LARISSA DA SILVA SHERMAN

Larissa da Silva Sherman é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 2022 e mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da mesma instituição desde 2023. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB/CNPq), focando em Artes e Relações Internacionais, especialmente Estudos para a Paz. Além disso, colabora com o Projeto Universidade em Ação (PUA/UEPB).Ela também possui graduação tecnológica em Marketing pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (2015) e pós-graduação (lato sensu) em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio Idez - PB (2018). Em 2019, concluiu um aperfeiçoamento em Consultoria de Imagem pelo Senac PB. Larissa tem aperfeiçoamento em Direção de Arte pelo Centro Estadual de Arte (CEART) e em Projetos Culturais pela Pluraltec - Núcleo de Formação Audiovisual, ambos em 2021. Além disso, é pós-graduada (lato sensu) em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado, pela Universidade Descomplica (2023). Pós-graduada (lato sensu) em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) (2023-2024) e possui aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos e Diversidades pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Atualmente, Larissa é servidora pública na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEEPB), atuando como Assessora de Marketing no PARAIBATEC/PRONATEC. Foi professora bolsista do Governo Estadual da Paraíba nos programas PRONATEC-FIC/MEDIOTEC-PARAIBATEC, ministrando cursos de Técnico em Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual.Ela também se dedica a atividades voluntárias, tendo participado do Grupo de Estudo para la Paz no Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz (CLAIP) da Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH), especificamente na Área de Paz do Instituto Universitario en Democracia Paz y Seguridad (IUDPAS). Além disso, foi voluntária no Palhaços Sem Fronteiras e na ANAPRI - Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais do Brasil, focando no mercado de Relações Internacionais e Moda.Seus interesses abrangem áreas como Marketing Social, Gestão Pública, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Direitos Humanos e Internacionais, Estudos para a Paz e Desenvolvimento Social.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

2016 - 2018

Faculdade Estácio da Paraíba
Título: CONSUMO COLABORATIVO NO MERCADO DA MODA NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
Orientador: FELICIANO DE MEDEIROS BARBOSA NETO

Aperfeiçoamento em Direção de Arte

2021 - 2021

Centro Estadual de Arte
Título: Foco na área de Produção Artística. Ano de finalização: 2021

Aperfeiçoamento em CONSULTORIA DE IMAGEM

2019 - 2019

Senac
Título: CONSULTORIA DE MODA SUSTENTÁVEL. Ano de finalização: 2019

Graduação em Relações Internacionais

2018 - 2022

Universidade Estadual da Paraíba
Título: MODA, IDENTIDADE E AUTOCUIDADO: Construções Emancipatórias
Orientador: Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann

Graduação em Marketing

2013 - 2015

Faculdade de Ensino Superior do Nordeste
Orientador: Eliabe Afonso

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2022 - 2022

Direção de Arte. (Carga horária: 56h). , Centro Estadual de Arte, CEART, Brasil.

2022 - 2022

PROJETOS CULTURAIS PARA PRODUTORES POPULARES. (Carga horária: 24h). , A Pluraltec - Núcleo de Formação Audiovisual, PLURALTEC, Brasil.

2021 - 2021

Global Business for Students. (Carga horária: 4h). , Stepping Stones Academy, SSA, Brasil.

2021 - 2021

SEMANA DA MARCA DE MODA. (Carga horária: 6h). , CRIÁVEL, CRIÁVEL, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Organização de eventos

SHERMAN, L. S. . Festival de Artes e participação Social - Farpas. 2018. (Festival).

Participação em eventos

A Sala de Aula e Seus Desafios. 2018. (Encontro).

a Semana dos Feras do período de 2017.2, evento realizado na Universidade Estadual da Paraíba/ Campus V. 2018. (Congresso).

IntegRI - I CONGRESSO DOS CURSOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2018. (Congresso).

Intercom nordeste. Consumo Colaborativo no Mercado da Moda nas Plataformas Digitais. 2018. (Congresso).

Minicurso Aquisições Transnacionais de Terras e Soberania Alimentar. 2018. (Outra).

DESIGN TALKS 3. 2017. (Congresso).

Inova. 2017. (Congresso).

À Mesa Coordenadora do Conselho Nacional de Estudantes de Design - CoNE Design.Representante do Centro Acadêmico Angélica Acioly da Universidade Federal da Paraíba.. 2016. (Encontro).

o N Parahyba - 26º Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2016. (Congresso).

II CONGRESSO ENSINE DE ADMINISTRAÇÃO E MARKTING. 2014. (Congresso).

I CONGRESSO ENSINE DE ADMINISTRAÇÃO E MARKTING. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SHERMAN, L. S. . Consumo Colaborativo no Mercado da Moda nas Plataformas Digitais. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro - BA. Consumo Colaborativo no Mercado da Moda nas Plataformas Digitais, 2018.

  • SHERMAN, L. S. . Consumo Colaborativo No Mercado da Moda Nas Plataformas Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SHERMAN, L. S. . CONSULTORIA DE MODA SUSTENTÁVEL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SHERMAN, L. S. . Insta Fashion - O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital no mercado da moda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SHERMAN, L. S. . TEORIA DA CULTURA DO CONSUMO: UM ESTUDO DO EU ESTENDIDO DIANTE DO CONSUMO COLABORATIVO MIDIÁTICO NAS REDES SOCIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Antares Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de mídias digitais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Grupo Glamour

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de marketing digital, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Governo do Estado da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRONATEC /MEDIOTEC, Carga horária: 40

2019 - Atual

PRONATEC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRONATEC /MEDIOTEC, Carga horária: 120

Outras informações:
Disciplinas lecionadas Empreendedorismo, Gestão em Logística e Comercio Exterior