Francisco Santos Nascimento Junior
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (2018). Atualmente é Professor de Anatomia Topográfica e Sistêmica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Enfermeiro no CER-II da UNIVALI e técnico do laboratório de Anatomia da UNIVALI. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, organização, estomaterapia e queimaduras.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva
2021 - 2022
Faculdade Inspirar (SC)
Título: Guia de cuidados para pacientes pós-aperatório de traqueostomia
Graduação em Enfermagem
2013 - 2018
Universidade do Vale do Itajaí
Título: Aplicativo mobile para orientações dos cuidados às complicações causadas pela instalação do AVE
Orientador: Simone Regina Grando
Formação complementar
2025 - 2025
Curso de Laserterapia, PDT e ILIB no Tratamento de Feridas. (Carga horária: 16h). , Hospital Santo Antônio (Blumenau), HSB, Brasil.
2024 - 2024
Minicurso prático: quiropraxia. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em DRY NEEDLING - Agulhamento a seco. (Carga horária: 30h). , Faculdade Inspirar (SC), FI, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Habilitação para o uso de cateter central de inserção periférica (PICC). (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar (SC), FI, Brasil.
2017 - 2017
Como criar um aplicativo sem saber programar. (Carga horária: 30h). , ComSchool, CS, Brasil.
2017 - 2017
Curso de perícia Criminal : biologia Forense e Análises Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Instituto Biomédico de Aprimoramento Profissional, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
CURSO DA BRIGADA VOLUNTÁRIA DE EMERGÊNCIA.. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2017 - 2017
Biomecânica Postural. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Atualização sobre o manejo de lesões de pele. (Carga horária: 6h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2016 - 2016
Manejo de lesões de pele. (Carga horária: 2h). , Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, HMMKB, Brasil.
2016 - 2016
Visita Técnica. (Carga horária: 10h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Estomaterapia. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2014 - 2016
Monitoria de Anatomia. (Carga horária: 2284h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2015
OPA-Opção Profissional por Área-2015. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Estomaterapia. (Carga horária: 36h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2014 - 2014
Serviço Voluntário. (Carga horária: 220h). , Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, HMMKB, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Estomaterapia. (Carga horária: 25h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Suporte Técnico/ Help Desk - Programa Geração TEC. (Carga horária: 150h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
ELETRECISTA INSTALADOR PREDIAL. (Carga horária: 400h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: enfermagem.
Organização de eventos
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) e I Jornada da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia. 2018. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - OPA 2017: OPÇÃO PROFISSIONAL POR ÁREA.. 2017. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . OPA- Opção Profissional por Área. 2016. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . 2º Café Científico da Liga Acadêmica de Enfermagem. 2016. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - OPA 2015: OPÇÃO PROFISSIONAL POR ÁREA.. 2015. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . III SEMANA INTEGRADA DO CCS. 2015. (Outro).
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. . Conferência sobre a Medicina Hiperbárica no tratamento de lesões de pele. 2014. (Outro).
Participação em eventos
I Jornada Internacional de Segurança do Paciente no Estado de Santa Catarina: Cuidado Seguro aos pacientes com AVC.APLICATIVO MOBILE PARA ORIENTAÇÕES DOS CUIDADOS ÀS COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELA INSTALAÇÃO DO AVE. 2018. (Outra).
XXI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENFERMIDADES CEREBROVASCULARES. APLICATIVO MOBILE PARA ORIENTAÇÕES DOS CUIDADOS ÀS COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELA INSTALAÇÃO DO AVE. 2018. (Congresso).
69º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. APLICATIVO MOBILE PARA ORIENTAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ÀS COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELO ACIDENTE VASCULAR EN CEFÁLICO.. 2017. (Congresso).
A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ABORTAMENTO. 2017. (Outra).
Congresso Internacional de Políticas Públicas - SIMPÓSIO - EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - Mesa Redonda Olhares sobre a educação e a política de internacionalização universitária. 2017. (Congresso).
DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE DO PACIENTE SOB CUIDADO INTENSIVO: UMA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DE PERSONALIDADE DA PESSOA?. DISCUSSÃO SOBRE OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM APLICÁVEIS NAS VITIMAS DE TCE GRAVE SOB CUIDADO INTENSIVO.. 2017. (Congresso).
I Encontro Latino Americano em Biomecânica. 2017. (Encontro).
I Seminário sobre desafios no Autismo. 2017. (Seminário).
IX Semana Acadêmica da Medicina e I Semana de Arte da Medicina - Mesa Redonda: Me formei! E agora?, Palestra: AVC para o clínico, Palestra: Uma surpresa e Palestra: Gestão de desastres. 2017. (Outra).
Liga Acadêmica de Anatomia Humana- Medicina.Nervos Cranianos. 2017. (Outra).
Liga Acadêmica de Pediatria - Medicina.Acidente Vascular Encefálico em Pediatria. 2017. (Outra).
SEMANA INTEGRADA DO CCS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJí.PLICAÇÃO DO PROJETO DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE ITAJAÍ - SC.. 2017. (Outra).
SEMANA INTEGRADA DO CCS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJí.UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - PÔSTER: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO PROFISSIONAL DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2017. (Outra).
SIMPÓSIO: REVISÃO ÉTICA DE PESQUISAS COM SERES HUMANOS. 2017. (Simpósio).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - AVALIAÇÃO DE FORMALDEÍDO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES ASSOCIADO AO CLORETO DE SÓDIO A 28% NA PRESERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS HUMANAS.. 2017. (Outra).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO : GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA.. 2017. (Outra).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - III JORNADA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA.. 2017. (Outra).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - I JORNADA DE ANALISE DO COMPORTAMENTO DO VALE DO ITAJAÍ. 2017. (Outra).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM INVESTIGAÇÕES QUÍMICO- FARMACÊUTICAS.. 2017. (Simpósio).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SIMPÓSIO DE HUMANIDADES MÉDICAS.. 2017. (Simpósio).
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - XVI JORNADA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. 2017. (Outra).
VII CAFÉ FILOSÓFICO - PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INTERDISCIPLINARIDADE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA. 2017. (Outra).
VIII Simpósio de Neuromecânica Aplicada. 2017. (Simpósio).
V Semana Integrada: Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências da Saúde -. 2017. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2017. (Congresso).
XVII CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA -BALNEÁRIO CAMBORIÚ -SC.. 2017. (Congresso).
XVII CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA -BALNEÁRIO CAMBORIÚ -SC.. DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE DO PACIENTE SOB CUIDADO INTENSIVO: UMA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DE PERSONALIDADE DA PESSOA?. 2017. (Congresso).
1º Encontro de Afasia de Itajaí e Região. 2016. (Encontro).
27º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e 6º Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem. 2016. (Outra).
2º Café Científico da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia. 2016. (Outra).
2º Café Científico da Liga de Enfermagem em Estomaterapia.Cuidados e formas de tratamento dos queimados (inovações). 2016. (Outra).
2º seminário de socialização do Pet-graduasus e de vivências do Ver-SUS..Relato de experiência de vivência da 2º edição do Ver-Sus Foz- Itajaí. 2016. (Seminário).
Congresso de Anatomia e Saúde. 2016. (Congresso).
II Edição do projeto pré VER-SUS. 2016. (Outra).
IV Semana Integrada: ensino, pesquisa e Extensão do Centro de Ciências da saúde- CCS. 2016. (Outra).
Liga Acadêmica de Anatomia Humana- Medicina.Plexos Nervosos. 2016. (Outra).
Semana de Prevenção do HIV/AIDS. 2016. (Outra).
Suporte Básico de Vida: abordagem às situações de politrauma e parada cardiorrespiratória. 2016. (Oficina).
X Mostra Científica do Curso de Educação Física. 2016. (Outra).
76ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Outra).
XII Semana Científica de Nutrição. 2015. (Outra).
XIV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia. 2015. (Outra).
XLII Semana de Iniciação Científica e IV seminário dos Grupos de Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem. 2015. (Outra).
Conferência sobre a medicina hiperbárica no tratamento de lesões de pele. 2014. (Outra).
II Semana Integrada do CCS. 2014. (Outra).
Mostra de promoção da saúde: uma abordagem a partir das políticas públicas e experiências inovadoras nacionais e internacionais. 2014. (Outra).
Semana Nacional de ciências e tecnologia: ciência, saúde e movimento. 2014. (Outra).
X Semana Acadêmica de Educação Física. 2014. (Outra).
XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia. 2014. (Congresso).
IX Semana Acadêmica de Educação Física. 2013. (Outra).
Oficina de socialização do projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem a partir dos eixos e vetores do Pró/ Pet-Saúde. 2013. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
REECCHIONI, C. (Org.) ; RAFAEL, F. A. (Org.) ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. (Org.) ; CARVALHO, F. P. D. (Org.) . Manual Prático em Cirurgia Bucomaxilofacial. 1. ed. Belo Horizonte: Nativa, 2022. v. 1. 931p .
-
TOCHETTO, J. R. ; SANTOS, A. ; CHRISTOFOLETTI, C. N. ; RAFAEL, F. A. ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; BERNARDES, V. . A importância do museu de anatomia e morfologia humana na formação acadêmica: contribuições para o ensino e a pesquisa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, T. A. ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; RAFAEL, F. A. . DISSECAÇÃO DE ESTRUTURAS DO SISTEMA LÍMBICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHMIEGELOW, I. T. ; CHRISTOFOLETTI, C. N. ; SANTOS, A. ; BERNARDES, V. ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; RAFAEL, F. A. . O IMPACTO DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TOCHETTO, J. R. ; RAFAEL, F. A. ; SANTOS, A. ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; ROSA, T. S. . Tricobezoares: Da Curiosidade Anatômica à Doença. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHMIEGELOW, I. T. ; CHRISTOFOLETTI, C. N. ; MELO, K. F. ; SANTOS, A. ; NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; RAFAEL, F. A. . VENTRE MUSCULAR ÚNICO DO MÚSCULO BÍCEPS BRAQUIAL: UM RELATO DE CASO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO JÚNIOR, F. S. ; DRESCH, I. E. ; BARDUZZI, T. L. . Relato de experiência do VER-SUS Foz Itajaí - 2ª edição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Itajaí. , Rua Uruguai - de 402 ao fim - lado par, Centro, 88302202 - Itajaí, SC - Brasil, Telefone: (47) 33417606
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da Disciplina de Anatomia Topográfica, no curso de Medicina e de Anatomia Sistêmica nos cursos da saúde que integram o NID na UNIVALI.
2021 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório de Anatomia, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Santos Nascimento Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?