Sarah Chucid da Viá
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1963), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo(1965), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1973), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Técnica de Comércio de São Carlos do Ipiranga(1951) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica de Comércio de São Carlos do Ipiranga(1954). Atualmente é PESQUISADORA - COORDENADORA da Universidade de São Paulo, PROFESSORA TITULAR E APOSENTADA da Universidade de São Paulo, professor titular da Faculdade Cásper Líbero, Professora de Pós-Graduação do Centro Universitario Ibero Americano, Consultora da Data Kirsten, Pesquisas, Projetos e Proejeções S/C Ltda., Consultora da Cooperativa Técnico-Educacional e Assessora do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Atuando principalmente nos seguintes temas:Carreiras Mais Procuradas, Comunicacao, Educacao e Ideologia, Mudanca Na Sociedade.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
1971 - 1973
Universidade de São Paulo
Título: Mudança nas atitudes e opiniões do trabalhador textil brasileiro ante os meios de comunicação de massa.
Orientador: Hiroshi Saito
Palavras-chave: Consciencia de Classe; Opinioes e Atitudes; Trabalhador Textil e Comunicacao.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Mestrado em História Social
1963 - 1965
Universidade de São Paulo
Orientador: Eduardo D'Oliveira França
Formação complementar
1983 - 1983
Cultura viva de España. , Patronato Municipal de Turismo.
1981 - 1981
Sociologia industrial. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1980 - 1980
Preservação e valorização do patrim. cult da Bahia. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1980 - 1980
Semana de arte e educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1976 - 1976
Os meios de comunicação social e a promoção da saú. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1975 - 1975
Economia do desenvolvimento. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1973 - 1973
Introdução à teoria dos conj. e à lógica matemátic. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1972 - 1972
Metodologia da pesq em comunicação de atualidades. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1970 - 1970
Cultura e comunicação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1969 - 1969
Pesquisa em comunicação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1969 - 1969
Seminários sobre matemática aplicada à comunicação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1969 - 1969
O fenômeno da repetência na escola brasileira. , Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Mogi das Cruzes.
1968 - 1968
O pensamento de Max Weber. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1968 - 1968
A Geografia e a História no secundário. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1968 - 1968
Didática, audiovisual e escola nova. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1958 - 1958
Problemas de delinqüência juvenil. , Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Participação em eventos
Seminário de Pesquisa do Programa de mestrado em Hospitalidade.Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2007. (Seminário).
1º Colóquio Internacional em Hospitalidade: Teoria e prática da hospitalidade urbana. 2007. (Outra).
2º Fórum de Hotelaria.TCC. 2002. (Outra).
VII Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste.Dança das metodologias.. 1998. (Simpósio).
XVII Semana Paulista de Estudos de Relações Públicas.Opinião pública e globalização.. 1998. (Outra).
21ª Semana de Comunicação da FAAP.Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.. 1998. (Outra).
II Congresso Internacional de Televisão e Educação. TV, Educação e Qualidade de Vida.. 1995. (Congresso).
II Seminário Regional de Pesquisa Nacional: Campo Profissional e Mercado de Trabalho em Comunicação no Brasil. 1995. (Seminário).
XVII Congresso Brasileiro de Pesquisa em Comunicação. Coordenação dos trabalhos dos alunos das Faculdades de Comunicação. 1994. (Congresso).
I Seminário sobre Mercado de Trabalho em Comunicações e Artes.A Universidade e a dinâmica do mercado de trabalho.. 1993. (Seminário).
VIII Encontro Internacional de Inteligência e Superdotação. 1993. (Encontro).
15º Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação - Intercom - 92. Televisão e controle remoto. 1992. (Congresso).
18th Conference of the International Association for Mass Communication Research at. 1992. (Congresso).
Seminário sobre Sistema Nacional de Avaliação da Educação. 1992. (Seminário).
Oficina de Trabalho sobre Comunicação na Presença do Uso Indevido de Drogas. 1992. (Oficina).
Comunicações e artes em tempo de mudança. 1991. (Seminário).
Congresso Internacional - II Seminário Latino Americano de Turismo - Turismo: grande desafio dos anos 90.. Capacitação de docentes e de gestores das áreas de decisão nos setores público e privado do turismo. 1990. (Congresso).
XVIII Congresso Internacional de Pesquisa em Comunicação de Massa. 1990. (Congresso).
XVII Congresso Internacional de Pesquisa em Comunicação de Massa. O uso do controle remoto na televisão.. 1990. (Congresso).
Seminário do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo.O universitário frente ao mercado de trabalho.. 1990. (Seminário).
Seminário de Opinião Pública, Comunicação e Questões Ambientais.Meio ambiente e opinião pública.. 1990. (Seminário).
II Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sul.Pesquisa empírica: desafios da prática.. 1990. (Simpósio).
Simpósios Acadêmicos sobre Mercado de Trabalho. 1990. (Simpósio).
20 Anos de Tv Pública em São Paulo. 1989. (Seminário).
2º Encontro de Pesquisa Social e Saúde Pública. 1989. (Encontro).
Pesquisa e Marketing da Opinião Pública.Pesquisa e marketing da Opinião Pública. 1989. (Outra).
XVI Congresso Internacional de Pesquisa em Comunicação de Massa. Comunicação de massa e comportamento do estudante universitário.. 1988. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Comunicação Social. Opinião pública e resistência.. 1988. (Congresso).
I Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem.Pesquisa qualitativa e quantitativa em comunicação.. 1988. (Simpósio).
X Congresso INTERCOM - I Seminário de Metodologia da Pesquisa em Comunicação. Práticas metodológicas nas pesquisas em comunicação.. 1987. (Congresso).
X Congresso INTERCOM - III Encontro Brasileiro de Documentação em Comunicação Social. A linguagem documental da comunicação social: normal técnicas exigidas para a integração na rede internacional e as experiências dos centros de documentação brasileiros. 1987. (Congresso).
IX CONTUR - Congresso Nacional de Turismo. A problemática do curso superior de turismo - Ensino e Pesquisa. 1986. (Congresso).
Congresso Intercom 86 e do IX Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 1986. (Congresso).
IX Congresso Mundial de Relações Públicas. The importance of internal communication in the struturing of a good image of the Company.. 1985. (Congresso).
VIII Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.Ensino por correspondência: Universidade Aberta.. 1985. (Outra).
VIII Semana Paulista de Estudos de Relações Públicas.Pesquisa de Opinião Pública.. 1985. (Outra).
I Congresso Latino Americano del Tiempo Libre. Modelo de um projeto para a implantação de uma política de lazer cultural numa comunidade universitária.. 1984. (Congresso).
I Congresso Inter-Americano Universitário de Relações Públicas. Pesquisa de Opinião Pública.. 1983. (Congresso).
V Congresso Nacional Universitário de Relações Públicas. Pesquisa de opinião pública.. 1982. (Congresso).
VI Congresso da ABEPEC. Função ideológica do vestibular.. 1982. (Congresso).
V Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.Tendências da pesquisa de opinião pública no Brasil.. 1982. (Outra).
32ª Reunião Anual da SBPC.Comunicação, educação e ideologia.. 1980. (Outra).
I Forum Nacional de Turismo e Lazer.Ensino e pesquisa.. 1980. (Outra).
IV Congresso Nacional da ABEPEC. Levantamento sócio-econômico do servidor da Universidade de São Paulo.. 1978. (Congresso).
Seminário Imagem & Educação.O uso da TV para o público infantil.. 1978. (Seminário).
Semana de Comunicação sobre Cultura Operária.Atitudes operárias e consciência de classe.. 1978. (Outra).
V Semana de Sociologia.Televisão e consciência de classe.. 1978. (Outra).
Panorama do Ensino e da Pesquisa em Comunicação na América Latina.A pesquisa em Comunicação no Brasil.. 1977. (Outra).
28ª Reunião Anual da SBPC.Pesquisa em Turismo.. 1976. (Outra).
I Semana de Estudos de Comunicação Social.Projetos de pesquisa em Comunicação.. 1975. (Encontro).
I Encontro Nacional de Professores de Relações Públicas.Pesquisa em Relações Públicas.. 1973. (Encontro).
I Encontro Nacional de Professores de Relações Públicas.Estudos do perfil do aluno de Relações Públicas.. 1973. (Encontro).
I Congresso Nacional Universitário de Propaganda. Pesquisa em Propaganda.. 1972. (Congresso).
IV Semana de Estudos de Jornalismo.Pesquisa em Comunicação.. 1972. (Encontro).
I Congresso Nacional de Comunicação. Os mass-media abalam a estrutura da escola.. 1971. (Congresso).
I Seminário de Relações Públicas.Atuação profissional do graduado em Comunicação com especialização em Relações Públicas.. 1970. (Seminário).
II Semana de Estudos Históricos.Métodos e técnicas da pesquisa em História.. 1970. (Encontro).
I Semana de Estudos de Biblioteconomia.Metodologia da pesquisa em Biblioteconomia.. 1970. (Encontro).
Participação em bancas
REJOWSKI, M.;VIÁ, S. C.; NASCIMENTO,R. C.. Turismo receptivo para cruzeiristas em Ilhabela: estrutura e funcionamento das agências de turismo receptivo. 2009. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
REJOWSKI, M.;VIÁ, S. C.; WADA, E. K.. Formação técnica em hotelaria: perfis e estratégias de formação no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso. 2008. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
WADA, P. E. K.; MOURA, M.;VIÁ, S. C.. Percepção visual da hospitalidade em logotipos hoteleiros. 2006. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
DENCKER, A. F. M.;VIÁ, S. C.; AULICINO, M. P.. Estudo Exploratório da Avaliação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo no Estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
DENCKER, A. F. M.;VIÁ, S. C.; SALLES, M. R.. Desenvolvimento do turismo rural no Norte do Paraná: Estudo de caso da Fazenda Ubatuba/ Apucarana/ PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
DIAS, C. M. M.;VIÁ, S. C.; PAULA, N. M.. Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - Estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora/MG. 2005. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
DENCKER, A. F. M.;VIÁ, S. C.; DIAS, C. M. M.. O profissional da hotelaria: Um estudo exploratório de sua formação. 2004. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
WADA, E. K.;VIÁ, S. C.; SANSOLO, D. G.. Gestão ambiental em hotel urbano - Estudo de caso: Meliá Jardim Europa. 2004. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
WADA, E. K.;VIÁ, S. C.; REGO, R. A.. Qualidade de vida no trabalho - Uma questão de hospitalidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
VIÁ, S. C.. Freire. Turismo e segurança: eficácia das atividades lúdicas no preparo de um grupo de operações especiais no gerenciamento de crises.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Budismo Três Coroas - PR.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Cruzeiros marítimos como turismo de lazer nas décadas de 50 e 60: reflexos do imaginário na atualidade.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Júnior. A transformação da demanda de uso de um destino turístico: Guarujá - São Paulo.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Cezar. Modelos de planejamento turístico.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Champagne-Ardenne: importância do turismo e sua relação com o fascínio na construção de marcas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Educação superior em hotelaria: um exercício de aproximação das diretrizes curriculares brasileiras à realidade do mercado de trabalho em São Paulo.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo e Lazer) - Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Pequena Finlândia como atrativo cultural da oferta turística de Penedo - Itatiaia/RJ.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O desenvolvimento do Turismo de Eventos em Foz do Iguaçu-PR: I Iguassu Convention & Visitors Burau.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Cruzeiros marítimos como turismo de lazer nas décadas de 50 e 60: reflexos do imaginário na atualidade.. 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Intercâmbio cultural como agente dinamizador do turismo internacional no Espírito Santo.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Os significados do espaço turístico revelados pelos processos de comunicação: um estudo introdutório em Bananal.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Desenvolvimento turístico na comunidade negra de Retiro-Quilombola (Santa Leopoldina).. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A sinalização e a informação turística no sistema metro-ferroviário da Grande São Paulo.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A música como atrativo turístico: o caso de Conservatória-RJ.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A música como atrativo turístico.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Construção e reconstrução do patrimônio cultural: o Teatro Brasileiro de Comédia como opção de lazer.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Contribuição ao estudo dos serviços prestados por cooperativas ao setor de turismo: uma análise do impacto desse novo paradigma na dinâmica de negócios em alimentação e bebidas.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A importância do café no contexto histórico dos eventos.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O turismo como fator de urbanização: o caso de Itanhaém/SP.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Maturidade inovativa: análise do ciclo de vida dos cruzeiros marítimos no Brasil.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A atividade de grupos parafolclóricos e sua utilização pelo turismo cultural.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Hotéis para terceira idade: uma referência atual e perspectiva de melhor qualificação para o futuro.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Panorama de recursos humanos nos hotéis da Via Costeira - Natal/RN.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O patrimônio cultural e suas relações com o artesanato e o turismo: as rendas de bilro da Lagoa da Conceição na dinâmica cultural.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A microempresa no ramo de confecção: um estudo de caso na cidade de Taboão da Serra na grande São Paulo.. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração em Serviços) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O planejamento estratégico em pequenas empresas: um estudo em agências de turismo na cidade de São Paulo.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Salão Internacional do Automóvel: abordagem sobre a relação entre turismo, consumo e lazer.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Feira profissional: a satisfação do expositor como objetivo do promotor.. 2002. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Trabalho e lazer em Jales-SP: contribuição ao estudo de formação de núcleos emissores de turistas.. 2001. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Cidade de Goiás: patrimônio cultural de humanidade: expectativas de empreendedores turísticos.. 2001. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Residências secundárias em Santa Fé do Sul: a formação de um núcleo receptor na região dos Grandes Lagos.. 2001. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Trabalho e lazer em Jales-SP: contribuição ao estudo de formação de núcleos emissores de turistas.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O lazer na terceira idade: um estudo de caso.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Trabalho, tempo livre e lazer na sociedade contemporânea.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Propostas para um roteiro judaico na cidade de São Paulo.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Estudo sobre o valor e extensão de marcas de clubes de futebol no Brasil.. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Turismo de um dia em Itapecerica da Serra: uma análise sócio-espacial.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Patrimônio cultural como atrativo turístico na captação de eventos.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Marketing aplicado a atividades de lazer e a revitalização do centro antigo de São Paulo.. 2000. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Barcelos. A escrita fonética e a televisão: sua influência na atividade de adolescentes.. 1997. Dissertação (Mestrado em Teoria da Comunicação) - Fundação Cásper Líbero.
VIÁ, S. C.. Da telenovela ao conto: uma metalinguagem.. 1997. Dissertação (Mestrado em Teoria da Comunicação) - Fundação Cásper Líbero.
VIÁ, S. C.. O desconhecido e o imaginário na telecomunicação grupal. 1992. Dissertação (Mestrado em ECA - Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Avaliação de qualidade: metodologia proposta para coleções e periódicos.. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. O desempenho dos elementos visuais gráficos em anúncios.. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Formas organizacionais eficazes para a pesquisa na empresa industrial: um estudo de caso so9bre o papel estratégico do marketing.. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Faculdade de Economia e Administração - USP.
VIÁ, S. C.. Kunsch. Planejamento de relações públicas.. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. O rádio dos pobres.. 1983. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Proposta para o desenvolvimento de uma política nacional de recursos humanos para o turismo: agências de turismo.. 1982. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Microformas ou formatos convencionais: custo de acervos de periódicos em bibliotecas universitárias brasileiras.. 1982. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Comportamento urbano, comunicação e poluição ambiental: o caso do Bairro Fundação, São Caetano do Sul.. 1982. Dissertação (Mestrado em Comunicações) - Instituto Metodista de Ensino Superior.
VIÁ, S. C.. L. Belli. Radionovela, análise comparativa na radiodifusão na década de 40.. 1981. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Caracterização da natureza dos fluxos para a classificação da demanda por turismo.. 1981. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
VIÁ, S. C.. O filme publicitário e a mudança dos hábitos de consumo de parte da população brasileira.. 1980. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Cevallos. La mujer, fuerza de transformación en Indoamérica.. 1980. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Realidade e uso do tempo livre.. 1978. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Ajzenberg. Portinari: três momentos.. 1977. Dissertação (Mestrado em Artes) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Comunicação e mudança na zona rural de Ribeirão Preto - São Paulo.. 1976. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Imprensa e sociedade: o trabalhador gráfico.. 1976. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Defesa do consumidor.. 1975. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
BENI, M. C.;VIÁ, S. C.; REJOWSKI, M.; TRIGO, L. G. G.; DENCKER, A. F. M.. Fenomenologia do turismo - Uma proposta de construção epistemológica. 2005. Tese (Doutorado em ECA - Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Epistemologia social do turismo. 2004. Tese (Doutorado em ECA - Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. de Mendonça. Representação da violência dos anos 70: 'o passageiro da agonia' no cinema.. 1986. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Planejamento e organização do turismo.. 1985. Tese (Doutorado em Comunicação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Futebol: uma guerra controlada.. 1976. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul.
BENI, M. C.;VIÁ, S. C.; TRIGO, L. G. G.. Turismo: Uma proposta da análise fenomenológica. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em ECA - Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.
DIAS, C. M. M.;VIÁ, S. C.; FEREIRA, W.. Turismo para homossexuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Bueno; M. Helena M. B. dos Santos.Marketing ecoturístico: a promoção ambientalmente correta dos destinos ecoturísticos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Pereira; Ana Lúcia Peres; Janderli O. Silva.Os condomínios de segundas residências como local de prática turística da juventude paulista: um estudo de caso sobre a Riviera de São Lourenço.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Borges; M. Challis; F. Faria; D. Hirata; C. Moya.O turismo e a requalificação de espaços públicos: o caso da Praça Benedito Calixto.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Erbert; Vanessa Marques.Turismo em áreas rurais x êxodo rural: estudo de caso da cidade de Lages-SC.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A festa de Ogum, patrimônio cultural-religioso, como atrativo turístico em São Paulo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Borba; E. Galdeano; C. Magalhães; A. Santos; B. Soares.Proposta de um programa de educação ambiental para o turismo subaquático.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Análise do projeto "Polo Ecoturístico do Lagamar".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Estudo da viabilidade de estrutura de eventos e de demanda, para implantação de um congresso ecumênico coligado a uma feira de artigos religiosos no município de São Paulo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Os turistas estão chegando. Como vamos recebê-los? Um estudo sobre a mão-de-obra do setor hoteleiro em Campos do Jordão.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Bellini; F. Dourado; M. C. Fernandes; T. Angelotti.Crescimento do setor de eventos em São Paulo.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Karina Bogaz; Romolo Morandi; Sabrina Ribeiro.Globalização: a sociedade global e o turismo hoje.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Comitre; Keila Monti; Priscila Coimbra; Tatiana Loret.Roteiros turísticos para hóspedes do hotel Blue Tree Caeser Towers Berrini.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. B. Miguel.Comparação entre a Sala São Paulo de Concertos e o Theatro São Pedro.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Menezes; Patrícia G. Silva; Samantha C. dos Santos.Um novo olhar para as praças de São Paulo através da observação de pássaros.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Sélos.A mudança do conceito sol e praia no Brasil: a sua reflexão dentro da economia.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. M. da Silva; Caroline de L. Lucchini.Desenvolvimemnto do turismo cultural no Centro Histórico de São Paulo.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. O exemplo do Café Girondino no projeto de revitalização do centro de São Paulo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Estudo de caso do Hotel Ibis São Paulo Expo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Análise do eprfil do consumidor de turismo de aventura.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Ampliando nossas referências culturais: o Palácio dos Bandeirantes como atrativo turístico.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A influência do sistema de ferry-boat no turismo em Ilhabela.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Reutilização e requalificação de espaços arquitetonicamente importantes: estudo de caso, Shopping Ligth.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. A. de Carvalho.Pesquisa realizada na área de projetos, Paranapiacaba: a Vila Inglesa de Santo André.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Atibaia: um passo para o turismo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano.
VIÁ, S. C.. Lazer, Turismo e Espaço Urbano. 2011. Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. Gêneros opinativos no jornalismo brasileiro.. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Disciplina planejamento e organização do turismo. 2005. Faculdade Cásper Líbero.
VIÁ, S. C.. Disciplina alimentos e bebidas. 2005. Faculdade Cásper Líbero.
VIÁ, S. C.. CRP-0394 - Pesquisa de Opinião Pública. 2001. Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. CRP-0403 - Comunicação Pública: Marketing Público e Marketing Político. 2001. Universidade de São Paulo.
VIÁ, S. C.. O uso do termo Relações Públicas. 1984. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Lobby, instrumento de Relações Públicas. 1984. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. A crise do discurso utilitário: contribuição para o estudo da literatura brasileira para crianças e jovens.. 1984. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Um programa de Relações Públicas para o Shopping Center Ibirapuera. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Depredações dos orelhões - TELESP: um estudo de caso. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Implantação de uma empresa prestadora de serviços odontológico. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Uso da informação por pesquisadores da área de pesca e pescado.. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. O editor profissional de literatura para crianças.. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. O processo de mudança da festa de São Vito.. 1983. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Planejamento em Relações Públicas para um caso específico.. 1982. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Em Editoração. 1982. Faculdade Anhembi.
VIÁ, S. C.. Trabalho, capitação profissional e participação comunitária da mulher na periferia de São Paulo.. 1982. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. Museu de Arte Sacra e Museu Paulista: um estudo comparativo.. 1980. Escola de Comunicações e Artes da USP.
VIÁ, S. C.. A voz da profecia e conversão no Estado de São Paulo.. 1978. Escola de Comunicações e Artes da USP.
Orientou
O patrimônio cultural e suas relações com o artesanato e o turismo: as rendas de bilro da Lagoa da Conceição na dinâmica cutlural; ; Início: 2002; Dissertação (Mestrado profissional em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano; (Orientador);
Pequena Finlândia como atrativo cultural da oferta turística de Penedo - Itatiaia-RJ; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Turismo e Comunicação) - Centro Universitario Ibero Americano,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Cidade de Goiás: patrimônio da humanidade: expectativas de empreendedores turísticos; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Residências secundárias em Santa Fé do Sul: a formação de um núcleo receptor na região dos Grandes Lagos; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Trabalho e lazer em Jales-SP: contribuição ao estudo de formação de núcleos emissores de turistas; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro Universitario Ibero Americano,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Barcelos; A escrita fonética e a televisão: sua influência na atividade de adolescentes; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Teoria da Comunicação) - Fundação Cásper Líbero,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Da telenovela ao conto: uma metalinguagem?; 1997; Dissertação (Mestrado em Teoria da Comunicação) - Fundação Cásper Líbero,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Wada; Porque Foz de Iguacu?; 1989; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
A crise do discurso: contribuições para o estudo da literatura brasileira para jovens e crianças; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Trabalho, capacitação profissional e participação comunitária da mulher na periferia de São Paulo; ; 1982; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP,; Coorientador: Sarah Chucid da Viá;
Caminhos da Educação Física na rádio: uma proposta alternativa; ; 1990; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Kunsch; Universidade e comunicação na edificação da sociedade; ; 1990; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Denker; A configuração da pesquisa em comunicação no Brasil; ; 1989; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo teórico; ; 1988; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Propaganda, comportamento do consumidor e demanda de automóveis; ; 1987; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
A universidade e o papel ocupacional: um estudo de papéis da perspectiva da comunicação envolvida nos campos-desempenhos; ; 1987; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Liberdade de imprensa, realidade e utopia: a notícia internacional em jornais da América Latina; ; 1986; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Representação da violência dos anos 70: o passageiro da agonia no cinema; ; 1986; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
O processo de mudança da festa de São Vito; ; 1983; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
O editor profissional de literatura para crianças; ; 1983; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
perfil dos alunos do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da USP; ; 1984; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Planejamento em relações públicas para um caso específico; ; 1981; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Casado; E; Almeida; E; A; Silveira; E; K; Wada; S; Oshiro; Museu de Arte Sacra e Museu Paulista: um estudo comparativo; ; 1980; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
de P; S; Santiago; F; T; Motta; Orli Shapiro; R; C; Mello; Uma análise sócio-econômica dos egressos do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da USP; ; 1979; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Perfil do profissional de Relações Públicas quanto à atual situação do mercado de trabalho no município de São Paulo; ; 1979; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Estágio na indústria Brow Bovery S/A; ; 1978; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
A importância da liderança em relações públicas como forma de incrementar a interação do grupo e auxiliar a consecução de seus objetivos; ; 1975; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Mercado de trabalho em relações públicas na cidade de São Paulo; ; 1974; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Pesquisa em comunicação; ; 1972; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
A atuação da mulher brasileira no desenvolvimento nacional como profissional de relações públicas; ; 1971; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Relações públicas em agências de propaganda; ; 1971; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
AIDS e sua influência no comportamento dos grupos sociais; ; 1985; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Estudo exploratório baseado em notícias de jornais sobre a morte de Tancredo Neves; ; 1985; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
O uso do controle remoto na TV; ; 1984; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
A mobilização da opinião pública diante um movimento de massa; ; 1983; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Projeto e desenvolvimento para o CEPEUSP - Pesquisa de opinião; ; 1983; Orientação de outra natureza; (Pesquisa de Opinião Pública) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Exames médicos obrigatórios para os usuários da piscina do CEPEUSP; ; 1983; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Pesquisa de opinião sobre as eleições de 15 de novembro; ; 1982; Orientação de outra natureza; (Pesquisa de Opinião) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Pesquisa para a Federação Paulista de Conjuntos Corais; ; 1981; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Levantamento da formação de Opinião Pública através da imprensa, por ocasião da greve dos metalúrgicos do ABC, no período de 30 de março a 11 de maio de 1980; ; 1980; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Programa de saúde materno-infantil; ; 1980; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Departamento de Jornalismo e Editoração: setor gráfica; ; 1980; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Sarah Chucid da Viá;
Produções bibliográficas
-
VIÁ, S. C. . A importância da pesquisa para os profissionais de Turismo.. Boletim de Turismo e Administração Hoteleira , UNIBERO/São Paulo, v. 9, n.1, p. 110-114, 2000.
-
VIÁ, S. C. . O mercado de trabalho em comunicações e artes e os profissionais formados pela ECA/USP nas décadas de 70 e 80: área de relações públicas.. Signo Revista de Comunicação Integrada, UFPB/João Pessoa, v. 1, n.1, p. 21-26, 1993.
-
VIÁ, S. C. . Formação de recursos humanos: a comunicação nas questões ambientais, proposta de ensino e pesquisa.. Revista Comunicação e Sociedade, UMESP/São Bernardo do Campo, v. 11, n.19, p. 47-52, 1991.
-
VIÁ, S. C. . TV and remote control.. Communication and Democracy - Brazilian Perspective, 1990.
-
VIÁ, S. C. . Comunicação de massa e comportamento político do estudante universitario.. Revista Comunicação e Sociedade, UMESP/São Bernardo do Campo, v. 9, n.16, p. 25-38, 1989.
-
VIÁ, S. C. . AIDS e as alterações de comportamento dos jovens universitários da cidade de São Paulo.. Revista Marketing, São Paulo, n.147, p. 85-90, 1986.
-
VIÁ, S. C. ; AZEVEDO, M. A. . A comunicação interna e a estruturação da boa imagem da empresa.. Comunicarte, Campinas, v. 2, n.5, p. 124-131, 1985.
-
VIÁ, S. C. . Função ideológica do vestibular.. Comunicarte, Campinas, n.2, p. 155-161, 1983.
-
VIÁ, S. C. . Os 17 anos da ECA/USP.. Revista de Comunicações e Artes, São Paulo, n.12, p. 11-59, 1983.
-
VIÁ, S. C. . Imagem e educação: o uso da TV para o público infantil.. Revista de Cultura Vozes, v. 73, p. 62-64, 1979.
-
VIÁ, S. C. . A pesquisa nas Ciências Humanas.. Revista de Comunicações e Artes, São Paulo, n.8, p. 73-83, 1979.
-
VIÁ, S. C. . Opinião pública, público e massa.. Revista ABEPEC, v. 1, n.2º sem., p. 60-63, 1975.
-
VIÁ, S. C. . Análise do uso da televisão no ensino da psicologia educacional da USP.. Revista Verbum, São Paulo, v. 31, n.3, p. 45-61, 1975.
-
VIÁ, S. C. . A aprendizagem na civilização audiovisual.. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, n.6, p. 111-120, 1971.
-
VIÁ, S. C. ; LOWY, M. . Opinião e atitude de líderes sindicais metalúrgicos.. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n.13, p. 132-169, 1968.
-
VIÁ, S. C. ; RATTNER, H. . Benefícios e motivação no trabalho.. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, n.19, p. 13-40, 1967.
-
VIÁ, S. C. ; DENCKER, A. F. M. . Pesquisa empírica em ciências humanas: com ênfase em comunicação.. São Paulo: Futura, 2001. 190p .
-
VIÁ, S. C. . O mercado de trabalho em comunicações e artes e os profissionais formados pela ECA nas décadas de 70 e 80. Vol. 2.. São Paulo: USP/ECA, 1994.
-
VIÁ, S. C. . The job market for communications and arts and the gradueted of the school of Communications and Arts of the University of São Paulo, in the 1970's and 1980's in communication for a new world: Brazilian perspectives.. São Paulo: ECA/USP, 1993.
-
VIÁ, S. C. . O mercado de trabalho em comunicações e artes e os profissionais formados pela Eca nas décadas de 70 e 80. Vol. 1.. São Paulo: USP/ECA, 1992.
-
VIÁ, S. C. . Opinião pública: técnicas de formação e problemas de controle.. São Paulo: Loyola, 1983. 104p .
-
VIÁ, S. C. . Televisão e consciência de classe.. Petrópilis: Vozes, 1977. 160p .
-
VIÁ, S. C. . A dança das metodologias: uma abordagem sobre as várias metodologias adotadas nos estudos de comunicação.. In: Patrícia Kay; José Carlos Aronchi (Orgs.). (Org.). A interdisciplinaridade na comunicação: pesquisa e formação profissional.. Suzano-SP: Abre Olho, 1999, v. , p. 82-91.
-
VIÁ, S. C. ; DENCKER, A. F. M. . Ensino por correspondência: universidade aberta.. In: Margarida M. K. Kunsch (Org.). (Org.). Comunicação e educação: caminhos cruzados.. São Paulo: Loyola, 1986, v. , p. 360-367.
-
VIÁ, S. C. ; BACAL, S. . Tendência da pesquisa em comunicação no Brasil.. In: Sarah Chucid da Viá; Sarah Bacal. (Org.). A pesquisa em comunicação no Brasil: tendências e perspectivas.. Petrópolis: Vozes, 1983, v. , p. -.
-
VIÁ, S. C. . Opinião Pública. Folha de Londrina, Londrina, p. Caderno 2, 20 mar. 1984.
-
VIÁ, S. C. . O aluno de relações públicas: atividades profissionais, salário, mercado de trabalho.. Tribuna da Justiça, p. 3 - 3, 19 maio 1976.
-
VIÁ, S. C. . O aluno de relações públicas: sexo, idade e estado civil.. Tribuna da Justiça, p. 3 - 3, 29 out. 1975.
-
VIÁ, S. C. . A Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. In: I SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMUNICACAO EM ENFERMAGEM, 1988. RIBEIRAO PRETO - SAO PAULO. p. 0-0.
-
VIÁ, S. C. . A Comunicacao de Massa e O Comportamento Politico do Estudante Universitario. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM COMUNICACAO DE MASSA, 1988. BARCELONA - ESPANHA. p. 0-0.
-
VIÁ, S. C. . Opiniao Publica e Resistencia. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICACAO SOCIAL, 1988. LONDRINA PARANA. p. 0-0.
-
VIÁ, S. C. . Praticas Metodologicas Nas Pesquisas Em Comunicacao. In: SEMINARIO BRASILEIRO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICACAO, 1987. CAMPINAS - SAO PAULO. p. 0-0.
-
VIÁ, S. C. . Tv And Remote Control. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM COMUNICACAO DE MASSA, 1990. BLED - IUGUSLAVIA. p. 0-0.
-
VIÁ, S. C. . The ideological process in the college entrance examination.. In: X Congresso Mundial da Associação Internacional de Sociologia, 1982, Cidade do México. Sociological Abstracts. Cidade do México: AIS, 1982. p. 58-58.
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa em relações públicas: pesquisa de opinião pública.. In: V Congresso Nacional Universitário de Relações Públicas, 1982, São Bernardo do Campo. Anais. São Bernardo do Campo: ABRP/IMS.
-
VIÁ, S. C. . Ensino e pesquisa: avaliação da década de 70.. In: I Forum Nacional de Lazer, 1980, São Pualo. Anais. São Paulo: ECA/USP, 1980.
-
VIÁ, S. C. . Controle remoto e TV.. Revista Propaganda, v. 30, n.359, p. 18-20, 1985.
-
VIÁ, S. C. . Metodologia de Pesquisa. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIÁ, S. C. . A importância da pesquisa cientifica. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIÁ, S. C. . Hospitalidade e comunicação: como a comunicação pode ser um dos fatores de hospitalidade: fundamentação teórica e análise dos novos conceitos, no contexto da cidade de São Paulo. 2002 (Projeto de Pesquisa).
-
VIÁ, S. C. . Transição para a modernidade. São Paulo: ECA/USP, 1992 (Relatório de viagem referente a projeto de pesquisa BID/USP).
-
VIÁ, S. C. . A pesquisa qualitativa e quantitativa.. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP, 1988 (Anais do I Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem).
-
VIÁ, S. C. . O pica-pau: herói ou vilão?: representação social da criança e reprodução da ideologia dominante. 1985 (Resenha).
-
VIÁ, S. C. . Função ideológica do vestibular.. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, 1985 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de Opinião Pública. Itapetininga 1985 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. ; BACAL, S. ; GAIT, N. . Modelo de um projeto para a implantação de uma política de lazer cultural numa comunidade universitária 1984 (Projeto de Pesquisa).
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de Opinião Pública. Londrina 1984 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. . Metodologia Científica - 1. São Paulo: Secretaria de Agricultura e Abastecimento, 1983 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de Opinião Pública. Recife: Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas, 1983 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. . Cai o número de candidatos ao vestibular da FUVEST de 83.. São Paulo: Jornal O Estado de São Paulo, 1982 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Supletivo aprova apenas 5% no exame vestibular.. São Paulo: Jornal O Estado de São Paulo, 1982 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Quando os números mentem. São Paulo: Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes/USP, 1982 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Vestibular é uma ante sala. Do poder.. São Paulo: Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes/USP, 1981 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Crise diminui número de vestibulandos.. São Paulo: Jornal o Estado de São Paulo, 1981 (Entrevista).
-
VIÁ, S. C. . Resenhas bibliográficas em resumos correntes em Comunicações e Artes.. São Paulo: Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes/USP, 1972 (Resenha).
-
VIÁ, S. C. . Método de pesquisa nas Relações Públicas. ECA/USP, 1972 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. . Metodologia da pesquisa em comunicação.. São paulo: ECA/USP, 1971 (Apostila para fins didáticos).
-
VIÁ, S. C. . Pós-Graduação em Tecnologia e Educação. 1993 (Projetos de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . A educação e a consciência nas questões ambientais. 1993 (Avaliação de Curso) .
-
VIÁ, S. C. . O uso do vídeo para a educação junto aos estudantes da UNIP: laboratório de Língua Inglesa. 1993 (Projeto de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . A imagem da Foztur. 1992 (Projeto) .
-
VIÁ, S. C. . Ilha de Comandatuba. 1991 (Projeto de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Imagem da Escola Portal e estudo do perfil dos estudantes do Colégio. 1991 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Sondagem para a privatização da Acesita. 1991 (Projeto) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de opinião pública. 1985 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Teoria e pesquisa de opinião pública. 1985 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Sistema de liderança e comunicação.. 1984 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Liderança e sistema de comunicação.. 1984 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de opinião pública em relações públicas. 1984 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de opinião pública. 1984 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Teoria e pesquisa de opinião pública. 1983 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . A pesquisa nas Ciências Humanas. 1983 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . A universidade e o ensino das comunicações.. 1983 (Painel) .
-
VIÁ, S. C. . Teoria e pesquisa de opinião pública. 1982 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Teoria e pesquisa de opinião pública. 1982 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Conceito de empresa.. 1981 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Levantamento da situação profissional do Relator Público no Município de São Paulo.. 1979 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa de comunicação no Brasil. 1979 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Educação artística. 1978 (Projeto de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Levantamento do número de professores e profissionais de Relações Públicas.. 1978 (Projeto de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Os meios de comunicação e a promoção da saúde.. 1978 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Avaliação da política cultural da Coordenadoria de Atividades Culturais da USP: CODAC.. 1978 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . O teatro amador no estado de São Paulo: diagnóstico e perspectiva.. 1978 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Levantamento sócio-econômico do servidor da Universidade de São Paulo.. 1977 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Perfil sócio-econômico e regionalização do vestibulando 77.. 1977 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Panorama do ensino e da pesquisa em comunicação na América Latina.. 1977 (Curso) .
-
VIÁ, S. C. . A metodologia da pesquisa científica e didática.. 1977 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Determinação de um quadro de critérios seletivos para a edição de literatura infantil.. 1977 (Projeto de Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . Uso da literatura científica e dos serviços prestados pela biblioteca do Instituto de Energia Atômica.. 1973 (Pesquisa) .
-
VIÁ, S. C. . A pesquisa em comunicação.. 1972 (Curso) .
-
VIÁ, S. C. . Técnica de pesquisa.. 1972 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . Metodologia da Pesquisa em Comunicação e A Pesquisa em Comunicação.. 1972 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa em comunicação.. 1972 (Palestra) .
-
VIÁ, S. C. . Pesquisa em Comunicação. 1972 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . A Pesquisa de Opinião Pública. 1972 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . Metodologia da pesquisa em comunicação.. 1970 (Conferência) .
-
VIÁ, S. C. . A pesquisa no campo da comunicação.. 1970 (Curso) .
Prêmios
1986
PREMIO PESQUISA DE MARKETING - "AIDS E AS ALTERACOES DE COMPORTAMENTO DOS JOVENS UNIVERSITARIOS DA CIDADE DE SAO PAULO, REVISTA MARKETING.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitario Ibero Americano, Programa de Mestrado em Turismo. , Rua Brigadeiro Luiz Antonio, 871, Bela Vista, 01431-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 31886785
Experiência profissional
2003 - 2004
Universidade Católica de SantosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Atividades
-
02/2003 - 12/2006
Ensino, Cidade e História: Meio ambiente, lazer e turismo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cidade e História: Meio ambiente, lazer e turismo
2000 - Atual
Centro Universitário Ibero AmericanoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Atividades
-
03/2000
Ensino, Turismo, Administração Hoteleira e Administração d, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2000
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
1998 - Atual
Cooperativa Técnico-EducacionalVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Empresa de assessoria e consultoria na área educacional
Atividades
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultora.
1997 - Atual
Data Kirsten, Pesquisas, Projetos e Proejeções S/C Ltda.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora
Atividades
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultora.
1995 - 1995
Bristol Meyers SquibVínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisa sobre a imagem da empresa para o público externo
1994 - Atual
Faculdade Casper LíberoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
Ensino, Metodologia da Pesquisa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa
1993 - 1996
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
Ensino, Metodologia de Pesquisa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Tecnologia e Educação
1989 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: PESQUISADORA - COORDENADORA
Atividades
-
12/1991
Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa
-
01/1986 - 01/1990
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, vice-diretora.
-
06/1975 - 06/1978
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Pesquisas Educacionais, .,Atividade realizada, Colaboradora em projetos e análises de pesquisa em educação.
1987 - 1991
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: VICE-DIRETORA DA UNIDADE
Atividades
-
12/1986 - 01/1990
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRECAO E ADMINISTRACAO.
1986 - 1991
Relações Públicas Burson-MarstellerVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria
Atividades
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Assessoria de pesquisas.
1986 - 1986
Empresa Dupont do BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Consultoria - realização de pesquisa "Comunicação interna e a estrutura da boa imagem da empresa"
1984 - Atual
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Assessoria para avaliação de projetos de pesquisa - nível de mestrado e doutorado
Atividades
-
07/1984
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Assessora.
1975 - 1975
Escola de Comunicações e Artes da USPVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Assessora
Atividades
-
Direção e administração, Departamento de Relações Públicas e Propaganda, .,Cargo ou função, Membro da Congregação como Chefe de Departamento.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Biblioteconomia e Documentação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música, Artes Plásticas e Biblioteconomia e Documentação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Assessora.
1974 - 1974
FUMEST-CONSERVEVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora técnica de pesquisa
Outras informações:
Pesquisa "Projeto Ilha Anchieta"
1973 - 1992
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA POS GRADUACAO
Atividades
-
03/1974 - 08/1992
Ensino, Planificação Estratégica do Turismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Turismo
-
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
1973 - 1974
CESCEAVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de pesquisa
Outras informações:
Pesquisa "Perfil do candidato ao vestibular de 1974", entre outras
1973 - 1973
Ministério da EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Comissão de Validação de Atos Escolares
Outras informações:
Designada para atuar junto à Faculdade de Comunicação Social Anhembi
Atividades
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Validação de Atos Escolares.
1973 - 1973
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ANHEMBIVínculo: , Enquadramento Funcional: Comissão de Validação de Atos Escolares
Atividades
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Validação de Atos Escolares, .,Cargo ou função, Comissão de Validação de Atos Escolares.
1972 - 1974
Zacarelli AssociadosVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de projetos
Outras informações:
Projetos e análises de pesquisas econômicas
1970 - 1973
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo AmaroVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Departamento
Atividades
-
Direção e administração, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Departamento de Educação.
1970 - 1970
Ministério do InteriorVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de pesquisa
Outras informações:
Grupo de trabalho no Projeto Rondon
1969 - 1991
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Atividades
-
03/1969 - 08/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, ENSINO DE GRADUACAO
1969 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA TITULAR E APOSENTADA, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2000
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de curso
-
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo.,Linhas de pesquisa
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, PESQUISA EMPIRICA QUANTITATIVA EM COMUNICACAO
-
01/1987 - 01/1991
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, vice-diretor.
-
03/1969 - 11/1986
Ensino, Relações públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria de Opinião Pública, Pesquisa de Opiniâo Pública,
-
08/1973 - 12/1985
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Opiknião Publica na Sociedade Industrial, Teoria e Planejamento da Investigação em Comunicação, Pesquisa Empírica Quantitativa em Comunicação, Turismo e Política do Desenvolvimento I, Turismo e Política do Desenvolvimento II
-
06/1975 - 06/1979
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1975 - 01/1976
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Membro da comissão assessora dos departamentos de música, artes plásticas e biblioteconomia.
-
03/1973 - 12/1973
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada ao Turismo
1967 - 1969
Faculdade de Filosofia de Mogi das CruzesVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Departamento
Atividades
-
Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais.
1964 - 1964
Fundação Getúlio Vargas/SPVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de pesquisa
Outras informações:
Pesquisa: "Benefícios e motivação no trabalho"
Atividades
-
Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa
1961 - 1961
Anderson ClaytonVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa
Outras informações:
Projeto e análise de pesquisas de mercado motivacionais e de opinião
1958 - 1958
Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos SocioeconômicosVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa
Outras informações:
Primeiro levantamento de índice de custo de vida na cidade de São Paulo
Atividades
-
Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sarah Chucid da Viá e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?