Célio Garcia

Célio Garcia é doutorando em Teologia Sistemática na PUC-RIO, mestre em Teologia pela FABAPAR, possui MBA em Teologia prática, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Educação Física. É casado com Caroline Garcia e pastoreia a Segunda Igreja Batista em Tanguá desde 29 de junho de 2013.É professor de diversas disciplinas nas áreas de Teologia Sistemática e Teologia Prática na Faculdade Batista do Rio de Janeiro (Seminário do Sul) e no Seminário Teológico Batista de Niterói, lecionando em graduações e pós-graduações.Sua área de pesquisa é Teologia Sistemático-Pastoral com ênfase em Eclesiologia.Membro fundador da Sociedade Internacional Bonhoeffer - Seção Brasil.Graduado em Liderança Avançada no Instituto Haggai Brasil em 2016

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Teologia

2020 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Cesar Kuzma. Palavras-chave: Bonhoeffer; Igreja; Eclesiologia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião Aplicada.

Mestrado profissional em Mestrado Profissional

2017 - 2019

Faculdades Batista do Paraná
Título: A MISSÃO DO DEUS TRIUNO E A MISSÃO DA IGREJA: Indicadores para ação e prática eclesiástica expressa por meio de um pacto, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: David Allen Bledsoe
Coorientador: Gleyds Domingues. Palavras-chave: Missão; Trindade; Igreja.

Especialização em MBA em Teologia Prática

2015 - 2016

Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Título: O desenvolvimento natural da igreja
Orientador: Dr Valtair Afonso Miranda

Graduação em Teologia

2014 - 2015

Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Título: A Multiplicação da Liderança no Crescimento Integral da Igreja
Orientador: Maria Celeste de Castro Machado

Graduação em Ministério Pastoral

2010 - 2013

Seminário Teológico Batista de Niterói
Título: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO INTEGRAL DA IGREJA
Orientador: Carlos Alberto Pires

Graduação em Educação Física

2003 - 2006

Universidade Salgado de Oliveira

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em A Vida e Pensamento de Dietrich Bonhoeffer. (Carga horária: 10h). , Faculdade Luterana de Teologia, FLT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Prática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião Aplicada.

Participação em eventos

33° Congresso Internacional da Soter - Religião, Laicidade e Democracia. Cristo no Mundo - Contribuições a partir da teologia de Dietrich Bonhoeffer. 2021. (Congresso).

Espiritualidade, comunhão e ser igreja: Bonhoeffer para os nossos Dias. 2021. (Outra).

VI Bonhoeffer em contexto - A recepção do pensamento de Dietrich Bonhoeffer na teologia latino-americano - Dr Carlos Caldas. 2021. (Seminário).

VII Bonhoeffer em Contexto - Nem tanto no céu, nem tanto na terra! O desafio ético de encarar as demandas de seu tempo. Dr. Dr Uipirangi Câmara. 2021. (Seminário).

VIII Bonhoeffer em Contexto - Bonhoeffer e Nietzsche: Porque o teólogo escuta o filósofo? - Dr Peter Frick. 2021. (Seminário).

VIII Congresso ANPTECRE. Cristo no Mundo: A Historicidade da salvação. 2021. (Congresso).

X Bonhoeffer em Contexto - Bonhoeffer e Resistência - Dr MIchael DeJonge. 2021. (Seminário).

XI Bonhoeffer em Contexto - Uma Igreja Cristocêntrica, Koionônica, e Diaconal. 2021. (Seminário).

XII Bonhoeffer em Contexto - Espiritualidade em Tempos sombrios em Finkenwalde. 2021. (Seminário).

XIII Bonhoeffer em Contexto - EcoTeologia a partir de Dietrich Bonhoeffer. 2021. (Seminário).

Dietrich Bonhoeffer Vida e Pensamento. 2020. (Seminário).

I Bonhoeffer em Contexto - Resistência e Submissão. 2020. (Seminário).

II Bonhoeffer em contexto - A vocação política da igreja.. 2020. (Seminário).

III Bonhoeffer em Contexto - Hermenêutica Bíblica de Bonhoeffer. Dr Roger Wanke. 2020. (Seminário).

IV Bonhoeffer em contexto - Humanismo Cristão. Dr Rudolf von Sinner e Dr Jeferson Zeferino. 2020. (Seminário).

V Bonhoeffer em Contexto - Bonhoeffer e Martin Luther King: legado e importância para o testemunho. Dra Jennifer Mcbride. 2020. (Seminário).

VI Bonhoeffer em Contexto - Bonhoeffer e o terror totalitário. Co Mestranda Karina Rezende. 2020. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A morte de Deus e a espiritualidade cristã. Revista Brasileira de Teologia , v. 11, p. 11, 2022.

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Cristo no Mundo: A Historicidade da salvação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Cristo no Mundo - Contribuições a partir da teologia de Dietrich Bonhoeffer. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A Igreja e o Isolamento Social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Em busca de uma Igreja Trinitária. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Em busca de uma Igreja Relevante. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Desafios e escolhas após o Seminário. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A importancia das Células para o Crescimento Integral da Igreja. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A História da Igreja e a pós modernidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A Reforma Protestante e a pós-modernidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . O poder do Exemplo na Teologia Paulina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Os Pilares da Fé Cristã. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A Carta da Alegria - Análise da Carta aos Filipenses. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . EBD - Excelência na Formação Cristã. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . O Desenvolvimento Natural da Igreja. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . A força da liderança no desenvolvimento natural da igreja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Alex de Oliveira ; GARCIA JUNIOR, C. A. . Harmonia no processo de ensino-aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Correa, Fernanda Soares ; GARCIA JUNIOR, C. A. . A imagem e o esquema corporal na formação do ser pluridimencional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. ; Pinheiro, Wagner Santos . Fatores no cérebro que contribuem na aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Jogos Tradicionais Infantis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA JUNIOR, C. A. . Inteligências Múltiplas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GARCIA JUNIOR, C. A. . Manual para Concílio. 2018. (Manual).

Prêmios

2023

Patrono da Turma de Teologia, Seminário Teológico Batista de Niterói.

2023

Moção de aplausos, Câmara de Vereadores do município de Tanguá.

2022

Medalha Padre Thomas Pieters, Câmara de Vereadores do município de Tanguá.

2019

Cidadão Taguaense, Prefeitura Municipal de Tanguá.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrei a matéria Pregação nos evangelhos na pós graduação em Pregação Bíblica Ministrei a matéria teologia dos pais apostólicos na pós graduação de História do Pensamento Cristão

2019 - Atual

BATISTA KIDS / COLEGIO BATISTA FLUMINENSE / FABERJ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teologia, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministro aula no Polo Rio Bonito de Hermenêutica, Sistemática, etc.

2017 - Atual

Seminário Teológico Batista de Itaboraí

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministro as seguintes matérias: Hermenêutica, Homiletica, Eclesiologia, Princípios e doutrinas Bíblicas, liderança.

2019 - 2019

Seminário Teológico Batista de Itaboraí

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Teologia da Trindade nos Pais Capadócios e Agostinho de Hipona. Controvérsias sobre a Trindade no oriente e Ocidente.

2020 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.