Lucas Neto Gonçalves da Silva
Estudante de graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente na Universidade Federal Fluminense (UFF/BR).
Bolsista Santander no Programa Ibero Americano onde cursei um período acadêmico na Universidad Católica del Norte no Chile.
Bolsista CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITi) com o projeto:
Implementação de estações de medição de nível de água em corpos hídricos pelo método acústico e seu uso na prevenção de desastres naturais.
Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Farmácia Viva na Universidade Federal Fluminense.
Bolsista Santander nos programas de Aperfeiçoamento em Machine Learning, AI and Data Science pelo Instituto Empresa (IE) e em Leading Digital Transformation pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em andamento em Leading Digital Transformation
2020 - Atual
Massachusetts Institute Of Technology
Bolsista do(a): Santander, SANTANDER, Espanha.
Aperfeiçoamento em Machine Learning, AI and Data Science
2020 - 2020
Instituto Empresa Foundation
Título: .. Ano de finalização: 2020
Bolsista do(a): Santander, SANTANDER, Espanha.
Graduação em andamento em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente
2016 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Título: Modelagem hidrodinâmica ambiental de dragagem para canal de acesso e na região de disposição de resíduos dragados (Bota-Fora) no projeto do porto da Universidade Federal Fluminense
Orientador: Rodrigo Amado Garcia Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Qualidade da água em Reservatórios. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Pagamento por Serviços ambientais. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Reuso de água agrícola e florestal. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Práticas Mecanicas de Consevação de águas e solo. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de bacias hidrográficas. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2010 - 2013
Espanhol. (Carga horária: 250h). , YES Curso de Idiomas, YES, Brasil.
2005 - 2013
Inglês. (Carga horária: 825h). , YES Curso de Idiomas, YES, Brasil.
2010 - 2011
Competências Transversais. (Carga horária: 70h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de desenvolvimento
-
2020 - Atual
Implementação de estações de medição de nível de água em corpos hídricos pelo método acústico e seu uso na prevenção de desastres naturais, Descrição: Com o avanço das mudanças climáticas, eventos extremos climáticos tais como enchentes, secas, ressacas, tem ocorrido de forma mais frequente. Além de prejuízos patrimoniais e financeiros, estes eventos ainda causam profundo impacto no cotidiano, alguns com danos pessoais muitas vezes irreparáveis, como a perda de vidas e destruição dos ecossistemas. Especificamente no Brasil, a gestão pública está inserida em um contexto onde soluções corretivas e custosas são aplicadas em detrimento de soluções preventivas (Belém, 2007). Independente do caso, é evidente a necessidade de desenvolvimento tecnológico para o monitoramento ambiental com foco na prevenção de desastres, não só apenas no âmbito social como também quando tratamos dos custos envolvidos no risco do não monitoramento. Diante destes cenários, em 2017 o Observatório Oceanográfico desenvolveu um protótipo para medição de nível de água em corpos hídricos através do método acústico, dentro da oferta PIBIT 2016/2017. O protótipo alcançou todos os resultados esperados nos testes eletrônicos de medição. Porém, apesar deste sucesso, uma interface amigável e sua integração com a tecnologia atual de ThingSpeak(?) Matlab para distribuição na rede dos dados em tempo real não foi realizada. Com base nestas perspectivas e na importância deste projeto para os cenários climáticos atuais, este projeto tem como objetivos: (1) desenvolver uma interface de controle de dados para a plataforma tecnológica criada de baixo custo, (2) operacionalizar a distribuição de dados de nível em tempo real, e (3) atualizar a tecnologia do sensor com novos componentes nacionais para baratear ainda mais sua produção em escala, inicialmente para 20 sensores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Neto Gonçalves da Silva - Coordenador / Andre Luis Belem - Integrante / Noele Franchi Leonardo - Integrante / Leolo Lopes Santos - Integrante / Monique de Faria Marins - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de JaneiroVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades:
Avaliações de solicitações de licenciamento ambiental;
Entrevistas com os requerentes;
Fiscalizações para averiguação de cumprimento da legislação ambiental no âmbito do licenciamento municipal;
Auxílio em elaboração de Pareceres Técnicos e Relatórios de Vistorias;
Tarefas administrativas e organizacionais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Neto Gonçalves da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?