Leonardo da Silva Alves

Graduação completa no curso superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Técnico em Vestuário, formado pelo mesmo Instituto. Com experiência na área educacional, atuando (2013 a 2015) como monitor do programa federal Mais Educação nas disciplinas de Brinquedoteca e Pintura. Atuou como professor nas disciplinas de Informática e Oficina de Negócios (2015 a 2018) no Centro Educacional Professora Maria Norma Alves em Jardim de Piranhas - RN. Em 2019 atuou como bolsista na disciplina de Modelagem na modalidade Tutoria de Aprendizagem em Laboratório (TAL) no IFRN. Bolsista pelo PROPI/RE/IFRN - Projetos de Pesquisa e Inovação com Fomento, com o tema Jaqueta Transmutável: Inovação Híbrida no Contexto da Moda Contemporânea. Contribuiu como bolsista no PROEX/IFRN-Programa Mulheres Mil em 2019 no IFRN Campus Caicó. Atua como designer e artesão freelance na empresa Lupy (2019 até o atual momento), escritor e ilustrador de livro independente na página Metamoflorse.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em DESIGN DE MODA

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Vestuário

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola Estadual Amaro Cavalcante

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2009

Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel

Formação complementar

2020 - 2020

Fibras Têxteis. (Carga horária: 10h). , Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.

2020 - 2020

Minicurso: Um estudo dos gêneros textuais do domínio do jornalismo. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2020 - 2020

Tecido Plano. (Carga horária: 10h). , Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.

2020 - 2020

Silhuetas e Formas na Moda. (Carga horária: 20h). , Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.

2020 - 2020

Curso Beneficiamento Têxteis. (Carga horária: 10h). , Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.

2020 - 2020

Tecido de Malha. (Carga horária: 10h). , Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: informática.

Participação em eventos

AUDACES CONNECTION 2020. 2020. (Outra).

Fórum Festa de Sant?Ana de Caicó ? Patrimônio Cultural do Brasil.TRADICIONAL SANDÁLIA DE COURO DE CAICÓ: UMA ALTERNATIVA MODERNA E SUSTENTÁVEL UTILIZANDO TÉCNICAS ARTESANAIS CARACTERÍSTICAS DO SERIDÓ. 2020. (Simpósio).

I Fashi.ON.Meeting. 2020. (Outra).

II Fashi.ON.Meeting. 2020. (Outra).

I VESTU EM CONTÊXTIL. 2020. (Outra).

Made In Italy: Construzione di una cultura della moda. 2020. (Outra).

WebPalestra: A inclusão de alunos com deficiência auditiva e a construção do PEI. 2020. (Outra).

Fashion Revolution Caicó. Fashion Revolution Caicó. 2019. (Feira).

Oficina de Customização de Roupas - SENAI RN. 2017. (Oficina).

Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN - SECITEX. Stand de Customização. 2017. (Feira).

Tendências de Moda e Estilo. 2017. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ALVES, L. S. . Metamoflorse: o que há de bom em mim?. 3. ed. Campina Grande: Amplla, 2020. v. 1. 38p .

Outras produções

ALVES, L. D. S. ; MEDEIROS, A. T. ; ALVES, L. S. . Short ergonômico com bolso antifurto. 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    JAQUETA TRANSMUTÁVEL: INOVAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA MODA CONTEMPORÂNEA, Descrição: Edital n 04/2020 - PROPI/RE/IFRN - Projetos de Pesquisa e Inovação com Fomento As novas exigências do consumidor, frente ao cenário atual de consumo, requerem de quem produz moda uma postura ética e sustentável. Para atender essa demanda, é necessário utilizar metodologias de projeto de produto centradas no usuário, visando uma melhor orientação de mercado, bem como pensar em inovações que estejam alinhadas com os valores e estilo de vida do público alvo e permitam uma experiência de uso que dê satisfação ao usuário. Pensando nisso, o objetivo geral desse estudo é desenvolver um produto de moda híbrido, sustentável, versátil, inovador e comercialmente viável, que atenda as necessidades dos usuários a qual se destina, como praticidade, resistência, proteção e conforto, e que possua parâmetros para ser produzido em escala industrial. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória, onde os procedimentos técnicos utilizados serão de caráter bibliográfico e de pesquisa-ação, visto que haverá a interação com os futuros usuários da peça. Espera-se que o projeto contribua para o mercado de moda, oferecendo um produto que satisfaça as reais necessidades dos consumidores alvo, bem como colabore para a discussão sobre moda híbrida ao apresentar relatos sobre a relação dos usuários com o produto desenvolvido. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo da Silva Alves - Coordenador / Livia Juliana Silva Solino de Souza - Integrante / JESSICA DA SILVA ALVES - Integrante / CLARISSE GABRIELE PEREIRA DE SOUZA - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria de Aprend. em Laboratório - Modelagem, Carga horária: 15

Outras informações:
Atuei como bolsista de Desenvolvimento de Tutoria de Aprendizagem e Laboratório - TAL no IFRN Campus Caicó, na disciplina de modelagem. Era responsável por desenvolver modelagens com alunos(as) e acompanhar o professor nas aulas, dando suporte no decorrer do semestre. Nesse processo, também participei de atividades nos laboratórios de corte, costura e estamparia, com auxílio de outros bolsistas, executando algumas demandas internas do Campus, como criação de estampa, corte e estamparia de camisetas promocional da expotec. Atuei também desenvolvendo estampas para os desfile de conclusão final do curso de design de moda, bem como uma camiseta para o mesmo.

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário do Programa Nacional Mulheres Mil, Carga horária: 15

Outras informações:
Este projeto tem como objetivo geral oportunizar a qualificação profissional das mulheres em condições de vulnerabilidade física, social e econômica, com vistas a sua inserção no mundo de trabalho informal (costurar para si própria e para a família), além de estimular a elevação do nível de escolaridade e contribuir para o resgate da autoestima e a sua valorização enquanto cidadãs, melhorando suas relações familiares e participando das ações de interesse das comunidades nas quais estão inseridas. Desse modo, este propõe-se a oferecer o curso FIC em Costureiro, na modalidade presencial, por entender que está contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando as mulheres através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização e de justiça social. Tal projeto se realizará entre os meses de Abril a Dezembro do presente ano e as participantes serão 30 alunas a serem selecionadas.

2015 - 2018

CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA MARIA NORMA ALVES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Oficina de Negócios

Outras informações:
Oficina de Negócios: instrutor de economia e desenvolvimento de noções empreendedoras para estudantes entre 6 a 14 anos, com fechamento anual da disciplina em uma Feira de Negócios. Gincanas escolares eram desenvolvidas durante o semestre para avaliar o conhecimento adquirido.

2014 - 2018

CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA MARIA NORMA ALVES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Informática básica: instrutor de informática básica para estudantes entre 6 a 14 anos

2014 - 2015

Escola Municipal Marinheiro Saldanha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Monitor de Brinquedoteca, Carga horária: 10

Outras informações:
Programa Mais Educação / Projeto de Ensino Integral - Governo Federal Brinquedoteca: desenvolvimento de jogos e noções de empreendedorismo para crianças entre 6 a 11 anos

2013 - 2015

Escola Municipal Marinheiro Saldanha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Monitor de Artes, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Mais Educação / Projeto de Ensino Integral - Governo Federal Artes: desenvolvimento do processo artístico de crianças entre 6 a 11 anos

2007 - 2011

Escola Municipal Maria de Nazareth

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador do projeto Amigos da Escola, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assistente de professor de informática e ornamentador

2009 - 2013

70° Grupo Escoteiro Rio Piranhas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pioneiro Staff, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou como Monitor de patrulha no 70 Grupo de Escoteiros Rio Piranhas na modalidade escoteiro de 2009. Posteriormente como monitor da patrulha na modalidade Sênior de 2010 a 2012. Antes do grupo encerrar suas atividade, atuou como Pioneiro Staff (preparação para chefe de grupo escoteiro) de 2012 a 2013.

2018 - Atual

Lupy

Vínculo: Designer, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40