Mário de Castro Duarte Neto

Engenheiro de Controle e Automação, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Mestrando em Administração Profissional, com sólida experiência em gestão de projetos e contratos, tendo exercido essa função em empresas de pequeno a médio porte, nacionais e multinacionais. Experiência na execução de projetos em diversos ramos da engenharia, executando projetos no Brasil e no exterior. Responsável pelo gerenciamento de projetos globais em empresas multinacionais, além de projetos para atender normas legais/governamentais. Consultor técnico com experiência em liderança de equipes multidisciplinares.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Administração

2017 - Atual

Centro Universitário UNA
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Cristiana Trindade Ituassu

Especialização em MBA - Gerenciamento de Projetos

2014 - 2016

Fundação Getúlio Vargas MG
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMALIZAÇÃO DO ENCERRAMENTO DE UM PROJETO
Orientador: André Valle

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2008 - 2013

Centro Universitário UNA
Título: Automatização da Gestão do Lote de Cor no Processo de Pintura Automotiva
Orientador: Paulo Ricardo Nunes de Souza

Formação complementar

2012 - 2012

Formação em Manutenção Mecânica e Elétrica nos Sistemas de Transporte. (Carga horária: 20h). , CIEM S.p.A, CIEM, Itália.

2009 - 2009

Gerenciamento dos Serviços de TI ? ITIL FOUNDATION. (Carga horária: 32h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Participação em eventos

12º SIMPÓSIO DE GESTÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.Industria 4.0 - A fusão inevitável de tecnologias. 2017. (Simpósio).

2ª Semana da Engenharia e Tecnologia.Industria 4.0 - A fusão inevitável de tecnologias. 2017. (Seminário).

3ª Semana de Engenharia e Tecnologia.Industria 4.0 - A fusão inevitável entre tecnologias e o futuro. 2017. (Simpósio).

Semana TIDIR 2°/2015 - Faculdade UNA BH.Redes de Comunicação - Automação Industrial. 2015. (Seminário).

3º Fórum de Tecnologia em Foco/2009.Automação Industrial e seus Princípios. 2009. (Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Algar Telecom. , Rua Desembargador Jorge Fontana, Belvedere, 30320670 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 996903094, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2006

NET Belo Horizonte Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo desenvolvimento e adaptação de projetos de redes de cabos coaxiais, como CATV, Internet Banda Larga e Circuito fechado de TV, atendendo as demandas dos clientes. Consultoria e suporte técnico ao setor comercial da empresa e clientes corporativos, especificando equipamentos, serviços, topologia de redes e sistemas corporativas. Coordenação técnica de determinada área geográfica de Belo Horizonte, controlando indicies de qualidade como satisfação de clientes, parâmetros de qualidade e parâmetros técnicos mínimos impostos pela empresa. Responsável por validação e certificação das instalações e serviços da empresa, priorizando a qualidade, proporcionado ao cliente uma prestação de serviços satisfatória as suas vontades.

2006 - 2009

GE Power Conversion

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de software de PLC's de diversos fabricantes, envolvendo Relação de E/S, Programação Comentada, Mapa de Memória, Testes de Plataforma, Star-Up e Treinamentos aos clientes; Desenvolvimento de configuração de sistemas supervisórios envolvendo a definição de Base de Dados, geração de telas de sinóticos , animação, modelos matemáticos, geração de relatórios, Testes de Plataforma, Start-Up e Treinamentos aos clientes; Participação em Projetos Básicos e Detalhados de Controle, compreendendo: Instrumentação de Fluxogramas de Processo, Folhas de Dados, Diagramas de Interligação, Detalhes de Instalação, Diagramas Lógicos Gerais e Particulares e Diagramas de Malhas; Projetos, configuração e implantação de redes de comunicação digital entre dispositivos de controle, instrumentos de campo e CCM inteligentes: Ethernet, DeviceNet, Modbus , Rádios Wireless e outros protocolos seriais RS485 e RS232; Parametrização e testes de bancada de dispositivos microprocessados para acionamentos elétricos Inversores, Soft Staters e Relés Digitais. Sólidos conhecimentos em instrumentação convencional e em redes digitais; Especificação de equipamentos para projetos de automação industrial, como redes corporativas, gateway, rádios Wireless e comunicação via celular; Comissionamento, Start-Up e Operação Assistida de máquinas de mineração, correias transportadoras, recuperadoras, empilhadeiras de minério e processos de siderurgia e automotiva; Desenvolvimento de projetos e diagramas funcionais de painéis elétricos, painéis de inversores de frequência, CCM?s de baixa tensão, painéis de PLCs e painéis auxiliares. Desenvolvimento de padrões técnicos para descrição das atividades necessárias para atender/desenvolver produtos da empresa. Responsável por especificações técnicas de componentes e equipamentos para construção e fabricação de painéis elétricos, realizando as aquisições via sistema SAP, efetuando follow-up com fornecedores até o recebimento e montag

2009 - 2010

AUMA Automação Industrial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela área técnica no comissionamento, startup e operação assistida de máquinas automáticas para processo de manufatura, coordenação de equipes técnicas formadas por mecânicos e eletricistas, executando as atividades programadas para a entrega do projeto. Coordenação técnica no desenvolvimento de softwares para CLP?s de diversos fabricantes, envolvendo o levantamento das necessidades e testes de plataforma, conforme requisitos impostos pelo projeto. Comissionamento, startup e operação assistida de máquinas e sistemas automáticos de processo de manufatura automotiva, concluindo as necessidades do cliente.

2010 - 2010

MACROTEC Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento da engenharia básica e especificação de equipamentos e sistemas de automação industrial, como redes de comunicação, dispositivos micro processados, rádios wireless, inversores de frequência, controladores e soft starters, gerando propostas técnicas para à área comercial. Marketing de equipamentos voltados para a automação industrial, suporte técnico para a área comercial, proporcionando aos clientes excelência no atendimento técnico-comercial especializado. Parametrização e testes de equipamentos e dispositivos micro processados, inversores de frequência, soft starters e relés digitais, de acordo com as necessidades dos clientes, fortalecendo a excelência no atendimento. Suporte técnico em campo em equipamentos e sistemas de automação industrial, como rádios wireless, controladores, inversores de frequência e redes, com foco na demanda do cliente. Instrutor de treinamentos técnicos de softwares e equipamentos de automação industrial, como rádios wireless, controladores (Rockwell), inversores de frequência e certificação de redes industriais, resultando na satisfação dos clientes.

2010 - 2014

Fiat Automoveis - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processos/Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento de novos Projetos nas áreas de Automação, Elétrica e obras civis em processos automotivos, compreendendo: especificações e desenvolvimento, planejamento e execução, controle de eventos de pagamentos, custos, orçamentos, recursos e cronogramas. Acompanhamento e Inspeção na fabricação de equipamentos junto a fornecedores; Desenvolvimento de projetos Elétricos e de Automação Industrial, contemplando estudo especificações, planejamento, execução e certificação da confiabilidade do sistema; Desenvolvimento de projetos de transportadores industriais, contemplando estudo e modificação de layout para a redução de gargalos e aumento de confiabilidade do maquinário.. Acompanhamento diário do processo produtivo e gerenciamento de falhas de equipamentos; Co-Líder do pilar Manutenção Profissional (Professional Maintenance) metodologia do WCM (World Class Manufacturing). Grupo de melhoria focada (Focused Improvement) em desenvolvimento de projetos e novas tecnologias para a área de pintura automotiva; Técnicas sobre os pilares do World Class Manufacturing (segurança, implantação de custos, melhoria focalizada, manutenção autônoma, treinamento, manutenção, organização no local de trabalho, controle de qualidade, logística, gestão de equipamentos de prevenção, desenvolvimento de pessoas e ambiental). Metodologias de Qualidade (Metodologias Kaizen) e ferramentas avançadas como DOE, PPA, PDCA entre outros; Acompanhamento dos indicadores de qualidade, assim como atuação no processo para solução de problemas e propostas de melhoria;

2016 - 2017

PROJELTEC Projetos Elétricos e Automação

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor / Comercial

Outras informações:
Responsável pela geração de demandas e por potencializar as oportunidades de negócios para a equipe de vendas, buscando novos clientes e contratos nas áreas de engenharia elétrica, automação e prestação de serviços. Consultor técnico em automação, responsável por consultorias e pareceres técnicos, propondo soluções técnicas e gerenciais como definição de padrões e desenvolvimento de documentos normativos, além de ministrar treinamentos para capacitação dos clientes. Consultoria no desenvolvimento de projetos nas áreas de engenharia elétrica e automação/TI, garantindo o investimento, a expectativa e a satisfação dos clientes e investidores. Gestor e consultor de projetos responsável pela análise de contratos e projetos voltados para processos de manufatura. Supervisão de montagem e instalação, comissionamento e ?startup? de sistemas elétricos e de automação industrial.

2017 - 2018

REDE Montagens Elétricas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Gestor de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestor da disciplina automação em projetos, responsável por identificar necessidades e oportunidades, controlando e planejamento ações e execuções dos programas e projetos da empresa, efetuando a comunicação entre cliente e corpo técnico executor do projeto; Coordenação técnica no desenvolvimento de softwares para controladores de diversos fabricantes, envolvendo o levantamento das necessidades e testes de plataforma, conforme requisitos impostos pelo projeto; Coordenação das atividades referente ao estudo do projeto como análise de viabilidade econômica, orçamentos do projeto, investimento de capital, investimento de operação, análise de riscos e reservas de contingência; Responsável pela área técnica no comissionamento, startup e operação assistida de máquinas automáticas para processo de manufatura, coordenação de equipes técnicas, executando as atividades programadas para a entrega do projeto; Responsável por analisar proativamente documentações dos projetos e controlar a realização das atividades, garantindo a coerência entre escopo, custo, prazos e qualidade; Responsável por elaborar e executar projetos de engenharia, preparando especificações, técnicas de execução, recursos necessários e requisitos, para possibilitar a construção, montagem e funcionamento de instalações e equipamentos;

2018 - Atual

Algar Telecom

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios e Projetos SR, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela análise de desempenho da estratégia corporativa e sua execução através de projetos, programas e ações, auxiliando o desdobramento da estratégia da empresa e nas definições de prioridades corporativa de médio e longo prazo; Responsável por garantir a rentabilidade esperada dos projetos com acompanhamento diário das atividades dos recursos alocados para que todas as horas trabalhadas sejam efetivamente executadas; Responsável por contatar as diversas entidades participantes do projeto para troca de informações pertinentes ao projeto e suas atividades desenvolvidas, orientando, esclarecendo, expondo problemas, propondo soluções, avaliações e controle de riscos, além de revisões orçamentárias; Responsável pela construção de análises que identificam tendências na execução da estratégia, avaliando os possíveis impactos a longo prazo; Responsável por reportar periodicamente ao time executivo a análise, tendências e evolução da estratégia, bem como os planos de ação envolvidos nos projetos e programas; Coordenação da equipe de implantação, atuando na solução de conflitos no âmbito dos projetos, objetivando alcançar os resultados e revisão orçamentária; Supervisão na gestão do faturamento dos projetos/programas, gerando novos negócios a partir das oportunidades elencadas durante o projeto; Responsável pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho e de qualidade dos projetos e programas da empresa.