Marciela Da Silva Mattos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Professora de Educação Infantil - Praça XV (2024/Atual). Bolsista pela Secretaria de Saúde de Pelotas como visitadora domiciliar no Programa Primeira Infância Melhor - PIM - com objetivo de apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências (2017/2019). Participante do projeto de Ensino e Extensão "Compreensão de si mesmo, do outro e da sociedade em que vivemos: por um trabalho de integridade, valores, vivências e auxílio educativo na atenção a crianças do Instituto Nossa Senhora da Conceição " promovida pela Faculdade de Educação - UFPel (2017/2020). Participante no Projeto de Ensino Grupo de estudos Mariposas: Minorias sociais e ação política, promovido pela Faculdade de Educação - UFPel (2018/2019). Participante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) com objetivo geral analisar a implicação da memória intergeracional dos papéis de gênero com a produção e manutenção da violência contra a mulher promovida pela Faculdade de Educação -UFPel (2017/2020).

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Alfabetização e Letramento.

2023 - Atual

Centro Universitário União das Américas.

Graduação em Pedagogia

2016 - 2021

Universidade Federal de Pelotas
Título: Relatório reflexivo - Pandemia Covid 19
Orientador: Gilsenira de Alcino Rangel

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Gestão Administrativa

2014 - 2015

Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2008

E.E.E.F. Ministro Francisco Brochado da Rocha

Formação complementar

2023 - 2023

Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

Educação Brasileira. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

Programa Conte Comigo. (Carga horária: 55h). , Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: alfabetização.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Educação.

Participação em eventos

2° travessia do I Colóquio de Alfabetização, Leitura e Letramentos Sociais (I CALLES), "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: aquilombamentos e travessias de (re)existência",. 2021. (Simpósio).

3° travessia do I Colóquio de Alfabetização, Leitura e Letramentos Sociais (I CALLES), "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: aquilombamentos e travessias de (re)existência",. 2021. (Simpósio).

7a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado na UFPel,. ?A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE.?. 2021. (Congresso).

II Seminário: Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2021. (Seminário).

Semana Acadêmica da Pedagogia. 2021. (Seminário).

?GEALI & LAPIL ENTREVISTA: alfabetizadores em início de carreira e o ensino remoto?,. 2020. (Encontro).

Grupos de saúde mental.Saúde Mental na Atenção Básica: Uma clínica ampliada em saúde coletiva. 2020. (Outra).

III Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. 2020. (Seminário).

I Encontro do CEPE: Políticas Conservadoras na Educação Básica,. 2019. (Seminário).

BNCC e a educação básica. 2018. (Encontro).

90 minutos de reflexão. 2017. (Encontro).

Encontros da Pedagogia: Integração e formação. 2017. (Encontro).

II Encontros da pedagogia: Integração e formação. 2017. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MATTOS, M. S. ; PORTO, G. C. . A importância do programa residência pedagógica no processo de formação docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. S. ; ROSA, M. M. ; PEREIRA, D. A. ; LUIZ, P. S. ; FACIN, H. P. . Por uma parceria entre universidade e comunidade: Algumas reflexões sobre um projeto de extensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSA, M. M. ; MATTOS, M. S. ; PEREIRA, D. A. ; FACIN, H. P. . Os processos acadêmico-formativos de participação em um projeto de extensão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. S. ; PIRES, G. F. . O Instituto Paulo Freire (IPF): um espaço de preservação e continuidade do legado freiriano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. S. . CONTE COMIGO. 2018. .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2020

    Memória intergeracional e violência de gênero, Descrição: A violência contra a mulher tem raízes culturais e se relacionam com parâmetros de gênero transmitidos e modificados ao longo das gerações. Padrões culturais reforçam a submissão da mulher e contribuem para dificultar o processo de enfrentamento e rompimento do ciclo da violência. São significados sustentados e compartilhados em nosso cotidiano, responsáveis, entre outros fatores, pela naturalização da violência. Nosso objetivo, com a presente pesquisa, é analisar a implicação da memória intergeracional dos papéis de gênero com a produção e manutenção da violência contra a mulher, a partir de narrativas de mulheres em situação de violência. Além disso, também buscamos: mapear a frequência, os tipos de violência de gênero e as características pluricausais de tal problemática; identificar os sentidos e significados atribuídos à origem e a perpetuação da violência contra a mulher; analisar como a cultura patriarcal modela representações acerca do comportamento feminino; compreender como a memória intergeracional dos papéis de gênero impacta nas relações afetivo-sexuais das mulheres; promover, em parceria com os serviços socioassistencial e de saúde, ações reflexivas e educativas na comunidade a partir dos dados obtidos na investigação. Caracteriza-se por ser um estudo de abordagem mista. Primeiramente aplicaremos um questionário buscando mapear a região frente à violência de gênero. Queremos, com isso, identificar elementos e caracterizar a problemática dentro de um contexto específico, pois consideramos que os fenômenos sociais adquirem nuances distintas conforme o lugar onde é gestado. Em um segundo momento, realizaremos entrevistas em profundidade com mulheres que vivem ou viveram situações de violência, seja em sua família ou em seus relacionamentos. Interessa-nos aqui apreender a vivência, bem como identificar os elementos intergeracionais que sustentam a manifestação, a origem e o próprio ciclo da violência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marciela da Silva Mattos - Integrante / Aline Accorssi - Coordenador / MAICON MADRUGA DA ROSA - Integrante / TAMIÊ PAGES CAMARGO - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Desafios e possibilidades da Educação Ambiental na escola: investigando práticas pedagógicas socioambientais desenvolvidas nas escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino, Descrição: O presente projeto tem como objetivo compreender os desafios de serem construídas práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente, nas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Em um primeiro momento da pesquisa, a investigação será realizada na Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Em um segundo momento, a pesquisa será realizada em algumas escolas da rede pública de ensino da cidade de Pelotas, ampliando a compreensão da Educação Ambiental construída na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar as percepções de Educação Ambiental que possuem os professores dos Anos Iniciais que trabalham nas escolas públicas, bem como as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas sobre o tema em questão, além de pesquisar suas necessidades de formação continuada em relação à Educação Ambiental. A metodologia constitui-se da realização de entrevistas semiestruturadas e posterior transcrição e análise das mesmas. A compreensão e análise dos dados investigados será proposta a partir da análise textual discursiva, baseado em Moraes (2003; 2005; 2006) e Galiazzi (2006). O aporte teórico tem como base os escritos de Carlos F. Loureiro, Isabel Carvalho, Carlos Porto-Gonçalves, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marciela da Silva Mattos - Integrante / Caroline Terra de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Praça XV. , Praça Coronel Pedro Osório, Centro, 96015010 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32289007, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - 2019

Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visitadora - Primeira Infância Melhor, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimentos por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos, planejados a partir do Plano Singular de Atendimento, construído em diálogo permanente com a família e com os profissionais da rede de serviços que realizam seu acompanhamento, onde é possível reconhecer as especificidades de cada família e traçar as ações a serem desenvolvidas.

2020 - 2021

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Programa Residência Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
O Projeto institucional do Residência Pedagógica na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado ao Edital 01/2020 da CAPES, visa aprimorar a formação inicial de professores, a partir do planejamento de atividades de ensino que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, em parcerias com as redes públicas de educação básica. As ações são balizadas em documentos oficiais de âmbito nacional, do estado, dos municípios envolvidos e da Universidade, na articulação com diferentes Cursos de Licenciatura, com redes públicas de ensino, com professores da educação básica e do ensino superior e licenciandos.

2019 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação à Extensão e Cultura, Carga horária: 30

Outras informações:
Bolsista - Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura (PBA). Ação: Compreensão de si mesmo, do outro e da sociedade em que vivemos: por um trabalho de integridade, valores, vivências e auxílio educativo na atenção a crianças do Instituto Nossa Senhora da Conceição.

2019 - 2024

Colégio Gonzaga

Vínculo: Professora auxiliar, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Educação Infântil, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar a professora na sala de aula, participando das atividades educacionais de lazer, higiene, segurança e saúde. Receber e entregar os alunos aos responsáveis, auxiliar na alimentação e higiene das crianças entre outras atividades, visando o bem-estar e saúde dos infantes.

2024 - Atual

Colégio Praça XV

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 23