Eduardo Felipe Mendes Anchieta

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Física- PPGEF pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com a pesquisa "Análise do controle autonômico e a influência de componentes psicofisiológicos em jogadoras de voleibol feminino universitário do município de São Luís-MA" . Graduado pelo Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Graduado pelo Curso de Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro do Laboratório de Adaptações Cardiovasculares ao Exercício (LACORE). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica CAPES/UFMA (2018 - 2020) - Lotado na U.I. João Paulo II. Atuou como professor voluntário no Laboratório de Avaliação e Reabilitação Psico-motriz e Orgânica (LAREPO). Possui experiência na área de desenvolvimento de atividades funcionais com idosos, além de realizar avaliações físicas e ações voltadas à reabilitação. Área de interesse: Burnout, Ansiedade em atletas, Saúde e Esporte.

Informações coletadas do Lattes em 25/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação Física

2022 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Título: ANÁLISE DO CONTROLE AUTONÔMICO E A INFLUÊNCIA DE COMPONENTES PSICOLÓGICOS EM JOGADORAS DE VOLEIBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA
Orientador: Janaina de Oliveira Brito Monzani
Palavras-chave: ansiedade; depressão; controle autonômico.

Graduação em Educação Física - Bacharelado

2021 - 2022

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: MÉTODO PILATES NA MELHORA CARDIORRESPIRATÓRIA DE IDOSAS SAUDÁVEIS
Orientador: Rafael Thállisson Mendes Dos Santos

Graduação em Educação Física

2016 - 2021

Universidade Federal do Maranhão
Título: NÍVEIS DE ANSIEDADE E BURNOUT EM UMA EQUIPE DE VOLEIBOL UNIVERSITÁRIA FEMININA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS ? MA
Orientador: Janaina de Oliveira Brito Monzani

Curso técnico/profissionalizante em Capacitação Administrativa

2014 - 2015

Datacontrol

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Fundação Nice Lobão

Formação complementar

2021 - 2021

Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Exercício em Condições Especiais de Saúde. (Carga horária: 16h). , Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo, FISIOEX, Brasil.

2021 - 2021

Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Primeiros Socorros nas Escolas. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2021 - 2021

Autismo em Perspectiva. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos da Avaliação Física. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2020 - 2020

Tópicos Avançados de Fisiologia e Biomecânica Aplicados à Musculação. (Carga horária: 8h). , Biomecânica Fácil, BIOMECÂNICA FÁCI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em lingua Inglesa I: curso de estudos de idiomas - CEI. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Formação de Oficiais de Quadra e Mesa de Basquetebol. (Carga horária: 100h). , Federação Maranhense de Basquetebol, FMB, Brasil.

2017 - 2017

Exercício físico e Reabilitação nas Doenças Crônicas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Evidências científicas da Kaatsu Training na Hipertrofia Muscular. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

ANCHIETA, E. F. M. . VIII Workshop de Neurociência. 2017. (Outro).

Participação em eventos

IV Seminário de Iniciação à Docencia - SEMID.OFICINAS PRÁTICAS COMO FORMA DE SUPRIR O DÉFICT DE INFRAESTRUTURA DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Seminário).

III Jornada Multidisciplinar em Saúde - Esporte, Trauma e Reabilitação. 2017. (Outra).

VIII Workshop de Neurociência.A importância do exercício físico do desenvolvimento da identidade do adolescente. 2017. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • ANCHIETA, E. F. M. ; AROUCHE, D. S. ; FERREIRA, M. L. A. ; DIAS, K. S. . ANSIEDADE E 'BURNOUT' EM JOGADORAS DE UMA EQUIPE DE VOLEIBOL UNIVERSITÁRIA DO MUNICIPIO DE SÃO LUIS - MA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANCHIETA, E. F. M. ; PACHECO, E. R. S. ; SANTOS, C. E. A. . ATLETISMO NA ESCOLA: relato de experiência do PIBID Educação Física no COLUN. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANCHIETA, E. F. M. . A importância do exercício físico no desenvolvimento da identidade do adolescente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    ANÁLISE DO CONTROLE AUTONÔMICO E A INFLUÊNCIA DE COMPONENTES PSICOLÓGICOS EM JOGADORAS DE VOLEIBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA, Descrição: Trata-se de uma pesquisa de mestrado que irá acompanhar jogadoras de voleibol de São Luís-MA, na categoria universitária, em todas as competições que irão disputar durante um ano. Tem por objetivo observar variáveis como sono, dor, ansiedade e depressão e verificar qual a influência do controle autonômico nestas variáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Felipe Mendes Anchieta - Coordenador / janaina de oliveira brito monzani - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 12

Outras informações:
Lotado na U.I. João Paulo II

2017 - 2018

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Laboratório de Avaliação e Reabilitação Psico-motriz e Orgânica - LAREPO

2021 - 2021

Escolinha de vôlei da ilha

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

2020 - Atual

Academia JK/Grace Barra

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30