Janaina Mourão de Ciganda
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2005) e mestre em Educação na área de Educação e Ecologia Humana - Universidade de Brasília (2010).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, sustentabilidade e educação ambiental. E experiência em docência no ensino superior na modalidade à distancia e presencial como docente, orientação de TCC e coordenação de cursos de graduação e pós-graduação.
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade de Brasília, UnB
Título: Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do Projeto Água como Matriz Ecopedagógica
, Ano de Obtenção: 2010.Vera Margarida Lessa Catalão.Palavras-chave: educação ambiental; sustentabilidade; transdisciplinaridade; complexidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação ambiental.
Formação complementar
2005 - 2006
Extensão universitária em II Curso de fundamentação em pedagogia waldorf. (Carga horária: 72h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em V Semana de Extensão - Univ. e desenv. sustentável. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Agua como matriz ecopedagogica. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em III Senama de Extensão da Unb. (Carga horária: 14h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Agua como matriz ecopedagogica. (Carga horária: 56h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Antroposofia e pedagogia waldorf. (Carga horária: 16h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Obsevação de crianças na escola waldorf. (Carga horária: 2h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação superior.
Participação em eventos
Fórum Social Mundial.Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).
Encantro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste. Desdobramentos do projeto: Água como Matriz Ecopedagogica. 2004. (Congresso).
V fórum Brasileiro de Educação Ambiental..Brinquedoteca mambembe lixo vira arte. 2004. (Outra).
World Environmental Education Congress. World Environmental Education Congress. 2004. (Congresso).
55 Reunião Anual da SBPC. Educação Ambiental na Estação Ecológica de Àguas Emendadas - DF, Buscando Caminhos. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
MOURÃO, Janaina.. O papel da família e do psicopedagogo institucional na formação dos limites da criança. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. Dificuldades de aprendizagem - dislexia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. Psicopedagogia e psicomotricidade: integrando conceitos sobre o sujeito em processo de aprendizado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. O jogo no contexto da clínica psicopegagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. O processo de formação do ser professor no cotidiano da escola: as diferenças entre o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Instituto Federal de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. Formação Inicial de Professores: as contribuições da Residência Pedagógica na construção da identidade docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Instituto Federal de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; MAGALHAES, S. M. L.. O processo de formação do ser professor no cotidiano da escola: as diferenças entre o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Instituto Federal de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; MAGALHAES, S. M. L.. Formação Inicial de professores: as contribuições da Residência Pedagógica na construção da identidade docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Instituto Federal de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. DIFERENÇA DE GÊNEROS NA SALA DE AULA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: LEGITIMAÇÃO DO SUCESSO OU FRACASSO DO EDUCANDO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO DA VIOLÊNCIA SILENCIOSA NAS ESCOLAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A CRECHE EM QUESTÃO: ESPAÇO PARA CUIDAR OU PARA EDUCAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; LÉDA, Patricia. A RELAÇÃO AFETIVIDADE X APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A INFLUÊNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. de Salles.FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Santana.O PAPEL DA FAMÍLIA NA INTERAÇÃO COM O PEDAGOGO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; GUIMARÃES, Cristiana. Pedofilia x orientação sexual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; LÉDA, Patricia. Formação do professor de artes em séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. Evasão escolar no ensino fundamental da EJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.; LÉDA, Patricia. Análise sobre a visão do educador sobre Dificuldades de Aprendizagem (D.A.). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Limite e indisciplina na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Educação Infantil: Crianças de 4 e 5 anos e a formação de seus professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Os pais na Educação dos Filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A Brinquedoteca na Aprendizagem Infantil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Desafios e possibilidades de crianças hiperativas em ambientes escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A violência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. Pereira.RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. da Silva Diniz.RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. F. Lima.PROFESSOR X FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
LÉDA, Patricia;MOURÃO, Janaina.. A TIMIDEZ EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DO EDUCADOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
MOURÃO, Janaina.. EJA - evasão escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília.
Orientou
O papel da família e do psicopedagogo institucional na formação dos limites da criança; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Dificuldades de aprendizagem - dislexia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Psicopedagogia e psicomotricidade: integrando conceitos sobre o sujeito em processo de aprendizado; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O jogo no contexto da clínica psicopegagógica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Relato de Experiência: Educador Social Voluntário, impactos na educação; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Instituto Federal de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância da afetividade no aprendizado das crianças de 3 e 4 anos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A participação da familia e escola no desenvolvimento da criança do 5° ano da rede publica; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A contribuição dos jogos no ensino da língua portuguesa na faixa etária de 03 anos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Qual a contribuição do brinquedo e das brincadeiras na educação infantil?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Educação inclusiva no jardim de infância ii: um estudo sobre como acontece a aceitação das crianças pnee entre as demais em salas regulares; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Hiperatividade x indisciplina; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Avaliação no processo de ensino ? aprendizagem como um todo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Aprendizagem significativa no jardim de infância; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Escola-família: a não participação da família como fator dificultador do trabalho pedagógico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Inclusão racial nas escolas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A afetividade como meio condutor da aprendizagem significativa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A utilização de jogos pedagógicos como mediação da aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O brincar na educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O papel do pedagogo no atendimento de adolescentes em Liberdade Assistida; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Alfabetização: desafios do professor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Educação inclusiva x formação do professor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa: contribuições para prática de sala de aula; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Integração Escola-família: contribuições para uma aprendizagem significativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Jogos como recursos pedagógicos no ensino da Matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Afetividade e desenvolvimento cognitivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância da literatura infantil no processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A influencia da sociologia no processo do ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância da afetividade e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O lúdico na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Avaliação: tarefa didática necessária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Processo de letramento no primeiro ano do ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância de contar história na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A relação professor e aluno: diálogo e interação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Avaliação: perspectivas para construção de cidadãos autônomos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Participação dos pais no processo de alfabetização; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Aprendizagem da leitura e escrita em crianças de 6 a 9 anos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Merenda Escolar e as sua inter-relação com a aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Avaliação:Processo contínuo de ensino-aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância da alfabetização do deficiente mental para a inclusão social; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
As representações sociais da gestão democrática de pais de alunos em uma escola pública do distrito federal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância do lúdico no desenvolvimento e na formação da criança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O papel do pedagogo na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Afetividade e aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O portador de necessidade especial e sua inclusão a no ensino regular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Sexualidade infantil:Influências da escola e da família na identidade sexual do indivíduo; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
A importância da motivação para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino de jovens e adultos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O Lúdico na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Literatura infantil no processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
O incentivo á leitura para formação de pequenos leitores nas seres iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica de Brasília; Orientador: Janaina Mourão de Ciganda;
Produções bibliográficas
-
MOURÃO, Janaina. . Ações de Educação Ambiental como movimento social: Reciclando o Cotidiano e a emergência da teoria da complexidade. In: Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2009, La Plata. Anais do Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2009.
-
MOURÃO, Janaina. . Agenda Ambiental da Universidade de Brasília: uma rede socioambiental. In: Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2009, Rio de Janeiro. Anais do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2009.
-
MOURÃO, Janaina. . Desdobramentos do projeto Água como Matriz Ecopedagógica. In: EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro- Oeste, 2004, Goiania. VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro- Oeste, 2004.
-
MOURÃO, Janaina. . Buscando caminhos. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. 55ª reunião anual da SBPC - Educação, Ciência e tecnologia para a inclusão social., 2003.
-
MOURÃO, Janaina. . Ações de Educação Ambiental como movimento social: Reciclando o Cotidiano e a emergência da teoria da complexidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURÃO, Janaina. . Agenda Ambiental da Universidade de Brasília: uma rede socioambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURÃO, Janaina. . Minicurso da bacia hidrográfica à bacia pedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURÃO, Janaina. . Desdobramentos do projeto: Água como Matriz ecopedagogica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURÃO, Janaina. . Educação Ambiental na Estação Ecológica de Águas Emendadas - DF, Buscando Caminhos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Espaço Israel PinheiroVínculo: coordenação pedagógica, Enquadramento Funcional: coordenação pedagógica, Carga horária: 20
2011 - 2023
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 13
Outras informações:
atuação como docente do curso de Pedagogia, responsavel pelas disciplinas Educação Ambiental e Curriculos e Diversidade. atuação como docente da pós-graduação na modalidade á distância do curso de Psicopedagogia.
2010 - 2012
Faculdade Evangélica de BrasíliaVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Docência nas seguintes disciplinas do curso de Pedagogia: Conteúdos e Métodos da Língua Portuguesa, Fundamentos da Língua Portuguesa, Educação Especial e Orientação de trabalho de conclusão de curso. E dos cursos Administração e Teologia a disciplina Metodologia Científica.
2009 - 2010
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio técnico-Nucleo da Agenda Ambiental, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - Pedagogia -Pólo CarinhanhaVínculo: Tutor a distancia, Enquadramento Funcional: tutor a distancia, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria no curso de Pedagogia nas seguintes disciplinas: Educação Ambiental e Antropologia e Educação
2008 - 2009
Ministério do Meio AmbienteVínculo: consultor, Enquadramento Funcional: analista, Carga horária: 30
Outras informações:
Mapeamento, planejamento e elaboração de curso á distancia para formação de educadores ambientais populares.
2003 - 2004
Instituto para o Desenvolvimento AmbientalVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor
2023 - Atual
Instituto Federal de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente da área pedagógica dos cursos de licenciatura Letras/Inglês e Geografia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janaina Mourão de Ciganda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?