Henrique Lage Ferreira Ferrer
Médico graduado pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (2017-2022).
Foi bolsista FAPESP (Processo:2018/04776-7) entre 2018-2019, sob orientação do Prof. Dr. João Bosco Pesquero, no Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas. Apresentou seu trabalho de iniciação científica no World Symposium on Lysosomal Diseases, em San Diego, em 2018, no BRAINCOMS 2019, tendo sido premiado como o melhor trabalho em ciência básica, e no ISCOMS, na Holanda, em 2019, na sessão de apresentações orais. Participou de dois trabalhos do grupo publicados em 2020 nas revistas Nephron (DOI: 10.1159/000503998) e Orphanet Journal of Rare Diseases (DOI: 10.1186/s13023-019-1274-3).
Foi membro do comitê científico do BRAINCOMS 2018 - Brazilian International Congress of Medical Students, sob preceptoria e tutoria do Prof. Dr. José Medina. Fez parte da Liga Acadêmica de Oftalmologia da EPM, entre 2019 até 2022, tendo sido diretor-presidente entre 2020 e 2021. Em Junho 2019, foi Research Fellow na Universidade de Groningen, na Holanda, sob orientação do Prof. Dr. Henri Leuvenink. Em 2020, fez parte da comitê organizador do MIT COVID-19 Challenge, América Latina vs COVID-19, evento "hackathon" vinculado ao Massachusetts Institute of Technology, entre os meses maio e junho. Foi monitor de Histologia no Departamento de Morfologia em 2019.
No Ensino Médio, fez intercâmbio em Santa Bárbara, na Califórnia e obteve êxito em Olímpiadas Científicas (Robótica, Química), tendo sido aprovado no vestibular da EPM aos 17 anos, oriundo da cidade de Ipatinga-MG. Em 2022, foi premiado pela Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto como destaque técnico no esporte "Tênis Masculino". Exerce trabalho voluntário na ONG Instituto Primeiro Serviço, que apoia jovens em vulnerabilidade através do tênis e da educação.
Tem interesse na área de Oftalmologia. É fluente em português, inglês e espanhol. Em 2022, foi aprovado nos cursos ACLS e PALS, vinculados à American Heart Association.
Informações coletadas do Lattes em 01/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em PALS - Pediatric Advanced Life Support. , ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA, hcor, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em ACLS - Advanced Cardiovascular Life Support. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2019 - 2019
Summer School. (Carga horária: 40h). , University Medical Center Groningen, UMCG, Holanda.
2018 - 2019
Extensão universitária em Monitoria em Histologia. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Inglês - C1. (Carga horária: 72h). , Education First - Santa Barbara, CA, EF, Estados Unidos.
2007 - 2014
Inglês. (Carga horária: 630h). , Number One Idiomas, N1, Brasil.
2011 - 2013
Espanhol. (Carga horária: 210h). , CNA Brasil, CNA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Correlação Genótipo-Fenótipo em Doença de Fabry, Descrição: Doença de Fabry (DF) é um erro inato do metabolismo, ligado ao cromossomo X, com caráter progressivo e hereditário, devido à deficiência da enzima -galactosidase A (-Gal A), responsável pela degradação de globotriaosilceramida (Gb3). Pacientes com DF apresentam acúmulo progressivo de Gb3 nos lisossomos das células endoteliais de vários órgãos principalmente rins, pele, olhos, coração e cérebro. Acroparestesia, angioqueratomas, intolerância ao frio e ao calor - hipohidrose, perda de memória e proteinuria são sintomas decorrentes de distintas origens, mas com um denominador comum nessa enfermidade. A DF é classificada de duas formas pela clínica apresentada pelo paciente: clássica e atípica. O tipo de mutação pode determinar um fenótipo diferente para a doença em cada paciente, dependendo do nível da atividade residual da enzima. No entanto, a correlação entre fenótipo e genótipo não está bem estabelecida. O conhecimento acerca das mutações no gene GLA é importante na medida em que auxilia no conhecimento da natureza e evolução da doença, e correlações clínicas são essenciais para a conduta médica com base no diagnóstico molecular. Nesse estudo, pacientes do ambulatório de erros inatos de metabolismo da Unifesp - IGEIM, tiveram DNA genômico extraído de sangue periférico. Fragmentos contendo os 7 éxons e as regiões flanqueadoras foram amplificados por PCR e sequenciados pelo método de Sanger. O objetivo deste estudo é fazer uma correlação genótipo-fenótipo acerca de 11 diferentes mutações observadas a partir da análise do DNA desses pacientes. Não há na literatura correlação clara entre genótipos e fenótipos, de modo que se torna difícil a compreensão das manifestações clínicas dos pacientes com essas variações por parte da equipe médica. Desta forma pretendemos correlacionar o fenótipo causado por mutações descritas na literatura, bem como mutações não descritas, como a duplicação de 14 nucleotídeos a partir da posição 72 no éxon 1, (c.59_72dupCCCTCGTTTCCTGG), uma nova mutação que acarreta um códon prematuro de parada (p.D25fsX125). Além dessa, outras duas variantes novas serão analisadas. Portanto o objetivo principal deste será compreender os mecanismos básicos da doença para sua aplicação clínica, visando melhorar o tratamento aos pacientes com a doença de Fabry.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henrique Lage Ferreira Ferrer - Integrante / Patrícia Varela - Integrante / João Bosco Pesquero - Coordenador.
Prêmios
2022
Destaque Técnico, Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto.
2019
Melhor Apresentação em Ciência Básica, BRAINCOMS 2019.
2016
Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Robótica, OBR.
2016
Maior coeficiente de rendimento, Colégio Fibonacci.
2015
Medalha de Bronze na Olimpíada Mineira de Química, Departamento de Química da UFMG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São Paulo, Diretoria. , Rua Botucatu - de 581/582 ao fim, Vila Clementino, 04023062 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55739525
Experiência profissional
2017 - 2022
Universidade Federal de São PauloVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Henrique Lage Ferreira Ferrer e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?