Karen Camila Coltro

Graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em junho de 2021. Atualmente Fonoaudióloga na Clínica Piassa - Centro de Especialidades e Instituto de Saúde Santa Clara, do município de Candói-PR. Especialista em TEA e terapia ABA, além de cursos voltados linguagem oral e transtornos de aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

2023 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Especialização em andamento em Reabilitação Neurológica

2023 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Graduação em Fonoaudiologia

2017 - 2021

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2016

Colégio Estadual São Vicente de Paulo

Formação complementar

2023 - 2023

8º CURSO BÁSICO DE EQUOTERAPIA. , UNIBRASIL, UNIBRASIL, Brasil.

2023 - 2023

APLICAÇÃO DO VINELAND-3. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

AUTISMO E COMORBIDADES. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

DISLEXIA - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PADRÃO OURO + TESTES,. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

CAPACITAÇÃO - AVALIAÇÃO DO BRINCAR. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

ADL 2- AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

KINESIO TAPE NAS APLICAÇÕES FACIAIS. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

NEUROREABILITAÇÃO- ADULTOS. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

CAPACITAÇÃO- LINGUAGEM E AUTISMO. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

KINESIO TAPE - CORPO HUMANO. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

APLICAÇÃO: INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO (IPO). , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

APLICAÇÃO DO TESTE DENVER 2. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2023 - 2023

INTERVENÇÃO PRECOCE BASEADA NO MODELO DENVER. , Instituto Neuro Capacitação, IN, Brasil.

2022 - 2022

Recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

Estratégia amamenta e alimenta Brasil: formação de tutores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Organização de eventos

GALLI, J. F. M. ; CORDEIRO, M. D. S. G. ; COLTRO, KAREN CAMILA . II Encontro Nacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem e I Encontro Internacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. 2018. (Outro).

Participação em eventos

I Seminário de Egressos do LAEL. 2020. (Seminário).

I Seminário de Egressos do LAEL. 2020. (Seminário).

Diálogos, leituras e casos clínicos sob a escuta da Clínica de Linguagem. 2019. (Outra).

I Encontro de Clínica de Linguagem com Afásicos. 2019. (Encontro).

XII Encontro anual de extensão-EAEX.XII Encontro de Extensionistas. 2019. (Encontro).

XXVIII Encontro anual de Iniciação Científica-EAIC.A relação entre a oralidade e a escrita na clínica fonoaudiológica sob o viés de abordagens distintas: revisão integrativa. 2019. (Outra).

Dia Mundial da Voz do Hospital Erasto Gaertner. 2018. (Encontro).

 II Encontro Nacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem e I Encontro Internacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. 2018. (Encontro).

MULHERES E VIOLÊNCIA: CINE & DEBATE. 2018. (Encontro).

?I ENCONTRO DO NUMAPE: DISCUTINDO GÊNERO NA UNIVERSIDADE. 2017. (Encontro).

I mostra de trabalhos de conclusão de curso de fonoaudiologia. 2017. (Outra).

 V SIEPE ­ DIREITOS HUMANOS: DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIDADE. 2017. (Outra).

Orientou

Karen Camila Coltro

A relação entre oralidade e escrita na clínica fonoaudiológica sob o viés de abordagens distintas: revisão integrativa; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • COLTRO, KAREN CAMILA ; MARCOLINO-GALLI, JULIANA ; CORDEIRO, MICHELLY DAIANE DE SOUZA GASPAR ; ASPILICUETA, PATRÍCIA . relação entre a oralidade e escrita e sua implicação na clínica fonoaudiológica sob diferentes perspectivas teóricas. REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 35, p. e59386, 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    As dificuldades na leitura e na escrita de crianças e a relação com a oralidade sob a ótica das diferentes perspectivas na Fonoaudiologia: revisão integrativa, Descrição: Introdução: Este trabalho responde às questões clínicas sobre como o fonoaudiólogo poderá se posicionar frente aos atendimentos de crianças com falas sintomáticas e que ainda não se alfabetizaram, a partir do que a literatura, em suas diferentes teorias, preconiza sobre a relação entre oralidade e escrita. Objetivo: Apresentar e analisar a relação entre a oralidade e a escrita, em três abordagens distintas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos, em três bases de dados distintas, que retratam a relação entre oralidade/leitura e escrita, e sua implicação na prática fonoaudiológica. Resultados: Nota-se diferentes interpretações clínicas, que a partir de uma escuta/olhar direcionada pela sua teorização, visam promover a mudança da relação sujeito- linguagem. Conclusão: As diferentes posições teóricas implicam em formas distintas no diagnóstico e tratamento de alterações na oralidade e/ou escrita. Palavras-chave: Oralidade; Escrita; Aquisição; Fonoaudiologia; Linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karen Camila Coltro - Coordenador / Juliana Ferreira Marcolino Galli - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A relação entre oralidade e escrita na clínica fonoaudiológica sob o viés de abordagens distintas: revisão integrativa, Descrição: A especialidade da linguagem exige posição teórica, a qual é definida por aproximações aos pontos de vistas e correntes filosóficas nas áreas da Linguística e Psicologia, principalmente. Objetivo: apresentar e analisar a relação entre oralidade e escrita nos distúrbios da fala de crianças em três abordagens distintas da clínica fonoaudiológica. Método: da revisão integrativa da literatura, com pesquisa em três bases de dados. Selecionou-se, após critérios de inclusão e exclusão, onze artigos, três na abordagem Sócio-Histórica/Discursiva, seis na Psicolinguística e dois na Clínica de Linguagem, os quais respondem, ao menos, uma das questões estabelecidas: Como é o tratamento dos distúrbios da fala e/ou escrita? As alterações na fala podem afetar a escrita das crianças? Resultados e discussão: discute-se as diferenças teóricas, o conceito de linguagem e suas implicações na prática clínica. Conclusão: Na Psicolinguística, a relação oralidade-escrita se dá a partir da consciência fonológica; na abordagem sócio-discursiva a relação não é direta e, depende do conceito de gêneros discursivos e, na Clínica de Linguagem é relação de afetação, guiada pelo funcionamento de língua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karen Camila Coltro - Integrante / Juliana Ferreira Marcolino Galli - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Instituto de Saúde Santa Clara

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga

2022 - 2023

Secretaria de Saude de Candói

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga geral, Carga horária: 40

2021 - 2021

Políclinica Dr Luiz Mansur

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga geral, Carga horária: 30

2021 - 2022

Associação de Pais e Amigos (APAE - Batel)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga geral, Carga horária: 20

2022 - Atual

Clinica Piassa - Centro de Especialidades

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Regime: Dedicação exclusiva.