Kananda Gomes de Jesus

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2017-2022, também é Técnica em Expografia pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado em 2023. Escritora independente com dois livros e um conto publicados na Amazon e atualmente possui contrato para publicação de um livro com a Editora Yamada. Já atuou no projeto de extensão Preserva São Lázaro (UFBA) em 2017, trabalhou por dois anos como estagiária no setor de Documentação e Pesquisa no Museu Eugênio Teixeira Leal (2018-2020), também já realizou o estágio curricular no Museu de Arte na Bahia (2018) e MAFRO (2019) atuando com conservação em ambas instituições, fez estágio no Museu Tempostal (2021-2022) atuando nas áreas de conservação, documentação, educativo e exposição; atuou como Monitora Especializada em um projeto temporário que foi uma parceria entre a Fundação Luís Eduardo Magalhães, a Secretária de Educação do Estado da Bahia e os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) no circuito do Pelourinho (2022). Participou como voluntária no PIBIC (2021-2022) com a temática sobre "Estruturação de Processos Curatoriais Participativos dos Projetos Mafro/UFBA 2011-2018" orientado pela Prof. Dr. Maria das Graças de Souza Teixeira e também participou do grupo de pesquisa Observatório da Museologia na Bahia vinculado a Prof. Dr. Joseania Miranda Freitas. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação defendido em 2022 com título "Entre Rastros e Fragmentos: um estudo de cinco salas de cinema do Centro Antigo de Salvador" (Graduação em Museologia) - Universidade Federal da Bahia (Orientadora Prof. Dr. Joseania Miranda Freitas).Foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia na USP e do curso de Musealização da arte: a história da arte a partir nos Museu pela Universidade de Brasília. Possui interesses envolvendo documentação, pesquisa e exposição, principalmente assuntos relacionados a efemeridade, perda e memória envolvendo o patrimônio.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Museologia

2017 - 2022

Universidade Federal da Bahia
Título: Entre Rastro e Fragmentos: um estudo de cinco salas de cinema do Centro Antigo de Salvador
Orientador: Joseania Miranda Freitas

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Expografia. (Carga horária: 340h). , Centro de Formação Artística e Tecnológica, CEFART, Brasil.

2022 - 2022

Entre a caixa preta e o cubo branco: uma introdução à cenografia e à expogr. (Carga horária: 10h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2022 - 2022

LIBRAS Básico. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2021 - 2021

Conservação Preventiva para Acervos Museológicos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Para Fazer uma Exposição. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Documentação de Acervo Museológico. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Escritora.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Pesquisadora.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária PIBIC

2021 - 2022

Museu Tempostal

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando nas áreas de conservação, documentação e exposição.

2018 - 2020

Museu Eugênio Teixeira Leal

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando no setor de Documentação e Pesquisa.

2018 - 2018

Museu de Arte da Bahia

Vínculo: estágio curricular obrigatório, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação em conservação.

2019 - 2019

Museu Afro-Brasileiro da UFBA

Vínculo: estágio curricular obrigatório, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação em conservação.

2022 - 2022

Fundação Luis Eduardo Magalhães

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor Especializado/ Arte Educador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.