Luís Celestino de França Júnior

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é vice-diretor do Instituto Interdisciplinar Sociedade Cultura e Artes (IISCA) da UFCA. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, Jornalismo Impresso, Comunicação e Cultura e as representações midiáticas da fome.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2012 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Transformações na Política: um estudo sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral do Partido dos Trabalhadores
Heitor Costa Lima da Rocha. Palavras-chave: Campanha eleitoral; Mídia e política.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informação e comunicação.

Doutorado em Comunicação

2014 - 2014

Instituto Antônio Gramsci
Título: Transformações na Política: um estudo sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral do Partido dos Trabalhadores
Orientador: em Instituto Antônio Gramsci ( Silvio Pons)
com Heitor Costa Lima da Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Campanha eleitoral; Comunicação e Política; Propaganda Política.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2004 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A fome na imprensa. Um estudo sobre critérios de noticiabilidade nos jornais Folha de S. Paulo e O Povo (CE),Ano de Obtenção: 2006
Carlos Alexandre Carvalho Moreno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jornalismo; teoria da notícia; Fome; seca; Reportagem.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico). Setores de atividade: Outro.

Graduação em Comunicação Social

1996 - 2000

Universidade Federal do Ceará
Título: Reportagem e seca: um drama cearense sob o olhar jornalístico
Orientador: José Ronaldo Aguiar Salgado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Webjornalismo (Manual de redacción ciberperiodísti. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . III Fotossíntese. 2017. (Outro).

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . III Encontro Universitário da UFC no Cariri. 2011. (Congresso).

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Encontros Universitários. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Colóquio Internacional Michel Foucault. Foucault e as variações da Biopolítica entre a vida e a morte. 2018. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Estudos Interdisciplinares em Cultura. A Cultura na Universidade. Memórias da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA. 2018. (Congresso).

II Foto-síntese. 2016. (Congresso).

V Congresso da Compolítica. Consumidores e Trabalhadores. O consumo na propaganda política do PT.. 2013. (Congresso).

Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. A representação do consumo na Propaganda Eeleitoral do Partido dos Trabalhadores (1989-2006). 2012. (Congresso).

21° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema.Religião e religiosidade popular no cinema. 2011. (Outra).

8° Encontro Nacional de História da Mídia.História e jornalismo: aproximações e distanciamentos. 2011. (Encontro).

VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. O último almanaque popular. Considerações sobre a obra de Manoel Caboclo. 2011. (Congresso).

XIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. O sol nas bancas de jornal. A representação do nordeste no caderno turismo do jornal Folha de S. Paulo. 2011. (Congresso).

XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS. Fronteiras da relação entre a cidadania e a cultura do consumo no discurso político de Dilma Roussef. 2011. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O céu, a água, o sol e o mar. Representações do Nordeste turístico. 2011. (Congresso).

XII Congresso de Ciências da Comunicação da região Nordeste (Intercom Nordeste). Farra das passagens: crítica ao patrimonialismo e estratégias de agendamentoe mobilização da opinião pública no jornal O Povo. 2010. (Congresso).

V Congresso Nacional de História da Mídia. O Juízo do Ano. Um estudo sobre o almanaque popular no Nordeste. 2007. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A fome na imprensa. Um estudo sobre critérios de noticiabilidade no jornal Folha de S. Paulo. 2006. (Congresso).

III Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo. Blogs jornalísticos. Da teoria do gatekeeper à materialidade do meio. 2005. (Congresso).

VI Encontro de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.Blogs jornalísticos. Uma proposta de pesquisa. 2005. (Encontro).

XIV Encontro Anual da Compós. XIV Encontro Anual da Compós. 2005. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A eleição de Fortaleza nas páginas de O Globo e O Povo. Uma análise comparativa sobre enquadramentos e critérios de noticiabilidade. 2005. (Congresso).

X Simpósio em Comunicação da região Sudeste.Profissão: repórter. Um estudo sobre a construção da representação do jornalista no cinema. 2004. (Simpósio).

VIII Encontro de Iniciação à Docência.Reportagem e seca: um drama cearense sob o olhar jornalístico. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruna Vieira de Oliveira

SILVA, L. C.; RABAY, G. L. F.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Livro-reportagem Mães na Dor: mulheres órfãs de filhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Kelsma Maria Silva Gomes

Cardoso, João Batista Freitas;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. O Grafite como comunicação da memória coletiva do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto nas dependências da UFCA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Alinne Alcantara Oliveira

Collares, Regiane; Santos, Francisca;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. O Cariri tem rosto de mulher (?): Memórias de mulheres influentes nas discussões de gênero no Cariri cearense. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Emanoella Callou Belem

Santos, Renata; Abreu, Elane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Gois, Ariluci. Memória e Gênero na Fotografia: Olhares sobre a I Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Cicera Soares da Silva

Gois, Ariluci; Queiroz, Zuleide;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Representação e Memória: construção histórica dos cartazes do evento Adoremos a Deus da Comunidade Sal da Terra. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Ana Karoline Vieira do Carmo

Gois, Ariluci; Jeritzen, Cecília;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Resistir para existir: Memória, Identidade e Sociedade no Contexto do Fazer Teatral da Trupe dos Pensantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Polliana Jamacaru de Aquino Souza

SALMITO, R. R.; Luna, D.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. O Facebook como espaço comunicacional de performatização do Eu contemporâneo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Pedro Philippe Ferreira da Silva

Luna, D.; Costa, Débora Silva;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Memória e Mito: Diálogos com Rosiane Limaverde e Alemberg Quindins. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Luís Vitor da Silva Abreu

Collares, Regiane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; PRADO, C.. A Relação entre a Ética do Cuidado de Si e a Questão da Governamentalidade em Foucault. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Michel Monteiro

SANDES, J. A. F.; Pinho, Joelmir;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A Filha do Sertão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Giselle Vitorino Bacurau

Luna, D.; Dias, Samuel;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. O Mercado Fonográfico e suas relações pós-Internet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Patricia de Souza Duarte

SANDES, J. A. F.; FERNANDES, A. R.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Revista Cultural e Memória: análise da Itaytera na década de 60. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Gabriella Ramos Diógenes

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; SALMITO, Ricardo Rigaud; LOSS, J.. Comunicação e Consumo: uma análise das vitrinas do Crato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Pedro Paulo Vieira

RODRIGUES, I. M.; Abreu, Elane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Guarani: Minha alegria é te ver jogar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Iúrio Ferreira

SALMITO, R. R.; Abreu, Elane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A Imagem Vale Mais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Ruan Franklin Santos

SALMITO, R. R.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Carvalho, Edwin. Forró Eletrônico e Indústria Cultural: apropriações folkmidiáticas na obra musical de Wesley Safadão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Amanda Cruz

RODRIGUES, I. M.; Cavalcante, João Vitor;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Comida de rua: lanches diários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Francisco Felipe Tavares de Sousa

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Loss, Juliana; Botelho, Adriana. It Cariri: Quem faz a moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Isadora Maria de Oliveira Ribeiro

Loss, Juliana; Botelho, Adriana;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. It Cariri: Quem faz a moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Maria Valéria Alves Sousa

Nunes, Rosane; Carvalho, Edwin;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Mídia, Religião e Juventude: análise do programa Papo Aberto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Fernanda Nunes dos Santos Macêdo

Coutinho, Tiago; Nunes, Rosane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A relação da indústria cultural na programação da Rádio Centro na cidade de Juazeiro do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Samuel Macêdo do Nascimento

Botelho, Adriana; NUNES, Alexandre;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Travestis e o cinema no Cariri: a transgressão do feminino no documentário "Também sou teu povo". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Charleson Renan de Queiroz Lucena

Sandes, José Anderson; Botelho, Adriana;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Figuras enlatadas: narrativas sobre ascensão e declínio dos cinemas de rua de Juazeiro do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Zilma de Sousa Duarte

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; SALMITO, Ricardo Rigaud; Sandes, José Anderson. Cidadania e Jornalismo: análise do quadro "Meu Bairro na TV". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Ferando Wisse OIiveira Silva

OLIVEIRA, A. G.; MARQUES, F. P. J.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Internet e Imagem Pública: o papel do weblog na estratégia de comunicação política digital de José Serra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Caroline Brito dos Reis

FERNANDES, K. B.; MARQUES, F. P. J.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Estaleiro no Titanzinho: uma análise dos enquadramentos midiáticos nos jornais impressos Diário do Nordeste e O Povo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Antônia Albeniza Gomes

Martins, Gracy Kelli; Gois, Ariluci;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A Memória Oral como Acervo: registro dos versos nômades de Patativa do Assaré. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Gisele Teixeira de Lima

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Gois, Ariluci; Martins, Gracy Kelli. A Beata Esquecida: análise da imagem de Maria de Araújo na Literatura de Cordel no centenário de Juazeiro do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carlos Henrique Araújo

Sandes, José Anderson; Rodrigues, Naiana;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Humor e Gravidade na seção Esquina da revista Piauí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carneiro, Aline Mendonça Conde

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; MARQUES, F. P. J.; Miola, Edna. Comunicação e Eleições: o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e a influência de Lula nos programas de Elmano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mont'alverne, Camila Barreto de Paula Pessoa

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; MARQUES, F. P. J.; Miola, Edna. Jornalismo Político e Imagem Pública: Dilma Roussef nos editoriais do jornais O Estado de S. Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Danielly Bandeira do Nascimento

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Collares, Regiane; Lopes, Marcius. Reflexões sobre política e ética em Maquiavel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Débora Silva Costa

SALMITO, Ricardo Rigaud; NUNES, Rosane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A fé vem pelo ouvir: uma análise do conteúdo religioso nas emissoras de rádio da Região do Cariri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Camila de Sousa Brito

SALMITO, R. R.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Sandes, José Anderson. A cobertura jornalística esportiva realizada pela mídia impressa no Cariri: análise dos jornais Gazeta de Notícias e Jornal do Cariri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Naiara Carneiro de Oliveira

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; ROCHA, Gledson; Sandes, José Anderson. O Rebate: editoriais na luta pela independencia de Joaseiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Isaac Macêdo Gonçalves

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; NUNES, Rosane; Feitosa, Monike. A construção da representação de Raimundo Macedo nas eleições municipais de 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Regis Torquato de Araújo tavares

Salgado, Ronaldo.; Cavalcante, Ricardo Moura;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Cantando História. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fabiana Aparecida Lazzarin

Martins, Gracy Kelli; Oliveira, Henry Pôncio Cruz de;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Contribuições da Arquitetura da Informação para Navegação Hipertextual em Ambientes Digitais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Cristina Teixeira ; Thais Martini

Gósson, Agostinho; FONTENELLE, Klycia;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Revista Pop. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Anchieta Oliveira Feitoza

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Almeida Junior, Nilton Antonio; Ana Quezado. Jornalismo investigativo: um estudo do caso Tim Lopes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carlos Adolfo Moreira Matos

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Carvalho, Gilmar de; Valmir Lopes. Jornalismo econômico e juízo de valor:uma abordagem sobre a reforma da Previdênciana agência Carta Maior. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rafael Ayala Rocha Ponte

FEITOSA; Sergio Redes;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Direto da Alemanha: que cobertura foi essa?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Raquel Peixoto Gomes

Cida de Souza; Gósson, Agostinho;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Análise do sucesso da literatura de auto-ajuda: o caso The Secret. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ícaro Matos Belmino Matos

Salgado, Ronaldo.; Carvalho, Gilmar de;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. O Jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco: uma análise do livro-reportagem área de segurança Gorazde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mirelle Costa e Silva

FEITOSA; Carvalho, Gilmar de;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. A cultura tradicional popular sob as lentes da TV O Povo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Viana da Silva Júnior

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Almeida Junior, Nilton Antonio; Ana Quezado. Jornalismo cívico na televisão: um estudo de caso do programa Barra Pesada da TV Jangadeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Pamela Lemos

Carvalho, Gilmar de;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Vieira, Sulamita. Ceará, dos estrangeiros à memória do caminho: um estudo de livros sobre as viagens empreendidas pelo estado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Débora Teles Toscano

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; BEZERRA, Glícia Maria Pontes; FEITOSA. Responsabilidade social? Um estudo sobre a atuação, a promoção e a publicização das ações sociais da Oboé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lorena de Paula Pessoa Sá

Gósson, Agostinho;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Nunes, Márcia Vidal. Justiça, mostra a tua cara! O papel do assessor de comunicação como promotor do diálogo entre Justiça Eleitoral, mídia e sociedade (um estudo de caso nas eleições 2006). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Carolina Costa Silva

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Reinaldo, Gabriela Frota; Fontoura, Alessandra Marques Cavalcante da. Narrador e personagem nas reportagens da revista Realidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diego Silveira Soares

Carvalho, Gilmar de;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Furtado, Ismael. Caderno Fame. Visibilidade e Poder no colunismo social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Edwirges Nogueira de Oliveira

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Gósson, Agostinho; Paiva, Luiz Fábio Silva. Violência em revista: o caso João Hélio nas páginas de Veja. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mara Semyra de Paula Magalhães

Carvalho, Gilmar de; Jaguaribe, Elizabete;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Deboche no cinema: um estudo da pornochanchada da Boca do Lixo nos filmes de Ody Fraga. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Síria Mapurunga Bonfim

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Carvalho, Gilmar de; Lucas, Ricardo Jorge de Lucena. Revista Ciência Hoje: as ciências humanas em questão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Talita Christine Ferreira da Silva

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Lucas, Ricardo Jorge de Lucena; Furtado, Ismael. Mais informação em menos tempo: um estudo de caso da Revista da Semana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: BRUNO FERREIRA PONTES

Amaral, Liana; Lopes, Valmir;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Diogo Mainardi e o mensalão: opinião na coluna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lilian Mara Soares de Oliveira

Fontoura, Alessandra Marques Cavalcante da;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Carvalho, Gilmar de. Lost: Ficação seriada televisiva no contexto da integração TV-internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Deise Magalhães Pesqueno

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Souza Brito; CASTRO FILHO. Comunicação Corporativa e Projeto Instrucional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; SANDES, J. A. F.; SALMITO, Ricardo Rigaud; LOTIF, J.. Comissão Executiva Concurso Público Prof. Efetivo Práticas em Jornalismo: Áudio e Vídeo. 2016. Universidade Federal do Cariri.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Sandes, José Anderson; LOTIF, J.; SALMITO, Ricardo Rigaud. Comissão Executiva Concurso Público Prof. Efetivo Práticas em Jornalismo: Convergência Midiática. 2016. Universidade Federal do Cariri.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; CRUZ, G.; VILACA, S.. Comissão Julgadora do concurso público no setor de "Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte". 2016. Universidade Federal do Cariri.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; QUEIROGA, E.; CUNHA, R.. Comissão Julgadora do concurso público no setor de estudos "Práticas em Jornalismo: Imagem e Comunicação Visual". 2016.

NUNES, Rosane;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; NUNES, Alexandre. Comissão de avaliação da documentação concurso prof. Assessoria de Comunicação. 2012. Universidade Federal do Ceará.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; Martins, Gracy Kelli; ROLIM, Modesto. Comissão de avaliação da documentação concurso prof. Biblioteconomia. 2011. Universidade Federal do Ceará.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de; SALMITO, Ricardo Rigaud; Leite, M. E.. Comissão de avaliação da documentação concurso prof. Comunicação e Cultura Popular. 2010. Universidade Federal do Ceará.

Gósson, Agostinho; Carvalho, Gilmar de; Salgado, Ronaldo.;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Seleção pública para professor substituto. 2009. Universidade Federal do Ceará.

Amaral, Liana; Oliveira Jr., Antônio Wellington; Cida de Souza;FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de. Processo seletivo simplificado de professor substituto. 2008. Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior

ROCHA, HeitorPEREIRA JUNIOR, A.E.V. OU VIZEU, A.; BRONSZTEIN, K. R. P. P.; VELOSO, A. M. C.; Ferreira da Costa Lima, Marcos. Transformações da política: um estudo sobre o pt no horário gratuito de propaganda eleitoral. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein

ROCHA, Heitor; Vizeu, Alfredo; Veloso, Ana;PATRIOTA, K. R. M. P.; LIMA, Marcos. Transformações da Política: Um estudo sobre o PT no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Ferreira da Costa Lima

ROCHA, H. C. L.; VELOSO, A. M. C.; PEREIRA, A. E. V.; BRONSZTEIN, K. P.;COSTA LIMA, Marcos. Transformação na Política : um estudo sobre o Horário Gratuito de Propaganda. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Ferreira da Costa Lima

ROCHA, H. C. L.;COSTA LIMA, Marcos; VIZEU, A. E.. Partido do Trabalhadores. do sindicalismo ao lulismo. representações midiáticas das transformações do PT na sociedade de consumidores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Universidade Federal de pernambuco.

Heitor Costa Lima da Rocha

ROCHA, H. C. L.PEREIRA JUNIOR, A. E. V.; VELOSO, A. M. C.; BRONSZTEIN, K. R. M. P. P.; LIMA, M. F. C.. TRANSFORMAÇÕES DA POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE O PT NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Heitor Costa Lima da Rocha

ROCHA, H. C. L.PEREIRA JUNIOR, A. E. V.; LIMA, M. F. C.. Partido dos Trabalhadores. Do sindicalismo ao Lulismo. Representações midiáticas das transformações do PT nma sociedade de consumidores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Emanoella Callou Belem

Memória iconográfica do feminino; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

Alinne Alcântara

O Cariri tem rosto de mulher: resgate das memórias das figuras femininas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

Ana Karoline Vieira do Carmo

O Teatro de Rua como Fonte de Informação e Registro de Cultura e Memória Coletiva; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

Paola Vasconcellos

Estudo de caso sobre a cobertura de epidemia de dengue no jornal Diário do Nordeste; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Pedro Philippe Ferreira da Silva

Memória e Mito: Diálogos com Rosiane Limaverde e Alemberg Quindins; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Michel Monteiro Ferreira

A Filha do Sertão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Cicero Sebastião Cosmo da Silva

Uma religião em Comunhão com a Natureza; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Edla Freitas Ribeiro

O Berço e a Máquina; Narrativas de Costureiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Giselle Vitorino Bacurau

O Mercado Fonográfico e suas relações pós-internet: um estudo sobre as plataformas de reprodução digital e a interação entre fandoms e ídolos nas redes sociais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Felipe Coimbra Fernandes Azevedo

Nem Dilma Nem Temer: o Impeachment de Dilma Roussef nos editoriais da Folha de S; Paulo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Rodolfo Gabriel Santana Ferreira

Sementes de uma Reforma Agrária no Ar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Ana Carolina Teixeira da Costa

Tensão entre tradição e novidade; Uma proposta de leitura de espaços na cidade de Juazeiro do Norte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Marcio dos Santos Feitosa

A cor e o endereço do crime: a construção imagético-discursiva do bairro João Cabral em Juazeiro do Norte no programa Rota"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Erica Bandeira de Almeida

Inserções midiáticas do Pastor Silas Malafaia: as formas de apropriação da mídia por um líder religioso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Paulo Inácio de Oliveira Junior

SALVE DEUS! UMA NARRATIVA WEBDOCUMENTÁRIA SOBRE O VALE DO AMANHECER; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Sarah Bezerra Alves

Descabeladxs; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Élida Luisa do Nascimento Gomes

Descabeladxs; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Priscilla Maria Araújo Souza

Descabeladxs; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Francisco Felipe Tavares de Sousa

It Cariri: Quem faz a moda; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Isadora Maria de Oliveira Ribeiro

It Cariri: Quem faz a moda; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Carlos Henrique Araújo

Humor e Gravidade na seção Esquina da revista Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Isaac Macêdo Gonçalves

A construção da representação de Raimundo Macedo nas eleições municipais de 2012; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Débora Silva Costa

A fé vem pelo ouvir: uma análise do conteúdo religioso nas emissoras de rádio da Região do Cariri; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Carlos Adolfo Moreira Matos

Jornalismo econômico e juízo de valor: uma abordagem sobre a reforma da Previdência na agência Carta Maior; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

José Anchieta Oliveira Feitoza

Jornalismo investigativo: um estudo do caso Tim Lopes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Rafael Ayala Rocha Perote

Direto da Alemanha: que cobertura foi essa?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Francisco Viana da Silva Júnior

Jornalismo cívico na televisão: um estudo de caso do programa Barra Pesada da TV Jangadeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Lorena de Paula Pessoa Sá

Justiça, mostra a tua cara! O papel do assessor de comunicação como promotor do diálogo entre Justiça Eleitoral, mídia e sociedade (um estudo de caso das eleições 2006); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Talita Christine Ferreira da Silva

Mais informação em menos tempo: um estudo de caso da Revista da Semana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Síria Mapurunga Bonfim

Revista Ciência Hoje: as ciências humanas em questão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Edwirges Nogueira de Oliveira

Violência em revista: o caso João Hélio nas páginas de Veja; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Torres Neto, Antônio Pinheiro

Representação da seca no Ceará pelo jornal Diário do Nordeste: uma proposta de pesquisa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará Campus Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

OLIVEIRA, Naiara Carneiro de

Comunicação no Cariri: uma análise sobre as rádios de Barbalha; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará Campus Cariri; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A modernidade que emana do livro: João do Rio no âmbito jornalístico e literário; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

ANTÔNIO PINHEIRO TORRES NETO

Todos os homens do presidente: um debate contemporâneo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Leylianne Alves Vieira

Ilusões perdidas: uma análise crítica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Naiara Carneiro de Oliveira

A RELAÇÃO ENTRE JORNALISMO, LITERATURA E MERCADO NA OBRA ?ILUSÕES PERDIDAS? DE HONORÉ DE BALZAC; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Camila de Sousa Brito

REFLEXÃO SOBRE A ÉTICA NO JORNALISMO COM BASE NA OBRA O JORNALISTA E O ASSASSINO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Luís Celestino de França Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CARLOS ALEXANDRE DE CARVALHO MORENO

A fome na imprensa: Um estudo sobre critérios de noticiabilidade nos jornais Folha de S; Paulo e O Povo; 2006; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Heitor Costa Lima da Rocha

TRANSFORMAÇÕES DA POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE O PT NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Heitor Costa Lima da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Breve Panorama dos Jornais Italianos. Jornalismo e Cidadania , v. 17, p. 18, 2017.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Caminhos e Descaminhos da Propaganda política. Jornalismo e Cidadania , v. 1, p. 12, 2016.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de ; Collares, Regiane (Org.) ; Gimbo, Fernando (Org.) ; Gimbo, Leda (Org.) . Anais do I Colóquio Interlocuções Foucaultianas. 1. ed. Juazeiro do Norte: UFCA/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2019. v. 1. 100p .

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A fome na imprensa. Um estudo sobre critérios de noticiabilidade nos jornais Folha de S. Paulo e O Povo. 1. ed. Fortaleza: Laboratório de Estudos da Oralidade / Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2009. v. 1. 168p .

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Questões sobre o consumo no cenário da política brasileira contemporânea: a nova agenda do PT. In: Marco Mondaini. (Org.). Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2013, v. , p. 357-371.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O Último Almanaque Popular: "O Juízo do Ano", de Manoel Caboclo. In: Carvalho, Gilmar de.. (Org.). Onze Vezes Joaseiro. Tributo a Ralph Della Cava. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011, v. 1, p. 129-144.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Patativa do Assaré: um artista da fome?. In: Carvalho, Gilmar de. (Org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. 01, p. 69-79.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Seca. In: Gilmar de Carvalho. (Org.). Bonito pra chover. Ensaios sobre a cultura cearense.. 1ed.Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003, v. 1, p. 129-137.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Invertierte und Kontrasexuale. Sertão Transviado, Juazeiro do Norte, 21 set. 2017.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Um novo olhar. O Povo, Fortaleza, 31 maio 2013.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Um mundo em desconstrução. Diário do Nordeste, Fortaleza - Ceará, 08 maio 2012.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Dois autores, uma só fome. O Povo, Fortaleza, 24 out. 2009.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O mal que (ainda) ronda a terra. Gramsci e o Brasil.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Escuros, Ações e Cheiros. Sertão Transviado.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Ocupar a Política. Revista Baldio.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O Leite Morno na Boca. Sertão Transviado.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Foucault e as variações da Biopolítica entre a vida e a morte. In: XI Colóquio Internacional Michel Foucault, 2018, Florianópolis. Anais do XI Colóquio Internacional Michel Foucault, 2018.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A Cultura na Universidade. Memórias da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA. In: XIV Enecult - Encontro Interdisciplinar de Estudos em Cultura, 2018, Salvador. Anais do XIV Enecult, 2018.

  • Figueiredo, Andressa ; Alcântara, Alinne ; FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Memórias de Mulheres Influentes nas discussões de gênero no Cariri cearense. In: I Aquenda de Comunicação, Gêneros e Sexualidades, 2018, Porto Alegre. Anais do I Aquenda Comunicação, Gênero e Sexualidades. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Lulismo na Mídia. Um estudo exploratório sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral de 2006.. In: XVI Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (Politicom), 2017, São Paulo. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, 2017.

  • Bandeira, Érica ; Linard, Renata ; FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Inserções Midiáticas do Pastor Silas Malafaia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Consumidores e Trabalhadores. O consumo na propaganda política do PT.. In: V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2013, Curitiba. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2013.

  • Costa, Débora Silva ; FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . VeShame Gospel: os novos evangélicos conectados à Internet. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2013, Mossoró. Anais do XV Congresso de Ciëncias da Comunicação da Região Nordeste, 2013.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A representação do consumo na propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2012, Recife. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2012.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . História e jornalismo: aproximações e distanciamentos. In: 8° Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. Anais do 8° Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O sol nas bancas de jornal. A representação do nordeste no caderno turismo do jornal Folha de S. Paulo. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2011, Maceió. Anais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2011.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O céu, a água, o sol e o mar. Representações do Nordeste turístico. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O último almanaque popular. Considerações sobre a obra de Manoel Caboclo. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais do VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: Enecult, 2011.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Transformações do jornalismo cidadão em jornalismo para o consumo. O discurso jornalístico sobre o turismo. In: 9° Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 9° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2011.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de ; NOBREGA, A. . Farra das passagens: crítica ao patrimonialismo e estratégias de agendamentoe mobilização da opinião pública no jornal O Povo. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação da região Nordeste (Intercom Nordeste), 2010, Campina Grande. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação da região Nordeste, 2010.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Discurso Jornalístico versus Biografia. Questões na Biografia de Octavio Frias de Oliveira. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2008, São Luis. Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2008.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O Juízo do Ano. Um estudo sobre o almanaque popular no Nordeste. In: V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007, São Paulo. Anais do V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A fome na imprensa. Um estudo sobre critérios de noticiabilidade no jornal Folha de S. Paulo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2006.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A eleição de Fortaleza nas páginas de O Globo e O Povo. Uma análise comparativa sobre enquadramentos e critérios de noticiabilidade. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Blogs jornalísticos. Da teoria do gatekeeper à materialidade do meio. In: III Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, 2005, Florianópolis. Anais do III Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, 2005.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Profissão: repórter. Um estudo sobre a construção da representação do jornalista no cinema. In: X Simpósio em Comunicação da região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A questão da vida e morte na Biopolítica. In: I Colóquio Interlocuções Foucaultianas: subjetividades, resistências e experiências éticas, 2019, Juazeiro do Norte. Anais do I Colóquio Interlocuções Foucaultianas, 2019.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Blogs jornalísticos. Uma proposta de pesquisa.. In: VI Encontro de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, 2005, Niterói, 2005.

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . As interfaces da produção audiovisual na Universidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O Golpe de 2016 e as Universidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Novos desafios da Democracia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Culturas Híbridas. Diálogos sobre o Pau da Bandeira de Barbalha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Interfaces entre comunicação, cultura e Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Mídia e Representação Política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O último almanaque popular. Considerações sobre a obra de Manoel Caboclo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Fronteiras da relação entre a cidadania e a cultura do consumo no discurso político de Dilma Roussef. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O sol nas bancas de jornal. A representação do nordeste no caderno turismo do jornal Folha de S. Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O céu, a água, o sol e o mar. Representações do Nordeste turístico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Discurso Jornalístico versus Biografia. Questões na Biografia de Octavio Frias de Oliveira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . O Juízo do Ano. Um estudo sobre o almanaque popular no Nordeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A fome na imprensa. Um estudo sobre critérios de noticiabilidade no jornal Folha de S. Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Blogs jornalísticos. Da teoria do gatekeeper à materialidade do meio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . A eleição de Fortaleza nas páginas de O Globo e O Povo. Uma análise comparativa sobre enquadramentos e critérios de noticiabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Blogs jornalísticos. Uma proposta de pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Profissão: repórter. Um estudo sobre a construção da representação do jornalista no cinema. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, E. ; Sousa, Priscilla ; Bezerra, Sarah ; FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Descabeladxs. 2016.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Parecer ad hoc para o GT Comunicação e Cidadania do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2019.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Revista Extensão e Sociedade. 2018.

FRANÇA JÚNIOR, Luís Celestino de . Parecer no periódico eletrônica Ciência Política. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mídia e Biopolítica: relações entre processos midiáticos, governamentalidade e biopolítica, Descrição: O termo Biopolítica (?biopolitique?) surge na obra do filósofo francês Michel Foucault em 1974 na Conferência ?O Nascimento da Medicina Social?. A partir de então, o conceito se torna presente na obra de Foucault em outros textos: ?Em Defesa da Sociedade? (1975-1976); no último capítulo do volume 1 de ?História da Sexualidade? (1976) e nos cursos ?Segurança, Território e População? (1978) e ?O Nascimento da Biopolítica? (1979) proferidos no Collège de France. O ponto central em todos esses textos é a compreensão de que os processos biológicos que afetam o corpo se tornaram objeto de investimento político. Foucault inaugura, em alguma medida, uma série de investigações que buscam compreender as formas como isso ocorre. O objetivo central deste projeto é empreender uma pesquisa sobre o lugar e a presença da mídia dentro de estratégias biopolíticas. De que forma a mídia participa dos processos e estratégias que envolvem a biopolítica? Para tentar formular alguns possíveis caminhos dessa pesquisa, faz-se necessária uma breve apresentação da leitura de alguns autores, notadamente da Filosofia. No campo da Comunicação, é possível encontrar alguns autores que trabalham a relação entre corpo e mídia. A relação entre mídia e biopolítica é, no entanto, algo ainda novo que, em alguma medida, essa pesquisa pretende contribuir aproximando-se de estudos que possam ajudar a uma abordagem original sobre poder, corpo1 e mídia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luís Celestino de França Júnior - Coordenador / Alan Clyverton - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Mídia e Biopolítica: relações entre processos midiáticos, governamentalidade e biopolítica, Descrição: O termo Biopolítica (?biopolitique?) surge na obra do filósofo francês Michel Foucault em 1974 na Conferência ?O Nascimento da Medicina Social?. A partir de então, o conceito se torna presente na obra de Foucault em outros textos: ?Em Defesa da Sociedade? (1975-1976); no último capítulo do volume 1 de ?História da Sexualidade? (1976) e nos cursos ?Segurança, Território e População? (1978) e ?O Nascimento da Biopolítica? (1979) proferidos no Collège de France. O ponto central em todos esses textos é a compreensão de que os processos biológicos que afetam o corpo se tornaram objeto de investimento político. Foucault inaugura, em alguma medida, uma série de investigações que buscam compreender as formas como isso ocorre. O objetivo central deste projeto é empreender uma pesquisa sobre o lugar e a presença da mídia dentro de estratégias biopolíticas. De que forma a mídia participa dos processos e estratégias que envolvem a biopolítica? Para tentar formular alguns possíveis caminhos dessa pesquisa, faz-se necessária uma breve apresentação da leitura de alguns autores, notadamente da Filosofia. No campo da Comunicação, é possível encontrar alguns autores que trabalham a relação entre corpo e mídia. A relação entre mídia e biopolítica é, no entanto, algo ainda novo que, em alguma medida, essa pesquisa pretende contribuir aproximando-se de estudos que possam ajudar a uma abordagem original sobre poder, corpo1 e mídia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luís Celestino de França Júnior - Coordenador / Alan Clyverton - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A midiatização da fé: ubiquidade comunicacional nas romarias de Juazeiro do Norte, Descrição: A pesquisa busca compreender como as tecnologias digitais móveis (smartphones, redes sociais on-line, aplicativos de mensagens instantâneas, etc) atuam sobre a experiência religiosa contemporânea num contexto de midiatização. A investigação propõe a noção de 'fiel midiatizado', agente ativo no circuito comunicacional por meio da capacidade de produzir e circular conteúdos multimídia. O trabalho empírico se concentra na cultura católica de Juazeiro do Norte, onde é intenso o fluxo de romeiros que prestam homenagens ao Padre Cícero. O percurso metodológico emprega a netnografia e a observação participante, além de utilizar questionários e entrevistas como instrumental de apoio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luís Celestino de França Júnior - Integrante / Ivan Satuf Rezende - Coordenador / Davi Moreira Lima - Integrante / Francisco Robson Pereira Roque - Integrante / Débora Silva Costa - Integrante / Mychelle Santos de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Mídia, Imagens e Representações, Descrição: Grupo de pesquisa aprovado em reunião de colegiado e no conselho da unidade acadêmica, cujas discussões focam as relações entre a mídia e suas formas de representações imagéticas e de construção de um discurso específico. Nossa ênfase esta inicialmente no jornalismo impresso e no estudo das suas relações na formação de um discurso específico que se inclinam ao nordeste brasileiro. O objetivo é compreender como é forjada uma mensagem jornalística específica. Os enfoques dados pelo corpo de pesquisadores (professores e alunos) abrem, também, espaço para estudos acerca de outras mídias, sempre tendo a representação do nordeste como objeto da nossa análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Luís Celestino de França Júnior - Coordenador / Leite, Marcelo Eduardo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. , Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n, Universitário, 63040-360 - Juazeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 35727235, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Cariri

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Vice-Diretor do Instituto Interdisciplinar Sociedade Cultura e Artes Docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Cariri

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Ceará Campus Cariri

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2010

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Cultural, Laboratório de Jornalismo Impresso, Comunicação Integrada, Introdução ao Jornalismo, Jornalismo Impresso II, História dos Registros do Conhecimento, Comunicação em Língua Portuguesa

    • 06/2010 - 02/2012

      Direção e administração, Curso de Jornalismo, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior do Campus Cariri.

    • 06/2010 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Jornalismo, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Jornalismo Especializado, Assessoria de Comunicação, Ética e Legislação Publicitária, Jornalismo Impresso II (Jornalismo opinativo), Jornal Laboratório, Estágio Supervisionado, Introdução à Comunicação e Jornalismo na Internet.

  • 1999 - 2000

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor da disciplina "Técnica de reportagem e entrevista", sob orientação do professor Ronaldo Salgado

    Atividades

    • 08/2009 - 10/2009

      Ensino, Jornalismo Científico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico

  • 2004 - 2006

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista da Capes, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio docente sob orientação do professor Dr. Ronaldo Helal

    Atividades

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Política

  • 2000 - 2003

    DIÁRIO DO NORDESTE

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Repórter da editoria de Política do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, entre 2000 e 2003, tendo atuado na cobertura diária da Assembléia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, nas eleições municipais de 2000, na eleição estadual de 2002 e em outros assuntos afins à política local e nacional.