Janaina Camargo Christovam

Com Licenciatura em Ciências Biológicas (2015), em Pedagogia (2017), e com formação complementar em Educação Terapêutica e Terapia Social (2017), além da Formação de Professores Waldorf com conclusão prevista para 2022. Atuo como professora de educação infantil na Pedagogia Waldorf e desenvolvo grupos de estudo e vivências criativas (artes-manuais, musicalidade, canto, jardinagem e panificação) para mães, pais e interessados em repensar a educação, em busca de uma (r)existência e educação sensível e estética, múltipla e que se interessa pelo reconhecimento da diversidade e valorização da diferença.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2016 - 2017

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2010 - 2015

Instituto de Biologia - UNICAMP

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2008

Escola Estadual Antônio de Queiróz

Formação complementar

2019 -

Formação de Professores Waldorf para Educação Infantil. (Carga horária: 780h). , Escola Waldorf João Guimarães Rosa, EWJGR, Brasil.

2015 - 2017

Educação Terapêutica e Terapia Social. (Carga horária: 562h). , Três Fontes, TRESFONTES, Brasil.

2015 - 2016

Fazer a Ponte. (Carga horária: 40h). , Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.

2014 - 2015

O Desenvolvimento da Criança - 0 aos 7 anos. (Carga horária: 35h). , Três Fontes, TRESFONTES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação.

Organização de eventos

CHRISTOVAM, J. C. ; SILVA, E. A. ; SILVA, R. F. ; ZANETTI, B. ; DAVANZO, G. G. ; VECHI, H. R. . XXV Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2014. (Outro).

MEGID NETO, J. ; CHRISTOVAM, J. C. ; SILVA, E. A. . Mini-Curso: Organismos vivos e evolução. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. : Intevenções educacionais como apontamento para mudanças de percepção (sócio) ambiental.. 2014. (Congresso).

Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2013. (Encontro).

Colóquio Imagens e Palavras. 2012. (Outra).

Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. ESTUDO DA EXPRESSÃO DE GENES ENVOLVIDOS NAS ALTERAÇÕES DE ADIPOSIDADE DE CAMUNDONGOS QUE SUPER-EXPRESSAM A PROTEÍNA DE TRANSFERÊNCIA DE COLESTERIL ÉSTER (CETP). 2012. (Congresso).

Educação: uma questão de gênero. 2012. (Outra).

Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2012. (Encontro).

II Mostra PET - Novos Talentos.Sementes Crioulas. 2012. (Outra).

Curso de Formação Política da Biologia.Formação Política em Assentamento. 2011. (Encontro).

Curso de Formação Política para Biólogos. 2011. (Encontro).

Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2011. (Encontro).

I Lipid Club. 2011. (Simpósio).

X Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CHRISTOVAM, J. C. ; RAPOSO, H. F. ; OLIVEIRA, H. C. F. . ESTUDO DA EXPRESSÃO DE GENES ENVOLVIDOS NAS ALTERAÇÕES DE ADIPOSIDADE DE CAMUNDONGOS QUE SUPER-EXPRESSAM A PROTEÍNA DE TRANSFERÊNCIA DE COLESTERIL ÉSTER (CETP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 15

Outras informações:
Orientada pelo prof. Dr. Sandro Tonso, a pesquisa se deu a partir da experiência profissional como educadora de Ciências e Biologias para alunos do curso pré-vestibular e pré-tecnico do Cursinho Alternativo Herbert de Souza. 
Consistiu em realizar intervenções educacionais buscando estimular a percepção crítica da crise socioambiental, e se construiu indicadores de avaliação desta proposta e atividade.. Percebemos que a apropriação da problemática ambiental por diferentes setores da sociedade (midia, mercado e a própria educação) tem legitimado a formação de indivíduos consumidores, que não questionam a origem desta crise, o próprio consumo, nem o
atual modelo de desenvolvimento, características de uma educação conservadora. As intervenções, realizadas com alunos de um cursinho popular, foram construídas ora pela própria pesquisadora, ora coletivamente, com outros professores, nas quais se buscou provocar/incentivar os educandos a explorar questões sociais, culturais e econômicas, amalgamadas por uma educação ambiental crítica. Das avaliações, percebemos a necessidade da formação anterior dos próprios professores para esta percepção, bem como a dificuldade dos mesmos em romperem com dinâmicas/intervenções tradicionais. Após as intervenções, percebemos uma compreensão mais integrada e reflexiva das relações políticas, econômicas, ambientais, sociais e culturais, ainda que ambiente continue remetendo, para a maioria, a uma ideia de natureza intocada, desconhecida, na qual eles
não estão inseridos diretamente, mas que devem preservar.
Financiamento: PIBIQ/CNPq

2012 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 15

Outras informações:
Estre trabalho de extensão se deu semanalmente na Moradia Estudantil da UNICAMP. Semanalmente a horta recebia em torno de 60 crianças de ensino fundamental I e II da escola pública, sendo 30 no período da e 30 na tarde. As atividades desenvolvidas resgatavam vários elementos que foram perdidos na cultura atual, como: experimentação com diferentes tintas e cores naturais, argila, brinquedos naturais, bonecas de pano, máscaras de papel machê, entre outros, a depender da idade. Nós, educadores, criamos um personagem ao qual nos apresentávamos para as crianças, a fim de criar um universo lúdico em todos os encontros. Também fazíamos preparação de canteiros, sementeiras, de mudas e acompanhávamos o desenvolvimento de algumas plantas de ciclo curto. No final do período fazíamos pão junto as crianças e se possível, colocávamos alimentos que provinham da horta para compreenderem o ciclo do plantio até a colheita. As crianças menores se envolviam mais com as brincadeiras, com a criação, enquanto que as maiores se dedicavam a ajudar nas diferentes funções do plantar.

2011 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 15

Outras informações:
Estudo da expressão de genes envolvidos nas alterações de adiposidade de camundongos que super-expressam a apolipoproteína CIII e a proteína de transferência de colesteril éster (CETP); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Coutinho Franco de Oliveira;

2011 - 2012

Instituto de Biologia - UNICAMP

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Planejamento e execução de experimentos relacionados à pesquisa de Metabolismo de Lípedes.

2010 - 2011

Instituto de Biologia - UNICAMP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de organização, Carga horária: 15