Leilane Assunção
Minha pesquisa concentra-se nas áreas da epistemologia da história e das demais ciências humanas, a partir da análise do pensamento de Oswald Spengler, filósofo alemão autor de uma filosofia da história, "A decadência do Ocidente", dentre outras obras de relevância. Obra que causou intenso debate nos círculos erudito-sociais do Ocidente no período entre-guerras, muito especialmente na Alemanha. Embora mantenha uma ligação teórica forte com o pensamento de Spengler, recentemente meu eixo conceitual se deslocou (resultado da minha forte ligação teórica com o GRECOM-UFRN), dentro do campo da epistemologia das ciências humanas, para as relações entre a ciência e as não-ciências, as artes, a literatura e os saberes das tradições, muito especialmente. Neste contexto, emerge como objeto de reflexão privilegiado, a vida e a obra da consagrada interprete da MPB, Clara Nunes, apropriada por nós numa perspectiva de ponto de encontro para o dialogo entre a ciência e as artes. Minha militância política na área LGBTI e de política de drogas, tem me conduzido a leituras e participações em eventos que tem ampliado o horizonte das minhas reflexões rumo a uma ampla formação não so de especialista em epistemologia das ciências humanas, como acima de tudo de intelectual engajada nas reflexões e lutas sociais que representam um avanço efetivo na questão dos direitos humanos no Brasil, uma vez que um dos meus argumentos de tese é o de que os pensadores da academia devem voltar a acreditar na possibilidade do engajamento politico ético e responsável não so na temática LGBTI como contribuindo numa formação que contemple a discussão da diversidade como um todo. Para tanto tenho participado das atividades acadêmicas promovidas pelo Núcleo Tirésias/UFRN bem como tenho militado no GUDDES-RN (Grupo Universitário de Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades). Nos últimos dois anos, numa pesquisa de Pos Doutorado agora em fase de finalização, refleti sobre a arte engajada a partir da analise da musicografia e entrevistas de época ou novas, dos integrantes da extinta Banda Reflexus na busca pela compressão de um ideal artístico de critica social e transformação da realidade objetiva da vida das pessoas. atualmente, proponho desdobrar a pesquisa de Pos Doutorado num novo recorte, que contemple as problemáticas de drogas e genero, a partir da produção artistica de Cassia Eller e Rita Lee.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Clara Nunes como obra de arte: a epistemologia das ciências humanas a partir da cultura musical
Maria da Conceição Xavier de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Complexidade; Ciência; Não-ciência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em História
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: História, filosofia e Espaços: a idéia de Ocidente em Oswald Spengler,Ano de Obtenção: 2008
Margarida Maria Dias de Oliveira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação.
Graduação em historia
2000 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Poética da decadência: o mundo como História em Oswald Spengler, 1880-1936
Orientador: Durval Muniz de Alburquerque Junior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Organização de eventos
SILVA, L. A. . VIII Ciclo de debates antiproibicionistas da UFRN: as drogas e seus usos. 2017. (Outro).
SILVA, L. A. . VII Ciclo de Debates Antiproibicionistas da UFRN: Feminismo e Antiproibicionismo. 2016. (Outro).
SILVA, L. A. . VI Ciclo de Debates Antiproibicionistas da UFRN. 2015. (Outro).
SILVA, L. A. . V ciclo de debates antiproibicionistas da UFRN:Drogas, diversidade e globalização. 2014. (Outro).
SILVA, L. A. . IV Ciclo de debates antiproibicionistas da UFRN: o uso de drogas em questão. 2013. (Outro).
SILVA, L. A. . III Ciclo de debates antiproibicionistas da UFRN:. 2012. (Outro).
SILVA, L. A. ; BENTES, I. . II Ciclo de debates antiproibicionistas: cultura, politica e drogas. 2011. (Outro).
SILVA, L. A. ; Lobato, Leonardo ; Souza, Daniel . I Encontro Potiguar de Universitários pela Diversidade Sexual. 2011. (Outro).
Bento, Berenice ; SILVA, L. A. ; Lobato, Leonardo . Direitos Humanos e cidadania LGBT. 2011. (Outro).
SILVA, L. A. . I Encontro Potiguar de Universitários pela Diversidade sexual. 2011. (Congresso).
SILVA, L. A. . I Ciclo de debates sobre cannabis e preconceitos. 2010. (Outro).
SILVA, L. A. . I Encontro Potiguar de Universitários pela Diversidade sexual. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Café Filosófico: Gênero, diversidade e direitos humanos.Café Filosófico: Gênero, diversidade e direitos humanos. 2015. (Outra).
I Seminário de saúde LGBT da UFRN.I Seminário de saúde LGBT da UFRN. 2015. (Seminário).
XIII Jus Et Justitia- Os desafios do direito penal no século XXI:A penalização da LGBTfobifobia. XIII Jus Et Justitia- Os desafios do direito penal no século XXI:A penalização da LGBTfobia. 2014. (Congresso).
IV Seminario de direitos humanos da UFRN.Direitos humanos na UFRN: experiências marginalizadas. 2012. (Seminário).
I Encontro potiguar de Universitários pela Diversidade Sexual.Travestilidade, transexualidade e feminilidades: vivências do feminino.. 2011. (Outra).
II Conferencia Nacional LGBT. 2011. (Outra).
Semana de debates: "Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos".Escola sem Homofobia. 2011. (Outra).
VIII Encontro Regional de Travestis e Transexuais.Educação para a cidadania. 2011. (Outra).
Ciclo de conferências: desafios do conhecimento, enigmas do sujeito. 2009. (Encontro).
II Ciclo Internacional Resiliência e Cultura. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, L. A.; COSTA, J. B. A.; PIMENTEL, O. L.. A Ayahusca como locus mediterrânico. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PIMENTEL, O. L.;SILVA, L. A.; COSTA, E. C. A.. Drogas e o exercício da cidadania: o entendimento dos grupos religiosos sobre o problema das drogas". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. A.; VALENCA, M. M.; RODRIGUES, R. P.. A resistência ao proibicionismo institucional da UFRN: práticas, sujeitos, discursos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. A.; VARGAS NETO, S. L. F.; MAIA, L. J. O.. A Wicca e a metamorfose da Bruxa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. A.; Rocha, Alkimin Ruy.; LEMOS, Elizama.. dos Santos.Capoeira de Natal: da internet para o mundo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. A. ; FERNANDES, E. M. . A epistemologia do barraco: uma historia do movimento LGBTI em geral. Inter-legere (UFRN) , v. 21, p. 106-121, 2018.
-
SILVA, L. A. . A poética da decadência: a historia como tragédia em Oswald Spengler, 1880-1936. Cronos (Natal. Impresso) , v. 14, p. 11-23, 2015.
-
SILVA, L. A. ; PINHEIRO, T. D. (Org.) . Perspectivas contemporâneas de genero e sexualidade. 21. ed. Natal: , 2018.
-
SILVA, L. A. . Historia, filosofia e espaços: a ideia de Ocidente em Oswald Spengler. Natal: UDFRN, 2011. 146p .
-
COSTA, J. B. A. ; SILVA, L. A. . Feminismo e antiproibicionismo: uma reflexão acerca do extermínio da juventude pobre brasileira. In: João Bosco Araujo da Costa, Maria Aparecida Ramos da Silva. (Org.). Juventude, cultura e politica. 1ed.Natal: Caravelas, 2018, v. , p. 36-48.
-
FERNANDEZ, O. F. R. L. ; SILVA, L. A. . Direitos humanos e direitos da pessoas que usam drogas. In: FERNANDEZ,Osvaldo F. Ribas Lobos ;ANDRADE, Marcelo e NERY FILHO Antônio (orgs.). (Org.). Drogas e políticas públicas: educação, saúde coletiva e direitos humanos.. 1ed.Salvador/Brasília: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 279-289.
-
SILVA, L. A. . Na História da escravidão, uma reflexão para a cidadania no século XXI.. In: Ana Cristina Nascimento Givigi, Priscila Gomes Dornelles. (Org.). O Recôncavo baiano sai do armário. 1ed.Cruz das Almas: Editora UFRB, 2013, v. 1, p. 151-183.
-
SILVA, L. A. . Escola sem partido, ideologia de genero e esquerdismo. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 18 jan. 2018.
-
SILVA, L. A. . Perspectivas 2018. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 11 jan. 2018.
-
SILVA, L. A. . Retrospectiva 2017. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 04 jan. 2018.
-
SILVA, L. A. . A esperança do gatinho. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 28 dez. 2017.
-
SILVA, L. A. . Rio Greve do Norte. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 21 dez. 2017.
-
SILVA, L. A. . A cidade do sol bem que podia ser mais sombreada. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 14 dez. 2017.
-
SILVA, L. A. . vamos falar sobre suicidio?. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 07 dez. 2017.
-
SILVA, L. A. . Prêmio Hangar de música 2017. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 30 nov. 2017.
-
SILVA, L. A. . Lugar de fala, lugar de escuta, lugar de respeito. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 23 nov. 2017.
-
SILVA, L. A. . À espera da República. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 16 nov. 2017.
-
SILVA, L. A. . Aline. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 09 nov. 2017.
-
SILVA, L. A. . 500 anos depois da Reforma Lutero se revira no túmulo. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 02 nov. 2017.
-
SILVA, L. A. . Amizade além da vida. Agencia de noticias Saiba Mais, 26 out. 2017.
-
SILVA, L. A. . Sobre mártires. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 19 out. 2017.
-
SILVA, L. A. . Feminismo e antiproibicionismo. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 12 out. 2017.
-
SILVA, L. A. . Confissões inconfessáveis dos ladroes de sonhos. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 05 out. 2017.
-
SILVA, L. A. . Liberdade de expressão x liberdade de opressão 2: cura gay e STOP patologização das identidades trans. Agencia de noticias Saiba Mais, Natal, 28 set. 2017.
-
SILVA, L. A. . Liberdade de expressão x liberdade de opressão:Maria Callas, a Dama Dourada e o QueerMuseu. Agencia de noticias Saiba Mais, 21 set. 2017.
-
SILVA, L. A. ; FLAVIO, I. ; DUARTE, R. . Sobre ser mulher TRANS no Brasil. Agencia de noticias saiba mais, Natal, 07 set. 2017.
-
SILVA, L. A. ; DUARTE, R. ; FLAVIO, I. . O desafio de romper as barreiras da Universidade e falar para muitos. Agencia de noticias saiba mais, Natal, 31 ago. 2017.
-
SILVA, L. A. . O que mata na dita guerra as drogas sao as armas de fogo nao o uso das substancias. Tribuna do Norte, Natal, 06 abr. 2017.
-
SILVA, L. A. ; TORTEROLA, Sebastián. . Desde el jardín. La Diaría, p. 1 - 1, 11 jul. 2014.
-
SILVA, L. A. . 'Os gays não estão à vontade'. Diário de Natal, Natal, p. 22 - 22, 31 maio 2009.
-
SILVA, L. A. ; AMORIM, Patrícia. . Aprendendo com as diferenças cotidianas. Diário de Natal, Natal, p. 03 - 03, 19 jul. 2006.
-
SILVA, L. A. ; DUARTE, R. ; FLAVIO, I. . Todas ao Cabaret. Agencia de noticias saiba mais, Natal.
-
SILVA, L. A. . Escravidão e resistência: a mulher escrava para 'além do bem e do mal'. In: I Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil, 2010, Natal. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010.
-
SILVA, L. A. . A estética da guerra como conceito renascentista: Gaspar Barleus e as guerras holandesas. In: I Encontro Regional da ANPUH-RN: O Ofício do Historiador, 2004, Natal. Anais do I Encontro Regional da ANPUH-RN: O Ofício do Historiador. Natal: EDUFRN, 2004. p. 363-366.
-
SILVA, L. A. . Modernidade, mentalidade e sistema colonial em Gaspar Barleus. In: XII semana de Humanidades, 2004, Natal. Anais eletrônicos da XII Semana de Humanidades, 2004.
-
SILVA, L. A. . Spengler, os Annales e as monografias regionais: a problemática do espaço no discurso da historia, 1918-1949. In: II Colóquio História e Espaços, 2007, Natal. Anais do II colóquio História e Espaços da UFRN, 2007.
-
SILVA, L. A. ; FERNANDES, E. M. . A epistemologia do barraco: uma historia do movimento LGBTI em geral. Inter-legere (UFRN) , 2018.
-
SILVA, L. A. . Politicas públicas para a promoção da cidadania da população LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Cine Tiresias: Edição LGBT e sistema penitenciário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . A condição das transexuais na guerra as drogas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . O lugar do genero no debate sobre drogas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . 'Clara Nunes como obra de arte: musica, politica e diversidade'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . O protagonismo dos atores sociais- pessoas que usam drogas, onde está?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Os enfrentamentos institucionais da violência contra a Mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Gênero e Teoria Queer na história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Gênero, diversidade e direitos humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Direitos das mulheres cis e trans. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Leitura, arte e diversidade em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Saúde da população trans e acesso as instituições públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . O uso de drogas pela população trans no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . A criminalização da LGBTfobia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . 35° Semana de História do UNICEUB: A História e os novos sujeitos coletivos de direito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Estado Laico e direitos das pessoas que usam drogas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Movimentos sociais, ativistas e a Marcha da Maconha.... 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Narrativas e biografias da transexualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Diversidade sexual: uma questão em debate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Genero e sexualidade na experiencia trans. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Educação para a cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. A. . Escravidão e resistência: a mulher escrava para além do bem o do mal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Historia, arte e cientificidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . HISTÓRIA, FATO E NARRATIVA: A PROBLEMÁTICA DO ENGAJAMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. A. . De Spengler a Bachelard: uma epistemologia de uma ?ciência aberta?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . A realidade do passado histórico: filosofia, linguística e hermêutica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Spengler, os Annales e as Monografias regionais: a problemática do espaço no discurso da história, 1918-1949. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Metrópole x Provincia em Oswald Spengler: do lugar praticado ao espaço de saudade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. ; COSTA, J. B. A. . Feminismo e antiproibicionismo: uma reflexão acerca do extermínio da juventude pobre brasileira. Natal: Caravelas, 2018 (Capitulo de livro).
-
SILVA, L. A. ; CAPISTRANO, J. A. ; GOMES, A. L. F. . Memórias de uma ativista. Natal 2014 (Texto em dossie).
-
SILVA, L. A. ; MARTINEZ, A. C. E. . Metropoli, Provincia y Occidente: ciência, ética y civilizacion en la obra de Oswald Spengler. Puerto Vallarta, México: Centro de Estudios Arkos, A.C, 2012 (artigo em revista internacional).
-
SILVA, L. A. . Cidade, epistemologia e ética em Oswald Spengler: por uma "ciência urbana" da diversidade. Natal: EDUFRN, 2011 (Concurso de monografias da UFRN).
Outras produções
SILVA, L. A. . Ideologia de genero. 2017.
SILVA, L. A. . Historiadores fazem ressalvas sobre a história dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . Feminismo, transexualidade, drogas e universidade.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . A escola que inclui e a escola que exclui. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . A necessidade de criminalizar-se a LGBTfobia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . A história e os novos sujeitos de direito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . V ciclo de debates antiproibicionistas da UFRN. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . Direitos humanos e direitos das pessoas que usam drogas.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . Babado Acadêmico Quem está faltando aqui? Homofobia, acesso a educação e estratégias de resistência. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. ; Lobato, Leonardo . Bullying na Escola contra população LGBT. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . I Encontro Potiguar de Universitários pela Diversidade Sexual. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. ; Bento, Berenice ; MINEIRO, D. F. . Grandes Temas: Transexualidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. A. . Clara Nunes: essencia do Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . Marcha da maconha de Natal. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, L. A. . Como ler a História do século XX a partir da obra de Charles Chaplin. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, L. A. . Democracia, epistemologia e educação para a diversidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FELIPE, Maiara ; SILVA, L. A. . O estudo vencendo o preconceito. 2010. (Entrevista).
SILVA, L. A. . Orientações epistemológicas para a historiografia contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, L. A. ; Sousa Filho, Alipio . "Identidade, gênero e diversidade sexual na escola". 2008. (Video Educativo MEC/SECAD).
SILVA, L. A. . História, filosofia e espaços: entre Febvre, Spengler e Braudel. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, L. A. ; Irving . Travesti aprovada em doutorado discute realidade trans em ambiêntes acadêmicos. 2009 (Entrevista) .
Prêmios
2011
I concurso de monografias em direitos humanos da UFRN, Proex-UFRN.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , Avenida Capitão-mor Gouveia - de 4481 ao fim - lado ímpar, Lagoa Nova, 59076400 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 32157025
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Prestador de serviço: docência, Enquadramento Funcional: Professor prestador de serviço
Outras informações:
Ministrei o modulo "Genero e direitos humanos" na especialização sobre alcool e drogas da UFBA em parceria com a UFRN
2016 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador da Pos Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Pos Doutorado PNPD. Graças a esse vinuclo ministrei as disciplinas "Teorias Contemporâneas da cultura - 2016.2" e "Seminário Gênero e sexualidades na historia 2017.1" no âmbito da POs Graduação de Ciências Sociais e "Introdução as ciências sociais - 2017.1 na Graduação deste mesmo curso.
2013 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei as disciplinas de Brasil República I e História da Cultura (2013.1), História Contemporânea II e História do Brasil Contemporâneo, Seminário temático sobre a História das ciências no Ocidente. (2013.2). Tutoria a distancia na modalidade: "Gênero e diversidade na escola". Em 2014.1 as disciplinas foram História Contemporânea I, História da Cultura, História Moderna I além de um Seminário Temático sobre História das sexualidades no Ocidente. Em 2014.2 Lecionei História Contemporânea II, História do Brasil Contemporâneo, História Regional e Local e História Oral. Em 2015.1 Fiquei com História Contemporânea I novamente, Formação Histórica do Rio Grande do Norte, história do Brasil República I, História, cinema e audiovisual além de História da América II na modalidade à distância. Sedis-UFRN. Em 2015.2 Fiquei com História Contemporânea II, Formação Histórica do Rio Grande do Norte (Turismo), História do Brasil Contemporâneo (Ciências Sociais) e História da América II (Sedis). 2016-1 ministrei História do Rio Grande do Norte II, História da Cultura e História Contemporânea I. 2016.2 Teorias Contemporâneas da Cultura no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. em 2017.1 Ministrei na Pos Graduação a disciplina "Genero e sexualidades na historia" e na Graduação de Ciências Sociais a disciplina "Introdução as ciências sociais"
Atividades
-
08/2017 - 08/2017
Ensino, Especialização atenção integral ao consumo e aos consumidores de drogas", Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, "Genero e direitos humanos"
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Genero e sexualidades na história
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução as ciências sociais
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Contemporâneas da Cultura
-
01/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia do Rio Grande do Norte II, História Contemporanea I, História da Cultura
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Histórica do Rio Grande do Norte (Turismo), História Contemporânea II, História da América II (Modalidade à distância. SEDIS-UFRN), História do Brasil Contemporâneo (Ciências Sociais)
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I, Formação Histórica do Rio Grande do Norte (Turismo), História do Brasil República I, História Cinema e Audiovisual
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II, História do Brasil Contemporâneo (Ciências Sociais), História Regional e Local, HIstória Oral
-
01/2014 - 06/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I , História da Cultura (Curso de História e Biblioteconomia), Seminário de História Moderna e Contemporânea III ( História das sexualidades no ocidente), História Moderna I (disciplina de férias)
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II, História do Brasil Contemporâneo (Curso de Ciências Sociais), Seminário de História Moderna e Contemporânea II (História da ciência no ocidente), Tutoria à distância pela SEDIS na modalidade Gênero e diversidade na escola- GDE
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da cultura, História do Brasil República I
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura, Métodos e Técnicas de Pesquisa II (elaboração de monografia), Geografia Humana e Econômica, Antropologia Cultural
-
01/2012 - 06/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa I (Elaboração de Monografia), Geografia Humana e Econômica, Historiografia , História do Brasil Império
2012 - 2013
Universidade do Estado do Rio Grande do NortrVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Geografia Humana e Econômica, Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas a Historia I, Historiografia e Historia do Brasil II.
2010 - Atual
Nucleo Tirésias de Genero, Diversidade sexual e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntario
Outras informações:
O Núcleo Tirésias tem como objetivos realizar pesquisas, ensino e trabalho de extensão nas áreas de Direito e Justiça, Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Educação, Gênero, Arte, Literatura e Cinema relacionados à cidadania LGBTT - lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Além de desenvolver mecanismos de divulgação sobre discriminação homofóbica e violência de gênero, com trabalho de ações educativas de formação de cidadania. www.nucleotiresias.ufrn.br
2005 - 2006
cursinho do dceVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Projeto de extensao
Atividades
-
03/2005 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, história do brasil, história do rn, história geral
2004 - 2004
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: bolsista de iniciação científi, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Universidade Federal da BahiaVínculo: Prestador de serviço: docencia, Enquadramento Funcional: Docente da especialização
Outras informações:
Consistiu na docencia de um dos modulos do "curso de Pos Graduação Lato Sensu - Especialização "Atenção integral ao consumo e aos consumidores de substancias psicoativas no Estado do Rio grande do Norte" com o recorte, o modulo: "Genero e direitos humanos"
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leilane Assunção e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?