Rafael dos Santos Lázaro

Possui graduação em Letras Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Educação e Relações Raciais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor adjunto de Didática Geral e Ensino de Língua Espanhola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Vice coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (LEAFRO-UFRRJ) . Atuou como professor na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dedica-se aos estudos relacionados às relações raciais na formação de professores, trabalhando com a perspectiva decolonial dos currículos e das interações educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação

2017 - 2020

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: CURRÍCULO, AFRO-LATINIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS SOBRE PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS INSURGENTES
, Ano de obtenção: 2020. Claudia Miranda. Palavras-chave: Educação Étnico-Racial; Currículo; Decolonialidade; Ensino de Língua Espanhola; Resistência Pedagógica Decolonial; Práticas Pedagógicas Subversivas. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Leitura em meios virtuais: uma análise qualitativa do trablho e desafios docentes, Ano de Obtenção: 2010
Cristina Vergnano Junger.

Especialização em Educação e Relações Raciais

2014 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: A (des) construção da identidade étnico racial dos discentes: um relato sobre o Ensino Fundamental da Rede Municipal Pública do Rio de Janeiro
Orientador: Tiago Dionísio

Graduação em Letras Português/Espanhol e Literaturas

2000 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Formação de professores de espanhol com LE. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Étnico-Raciais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Espanhol LE.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Leitura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

LAZARO, Rafael dos Santos ; Miranda, Claudia ; Carmo, Aline . Narrativas Outras: disputas curriculares e processos insurgentes na pesquisa em Educação. 2017. (Outro).

Participação em eventos

VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste. Saberes da Baixada e Perspectiva Antirracista: a atuação do PET Conexões Baixada na interlocução entre universidade e o território da Baixada Fluminense. 2025. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste ? COPENE SUDESTE. 2025. (Congresso).

LASA-Congresso Virtual de 2021 da Associação de Estudos Latino- Americanos. Racismo epistêmico e negação afro-latina: cenários e resistências no âmbito do ensino superior. 2021. (Congresso).

Rodas de Conversa sobre Produção de Material Didático.Decolonizando currículos de Ensino de Espanhol LE: uma abordagem intercultural crítica. 2021. (Encontro).

X Fórum de Língua, Arte e Cultura.Ensino de Espanhol: Teoria, Práticas e Insugências. 2021. (Outra).

XX ENDIPE RIO- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2020. (Congresso).

XX ENDIPE RIO- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS E RELAÇÕES RACIAIS: DESAFIOS DA ATUALIDADE. 2020. (Congresso).

XX ENDIPE RIO- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A RETIRADA DO ESPANHOL E A IMPOSIÇÃO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA NA BNCC: RETROCESSOS CURRICULARES E IMPOSIÇÕES COLONIAIS E MERCADOLÓGICAS. 2020. (Congresso).

I SEMILLAH- Seminário Internacional, Latino-Afro-Hispânico.Coordenador do GT Decolonialidades, Educação Intercultural e Estudos Afro-Hispânicos. 2018. (Seminário).

IV Colóquio Latinoamericano Colonialidade/Decolonialidade do Poder /Saber/Ser: abordagens pedagógico-culturais transformadoras.PRÁTICAS INTERCULTURAIS ANCORADAS NA LEI 10639: A DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS. 2018. (Oficina).

Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Formação e Prática dos Professores de Espanhol no Brasil: Rastros do Eurocentrismo e da Negação Afro-Latina na Construção do Currículo Universitário. 2018. (Congresso).

Universitários na 8ª Conferencia Latinomericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Formação e Prática do Professor de Espanhol no Brasil: Rastros do Eurocentrismo e da Negação Afro-Latina nos Currículos. 2018. (Congresso).

Universitários na 8ª Conferencia Latinomericana y Caribeña de Ciencias Sociales. 2018. (Congresso).

VIII Semana de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Narrativas Outras. 2018. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Pesquisador@s Negr@s. Currículo, decolonialidade e formação docente: impactos da negação epistemológica da diáspora afro-latina na formação de professores de espanhol língua estrangeira. 2018. (Congresso).

17° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR DESCOLONIZADOR PARA OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE E/LE. 2017. (Congresso).

Colóquio Colonialidade/Decolonialidade do poder/ saber/ ser.PRÁTICAS INTERCULTURAIS ANCORADAS NA LEI 10639: A DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS. 2017. (Oficina).

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIASIAS.A (DES) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DOS DISCENTES: UM RELATO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).

VII Semana de Letras.Educação Linguística: Pesquisa, Práticas Pedagógicas e Ética. 2016. (Seminário).

Jornada Educação e Relações Raciais - Penesb/UFF.Educação e Relações Raciais nas séries do Ensino Médio. 2015. (Outra).

Jornada Educação e Relações Raciais - Penesb/UFF. 2015. (Outra).

VII Fórum de Estudos Linguísticos " Língua Portuguesa e Cidadania".Assistente. 2003. (Outra).

XII Congresso ASSEL RIO. Assistente. 2003. (Congresso).

" VI Fórum de Estudos Lingüísticos, "Língua Portuguesa e Visão Transdisciplinar: Rumos, Conexões e Sentidos..Assistente. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: QUEREN DE ARAUJO MATTOS

SISS, Ahyas;LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS; Boanafina, Anderson Teixeira. AS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA GRADUAÇÃO DA UFRRJ: UM ESTUDO DE CASO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adejair do Espírito Santo Siqueira Junior

DAHER, Maria de Fátima Gonzáles; ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS; OLIVEIRA, Célia Regina Cristo; Almeida, Fabio Sampaio. O ensino da língua no terceiro setor: desafios e caminhos do trabalho docente. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wallace Oliveira Modesto

Almeida, Fabio Sampaio; ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, Rafael dos Santos; Azevedo, Maicon Jeferson da Costa. A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL: ENTRE SILÊNCIOS E ESTEREÓTIPOS. 2018 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: BRUNA EVELYN DE OLIVEIRA MARINHO

FELISBERTO, Fernanda da Silva;LAZARO, Rafael dos Santos; PASHE, M. E. G.. DO GÊNERO CARTA À EXPRESSÃO DA AFETIVIDADE: UM CAMINHO DE ESCREVIVÊNCIA NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: NATÃ JESSÉ SOUZA DE OLIVEIRA

FELISBERTO, Fernanda da Silva;LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS; LEAL, Marcele Ferreira. IDENTIDADE, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE NA FICÇÃO ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LUAN DE PAULA DA SILVA

FELISBERTO, Fernanda da Silva;LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS; Santos, Rodrigo monteiro dos. A ESCRITA ADÉ EM ?AOS MEUS HOMENS? DE MARCELO RICARDO: UM ESTUDO LITERÁRIO SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS. 2025.

Aluno: KAREN NASCIMENTO RODRIGUES

LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS; FELISBERTO, Fernanda da Silva; ANTUNES, Viviane Conceição. EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DECOLONIAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO QUE INCENTIVE A PRÁTICA EMANCIPATÓRIA. 2025.

Aluno: ISABELLA VIDAL DE ALMEIDA

LAZARO, Rafael dos Santos; ANTUNES, Viviane Conceição; MODESTO, Wallace. OS JOGOS AFROCENTRADOS COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA DOS ESTUDANTES : UMA EXPERIÊCIA ATRAVÉS DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: RAQUEL DE MORAES RODRIGUES

FELISBERTO, Fernanda da Silva;LAZARO, Rafael dos Santos. A LITERATURA NEGRA NO AMBIENTE ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES E INSTRUMENTO IDENTITÁRIO.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LARISSA DA SILVA GUIMARÃES

LAZARO, Rafael dos Santos; FELISBERTO, Fernanda da Silva; LEAL, Marcele Ferreira. LU AIN-ZAILA: UM CAMINHO PARA O AFROFUTURISMO E LETRAMENTO RACIAL NA BAIXADA FLUMINENSE. 2024.

Aluno: LIANA CARVALHO DA SILVA

FELISBERTO, Fernanda da Silva;LAZARO, Rafael dos Santos; LEAL, Marcele Ferreira. UMA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A LITERATURA NIGERIANA FEMININA E DIASPÓRICA DE BUCHI EMECHETA EM CIDADÃ DE SEGUNDA CLASSE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: FELIPE ROBERTO FEITOSA NASCIMENTO

LAZARO, Rafael dos Santos; FELISBERTO, Fernanda da Silva; SILVA, Caroline da Costa. O RAP COMO VIA DE LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: PERSPECTIVAS DEAPLICABILIDADE DA LEI 10.639/2003 NAS ESCOLAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: BIANCA DOS SANTOS CARIDADE

ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, Rafael dos Santos; NASCIMENTO, Evania Maria Ferreira. COMO EDUCAR CRITICAMENTE COM BASE NA VARIANTE DO ESPANHOL GUINEANO?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: FERNANDA DA SILVA

LAZARO, Rafael dos Santos; ANTUNES, Viviane Conceição; Silva, Fernanda Felisberto. NÃO EXISTE AGONIA MAIOR DO QUE GUARDAR UMA HISTÓRIA NÃO CONTADA DENTRO DE VOCÊ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: FELLIPE MATHEUS GUEDES DE OLIVEIRA

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; Samyn, Henrique Marques. O VENTRE DO ATLÂNTICO: UM ESTUDO SOBRE O ENCONTRO ENTRE A LITERATURA E O FUTEBOL A PARTIR DA OBRA DE FATOU DIOME. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Martins Vieira

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; Samyn, Henrique Marques. QUEM ESCREVE SAMBA É POETA! O SAMBA COMO UM ASPECTO DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE CARTOLA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Steffanie Moreno da costa

Oliveira, Otair Fernandes;LAZARO, Rafael dos Santos; ANTUNES, Viviane Conceição. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS TERREIROS DE CANDOMBLÉ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL NO RIO DE JANEIRO: EXPERIÊNCIA DO USO DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS ?CAFÉ MUNDIAL" E ?MAPA AFETIVO?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: REBECA FAGUNDES DE FREITAS DANTAS

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; ANTUNES, Viviane Conceição. SEMPRE POESIA!?: UMA LEITURA INTERCULTURAL CRÍTICA DA OBRA E TRAJETÓRIA DE OTACÍLIO FAGUNDES NA BAIXADA FLUMINENSE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: JOÃO LUIS DE ARAUJO REGO

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; FERREIRA, Amanda Crispim. FRANCISCO DE PAULA BRITO, UM EDITOR NEGRO NO SÉCULO XIX.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ADEILDA DO NASCIMENTO OLIVEIRA

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; FERREIRA, Amanda Crispim. UMA PRETA ESCREVENDO INCOMODA MUITA GENTE: MARIA FIRMINA DOS REIS, A VANGUARDISTA DAS LETRAS ABOLICIONISTAS QUE O CÂNONE RASUROU, MAS NÃO APAGOU!. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ENI RIBEIRO DE MEDEIROS

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; Lopes, Adriana Cravalho. NTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO NEGRO: APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 E AS POSSIBILIDADES DE (RE) CONHECIMENTO DA BRANQUITUDE.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: MICHELLE LIMA DO NASCIMENTO

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; OLIVEIRA, Gianne Neves. TELA PRETA: O CINEMA EXIBINDO NARRATIVAS PARA A ARTE DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ALINE DA SILVA PAULA

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos. O DIÁRIO ÍNTIMO DE LIMA BARRETO: DIÁLOGOS COM A CAMINHADA DA POPULAÇÃO NEGRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ROSANA GOMES DE LIMA DOS SANTOS

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos. LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA E A LEI N° 10.639/03 NAS ESCOLAS: UMA LEITURA DE MARIA FIRMINA DOS REIS - INVENTÁRIO DE UMA MARANHENSE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: PEDRO GIORGIO DE SOUZA RODRIGUES

ANTUNES, Viviane Conceição; Silva Junior, Jonas Alves da;LAZARO, Rafael dos Santos. DISCUSSÃO SOBRE SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO DECOLONIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ANACAROLINA SANTOS DE OLIVEIRA

Silva, Fernanda Felisberto; LOURENCO, V. C.;LAZARO, Rafael dos Santos. LITERATURA DE CORDEL E REPRESENTAÇÕES NORDESTINAS SOB O OLHAR DE JARID ARRAES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: THAINA LOPES DA SILVA

ANTUNES, Viviane Conceição; GARRÃO, Milena de Uzeda;LAZARO, Rafael dos Santos. ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA DIRIMIR INTERFERÊNCIAS DO PORTUGUÊSBRASILEIRO NA PRODUÇÃO DISCURSIVA EM ESPANHOL. 2020.

Aluno: RENNAN ALVES MOURA ROSA

GARRÃO, Milena de Uzeda;LAZARO, Rafael dos Santos; ANTUNES, Viviane Conceição. SHIRLEY BASSEY OU FAFÁ DE BELÉM: ESTRANGEIRIZAÇÃO E DOMENTICAÇÃO EM SHREK 2 (2004). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodolfo de Brito Regis

ANTUNES, V. C.;LAZARO, Rafael dos Santos; GARRÃO, Milena de Uzeda. O uso do artigo neutro ?lo? em notícias sobre a LGBTIFOBIA: uma leitura intercultural crítica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LETICIA HENRIQUE SANTOS DA SILVA

Lopes, Adriana Cravalho;LAZARO, Rafael dos Santos. DO PROIBIDÃO AO LIGHT: O SILENCIAMENTO ESTRATÉGICO NAS NARRATIVAS FUNKEIRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Evelyn Sudré da Silva

ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, Rafael dos Santos; Lopes, Adriana Cravalho. ASPECTOS DA IDENTIDADE LATINA PRESENTES NO REGGAETON: DECOLONIALIDADE, LETRAMENTO E ENSINO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheyla Miryan Granja Guisarra

Silva, Fernanda Felisberto;LAZARO, Rafael dos Santos; Lopes, Adriana Cravalho. Currículo e Formação de Professores na UFRRJ-IM: Uma Leitura de Leandro Gomes de Barros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LETICIA APARECIDA CUNHA COELHO

ANTUNES, Viviane Conceição; GARRÃO, Milena de Uzeda;LAZARO, Rafael dos Santos. Gêneros Audiovisuais E Ensino De Espanhol Como Língua Estrangeira: ?El Caso De La Casa De Papel". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Ferreira de Mascena Rodrigues de Miranda

NOGUERA, Renato Dos Santos Junior; FERNANDES. Mônica Pinheiro;LAZARO, Rafael dos Santos. Literatura infantil: contação de histórias como estímulo pedagógico para a formação do hábito da leitura na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: KARINE BONJOUR FERREIRA NAZARETH

ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, Rafael dos Santos; ZOLETTI, Debora Ribeiro Lopes. LA TETA ASUSTADA?: ADEQUAÇÕES DA NORMA PADRÃO OU TRAÇOS DE EPISTEMICÍDIOS LINGUÍSTICO-CULTURAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: GABRIELA DOS SANTOS PAIVA

ANTUNES, Viviane Conceição;LAZARO, Rafael dos Santos; ZOLETTI, Debora Ribeiro Lopes. A LATINIDADE BRASILEIRA SOB A ÓTICA DISCENTE: UMA REFLEXÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Emmanuela Vitória da Cruz

NOGUERA, Renato Dos Santos Junior;LAZARO, Rafael dos Santos; MORAES, Marcelo José Derzi. MULATA EXPORTAÇÃO ? O VALOR DA MULHER NEGRA NO TURISMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Raisa Pereira Bruno

NOGUERA, Renato Dos Santos Junior;LAZARO, Rafael dos Santos; MORAES, Marcelo José Derzi. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A IMPORTÂNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia Costa dos Santos

NOGUERA, Renato Dos Santos Junior;LAZARO, Rafael dos Santos; MORAES, Marcelo José Derzi. CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPRESATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia Vieira Maciel

LAZARO, Rafael dos Santos. Análisis de las dificultades en el desempeño en los cursos de lengua española e licenciatura en português-español. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Espanhol e Literaturas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ANTUNES, V. C.; PINTO, M. S.; ZOLETTI, Debora Ribeiro Lopes;LAZARO, Rafael dos Santos. Banca Examinadora do Concurso de Monitoria Estudantil Remunerada. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ANTUNES, V. C.; BAHIA, B.; Belo, Athaylton;LAZARO, Rafael dos Santos. Seleção de Bolsistas Ilê Axé Opô Afunjá - Rj. 2018. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LAZARO, Rafael dos Santos. Banca de correção de redações do concurso de seleção de discente. 2012.

LAZARO, Rafael dos Santos. Banca de correção de redações do concurso de seleção de discente. 2011. Escola SESC de Ensino Médio.

LAZARO, Rafael dos Santos. Banca de correção de redações do concurso de seleção de discente. 2010. Escola SESC de Ensino Médio.

LAZARO, Rafael dos Santos. Banca de correção de redações do concurso de seleção de discente. 2009. Escola SESC de Ensino Médio.

LAZARO, Rafael dos Santos. Banca de Correção das Provas Escritas para o Curso de Especialização em Língua Espanhola. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Lays Napoleão Clemente

Ações afimativas e universidade: impactos dos projetos populares; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carla Christiane de Souza Dantas

Manifestações de Racismo Estrutural no Ambiente Escolar: Uma Análise dos Instrumentos Pedagógicos de Combate; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

MARCUS VINICIUS SOUZA ARAUJO

?Entre Resistências e Conquistas: A História das Cotas para Pessoas Trans na UFRRJ?; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

David de Lima Pachá dos Santos

O GÊNERO TEXTUAL SINOPSE E O SAMBA DE ENREDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

FELIPE ROBERTO FEITOSA NASCIMENTO

O RAP COMO VIA DE LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: PERSPECTIVAS DE APLICABILIDADE DA LEI 10; 639/2003; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

KAREN NASCIMENTO RODRIGUES

A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DECOLONIAL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

RAPHAELA LIMA DOS SANTOS CONCEICAO

O RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA ANTIRRACISTA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

GABRIELE DE ALMEIDA GIL

A REPRESENTAÇÃO DA AFRO-LATINIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE CURRICULAR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

MATHEUS PEREIRA DE CASTRO GONÇALVES

PERSONAGENS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE DISCUSSÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

ISABELLA VIDAL DE ALMEIDA

OS JOGOS AFROCENTRADOS COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA DOS ESTUDANTES : UMA EXPERIÊCIA ATRAVÉS DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

MARIANA LIMA FREIRE

PRETUGUÊS DE CAROLINA NA SALA DE AULA: O ANTIRRACISMO COMO PROPOSTA DIDÁTICA DE EQUIDADE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

FERNANDA DA SILVA

EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE: A VIOLÊNCIA MARCADA PELNÃO EXISTE AGONIA MAIOR DO QUE GUARDAR UMA HISTÓRIA NÃO CONTADA DENTRO DE VOCÊ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

ISABELLE LETÍCIA CEREZO CABREIRA

O LUGAR DA BRANQUITUDE NO ENFRENTAMENTODORACISMO ESCOLAR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

RAYANNE FERNANDA DO ESPIRITO SANTO AGUIAR

DA MARQUÊS DE SAPUCAÍPARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DECOLONIAL DETRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS ORIUNDOS DOCARNAVAL CARIOCA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

MARIA CLARA GADIOLA BRANQUINHO

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10; 639 NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

WELINGTON MACHADO SANTANA

DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ROMPIMENTO DE PRÁTICAS HOMOFÓBICAS NO AMBIENTE ESCOLAR; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Andreza da Silva Mendes

Volta ao mundo hispânico: uma proposta de sequência Didática Decolonial; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

MAYARA MARTINS DE MELO,

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESPANHOLA:UM OLHAR SOBRE A BNCC E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

QUEREN DE ARAUJO MATTOS,

HETEROIDENTIFICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO: NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Adriele Santos Matias de Oliveira

REPRESENTAÇÃO NEGRA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Brenda Soares do Nascimento

O ENSINO MÉDIO E O INGRESSO DE ALUNOS NO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UFRRJ: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA/UNIVERSIDADE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Janine Gomes Miranda

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL LE: UM OLHAR DECOLONIAL PARA O CURRÍCULO DA UFRRJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Andressa da Silva Alves Gomes

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA PARA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Thaísa Silva Santiago Vitorino

Relações étnico-raciais e decolonialidade no ensino de espanhol como língua adicional: contribuições do ensino crítico para o fortalecimento das identidades afrodescendentes na Baixada Fluminense; 2024; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rafael dos Santos Lazaro;

Produções bibliográficas

  • LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS ; CEREZO, ISABELLE . O LUGAR DA BRANQUITUDE NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESCOLAR: um diálogo necessário. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais , v. 2, p. 153-174, 2024.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; Miranda, Claudia . Professoras universitárias negras e outras educações: um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJ. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. 16, p. 664-689, 2023.

  • LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS ; Miranda, Claudia . CURRÍCULO DE LETRAS (PORTUGUÊS-ESPANHOL). Revista Espaço do Currículo , v. 13, p. 768-780, 2020.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . A internet como fonte de textos para o ensino de e/le: alterações na transposição didática de textos virtuais.. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 7, p. 188-208, 2012.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . Trajetória do texto no ensino de língua estrangeira: entre a prática docente e as orientações institucionais. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. 10, p. 218-227, 2006.

  • LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS ; ANTUNES, Viviane Conceição . ROTAS INSURGENTES DE CRITICIDADE: EPISTEMOLOGIAS NEGRAS E INDÍGENAS NA CONSTRUÇÃO DE UM REPENSAR DECOLONIAL EDUCACIONAL. In: Josiowicz, Alejandra Judith; Rocha, Decio; Arantes, Poliana; Campos Rodrigo. (Org.). Decolonialidade: questões de ensino ? Volume II. 1ºed.Campinas: Pontes, 2025, v. II, p. 15-36.

  • ANTUNES, Viviane Conceição ; LAZARO, Rafael dos Santos . Espanhol sob a ótica intercultural crítica: por uma práxis decolonial antirracista na UFRRJ. In: Del Carmen Daher, Dayala Paiva de Medeiros Vargens. (Org.). Práticas de resistência e políticas públicas educacionais: ensino do espanhol no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Editorarte, 2023, v. 1, p. 78-96.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . A RETIRADA DO ESPANHOL E A IMPOSIÇÃO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA NA BNCC: RETROCESSOS CURRICULARES E IMPOSIÇÕES COLONIAIS E MERCADOLÓGICAS. In: XX ENDIPE-Rio, 2020, Rio de Janeiro. DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão, 2020. v. 4.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . A (DES) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DOS DISCENTES: UM RELATO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 2017, Rio de Janeiro. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 2017.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; ANTUNES, Viviane Conceição ; MODESTO, Wallace ; BAHIA, B. . Reflexões filosóficas e interculturais em prol da africanidade no ensino de espanhol como língua estrangeira.. In: 17º Congresso Brasileiro de professores de espanhol, 2017, Belém. 17º Congresso Brasileiro de professores de espanhol, 2017.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; JUNGER, C. V. . PCN´S Y MULTIEDUCAÇÃO: REFLEXIONES SOBRE LECTURA EN LENGUA EXTRANJERA (LE) EN LOS DOCUMENTOS OFICIALES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL.. In: Simposio Internacional de Didáctica José Carlos Lisboa, 2007, Rio de Janeiro. Actas del III Simposio Internacional de Didáctica José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2007. p. 473-484.

  • Natan Rodrigues de Oliveira ; Aparecida Francisco da Silva Bastos ; LAZARO, Rafael dos Santos . Quando o Racismo se Disfarça de Piada: Educação Antirracista na Prática Escolar. In: VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste, 2025. Precioso Ouro Negro educação, ações afirmativas e combate ao racismo (resumos), 2025.

  • LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS ; Kauã Jesus Almeida . Saberes da Baixada e Perspectiva Antirracista: a atuação do PET Conexões Baixada na interlocução entre universidade e o território da Baixada Fluminense. In: VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste, 2025. Precioso Ouro Negro educação, ações afirmativas e combate ao racismo (resumos) Ouro Preto (MG) 2025, 2025.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . Leitura em LE: relações entre as propostas dos documentos Intitucionais(PCN´s e Multieducação) e a formação de professores. In: II JORNADA DE ESTUDOS DE LINGUAGEM, 2005, Rio de Janeiro. II JEL Cadernos De Resumos, 2005.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; JUNGER, C. S. V. ; DORIA, N. G. . A construção do questionário como instrumento de pesquisa lingüística. In: 13 Semana de Iniciação científica, 2004, Rio de Janeiro. UERJ sem Muros 2004 - 13 ª Semana de Iniciação científica. Rio de Janeiro: UERJ - SR-2, 2004. v. 01. p. 366-366.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; JUNGER, C. S. V. ; DORIA, N. G. . O ensino de espanhol/ língua estrangeira nos cursos de graduação do estado do Rio de Janeiro: professores, instituições e programas. In: 13ª Semana de Iniciação científica, 2004, Rio de Janeiro. 13 Semana de Iniciação científica. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ - SR-2, 2004. v. 01. p. 366-366.

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; DORIA, N. G. . A Inserção do Bolsista PiBIC na pesquisa Científica.. In: INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada- Linguagem, Inserção e Cidadania, 2004, São Paulo. INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada- Linguagem, Inserção e Cidadania, 2004.

  • LAZARO, Rafael dos Santos . Decolonialidade, Interculturalidade e suas aplicações no ensino básico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARO, Rafael dos Santos . 'Decolonizando currículos de Ensino de Espanhol LE: uma abordagem intercultural crítica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARO, Rafael dos Santos . Formação e Prática dos Professores de Espanhol no Brasil: Rastros do Eurocentrismo e da Negação Afro-Latina na Construção do Currículo Universitário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; ANTUNES, Viviane Conceição ; BAHIA, B. ; Felisberto, FernaNDA ; MODESTO, Wallace . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR DESCOLONIZADOR PARA OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE E/LE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos . A Internet como fonte de materiais para a aula de LE: novos desafios docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; JUNGER, C. S. V. . Trajetória do texto no ensino de língua estrangeira: entre a prática e as orientações institucionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; JUNGER, C. S. V. . Comprensión lectora en lengua española y documentos gubernamentales brasileños. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; DORIA, N. G. . A Inserção do Bolsista PIBIC na Pesquisa Científica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, Rafael dos Santos ; DORIA, N. G. ; JUNGER, C. S. V. . A construção do questionário como instrumento de pesquisa lingüística. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARO, RAFAEL DOS SANTOS . Participação na Comissão Científica do livro Decolonialidade e crítica: insurgências na Baixada Fluminense, organizado por Viviane Conceição Antunes. Nova Iguaçu, RJ: Ed. dos Autores, 2024. ISBN 978-65-01-20788-9.. 2024. (Editoração/Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Relações Étnico-Raciais, Afrolatinidades e Ensino: Práticas Decoloniais para a Construção de uma Educação Aintirracista, Descrição: O projeto objetiva desenvolver e agregar pesquisas que tratem de educação, currículo e formação de professores e questões raciais, mas também permitir esse diálogo com a América Latina. Essa perspectiva de abordagens e conhecimentos que se aproximam mais do Sul Global pretende somar-se a outros esforços já presentes na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que priorizam saberes outros atrelados ao antirracismo e a equidade social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Questões étnico-raciais e decolonialidade: caminhos de conhecimento entre escola e universidade, Descrição: As instituições educacionais do nosso país sempre refletiram a desigualdade e o racismo estrutural que permeia nossa construção enquanto sociedade. Essa estrutura sempre favoreceu a entrada e permanência de corpos e conhecimentos eurocentrados nos espaços escolares e acadêmicos. O movimento negro historicamente teve a educação como um de seus pilares de ação e resistência (GOMES, 2017) e ocupou-se em buscar a inserção de negros e negras das escolas e universidades. Com esse projeto, buscamos resgatar essa história através do viés intercultural e decolonial, tendo o território da baixada como referência e as ações afirmativas como ferramenta de entrada e permanência do aluno negro no ensino superior. Revisando bibliografias, participando de encontros acadêmicos e eventos que versem sobre educação e relações raciais, objetivamos que o aluno possa compreender e mapear os impactos das ações afirmativas no Instituto Multidisciplinar Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entendendo ser este um caminho a ser percorrido por ele e por muitos discentes matriculados nas escolas adjacente ao campus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Coordenador / Layla Letícia de Oliveira Ramos - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Educação à distância e formação continuada de professores de espanhol: a questão da compreensão leitora, Descrição: Vimos desenvolvendo nos últimos anos um estudo orientado à discussão de peculiaridades do processo leitor em espanhol como língua estrangeira (E/LE) e suas implicações no ensino em diferentes níveis e na formação de professores desse idioma. O projeto apresentado para a bolsa PROCIÊNCIA 2006/ 2009, iniciado efetivamente em fevereiro de 2008, insere-se neste quadro, do qual fazem parte nossas pesquisas de doutoramento, disciplinas no âmbito da graduação e especialização em Língua Espanhola e do Mestrado em Letras área de concentração em Lingüística, atividades de extensão, a participação em eventos acadêmico-científicos e a orientação de trabalhos finais de graduação, lato sensu e mestrado. Através dele propomos, portanto, dar continuidade ao projeto desenvolvido no âmbito do PROCIÊNCIA 2003/2006, Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem integrada quantitativo-qualitativa . Cabe destacar que ele se relaciona, também, ao projeto Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: diferentes focos na formação docente , que foi subvencionado pelo CNPq, através de auxílio obtido no edital universal de 2004, coordenado por esta pesquisadora e do qual fizeram parte duas colegas do Setor de Espanhol, Instituto de Letras/ UERJ. Considerando que a leitura é uma das bases para o trabalho na modalidade de ensino-aprendizagem à distância e que, em nossas revisões bibliográficas, observamos o pouco destaque dado ao papel do processo leitor no âmbito da EAD como foco de investigação científica, avaliamos que a discussão de problemas relacionados a como se insere e se processa a leitura durante a formação continuada à distância de professores de E/LE constitui uma contribuição relevante ao meio acadêmico na área em questão. Além disso, o fato de tratar-se de uma leitura desenvolvida em meio digital/ virtual, também suscita o problema da ingerência do suporte nos modos de leitura e na construção de sentidos, bem como as especificidades e caracteriza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Integrante / Cristina de S. Vergnano Junger - Coordenador / Nívia Guimarães Dória - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: diferentes focos na formação docente, Descrição: presente projeto apresenta três subdivisões: (a) Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem integrada quantitativo-qualitativa; (b) A inserção do discurso literário no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira; (c) A construção dos sujeitos da enunciação em obras lexicográficas da língua espanhola. Todas elas estão voltadas para a discussão de aspectos de compreensão leitora em espanhol como língua estrangeira (E/LE), com especial atenção ao processo de formação de (professores)formadores de leitores em LE. Embora a equipe trabalhe em conjunto, cada uma das pesquisadoras docentes envolvidas se ocupará especificamente de um item. Os subprojetos a e b, prevêem o trabalho com sujeitos, tanto para observação quanto para aplicação de atividades e avaliação dos resultados. Para tal, contarão com a montagem e aplicação de questionários/ entrevistas como instrumentos e procedimentos de coleta de dados (Daher, 1998). Em todos os casos, serão executadas atividades para a validação dos instrumentos, por especialistas e através de pilotos, bem como a submissão das atividades nas diferentes etapas ao comitê ético da instituição. Já o subprojeto c prevê apenas o trabalho, num primeiro momento, com os dicionários, para sua análise e descrição (Haensch, 1992.). Num estágio posterior, serão propostas atividades envolvendo seu uso por alunos e professores de E/LE. Quanto ao quadro teórico subjacente aos estudos e à abordagem metodológica, a análise do discurso francesa (AD) de base enunciativa será a principal fonte de orientação teórica (Bakhtin, 1997; 2004. Benveniste, 1993; 1994. Maingueneau, 1995; 1996) e a pesquisa terá um recorte principalmente qualitativo, integrando metodologias quantitativas (Minayo, 1993), em especial para a caracterização dos perfis docentes com relação ao trabalho com leitura. As análises quantitativas contarão com o suporte de um consultor da área estatística, incluído na equipe do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Integrante / Cristina de S. Vergnano Junger - Coordenador / Nívia Guimarães Dória - Integrante / Ana Cristina dos Santos - Integrante / Angela Marina Chaves Ferreira - Integrante.

  • 2003 - 2007

    Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem integrada, Descrição: O objetivo do projeto é discutir o trabalho com leitura em espanhol L.E. dentro das salas de aula das universidades do estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Integrante / Cristina de S. Vergnano Junger - Coordenador / Nívia Guimarães Dória - Integrante.

  • 2002 - 2007

    Leitura e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem integrada quantitativo-qualitativa, Descrição: O presente projeto se propõe a dar continuidade à pesquisa de doutoramento da pesquisadora sobre o espaço dedicado ao desenvolvimento da competência leitora em disciplinas de língua espanhola, no curso de Graduação de Português-Espanhol do estado do Rio de Janeiro, como parte da formação do futuro profissional de espanhol como língua estrangeira. As discussões envolvem desde a perspectiva da leitura interativa até à leitura enunciativa com base na Análise do Discurso, tratando de observar as concepções e práticas dos docentes universitários em sua atuação na sala de aula e no planejamento de atividades. Atualmente, após uma reformulação metodológica e reapresentação da proposta de pesquisa, o projeto tem bolsa PROCIÊNCIA UERJ/FAPERJ, desde 2003, com duração prevista até outubro de 2006 . Conta também com uma bolsa PIBIC/ CNPq e uma PIBIC/UERJ (já contou com voluntários PIBIC). Cabe, portanto, observar que o projeto é uma continuação do que vinha sendo desenvolvido na linha anterior, da qual a pesquisadora saiu em 2003, para ser incluída na atual linha: "LINGUAGEM E COGNIÇÃO: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM, PROCESSOS REFERENCIAIS E RELACIONAIS" A docente colaboradora que consta da equipe tem o título de mestre, atua numa IES particular e leciona como convidada na Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura do IL/ UERJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael dos Santos Lazaro - Integrante / Cristina de S. Vergnano Junger - Coordenador / Nívia Guimarães Dória - Integrante / Rita de Cássia Rodrigues Oliveira - Integrante / Isis Batista Pinto - Integrante.

Prêmios

2002

Prêmio da 2ª Semana de Graduação, UERJ (SR1).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , Av. Governador Roberto Silveira, Centro, 23080280 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26691708, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2025

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Ensino de Lígua Espanhola, Educação para as Relações Raciais

  • 12/2024

    Extensão universitária , Intituto Multidisciplinar.Atividade de extensão realizada, Tutor do Programa de Educação Tutorial Dialogando e Interagindo com Múltiplas Realidades e Saberes na Baixada Fluminense/RJ.

  • 08/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 08/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Didática II

  • 12/2022

    Direção e administração, Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO).Cargo ou função, Vice-coordenador.

  • 01/2016

    Ensino, Geografia - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 03/2015

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino de Língua Espanhola

  • 03/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação de Aprendizagem, Epistemologia das Ciências da Educação, NEPE III, NEPE IV, NEPE V

  • 03/2015

    Ensino, Letras - Português, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática

  • 02/2024 - 08/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 02/2024 - 08/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2024 - 08/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM DIDÁTICA

  • 02/2023 - 12/2023

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 02/2023 - 08/2023

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2023 - 08/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

  • 02/2022 - 08/2022

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 02/2022 - 08/2022

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2021 - 08/2021

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 02/2021 - 08/2021

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 10/2020 - 01/2021

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 06/2020 - 10/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 07/2020 - 09/2020

    Extensão universitária , Intituto Multidisciplinar.Atividade de extensão realizada, Decolonialidade, Interculturalidade Crítica e Relações Étnico-Raciais: desafios didático-pedagógicos.

  • 02/2020 - 08/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 06/2020 - 06/2020

    Extensão universitária , Intituto Multidisciplinar.Atividade de extensão realizada, Oficina "Antirracismo em Ação Identificando e Combatendo o Racismo no Cotidiano" - Ação integrada PET CONEXÕES BAIXADA e PET GEOGRAFIA.

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2019 - 08/2019

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2019 - 08/2019

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2007 - 2017

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa e Literatura.

2012 - 2017

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de Língua Espanhola, atuando também com a disciplina Humanidades no projeto GEC (Ginásio Experimental Carioca).

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2003 - 04/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Letras Neo-Latinas.Linhas de pesquisa

  • 06/2003 - 10/2004

    Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Letras Neo-Latinas.Atividade de extensão realizada, O projetO " O ensino fundamental e o espanhol como língua estrangeira", Surge de um convênio entre a UERJ e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). Este pemite que alunos, ainda na graduação, possam ter contato com a rede municipal de.

2009 - 2012

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuou como professor e Língua Portuguesa, Literarura Brasileira e Língua Espanhola em turmas de ensino fundamental e médio nas modalidades regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O trabalho foi desenvolvido dentro da Escola SESI e em classes anexas nas empresas Michelin e Casa da Moeda.