Millena Silva Mendes

Graduada no curso de Ciências Biológicas Licenciatura pela UniversidadeFederal de Goiás, Campus samambaia, no instituto de ciências e biológicas. Participou do Programa de Iniciação a Docência PIBID-BIO-UFG.Também fez parte do programa de monitoria do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, na área de histologia no departamento de histologia e embriologia e também na área de zoologia no departamento de ecologia. Já atuou na área de paleontologia de vertebrados com ênfase em mamíferos e paleopatologia do estado de Goiás. Possui mestrado em genética e biologia molecular pela Universidade Federal de Goiás no Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

2021 - 2023

Universidade Federal de Goiás
Título: Caracterização do genoma cloroplastidial de Caryocar cuneatum, Ano de Obtenção: 2023
Mariana Pires de Campos Telles.Coorientador: Rhewter Nunes. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2014 - 2019

Universidade Federal de Goiás

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Historia e filosofia da ciência/Especialidade: historia e filosofia da ciência.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Organização de eventos

MENDES, M. S. . I simposio PIBID-BIO UFG/Goiânia. 2018. (Outro).

Participação em eventos

17º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2020. (Congresso).

31ª Semana do Instituto de Ciências Biológicas (31ª SICB). Relato de experiência sobre restos de preguiça gigante Eremotherium do laboratório de geologia aplicada do Instituto de Estudos Socioambientais/UFG. 2020. (Congresso).

Congresso Online Internacional de Bioquímica. 2020. (Congresso).

III SIMPÓSIO DE GENÉTICA DO DELTA DO PARNAÍBA. 2020. (Simpósio).

III Simpósio de Microbiologia e Biotecnologia: Ciência, Inovação e Desenvolvimento. 2020. (Simpósio).

I Simpósio de Ligas Acadêmicas de Ciências Biológicas e da Saúde. 2020. (Simpósio).

Iº Simpósio interligas de doenças crônicas. 2020. (Simpósio).

Oficina - Práticas integrativas e complementares: uma visão geralereal. 2020. (Oficina).

V ENCONTRO DE BIOÉTICA. 2020. (Encontro).

VIII SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA: SAÚDE ÚNICA. 2020. (Simpósio).

Apresentação: Desenho como metodologia de ensino em histologia:O relato de experiência em monitoria prática de h istologia. Desenho como metodologia de ensino em histologia: O relato de experiência em monitoria prática de histologia. 2019. (Congresso).

Fisiologia vegetal como pratica de componente curricular. 2019. (Congresso).

I Simpósio Ser Professor ?As Práticas como Componente Curricular na Licenciatura em Ciências Biológicas.Fisiologia vegetal como pratica de componente curricular. 2019. (Simpósio).

Participação do Programa de Monitoria do ICB em histologia.Participação do Programa de Monitoria do ICB em histologia. 2019. (Outra).

29ª Semana do ICB - ICB 50 anos: Uma história em construção.29ª Semana do ICB - ICB 50 anos: Uma história em construção. 2018. (Encontro).

Curso" Técnicas de preparação de vertebrados fosseis".Curso" Técnicas de preparação de vertebrados fosseis". 2018. (Outra).

I ENCONTRO DA LIGA ACADÊMIA DE ZOOLOGIA E BIODIVERSIDADE.I ENCONTRO DA LIGA ACADÊMIA DE ZOOLOGIA E BIODIVERSIDADE. 2018. (Encontro).

Minicurso: Banco de dados biológicos para aplicações em estudos ecológicos e genéticos.Minicurso: Banco de dados biológicos para aplicações em estudos ecológicos e genéticos. 2018. (Outra).

Monitoria:15º CONPEEX: Ciência para redução de desigualdades.Monitoria:15º CONPEEX: Ciência para redução de desigualdades. 2018. (Outra).

Participação do programa pibid biologia PIBID-BIO.participação PIBID BIO UFG. 2018. (Outra).

27º Semana do Instituto de Ciências Biológicas.Monitora do evento 27º Semana do Instituto de Ciências Biológicas. 2016. (Simpósio).

27º Semana do Instituto de Ciências Biológicas.Anatomia e Fisiologia Humana: Um novo olhar para as Deficiências. 2016. (Oficina).

Neurociências: Injúrias ao Sistema Nervoso e os Mecanismos de Estresse do Homem Moderno.Minicursos :Neurociências: Injúrias ao Sistema Nervoso e os Mecanismos de Estresse do Homem Moderno. 2016. (Oficina).

14º CONPEEX: A matemática está em tudo. 14º CONPEEX: A matemática está em tudo. 2014. (Congresso).

Curso: Auditoria e perícia ambiental.Curso: Auditoria e perícia ambiental. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MENDES, M. S. ; ZANESCO, T. ; MELKI, B. L. ; RANGEL, C. C. ; FERREIRA, M. B. ; LIMA, V. C. ; OLIVEIRA, A. M. ; CANDEIRO, R.C. . Eremotherium (Xenarthra, Mammalia) materials from the collections of Laboratório de Paleontologia e Evolução and Laboratório de Geologia of Universidade Federal de Goiás. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 09, p. 1/e316973951-12, 2020.

  • OLIVEIRA, A. M. ; COSTA, L. V. ; FERREIRA3, S. L. F. ; MENDES, M. S. ; KUHN, C. E. S. ; PAULO, P. O. ; PORPINO, K. O. ; CANDEIRO, R.C. . GEOGRAPHICAL DISTRIBUTION OF EREMOTHERIUM (XENARTHRA, MEGATHERIIDAE) RECORDS IN MIDWEST BRAZIL. BIODIVERSIDADE , v. 19, p. 1-10, 2020.

  • MENDES, M. S. ; CANDEIRO, R.C. . Relato de experiência sobre restos de preguiça gigante Eremotherium do laboratório de geologia aplicada do Instituto de Estudos Socioambientais/UFG. In: 31 ° Semana do ICB, 2020, Goiânia. Anais da 31 ° Semana do ICB, 2020.

  • MENDES, M. S. ; ZANESCO, T. ; MELKI, B. L. ; LIMA, V. C. ; RANGEL, C. C. ; CANDEIRO, R.C. . NOTA SOBRES AS COLEÇÕES DE MEGAMAMÍFEROS FÓSSEIS DOS LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. In: III Seminário de Pesquisas do Laboratório de Paleontologia e Evolução, 2019, Goiânia. Anais da III Seminário de Pesquisas do Laboratório de Paleontologia e Evolução, 2019.

  • MENDES, M. S. ; CANDEIRO, R.C. . OS MUSEUS DA CIDADE DE GOIÂNIA COM PRESENÇA DE MAMÍFEROS FÓSSEIS: UMA INTRODUÇÃO. In: III Seminário de Pesquisas do Laboratório de Paleontologia e Evolução, 2019, Goiânia. Anais III Seminário de Pesquisas do Laboratório de Paleontologia e Evolução, 2019.

  • MENDES, M. S. . Desenho como metodologia de ensino em histologia:O relato de experiência em monitoria prática de h istologia. Desenho como metodologia de ensino em histologia: O relato de experiência em monitoria prática de histologia.. In: Conpeex 2017, 2017. nais da 14ª edição do CONPEEX.

  • SILVA, V. A. ; MACHADO, A. F. N. ; MENDES, M. S. . Anatomia e fisiologia: Um novo olhar para as deficiências.. In: 27ª SEMANA DO ICB, 2016, Goiânia. Anais da 27ª SEMANA DO ICB, 2016.

  • MENDES, M. S. ; ZANESCO, T. ; MELKI, B. L. ; RANGEL, C. C. ; LIMA, V. C. ; CANDEIRO, R.C. . MATERIAIS DE EREMOTHERIUM DEPOSITADOS NO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA APLICADA DO INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS/UFG. In: III Semana da Geologia ? ?Ciência, Tecnologia e Ética: as geociências e suas novas percepções' da Universidade Federal de Goiás,, 2019, Goiânia. Anais III Semana da Geologia ? ?Ciência, Tecnologia e Ética: as geociências e suas novas percepções" da Universidade Federal de Goiás,, 2019.

  • ZANESCO, T. ; MENDES, M. S. ; MELKI, B. L. . Reorganização de acervos da UFG traz luz a antigos materiais Pleistocênicos. In: Paleo RJ/ES 2019, 2019, Rio de Janeiro. Anais Paleo RJ/ES 2019, 2019.

  • MENDES, M. S. . NOTA SOBRES AS COLEÇÕES DE MEGAMAMÍFEROS FÓSSEIS DOS LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, M. S. . Relato de experiência sobre restos de preguiça gigante Eremotherium do laboratório de geologia aplicada do Instituto de Estudos Socioambientais/UFG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, M. S. ; ZANESCO, T. ; MELKI, B. L. ; RANGEL, C. C. ; LIMA, V. C. ; CANDEIRO, R.C. . MATERIAIS DE EREMOTHERIUM DEPOSITADOS NO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA APLICADA DO INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS/UFG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, M. S. ; CANDEIRO, R.C. . OS MUSEUS DA CIDADE DE GOIÂNIA COM PRESENÇA DE MAMÍFEROS FÓSSEIS: UMA INTRODUÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZANESCO, T. ; MENDES, M. S. ; MELKI, B. L. . Reorganização de acervos da UFG traz luz a antigos materiais Pleistocênicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. S. . Desenho como metodologia de ensino em histologia:O relato de experiência em monitoria prática de h istologia. Desenho como metodologia de ensino em histologia: O relato de experiência em monitoria prática de histologia.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

ESCOLA SHALLON

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituto, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação como professora substituta na Escola Shallon situada no Urias Magalhães em Goiânia

2021 - 2021

Escola Lua de Cristal

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituto, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação como professora substituta na Escola Lua de Cristal