Lielia Rodrigues dos Santos

Possui graduação em Ciências Naturais e Matemática - Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2001). Atualmente é professor da Escola Estadual Miguel Barbosa e professora da Faculdade de Quatro Marcos. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanopartículas de Carbono Fotoluminescentes.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Quimica

2016 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Nanopartículas de carbono fotoluminescentes obtidas através de fontes renováveis de carbono: síntese, aspectos espectroscópicos e preparação de sensores ópticos., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Dr. Renato Freitas Garcia
Palavras-chave: nanopartículas de carbono.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em PERICIA FORENSE E CRIMINALISTICA

2013 - 2014

POLIENSINO DECISIVO CURSOS
Título: Psicologia Forense
Orientador: Lúcia Maria Coutinho Misorelli

Especialização em ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊ

2012 - 2014

Faculdade de Quatro Marcos
Título: A importância do processo motivacional docente
Orientador: Simone Miller da Silva Campos

Especialização em Educação Ambiental

2002 - 2003

instituto Cuiabano de Educação
Título: Estudo etnobotânico de plantas medicinais com os alunos da Escola Bertoldo Freire, São José dos Quatro Macos - Mt
Orientador: Raul Domingos Valle Monteiro

Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Química

2004 - 2007

Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Biológicas

1998 - 2001

Universidade do Estado de Mato Grosso

Formação complementar

2015 - 2015

PACTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2015 - 2015

SALA DE EDUCADOR. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Professor da rede pública.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Participação em eventos

Formação Continuada: Projeto Sala do Educador.Cursista. 2015. (Outra).

Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio.Cursista. 2015. (Outra).

Sala do Educador. 2014. (Encontro).

II Módulo em Docência e Ensino. 2013. (Encontro).

I Módulo de Capacitação Docente em Fundamentos e Bases Legais da Educação. 2013. (Encontro).

Responsabilidade Social da FQM/ENTEC. Exposição. 2013. (Exposição).

Sala do Educador.O Ensino de Química como Promotor de Reflexão para a Promoção da Saúde e Educação Ambiental. 2013. (Encontro).

Sala do Educador.Educação Sexual na Adolescência. 2013. (Encontro).

Sala do Educador. 2013. (Encontro).

Semana Pedagógica da FQM. 2013. (Encontro).

SEMANA PEDAGÓGICA DA FQM. 2013. (Encontro).

Trabalho com Competência e Metodologia Ativas no Ensino Superior - 2013 - 32 hrs.. 2013. (Encontro).

Dia da responsabilidade Social 2012 da FQM/ ENTEC.Oficina de detergente, sabão líquido e amaciante. 2012. (Oficina).

I Mostra Profissional da FQM. 2012. (Outra).

Sala do Educador. 2012. (Encontro).

Formação pela Escola.competências Básicas. 2011. (Encontro).

FORMAÇÃO CONTINUADA: UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. 2008. (Encontro).

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 2008. (Outra).

AÇÕES PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS DA CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2007. (Outra).

CONFERÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2006. (Outra).

Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química.XIV ECODEQ. 2005. (Simpósio).

Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química.Modelo do Octeto, como os Átomos se agrupam?. 2005. (Simpósio).

Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química.Jogos e atividades aplicadas ao ensino de Química. 2005. (Outra).

XIV Encontro Cento-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química. Educação ambiental e sua importância no ensno. 2005. (Congresso).

Seminário I.Paínéis e Comunicação Oral. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luciana S

Gustavo Zaninelo OliveiraSANTOS, L. R.; Gualter Bezerra de Sousa. B. Valério, Poliana M. M. Paro e Rafael R. Gomide.Citotoxidade do extrato aquoso das folhas e frutos de Morinda Citrifolia Linn sobre células meristemáticas de Allium Cepa Linn. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.

SANTOS, L. R.. Causas e consequências de infecção por parasitos nos alunos do Centro Educacional "José Rodrigues de Freitas" em Indiavaí - Mt. 2013. Faculdade de Quatro Marcos.

SANTOS, L. R.. As dificuldades encontradas por pacientes com hanseníase no Município de São José dos Quatro Marcos-MT. 2013. Faculdade de Quatro Marcos.

SANTOS, L. R.. Farmacoterapia e acompanhamento prestados pelo CAPS em Saõ José dos Quatro Marcos a pacientes esquisofrênicos. 2013. Faculdade de Quatro Marcos.

SANTOS, L. R.. Contraceptivo de Emergência: estudo comparativo sobre o uso da contracepção de emergência entre os anos de 2008 a 2011 no município de São José dos Quatro Marcos. 2013. Faculdade de Quatro Marcos.

Orientou

Rafael Rodrigues Gomides

O ENSINO DE QUÍMICA COMO PROMOTOR DE REFLEXÕES PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Lielia Rodrigues dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. R. . NANOTECNOLOGIA NA SAÚDE: BIOINDICADOR DE CÉLULAS CANCERÍGENAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Quatro Marcos, Faculdade de Quatro Marcos. , Progetada II, Jardim das Oliveiras, 78285000 - São José dos Quatro Marcos, MT - Brasil, Telefone: (65) 32513005

Experiência profissional

2019 - 2019

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Faculdade de Quatro Marcos

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2010

    Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Aspectos Bioquímicos, Bioquímica, Bioquímica Metabólica, Química Analítica

2002 - Atual

escola estadual deputado bertoldo freire

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30