 - 2008
ITIL. (Carga horária: 30h). , TIXAMES.
2008 - 2008
ISO27001. (Carga horária: 30h). , TIEXAMES.
2008 - 2008
Governança de TI com base no Cobit. (Carga horária: 30h). , TIEXAMES.
2008 - 2008
ISO20000. (Carga horária: 30h). , TIEXAMES.
1998 - 1998
Data Modeling With Power Designer. (Carga horária: 30h). , Sybase Education Services.
1998 - 1998
Physical Database Design. (Carga horária: 30h). , Sybase Education Services.
1997 - 1997
Administering Microsoft Windows Nt 4 0. (Carga horária: 30h). , Microsoft.
1997 - 1997
Supporting Microsoft Windows Nt 4 0 Core Technogie. (Carga horária: 30h). , Microsoft.
1997 - 1997
Supporting Microsoft Windows Nt Server 4 0 Enterpr. , Microsoft.
1994 - 1994
Administração de Banco de Dados. , Trends Tecnologia Informação.
1994 - 1994
Administração de Rede. (Carga horária: 30h). , Conexxa Rede de Computadores.
1994 - 1994
Reengenharia de Negócios Reengenharia de Processos. (Carga horária: 12h). , Qualiplan Consultoria Empresarial.
1993 - 1993
Extensão universitária em Gerência de Projetos de Sistemas. , Centro de Pesquisa Ensino E Consultoria.
1993 - 1993
Sistema de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 20h). , Companhia de Processamento de Dados de Salvador.
1986 - 1987
Prodesco Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 136h). , Serviço Federal de Processamento de Dados.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
Participação em eventos
SUCESSO. 2012. (Congresso).
CIO. Melhores Praticas de TI - ITIL, ISO27001, ISO2000, COBIT, GOVERNANÇA DE TI. 2010. (Congresso).
TELECOMDAY. Telecomunicações. 2008. (Congresso).
CONDEX. Tecnologia da Informação. 2007. (Congresso).
CONDEX. Tecnologia da Informação. 2004. (Congresso).
Congresso de Tecnologia do Grupo de CIO da Sucesso. Tecnologia da Informação. 2002. (Congresso).
Congresso de Tecnologia da Sucesso. Tecnologia. 2001. (Congresso).
Tecnologia da Informação. Tecnologia da Informação. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
ROMA FILHO, A. R.; PINTO, F.; NESTOR, C.; SOLON, H.. TCC - ITIL. 2011. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ.
Outras produções
ROMA FILHO, A. R. . Software de Inteligência Empresarial. 1996.
ROMA FILHO, A. R. . Tecnologia da Informação Para Executivos. 2001. .
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
Web Semântica - permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação., Descrição: O projeto a ser realizado visa estudar os passos necessários para o desenvolvimento de um sistema para extração de ontologias, que tem como objetivo principal gerar ontologias menores a partir de ontologias maiores, para área da biologia. Para esse fim, serão estudadas técnicas utilizadas por ferramentas já existentes no mercado. O propósito deste trabalho é efetuar testes e apresentar os resultados, e a partir destes, desenvolver e documentar um protótipo de software desta aplicação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Ribeiro de Roma Filho - Coordenador.
-
2002 - Atual
Sistemas COLABORATIVO, Descrição: O projeto está inserido no contexto de aplicações CSCL - Computer Supported Cooperative Learning , tendo como estudo de caso uma ferramenta de autoria aberta colaborativa, denominada CoWeb. Com base na literatura pesquisada e na utilização de uma CoWeb no ICMC- USP, obteve-se um conjunto de requisitos necessários a sua extensão para melhor atender as necessidades dos usuários do instituto. Dentre os requisitos, encontram-se: a extensão de funcionalidades básicas da CoWeb e sua integração com outras aplicações de cunho também colaborativo desenvolvidas no instituto. O intuito de promover tais extensões à CoWeb reside na busca do aprimoramento da colaboração de informações por parte do usuário, buscando maior confiabilidade, facilidade de utilização e eficácia.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Ribeiro de Roma Filho - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2010
Projeto de Data Center, Descrição: Revitalização e reestruturação de toda infra-estrutura de TI ( montagem e organização da sala dos servidores contemplando rede lógica e física,energia, contingência parada e sinistro, implementação dos controle de ativos, backups, antivírus, políticas de segurança da informação com base na BS17799, correios eletrônicos; Implantação de Data Center de Contingência.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Ribeiro de Roma Filho - Coordenador.
Prêmios
1995
Case de Sucesso do Projeto de Portal de Negócios no SETPS, Sybase Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2013
Grupo AtakarejoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de TI, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Seleção e formação do time de TI; Levantamento e alinhamento dos processos de prestação de serviços de TI com os processos de negócio; Revitalização e reestruturação de toda infra-estrutura de TI ( montagem e organização da sala dos servidores contemplando rede lógica e física,energia, contingência parada e sinistro, implementação dos controle de ativos, backups, antivírus, políticas de segurança da informação com base na BS17799, correios eletrônicos; Implantação de Data Center de Contingência; Negociação com todos os fornecedores com revisão de contrato e elaboração de ANS´S e implantação da ITIL) focando segurança e redução de custos com TI; Elaboração e implementação de normas, políticas e procedimentos, treinamento gerencial, cálculo de TCO e ROI, implantação de metodologia para seleção, aquisição e gestão e implementação de solução ERP retaguarda ,frente de loja, Radio Freqüência, Telecomunicações ; PORTAL e outros softwares de apoio à gestão operacional, gerencial e estratégica com redução significativa de custo anual com TI e aumento da receita em aproximadamente 30% com implantação de sistemas estratégicos ( Portal, ERP e BI ). Gestão e implantação das melhores práticas na gestão de ti com base na ITIL, PMP e TQC.
2011 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação de Governança de TI, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Curso de Pós-Graduação de Governança de TI EAD do Senac-Ba
2005 - 2009
Grupo LEMEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de TI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Seleção e formação do time de TI; Levantamento e alinhamento dos processos de prestação de serviços de TI com os processos de negócio; Revitalização e reestruturação de toda infra-estrutura de TI ( montagem e organização da sala dos servidores contemplando rede lógica e física,energia, contingência parada e sinistro, implementação dos controle de ativos, backups, antivírus, políticas de segurança da informação com base na BS17799, correios eletrônicos, negociação com todos os fornecedores com revisão de contrato e elaboração de ANS´S e implantação da ITIL) focando segurança e redução de custos com ti; Elaboração e implementação de normas, políticas e procedimentos, treinamento gerencial, cálculo de TCO e ROI, implantação de metodologia para seleção, aquisição e implementação de solução ERP, sistema de gestão de saúde, PORTAL e outros softwares de apoio à gestão operacional, gerencial e estratégica com redução significativa de custo anual com TI e aumento da receita em aproximadamente 30% com implantação de sistemas estratégicos ( Portal, ERP e BI ). Organizou e coordenou comitê responsável pelo processo de seleção e implementação do sistema de gestão de saúde junto aos principais fornecedores de tecnologia do mercado nacional e internacional ( Med Trak, Matriz, medicware, intersystem, Shift ) utilizando as melhores praticas de mercado.
2003 - 2005
global smart soluções inteligentes ltdaVínculo: Socio Diretor, Enquadramento Funcional: Outro ( Diretor ), Carga horária: 44
Outras informações:
- Responsável pela constituição e abertura da empresa junto aos órgãos competentes, elaboração do plano de negócio, organização de todo o departamento de Tecnologia, Administrativa, Financeira, Comercial e Marketing a luz do plano de negócio, elaboração e implantação de normas, políticas, procedimentos e metodologias para organizar e facilitar o desenvolvimento da empresa. - Prospecção, diagnóstico e implantação de vários projetos gerencias e tecnológicos em clientes como: Ilha Tropical, Salvador Card, ABEMTRO,etc.
Atividades
-
01/2003
Direção e administração, Tecnologia, Ti.,Cargo ou função, Diretor de Tecnologia.
-
01/2003
Serviços técnicos especializados , Tecnologia, Ti.,Serviço realizado, Consultoria em Tecnologia e Gestão de Negócios.
-
01/2003
Treinamentos ministrados , Tecnologia, Ti.,Treinamentos ministrados, Tecnologia da Informação para Executivos, Inteligência Empresarial
1994 - 2002
Sindicado das Empresas de Transportes de Passageiros de SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Participação ativa na elaboração e execução do Plano Diretor de Informática; atuação direta na reorganização da empresa com ênfase em redução de despesas; excelentes resultados na formação, gestão e motivação de equipes; pleno domínio da utilização e gestão de recursos externos, tanto através de contratação de "pacotes" como emprego de serviços de consultoria e mão-de-obra terceirizada; excelente relacionamento com empresas privadas e estatais de pequeno, médio e grande porte do mercado; ênfase na implantação de novas ferramentas, métodos e tecnologias com resultados concretos e significativos nas áreas de informações estratégicas; implantação de projeto de segurança de rede WAN e LAN; implantação de infra-estrutura de segurança do Portal Internet; implantação de data center; pleno domínio de ambiente baseado em estrutura client-server; com plena utilização de banco de dados relacional ( Syabse, Sql Server e Oracle ); implementação de tecnologia de redes ( LAN - infra-estrutura, WAN - acesso remoto e TCP - internetworking p/ web ) utilizando sistemas operacionais de rede Windows NT e Conectiva Linux 5.0; implementação de estrutura de Telecomunicações para Internet ( comércio eletrônico ), Intranet e extranet, projetos que geraram uma economia de 40% nos gastos anuais com Tecnologia da Informação; implantação de projeto smartcard; gerenciador do processo de implantação dos sistemas de EIS( Enterprise Information System ), BI ( Business Intelligence ), CRM, DM, CallCenter e Datawarehouse para fornecer á diretoria informações online que permitem acompanhar o desempenho da empresa contribuindo significativamente na tomada de decisão.
Atividades
-
04/1994 - 12/2002
Direção e administração, Gti, Tecnologia.,Cargo ou função, Gerente de Tecnologia da Informação.
-
04/1994 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Gti, Tecnologia.,Serviço realizado, Elaboração e Implantação do Planejamento Estratégico de Informações.
-
04/1994 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Gti, Tecnologia.,Treinamentos ministrados, Gestão da Tecnologia da Informação Para Executivos, Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação, Politica de Segurança da Informação, Gerência de Projetos, Administração de CPD, Inteligência Empresarial, TI e o Negocio da Empresa, Planejamento e Administração de Tecnologias da Informação, Internet - Comércio Eletrônico, Reduzindo Custo e Agilizando os Negocios com Extranet e Intranet, Sistema de Gestão Empresarial, Metodologia de CRM
-
04/1994 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gti, Tecnologia.,Cargo ou função, Consultor.
1991 - 1993
Companhia de Processamento de Dados de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Seleção e formação do time de TI; Revitalização e reestruturação de toda infra-estrutura de TI ( montagem e organização da sala dos servidores contemplando rede lógica e física,energia, contingência parada e sinistro, implementação dos controle de ativos, backups, antivírus, políticas de segurança da informação com base na BS17799, correios eletrônicos, negociação com todos os fornecedores com revisão de contrato e elaboração de ANS´S ) focando segurança e redução de custos com ti;
Atividades
-
02/1991 - 01/1993
Direção e administração, Gercom, Controle Operacional.,Cargo ou função, Chefe da Área de Analise e Desenvolvimento.
-
02/1991 - 01/1993
Serviços técnicos especializados , Cpd, Tecnologia.,Serviço realizado, Planejamento e Administração da Área de Tecnologia da Informação.
-
02/1991 - 01/1993
Treinamentos ministrados , Cpd, Tecnologia.,Treinamentos ministrados, Tecnologia da Informação Para Executivos, Sistemas de Gestão Empresarial, Sistema de CRM, Sistema de BI, Modelagem de Banco de Dados, Administração Geral, TI nas ORGANIZAÇÕES, Planejamento Estratégico de Informações
1993 - 1994
Technology In BusinessVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
- Gestão do desenvolvimento e implantação do projeto de Controle de Gastos em obras realizadas na Empresa Tibrás economizando U$ 2.5 milhões evitando o desperdício e descontrole dos recursos. - Gestão do projeto de modernização do Banco Econômico reduzindo em 20% os custos com telecomunicação.
Atividades
-
03/1993 - 03/1994
Direção e administração, Ati, Tecnologia.,Cargo ou função, Gerente de Projetos.
-
03/1993 - 03/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Ati, Tecnologia.,Linhas de pesquisa
-
03/1993 - 03/1993
Serviços técnicos especializados , Ati, Tecnologia.,Serviço realizado, Gerência de Projetos.
-
03/1993 - 03/1993
Treinamentos ministrados , Ati, Tecnologia.,Treinamentos ministrados, Gerência de Projetos, Banco de Dados, Analise e Implantação de Software Empresarial
2002 - 2003
Faculdade Hélio RochaVínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2002 - 07/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas de Informação I, Administração de Sistemas de Informação II, Organização Sistemas e Metodos I, Organização Sistemas e Metodos II, Planejamento Estratégico de Informações
2002 - 2005
Faculdade Visconde de CairuVínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2002 - 07/2003
Ensino, Administração Com Habilitação Em Analise de Sistem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas de Informação I, Administração de Sistema de Informação II, Analise e Projetos de Sistemas I, Analise e Projetos de Sistemas II, Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação, Informática e Gestão de Negécios, Teoria da Administração I, Teoria da Administração II
1983 - 1991
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração e implementação de normas, políticas e procedimentos, treinamento gerencial, cálculo de TCO e ROI, implantação de metodologia para seleção, aquisição e implementação de Sistema de Gestão ERP, PORTAL e outros softwares de apoio à gestão operacional, gerencial e estratégica com redução significativa de custo anual com TI e aumento da receita em aproximadamente 30% com implantação de sistemas estratégicos ( Portal, ERP e BI ).
Atividades
-
05/1983 - 01/1991
Direção e administração, Cpd, Tecnologia.,Cargo ou função, Gerente de Produção.
-
05/1983 - 01/1991
Serviços técnicos especializados , Cpd, Tecnologia.,Serviço realizado, Supervisão do processamento do conta corrente da CEF.
-
05/1983 - 01/1991
Treinamentos ministrados , Cpd, Tecnologia.,Treinamentos ministrados, Controle de Qualidade, Processamento Distribuido, Sistema de Conta Corrente da CEF
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Ribeiro de Roma Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?