Rachel Ximenes Marques

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Presidente da PROFITEC em Fortaleza. Atuou como Secretária de Saúde e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Quixadá e presidiu a Companhia Docas do Ceará. Discursou na XI Reunião da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas (Brasília, Brasil) sobre a violência contra a mulher e no Encontro da ONU Mulheres (Quebec, Canadá) sobre a participação política das mulheres no Brasil. Foi deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por quatro mandatos, de 2005 a 2019. Recebeu diversos prêmios por seu engajamento político e social, entre eles, o Prêmio de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Ford. Atualmente, é psicóloga hospitalar no Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza. Experiência na área de ciência política, gestão pública, microcrédito e geração de emprego e renda.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2001 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Saneamento Basico e Indicadores de Saude Infantil, na Cidade de Quixada, Estado do Ceará,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Jose Wellington de Oliveira Lima

Especialização em Especialização em Educação

1987 - 1988

Universidade de Fortaleza
Título: Educação

Graduação em Psicologia

1981 - 1985

Universidade Federal do Ceará

Formação complementar

2019 - 2020

IX Curso de Formação em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 120h). , Escutha - Psicologia e Saúde, ESCUTHA, Brasil.

2019 - 2019

Curso 1 - A travessia do luto em cuidados paliativos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, SBPH, Brasil.

2019 - 2019

Curso 9 - Desafios Psíquicos das Práticas Médicas Contemporâneas. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, SBPH, Brasil.

2019 - 2019

Relações de objeto e a Clínica Contemporânea (com Decio Gurfinkel). (Carga horária: 7h). , Centro de Referência à Infância, INCERE, Brasil.

2019 - 2019

PSC 6036 - Abordagem Psicanalítica do Sofrimento nas Instituições de Saúde. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso Clínica Psicológica: Concepção e Intervenção. (Carga horária: 4h). , Instituto Sherpa Psicologia e Desenvolvimento Humano Ltda, IS, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Psicoterapia Breve-Focal (com Ms. Teresa Cristina Monteiro). (Carga horária: 120h). , Núcleo Tríplice de Análise do Comportamento, NÚCLEO TRÍPLICE, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 80h). , Instituto Educacional Meira Barbosa, IEMB, Brasil.

2000 - 2000

MS Excel 2000. (Carga horária: 20h). , Evolução Informática, EVOLUÇÃO, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Treinamento de Facilitadores na Metodologia (CEFE). (Carga horária: 104h). , PRORENDA MICROEMPRESA, PRORENDA, Brasil.

1989 - 1993

Especialização em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia Infantil. (Carga horária: 250h). , Grupo de Estudos de Psiquatria, Psicologia e Psicoterapia., GEPPPI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

MARQUES, R. X. . Participação Popular, Orçamento e Conselhos de Gestão. 1996. (Outro).

MARQUES, R. X. . Outubro Quixadá Criança. 1996. (Outro).

MARQUES, R. X. . Curso sobre Desenvolvimento Infantil, Realcionamento Familiar e Estatuto da Criança e Adolescente. 1993. (Outro).

Participação em eventos

XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2019. (Congresso).

Dia Internacional da Mulher.Secretária da Educação de Quixadá. 2016. (Outra).

Seminário da Secretária de Saúde da UNALE.Responsabilidade dos Entes Federados e Pactuação. 2016. (Seminário).

Encontro da ONU mulheres.A participação da mulher brasileira na política. 2014. (Encontro).

III Fórum de Desenvolvimento, Federalismo e Dívida dos Estados.UNALE. 2013. (Outra).

Plataforma "Por um Município Decente e Democrático do Sindsep - Quixadá.Plataforma "Por um Município Decente e Democrático do Sindsep - Quixadá. 2012. (Outra).

Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Centraç.XIV Encontro dos Profetas das Chuvas do Sertão Central. 2010. (Encontro).

XI Reunião da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas.Violência contra a mulher. 2010. (Outra).

II Conferência Regional do Sertão Central de Políticas para as Mulheres.A participação das mulheres nos espaços de poder e a realidade sócio-econômica da Região. 2007. (Outra).

10ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria - FRUTAL 2008.Infraestrutura de Apoio à Exportação de Frutas do Porto do Mucuripe no Seminário Setorial: Produção Integrada de Frutas - Avaliação da Conformidade. 2003. (Outra).

III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.A Dengue em Discussão. 2002. (Outra).

I Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social de Quixadá.Balanço das experiências. 2001. (Outra).

Curso de Formação de Governantes.Escola de Formação de Governantes. 1999. (Outra).

Seminário Desafios da Gestão Municipal.Balanço das experiências de Quixadá. 1998. (Seminário).

Seminário Internacional Crédito Alternativo Sustentável.Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente. 1998. (Seminário).

Seminário Internacional Os Desafios da Gestão Pública e a Cidadania.Experiências do Brasil e da Alemanha. 1998. (Seminário).

Seminário Políticas Públicas e Privadas para a Geração de Emprego e Desconcentração de Renda.Balanço das experiências. 1998. (Seminário).

Curso de Planejamento Estratégico.Balanço das experiência de Quixadá. 1997. (Outra).

Encontro de Grupos Solidários de Microcréditos.Apresentação dos dados de Quixadá. 1997. (Encontro).

Meio Ambiente Melhor para Você.Balança das Experiência de Quixadá. 1997. (Outra).

Seminário Municipal de Geração de Renda, Trabalho e Cidadania.Balanço das Experiências de Quixadá. 1997. (Seminário).

Curso de Criação de Novos Negócios.Apresentação dos dados de Quixadá. 1996. (Outra).

Curso de Gerenciamento Básico.Apresentação dos dados da Secretária do Trabalho e Ação Social de Quixadá. 1995. (Outra).

II Fórum Nacional de 1 Damas e Administradores Municipais.Experiência de Políticas para a Infância e Adolescência. 1994. (Outra).

3 Seminário de Avaliação do Programa de Capacitação em Educação Infantil.Apresentação dos dados de Quixadá. 1993. (Seminário).

Prêmios

2015

Prêmio do Instituto dos Cegos, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

2015

Prêmio de Gratidão pela luta, dedicação e atuação parlamentar na garantia dos direitos das pessoas com deficiência visual, Associação de Cegos do Estado do Ceará.

2014

Moção de Aplauso, Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE.

2014

Prêmio em Solidariedade a Associação de Amizade Brasil - Cuba do Ceará, Associação de Amizade Brasil - Cuba do Ceará - Casa José Martí.

2014

Prêmio de Reconhecimento da Participação em Prol das Conquistas dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

2013

Medalha Personalidade Política, Guarda Municipal de Quixadá.

2013

Passagem do Dia Internacional da Mulher, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

2012

Medalha de Mérito Educacional Educador Paulo Freire, ABPóS-Mercosul e ANPG.

2010

Projeto Aprendiz Legal, Fundação Roberto Marinho e Centro de Integração Empresa-Escola.

2010

Prêmio de Colaborador em reconhecimento a causa da criança com Síndrome de Down, Existir - Associação Inclusiva de Fortaleza.

2009

Título Honorífico de Cidadão Baturiteense, Câmara Municipal de Baturité.

2009

Comenda Luiza Henrique de Oliveira, Câmara Municipal de Quixadá.

2008

Título de honra ao mérito pelo excelente trabalho realizado no bairro Lagamar, Associação dos Moradores do Lagamar - AMOL.

2007

Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados.

2006

Homenagem a gestão inovadora para a melhoria operacional e social ao Porto de Fortaleza, Docas do Ceará.

1996

Prêmio de Gestão Pública e Cidadania, Fundação Ford e Fundação Getúlio Vergas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - Atual

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (CE)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Deputada Estadual, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (CE)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procuradora Especial da Mulher, Carga horária: 20

2001 - 2002

Prefeitura Municipal de Quixadá, PM/Quixadá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretaria de Saúde e Assistência Social, Carga horária: 44

1993 - 1996

Prefeitura Municipal de Quixadá, PM/Quixadá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretaria do Trabalho e Ação Social, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1981 - 1982

Centro de Educação Especial Bem-Me-Quer

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - 1984

Centro educacional Agapito dos Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - 1983

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Processos de Socialização e Desenvolvimento, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1988 - 1992

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1987 - 1988

Escola e Creche Meu Caminho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1998

Fundação Municipal de Profissionalização, Geração de Emprego, Renda e Difus

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 30

1998 - 1998

Fundação de Turismo de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 30

2000 - 2000

Secretaria de Saude do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Equipe de Gestão da Célula de Atenção à Saúde, Carga horária: 30

2013 - 2014

Companhia Docas do Ceará

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Hospital do Coração

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga hospitalar, Carga horária: 30

2011 - Atual

União Nacional dos Legislativos Estaduais

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Secretária de Juventude

2011 - Atual

União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Secretária da Juventude, Carga horária: 30

2012 - Atual

Conselho Nacional da Juventude

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 30