Guilherme Noronha Gonçalves

Carreira desenvolvida nas áreas de Manutenção Elétrica e Segurança do Trabalho, profissional com mais de 11 anos de experiência na gestão de procedimentos de manutenção, prestação de serviços de consultoria, aplicação de treinamentos e realização de inspeções em campo, visando minimizar impactos operacionais, mitigar riscos de acidentes e promover melhorias contínuas no ambiente de trabalho. -Competência para coordenar, supervisionar, orientar e agir preventivamente em qualidade, segurança, saúde e meio ambiente, garantindo que os processos e procedimentos sejam cumpridos integralmente, em conformidade com os objetivos e metas da empresa. -Habilidade para atuar como cientista de dados e gestão de projetos, realizando análise de dados e modelagem de dados; executando e auxiliar na visualização de dados; pesquisa de padrões e tendências de dados. Atuação na criação de modelos estatísticos (probabilidades, simulações e previsões, árvore de decisão, regressão linear), desenvolvendo relatórios e KPI´S (coletando requisitos, modelando e publicando em solução de C, Python e SQL e LADDER. -Experiência na preparação de programas de treinamento, palestras e materiais sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança. -Experiência na execução de inspeções instalações elétricas comerciais, industriais e residenciais, avaliando equipamentos, componentes elétricos e afins, apontando riscos , sinalizando pontos de melhoria e propondo correções para não-conformidades. -Expertise na resolução de problemas, implementação de procedimentos, reformulação de processos, análise de causas raiz e correção de desvios ou inconformidades. Excelente capacidade analítica para avaliar a performa de equipamentos e sistemas elétricos. -Excelência no desenvolvimento e manuseio de ferramentas que permitiram automatizar e agilizar a elaboração de relatórios e processamento de informações. Expertise na análise, manipulação e interpretação de grande volume de informações derivados de diferentes fontes e formatos. -Vivência na elaboração e gestão de projetos de adequações às NRs 10, 12, 13, 17, 20 e áreas classificadas. Experiência no atendimento das demandas dos segmentos de mineração, metalurgia, movelaria, termoplásticos, alimentos e explosivos.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2019 - 2021

S B I
Título: SEGURANÇA EM ELETRICIDADE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA NR-10 ?SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE? EM UMA EMPRESA

Graduação em Engenharia Elétrica

2010 - 2014

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias Santo Agostinho
Título: CONTROLE DE UMA ESTUFA AGRÍCOLA UTILIZANDO ARDUÍNO
Orientador: Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues

Formação complementar

2009 - 2012

Técnico em eletrônica. (Carga horária: 2012h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENAI Divinópolis CFP Anielo Greco, SENAI Divinópolis CFP Anielo Greco. , Rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, 144, Esplanada, 35501001 - Divinópolis, MG - Brasil, Telefone: (37) 36904400

Experiência profissional

2015 - 2022

CENTRO TECNOLÓGICO EM PIROTECNIA OSCAR JOSÉ DO NASCIMENTO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE TECNOLOGIA, Carga horária: 40

Outras informações:
- Desenvolvimento de Projetos elétricos industriais, comerciais e SPDA através do AutoCAD. - Elaboração de projetos de eficiência energética. - Participação do processo de acreditação do OCP - Organismos de Certificação de Produtos. - Orientação e adequação de empresas nas NR´s 10 e 12 (NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, NR12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos). - Inspeção das instalações elétricas diagnosticando e relatando não-conformidades. - Medição, análise e emissão de laudo do aterramento e SPDA/2015. - Elaboração e implantação de prontuário elétrico e cronograma de adequação. - Elaboração dos documentos do Sistema de Gestão da Qualidade ? SGQ. - Implementação de Projetos e Diagramas ?As Buit?. - Implantação de procedimentos da NR10. - Inventário de máquinas e equipamentos em conformidade com a NR12. - Mapeamento para análise de risco.

2022 - Atual

SENAI Divinópolis CFP Anielo Greco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia, Carga horária: 40

Outras informações:
- Prestação de consultoria, assessoria e treinamentos serviços nas áreas de Segurança do Trabalho e Engenharia Elétrica. - Responsável pela gestão da equipe de consultoria. - Responsável pela gestão de grandes projetos. - Elaboração e gestão de projetos de adequações às NRs 10, 12, 13, 17, 20 e áreas classificadas (atmosferas explosivas). - Elaboração de propostas para prestação de serviços - Desenvolvimento de projetos elétricos industriais através do AutoCAD. - Atendimento de clientes dos segmentos de mineração, metalurgia, movelaria, termoplásticas, alimentício, explosivos e outros. - Elaboração de procedimentos técnicos de segurança. - Análises e controle de riscos operacionais. - Adequação de centenas de empresas aos requisitos da NR10 e NR12. - Planos de prevenções contra vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões. - Identificações de fontes de emissões fugitivas. - Realização de estudos nas áreas classificadas. - Confecção de prontuário de instalações elétricas - PIE conforme NR10. - Elaboração e atualização de esquemas unifilares ?As Built?. - Cálculos de ATPV ? Arc Thermal Performance Value. - Desenvolvimento de projetos e laudos de SPDAs ? Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas de acordo com a NBR 5419/2015.

2012 - 2014

Rima Industrial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Elétrica, Carga horária: 30

Outras informações:
- Gestão de projetos de melhorias para manutenção da empresa. - Desenvolvimento de projeto análise de falha e seus indicadores de desempenho (MTBF E MTTR) para maquinhas injetoras. - Implantação de projeto reduzindo o gasto com óleo gastos pelas máquinas injetoras. - Avaliação da performance e rotina da fábrica garantindo o cumprimento do planejamento de manutenção. - Utilização do sistema de gerenciamento TOTVS/EMS/DATASUL (módulos de compras e manutenção). - Emissão de relatórios estatísticos. - Administração de estoque de manutenção. - Suporte técnico em treinamentos e organização documental. - Orientações e execução das diretrizes aplicadas ao meio ambiente e à segurança do trabalho. - Participação em auditorias de crédito de carbono (MDL). - Controle de manutenções em filtros de manga e monitoramento atmosférico da manutenção. - Inspeção de documentação NR13 e inspeções END, termográfica, análise de vibração e análises em transformadores. - Implantação de instrução de trabalho e laudos para inspeção. Resultados Obtidos: - Controle de indicadores de desempenho (MTBF e MTTR) através de ficha analítica. - Redução de paradas indesejadas de máquinas injetoras otimizando resultados e garantindo a confiabilidade. - Monitoramento eficaz do consumo de óleo, identificando os desperdícios que reduziu o consumo em 60%.