Jorge Antônio de Oliveira Satt

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Graduado em História Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2005) e Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (2010). É Especialista em Supervisão Escolar pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) e Especialista através do curso de pós-graduação Formação de Professores na Narrativa da Docência (2014). É professor da rede pública municipal e estadual de ensino da cidade do Rio Grande/RS. Atualmente desempenha a função de Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins e é professor de História da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Carlos Loréa Pinto. Os trabalhos de pesquisa mais recentes estão embasados na metodologia das Histórias de vida, com ênfase na pesquisa narrativa de cunho auto-biográfico e as contribuições desta para a formação de professores. Atua também em Programas e Projetos de Formação Continuada de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação

2022 - Atual

Universidade Nacional de Rosário
Orientador: Aline Dornelles

Mestrado em Educação Ambiental

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Nas andanças pelo mundo, repensando caminhos...Assim me constituo educador ambiental
, Ano de Obtenção: 2009.Cleuza Maria Sobral Dias.Palavras-chave: Educação Ambiental; Histórias de Vida; Pesquisa Narrativa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização Latu Sensu Narrativas na Docência

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande
Título: É NA ESCOLA ARRUDA QUE ESTOU APRENDENDO A SER GESTOR ESCOLAR
Orientador: ANA LAURA SALCEDO

Especialização em Supervisão Escolar

2009 - 2011

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Os saberes, diretrizes e fazeres do supervisor escolar: o que a experiência ensina sobre isso?
Orientador: Aloisio Carlos da Silva

Graduação em HISTÓRIA LICENCIATURA

2001 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller

Ensino Fundamental (1º grau)

1989 - 1996

Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller

Formação complementar

2018 - 2018

JORNADA PEDAGÓGICA A ESCOLA DOS MEUS SONHOS. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.

2018 - 2018

DIA NACIONAL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL. (Carga horária: 3h). , Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul, CMRG, Brasil.

2010 - 2010

Grupo de Estudos da Psicogênese. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.

2009 - 2009

II (Re)pensando a Educação Ambiental no contexxto. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2008 - 2008

OFICINA DO PROJETO CONPET. (Carga horária: 9h). , Ministério de Minas e Energia, MME, Brasil.

2007 - 2007

REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2003 - 2003

Reflexões sobre a pesquisa qualitativa em EA. (Carga horária: 3h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Capacitação Programa Cidadania Já Unisol. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.

Organização de eventos

SATT, Jorge Antônio Oliveira . VII SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: CIDADE PLURAL - ESCOLAS, CONVIVÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. 2019. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . VII Seminário Interfaces pedagógicas: licenciaturas em diálogo: Cidade Plural - Escolas, convivências e resistências. 2019. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: Diálogos e Reflexões sobre a Prática Pedagógica Transformadora. 2018. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . 7º Congresso Municipal de Educação da Cidade do Rio Grande: Avanços e Desafios do Sistema Municipal de Ensino. 2016. (Congresso).

SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . Curso de Formação: Desafios, perspectivas e possibilidades a prática pedagógica transformadora. 2015. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . Seminário de Profissões. 2012. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . V COMED - Congresso Municipal de Educação. 2012. (Congresso).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . Formação Continuada de Professores. 2011. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . JORNADA PEDAGÓGICA (RE) PENSANDO E (RE) SIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . JORNADA PEDAGÓGICA (RE)PENSANDO E (RE)SIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . CURSO II (RE) PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . II (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . CURSO REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2007. (Outro).

SATT, Jorge Antônio Oliveira . IX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE. 2007. (Outro).

Participação em eventos

I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação. 2021. (Seminário).

IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão.NARRATIVAS DE GESTÃO: OS DESAFIOS DE ESTAR DIRETOR/VICE DIRETORA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Outra).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE - RIO 2020.Mediação da roda de conversa ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM EXPERIÊNCIAS FRANCO-BRASILEIRAS DE REINVENÇÃO DO LEGADO DE PAULO FREIRE. 2020. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE - RIO 2020. 2020. (Encontro).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO; I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH: PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO-MATRIZES ONÍRICAS DE UMA ESCOLA VIVA. 2019. (Outra).

VII Seminário Interfaces pedagógicas: licenciaturas em diálogo: Cidade Plural - Escolas, convivências e resistências. 2019. (Seminário).

I Encontro de Formação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Encontro).

Pré Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 2018. (Outra).

Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: Diálogos e Reflexões sobre a prática pedagógica transformadora.Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: Diálogos e Reflexões sobre a Prática Pedagógica Transformadora. 2018. (Outra).

3° FÓRUM SOCIAL DE ACESSIBILIDADE "UM NOVO OLHAR É PRECISO". 2017. (Outra).

PRÉ FÓRUM DE LEITURAS PAULO FREIRE: A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA - ROSA DE CONVERSA COM JAIME JOSÉ ZITKOSKI. 2017. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento: Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio. 2015. (Outra).

Curso de Formação: Desafios, perspectivas e possibilidades a prática pedagógica transformadora.(Re)pensando a escola que temos e a escola que queremos. 2015. (Outra).

Curso de Formação: Desafios, perspectivas e possibilidades a prática pedagógica transformadora. 2015. (Outra).

Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP. 2015. (Outra).

III Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2015. (Outra).

Jornada Pedagógica: Desafios a prática docente. 2015. (Outra).

6° COMED - Congresso Municipal de Educação: Construindo o Plano Municipal de Educação 2014°2024. Participou como delegado no 6° COMED - perfazendo total de 20h.. 2014. (Congresso).

II Seminário Nacional de Neurociência aplicada à Educação: Desafios e Possibilidades. 2014. (Seminário).

XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Os desafios da formação continuada. 2014. (Outra).

1º Encontro de Educação e Tecnologia: "Tecnologia e Educação: O Desafio do Professor Atual". 2013. (Encontro).

5º Congresso Municipal de Educação - COMED. 2012. (Congresso).

Jornada de Formação Pedagógica. 2012. (Outra).

1º SEMINÁRIO NACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO - NEUROCIÊNCIAS APRENDIZAGEM E ENSINO: INOVANDO NA EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

IV COMED - Congresso Municipal de Educação. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA - IV CIPA. HISTÓRIAS DE UMA VIDA: O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE UM EDUCADOR AMBIENTAL QUE BUSCA EM SUAS ANDANÇAS PELO MUNDO A COMPREENSÃO DE SI. 2010. (Congresso).

JORNADA PEDAGÓGICA (RE) PENSANDO E (RE) SIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Outra).

PRÉ-FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE COM O TEMA: LEGADO E PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO RIO GRANDE DO SUL. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?. 2010. (Seminário).

VII SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: CIDADE PLURAL - ESCOLAS, CONVIVÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. 2010. (Seminário).

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).

I E II ENCONTRO METODOLÓGICO TECNOLÓGICO: DISCUTINDO OS PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM. 2008. (Encontro).

3º CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Congresso).

IV SIMPÓSIO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, I FORUM ESTADUAL SOBRE CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E XVI SEMANA ALTO URUGUAI DO MEIO AMBIENTE. 2007. (Simpósio).

6º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR.UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA: UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Encontro).

8º FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE. 2006. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2005. (Congresso).

IV SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA QUALITATIVA. 2005. (Seminário).

2º SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA QUALITATIVA. 2003. (Seminário).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VI CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. 2003. (Congresso).

II SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2003. (Simpósio).

MESA REDONDA REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2003. (Outra).

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO ALTERNATIVAS. 2003. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2002. (Seminário).

X CICLO DE CONFERÊNCIAS HISTÓRICAS. 2001. (Outra).

Participação em bancas

SATT, Jorge Antônio Oliveira. IX Mostra da Produção Universitária. 2010. Universidade Federal do Rio Grande.

SATT, Jorge Antônio Oliveira. VI MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

Produções bibliográficas

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FREITAS, A. L. S. ; FORSTER, M. M. S. . Experiências de (trans)formação com professores/as e gestores/as da Educação Básica. Experiências de (trans)formação com professores/as e gestores/as da Educação Básica. Revista Educação e (Trans)formação , v. 4, p. 35-53, 2019.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . TANTOS CAMINHOS! TANTAS RUAS! TANTAS AVENIDAS! SIGO PELA ESTRADA DA VIDA ME DESCOBRINDO GENTE. Poiesis Pedagogica , v. 01, p. 111-126, 2010.

  • FRANCO, J. B. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCONTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS. Revista do Programa Alfabetização Solidária , v. 7, p. 45-56, 2007.

  • FRANCO, J. B. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCONTRANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS. Revej@ (UFMG) , v. 01, p. 33-42, 2007.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FRANCO, J. B. . Formação continuada de professores: um debate permanente. In: Ana Lucia de Souza de Freitas; Gomercindo Ghiggi; MArcia H. Koboldt Cavalcante. (Org.). Leituras de Paulo Freire na partilha de experiências. 01ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. 01, p. 50-52.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A Pedagogia do Oprimido. Prospectiva- Revista de Orientação Educacional, p. 12 - 12.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. ; FRANCO, J. B. . Os desafios da formação continuada. In: XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2014, Santo Ângelo. XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Santo Ângelo: Furi - Campus de Santo Ângelo, 2014. p. 472-479.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . Saberes, dizeres e fazeres da docência: descobertas de mim e do mundo. In: XIII Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011, Santa Rosa. Anais do XIII Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011. v. 01.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . PRIMEIROS PASSOS NA DOCÊNCIA. In: XII FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2010, Porto Alegre. Anais do XII FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . CAMINHOS E (DES)CAMINHOS DA DOCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO O SER PROFESSOR. In: SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010, Rio Grande. Anais do SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . Travessias e Andarilhagens de Mundo: Reflexões sobre si e sobre a vida. In: IX Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2010, Rio Grande. Anais do IX Seminário de Pesquisa Qualitativa. Rio Grande: Edigraf, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . Histórias de uma vida: O processo de constituição de um educador ambiental que busca em suas andanças no e pelo mundo a compreensão de si. In: Anais do IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar. SP: CDD, 2010. v. 4. p. 1-9.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FRANCO, J. B. . A PERSPECTIVA MATERIALISTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS. In: X Encontro Sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande. Anais do X Encontro sobre Invstigação na Escola. Rio Grande: CDU, 2010. v. 10. p. 1-5.

  • Dal Pizzol, Luciane Lemos ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FRANCO, J. B. . Formação Continuada de Professores e Professoras: Limites, práticas e possibilidades no contexto escolar. In: XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2010, Porto Alegre. Anais do XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2010. v. 12. p. 1-10.

  • Alves, Juliane de Oliveira ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dal Pizzol, Luciane Lemos ; FRANCO, J. B. . REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: OLHARES A PARTIR DE PAULO FREIRE. In: XI FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2009, Porto Alegre. Anais do XI FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2009.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral ; FREITAS, A. L. S. . A ESCOLA DO CAPÃO DO MEIO: LEMBRANÇAS, SABERES E FAZERES PARA A VIDA INTEIRA. In: XI FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2009, Porto Alegre. Anais do XI FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2009.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FRANCO, J. B. . FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA. In: X FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2008, São Leopoldo. Anais do X FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2008.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; FRANCO, J. B. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO EJA: ENTRE O FORMAL E O NÃO FORMAL. In: IV SIMPÓSIO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, I FORUM ESTADUAL SOBRE CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E XVI SEMANA ALTO URUGUAI DO MEIO AMBIENTE, 2007, Erechim. Anais do IV SIMPÓSIO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, I FORUM ESTADUAL SOBRE CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E XVI SEMANA ALTO URUGUAI DO MEIO AMBIENTE, 2007.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE: UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO DE SABERES. In: IX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2007, Rio Grande. Anais do IX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2007.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. ; SILVA. D. L. ; VIEIRA, M. F. . Carta Pedagógica: Escrita de um Coletivo de Educadores (AS). In: Educação na Contemporaneidade, 2020, Recife. Amplamente: Educação na Contemporaneidade. Recife: Amplamente Cursos, 2020. v. 1. p. 190-193.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira . Trilhando a caminhada da formação continuada: primeiros apontamentos. In: XI Encontro sobre Investigação na Escola 'tecendo saberes docentes em rodas de conversa no Pampa', 2012, Bagé. Anais do XI Encontro sobre Investigação na Escola "tecendo saberes docentes em rodas de conversa no Pampa", 2012.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . NAS ANDANÇAS PELO MUNDO, A DESCOBERTA DE SI: O OLHAR DE UM EDUCADOR A PARTIR DE SUA HISTÓRIA DE VIDA. In: X ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2010, Rio Grande. Anais do X ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . HISTÓRIAS QUE A VIDA NOS ENSINA. In: IX MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2010, Rio Grande. Anais da IX MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2010.

  • Alves, Juliane de Oliveira ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . SABORES E DISSABORES DO FAZER PEDAGÓGICO: COMPARTILHANDO SABERES E REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA. In: X ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2010, Rio Grande. Anais do X ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . PROBLEMATIZANDO O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: IX ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2009, Lajeado. Anais do IX ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2009.

  • Dal Pizzol, Luciane Lemos ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira ; FRANCO, J. B. . DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO GRANDE. In: IX ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2009, LAJEADO. ANAIS DO IX ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2009.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A PRÁTICA DOCENTE: UM ATO POLÍTICO E DIALÓGICO. In: VI ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2006, Rio Grande. Anais do VI ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2006.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS DOCENTE. In: XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2018, SÃO LEOPOLDO. ANAIS DO XX FÓRUM DE ESTUDOS:LEITURAS DE PAULO FREIRE. SÃO LEOPOLDO: CASA LEIRIA, 2018. p. 1-1.

  • SILVA, I. L. G. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA. D. L. ; BORGES, D. ; VIEIRA, M. F. . Carta Pedagógica: Escrita de um Coletivo de Educadores (AS). In: XX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire, 2018, Porto Alegre. ANAIS DO XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul, 2018. v. 20. p. 1185-1189.

  • Dal Pizzol, Luciane Lemos ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Schmidt, Elisabeth Brandão . CURSO DE EXTENSÃO: (RE) PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. In: SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010, Rio Grande. Anais do SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . NARRATIVAS DOCENTES: O QUE SE SABE E O QUE SE LEVA DA VIDA?. In: SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010, Rio Grande. Anais do SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2010.

  • FRANCO, J. B. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira ; SILVA, I. L. G. . REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. In: X FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2008, São Leopoldo. Anais do X FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2008.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: A CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL E O COTIDIANO DA SALA DE AULA. In: VI MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2007, Rio Grande. Anais do VI MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2007.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO SABER DE EDUCANDOS E EDUCANDAS. In: 7º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2007, Pelotas. Anais do 7º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2007. p. 186-187.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA: UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO SOCIAL. In: 6º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2006, Pelotas. Anais do 6º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2006. p. 210-211.

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, André Lemes da . ESTUDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES E PROFESSORAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA 2003 - ITATIM/BA. In: II MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA/FURG, 2003, Rio Grande. Anais da II MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA/FURG, 2003.

  • SILVA. D. L. ; SILVA, I. L. G. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . Experiências de inclusão em sala de aula: a narrativa de uma professora no cotidiano da práxis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . NARRATIVAS DE GESTÃO: OS DESAFIOS DEESTAR DIRETOR/VICE DIRETORA EM TEMPOS DE PANDEMIA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . Diálogos, reflexões e aprendizagens de gestão em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A Escola pelo Lado de Dentro: Escutas Necessárias e Urgentes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . NARRATIVA SOBRE UMA PROPOSTA PARA A HORA-ATIVIDADE DOS ANOS INICIAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . HISTÓRIAS DE QUEM VIVE A GESTÃO NA ESCOLA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA. D. L. . NARRATIVAS DE UMA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . PERCURSOS DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO GRANDE/RS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA. D. L. ; SILVA, I. L. G. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . NARRATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA EM PERMANENTE APRENDIZAGEM DE SI E DO OUTRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA. D. L. ; SILVA, I. L. G. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira ; VIEIRA, M. F. . FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: UM PERCURSO POSSÍVEL POR DENTRO DA ESCOLA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. L. S. ; FORSTER, M. M. S. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . RODAS DE DIÁLOGO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA NOS PRÉ-FÓRUNS DO XX FÓRUNS DE ESTUDOS:LEITURAS DE PAULO FREIRE NO RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA. D. L. ; SILVA, I. L. G. ; SATT, Jorge Antônio Oliveira . FORMAÇÃO PERMANENTE: CONSTRUINDO POSSBILIDADES A PARTIR DA ESCOLA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; SILVA, I. L. G. . A HORA-ATIVIDADE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . (RE)PENSANDO A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . OS DESAFIOS DO FAZER DOCENTE: O DEVIR DE UM PROCESSO EDUCATIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira . SABERES E SABORES DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: TEXTO, CONTEXTO E FORMAÇÃO DE SABERES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Dias, Cleusa Maria Sobral . TRAVESSIAS E ANDARILHAGENS DE MUNDO: REFLEXÕES SOBRE SI E SOBRE A VIDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . (RE) PENSANDO E (RE) SIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira ; SILVA, I. L. G. . LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; Alves, Juliane de Oliveira ; FRANCO, J. B. ; Dal Pizzol, Luciane Lemos ; Schmidt, Elisabeth Brandão ; RIZZI, C. A. Z. ; CHAGAS, G. B. . OFICINA RODA DE CONVERSA: PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA COTIDIANA DE SALA DE AULA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . OFICINA FREIRE E VIGOTSKY: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO ESPAÇO FORMAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A PRÁTICA DOCENTE: UM ATO POLÍTICO E DIALÓGICO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA: UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira ; ALANIS, Cleusa de Ávila . EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATT, Jorge Antônio Oliveira . A TEORIA PEDAGÓGICA ASSOCIADA À PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Práticas de gestão da escola: saberes, tensionamentos e possibilidades, Descrição: O projeto Práticas de Gestão da Escola: saberes, tensionamentos e possibilidades trata da temática da formação continuada de gestores da Educação Básica e toma como objeto de estudo as práticas veiculadas pelas equipes diretivas no cotidiano escolar. Tem como objetivo compreender os processos de gestão em que se constituem práticas inovadoras na escola, apoiando-se em diversos autores/as de referência, entre outros/as: Sousa Santos, Freire, Paro, Alarcão, Tardif, Perez Gomes, Lucarelli e Cunha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Integrante / Ana Lúcia Souza de Freitas - Coordenador / Maria Elisabete Machado - Integrante / Ana Lúcia Castro Brum - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Ancila Dall'Onder Zat - Integrante / Leia Raquel Almeida - Integrante / Gabriela Silva Pereira - Integrante / Magda de Toni - Integrante / Sabrina Senra da Silveira - Integrante / Emanuel Otto Schwieder - Integrante / Gabrielle Borba da Silva - Integrante / Roseme Impéres Lira - Integrante / Gisele Martins Alves - Integrante / Angelita Carla Alves Pereira - Integrante / Micheli Silveira de Souza - Integrante.

  • 2009 - 2010

    A constituição de educadores ambientais pela pesquisa, Descrição: O projeto visa a contribuir com a formação do educador ambiental pesquisador, considerando que na experiência é que ele aprende. Este projeto tem o seguinte objetivo geral: investigar o processo de constituição de educadores ambientais pela pesquisa em sua formação, enquanto pesquisadores no programa de pós-graduação em educação ambiental da FURG, favorecendo a problematização de ciência do grupo de pesquisadores, aqui considerados como uma comunidade aprendente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) Doutorado: (10) . , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Integrante / Maria do Carmo Galiazzi - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    A constituição de educadores ambientais no contexto escolar, Descrição: O projeto visa contribuir com a formação de professores educadores ambientais pesquisadores de sua própria prática, considerando que na experiência é que ele aprende. Este projeto tem o seguinte objetivo geral: investigar o processo de constituição de professores educadores ambientais em sua formação continuada, favorecendo a problematização de ciência do grupo de pesquisadores, aqui considerado como uma comunidade aprendente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Coordenador / Juliane de Oliveira Alves - Integrante / Jussara Botelho Franco - Integrante / Claudia Andrea Zuchoski Rizzi - Integrante.

  • 2008 - 2009

    DIÁLOGOS EM REDE: os sentidos e significados da alfabetização e dos processos de escolarização para educadores e para jovens e adultos integrantes de ações de EJA, nos municípios do Rio Grande, de São José do Norte, Mostardas e Santa Vitória do Palmar, Descrição: O projeto busca estudar os sentidos e significados da alfabetização e dos processos de escolarização para educadores e para jovens e adultos integrantes de ações de EJA, nos municípios do Rio Grande, de São José do Norte, Mostardas e Santa Vitória do Palmar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Integrante / Cleusa Maria Sobral Dias - Coordenador / Alexandre Cougo de Cougo - Integrante / Vanise dos Santos Gomes - Integrante / Silvana Maria Bellé Zasso - Integrante / Monia Gonçalves Coelho - Integrante / Valdo Barcellos - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Bruno Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2003

    A TELEVISÃO E OS ADOLESCENTES: A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ADOLESCENTES, Descrição: O projeto A televisão e os adolescentes:A influência da televisão na construção da identidade dos adolescentes, com 20 horas de atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    COMPREENDENDO A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM, Descrição: O projeto Compreendendo a relação entre a prática pedagógica e as teorias de aprendizagem, com 20 horas de atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Antônio de Oliveira Satt - Coordenador.

Prêmios

2018

Homenagem pelo dia do Diretor, Câmara Municipal do Rio Grande.

2016

Diploma de Reconhecimento pelo trabalho realizado junto aos alunos Destaque na 11° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Câmara Municipal do Rio Grande.

2015

Menção Honrosa por viabilizar a participação dos professores e estudantes na 10° OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins, Coordenação Pedagógica. , Rua Irmão Isício, 125, Castelo Branco 1, 96214-150 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32355390

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 1

Outras informações:
Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas (2019).

2006 - 2006

Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial Rs

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como docente no período entre maio e julho de 2006, na disciplina de História da Arte aplicada ao Turismo II, no curso de Técnico de Guia de Turismo.

Atividades

  • 05/2006 - 07/2006

    Ensino, Curso Técnico de Guia de Turismo, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, História da Arte

2006 - 2006

Seleção Pré Vestibular

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuou como docente na disciplina de História, no período entre março e dezembro de 2006.

Atividades

  • 03/2006 - 12/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2003 - 2004

Colégio de Ensino Médio Michigan Ltda

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2003 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 03/2003 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2003 - 2003

Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou ministrando a disciplina de História - revisão do ensino médio, cumprindo carga horária de 198 horas/aula.

Atividades

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Professor Supervisor, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como Professor Supervisor no subprojeto Gestão Escolar, sendo bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, de julho de 2012 até a presente data, perfazendo 20 horas de atividades semanais.

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como voluntário no processo de formação continuada do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS e no Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos, no período de abril a setembro de 2013, com carga horária de 240h.

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente de Pós-Graduação

Outras informações:
Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG.

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do NEEJA

Outras informações:
Colaborador junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - NEEJA/FURG.

2001 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente de Graduação, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Educação/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental.Atividade realizada, Coordenação do curso II (Re) Pensando a Educação Ambiental no Contexto Escolar.

  • 03/2007 - 10/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Educação/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental.Linhas de pesquisa

  • 03/2003 - 03/2003

    Extensão universitária , Reitoria.Atividade de extensão realizada, Participação na UniSol - Universidade Solidária 2003, realizando atividades de extensão em Itatim/BA, com 170horas de atividades..

  • 08/2001 - 03/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.Atividade realizada, Bolsista Voluntário - Carga Horária 20 horas..

  • 12/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Ingresso e Seleção, Divisão de Ingresso e Seleção.Serviço realizado, Fiscal do Processo Seletivo 2002.

2012 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da EMEF João de Oliveira Martins, Carga horária: 40

2006 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi designado para ser docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins para ministrar a disciplina de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

2011 - 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor da EMEF João de Oliveira Martins, Carga horária: 20

2010 - 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Pedagógico da EMEF João de O. Martins, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Coordenador Pedagógico nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins.

Atividades

  • 01/2012

    Direção e administração, Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins.Cargo ou função, Diretor de Escola.

  • 09/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 11/2017 - 09/2019

    Direção e administração, Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

  • 01/2012 - 12/2013

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação do Rio Grande.Cargo ou função, Coordenador do Colegiado de Diretores do Pólo 3 (zona oesto do Município do Rio Grande).

2019 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 1

Outras informações:
Contribuiu para o Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade: narrativas em primeira pessoa - GRUPRODOCI, sobre sua experiência docente e gestora no Sistema Municipal de Ensino.

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de São José do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Demonstração para ministrar a disciplina de História.

Atividades

  • 05/2005 - 09/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2006 - Atual

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como docente na Escola Estadual de Ensino Médio Roberto Bastos Tellechea, durante o período de 28/09/2006 a 27/02/2008, para ministrar a disciplina de história, nas turmas de 5ª e 6ª séria do Ensino Fundamental. Posteriormente, de 28/02/2008 a 03/07/2008, atuou como docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Juvêncio Lemos, para ministrar a disciplina de história para os Anos Finais do Ensino Fundamental. De 04/07/2008 a 30/06/2011, atuou como docente na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Carlos Loréa Pinto, para ministrar a disciplina de história, nos Anos Finais do Ensino Fundamental bem como para o Ensino Médio. Desde 31/03/2016, é permutado para a Secretaria de Município da Educação (Prefeitura Municipal do Rio Grande) para desempenhar suas funções de Diretor Escolar, na EMEF João de Oliveira Martins.

2010 - 2016

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Escolar, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Supervisor Escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Carlos Loréa Pinto

Atividades

  • 09/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 03/2010 - 08/2016

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Carlos Loréa Pinto.Serviço realizado, Supervisor Escolar.