João Paulo Silveira

Profissional com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, tendo atuado em gestão, análise, desenvolvimento, implantação e treinamento.Perfil altamente aplicado, detalhista, organizado, alto grau de resolução de problemas, liderança, calmo, resoluto, dinâmico, boa integração e relacionamento interpessoal, autodidata.Vivência em:- Gerir equipes e projetos, com análise de custo, cronograma e RH;- Implementação de soluções, sistemas ou produtos de software e hardware;- Definir novas formas de tecnologias e na tomada de medidas estratégicas;- Integrações de sistemas legado com diversos módulos SAP (QM, MM, PP, PI, PO...);- Avaliar novos recursos técnicos;- Gerir contratos junto ao cliente e suas demandas;- Elaborar projetos computacionais, bem como desenvolver e valorizar propostas comerciais;- Alto grau de solucionamento de problemas de desempenho de aplicativos e páginas web;- Participar na captação de novos clientes, elaborando propostas e orçamentos;- Marketing para promoção e venda de softwares;- Ministrar palestras e cursos para público ou empresas privadas.

Informações coletadas do Lattes em 23/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA Governança e Melhores Práticas TI

2016 - 2018

Instituto Infnet do Rio de Janeiro
Título: Trabalho de conclusão de curso
Orientador: Paulo David de Jesus Tostes dos Santos

Graduação em Sistemas de Informação

2001 - 2009

Faculdade Vitoriana de Tecnologia
Título: ESCALONAMENTO DE HORÁRIO PARA DISCIPLINAS EDUCACIONAIS
Orientador: Oscar Rodrigues de Souza

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, J. P. . Os monstros no Brasil. 1. ed. , 2020. v. 1. 308p .

  • SILVEIRA, J. P. . O último dos guardiões 3 ? De Volta para o Inferno. 1. ed. Rio de Janeiro: BitBooks, 2019. v. 1. 544p .

  • SILVEIRA, J. P. . O Potiguar (Lendas brasileiras). 1. ed. Rio de Janeiro: BitBooks, 2017. v. 1. 224p .

  • SILVEIRA, J. P. . O último dos guardiões 2 ? Diário de Guerra. 1. ed. , 2016.

  • SILVEIRA, J. P. . O último dos guardiões 1 ? insurreição. 1. ed. , 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 1999

ION INFORMATION TECHNOLOGY

Vínculo: PESSOA JURÍDICA, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Outras informações:
Vivência na definição de novas formas de tecnologias e na tomada de medidas estratégicas, avaliar novos recursos técnicos, verificar o andamento de projetos atuais. Responsável pela definição de padrões de programação, interface de telas e biblioteca reutilizável de objetos. Vivência em gerir contratos junto ao cliente e suas demandas. Responsável por desenvolver e valorizar propostas comerciais. Experiência na elaboração de projetos lógicos computacionais. Participação na captação de novos clientes, elaboração de propostas e orçamentos, marketing, ministrar palestras e cursos para público ou empresas privadas. Responsável por efetuar suporte aos usuários do sistema, bem com eventuais treinamentos e palestras sobre produtos.

1999 - 2000

Unisoft - Cooperativa de trabalho em informática

Vínculo: COOPERADO, Enquadramento Funcional: Consultor(a) em Tecnologia da Informação Sêni, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise e Desenvolvimento de sistemas voltados para a área bancária. Vivência em ministrar consultoria ao setor de Recursos Humanos, área de controle, do cliente CRVD Companhia Vale do Rio Doce, e ao setor financeiro, área de financiamento, do cliente BANESTES Banco do Estado do Espírito Santo. Responsável pela reestruturação de Sistema Atendimento Médico do cliente Polaris.

2000 - 2001

Polaris Informática

Vínculo: PESSOA JURIDICA, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de TI, Carga horária: 40

Outras informações:
Vivência em ministrar consultoria ao setor de Recursos Humanos, área de saúde, do cliente CST Companhia Siderúrgica do Tubarão. Vivência em ministrar consultoria ao setor de Recursos Humanos, área de controle, do cliente CRVD Companhia Vale do Rio Doce, e ao setor financeiro, área de financiamento, do cliente BANESTES Banco do Estado do Espírito Santo.

2001 - 2003

Inflor Consultoria e Sistemas

Vínculo: PESSOA JURIDICA, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de TI, Carga horária: 40

Outras informações:
Vivência em ministrar consultoria ao setor do Fomento Florestal do cliente Aracruz Celulose, efetuando melhorias e integrações ao sistema de Fomento Florestal existente. Responsável por estruturar o setor de informática, criando bibliotecas de OO, padrões de desenvolvimento. Experiência na elaboração de projetos lógicos computacionais.

2007 - 2012

ATOS ORIGIN SERV TECN INF DO BRASIL LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor Sr., Carga horária: 40

Outras informações:
-Coordenar sistema SGA Sistema de Gerenciamento de Água da Petrobras (E&P).Sistema nacional que geria a água e o efluente de todo o setor de Exploração e Produção da Petrobras. -Gerir equipes de desenvolvimento; -Ministrar consultoria aos demais projetos de E&P de mesma tecnologia; -Definir e acompanhar cronogramas e custos de projetos; -Ministrar treinamentos; -Avaliar novas tecnologias e metodologias para utilizar em projetos.

2012 - 2016

BRQ Soluções em Informática S/A, BRQ IT Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Informática II, Carga horária: 40

Outras informações:
-Coordenar sistema SGA Sistema de Gerenciamento de Água da Petrobras (E&P).Sistema nacional que geria a água e o efluente de todo o setor de Exploração e Produção da Petrobras. -Gerir equipes de desenvolvimento; -Ministrar consultoria aos demais projetos de E&P de mesma tecnologia; -Definir e acompanhar cronogramas e custos de projetos; -Ministrar treinamentos; -Avaliar novas tecnologias e metodologias para utilizar em projetos.

1998 - 2017

Bitsoft Informática e Tecnologia Ltda

Vínculo: SOCIO GERENTE, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por gerenciar equipes de desenvolvimento e clientes diversificados. Responsável por estruturar o setor de informática, criando bibliotecas de OO, padrões de desenvolvimento. Vivência na definição de novas formas de tecnologias e na tomada de medidas estratégicas, avaliar novos recursos técnicos, verificar o andamento de projetos atuais. Responsável pela definição de padrões de programação, interface de telas e biblioteca reutilizável de objetos. Vivência em gerir contratos junto ao cliente e suas demandas. Responsável por desenvolver e valorizar propostas comerciais. Experiência na elaboração de projetos lógicos computacionais. Participação na captação de novos clientes, elaboração de propostas e orçamentos, marketing, ministrar palestras e cursos para público ou empresas privadas. Responsável por efetuar suporte aos usuários do sistema, bem com eventuais treinamentos e palestras sobre produtos. Experiência em análise e desenvolvimento de sistemas, utilizando ferramentas CASE e programação orientada ao objeto, voltadas para a arquitetura Cliente/Servidor Multi-tyer e Banco de Dados Relacional. Responsável por efetuar atualizações e melhorias e integrações nos sistemas de saúde e gestão empresarial existentes. Vivência em ministrar consultoria ao setor do Fomento Florestal do cliente Aracruz Celulose, efetuando melhorias e integrações ao sistema de Fomento Florestal existente.

2018 - 2021

SPASSU Tecnologia LtdaSPASSU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de negócios sênior, Carga horária: 40

2021 - Atual

CondoConta

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software Sênior, Carga horária: 40