Alexandre Barros Oliveira

Licenciado em Química pela Unicamp e Especialista em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa Mestrado em Divulgação Científica e Cultural no Labjor, Unicamp, como aluno especial. Tem 21 anos de experiência como professor do Ensino Fundamental e Médio, Cursos Técnicos e Pré-vestibulares. Criação e execução de vários projetos de ensino de Química, mostrando o conteúdo em situações cotidianas, inclusive com obtenção de certificado de direito autoral concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. Autor de questões de Química para grupo Kroton e grupo Educacional. Vivência como tutor de portal de Química para rede de 40 escolas em todo o Brasil, abrangendo produção de videoconferências, chats e fóruns. Planejamento e implantação de cursos e orientações técnicas de Química para professores da rede estadual em Campinas/SP. Experiência como Coordenador pedagógico e Coordenador-geral de curso pré-vestibular, triplicando o número de alunos e coordenando criação, revisão e impressão de material didático apostilado.

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Divulgação Científica e Cultural

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Rafael Evangelista;

Especialização em Especialização em Administração de Empresas

2001 - 2008

Fundação Getúlio Vargas
Título: Marketing escolar

Graduação em Química

1991 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: Obtenção de polpa a partir de palha de milho através do processo Acetosolv
Orientador: Ulf Friedrich Schuchardt
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Prêmios

2016

Paraninfo (escolhido pelos alunos de turma do Ensino Médio em solenidade de conclusão de curso), Fundação Bradesco.

2012

Concurso Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (orientação de trabalho de aluna classificado entre os 10 primeiros lugares), UNESCO.

2011

Concurso Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (orientação de trabalho de aluna classificado entre os 10 primeiros lugares), UNESCO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Anglo Center Ville. , Avenida João Batista Morato do Canto - 1695, Vila Anhangüera, 13031800 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 25152353

Experiência profissional

2017 - Atual

Anglo Center Ville

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Atuação bem-sucedida no 9°ano do Ensino Fundamental na disciplina de Química, incluindo docência e produção de provas para as escolas do grupo.

2017 - Atual

Evolucional

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Autor

Outras informações:
Preparação de itens de Química que tomam parte de simulados e exames diagnósticos, aplicados em escolas interessadas em melhorar o desempenho no ENEM.

2017 - Atual

Kroton Educacional

Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Autor

Outras informações:
Elaboração de questões de Química aplicadas nas avaliações interativas, que são direcionadas aos cursos de graduação em engenharia, na disciplina de Química Geral.

2003 - 2016

Fundação Bradesco Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2010

FUNDAÇÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor do Portal de Química, Carga horária: 6

2005 - 2008

FUNDAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

FUNDAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ETE BENTO QUIRINO., Carga horária: 17

2001 - 2005

FUNDAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ETECAP (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL C.A.P), Carga horária: 28

Outras informações:
Professor de Química Geral, Aplicada, Inorgânica, Orgânica, Analítica Qualitativa e Quantitativa, Tecnologia e Meio Ambiente e Físico-Química em cursos técnicos.

1996 - 2001

FUNDAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CURSO PRÉ-VESTIBULAR DCE-UNICAMP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor, Coordenador pedagógico e Coordenador-geral. Coordenei a criação, revisão e impressão de material didático apostilado.

2005 - 2008

OFICINA PEDAGÓGICA (DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE).

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico (ATP), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por treinamentos de professores, implantação de capacitações específicas para professores de Química.

2001 - 2005

ETECAP (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Química Geral, Aplicada, Inorgânica, Orgânica, Analítica Qualitativa e Quantitativa, Tecnologia e Meio Ambiente e Físico-Química em cursos técnicos.

2002 - 2005

ETE Bento Quirino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência para alunos admitidos em concorridos processos seletivos, atingindo grande satisfação deles com meu trabalho.

2001 - 2003

Escolas Públicas Estaduais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no Ensino Médio.

1996 - 2001

Curso Pré-Vestibular DCE-UNICAMP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Coordenador pedagógico e geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Conduzi a expansão do curso, triplicando o número de alunos. Coordenei a criação, revisão e impressão de material didático apostilado.