Cleide Pivott
Doutora em Psicologia do Programa em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em 2014. Possui Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP (2006); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2003), Pós-Graduação em Administração de Empresa - FAAP (1995) e é Bacharel em Letras Tradutores e Intérpretes (inglês/português) pela Faculdade Ibero-Americana (UNIBERO), com Licenciatura Plena Inglês e Português (1978). Professora no curso de Pós-Graduação "Gerente de Cidade" da disciplina Políticas de Turismo, Esporte e Lazer - Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2011. Professora nos cursos de graduação em Turismo na Universidade Paulista (UNIP) e Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) no período de 2002 a 2008 de disciplinas como Planejamento e Organização do Turismo, Marketing Turístico e Responsabilidade Social, Ética em Turismo e Empreendedorismo. Coordenou o curso de Turismo da UNIVAP no período de outubro de 2006 a março de 2007. Pesquisadora Associada ao Laboratório de Psicologia Ambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LAPSI-IP-USP), 2007-2010. Assistente Técnica no período de 1991 a 2000 no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP) e na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Secretária. Experiência no planejamento e organização de eventos empresariais e de treinamento. Experiência em Turismo no levantamento, execução e acompanhamento de projetos de fomento ao Turismo, participação em projetos turísticos como missões técnicas, marketing turístico, eventos e captação de empresas investidoras em Turismo enquanto funcionária e membro de entidades como: SEBRAE-SP (Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Conselho Pró-Turismo do Cone Leste Paulista (Membro Instituidora e Secretaria Diretora por 3 gestões), Fundação Nacional de Tropeirismo, Prefeitura de São José dos Campos, Conselho Municipal de Turismo de São José dos Campos e Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos. Fundadora da Empresa Pivott Turismo Sustentável, especializada em elaboração de Plano Diretor de Turismo Sustentável com Participação Social. Elaborou os planos de Turismo de Monteiro Lobato/2014; Jambeiro/2019; participou da elaboração do plano de Turismo Sustentável de Paraibuna/2017 e fez a revisão do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Monteiro Lobato em 2019. É Conselheira da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITUR) para o período de 2021 a 2024.
Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social
2010 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: A construção compartilhada de um plano de turismo para Monteiro Lobato, SP: a sustentabilidade como horizonte.
Profa. Dra. Eda Terezinha de Oliveira Tassara. Palavras-chave: Planejamento Participativo; Plano de Turismo Sustentável; Monteiro Lobato, SP; Intervenção Socioambiental.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Psicologia Socioambiental. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
2004 - 2006
Universidade do Vale do Paraíba
Título: O Turismo e a produção social do Espaço Urbano. Estudos sobre Campos do Jordão, SP,Ano de Obtenção: 2006
José Oswaldo Soares de Oliveira.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Especialização em TURISMO: PLANEJAMENTO, GESTÃO E MARKETING
2000 - 2003
Graduação em LETRAS, TRADUTORES E INTÉRPRETES
1975 - 1978
Formação complementar
2013 - 2014
Filosofia à Moda Clássica. (Carga horária: 96h). , Nova Acrópole Associação Cultural, NA, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Estratégica de Inovação e do Conhecimento. (Carga horária: 35h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
O uso dos Jogos Cooperativos na Educação Social. (Carga horária: 8h). , Educadores Sociais, ES, Brasil.
2008 - 2008
FRANCÊS. (Carga horária: 100h). , COLLEGE PLATON, PLATON, Canadá.
2008 - 2008
Regionalização do Turismo. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Understanding Business in the 21st Century. (Carga horária: 4h). , MACMILLAN, MACMILLAN, Brasil.
2005 - 2005
PARCERIAS DO 3o. SETOR - UMA VISÃO DE NEGÓCIOS. (Carga horária: 16h). , Movimento Pró-Voluntariado, Integração Social e Sustentabilidade, MOVISS, Brasil.
2005 - 2005
SIG E SUAS APLICAÇÕES NA GESTÃO E PLAN. TURISMO. (Carga horária: 8h). , Associação Ecológica Turismo Sustentável, AECOTURIS, Brasil.
2005 - 2005
ÉTICA E MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SMA-SP, Brasil.
2004 - 2004
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECURSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE - SP, SMA, Brasil.
2003 - 2003
CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO THEOROS, THEOROS, Brasil.
2002 - 2002
26th Teacher Development Course. (Carga horária: 18h). , PEARSON EDUCATION, PEB, Brasil.
2002 - 2002
Administrando seu Curso: planejamento. (Carga horária: 4h). , Special Book Services, SBS, Brasil.
2002 - 2002
The Universal Appeal of Music. (Carga horária: 4h). , Special Book Services, SBS, Brasil.
1998 - 1998
FRANCÊS - NÍVEL AVANÇADO. (Carga horária: 80h). , ACCORD ÉCOLE DE LANGUES, ACCORD, França.
1997 - 1997
Formação de Multiplicadores de Treinamento. (Carga horária: 24h). , MDG Consultores Associados, MDG, Brasil.
1995 - 1995
Treinamento em Turismo para Técnicos do SEBRAE-S. (Carga horária: 56h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Administração da Cultura. (Carga horária: 60h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1995 - 1995
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA TÉCNICOS DO SEBRAE. (Carga horária: 46h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1994 - 1994
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1993 - 1993
TELEMARKETING PARA MPE's COMO IMPLANTAR. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1993 - 1993
CERIMONIAL, PROTOCOLO EMPRESARIAL E ETIQUETA. (Carga horária: 8h). , EVENTUS, EVENTUS, Brasil.
1993 - 1993
COMUNICAÇÃO VERBAL/ORATÓRIA MODERNA. (Carga horária: 16h). , CEI CULTURAL, CEI, Brasil.
1993 - 1993
INICIAÇÃO EMPRESARIAL. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SP), SEBRAE-SP, Brasil.
1992 - 1992
DESENVOL. HABILIDADES E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SP), SEBRAE-SP, Brasil.
1990 - 1991
BÁSICO DE LÍNGUA FRANCESA. (Carga horária: 144h). , ALIANÇA FRANCESA, AF, Brasil.
1980 - 1980
CAMBRIDGE PROFICIENCY ENGLISH. (Carga horária: 80h). , CULTURA INGLESA, CULTURA INGLESA, Brasil.
1979 - 1979
ENGLISH LANGUAGE STUDIES. (Carga horária: 72h). , ANGLO WORLD EDUCATION LTD, ANGLO WORLD, Inglaterra.
1979 - 1979
Curso de Correspondência Comercial em Inglês. (Carga horária: 80h). , UNIÃO CULTURAL BRASIL-ESTADOS UNIDOS, UCBEU, Brasil.
1969 - 1973
Básico de Inglês. (Carga horária: 400h). , Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
PIVOTT, C. . XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2007. (Outro).
PIVOTT, C. . Mostra Cultural FCA 2006. 2006. (Outro).
PIVOTT, C. . Semana de Comunicação e Turismo ? SECOMTUR. 2004. (Outro).
PIVOTT, C. . Eneagrama: a Ferramenta para o Sucesso. 2002. (Outro).
PIVOTT, C. . A Empresa ao alcance de Todos. 1997. (Outro).
PIVOTT, C. . Qualidade de Vida para a Maturidade. 1996. (Outro).
Participação em eventos
Disciplina do Curso de Arquitetura e Urbanismo.Integração Regional por meio do Turismo Sustentável.. 2019. (Outra).
Disciplina Planejamento Regional.INTEGRAÇÃO REGIONAL POR MEIO DO TURISMO SUSTENTÁVEL. 2018. (Outra).
Arquitetura e Urbanismo - UNITAU.Turismo Sustentável. 2017. (Outra).
Hospitalidade - CEPHAS.Turismo Sustentável. 2017. (Outra).
23a. EXPO ETEP - 2a. Semana de Gestão, Tecnologia e Inovação.Palestra: A administração no contexto do Turismo. 2016. (Outra).
Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente.Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente. 2016. (Outra).
Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente.Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente. 2016. (Outra).
Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente.Curso de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente. 2016. (Outra).
Curso de Turismo Receptivo.Curso de Turismo Receptivo. 2016. (Outra).
Palestra: O Comércio no contexto do Turismo.O Comércio no contexto do Turismo. 2016. (Outra).
Vencendo em Novos Tempos. 2016. (Outra).
2a.Romaria Nacional dos Profissionais do Turismo à Aparecida. 2015. (Outra).
Curso: Planejamento Turístico, que negócio é esse?.Curso. 2015. (Outra).
Curso de Inglês para Turismo e Hotelaria.Curso de Inglês para Turismo e Hotelaria. 2015. (Outra).
Curso de Organização de Eventos.Curso de Organização de Eventos. 2015. (Outra).
Curso de Turismo Receptivo.Curso de Turismo Receptivo. 2015. (Outra).
III Jornada de Formação em Museologia Comunitária. 2014. (Outra).
3o. Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turrístico - SP. 2013. (Encontro).
4o. Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turrístico - SP. 2013. (Encontro).
2o. Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico - SP. 2012. (Encontro).
Empreendedorismo na prática. 2011. (Outra).
Etiqueta Empresarial Internacional. 2011. (Outra).
Perspectivas de Planejamento Urbano e Regional: a região metropolitana em debate. 2011. (Seminário).
Seminário Internacional Poéticas do Espaço-Tempo. 2011. (Seminário).
Seminário Poéticas do Espaço-Tempo. 2011. (Seminário).
XII Seminário O Lazer em Debate. 2011. (Seminário).
Seminário Internacional PLUR: Dimensões das Organizações Sócio-Ambientais nas regiões de Puebla/Mexico e do Vale do Paraíba Paulista/Brasil. 2009. (Seminário).
VII JORNADA DE TURISMO E HOTELARIA.Turismo Sustentável: realidade ou utopia?. 2009. (Outra).
I Fórum de Educadores Ambientais da Brasilândia.A experiência do Projeto Raízes Caipira, Cunha, SP. 2008. (Outra).
Intercambio de Investigadores - UPAEP/USP.O turismo e produção social do espaço urbano.. 2008. (Outra).
I Seminário Estadual de Regionalização do Turismo Paulista. 2008. (Seminário).
Palestra: A grande transição: rumo às biocivilizações do futuro por Ignacy Sachs. 2008. (Outra).
IV ANPTUR 2007. 2007. (Seminário).
VIII Encontro Internacional Virtual Educa. 2007. (Encontro).
Feira do Jovem Empreendedor Joseense.O Turismo de Aventura no Cone Leste Paulista. 2005. (Outra).
Oficina Regional de Multiplicadores em Plano Diretor Participativo e Regularização Fundiária Sustentável. 2005. (Oficina).
II Seminário Internacional de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável. 2004. (Seminário).
Dominando as Técnicas de Ensino. 2002. (Outra).
I Congresso Módulo - Educação e Ambiente: Gestão Social. O Cone Leste Paulista e a potencialidade turística. 2002. (Congresso).
Mês do Economista - ECASE - Universiade de Taubaté.As novas oportunidades para o Economista no Mercado de Turismo. 2000. (Outra).
Seminário para Prefeitos, Vereadores e Dirigentes Municipais. 2000. (Seminário).
VI Encontro Nacional do PNMT. 2000. (Encontro).
Oficina da 2a. Fase do PNMT - COMTUR/Fundo Municipal de Turismo. 1999. (Oficina).
Oficina de Sensibilização da Comunidade do PNMT (Progr. Nac. Municipalização do Turismo). 1999. (Oficina).
V Encontro Nacional do PNMT. 1999. (Encontro).
IV Encontro Nacional do PNMT. 1998. (Encontro).
Seminário de Turismo Ecológico. 1998. (Seminário).
Turismo Rural.Turismo Rural: um produto do campo. 1997. (Oficina).
I Encontro de Estudos de Ecoturismo. 1996. (Encontro).
III Fórum de Desenvolvimento Turístico do Vale do Paraíba. 1996. (Outra).
Oficina de Planejamento Turístico do Vale do Paraíba. 1996. (Oficina).
I Encontro Técnico de Turismo do SEBRAE-SP. 1995. (Encontro).
II Fórum de Turismo. 1995. (Outra).
II Convenção de Turismo Receptivo de São Paulo. 1994. (Outra).
O espírito Empreendedor. 1994. (Seminário).
Sociocracia: a tomada de decisão em ambiente empreendedor. 1994. (Seminário).
Seminário Regional de Modernização Empresarial. 1992. (Seminário).
24th International Symposium on Remote Sensing of Environment. 1991. (Simpósio).
SEMINÁRIO LOGÍSTICA DA DISTRIB. FÍSICA INTERNACIONAL. 1991. (Seminário).
VI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - Manaus 1990. 1990. (Simpósio).
Workshop on Microwave Remote Sensing Technology. 1990. (Outra).
Amazônia, Facts, Problems and Solutions. 1989. (Simpósio).
IV ESVAP - Encontro de Secretárias do Vale do Paraíba. 1989. (Encontro).
IV Congresso Neodidático da Língua Portuguesa. 1979. (Congresso).
Participação em bancas
PIVOTT, C.. O Tai Chi Chuan como atividade de lazer para o público da melhor idade no município de São José dos Campos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. O ecoturismo como forma de apoio à preservação ambiental. Estudo de caso do Núcleo Santa Virgínia Estadual da Serra do Mar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Proposta de um guia gastronômico de São José dos Campos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Plano de Treinamento operacional e motivacional com base na qualidade da prestação de serviços para o setor de conciérge: Sun Valley Resort. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. A realização de eventos empresariais nos hotéis de São José dos Campos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. R. Santos e Paola P. M. Faustino.Estudo de Caso: O Parque da Independência como destino histórico cultural na cidade de São Paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Potencial turístico e de lazer. Estudo de caso: Parque Roberto Burle Marx. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. S. Gomes, Glaucia P. Lourenço, Manuela C.N.Borges.Benefícios e vantagens do programa de intercâmbio Work Adventures para estudantes do curso superior de Turismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. A organização de eventos esportivos de surfe em Ubatuba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. S. Pinto, Daniele R. Abreu, Rodrigo C. da Silva.Proejto de educação ambiental para os visitantes de pontos turísticos de SJCampos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. N.Silva e Luciana C. S. Souza.Atrativos turísticos de São José dos Campos. Estudo de caso: Mercado Municipal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Ferreira.O potencial da região do Vale do Paraíba para o turismo cultural ferroviário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Folclore: Atrativo turístico de Caçapava. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. A importância da revitalização do Parque Santos Dumont para a cidade de S.J.Campos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. A importância do Encontro de Tropeiros e Violeiros como atrativo turístico para o Distrito de SFXavier. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Estudo da potencialidade turística da Fazenda Praia Alta (TO) - Projeto Quelônio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Acessibilidade no espaço urbano e nos equipamentos turísticos aos portadores de dedeficiências físicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Subsídio de planejamento turístico para o município de Jambeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Manifestação popular: Festa Religiosa na Capela de Santa Filomena na zona rural de Jacareí. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba.
PIVOTT, C.. Evento coffee-break da empresa Dalla Eventos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Requalificação da FASBRA - Feira Agro-Artesanal de Santa Branca, SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Conselho Municipal de Turismo de SJCampos, SP. Estudo de caso: captação de eventos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Captação de Demanda em Baixa Temporada no Hotel Lagoinha em Ubatuba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Revitalização Física do Restaurante Pelicano. O caso da Empresa Belvale de Hotéis do Brasil Eldorado - S.J.Campos, SP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Estudo de Caso: Feira do Jovem Empreendedor Joseense. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Reestruturação do Setor de Recursos Humanos no Real Park. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Serraqueiro, Henrique Julião Pontes.Estratégia de crescimento de mercado do Di Giulio Hotel-SJCampos, SP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. A necessidade da Educação Ambiental no Dia a Dia da Escola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Captação e Geração de Eventos para Centro de Convenções. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. ECOTUReCIA em sua Cidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Pousada São Francisco: ações em direção ao Turismo sustentável. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Festa de Santo Antônio: Aniversário de Paraibuna. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Antigomobilismo: exposição de carros antigos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. Mostra da Cultura Japonesa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
PIVOTT, C.. A falta de espaço na realização de eventos de pequeno porte: o caso da festa das Flores e Morango em Atibaia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Paulista.
Orientou
Estudo do impacto do Turismo Religioso em Cachoeira Paulista, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Transporte Ferroviário para o uso do Turismo: estudo de caso da Estrada de Ferro Campos do Jordão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Estudo de Viabilidade para implantação de um bar temático em São José dos CAmpos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
S; J; dos Campos e Região C&VB - uma nova perspectiva por meio da Associação/parceria e promoção do Turismo de Eventos e Negócios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Estratégias de fomento da cultura caipira no município de Jambeiro, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
A importância da astronomia para o turismo: Turismo Astronômico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Marketing promocional, a exposição de um município em feiras e exposições: proposta de um plano estratégico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Capacitação profissional em turismo e áreas afins para auxiliar as pessoas com deficiência física nas localidades turísticas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Conheça Paraty: a formatação de um roteiro de ecoturismo para a comercialização em São José dos Campos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Proposta de um programa de formação de monitores ambientais na Cachoeira Pedro David em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
O reflexo e as influências de duas culturas - japonesa e brasileira ? no trabalho do profissional de secretariado em uma empresa multinacional japonesa instalada em São José dos Campos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Oliveira; A importância do Turismo GLS para a cidade de São Paulo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
A organização de eventos como ferramenta de endomarketing; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Turismo em espaço rural voltado para a Melhor Idade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Implantação de um COMTUR no Município de Sapucaí Mirim, MG; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Carvalheira;Renata S; Neves;Thatyana M; M; Benedetto; Estudo da análise mercadológica para implantação de uma agência receptiva no Município de São Sebastião; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
B; Figueiredo; Estudo de Caso do Festival do Camarão de Caraguatatuba-SP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Araújo; Josana Ferreira; Projeto para a formação de uma Associação de Artes e Artesanato em São Francisco Xavier, Distrito de São José dos Campos-SP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
A atuação da Secretária Executiva na Organização de Eventos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Cleide Pivott;
Produções bibliográficas
-
PIVOTT, C. ; Silva, D. . Participação Popular no Brasil: Teoria e Prática, um ensaio no município de Campos do Jordão. In: José Oswaldo Soares de Oliveira. (Org.). Limites e perspectivas do planejamento participativo. 1ed.São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2006, v. 1, p. 37-68.
-
PIVOTT, C. . Revista Cultura Viva. Revista Cultura Viva, São José dos Campos, p. 19 - 21, 01 mar. 1999.
-
PIVOTT, C. . PLANEJAMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL: A QUESTÃO METODOLÓGICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVOTT, C. . Integração Regional por meio do Turismo Sustentável. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, P. ; GONZALEZ, C. C. ; PIVOTT, C. . Estudos Preliminares para análise da capacidade de carga da Cachoeira Pedro David em São Francisco Xavier, Distrito de São José dos Campos, SP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIVOTT, C. ; BASTOS, R. ; FREITAS, H. ; MOREIRA, M. ; VALERIO FILHO, M. ; NOGUEIRA, D. . Análise da dinâmica de uso e ocupação do solo no setor leste da cidade de São José dos Campos-SP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, H. ; PIVOTT, C. ; NOGUEIRA, D. ; MOREIRA, M. ; BASTOS, R. . Análise da Dinâmica de uso e ocupação do solo no setor leste da cidade de São José dos Campos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIVOTT, C. . Projeto para formação de monitores ambientais no Distrito de São Francisco Xavier. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIVOTT, C. . Turismo - o que você precisa saber para investir no setor. São Paulo: SEBRAE-SP, 1996 (MANUAL PRÁTICO).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2017
CAPACITUR Treinamentos e Eventos Ltda. MEVínculo: sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A CAPACITUR Treinamentos & Eventos é uma empresa de
prestação de serviços voltada para o planejamento turístico, à capacitação de mão de obra para Turismo, Hotelaria e Gastronomia e à Organização de Eventos.
Desde a sua fundação, em 2013, a CAPACITUR realizou um total de 78 cursos com 1.773 certificações e 1.428 avaliações. Os cursos, ministrados por profissionais experientes e de reconhecida competência, abrangem as áreas de Planejamento do Turismo Sustentável, Hospedagem, Gastronomia e Organização de Eventos. Destinam-se ao público de diversas categorias profissionais e objetivam a capacitação tanto quanto às habilidades técnicas como também quanto à qualidade no atendimento, às boas práticas, à ética profissional, aos conceitos e responsabilidades sociais e aos aspectos culturais.
A partir de 2016, a CAPACITUR inicia seu trabalho para Planejamento do
Turismo Sustentável dos municípios, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Cleide
Pivott, contando com uma equipe de profissionais especializados e com experiência
nas áreas de conhecimento necessárias para a elaboração do Plano Diretor de
Turismo Sustentável.
2014 - 2014
SESI - TAUBATÉ - SPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 6
2007 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: participante LAPSI/IP, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR ASSOCIADO
Outras informações:
O Projeto ?Cunha, SP ? Raízes Caipira ? Observatório Regional de Gestão e Planejamento Participativo? centra-se na implementação de duas atividades básicas complementares: 1) Experiência de Gestão e Planejamento Participativo no Município de Cunha, SP e 2) Observatório Regional de Planejamento Participativo na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e Alto Paraíba (abrangendo 43 municípios), inclusive com desdobramentos num âmbito maior, e abrangência de regiões limítrofes, incluindo o Vale fluminense, as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, além das interfaces com o Sul de Minas Gerais. Estabelece-se como estratégia participativa, conduzida pelos técnicos doLaboratório Psicologia Sócio-ambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LAPSI) , associado ao IBECC/UNESCO , ao Subnúcleo de Regional do Planejamento Participativo do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, ao município de Cunha e em conjunto com a população: a) a leitura da realidade sócio-econômica, política e cultural de Cunha, materializando as informações mediante a confecção de cartografias e maquetes, destacando as realidades das questões sobre as condições de moradia urbana e rural e do uso da terra para produção, sobrevivência e trabalho. Essa leitura permite à população avaliar os fatores sobre as suas condições de vida, trabalho e de moradia, permitindo identificar os pontos convergentes e conflitantes para a construção do futuro. Este estágio do trabalho está assentado sobre a confecção de novas maquetes, que permitam levantar os aspectos fundiários (propriedade da terra) e também aspectos legais (restrições ambientais), propiciando informações para dirimir os possíveis conflitos existentes e assim, possibilitar a construção de um pacto sócio-político.
Atividades
-
11/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa
2013 - 2015
ORBE SÃO FRANCISCO XAVIERVínculo: MODERADORA, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 5
2005 - 2005
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II CONCURSADA, Carga horária: 20
Outras informações:
APROVADA NO CONCURSO APROVADO PELO PROJETO DE LEI 550/2004 DO GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NAS DISCIPLINAS: INGLÊS E PORTUGUÊS.
2003 - 2007
Universidade do Vale do ParaíbaVínculo: professor graduação, Enquadramento Funcional: professor parcial, Carga horária: 9
Outras informações:
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação
Curso de Turismo
2002 - 2004
Universidade PaulistaVínculo: professor de graduação, Enquadramento Funcional: professor parcial, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso de Turismo
Curso de Ciências da Computação
1997 - 2000
Prefeitura Municipal de S. J. dos CamposVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica
1997 - 1997
TI Brasil Ind. Com. LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Bilíngue
2001 - 2002
Pilkington Brasil Ltda.Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Bilíngüe, Carga horária: 40
1996 - 1997
Parker Hannifin Indústria e ComércioVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Bilíngue, Carga horária: 40
1991 - 1996
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica, Carga horária: 40
1988 - 1991
Instituto Nacional de Pesquisas EspaciaisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo Especializado I, Carga horária: 40
1979 - 1988
Citibank, N.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Bilígüe, Carga horária: 40
2007 - 2007
Ruschmann Consultores de Turismo S/C LVínculo: Consultor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 5
Outras informações:
Serviços prestados para revisão de relatórios técnicos.
2013 - 2013
Prefeitura de Monteiro LobatoVínculo: Consultor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Prestação de serviços de consultoria para elaboração do planejamento estratégico de gestão do governo municipal para o período de 2013 a 2016.
2010 - 2010
JH2 Consultoria & Treinamento Ltda. MEVínculo: Consultor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Serviços de Auditoria Externa.
2017 - Atual
PIVOTT TURISMO SUSTENTÁVELVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleide Pivott e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?