Andreza da Silveira Jorge
Artista e ativista, atua com projetos sociais voltados para as discussões sobre gênero, através de temas relacionados ao processos de empoderamento coletivo feminino e da construção de novas masculinidades, relações étnico raciais, diversidade e sexualidade há mais de quinze anos, tendo sua vida profissional inteira voltada para tais trabalhos,
Iniciando como jovem participante de projeto social no Complexo da Maré e percorrendo um caminho que possibilitou a participação em diversas organizações não governamentais e da sociedade civil em projetos sociais com foco nos processos pedagógicos e de criação de insumos e materiais de apoio para a discussão dos temas transversais e educacionais. Ao se tornar licenciada em Dança, suas ações se potencializaram, e passou a atuar principalmente com foco nas temáticas de cultura e memória, priorizando os temas em torno das relações étnico-raciais e de promoção do respeito às manifestações artísticas e culturais africanas e afro-brasileiras, tendo como maior interesse de pesquisa atualmente a visibilidade e propagação dos saberes das mulheres negras e faveladas.
Escritora publica artigos, contos, crônicas e poesias sobre cultura afro-brasileira e feminismo, tendo sido a poeta ?destaque? da FLUP (Festival literários das periferias) de 2017, com maior número de poemas na antologia ?Seis temas a Procura de Um poema?; utiliza a escrita e a composição como ferramenta para potencializar as discussões e como processo pedagógico.
Na vida acadêmica durante a graduação pesquisou o ensino da dança nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e a relação com a Lei 10639/03, sendo esse seu objeto de estudo para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
Pesquisou a relação entre mulheres negras, favela e os processos educacionais existentes em projetos de sociais, a construção da autoestima dessas mulheres e os processos de reconhecimento identitários, feminismos negro e favelado, sendo mestre em Relações Étnicas Raciais, no programa de pós-graduação do CEFET-RJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Exerceu a função de coordenadora da Casa das Mulheres da Maré.
Foi professora contratada por dois para o Departamento de Arte Corporal da UFRJ.
É coordenadora e idealizadora do projeto social Mulheres Ao Vento que é um projeto de dança para mulheres na Maré que se inspira na vida e histórias de Oiá (deusa Iorubá) para suas criações.
Atualmente é aluna de dois programas de doutorado, o PPGAC (Artes da Cena) na UFRJ e ASPECT Program, um programa interdisciplinar em humanidades da Universidade Virginia Tech, atuando como bolsista e professora assistente.
Informações coletadas do Lattes em 04/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em ASPECT- Alliance for Social, Political, Ethical, and Cultural Thought
2021 - Atual
Virginia Tech
Orientador: Desiree Poets
Bolsista do(a): Virginia Tech, VT, Estados Unidos.
Doutorado em andamento em PPGAC- Programa de Pós Graduação em Artes da Cena
2020 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Alessandra Vanucci
Mestrado em Relações Etnicorraciais
2017 - 2019
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Título: Mulheres ao vento- dança e representatividade na vida de mulheres negras e faveladas, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Fátima Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Especialização em andamento em História e Cultura Africana(s) e Afrobrasileira(s)
2017 - Atual
Graduação em Dança
2011 - 2017
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CORPO,IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO ENSINO DA DANÇA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Orientador: Isabela Buarque
Formação complementar
2021 - 2021
Territorios Curatoriais. , Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
2019 - 2019
Desigualdades sociais e racismo: um enfoque global. (Carga horária: 4h). , instituto Maria e Joao Aleixo, IMJA, Brasil.
2017 - 2019
Ingles Nivel Intermediario. (Carga horária: 100h). , CULTURA INGLESA, SBCI, Brasil.
2018 - 2018
História de Angola. (Carga horária: 20h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2018 - 2018
II Laboratório de Experiências Feministas Negras: Das Vidas às Teorias. (Carga horária: 20h). , CASA DAS PRETAS, CDP, Brasil.
2013 - 2013
formação em produção cultural e pesquisa social, projeto ?Solos Culturais. (Carga horária: 50h). , OBSERVATORIO DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO-OF/RJ, OFRJOR_PPPROV, Brasil.
2012 - 2012
Discutindo Gênero e Sexualidade. (Carga horária: 36h). , Instituto Promundo, PROMUNDO, Brasil.
2010 - 2010
Formação de educadores para o Projovem Adolescente. (Carga horária: 24h). , Instituto de Qualidade de Vida, IQUAVI, Brasil.
2010 - 2010
Radiotube- Curso de rádio. (Carga horária: 10h). , Centro de Referência e Informação em Artes e Cultura Brasileira, CRIAR, Brasil.
2008 - 2008
Teatro do Oprimido- Modulo II. (Carga horária: 20h). , Centro de Teatro do Oprimido, CTO, Brasil.
2003 - 2004
Promoção de Saúde para adolescentes. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Organização de eventos
JORGE, A. S. ; CARVALHO. A ( Alexandre Carvalho) ; ALVES, S. . I Ciclo de Produção em Africanidade. Dança Educação: Iyalodês: o poder feminino.. 2015. (Outro).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. ; CARVALHO. A ( Alexandre Carvalho) . II Seminário de Integração Universidade Comunidades de Terreiro - Yaô - Renascimento de uma vida.. 2013. (Outro).
Participação em eventos
5ª edição do Pautas Sociais.?Inventividade e Criatividade das Juventudes nas Periferias?. 2019. (Encontro).
Jornada Saberes e Fazeres.Centro de Artes da Maré e criação. 2019. (Encontro).
capacitação interna Ong Luta pela paz.Raça e etnia. 2018. (Oficina).
Copene- Congresso brasileiro de Pesquisadores Negros-. ESCREVIVÊNCIAS: ESCRITAS CORPORAIS DE MULHERES AO VENTO.. 2018. (Congresso).
Gênero, Violência e Construção da paz: perspectivas e debates na política internacional.Feminismo e construção da paz desde o Sul Global. 2018. (Seminário).
I Encontro de Questões Étnico-Raciais em filosofia e educação..Educação anti-racista. 2018. (Encontro).
SANKOFA: Conhecimentos africanos, afrobrasileiros e Indígenas na Escola.ESCREVIVÊNCIAS CORPORAIS: PROJETO MULHERES AO VENTO.. 2018. (Oficina).
Semana das Mulheres.Violência de gênero em suas diversas nuances. 2018. (Encontro).
wow- Mulheres do Mundo- Raça e poder.Raca e Poder. 2018. (Outra).
I Pega- Encontro de estudante de graduações em Artes do Estado do Rio de Janeiro-.Ao Vento. 2017. (Encontro).
JIPP- Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-graduação.Mulheres ao vento- dança e representatividade na vida de mulheres negras e faveladas. 2017. (Seminário).
MM 13o Mundo de Mulheres& Fazendo Genero. Ao Vento. 2017. (Congresso).
Seminário Internacional 10 anos dos Programas H e M.Programa Jovens pela equidade de gënero. 2013. (Seminário).
x semana FEBF da Consciencia Negra.Ao Vento. 2013. (Encontro).
Congresso Universitario de Prevenção. Sexualidade,juventude e direitos. 2011. (Congresso).
III Seminário Nacional de gênero e práticas Culturais.Genero e sexualidade. 2011. (Seminário).
mostra Estadual do Projeto SAUDE E Prevençao nas Escolas.Genero e sexualidade. 2010. (Outra).
Encontro nacional de adolescentes.Gênero e relações. 2009. (Encontro).
Forum social da juventude.Juventude e direitos. 2009. (Encontro).
I Simposio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de generoero.Genero e Masculinidades.. 2009. (Simpósio).
IJC-Instituto de Juventude Contemporânea- 1 Encontro Nacional de Jovens Feministas. 2008. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
JORGE, A. S. . ATRAVESSAMENTOS CORPORAIS: A DANCA E A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NO EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS E DE PERIFERIA. revista desvios , v. 2, p. 87, 2017.
-
JORGE, A. S. . Dores que libertam: Falas de Mulheres da Favela da Maré, no Rio de Janeiro sobre violencias. 1. ed. Rio de Janeiro: appris, 2018. 179p .
-
JORGE, A. S. . Seis temas a procura de um poema. 1. ed. rio de janeiro: mórula, 2017. 256p .
-
JORGE, A. S. . kaô kabecile!. JOrnal da universidade UFRGS, BRASIL, p. 12, 02 abr. 2018.
-
JORGE, A. S. . AS DORES E ALEGRIAS DE SER MULHER NA MARÉ. Maré de Noticias, 05 mar. 2018.
-
JORGE, A. S. . ESCREVIVÊNCIAS: ESCRITAS CORPORAIS DE MULHERES AO VENTO.. In: Congresso Brasileiro de pesquisadores negros, 2018, Uberlandia-MG. (RE) EXISTENCIA INTELECTUAL NEGRA E ANCESTRAL. FRANCA-SP: RIBEIRAO GRÁFICA, 2018.
-
JORGE, A. S. . Escritas corporais de mulheres ao vento. In: SER NEGRA, 2018, Brasilia-DF. Semana de reflexoes sobre negritude,genero e raçå. Brasilia-DF: IFB, 2018. v. 7. p. 225-225.
-
JORGE, A. S. . Maré de dentro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JORGE, A. S. ; RIBEIRO, D. . Anti-Black State Violence Across the Americas: Power and Struggle in Brazil and the U.S.,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JORGE, A. S. ; CARNEIRO, S. ; XAVIER, L. ; ESPINOSA, Y. ; HENRIQUES, J. . WOW- Festival Internacional Mulheres do Mundo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JORGE, A. S. . 'A RETOMADA DA DEMOCRACIA E FUTUROS POSSÍVEIS: DEBATES, ENCONTROS, POTÊNCIA, SUPERAÇÃO E VIDA'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
JORGE, A. S. . Adeus e Gratidão: Um Sarau no Ar para Ecio Salles e Seu Legado para a Literatura Periférica. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . Marielle florescerá: Conheça o trabalho de outras mulheres líderes da Maré. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . Kvinnorörelsen i Brasilien stärks efter politikermord. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . La Maré clama justicia por Marielle Franco. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . Passageiras, apesar de tudo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . Produtora iguaçuana cria projeto que promove intercâmbio solidário. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JORGE, A. S. . Da favela da Maré para o Peru: relatos de uma preta intercâmbista. 2017; Tema: Viajar, gênero e raça. (Site).
JORGE, A. S. . Feminismos Negro e Favelado. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
JORGE, A. S. . MULHERES AO VENTO - EMPODERAMENTO FEMININO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
JORGE, A. S. . Educaçåo e esporte para a igualdade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Atividades).
JORGE, A. S. . Jogo: Em seu lugar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Educativo).
JORGE, A. S. . Ao Vento. 2018. Performática.
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . A árvore e os ventos. 2018 (Perfomance).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . Obinrin-Ventos na Maré. 2017 (Espetáculo de dança).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . Obinrin-Ventos na Maré. 2017 (Espetáculo de dança).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . ADENTRO-Perfomance em movimentos. 2017 (PERFOMANCE).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . Obinrin-Ventos na Maré. 2017 (Espetáculo de dança).
JORGE, A. S. ; ALVES, S. . Obinrin- Ventos na Maré. 2016 (Espetáculo de dança).
Prêmios
2019
Concurso Literário Prêmio VIP de literatura- categoria poesia, A.R Publisher Editora.
2018
Premio Cláudia 2018, Revista Cláudia.
2017
Convocatória Nacional Bagagem-AIESEC/ Bolsa para Intercambio no Peru., AIESEC- BRASIL E PERU.
2016
Ações Locais, Secretária de Cultura do Rio.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2021
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
2017 - Atual
Associação Redes da Maré, RedesVínculo: contratada via MEI, Enquadramento Funcional: coordenadora da casa das mulheres da Maré, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando como coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, trabalhando diretamente com mulheres a respeito de temas que giram em torno das relaçoes etnico-raciais, de genero e classe dentro de um território de favela/periferia.
Atividades
-
06/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Relações de gênero , raça e classe.
2019 - Atual
Instituto Maria e João AleixoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações:
Professora e orientadora no projeto Uniperiferias, facilitando cursos livres sobre os temas que giram em torno das pautas de raça associadas a genero e classe.
Atividades
-
05/2019
Ensino, Feminismos negro e favelados, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Feminismos negro e favelado
2007 - 2019
Instituto PromundoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: FACILITADORA ; COORDENADORA DE PROJETOS
Outras informações:
Ao longo de 15 anos atuei no Instituto Promundo passando por diferente funçoes, tendo como principal foco o trabalho direto com as temáticas relacionadas as discussoes sobre genero, sexualidade, raça e projetos sociais.
Produzindo materiais educativos autorais para o desenvolvimento de tais temas.
Atividades
-
03/2006 - 05/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Genero e sexualidade; raça e etnia, Atuando em projetos sociais em favelas no Rio de Janeiro; Atuando como educadora para jovens em cumprimento de medida sócio educativa-DEGASE
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andreza da Silveira Jorge e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?