María Pilar Ramírez Argueta
Possui graduação em Licenciatura en Ciencias Jurídicas y Sociales - Universidad de San Carlos de Guatemala (2007). Atualmente é assesora legal e coordenadora de projetos - International Centre for Missing & Exploited Children . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito
Informações coletadas do Lattes em 21/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito do Trabalho e Seguro Social.
2007 - 2008
Universidad de San Carlos de Guatemala
Título: O regimen do trabalho domestico,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Luis Ernésto Cáceres
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
Graduação em Licenciatura en Ciencias Jurídicas y Sociales
2002 - 2007
Universidad de San Carlos de Guatemala
Título: Marcas de Certificación
Orientador: Rafaél Godinez Bolaños
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
International Centre for Missing & Exploited ChildrenVínculo: Coordenarora de Projetos, Enquadramento Funcional: Assesora Legal e Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Legal Advisor and Program Coordinator, Latin America and the Caribbean. *Coordenadora de programas em terreno, responsável pela assistência legal, planejamento estratégico e coordenação de projetos de Assistência Humanitária e Direitos Humanos, especialmente no tema de proteção integral, crianças desaparecidas, crianças exploradas, crianças migrantes e subtração internacional, para América Latina e Caribe.
2015 - Atual
Red Latinomaricana de Acogimiento FamiliarVínculo: Asseora Legal, Enquadramento Funcional: Asseora legal em direitos humanos das criança, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro Permanente do Conselho Consultivo e Consultora sobre Proteção Integral das Crianças e Consultora do Convenio de Cooperação Unicef Panamá/Relaf *Redação do estudo sobre adoções em Panamá, onde se realizou trabalho de campo em regiões de todo o país. *Treinadora dos funcionários da Autoridade Central, Ministério de Desenvolvimento Social y Organizações não governamentais sobre acolhimento familiar e adoções.
2015 - Atual
Universidad Católica Silvia HenrriquezVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Diplomado em Adoções, Carga horária: 10
Outras informações:
Responsável do Modulo II sobre o Marco Legal e Normativo do Sistema de Proteção Integral e Adoções, Análise Comparativa em América Latina.
2012 - 2013
Consejo Nacional de AdopcionesVínculo: , Enquadramento Funcional: Sub Diretora Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
*Responsável pelo controle, planejamento e execução administrativa e financeira orçamentário do Consejo Nacional de Adopciones, assim como a criação, revisão e implementação dos manuais e procedimentos de postos, funções, técnicos operativos e administrativos da instituição; *Responsável pelas coordenações interinstitucionais para implementação da Lei de Adoções em Guatemala; *Responsável pelas capacitações interinstitucionais para Juízes de família, Juízes Penais, Juízes das Crianças e Adolescentes e Juízes do Paz em matéria de Direitos Humanos das Crianças e adolescência, em coordenação com a Escola de Estudos Judiciais em matéria de Direitos Humanos e UNICEF.
2010 - 2012
Fundo das Nações Unidas para a InfânciaVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Asseora Legal para a Procuraduria Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora de Convênio de Cooperação UNICEF/PGN, Consultora Técnica Jurídica em matéria de Direitos Humanos *Elaboração de Convênio de Cooperação UNICEF/PGN; *Coordenação e implementação de Convênio de Cooperação UNICEF/PGN, ?Modelo de Gestão de Casos da Procuradoria das Crianças e Adolescência, da Procuradoria General da Nação?; *Elaboração de plano estratégico para a implementação dos objetivos do Convênio de Cooperação; *Supervisora dos advogados litigantes nas diferentes cortes, para criação de estratégias de litígio; *Projeto de atenção a mulheres condenadas com filhos em centros de detenção. *Consultora Jurídica específica para o escritório superior em matéria de Direitos Humanos, (migração, subtração, direitos dos povos indígenas e tráfico de pessoas). *Elaboração de Manuais de Procedimentos das unidades de Direitos Humanos da Procuradoria General da Nação; *Facilitação de oficinas institucionais, interinstitucionais, nacionais e internacionais; *Consultora Jurídica específica da Coordenadora Nacional de Sistema de Alerta Alba Keneth; *Consultora Jurídica da Procuradoria das Crianças e Adolescência como Autoridade Central, Convenção da Haya relativo a os aspectos civil da subtração internacional de menores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de María Pilar Ramírez Argueta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?