Eliane Tejera Lisbôa
Professora de Teatro no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, CDSA, da Universidade Federal de Campina Grande, PB, Concluiu doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2001). com o estudo da teatralidade na dramaturgia de Carlos Alberto Soffredini, a Maîtrise d'Information et Communication - Université Paris X, Nanterre (1984) estudando a relação com o público no trabalho de Augusto Boal, e a graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1983). Foi professora efetiva durante 7 anos no Curso de Arte e Mídia da UFCG, e 14 anos no Curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atualmente dedicando-se à pedagogia do teatro, formação e direção de ator. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: formação do ator, pedagogia do teatro, direção teatral e dramaturgia. Também exerceu a critica teatral durante alguns anos. e ministrou disciplina na área.
Há vários anos dedica-se à prática teatral, em particular dirigindo desde 2010 o Grupo Teatral Arupemba, inicialmente em Campina Grande e no momento com sede em Sumé-PB, Entre suas montagens mais significativas, estão o Auto de Natal caipira, de Csrlos Alberto Soffredini e Ritorno a Corallina, de Juan Carlos Gené. Tem frequentemente realizado projetos de extensão com realização de cursos que culminam com montagem teatral cuja dramaturgia é fruto do processo de criação. Desde 2012 lidera o grupo de estudos vinculado ao CNPQ, o NET ( Núcleo de Estudos Teatrais) da UFCG, neste momento se dedicando especialmente à relação do teatro com a Educação do campo. Durante 5 anos foi responsável pela Coordenação Artística do ATOS, Festival Universitário de Teatro, em Campina Grande. Desenvolve prática e ensino de contação de histórias: desde 2001 pesquisa sobre os romances medievais da literatura oral, e tem realizado apresentações publicas destes cantares, acompanhada de músicos e intérpretes, além de ministrar oficina de estudo e criação de romances. Além disso, é tradutora de francês, inglês e espanhol.
Informações coletadas do Lattes em 08/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em IEL
1995 - 2001
Universidade de Campinas
Título: A Teatralidade na dramaturgia lirco-épica de Carlos Alberto Soffredini
Orientador: AREAS, Vilma
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: dramaturgia; Soffredinni; teatralidade; teatro.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Mestrado em Information Et Communication
1983 - 1984
Université de Paris X, Nanterre, Paris X
Título: la communication avec le public dans le théâtre de Augusto Boal,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Jean Rony
Palavras-chave: público; Boal; teatro.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: teatro educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Dramaturgia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: romance: literatura oral em versos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letras.
Organização de eventos
LISBOA, E.T. ; CIRINO, Nathan . VII Festival Atos de Teatro universitário. 2015. (Festival).
FEITOSA, S. ; MARQUES, J. ; LISBOA, E.T. . I Encontro de Contadores de História de Campina Grande. 2014. (Outro).
LISBÔA, E. T. ; CIRINO, Nathan . VI Festival Atos de Teatro Universitário. 2014. (Festival).
CIRINO, Nathan ; LISBOA, E.T. . Vo. Festival Atos de Teatro Universitário. 2013. (Festival).
CIRINO, Nathan ; LISBOA, E.T. . IV Festival Atos de Teatro Universitário. 2012. (Festival).
LISBÔA, E. T. ; CIRINO, Nathan . III° Festival Atos de Teatro Universitario. 2011. (Festival).
Participação em eventos
7a. Feira Literária de Boqueirão. Anayde - Leitura Dramática. 2016. (Feira).
VIII Jornada latino americana de estudos teatrais.Um teatro político na Paraíba: Coletivo de teatro Alfenim. 2015. (Outra).
5o. Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura.Integrante Comissão Científica. 2014. (Seminário).
Intermidialidade 2014. UM NOVO TEATRO NO HIBRIDISMO MUTANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2014. (Congresso).
VIII Encontro de Extensão Universitária da UFCG.Teatro na PEriferia: Fazer do sonho realidade. 2014. (Encontro).
26o. Festival Internacional de Teatro universitário de Blumenau.analisadora de espetáculos. 2013. (Outra).
Sarau do MAC UEPB.Espetáculo Histórias Cantadas do Grupo Teatral Arupemba. 2013. (Outra).
VI Festival Universitário Inverno.Teatro e seus princípios na prática educacional. 2013. (Outra).
VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais.o pensamento de stanislavski em Minha Vida na Arte. 2013. (Outra).
COBESC III Coloquio Brasileiro de Educaçao na Sociedade Contemporânea.O lugar do emigrante na peça teatral Ritorno a Corallina. 2012. (Outra).
XI Encontro de Artistas Pesquisadores.Tempo e Espaço como Imperativos da Teatralidade na Dramaturgia de Carlos Alberto Soffredini. 2012. (Encontro).
Homenagem à Simone de Beauvoir.Simone de Beauvoir literatura e memoria. 2008. (Encontro).
Projeto Cena Aberta.Panorama do teatro latino-americano. 2008. (Outra).
Teatro Brasileiro.A pesquisa teatral no Brasil hoje. 2007. (Outra).
Forum de Extensao: A Importancia da Cultura no resgate social UNIDAVI.O teatro e o resgate social. 2006. (Outra).
II Congresso da Abrace. Carlos Alberto Soffredini: uma dramaturgia a desvendar. 2001. (Congresso).
IV° Seminario de Teses em Andamento.Adramaturgia de Soffredini: ma cena virtual. 1998. (Seminário).
VI COngresso da ABRALIC. Ateatralidade do texto dramatico. 1998. (Congresso).
III° Seminario de Teses em Andamento.Soffredini, a dramatrugia em cena. 1997. (Seminário).
IV° Seminario Internacional de Historia da Literatura.O espaço do gênero dramatico na historia da literatura. 1997. (Seminário).
Pos-Modernidade.O teatro e a pos modernidade. 1995. (Simpósio).
Participação em bancas
LISBÔA, E. T.; MELO, P. R. V.; LARANJEIRA, C. D.. Teatro Pedagógico: reconhecendo o lugar e identidade cultural inspirada no Theatron. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.
SCHULZE, G. B.; LARANJEIRA, C. D.;LISBÔA, E. T.. Jogo e malabarismo: uma experiencia com circo dentro da escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.
LISBOA, E.T.; LIMA, F. C.. Arquiteturas do Contato: desvios do corpo e do objeto no Teatro de Animação. 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
LISBÔA, E. T.; Beltrame, Valmor; Meyer, Sandra. A Busca Pela Singularidade no Trabalho do Ator e a Legitimaçao de uma Técnica Pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral. 2012. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Beltrame, Valmor; RAUEN, Margarida;LISBÔA, E. T.. A PLAGIOCOMBINAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DRAMATÚRGICA NA CIBERCULTURA. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Beltrame, Valmor; FALEIRO, José Ronaldo;LISBÔA, E. T.. . A utilização da máscara neutra na formação do ator. 2001. Dissertação (Mestrado em Educaçao e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
LISBOA, E.T.. Popol Vuh: uma leitura cênica. 2012. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LISBÔA, E. T.; DINIZ, Alai Garcia. A teatralidade do objeto na cena contemporânea. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LISBOA, E.T.; MELO, P. R. V.; LARANJEIRA, C. D.. Teatro Pedagógico: reconhecendo o lugar e identidade cultural inspirada no Theatron. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.
LISBOA, E.T.; SCHULZE, G. B.; LARANJEIRA, C. D.. Jogo e malabarismo: uma experiencia com circo dentro da escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.
LISBOA, E.T.; MACIEL, D. A. V.; JUSTINO, L. B.. Do texto à cena, da cena ao texto: o trabalho do diretor/encenador em montagens d'As Velhas de Lourdes Ramalho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBÔA, E. T.; LIMA, D. P. C.. Era uma vez numa creche não muito distante. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Ed.Infantil) - Universidade Federal de Campina Grande.
LISBOA, E.T.; CAVALCANTI, F. B.. Dividuus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande.
LISBOA, E.T.. A mídia infantil na dança educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande.
ALVES, J. H. P.;LISBÔA, E. T.. A representação da loucura em Gota d`água. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.
LISBOA, E.T.; MACIEL, D. A. V.; SOUZA, F. Z. D.. Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, E.T.. Formação Estético/Artística Estudo das Artes do Espetáculo-Assistente. 2015. Universidade Regional do Cariri.
LISBOA, E.T.. Formação Estético/Artística Estudos das Artes do Espetáculo Adjunto. 2015. Universidade Regional do Cariri.
LISBÔA, E. T.. Teoria Teatral. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.
LISBÔA, E. T.; FALEIRO, José Ronaldo. Historia e Teoria do Teatro. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.
LISBÔA, E. T.. Interpretaçao Teatral e Direçao Teatral. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.
LISBÔA, E. T.. Expressao Vocal. 2001. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
Um canto para a Morte; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
A Tempestade de Ariel: uma experiência de video teatro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Além do Signo Solar: criação de Livro multimídia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Teatro do Oprimido: uma análise das práticas educomunicativas na escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
A Tempestade de Ariel; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
O Teatro em Angelina: Cem Anos de historia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Dramaturgia em Cena: Processo de Socializaçao; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
TAB: Uma história de amor ao teatro; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
A guerra é feita de gente simples; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Uma experiência de teatro comunitario; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Teatro de grupo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Teatro e Cinema: hibridismo e identidade; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
História do Teatro de Campina Grande; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
História do Teatro de Campina Grande; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
TEATRO E NOVAS MÍDIAS: hibridismo no trabalho teatral da Cia; Phila7; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Teatro e Novas Midias hibridismo na Cia; Teatral Phila7; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
A personagem negra na dramaturgia brasileira; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
história do teatro em Florianópolis; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
teatro da UBRO; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Tejera Lisbôa;
Produções bibliográficas
-
LISBOA, E.T. . Usina do Trabalho do Ator: reconhecimento de uma identidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. 2, p. 479-501, 2012.
-
LISBÔA, E. T. . Teatro infantil: uma arte de adultos. Revista do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau , v. 10, p. 11-13, 2007.
-
LISBÔA, E. T. . Dramaturgia ou contaçao de Historias. Revista do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau , v. 9, p. 22-23, 2006.
-
LISBÔA, E. T. . Dramaturgia e Teatro: Tensao criativa. Revista NUPEART , v. 1, p. 73-82, 2002.
-
LISBÔA, E. T. . Entre o Épico e o Dramático. O Teatro Transcende , Blumenau-SC, v. 1, n.8, p. 10-17, 2000.
-
LISBÔA, E. T. . A TEATRALIDADE DO TEXTO DRAMÁTICO. Urdimento (UDESC) , CEART/UDESC, v. 2, p. 22-40, 1998.
-
LISBÔA, E. T. . TEXTO CÊNICO. Universidade Desenvolvimento , UDESC, v. 3, n.1, p. 68-77, 1996.
-
LISBÔA, E. T. . Descobre-se um Autor. In: Renata Soffredini. (Org.). Serragem nas Veias. 1a.ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2010, v. 1, p. 449-465.
-
LISBÔA, E. T. . brecht: montagem de a exceção e a regra. In: kathrin sartingen. (Org.). mosaicos de brecht. sao paulko: arte & ciência, 1996, v. , p. 116-140.
-
LISBÔA, E. T. . A alma Atormentada de uma rainha. A Notícia - anexo, Florianópolis, p. 4 - 4, 06 fev. 3000.
-
LISBÔA, E. T. . Espetáculo Gueto Bufo recebe mais um prêmio. A Notícia, Santa Catarina, p. 5 - 5, 09 jan. 2200.
-
LISBÔA, E. T. . Uma poética Liçao de economia. Publicaçao Alfenim Deus da Fortuna, João Pessoa, 31 maio 2012.
-
LISBÔA, E. T. . Caminhos da dramaturgia no espaço em aberto. O Espaço em Aberto - Projeto de Formaçao e Montagem Teatral, Itajai - SC, p. 33 - 36, 15 fev. 2009.
-
LISBÔA, E. T. . Festival dos Festivais. Revista Cartaz, Florianopolis - SC, 04 abr. 2007.
-
LISBÔA, E. T. . Um festival marcado pelo mal estar. A Noticia - Anexo, Santa Catarina, p. 4 - 4, 21 nov. 1999.
-
LISBÔA, E. T. . Memória joga luz sobre o passado. Jornal do Brasil - Idéias, Rio de Janeiro, p. 5 - 5.
-
LISBÔA, E. T. . As boas surpresas do 25o. Fetel. A Notícia - anexo, santa catarina, p. 4 - 4.
-
LISBÔA, E. T. . Analise do 8. festival de teatro de Blumen au. O teatro Transcende, Blumenau - SC, p. 32 - 35.
-
LISBOA, E.T. . Um Teatro Político na Paraíba: Coletivo de teatro Alfenim. In: VIII Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais, 2015, Blumenau. Caderno de Artigos da VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2015. p. 31-35.
-
LISBOA, E.T. . No Reino da Contação: e a mensagem da história. In: IV ENLIJE, 2012, Campina Grande PB. Anais Enlije(2012) - Volume 1, Número 1,. Campina Grande PB: Enlije, 2012. v. 1.
-
LISBOA, E.T. . O lugar do Migrante na peça teatral Ritorno a Corallina, de Juan Carlos Gené. In: III COBESC, 2012, Campina Grande PB. Anais Cobesc - Volume 1, Número 1,. Campina Grande - PB: COBESC, 2012. v. 1.
-
LISBOA, E.T. . Um teatro Político na Paraíba: Coletivo de teatro Alfenim. In: VIII Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais, 2015, Blumenau. Caderno de Resumos da VIII Jornada latino americana de estudos teatrais, 2015.
-
LISBÔA, E. T. . Usina do Trabalho do Ator: Reconhecimento de Uma Identidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença , 2012.
-
LISBOA, E.T. . Um novo teatro no hibridismo mutante das novas tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBÔA, E. T. . Primeiros passos de um ator: lições e descobertas do ator Stanislavski, narradas em Minha Vida na Arte.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LISBOA, E.T. . Romanceiro Medieval no NE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . A teatralidade na dramaturgia de Carlos Alberto Soffredini. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . Do texto à cena, da cena ao texto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . Nelson Rodrigues um Homem de teatro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LISBÔA, E. T. . Tempo e espaço como imerativos da teatralidade na dramaturgia de carlos alberto soffredini. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBOA, E.T. . O lugar do migrante na peça teatral Ritorno a Corallina,d e Juan Carlos Gené. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . Cultura, Arte e Cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . Os Mestres do Caminho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . Panorama do Teatro Latino-americano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . Maria Madalena: olhres sobre o Mito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . Os caminhos da pesquisa teatral no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . Teatro infantil: uma conversa de adultos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBÔA, E. T. . dramaturgia em processo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LISBÔA, E. T. . A dramaturgia de Carlos Alberto Soffedini. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . Literatura e teatro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . O papel da Critica teatral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . O que é Critica Teatral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . O teatro, elementos fundamentais e historia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBÔA, E. T. . Teatro hoje. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LISBÔA, E. T. . Mãos de Fada de um Dramaturgo Carpinteiro da Cena. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
LISBOA, E.T. . Homenagem ao circo-teatro e ao artista popular. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
LISBOA, E.T. . Poema em Forma Dramática. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
LISBOA, E.T. ; MEDEIROS, F. H. N. ; MORAES, T. M. R. . Quando a contação de histórias se encontra com o teatro e a música. São Paulo: SESC, 2016 (artigo em livro relato de experiência).
-
LISBOA, E.T. . DO NASCIMENTO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE TEATRO NA UNIVERSIDADE, OU QUANDO UMA NECESSIDADE DO TU CRIA O ÓRGÃO AITU. Blumenau SC: FURB, 2016. (Tradução/Artigo).
-
LISBÔA, E. T. . Uma poética Liçao de economia. Joao Pessoa: Coletivo de Teatol Alfenim, 2012 (analise critica).
-
LISBÔA, E. T. . Dramaturgia Dionisiana. Joinville - Sc: Univille, 2008 (Apresentação de livro).
-
LISBÔA, E. T. . Introduçao à Complexidade. Porto Alegre: Ed. Meridional / Sulina, 2005. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . Gêneses, Genealogias, Gêneros e o gênio. Porto Alegre: Meridional / Sulina, 2005. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . O Tempo e o Rastro. Florianopolis: Editora Mulheres, 2004. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . A Emancipaçao do Sexo Feminino. Florianopolis: Editora Mulheres, 2003. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . Guia de Editoração. Florianópolis: Universidade Federal de Santa CAtarina, 1991. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . A Suíça Lava Mais Branco. Sào Paulo: Brasiliense, 1990. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . Minhas Galerias e Meus Pintores. Porto Alegre: L & PM, 1990. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . Robiesperrre, Político e Místico. Porto Alegre: L & PM, 1989. (Tradução/Livro).
-
LISBÔA, E. T. . A Guiné Bissau Hoje. Lisboa - Portugal: jaguar, 1987. (Tradução/Livro).
Outras produções
LISBÔA, E. T. . diversos. 1987. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LISBÔA, E. T. . diversos. 1986. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LISBÔA, E. T. . diversos. 1985. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LISBÔA, E. T. . diversos. 1984. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LISBOA, E.T. . iniciação ao Teatro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBOA, E.T. . Seminário Nelson Rodrigues Um Homem de Teatro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBOA, E.T. . Dramaturgia em processo: A cena resultante do improviso. 2012. .
LISBÔA, E. T. . Oficina de criaçao de romances. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Estudo da dramaturgia de C. A. Soffredini. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Curso de Teatro para crianças e jovens. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Laboratorio de Dramaturgia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Curso de Teatro para Jovens e Adultos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Historia Oral em Versos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . ROmance: historia oral em versos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Adaptando uma historia para teatro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Dramatiurgia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Laboratorio de Criaçao Dramaturgica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Laboratorio de Criaçao Dramaturgica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . laboratorio de criaçao dramaturgica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Laboratorio de Criaçao Dramaturgica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Curso de Teatro para jovens e adultos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . Curso de teatro para crianças e jovens. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. ; VASQUEZ, Deborah T. . Teatro para crianças e adolescentes. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LISBÔA, E. T. . oficina de dramaturgia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LISBÔA, E. T. . O Ator no teatro contemporâneo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LISBÔA, E. T. . Critica Teatral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LISBOA, E.T. . AUTO DE NATAL CAIPIRA. 2016. Teatral.
LISBOA, E.T. . Anayde. 2016. Teatral.
LISBOA, E.T. . Histórias Cantadas. 2015. Teatral.
LISBOA, E.T. . Ritorno a Corallina. 2013. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Marighella e o Chamado de Cangoma. 2012. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Zé Lins, Vida e Arte. 2011. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Gota d'agua. 2011. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Zé Lins, Vida e Arte. 2011. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Fronteiras: o dia em que o boi enfrentou o papangu. 2010. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Aperreio - cantos, dores e amores de uma campina. 2010. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Aperreio - cantos, dores e amores de uma campina. 2010. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Um Inimigo do Povo. 2007. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Tem Festa na cidade. 2007. Teatral.
LISBÔA, E. T. . Cantaçao de Historias. 2003. Teatral.
LISBÔA, E. T. ; MACIEL, Jairo . Mais Quero Asno que me Carregue que cavalo que me derrube. 2001. Teatral.
LISBOA, E.T. . Muqueca de maridos - Contos Eróticos. 2015 (Contação de histórias).
LISBOA, E.T. ; OLIVEIRA, F. A. S. ; ALVES, J. M. . Histórias Cantadas. 2015 (apresentação romanceiros).
LISBÔA, E. T. ; ALVES, J. M. . Historias cantadas. 2014 (apresentação teatral/musical).
LISBOA, E.T. . XIX Festival Nordestino de teatro de Guaramiranga. 2012 (analise critica).
LISBÔA, E. T. . Zé Lins, Vida e Arte. 2011 (direçao espetaculo teatral).
LISBÔA, E. T. . Aperreio - cantos, dores e amores de uma campina. 2010 (direçao espetaculo teatral).
LISBÔA, E. T. . Num Sol AMarelo. 2009 (leitura dramatica).
LISBÔA, E. T. . Fronteiras: o dia em que o boi enfrentou o papangu. 2009 (direçao espetaculo teatral).
LISBÔA, E. T. . aventuras de pedro malazartes. 2008 (contaçao de historias).
LISBÔA, E. T. . Historias em Versos - Cantos da Literatura oral. 2008.
LISBÔA, E. T. ; MOUKARZEL, Luis . Historias em Versos. 2008.
LISBÔA, E. T. . Historias de Amor. 2008 (apresentaçao de contos de Marina Colasanti).
LISBÔA, E. T. . Historias em Versos - Cantos da Literatura Oral. 2007.
LISBÔA, E. T. . Carlos Marighella e o chamado de cangoma. 2007 (autoria texto teatral).
LISBÔA, E. T. . Ritorno a Corallkina. 2007 (leitura dramatica).
LISBÔA, E. T. . Romances: Historias em Versos. 2006.
LISBÔA, E. T. . Teatro de somras de Ofélia. 2006 (dramaturgia).
LISBÔA, E. T. . Um Inimigo do Povo. 2006 (adaptaçao texto teatral).
LISBÔA, E. T. . Ciclo de leituras de autores latino-americanos. 2006 (leitura dramatica).
LISBÔA, E. T. . 40. 2006 (leitura dramatica).
LISBÔA, E. T. . Cantares de Romances. 2005.
LISBÔA, E. T. . Historias Cantadas. 2004.
LISBÔA, E. T. . Cantares de romances. 2004.
LISBÔA, E. T. . Historias Cantadas. 2003.
LISBÔA, E. T. . Historias Cantadas. 2003.
LISBÔA, E. T. ; MUNIZ, Helio . Historias de sao Francisco. 2003 (criaçao texto teatral p/teatro de Rua).
LISBÔA, E. T. . Vivei a Vida dos Lirios. 2001 (dramaturgismo).
LISBÔA, E. T. . Interior. 1999 (dramaturgismo).
LISBÔA, E. T. . Concurso Carlos Carvalho de Dramaturgia. 2012 (Comissao Julgadora COncurso de Dramaturgia) .
LISBÔA, E. T. . Festival da Fecate. 2011 (estudo de espetaculos) .
LISBÔA, E. T. . coordenaçao mesa de conversas. 2008 (FITA - FLorianopolis) .
LISBÔA, E. T. . mediaçao discussao. 2007 (IV Seminario de Formas Animadas do VII Festival de Jaragua do sul) .
LISBÔA, E. T. . critica de espetaculos. 2007 (I° Festival Nacional de Teatro de Itajai) .
LISBÔA, E. T. . critica de espetaculos. 2007 (Festival Internacional de Sao José do Rio Preto) .
LISBÔA, E. T. . Comissao Julgadora. 2006 (Premio Myriam Muniz) .
LISBÔA, E. T. . Comissao Julgadora. 2006 (Premio Nacional Gerd Bornheim de Monografia Teatral) .
LISBÔA, E. T. . integrante comissao selecionadora. 2006 (10° FENATIB) .
LISBÔA, E. T. . mediadora de debates. 2006 (Cena 3 - Mostra de Teatro de Joinville) .
LISBÔA, E. T. . comisssao selecionadora. 2005 (9° FENATIB) .
LISBÔA, E. T. . integrante comissao de debates. 2005 (9° FENATIB) .
LISBÔA, E. T. . coordenadoria e mediaçao. 2004 (Comedia em Três Tempos/Aquecendo o Em Cena) .
LISBÔA, E. T. . Coordenaçao Mural de Critica. 2001 (12° Festival Catarinense de Teatro - FECATE) .
LISBÔA, E. T. . coordenação de debates. 2000 (Mostra de Teatro de Itajaí) .
LISBÔA, E. T. . Coordenaçào de Debates. 2000 (Festival Universitário de Teatro de Blumenau) .
LISBÔA, E. T. . coordenadoria comissao de estudo de espetaculos. 2000 (14° Festival Universitario de Teatro FURB) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
A arte na educação do Campo, Descrição: Pesquisa de campo sobre as atividades artístico-culturais desenvolvidas na região em torno do CDSA/Sumé, com foco especial nas ações voltadas para a poesia popular, os cantares próximos ao romanceiro, com objetivo de fazer identificação e registro dos artistas e sua produção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Tejera Lisbôa - Coordenador.
-
2013 - 2014
Do Romanceiro Medieval aos Cantares do NE, Descrição: Estudo sobre o romance medieval que se encontra ainda no Brasil e a sua situaçnao no Brasil hoje, e particularmente a relação/cruzamento/ influências com os cantares do NE brasileiro, literatura de cordel, cantorias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Tejera Lisbôa - Coordenador / José Maxsuel Alves - Integrante / Felipe Dayvson Batista Gonçalves - Integrante / Juliana Lins Ferreira - Integrante.
-
2013 - Atual
Teatro e Novas Tecnologias, Descrição: Projeto base do NET, envolve os pesquisadores, professores e estudantes em diferentes campos de estudo abarcando o tema geral do projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eliane Tejera Lisbôa - Coordenador / Kleriston T. Vital - Integrante / Samantha M. M. Pimentel - Integrante / José Maxsuel Alves - Integrante.
Prêmios
2007
Mestre Duda Culturas Populares, MINC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Campina Grande, Lecampo/UAEDUC/CDSA. , Rua Luiz Grande, s/n, Frei Damião, 58429140 - Sumé, PB - Brasil, Telefone: (83) 33531850, Ramal: 1890, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo 6/2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Arte e Midia - UAAM, .,Linhas de pesquisa
-
06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Arte e Mídia - UAAMI, .,Linhas de pesquisa
-
03/2013 - 07/2013
Extensão universitária , Curso de Arte e Mídia - UAAMI, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Teatro finalizando com espetáculo teatral.
-
03/2011 - 07/2011
Extensão universitária , Curso de Arte e Midia - UAAM, .,Atividade de extensão realizada, curso de teatro.
-
08/2010 - 01/2011
Extensão universitária , Curso de Arte e Mídia - UAAMI, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Teatro e realização de espetáculo.
-
06/2009 - 01/2010
Extensão universitária , Curso de Arte e Midia - UAAM, .,Atividade de extensão realizada, curso de teatro.
1990 - 2004
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: pediu demissao, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante um certo período exerci também a função de assessora de imprensa na Universidade, cumprindo uma carga horária de 40 hrs
1989 - 1990
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrante Disciplina de critica teatral
Atividades
-
03/2000 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Artes, Campus I.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária- Membro de banca de Concursos e de TCC.
-
03/1989 - 12/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, critica teatral, dramaturgia, estética teatral, evolução e história do teatro
-
01/2001 - 12/2001
Ensino, Esp.Metodologia do Ensino das Téc. Teatrais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estética e Teoria do Ator
-
03/1999 - 12/1999
Direção e administração, Centro de Artes, Campus I.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária - Membro da Comissào de Criação do Mestrado em Teatro.
-
03/1990 - 12/1990
Extensão universitária , Centro de Artes, Campus I.,Atividade de extensão realizada, boeltim do teatro educador.
2004 - 2005
Fundaçao Universidade de BrusqueVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadoria de Relaçoes Internacionais, Carga horária: 20
Outras informações:
Além da Coordenadoria também ministrei por um semestre a disciplina de Cânones da Literatura Unviersial no Curso de Letras da Unfiebe
1984 - 1987
Radio France InternationaleVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: JORNALISTA, Carga horária: 40
Outras informações:
tRABALHO COMO JORNALISTA FRE-LANCER, MAS EM PERÍODOS DE FÉRIAS FAZENDO CONTRATOS TEMPORÁRIOS DE SUBSTITUIÇÃO DOS JORNALSITAS EFETIVOS. tRABALHO CONSISTIA NA REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS, APRESENTAÇÃOE PRODUÇÃO DE NOTÍCIARIO, ENTRE OUTRAS COISAS
Atividades
-
07/1984 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Serviço America Latina, Seção Brasileira.,Serviço realizado, JORNALISTA.
1973 - 1980
Banco Central do BrasilVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: ESCRITURÁRIA, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1973 - 12/1980
Serviços técnicos especializados , Banco Central, Ag Salvador.,Serviço realizado, ESCRITURÁRIA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliane Tejera Lisbôa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?