Rubya Caroline Lima Ferreira

Entendo que é na teia com o outro que a vida acontece, se refaz e se expande.Atuo em Psicologia Clínica, Docência e Consultoria. Sou Psicóloga, Psicanalista, Professora de Pós Graduação e Formadora credenciada na Diretoria Regional de Educação. Possuo Pós graduação em Psicanálise (PUC), especialização em Semiótica (PUC) e Mestrado (USP). Possuo mais de 10 anos de experiência como Psicóloga e Docente, função que concilio com o exercício da Consultoria.Minha trajetória inclui atuação na OrienteMe, Startup incubada pelo Hospital Albert Einstein. Em corporações públicas e privadas, como CAPS Itapeva, Hospital São Luís e Senac.Além de ampla expertise em Consultoria de RH, Carreira e Liderança, vivenciada na PwC. Em Clínica Particular, atuo com Psicoterapia, Orientação de Carreira, Soluções para empresas e Desenvolvimento de Habilidades Sócioemocionais/ Soft Skills.No campo da Consultoria e Docência, possuo ampla expertise em Desenvolvimento de Projetos, Metodologias Ativas, Blended e Active Learning, Agile Learning Design, Aprendizagem por meio de Projetos, Design Thinking e Workflow Learning.Em palestras e treinamentos promovo a interface entre Tecnologia e Educação, a partir da utilização de múltiplas estratégias interativas, como Storyboards, Gameficação, Storytelling, Vídeo learning e afins.Sou movida a Projetos voltados a desenvolvimento pessoal e profissional. Conheça alguns deles:#9643;#65039;Imersão De_Seja: Desenvolva seu projeto de maturidade incluindo Carreira, LinkedIn, Currículo e seu Ponto de Brilhantismo.Consultoria AMI: Desenvolva sua marca profissional, a partir de um Plano Estratégico. Descubra a potência do Autoconhecimento para ativar sua expansão. Didática das Emoções em Escolas: Formação de líderes educacionais para o desenvolvimento de soft skills e promoção da saúde mental em sala de aula.Projeto Olhares l Senac: Sensibilização e promoção de habilidades sócioemocionais no contexto organizacional. A iniciativa também deu início a Newsletter "Olhares" distribuída internamente na Instituição.Projeto Mães Executivas l PwC: Desenho de políticas internas, acolhimento e treinamentos em saúde, bem estar e carreira de mães executivas.Emoções em cena l Amazon: Livro que escrevi para apoiar o método "Didática das Emoções e gerar ferramentas práticas para prevenção em Saúde Mental e desenvolvimento de competências humanas.Escrevo e já fui premiada nos Concursos Literários: Noite da Poesia (2020) l Internacional Cataratas de Contos (2019) l Festival de Poemas (2016) l Clipp IX - Presidente Prudente (2015).

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia, Educação e Linguagem

2023 - Atual

Faculdade de Educação da USP
Título: A escuta do corpo: Oficinas de sensibilidade junto a grupos heterogêneos
Orientador: Leny Magalhães Mrech
Coorientador: _. Palavras-chave: Psicologia Clínica; Psicologia Escolar; Psicanálise; Desenvolvimento Humano.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: psicologia.

Especialização em Semiótica

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Aprendizagem como processo: a presença da afetividade na construção do saber.
Orientador: Paul Kardous

Especialização em Psicologia Clinica

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Apropriação do Corpo e Constituição Psíquica
Orientador: Julieta Jerusalinsk

Graduação em Psicologia

2007 - 2012

Universidade Paulista
Título: Os mecanismos de sedução da mídia
Orientador: Elisete Santos

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Projetos de vida e o Bom professor. (Carga horária: 1000h). , Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas, NAP, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Managing Emotions in Times of Uncertainty and Stress. (Carga horária: 1000h). , Yale Center for Emotional Intelligence, YC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Formação em Liderança. (Carga horária: 500h). , Escola Conquer, EC, Brasil.

2021 - 2021

Plural - Diversidade e Equidade nas Organizações. (Carga horária: 500h). , Perestroika, PA, Brasil.

2021 - 2021

Desenvolvendo competências por meio de projetos. (Carga horária: 700h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Neurociência: Razão e Emoção. (Carga horária: 360h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Singularidade e Transumanismo. (Carga horária: 800h). , Aerolito, AE, Brasil.

2020 - 2020

Inteligência Emocional. (Carga horária: 500h). , Escola Conquer, EC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2023

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente e Multiplicadora

Outras informações:
Idealização e desenvolvimento de Projetos e Programas com foco em Clima Organizacional l Saúde e Bem estar l Desenvolvimento Humano e Profissional. Soluções corporativas l Metodologias ativas l Aprendizagem por competências l Planos de aula l Orientação de Projetos. Professora em Cursos Técnicos, Livres, Aprendizagem Profissional e Soluções Empresariais. Atuação em Programas de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Praticas Integrativas, Saúde e Bem estar l Projetos de vida e Competências para o Mundo do Trabalho Multiplicadora no Comitê de Inclusão e Diversidade I Coordenação de Worshops e da Semana da Inclusão e Diversidade l Iniciativas em clima organizacional, promoção da saúde mental e diversidade l Metodologias, palestras, fóruns e rodas de conversa l KPIs. Condução de oficinas em Inovação e Criatividade l Ferramentas pedagógicas l CNV l Inovação e criatividade. Visita, Treinamentos e Soluções Personalizadas em Empresas Parceiras. Orientação de Carreira l Design Thinking e Uso de Metodologias Ágeis aplicadas a Educação. Vasta experiência em Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Aprendizagem por meio de projetos, Active e Blended Learning, Design Thinking, TDICs. Idealização e liderança de iniciativas internas, com foco em coordenação de pessoas, desenho de propostas e operacionalização de ações:- Projeto Olhares: voltado a Promoção da Saúde e Cultura Organizacional realizado em duas Unidades do Senac Guarulhos e gerador de iniciativas que se converteram em diretrizes institucionais.- Oficinas de Sensibilidade: Programa de diferentes eixos tematicos para o desenvolvimento humano e profissional: Saúde, qualidade de vida e bem estar l Desenvolvimento de soft skills I Construção de fu

2014 - 2016

Cevallos - Clínica de Atendimento Psicológico e Psiquiatrico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Psicanalista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento clínico individual e em grupo: crianças, adolescente, adultos e terceira idade. Avaliação, intervenção e reabilitação psicológica; Soluções em Carreira, Saúde e Qualidade de Vida em Empresas. Realização de oficinas de criatividade com jovens e idosos; Condução de grupos de apoio a mães, gestantes e pacientes crônicos; Orientação vocacional e palestras educativas para o público jovem e adulto; Realização de rodas de conversa e palestras em Saúde Mental, Bem estar e Qualidade de vida. Orientação de novos profissionais em relação a atendimento clínico em Psicoterapia Breve e orientação em Psicanálise.

2013 - 2015

Arte Educação Produções

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Freelancer l Supervosão de Projetos, Carga horária: 22

Outras informações:
Condução de Projetos e Oficinas relacionados a Arte, Educação e Cultura. Coordenação de pessoas, planejamento, treinamento, execução de processos, monitoramento, avaliação de indicadores e planos de ação. Atuação em mediação cultural, mobilização social, sensibilização e engajamento de lideranças. Elaboração de conteúdos, relatório e desenvolvimento de metodologias. Pesquisa, interação com stakeholders, implementação de estratégias para promoção cultural. Elaboração de conteúdos digitais: https://carolinelima.contently.com/

2013 - 2014

Ensino Social Profissionalizante

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Docente polivalente em cursos técnicos e livres. Aulas em Recursos Humanos e Administração l Inovação e Comunicação l Desenvolvimento Profissional e Carreira. Elaboração de materiais didáticos interativos Soluções organizacionais. Palestras em Intraempreendedorismo, Liderança, Desenvolvimento de Soft Skills. Educação técnico-profissionalizante I Orientação profissional e Workhops em carreira. Elaboração e operacionalização do plano de curso, estratégias de ensino, elaboração de indicadores e articulação de propostas e ações socioeducativas. Condução de oficinas e rodas de conversa com sujeitos em vulnerabilidade social. Organização de eventos culturais e desenvolvimento institucional; Diagnóstico, monitoramento e avaliação de projetos. Apoio na elaboração de projetos de novos materiais didáticos e na reformulação e reedição de apostilas utilizadas pela instituição. Elaboração de relatórios, análises e eleição de planos de ação em consonância com os valores da organização.

2011 - 2013

Price Waterhouse e Coopers & Lybrand

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em processos de gestão de pessoas e RH: seleção, onboarding, entrevista de desligamento, avaliação de indicadores de desempenho e projetos focados em saúde mental e clima organizacional. Recrutamento e seleção, análise de perfil, triagem de currículos e aplicação de testes psicológicos e operacionais. Desenvolvimento e gestão de projetos focados em Diversidade e Saúde no Trabalho. Interação com empresas parceiras nos projetos de Inclusão e Integração de novos colaboradores. Elaboração de indicadores e pesquisas internas, além de realização de treinamentos e programas de capacitação. Vivência com Design Instrucional/ Design Thinking e Workflow Learning. Idealização do Projeto de Acompanhamento de Mães Executivas, voltado ao desenho de políticas internas e iniciativas de apoio, acolhimento e promoção de saúde à mães.

2011 - 2012

Hospital São Luis

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuação em equipe multidisciplinar nas unidades de Pediatria, Pronto Socorro, Enfermaria e UTI, na realização das atividades de: Triagem Recreação Avaliação psicológica Psicoterapia voltada a pacientes e familiares de diferentes faixas etárias. Elaboração de prontuário individual e relatórios técnicos; Mediação de conflitos e discussão de casos em equipe multidisciplinar. Responsável pela condução de oficinas de criatividade com pacientes em situação de internação: utilização de recursos expressivos tais como pintura, desenho, música, argila e dramatização. Uso de instrumentos psicológicos validados e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia; Apoio à equipe médica na conclusão de diagnósticos e participação em reuniões com a equipe clínica do Ambulatório e/ou outros serviços da Organização.

2014 - Atual

Clínica Particular de Atendimento Psicológico

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12

Outras informações:
https://rucaroline.com/ Psicóloga e Psicanalista - atendimento clínico (individual e em grupo) online e presencial. Palestrante e Formadora Externa da Diretoria Regional de Educação Butantã l Desenvolvimento de habilidades socioemocionais l Aprovação: http://bit.ly/3HHq0Nh l Diário Oficial p. 60 Supervisão em Psicanálise à profissionais da área. Consultoria em carreira - recolocação profissional, currículo, Linkedin e preparo para processo seletivo. Elaboração e implantação de programas de gestão de saúde, cultura organizacional e soft skills. Condução de Oficinas de Criatividade e Idealizadora do Projeto Oficinas de Sensibilidade em Instituições. Treinamento de líderes l Palestras em Soft Skills, Saúde Mental e Bem estar, Qualidade de Vida, Inteligência Emocional, Carreira e Formação de Professores. Instrutora de Mindfulness.

2017 - 2022

OrienteMe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 15

Outras informações:
Psicóloga e Psicanalista - Atendimento psicológico online individual para adolescentes, adultos eidosos por meio da Plataforma OrienteMe: https://www.orienteme.com.br. Avaliação de aspectos emocionais, comportamentais, cognitivos e orientação profissional. Mapeamento de objetivos do tratamento psicológico e utilização de técnicas terapêuticas. Orientação Profissional l Teste vocacional l Recolocação Profissional e Preparo para todas as etapas de um processo seletivo. Consultoria em Programas de Gestão de Saúde e Cultura Organizacional. Palestras em Saúde Mental, Autoconhecimento e Oficinas de Mindfulness. Psicóloga convidada para supervisão de casos e integração de novos colaboradores l Condução de treinamentos e reuniões l Atuação na integração e motivação da equipe. Triagem, orientação, encaminhamento e elaboração de prontuários técnicos.

2021 - Atual

UNISAO PAULO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente convidada no curso de Pós Graduação em Psicologia Hospitalar e Psico-Oncologia Elaboração de conteúdos e recursos didáticos l Seleção Bibliográfica l Planos de Aula para Ensino Remoto Diferenciado l Orientação de Projetos em Instituições Planos de aula e abordagem de temáticas relacionadas a: Psicanálise l Práticas Psicoterapêuticas l Psicoterapia breve l Atendimento Presencial e remoto Saúde mental l Corpo l Acolhimento e Intervenção l Fases do Desenvolvimento Humano Atendimento em serviço de Atenção Primária à Saúde presencial/remoto Condução de grupos l Avaliação de comportamentos e necessidades emocionais de pacientes e/ou familiares e afins. Uso de Ferramentas e Recursos Digitais para Aulas Interativas e Dinâmicas remotas.