Hellen Bastos Gomes

Doutora em Educação (UFAM) - (2016-2020); Meste em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM) - (2013-2015), Especialista em Saúde da Família (2013) pela Faculdade da Grande Fortaleza e Especialista em Políticas de Enfrentamento a Violência Doméstica (2013) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e é Assistente Social do Programa Observatório dos Direitos da Criança e Adolescente ? PRODECA é Professora de Serviço Social nível I da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa de Processos de Trabalho em Serviço Social na Amazônia (GETRA). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, direitos, avaliação, exercício profissional e criança e adolescente.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2020

Universidade Federal do Amazonas
Título: NO OLHO DO FURAÇÃO: o precariado com tendência na Pós-graduação da UFAM
Selma Baçal de Oliveira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Políticas Públicas; Precáriado; Ensino Superior.

Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

2013 - 2014

Universidade Federal do Amazonas
Título: Infância e Adolescência Sob Análise: Um Retrato das Principais Violações de seus Direitos na Cidade de Manaus,Ano de Obtenção: 2014
Simone de Oliveira Baçal.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Política públicas, infância e Adolescência e SGDCA.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Políticas de Enfrentamento à Violência Doméstica

2011 - 2013

Universidade Federal do Amazonas
Título: Curso de Especialização Curso de Especialização Lato Sensu em Políticas de Enfrentamento à Violência Domestica: sob as lentes da avaliação.
Orientador: Lucilene Ferreira de Melo

Especialização em Saúde da Familia

2011 - 2013

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Título: Saúde da Familia

Graduação em andamento em Administração Pública

2017 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Serviço Social

2007 - 2011

Universidade Federal do Amazonas
Título: UM OLHAR PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: os impactos sociais produzido pelo PACE na área da saúde
Orientador: Iraildes Caldas Torres

Curso técnico/profissionalizante em Habilitação em Segurança do Trabalho

2002 - 2003

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2020

Extensão universitária em Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolesce. (Carga horária: 140h). , Universidade Aberta do Nordeste, UANE, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Aperfeiçoamento em Educação , Pobreza e Desigualdade Social.. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de Atenção a saúde da mulher. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em O cuidado de pessoas com HIV/aids na Atenção Básica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Capacitação em Atenção à Saúde do Homem. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Atenção à Saúde de Pessoas Privadas de Li. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Política Nacional de Saúde Integral LGBT. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em A Escola no Combate ao Trabalho Infantil. (Carga horária: 60h). , Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Capacitação em Atenção a Homens e Mulhere. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Prevenção ao Uso de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Violência Sexual Contra Criança e o Adolesente. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Compras Governamentais - CG. (Carga horária: 15h). , SEBRAE - EAD, SEBRAE - EAD, Brasil.

2010 - 2010

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.. (Carga horária: 60h). , Instituto de Tecnologia Social, ITS BRASIL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRADE, M. I. P. ; GOMES, H. B. . Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Manaus. 2017. (Outro).

GOMES, H. B. ; ANDRADE, M. I. P. ; NEVES, T. R. O. . III SIMPÓSIO DO PRODECA OS 25 ANOS DO ECA: controle social em debate. 2015. (Outro).

GOMES, H. B. . Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino - ENDP. 2014. (Outro).

GOMES, H. B. . Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. 2014. (Outro).

GOMES, H. B. . Congresso de Extensão Universitária. 2011. (Congresso).

GOMES, H. B. . I Simpósio João Barbosa Rodrigues. 2010. (Congresso).

GOMES, H. B. . I Mostra Interistitucional de Ensino Pesquisa e Extensão. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Amazonas. 2019. (Outra).

Seminário Estadual Criança Não é de Rua. 2017. (Seminário).

VII Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP). MAPEANDO A PROTEÇÃO, DEFESA E CONTROLE SOCIAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES: conhecer para enfrentar as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes. 2015. (Congresso).

IV Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais.RETRATO DAS VIOLAÇÕES: quais as violações dos direitos da criança e do adolescente na cidade de Manaus?. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazonia.A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO SOCIAL NA AMAZÔNIA: uma reflexão a partir da Análise de Antonio Gramsci In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E CULTURA NA PANAMAZÔNIA INTERDISCIPLINARIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Seminário).

VII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde? VII CONASSS E X SIMPSSS ? SIMPÓSIO DE SERVIÇO SOCIAL EM SAÚDE. Lá vem o Sol: um estudo com mulheres vivendo com HIV/AIDS atendidas na Fundação de Medicina Tropical - Doutor Heitor Vieira Dourado. 2014. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Temos direitos a ter direitos: dando voz aos adolescentes em conflito com a lei. 2014. (Encontro).

II Congresso de Serviço Social da Região Tocantina - Trabalho, Direitos e o Serviço Social, Imperatriz/Maranhão..As Múltiplas Faces da Violência Contra as Mulheres: uma proposta de intervenção a partir da extensão universitária. 2013. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais com o tema central ?Impactos da crise do capital nas políticas sociais e no trabalho do/a assistente social. Mulheres que vivem com HIV/AIDS: por uma vida digna sob o prisma da defesa dos direitos humanos. 2013. (Congresso).

I Simpósio do Prodeca: Quebrando os muros do silêncio. 2012. (Simpósio).

XXI Congresso de Iniciação Científica - Conic. Violência Sexual Contra Criança e Adolescente: suas Trilhas Bibliograficas. 2012. (Congresso).

Congresso de Extensão Universitária da Universidade Federal do Amazonas - Congrex 2011. 2011. (Congresso).

IV Jornada de Direito de Família. 2011. (Outra).

XVI Oficina de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social UFAM. 2011. (Oficina).

I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIEPEX 2010. Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE): Avaliando os Impactos Sociais na Área Temática Saúde. 2010. (Congresso).

I Mostra Interinstitucional Ensino, Pesquisa e Extensão - MIEPEX 2010. Oficina de Direitos Humanos. 2010. (Congresso).

I Mostra Interinstitucional Ensino, Pesquisa e Extensão - MIEPEX 2010. PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO (PROASI): SOB AS LENTES DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS SOCIAIS. 2010. (Congresso).

Oficinas Teóricas e Práticas do Judô - I MIEPEX. 2010. (Oficina).

Semana do Assistente Social. 2009. (Seminário).

XI Oficina de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social UFAM. 2008. (Oficina).

X Oficina de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social - UFAM. 2008. (Oficina).

Treinamento - Interpretação das Normas OHSAS 18000 8000e SA.Interpretação das Normas OHSAS 18000 8000e SA. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniel Cauper

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa Família e a interface com a Política pública de Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elenilza Paiva Matos

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa Família e a Interface com a Política Pública de Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marinalva Aparecida de França Rodrigues

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa Família e a Interface com a Política Pública de Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marlon Rodrigues Gomes

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa Família e a Interface com a Política Pública de Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Roseane Guimarães Cabral

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa Família e a Interface com a Política Pública de Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jonas Mesquita Neto

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Leila Maria Lopes Brito

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio a pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Márcia Fonseca Pereira

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio a pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Isabel Pereira dos Santos

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio a pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marlene Miranda Lopes

GOMES, H. B.; TAVARES, E. S.; CHAGAS, R. M. T.. O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio a pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Hayla Lorena dos Santos Lima

GOMES, H. B.ANDRADE, M. I. P.; JUSTINA, R.. O Protagonismo das Mulheres nas Famílias Monoparentais: uma leitura a partir do Polo Descentralizado de Liberdade Assistida da Zona Leste II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Samara Soares Cabral

NEVES, T. R. O.GOMES, H. B.CAMPOS, S. F.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: pontos para o debate. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Leonira de Souza Almeida

GOMES, H. B.; COSTA, R. J.; PALHETA, R. P.. A inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho através do Programa Joven Aprendiz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Aceulina Correa da Silva

CORDEIRO, M. S. L.;GOMES, H. B.. Tabagismo: um estudo sobre os malefícios causados pelo tabagismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Claudenora Pereira Maciel

GOMES, H. B.; CORDEIRO, M. S. L.. A gravidez precoce: um desafio social e os fatores determinantes na cidade de Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Elen Cristina Vieira da Silva

GOMES, H. B.; CORDEIRO, M. S. L.. É tempo de informação dos SPA's/UPA's. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Vitória Régia das Neves Carvalho

GOMES, H. B.; CORDEIRO, M. S. L.. A Prática Profissional do Assistente Social dentro do NAPS - Núcleo de Atendimento Psicossocial da Universidade Nilton Lins. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Débora Pontes Panotja

GOMES, H. B.; CORDEIRO, M. S. L.. A contribuição do Assistente Social no Centro da Família na cidade de Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Giselly dos Santos Gomes

GOMES, H. B.; CORDEIRO, M. S. L.. Direito Social da Criança: Desvelando os Serviços a Criança no Centro Estadual de Convivência da Família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Suanne Célia Pereira Souza

GOMES, H. B.Márcia Irene Pereira Andrade; NOGUEIRA, J. B.. Privados de liberdade: um debate sobre os adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas de internação na cidade de Manaus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elizabeth Pereira de Souza

GOMES, H. B.; FREIRE, I. C. V.; PESSOA, H. A.. A Gravidez na Adolescência e o Âmbito familar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Jucerli da Silva Vidal

GOMES, H. B.; FREIRE, I. C. V.; PESSOA, H. A.. O Serviço Social o Aleitamento Materno: um olhar numa unidade básica de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Nadja Brasil de Freitas

GOMES, H. B.; FREIRE, I. C. V.. A educação na família, na escola e o desafio do Serviço Social junto a comunidade escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Kelly Pinheiro de Araújo

GOMES, H. B.; FREIRE, I. C. V.; REIS, D. F. S.. A atuação do Serviço Social na área da saúde: desafios e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Deizane Martins dos Santos

GOMES, H. B.; LIRA, E. C. C.. Gravidez na Adolescência como expressão da questão social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Claudia Maria Castro da Silva

GOMES, H. B.; LIRA, E. C. C.. Os adolescentes em conflito com a lei. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Elaine Cristina Oliveira Carneiro

GOMES, H. B.; FREIRE, I. C. V.; MOREIRA, L. M. M.. A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Magela Mafra de Andrade Ranciaro

RANCIARO, M. M. M. A.. Um Olhar Para Além dos Muros da Universidade: os impactos sociais produzidos pelo PACE na área da saúde.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Jane Cruz Prates

OLIVEIRA, Selma S B de;PRATES, J. C.; MOURÃO, Arminda R B; ANDRADE, Márcia I P. (UFAM - EDU) No olho do furacão: a camada social do precariado e sua relação com a expansão da Educação Superior no Amazonas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Jane Cruz Prates

OLIVEIRA, Selma S B de;PRATES, J. C.; MOURÃO, Arminda R B; ANDRADE, Márcia I P. (UFAM - EDU) No olho do furacão: a camada social do precariado e sua relação com a expansão da Educação Superior no Amazonas. 2019.

Arminda Rachel Botelho Mourão

Oliveira, Selma; PRATES, J. C.; SALAZAR, D. M.; SILVA, M. P. M.;MOURÃO, A R B. No olho do furacão: o precariado no Amazonas. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Jucelem Guimarães Belchior Ramos

OLIVEIRA, S. E. B.; silva marcia;RAMOS, J. G. B.. Infância e Adolescência sob análise: um retrato das principais violações de seus direitos na cidade de Manaus. 2014. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Márcia Perales Mendes Silva

OLIVEIRA, S. E. B.;SILVA, M. P. M.; RAMOS, J. G. B.. Infância e Adolescência sob análise: um retrato das principais violações dos seus direitos na cidade de Manaus.. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Márcia Perales Mendes Silva

Oliveira, S.S.Baçal;SILVA, M. P. M.; PINTO, J. C.; Arminda Mourão. NO OLHO DO FURACÃO: a camada do precariado no Amazonas.. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Márcia Perales Mendes Silva

SILVA, M. P. M.; RANCIARO, M. M. M. A.; CALDAS, I.. Um olhar para além dos muros da universidade: os impactos sociais produzidos pelo PACE na área da saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Márcia Perales Mendes Silva

SILVA, M. P. M.. Um Olhar para Além dos Muros da Universidade: os impactos sociais produzidos pelo PACE na área da saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Iraildes Caldas Torres

TORRES, Iraildes Caldas; SILVA, Márcia Perales Mendes; RANCIARO, Maria Magela Mafra de Andrade. Um Olhar Para Além dos Muros da Universidade: Os impactos Sociais Produzidos pelo PACE na Área da Saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Cauper

O programa Bolsa-família e a interface com a política pública de Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Elenilza Paiva Matos

O programa Bolsa-família e a interface com a política pública de Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Marinalva Aparecida de França Rodrigues

O programa Bolsa-família e a interface com a política pública de Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Roseane Guimarães Cabral

O programa Bolsa-família e a interface com a política pública de Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Marlon Rodrigues Gomes

O programa Bolsa-família e a interface com a política pública de Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Jonas Mesquita Neto

O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Leila Maria Lopes Brito

O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Márcia Fonseca Pereir

O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Maria Isabel Pereira dos Santos

O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Marlene Miranda Lopes

O Programa Bolsa-Família: direito de cidadania ou alívio da pobreza?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Socia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Rayssa Jackeline Graça Maciel

ATO INFRACIONAL E MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: os compassos e descompassos entre o código de menores e o ECA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Aline Rabelo Jacaúma

O papel do conselho municipal na efetivação da política de assistência social; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Debora Pontes Pantoja

A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA FAMÍLIA NA CIDADE DE MANAUS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Ione Claúdio da Silva

O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS APLICADAS AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: vamos conhecer?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Arina Costa da Silva

O ATO INFRACIONAL EM NÚMEROS: um estudo bibliográfico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Dorilene Silva da Costa

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM NÚMEROS: vamos prevenir?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Adriana da Silva Lima

ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO TERCEIRO SETOR EM MANAUS: um desafio para o hoje; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Bastos Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ivamar Moreira da Silva

Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE): Avaliação de Impactos sociais na área da saúde; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Ivamar Moreira da Silva;

Ivamar Moreira da Silva

O Programa de Atenção à Saúde do idoso (PROASI): Sob as lentes da avaliação de impactos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Ivamar Moreira da Silva;

Selma Suely Baçal de Oliveira

No Olho do Furacão: a tendência do precariado entre os egressos da pós-graduação da UFAM; 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Selma Suely Baçal de Oliveira;

Simone Eneida Baçal de Oliveira

Infância e Adolescência sob análise: Um retrato das principais violações dos seus direitos na cidade de Manaus; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Simone Eneida Baçal de Oliveira;

Simone Eneida Baçal de Oliveira

A Infância e Juventude Sob Análise: Um Retrato das Principais Violações de seus Direitos na Cidade de Manaus; 2013; Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Simone Eneida Baçal de Oliveira;

Márcia Perales Mendes Silva

Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE): Avaliação de Impactos sociais na área da saúde; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcia Perales Mendes Silva;

Márcia Perales Mendes Silva

O Programa de Atenção à Saúde do idoso (PROASI): Sob as lentes da avaliação de impactos; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcia Perales Mendes Silva;

Iraildes Caldas Torres

Um Olhar para Além dos Muros da Universidade: os impactos sociais produzidos pelo PACE na área da saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Iraildes Caldas Torres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, H. B. ; ANDRADE, M. I. P. ; BACAL, S. S. O. . DESEMPREGO, JUVENTUDE E CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: O PRECARIADO NA CENA CONTEMPORÂNEA. INTERTHESIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 18-38, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, H. B. ; ANDRADE, M. I. P. ; NEVES, T. R. O. ; CAMPOS, S. F. . Relatório Final - PROJETO MOBILIZAR E AGIR EM DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    TEMPO REI! TRANSFORMAI AS VELHAS FORMAS DO VIVER: a conciliação e seus impactos, Descrição: O Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Famílias (PANCVF) é um programa de extensão universitária que busca promover o acesso facilitado à justiça para todos os cidadãos que estão em vulnerabilidade social, na questão do direito de família, visto que o programa oferece assistência jurídica, social e psicológica às famílias. Trata-se de um Programa de Extensão Universitária, vinculado a Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que buscar contribuir para implementação de políticas públicas para possibilitar o desenvolvimento social em nossa região. Sobre a extensão universitária, é correto afirmar que se constitui em um dos elementos essenciais para a universidade. Trata-se de uma maneira de estender a universidade para além dos seus muros, já que por meio das ações de extensão interage-se com sociedade sob o prisma de troca de saberes, pois, ?a expressão indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão consagrada pela Constituição de 1988, não deve ser considerada como fraseologia de efeito, mas como uma síntese atual da história educacional brasileira.? (PUCCI, 1991, p.32). Nesse sentido, defende-se a ?extensão é indissociável da pesquisa e do ensino, buscando cumprir seu papel de sistematizadora, produtora e socializadora de conhecimentos que sejam referenciados, de modo especial pelo compromisso social, pela ética e justiça social?. (SÍVERES, 2009, p.18). Dessa feita, ?a extensão que eu defendo tem nome e sobrenome: Extensão Universitária, pois é exatamente este caráter acadêmico que deve ser reconhecido nas atividades de extensão? (SOUSA, 2005, p.3),. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / ANDRADE, Márcia Irene Pereira - Coordenador / Thalita Renata de Oliveira das Neves - Integrante.

  • 2018 - Atual

    DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA: as cores e as faces do profissional de serviço social na assistência estudantil, Descrição: Defende-se a área da educação como espaço sócio ocupacional do assistente social. Sendo assim, é de vital importância discutir acerca do papel do assistente social numa instituição federal de ensino superior, especificamente trabalhando com a assistência estudantil, visto que o assistente social é um profissional especializado que atua de forma propositiva nas políticas públicas sociais. A educação superior enquanto uma política pública em nosso país se constitui em um espaço contraditório de luta de classes. Dessa feita, apreende-se a política educacional como expressão das lutas sociais na disputa pela hegemonia que se funda nos suposto da emancipação, do protagonismo e da autonomia dos sujeitos e isso está intrinsicamente vinculado ao mundo da produção. A análise a ser realizada irá discorrer sobre da inserção do serviço social a partir do contexto sócio-histórico e da trajetória de institucionalização da profissão na relação entre Estado e sociedade civil, assim como acerca da inserção desse profissional em uma instituição de ensino superior atuando diretamente na assistência estudantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / ANDRADE, Márcia Irene Pereira - Coordenador / Thalita Renata de Oliveira das Neves - Integrante.

  • 2018 - Atual

    NOBRES, DAMAS E SENHORES OUÇAM MEU CANTO ESPANTOSO: o monitoramento e a avaliação da assistência social na cidade de Manaus, Descrição: Intitular a presente pesquisa de iniciação científica com uma frase do inigualável poeta Ariano Suassuna demonstra o tamanho do desafio que é refletir acerca do monitoramento e avaliação da gestão do Sistema Único de Assistência Social na cidade de Manaus. Sabe-se que assistência social foi instituída pela Constituição Federal de 1988, é um direito de qualquer cidadão e um dos deveres do Estado, porém a mesma só foi definida Politica Pública, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social ? LOAS em 1993 e em 2004 o seu status se fortalece com a instauração da Politica Nacional de Assistência Social ? PNAS e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) instituído pelo Decreto Presidencial n° 5074, de 11 de maio 2004. Hoje, ela faz parte do tripé da Seguridade Social[ A definição da Seguridade Social como conceito organizador da proteção social brasileira foi uma das mais relevantes inovações do texto constitucional de 1988. A Constituição Federal (CF) ampliou a cobertura do sistema previdenciário e flexibilizou o acesso aos benefícios para os trabalhadores rurais, reconheceu a Assistência Social como política pública não contributiva que opera tanto serviços como benefícios monetários, e consolidou a universalização do atendimento à saúde por meio da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a Seguridade Social articulando as políticas de seguro social, assistência social, saúde e seguro-desemprego passam a estar fundada em um conjunto de políticas com vocação universal. (DELGADO; JACCOUD; NOGUEIRA, S/Dt)] brasileira, juntamente com a saúde e previdência social, pode-se analisar, que desde sua implementação até hoje, muito se foi discutido sobre suas atribuições fazendo com que passasse por várias modificações para melhor atender o indivíduo a procura de proteção social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / ANDRADE, Márcia Irene Pereira - Coordenador / Thalita Renata de Oliveira das Neves - Integrante.

  • 2015 - 2016

    REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: entre a solução ou a ilusão da redução da criminalidade na atualidade MANAUS, Descrição: Vivem-se tempos sombrios. Será que nossa sociedade caminha para ratificar o processo civilizatório ou irá optar pela barbárie? Realmente isso é uma questão a ser respondida, assim, a presente pesquisa indaga acerca da redução da maioridade penal que se constitui em um tema recorrente na cena contemporânea, sendo assim um tema bastante polêmico entre os legisladores, juristas e sociedade em geral, visto que este assunto congrega múltiplos olhares e debates calorosos devido ao aumento na incidência da criminalidade e da violência no Brasil. Ademais, a pesquisa em tela busca aprofundar a discussão sobre a redução da maioridade penal para os adolescentes em conflito com a lei. Fundamenta-se na Constituição Federal de 1988 que trouxe avanços na questão da cidadania de criança e adolescentes brasileiras, pois coloca em relevo a concepção de crianças e adolescentes como ?sujeitos de direitos?, como demandatários legítimos de políticas públicas sociais que possibilitem e assegurem seu desenvolvimento de forma plena, além de introduzir pressupostos da Doutrina de Proteção Integral, por meio de seus princípios basilares expressos nos Artigos 227 e 228 do texto constitucional brasileiro. Na década de 1990 promulga-se o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA que se constitui em uma legislação protetiva que possui inúmeros entraves no que diz respeito à implementação de seus pressupostos por meio de medidas de política de atendimento ofertadas a esse segmento populacional, com ênfase nas medidas socioeducativas aplicadas aos que cometem ato infracional, o que requer que se desmistifique a percepção da sociedade de que o ECA (1990) é uma legislação permissiva e que não responsabiliza o adolescente que comete o ato infracional. Ora, reverter essa percepção condição sine qua non. Dessa feita, este estudo tem como objetivo geral: discutir sobre a redução da maioridade penal, bem como os mitos e verdades acerca da ?impunidade? ao adolescente em conflito com a lei a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente na atualidade. Tem como aporte metodológico optou-se pela abordagem de pesquisa quanti-qualitativa que busca de respostas visando à aproximativa da realidade investigada. Para tanto, o pesquisador deve ter consciência crítica de sua realidade social objetivando a edificação de um conhecimento que se constitui em um eterno devenir. Por fim, ratifica-se que o ?homem não conhece, não investiga a natureza para satisfazer um desejo motivado, mas para se realizar, na condição de ente humano? (PINTO, 1979, p.427), com base nesse pressuposto espera-se contribuir com essa discussão de forma séria e crítica, pois a questão da redução da maioridade penal necessita ser refletida a luz da ética e do pensamento crítico com vistas a contribuir de for.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Irene Pereira Andrade - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    O MITO DO SÍSIFO: o trabalho docente em tempo de aligeiramento e mercantilização do ensino superior, Descrição: Em tempos de mercantilização e aligeiramento do ensino superior seria o trabalho docente condenado tal como o mito do Sísifo seguir a rotina diária e sem sentido próprio? Ora, sabe-se que o processo de alterações no mundo do trabalho, afeta todas as esferas da vida social. Além disso, todas essas alterações impõem um paradoxo na área da educação no qual o ensino superior insere-se, já que ao invés de preconizar uma formação mais humanista e não apenas uma formação geral e científica, a universidade tende a se tornar somente instrumental. Para tanto, a pesquisa em tela tem por objetivo geral: discutir acerca das alterações contemporâneas no mundo do trabalho e suas inflexões no Sistema de Ensino Superior, com ênfase na precarização do trabalho docente e suas inflexões na formação em Serviço Social. Revela-se que a pesquisa é constituída de momentos diferenciados, contudo indissociáveis que direcionam o caminho e revelam a opção do pesquisador na escolha dos procedimentos que irão orientar o percurso para a construção da investigação. Espera-se contribuir com a discussão acerca de um tema complexo e contraditório com vistas a fortalecer a formação profissional em Serviço Social e levantar o debate acerca do poder de mobilização de resistência do trabalhador docente que prima por desenvolver um ensino universitário na contramão do que apregoa o capital; um ensino que vislumbra as possibilidades para além do capital, enfim, esse estudo postula construir um conhecimento que se configura como resistência, pois valoriza a educação enquanto direito social e o trabalho enquanto potencial criativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Irene Pereira Andrade - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Infância e Adolescência Sob Análise: Um Retrato das Principais Violações de seus Direitos na Cidade de Manaus, Descrição: Falar sobre a criança e o adolescente e suas violações na atualidade não éalgo fácil, visto que se passaram 24 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA de 1990 que instituía a Doutrina de Proteção Integral em contraposição a Doutrina de Situação Irregular que perduroudurante muitos anos em nosso país. Assim, a dissertação teve como objetivo geral: Analisar as principais violações dos direitos das crianças e dos adolescentes e suas inflexões nas Políticas Públicas para esse segmento na cidade de Manaus. A metodologia foi ancorada em uma pesquisa quanti-qualitativa com um rigoroso constructo teórico-metodológico por de levantamento documental e pesquisa de campo, fazendo uma contextualização acerca da história social da criança e do adolescente para aprofundar na legislação social para esse segmento com ênfase na Constituição Federal de 1988 e na promulgação do ECA de 1990, além de deslindar acerca do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na atualidade.Os resultados alcançados foram: um mapeamento dos SGDCA na cidade de Manaus, pontuando os eixos propostos pelo ECA: Promoção,Defesa e Controle Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    PORQUE EU GOSTO É DE ROSAS: a visão dos discentes do curso de Serviço Social acerca das relações homoafetivas na atualidade., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a visão dos discentes do curso de Serviço Social sobre a relação homoafetiva na atualidade sob o prisma da cidadania, sendo desenvolvida na Universidade Federal do Amazonas, especificamente no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A pesquisa possui os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir a questão a união homoafetiva como um direito de cidadania na atualidade; 2) Delinear o perfil dos discentes com base nos dados socioeconômicos e culturais; 3) Identificar o que pensam os discentes de Serviço Social sobre as relações homoafetivas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Irene Pereira Andrade - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    SAÚDE DO TRABALHADOR: um estudo junto aos investigadores da polícia civil do estado do amazonas., Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as condições de trabalho dos Investigadores da Polícia Civil do Estado do Amazonas e suas inflexões ou impactos na saúde deste trabalhador no ano de 2014 e suas possíveis relações com o trabalho, por meio da análise das Licenças para Tratamento de Saúde . Trata-se de uma pesquisa descritiva de análise documental, com abordagem quantitativa, realizada a partir do mapeamento dos dados secundários das LTS, concedidas aos servidores públicos da Instituição Polícia Civil, subordinados a Secretaria de Segurança Público do Estado do Amazonas (SSP-AM), além de uma análise qualitativa a partir a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas juntos as investigadores afastados objetivando verificar a questão da relação entre adoecimento e trabalho. Sendo assim, a investigação tem como objetivos específicos: 1)Delinear o perfil socioeconômico dos Investigadores da Polícia Civil do Estado do Amazonas; 2) Identificar as condições e relações de trabalho, bem como a prevalência de agravos decorrentes de doenças relacionados ao trabalho junto aos Investigadores da Polícia Civil do Estado do Amazonas; 3)Conhecer as principais causas de afastamento do trabalho atinentes à saúde da Polícia Civil do Estado do Amazonas; 4)Desvelar as inflexões das condições de trabalho na saúde dos trabalhadores da Polícia Civil do Estado do Amazonas. Os resultados permitiram. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Irene Pereira Andrade - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    O retrato das múltiplas violações de direitos das crianças e dos adolescentes em Manaus, Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo: Identificar as principais violações dos direitos das crianças e adolescente no ano de 2013, bem como a visão dos conselheiros tutelares sobre esse fenômeno em Manaus. Acreditamos que ao final desse processo inesgotável, a discente adquira o gosto pela investigação dando concreção a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Irene Pereira Andrade - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE): Avaliando os impactos sociais na área da saúde, Descrição: A pesquisa propôs estudar atividades extensionistas que permitam inferir numa análise acerca dos impactos sociais promovidos na vida dos beneficiados, residentes na cidade de Manaus. Trata-se da análise de projetos, oriundos do Programa Atividade Curricular de Extensão PACE, implementado pela Pró-reitoria de Extensão e Interiorização - PROEXTI, órgão este pertencente à Universidade Federal do Amazonas UFAM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Márcia Perales da Silva - Coordenador / Márcia Irene Pereira Andrade - Integrante.

  • 2008 - 2009

    PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO (PROASI): sob as lentes da avaliação dos impactos sociais, Descrição: O presente projeto de pesquisa versa sobre o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PROASI), programa esse de extensão realizado pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com enfoque na saúde e bem-estar do Idoso. Objetivou-se com a pesquisa analisar o programa PROASI através da avaliação de impacto que é o momento imprescindível para o aprimoramento, correção e redirecionamento das ações junto à comunidade beneficiada; esclarecer aspectos que possam contextualizar historicamente a emergência e implementação do programa, com vista ao conhecimento de sua natureza, objetivos, metodologia, público beneficiado e equipe responsável Utilizou-se, para efeitos desta pesquisa, o método quanti-qualitativo, ou seja, uma pesquisa de campo, descritiva em que os dados foram coletados por meio de formulário padrão, entrevista semi-estruturada e questionário semi-estruturado. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2008, no Centro Nossa das Graças, onde é realizado o programa. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades do programa apresentam algumas fragilidades, a saber: falta de profissionais fixos, falta de apoio governamental para suprir as necessidades relacionadas aos recursos financeiros, e falta de divulgação de suas atividades para a comunidade. Por outro lado, mesmo diante das fragilidades identificadas, as ações do programa fomentaram mudanças significativas na vida dos usurários, favorecendo melhoria da qualidade de vida e possibilitando a capacitação de acadêmicos do curso de enfermagem da UFAM, na área da saúde do idoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hellen Bastos Gomes - Integrante / Marcia Perales Mendes Silva - Coordenador / Márcia Irene Pereira Andrade - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

VII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde - Conass, Universidade Estadual Paulista ? UNESP, Universidade de São Paulo - USP e Universidade Estadual de.

2014

VII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde - Conass, Universidade Estadual Paulista ? UNESP, Universidade de São Paulo - USP e Universidade Estadual de.

2009

Congresso de Iniciação Cientifica - UFAM - Honra ao Mérito, Universidade Federal do Amazonas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social I, Estágio Supervisionado em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso , Ética Profissional em Serviço Social

  • 04/2019

    Extensão universitária , Departamento de Serviço Social, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação Pedagógica do Programa de Extensão Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Famílias - O Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família/PANUCVF é um núcleo jurídico que tem como objetivo geral propiciar o acesso.

  • 07/2019 - 07/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social na Área da Criança e Adolescente

  • 04/2019 - 07/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social II, Serviço Social na Área Empresarial, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

2014 - 2019

Universidade Nilton Lins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Serviço Social na Área da Infância e Juventude 1, 2. Ciência Política e Serviço Social , 4. Questão Social na Amazônia, 5. Serviço Social na Área da Infância e Juventude 2, 6. Questão Social na Amazônia 1

  • 01/2018 - 07/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Oficina de Formação em Serviço Social - Educação, 2. Gestão e Planejamento em Serviço Social

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Formação Profissional IV - Habitação, Política Social II

  • 01/2016 - 02/2017

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Planejamento em Serviço Social II, Questão Social na Amazônia , Seguridade Social e o Serviço Social , Serviço Social e o Terceiro Setor

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional , Gestão e Planejamento em Serviço Social I, História Sócio-Cultural na Amazônia, Política Social I, Serviço Social no Meio Ambiente

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração de Projetos Sociais, Elaboração de Projetos Sociais, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos em Serviço Social - FHTM I, Fundamentos Histórico Teóricos e Metodológico em Serviço Social II, Política Social II, Seminários Especiais III, Seminários Especial I

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos e Metodológico do Serviço Social II , Oficina de Formação Profissional - Idoso, Seminários Especiais I - Introdução ao Serviço Social, Seminários Especiais II - Serviço Social na Contemporaneidade , Serviço Social na Área da Infância e Juventude

  • 01/2014 - 06/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunidades, Organizacoes e Grupos Sociais, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I, Serviço Social e a Infância e Juventude , Serviço Social e Terceiro Setor

2018 - 2018

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em Estética Disciplina: Ética Profissional

2014 - 2014

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básic

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2011 - 2012

RUDARY PRESTADORA DE SERVICOS DO AMAZONAS LTDA-CENTRO-MANAUS-AM

Vínculo: Técnico Nível superior, Enquadramento Funcional: Técnico Nível superior, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2011 - 10/2012

    Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Serviço Técnico Especializado - Pró- Reitoria de Extensão e Interiorização.

2005 - 2007

Flex Indusreis

Vínculo: Téc. de Segurança do Trabalho, Enquadramento Funcional: funcionária, Carga horária: 44

2005 - 2005

Magitech

Vínculo: Téc. de Segurança do Trabalho, Enquadramento Funcional: funcionáriia, Carga horária: 44

2004 - 2004

A. Alves de Souza

Vínculo: Téc. de Segurança do Trabalho, Enquadramento Funcional: funcionária, Carga horária: 44