Lorena Amorelli Reinato
Lorena Amorelli é psicóloga, psicanalista e pesquisadora em Psicologia, com foco em violência, gênero, movimentos sociais e justiça reprodutiva. Atualmente é Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e orientadora na Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação promovida pela Escola Nacional de Socioeducação. Anteriormente, concluiu o Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Atuou como psicóloga clínica e como psicóloga perita cadastrada no banco do Tribunal de Justiça de Goiás (2022 2024). Tem experiência como docente, tendo lecionado na Faculdade Unida de Campinas e atuado no projeto de extensão de atendimento psicanalítico para adolescentes em conflito com a lei. Ministrou aulas de formação para conselheiros tutelares no Estado do Rio Grande do Norte através do projeto Escola de Conselhos-RN (2024). Sua formação complementa sua prática com cursos e oficinas em áreas como Psicanálise, Infância, atenção à saúde da mulher, prevenção ao suicídio e enfrentamento da violência contra a mulher.
Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Psicologia
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Ilana Lemos de Paiva
Mestrado em Psicologia
2021 - 2023
Universidade Federal de Goiás
Título: Tornar-se analista, tornar ser-mulher?: Torções na formação de mulheres-analistas, Ano de Obtenção: 2024
Priscilla Melo Ribeiro de Lima.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
Especialização em Docência para o Ensino Superior
2018 - 2019
Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda
Título: ENSINO E TRANSMISSÃO: DIÁLOGOS ENTRE PSICANÁLISE, DANÇA E DOCÊNCIA
Graduação em Psicologia
2012 - 2017
Universidade Federal de Goiás
Título: Horror nativo, transgressões estrangeiras: Travessias do feminino
Orientador: Priscilla Melo Ribeiro de Lima
Curso técnico/profissionalizante em Dança Moderna e Contemporanea
2018 - 2020
Formação complementar
2020 -
A Outra - Oficina de Psicanálise e Teatro. (Carga horária: 40h). , Atos e Divãs, AD, Brasil.
2019 -
Formação em Psicanálise. , Associação Cultural Fazenda Freudiana de Goiânia, ACFFG, Brasil.
2018 -
Psicanálise e Infância. , Associação Cultural Fazenda Freudiana de Goiânia, ACFFG, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em SERVIÇO SOCIAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2021 - 2021
Prevenção ao Suicídio. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Atenção Integral à Saúde da Mulher Vítima de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Educação Social. , Instituto Politécnico de Bragança, IPB, Portugal.
2013 - 2013
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Análise do Comportamento. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Gênero e diversidade sexual: o que a Psicologia tem a dizer?. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Curso Introdutório da LIAC-UFG. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Análise do Comportamento. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Sistema de Enfrentamento ao oxi, crack e outras drogas. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2012 - 2012
Curso Introdutório da LISM-UFG. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.
Organização de eventos
Amorelli Reinato, Lorena . V SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA E POLÍTICAS SOCIAIS: O SUAS E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. 2024. (Congresso).
REINATO, LORENA AMORELLI . XXXV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2024. (Congresso).
REINATO, L. A. ; MARTINS, K. O. ; MARIN, L. . XI Congresso de Psicologia UFG. 2017. (Congresso).
REINATO, L. A. . XIII Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero. 2015. (Outro).
RIBEIRO, D. R. ; MARTINS, K. O. ; REINATO, L. A. . VIII Simpósio Brasileiro De Psicologia Política. 2014. (Outro).
Participação em eventos
III Congresso Internacional de Marxismo e Psicologia. Articulações sobre alienação e identificação na formação do sujeito. 2024. (Congresso).
III Congresso Internacional Marxismo e Psicologia. Meu corpo, minhas regras? Questões sobre corpo e propriedade. 2024. (Congresso).
IX Encontro Regional Nordeste da Abrapso.Impasses políticos na luta pela legalização do aborto no Brasil. 2024. (Encontro).
Encontro Brasileiro de Psicanálise da EBP. 2020. (Encontro).
Aula inicial do Grupo de Estudos em História e Psicanálise.O Mal-estar entre a Cultura e o Sujeito. 2019. (Oficina).
IX Colóquio Internacional do Corpo Freudiano. 2019. (Encontro).
Jornada de Psicologia.Análise do Comportamento, Gestalt-terapia e Psicanálise: diálogos e reflexões. 2019. (Outra).
Jornada de Psicologia.Afetos no Tempo das Redes Sociais - subjetividade de formas de sofrimento na contemporaneidade. 2019. (Outra).
13º Mundo de Mulheres & Fazendo Genero. A barbárie não tem rosto de mulher. 2017. (Congresso).
I Seminário de Avaliação da Educação Infantil. 2016. (Seminário).
I Seminário de Educação Infantil. 2016. (Seminário).
Violência Sexual e suas Consequências Psíquicas. 2016. (Outra).
XI Congresso de Psicologia da UFG. Psicologia em Tempos de Crise. 2016. (Congresso).
XXIX ENEP: Negritude e práticas Psi. 2016. (Encontro).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.O corpo (em)cena: expressividades e resistencias. 2015. (Seminário).
X Congresso de Psicologia da UFG. 2015. (Congresso).
X Congresso de Psicologia da UFG. 2015. (Congresso).
XIII Encontro Nacional sobre Diversidade Sexual e de Gênero.Sexo e gênero na Psicanálise. 2015. (Encontro).
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia. 2015. (Encontro).
IX Congresso de Psicologia da UFG. 2014. (Congresso).
VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. 2014. (Simpósio).
Curso Introdutório da LIAC-UFG. 2013. (Outra).
International Conference for Academic Disciplines.O suplício do corpo e a destruição do eu. 2013. (Outra).
Transgressão e Reprodução: a criminalidade e o uso de drogas. 2013. (Outra).
VII Congresso de Psicologia da UFG. 2013. (Congresso).
VIII Congresso de Psicologia da UFG. 2013. (Congresso).
54 International Congresso Ao Americanists ? Building Dialogues In The Americas. 2012. (Congresso).
Formação e Exercício Profissional do Psicólogo. 2012. (Outra).
XIII Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Saúde Mental. 2012. (Outra).
Orientou
SAÚDE MENTAL DOS PAIS DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS FAMILIARES FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
O MITO DO AMOR MATERNO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO OUVIDORIA DA MULHER EM GOIÂNIA E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
RELAÇÃO ENTRE EXPOSIÇÃO EXCESSIVA A INTERNET E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
MATERNIDADE: UM OLHAR SOBRE O ENFRENTAMENTO DO AUTISMO VIVENCIADO PELAS MÃES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
O IDOSO E AS DROGAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO ABUSIVO DE DROGAS NA VELHICE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
ENTRE O MEDO E A CURIOSIDADE: INVESTIGANDO O IMPACTO SOCIAL DOS ASSASSINATOS DE JACK, O ESTRIPADOR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Unida de Campinas; Orientador: Lorena Amorelli Reinato;
Produções bibliográficas
-
Amorelli Reinato, Lorena . Formação, psicanálise e patriarcado. STYLUS (BELO HORIZONTE) , v. 1, p. 121-132, 2024.
-
REINATO, EDUARDO JOSÉ ; REINATO, LORENA AMORELLI . SUPLÍCIO DO CORPO E DESTRUIÇÃO DO EU EM -WHAT WHERE- DE SAMUEL BECKETT. FRAGMENTOS DE CULTURA (GOIÂNIA) , v. 28, p. 317, 2018.
-
REINATO, LORENA AMORELLI . A transmissão de um falar-mulher na poética de Cora Coralina e Leodegária de Jesus.. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021, Campina Grande. ANAIS do Seminário Internacional Desfazendo Gênero.. Campina Grande: Realize, 2021. v. 5. p. 1-13.
-
REINATO, LORENA AMORELLI ; LOPES, L. C. ; SILVA, P. B. . SER(TÃO) MULHER: COMPOSIÇÕES DA IDENTIDADE FEMININA RURAL A PARTIR DE ?DONA HELENA? (2006). In: Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decolonais, Psicologia e Povos Tradicionais, 2021, Sobral. Anais do Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decolonais, Psicologia e Povos Tradicionais. Recife: Even3, 2021.
-
REINATO, L. A. . A barbárie não tem nome de mulher: narrativas Bárbaras do feminino. In: 13º Womens World e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais, 2017.
-
REINATO, L. A. ; MARTINS, K. O. ; GOMES, P. . O corpo (em)cena: expressividades e resistências. In: II Seminário Internacional Desfazendo Genero, 2015, Salvador. Anais, 2015.
-
REINATO, L. A. ; LIMA, P. M. R. . O feminino na psicanálise: entre o horror e a violência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REINATO, L. A. . ?Eu estou na fotografia?? A desestabilização da feminilidade em Francesca Woodman. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINATO, L. A. ; BRAGA, S. ; PEREIRA, M. . Avaliação Formativa: Função e Desafios para o Ensino Superior. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REINATO, L. A. . Setembro do Onze. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINATO, L. A. ; RIBEIRO, D. R. . Afetos no Tempo das Redes Sociais - subjetividade de formas de sofrimento na contemporaneidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINATO, L. A. . ENSINO E TRANSMISSÃO: DIÁLOGOS ENTRE PSICANÁLISE, DANÇA E DOCÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINATO, LORENA AMORELLI ; LIMA, P. M. R. . A Barbárie Não Tem Rosto de Mulher: narrativas barbaras do feminino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINATO, L. A. ; MARTINS, K. O. . O corpo (em)cena: expressividades e resistências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REINATO, L. A. . onze 340. Goiânia: Nega Lilu, 2020 (Poesia).
-
REINATO, L. A. . Preâmbulo. Goiânia: Nega Lilu, 2020 (Poesia).
-
REINATO, L. A. . Horror Nativo, Transgressões Estrangeiras: Travessias do feminino 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso).
Outras produções
REINATO, L. A. . Comissão Avaliadora. 2023.
REINATO, LORENA AMORELLI ; PEREIRA, H. R. . Comissão Verificadora do Conselho Estadual de Educação. 2021.
QUINET, A. ; PONZINO, L. ; REINATO, L. A. . Anjo Negro. 2020.
REINATO, L. A. ; SANTOS, D. B. M. . Comissão Verificadora do Conselho Estadual de Educação. 2020.
REINATO, L. A. . Por Cima da Pele. 2019. Coreográfica.
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Narrativas marginais: interfaces entre psicanálise, literatura e sociedade, Descrição: A presente pesquisa é um desdobramento das pesquisas anteriores Discursos e identidades: a velhice e seus modos de resistência (2016-2019) e Narrativas e rememorações: a poiesis do eu (2018-2020). Diante da problemática exposta e da necessidade de aprofundamento de conceitos e da análise das narrativas, a presente pesquisa se propõe a investigar as narrativas de vida como meio para compreender os processos identitários de sujeitos silenciados socialmente. Objetivamos investigar a constituição psíquica e identitária de sujeitos marginalizados, tomando como objeto as narrativas autobiográficas e textos literários brasileiros. Para tanto, temos como objetivos: (a) compreender como o contrato narcísico e pacto denegativo se estabelecem na cultura contemporânea; (b) aprofundar na compreensão da construção das instâncias ideais; (c) aprofundar na compreensão das narrativas como possibilidade de contorno do trauma e da exclusão; (d) investigar, a partir de narrativas autobiográficas de sujeitos marginalizados, a constituição de identidades negadas socialmente; e (e) aprofundar na compreensão dos processos psicossociais que constituem os modos de subjetivação brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Amorelli Reinato - Integrante / Priscilla Melo Ribeiro de Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio Docência em Psicopatologia
2017 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagio em Processos Clínicos, Carga horária: 40
2017 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Atendimento de Adolescentes em Conflito Legal, Carga horária: 20
2016 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio DEI/CEPAE UFG, Carga horária: 40
2023 - 2024
Faculdade Unida de CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Especialista, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2023
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Psicoterapia Breve, Observação de Fenômenos Psicológicos
-
08/2023 - 01/2024
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Unida de Campinas, Faculdade Unida de Campinas.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
2018 - 2021
Consultório ParticularVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 30
2018 - 2021
Clínica Saúde ExpressVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena Amorelli Reinato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?