LUAN VINÍCIUS MENDES CONCEIÇÃO

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (2019), especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é membro titular do cacs do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, assessor parlamentar - Câmara Municipal de Floriano, professor de história do Centro Educacional Peniel e na Rede estadual de Ensino.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL

2023 - 2024

Universidade Federal do Piauí
Título: UM ESTUDO SOBRE A ORIGEM E AS PERMANÊNCIAS DAS TENDAS ESPÍRITAS UMBANDISTAS EM FLORIANO PIAUÍ
Orientador: FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO

Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

2020 - 2022

Faculdade Futura
Título: O USO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES

Graduação em História

2015 - 2019

Universidade Estadual do Piauí
Título: INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA NA CIDADE DE FLORIANO (PI): Origem, Conflitos e Permanências (1960 ? 2000)
Orientador: VALÉRIO ROSA DE NEGREIROS

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Normal Osvaldo Da Costa e Silva

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Curso de Formação de Ledores e Transcritores. (Carga horária: 20h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em PROJETO DE EXTENSÃO HISTÓRIA EM TELA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2020 - 2020

Uso de Recursos Educacionais Digitais. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

HISTÓRIAS DE UMA REGIÃO: REPRESENTAÇÕES DO NORDESTE BRASILEIRO. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História,. (Carga horária: 50h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias. (Carga horária: 50h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em História oral: história e perspectivas teóricas-metodológicas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em História oral na Pesquisa Histórica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Participação em eventos

HISTÓRIA E RESISTÊNCIA: PRÁTICAS DE PESQUISA EM TEMPOS DE CRISE.INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA NA CIDADE DE FLORIANO (PI): Origem, Conflitos e Permanências (1960 ? 2000). 2019. (Seminário).

I Encontro do Centro Acadêmico de História.Luta contra a Homofobia e Transfobia. 2019. (Encontro).

II Semana de História: Memória, Cidade e Patrimônio cultural de Floriano.INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA NA CIDADE DE FLORIANO (PI): Origem, Conflitos e Permanências (1960 ? 2000). 2019. (Outra).

III Mostra de Africanidade.Mulheres Negras e Profissionalismo. 2018. (Outra).

Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas Com Deficiência.Todos pela inclusão. 2017. (Outra).

IV Semana da Consciência Negra.Cultura e Estratégia de Resistência Negra e Indígena. 2017. (Outra).

V Encontro Internacional de Literaturas, História e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: Narrativas e Cidadania..CENÁRIO E CELEBRAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS EM FLORIANO. 2017. (Encontro).

VI JORNADA CIENTÍFICA DA FAESF.CENÁRIO E CELEBRAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS EM FLORIANO. 2017. (Outra).

V JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA e IV Simpósio de Educação.CENÁRIO E CELEBRAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS EM FLORIANO. 2017. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. . INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA NA CIDADE DE FLORIANO (PI): Origem, Conflitos e Permanências (1960 ? 2000). In: IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL, 2019, Teresina. 4º Seminário do Programa de PósGraduação em História do Brasil, 8 a 10 maio, em Teresina, PI . ? Teresina, UFPI, CCHL, PPGHB, 2019.. Teresina: Mentes Abertas, 2019. v. 01. p. 01-300.

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. . O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UMBANDA EM FLORIANO-PI DE 1960 A 2000. In: VI Encontro Estadual de História ? ANPUH-PI Profissionalização des historiadories: desafios contemporâneos, 2021, Teresina. Anais do VI Encontro Estadual de História ? ANPUH-PI. Profissionalização des historiadories: desafios contemporâneos., 2021. v. 02.

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. . INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA DE FLORIANO: ORIGEM, CONFLITOS E PERMANECIAS (1960-2000). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. . INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TERREIROS DE UMBANDA NA CIDADE DE FLORIANO (PI): Origem, Conflitos e Permanências (1960 ? 2000). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. ; Solimar Oliveira . Cenário da Religião Umbanda em Floriano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. ; Solimar Oliveira . Celebrações Negras em Floriano: Terreiros e Festividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONCEIÇÃO, L. V. M. . CENÁRIO E CELEBRAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS EM FLORIANO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Caritas diocesana de Floriano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Agente Carita voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
colaboro na equipe de organização de economia solidaria popular, na promoção de direitos e na fraternidade, assim como na participação efetiva da comitiva de formação politica-social.

2017 - Atual

Diocese de Floriano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Diocesano da Pastoral daJuventude, Carga horária: 40

Outras informações:
atuo na formação dos jovens entre 14 a 29 anos, da área que compõe a diocese de Floriano - 22 cidades, na promoção de uma formação política, social e religiosa.

2018 - 2018

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor bolsista da disciplina história do Piauí Colonial, ministrada pela Professora: Ma Veruska Lauriana da Silva de Carvalho, com carga horaria total de 90h.

2017 - 2018

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Iniciação à Docência da área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID - UESPI, no subprojeto Interdisciplinar História/ Literatura, 624h.

2020 - 2021

Primicias cursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2022 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL PENIEL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

2021 - Atual

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 40

2023 - Atual

Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB

Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Membro Titular do CACS, Carga horária: 20