Jerusa Vilhena de Moraes

Professora Adjunto 4 do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Tem realizado pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias e a educação geográfica. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP).

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino da Geografia. Doutorado sanduíche (11/2007-03/2008): Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. Prof. Dra. Laurinda Leite.
Orientador: em Universidade do Minho ( Laurinda Ferreira P. Leite)
com Sonia Maria Vanzella Castellar. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Geografia; ensino e aprendizagem; alfabetização científica; ensino escolar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

2001 - 2004

Universidade de São Paulo
Título: A Construção do Conceito de Espaço Geográfico por Meio do uso de Documentos,Ano de Obtenção: 2004
Sonia Maria Vanzella Castellar.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Bac e Lic Em Geografia

1996 - 2000

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Taking PBL to school. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Estrategias didácticas activas y colaborativas. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Introducing PBL to K-12 and Undergraduate Educator. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2008

Doutorado Sanduíche. (Carga horária: 600h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2006 - 2006

Resolução de Problemas. (Carga horária: 80h). , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Brasil.

2002 - 2002

Teoria da Atividade e Educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Literatura e Imagem Concepções de Espaço e Ensino. , Universidade Federal de João Pessoa, UFJP, Brasil.

2002 - 2002

Fotografia e Visualidade na Sociedade Contempôrane. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Ciclo de Conferencias Novos Panoramas da Geografia. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Seminário Interdisciplinar Filosofia da Ciência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias de Ensino.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Formação de Professores.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, B. L. D. ; SANCHES, M. C. ; DIAS, M. ; MORAES, J. V. . II Semana de Educação- Educação para além do ambiente escolar. 2013. (Outro).

Castellar, S.M.V. ; MORAES, J. V. ; MUNHOZ, G.B. ; Sacramento, A. . Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia-REDLAGEO. 2010. (Congresso).

CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . Seminário Internacional de Ensino de Ciências e Geografia. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Colóquio Internacional da Rede Latino americana de investigadores de Didática de Geografia.Fundamentos teóricos metodológicos da Didática de Geografia. 2018. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Conhecimentos da Geografia escolar e a pluralidade sociocultural. 2017. (Encontro).

Contextualização do ensino e Relevância da aprendizagem das Ciências e da Geografia.As metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: caminhos para alfabetização científica. 2016. (Encontro).

IV Coloquio de la Redladgeo.Alfabetização científica e as metodologias ativas no ensino de Geografia. 2016. (Outra).

XIII Semana de Geografia.Geografia acadêmica versus Geografia Escolar.. 2015. (Simpósio).

III Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografa.Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. 2014. (Seminário).

VII Fórum NEPEG de Formação de Professores: Currículo, políticas públicas e ensino de geografia.Metodologias e avaliação no ensino de Geografia. 2014. (Seminário).

3 Encontro Regional de Ensino de Geografia- Práticas Educativas em Ensino de Geografia.Metodologias ativas no Ensino de Geografia. 2013. (Encontro).

I Colóquio Linguagens, Infância e o Processo de Alfabetização.Processos de alfabetização nos anos iniciais e suas complexidades. 2013. (Seminário).

I Colóquio Linguagens, Infância e o Processo de Alfabetização.Alfabetização em diferentes áreas do conhecimento: conceitos e problematizações. Alfabetização e Letramento em Geografia. 2013. (Simpósio).

II Semana de Educação- Educação para além do ambiente escolar.II Semana de Educação- Educação para além do ambiente escolar. 2013. (Seminário).

VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia- A cidade, um laboratório para a educação geográfica. Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade. 2013. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia. Ensino da Geografia em múltiplos contextos.. 2012. (Congresso).

III Semana Acadêmica da Geografia-SEMAGEO 2012- Olhares sobre o ensino de Geografia: desafios e perspectivas..Ensino de Geografia: desafios e perspectivas.. 2012. (Seminário).

XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.. 2012. (Congresso).

I Semana Acadêmica de Geografia da UFRRJ- Transformações espaciais, meio ambiente e desafios ao ensino..Desafios e Perspectivas no Ensino de Geografia.. 2011. (Seminário).

Perspectivas didáticas da Geografia.Didática e ensino de Geografia: novas abordagens.. 2011. (Outra).

XI Enpeg- A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia. A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos. 2011. (Congresso).

Colóquio Internacional de Investigadores em didática da Geografia- REDLAGEO.Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares. 2010. (Outra).

Congresso Internacional-PBL 2010. Conectando pessoas, ideias e comunidades.. PBL: uma proposta para o ensino de Geografia. 2010. (Congresso).

I Fórum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais. Especiicidades das áreas de ensino para a formação de professores. 2010. (Congresso).

V Encontro de Ensino de Geografia da UNESP de Ourinhos: o ensino da geografia e o processo de construção da cidadania.A formação do professor de geografia e o professor que se quer. 2010. (Seminário).

IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia. Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.. 2009. (Congresso).

Fórum SM de Educação- A escola que faz sentido. 2008. (Encontro).

Geografia: Tradições e Perspectivas: homenagem ao centenário de nascimento de Pierre Mombeig.O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia.. 2008. (Encontro).

IV Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares e VIII Colóquio sobre questões curriculares. Uma proposta de reorganização curricular do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas.. 2008. (Congresso).

Seminário internacional de Ensino de Ciências e Geografia.organização do evento. 2008. (Seminário).

9ºEncontro Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio de cartografia para crianças e escolares.. Jogos e Situações problemas no ensino de Geografia. 2007. (Congresso).

Hands-on Science. Learning Geographic Space by using documents. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional Inovações no ensino superior.. 2006. (Seminário).

Por Uma Geografia latino-Americana: Do labirinto da Solidão ao espaço da solidariedade.X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).

1°SEPEGE- Pesquisa em Geografia no século XXI.I Seminário de Pesquisa em Geografia. 2003. (Seminário).

7° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.A construção do conceito de espaço geográfico através de fontes primárias.. 2003. (Encontro).

Teoria da Atividade e Educação. 2002. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Geógrafos por uma geografia nova na construção do Brasil.Documentação primária no ensino de geografia. 2002. (Encontro).

6 Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia, Ensino e Aprendizagem da Geografia e o Cenário da política Educacional.Documentação primária no ensino de Geografia. 2001. (Encontro).

9 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP com o trabalho Documentação Primaria no Ensino de Geografia.Documentação primária no ensino de Geografia. 2001. (Simpósio).

2 Seminário sobre o Internacional Training for Environmental Leadership(ITEAL). 2000. (Seminário).

8 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- Área de Ciência Humanas e Humanidade.8 Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP. 2000. (Simpósio).

3 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica da UNIVAP.Ferrovias, cidades e trabalhadores: a conquista do Oeste 1870-1920. 1999. (Encontro).

7° Simpósio de Iniciação Cientifica da USP.Ferrovias, cidades e trabalhadores: a conquista do oeste; 1870-1920.. 1999. (Simpósio).

Filosofia e cultura na Idade Média. 1998. (Simpósio).

Novos Panoramas da Geografia. 1998. (Simpósio).

Novas visões da História. 1997. (Seminário).

Seminario Interdisciplinar: Filosofia da Ciência. 1996. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar: Filosofia da Ciência. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pâmella Bianca Rodrigues

MORAES, J. V.; LUGLI, R. G.;CASTELLAR, S. M. V.. Categorias do raciocínio geográfico e níveis de conhecimento: o uso de indicadores de alfabetização geográfica (IAG) no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Lívia Reis Dantas de Souza

CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S.;MORAES, J. V.. Potencialidades do conceito de território e da argumentação para a formação cidadã em aulas de Geografia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Cesar Guabiraba

ALVES, G. A.; LUGLI, R. G.;MORAES, J. V.. Geografia e Interdisciplinaridade: projeto Rodoanel. Um estudo de caso no interior do Programa Mais Educação São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eden Correia Carli

VOVIO, C. L.;CASTELLAR, S. M. V.MORAES, J. V.. Prática Argumentativa no Ensino de Geografia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Stéphanie Rodrigues Panutto

STRAFORINI, R.; ROCHA, A. A. C. N.; CANTO, T. S.;MORAES, J. V.. Os cadernos do Estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de Geografia: desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Camila Angélica Silvestrini Sanches

SILVESTRE, M. A.; MARIGO, A. F. C.;MORAES, J. V.. Tertúlia Literária Dialógica: a aprendizagem dialógica no testemunho docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Igor Sacha Fiorentino Cruz

CASTELLAR, S.M.V.; Alves, G. A.; TAMAYO, A. L. G.; MARTIJA, A. A.;MORAES, J. V.. Da mera memorização à leitura de mundo: a construção cidadã no currículo de Geografia do Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliton de araujo santos

MORAES, J. V.; Alves, G. A.;CASTELLAR, S. M. V.. O ensino de Geografia e a formação dos professores na zona rural do município de Itacoatiara- AM.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Xavier do Valle

ARROIO, A.; PICONEZ, S. C. B.;MORAES, J. V.. Análise das interações CTS por meio do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da EACH- USP. 2012. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliton de araujo santos

MORAES, J. V.CASTELLAR, S. M. V.; Alves, G. A.. Qualificação- O ensino de Geografia e a formação dos professores no município de Itacoatiara. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Blasbalg

ARROIO, A.; XAVIER, A. S. O.;MORAES, J. V.. As representações enativas, icônicas e simbólicas decorrentes do processo de enculturação científica no primeiro ano do ensino fundamental.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Margarida Liliane de Sá Brito

CASTELLAR, S. M. V.; Alves, G. A.;MORAES, J. V.. Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de reforma agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Angelica Macedo Lozano Lima

LUGLI, R. G.; COSME, A. M. A. M.; COVIC, A. N.;MORAES, J. V.; MENEZES, C. V. A.. Classe Hospitalar: do território ao lugar em tempos e espaços educacionais. 2018. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Gomes Seferian

CASTELLAR, S. M. V.; PATACA, E.; JULIASZ, P. C. S.;MORAES, J. V.. A formação inicial de professores e como esses compreendem os conceitos geográficos: contribuições para o ensino de Geografia nas séries iniciais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosana Alves Ribas Moragas

ALVES, G. A.; CAVALCANTI, L. S.; FRANCESCONI, L.;CASTELLAR, S. M. V.MORAES, J. V.. O (re) significar o lugar no ensino de geografia em Goiás: por meio da poesia de Cora Coralina. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim

CASTELLAR, S. M. V.; CUSTODIO, V.; KAERCHER, N. A.; COUTO, M. A. C.;MORAES, J. V.. Classes sociais em livros didáticos de Geografia. 2015. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Waldiney Gomes de Aguiar

SIMIELLI, M. E. R.; Alves, G. A.; CALLAI, H. C.; CASTELLAR, S.M.V.;MORAES, J. V.. O processo de aprendizagem da cartografia escolar por meio da situação didática. 2013. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Gomes Seferian

CASTELLAR, S.M.V.;MORAES, J. V.; PATACA, E.. A formação inicial e a construção de conceitos: contribuições para o ensino de Geografia nas séries iniciais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mendel Cesar Oliveira Aleluia

CASTELLAR, S.M.V.; CONTEL, F. B.;MORAES, J. V.. O campo na escola da cidade: por uma educação geográfica crítica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gildo Gomes da Silva

MORAES, J. V.; BARROCAS, R.; SEFERIAN, A. P. G.. Alfabetização científica: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Davi Bachelli

MORAES, J. V.CASTELLAR, S. M. V.; SEFERIAN, A. P. G.. O trabalho de campo no ensino de Geografia: a cidade como experiência educativa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Raquel Camalionte Castilho

MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.;MORAES, J. V.. O encontro com o mapa e com a Geografia: contribuições da teoria histórico- cultural. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ione Aparecida Oshida dos Santos

BARROCAS, R.;MORAES, J. V.. Utilização das linguagens artísticas e imagéticas no ensino de Geografia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Pâmella Bianca Rodrigues

MORAES, J. V.CASTELLAR, S. M. V.; ASCENSAO, V. O. R.. Aprendendo a ler o mundo: indicadores de alfabetização geográfica para a construção de conceitos no ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eden Correia Carli

MORAES, J. V.; VOVIO, C. L.; CASTELLAR, S.M.V.. O uso do argumento científico produzido por alunos do 9 ano no ensino da linguagem geográfica, a partir do conceito de território. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Camila Angélica Silvestrini Sanches

SILVESTRE, M. A.; MARIGO, A. F. C.;MORAES, J. V.. Tertúlia literária dialógica: a aprendizagem dialógica no testemunho docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Cesar Guabiraba

MORAES, J. V.; LUGLI, R. G.; ALVES, G. A.. Geografia e Interdisciplinaridade: análise de projetos interdisciplinares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Antonio Pais do Amaral Filho

DAMASCENO, A. R.; MORAES, M. A.;MORAES, J. V.. Mídias e Educação: a contribuição do programa google earth e da internet no ensino de Geografia.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marineri Vieira dos Reis Carvalho

CASSANO, M. L. K.; MORAES, M. A.;MORAES, J. V.. Uma introdução ao estudo dos poliedros de platão- construção através do uso de mídias.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane Bernadete Ferreira

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. O uso da internet junto ao ensino de arte na educação básica.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana de Matos Ferreira

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. Fama virtual: um estudo sobre a exposição da imagem na internet.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Francine Ferreira Vaz

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. O jornal e o rádio como ferramentas pedagógicas.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Pereira Barbosa Chaves

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. O uso do laboratório de informática educativa: um enfoque reflexivo no trabalho pedagógico entre o professor e orientador tecnológico.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fátima da Silva Batista

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. As mídias- televisão e informática- como facilitadoras da aprendizagem.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Marreto de Oliveira dias

MORAES, J. V.; OLIVEIRA, L.D.; ROCHA, A. S.. Os desafios do uso midiático do computador e do vídeo na educação.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Munise Gomes Dalla Pria

PESCE, L.; PANIZZOLO, C.;MORAES, J. V.. A paisagem de ontem é a mesma de hoje? Uma experiência com alunos do 3o ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tiago da Silva Fagundes Alves

SILVA, J. L. B.; BELLO, I. M.;MORAES, J. V.. Do currículo à sala de aula: o ensino de Geografia nos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Soares Maciel

GUALTIERI, R. C. E.; CARVALHO, M. F.;MORAES, J. V.. Perfil de professoras das salas de projeto intensivo no ciclo (PIC). Professoras do não?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Isis C

SILVA, J. L. B.; BARCELOS, C. A.;MORAES, J. V.. F. Pires.Descontinuidades na aprendizagem da linguagem cartográfica no ensino fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

MATSUSHIMA, M.; SEMANN, J.; GIRARDI, G.; PREVE, A. M. H.;MORAES, J. V.. Prof. de 3 Grau- Assistente. Ensino da Geografia, Estágios e Estudos e Desenvolvimento de Projetos. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

MORAES, J. V.; ROCHA, A. S.; OLIVEIRA, L. D.. Concurso público para professor temporário. CTUR (Colégio Técnico da Un. Fed. Rural do RJ) na área de Geografia para Ensino Médio- Dpto Geociências. CTUR.. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

SANTANA FILHO, M. M.;MORAES, J. V.; BEZERRA, A. C. A.. Concurso público para seleção de docente UERJ (Professor Doutor). Área: Métodos e técnicas de ensino: ensino de geografia.. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ROCHA, A. S.;MORAES, J. V.. Concurso público para professor pré vestibular da UFRRJ. Disciplina: Geografia. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Vitullo, M.Elisabeth;CASTELLAR, S. M. V.MORAES, J. V.. Concurso Publico para Prof. Assistente. FATEC- SP. Curso Turismo. Disciplina: Geografia. Dpto de Automação de escritórios e secretariado.. 2008. Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Vitullo, M.Elisabeth; Castellar, S.M.V.;MORAES, J. V.. Concurso público para Prof. Assistente. FATEC- SP. Curso Turismo. Disciplina: Geografia. Dpto de Automação de Escritórios e Secretariado.. 2008. Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

MORAES, J. V.. Seleção bolsas de In Científica (PIBIC/PIBIT). 2015. Universidade Federal de São Paulo.

MORAES, J. V.. Seleção bolsas de In Científica (PIBIC/PIBIT). 2014. Universidade Federal de São Paulo.

MORAES, J. V.. Seleção bolsas de In Científica (PIBIC/PIBIT). 2013. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Elena Ramos Simielli

ZAMBONI, ernesta; CASTELLAR, Sonia Maria V.;SIMIELLI, M. E. R.. A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Maria Elena Ramos Simielli

SIMIELLI, M. E. R.. Alfabetização Científica a Resolução de Problemas e o exercício da Cidadania. 2010. Tese (Doutorado em Estado, Sociedade e Educação) - Faculdade de Educação - USP.

Myriam Krasilchik

CASTELLAR, Sonia Vanzella;KRASILCHIK, Myriam; Roberto, Lucia H. Sasseron; CALLAI, H. C.. Alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia. 2010 - Faculdade de Educação da USP.

Myriam Krasilchik

KRASILCHIK, Myriam; CASTELLAR, Sonia Vanzella; Uvinha, Ricardo. O PBL como metodologia de ensino para a geografia. 2007 - Universidade de São Paulo.

Helena Copetti Callai

CALLAI, Helena CopettiCASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; SIMIELLI, M. E. R.; KRASILCHIK, M.; SASSERON, L. H.. Alfabetização cientifica, a resolução de problemas e o exercicio da cidadania-uma proposta para o ensino de geografia. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Sonia Maria Vanzella Castellar

CASTELLAR, S. M. VANZELLA; UVINHA, R. R.; KRASILCHIK, M.. O PBL como metodologia de ensino para a geografia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Lúcia Helena Sasseron

KRASILCHICK, M.; CASTELLAR, S. M. V.; CALLAI, H. C.; Simieli, M.E.R.;SASSERON, L. H.. Alfabetização Científica, a Resolução de problemas e o exercício da cidadania: Um proposta para o ensino de Geografia. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Ricci Uvinha

CASTELLAR, S. M. V.; KRASILCHIK, M.;UVINHA, R. R.. O PBL como metodologia de ensino para a Geografia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naiara Anhasco Sotano

Metodologias ativas no ensino de Geografia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Davi Bachelli

O trabalho de campo como metodologia de ensino; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Gildo Gomes da Silva

Alfabetização científica em Geografia e a formação do raciocínio geográfico; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Pâmella Bianca Rodrigues

Categorias do raciocínio geográfico e níveis de conhecimento: o uso de indicadores de alfabetização científica (IAG) no Ensino Médio; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Eden Correia Carli

Prática argumentativa no ensino de Geografia- um estudo a partir do conceito de território; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Ana Maria Cesar Guabiraba

Geografia e interdisciplinaridade; Projeto Rodoanel; Um estudo de caso no interior; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Pâmella Bianca Rodrigues

APRENDENDO A LER O MUNDO: O USO DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIO; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Eden Correia Carli

Cidadania e pensamento: proposta de análise para a junção do conhecimento cotidiano e os conceitos científicos na escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Ana Maria Cesar Guabiraba

Geografia e interdisciplinaridade: desafios e perspectivas; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Eliane Bernadete Ferreira

O uso da internet junto ao ensino de arte na educação básica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fabiana de Matos Ferreira

Fama virtual: um estudo sobre a exposição da imagem na internet; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Francine Ferreira Vaz

O jornal e o rádio como ferramentas pedagógicas; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Elizabeth Pereira Barbosa Chaves

O uso do laboratório de informática educativa: um enfoque reflexivo no trabalho pedagógico entre o professor e orientador tecnológico; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fátima da Silva Batista

As mídias- televisão e informática- como facilitadoras da aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fabiana Marreto de Oliveira dias

Os desafios do uso midiático do computador e do vídeo na educação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação- UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Maria Regina da Silva Oliveira

Avaliação Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A práxis como atividade formadora- Ensino Fundamen) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Idalina Maria Carreira Alves

Fracasso escolar: perspectiva teórica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A práxis como atividade formadora- Ensino Fundamen) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Sonia da Silva

Resolução de problemas; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Suseli de Paula Vissicaro

Enculturação científica no ensino fundamental I; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fátima Aparecida Peres de Araújo

Formação de professores: na trilha do Lorena; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Elaine da Silva Alves

Desastres ambientais: responsabilidade das políticas públicas ou catástrofes naturais?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Camila Pazin

Os impactos ambientais e sociais da prática da coleta seletiva e a busca por soluções para as dificuldades enfrentadas neste processo; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fabiana da Conceição Alves de Freitas

A formação de professores para o ensino de Ciências na Educação Infantil (de zero a três anos) em São Bernardo do Campo; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Mara Thais Machado

Praça Samuel Sabatini (Paço Municipal) em São Bernardo do Campo: proposta de estudo do meio para o ensino fundamental; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Margareth Jacomini de Souza

Consciência ecológica nas séries iniciais; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Rosana M

P; Zachi; Superando barreiras no ensino de ciências; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Wildes Gomes de Campos

O Curso de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em diálogo com a prática pedagógica de professores da rede municipal de São Bernardo do Campo; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Juliana Aghinoni de Oliveira Marques

Do micro ao macro: estudo de um projeto de Ciências na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Maria Eliana Yamamoto da Silva

Relação interpessoal - Reflexão para a gestão escolar rumo as mudanças; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Tereza de Jesus Fiorin Carvalho

Projeto Interdisciplinar e seu impacto no ensino aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Aparecida de Lourdes Ribeiro Santos

O professor e a metodologia de ensino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Conceição Garcia Bispo dos Santos

Planejamento Estratégico como ferramenta de trabalho na gestão escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Renata Maria Marino

Carências e abundâncias no ambiente escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Silmara Teixeira

Caleidoscópio pedagógico: Uma abordagem multifacetada da escola pública paulista; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Patrícia Vignoli

Gestão democrática e escola: A Administração participativa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Carlos Alberto Crippa

Problemas de aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Jussara Lopes Barbosa Rosa

Projeto político pedagógico - A escola como espaço democrático: Busca da integração e valorização multicultural; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Valéria Maria Cucato Mendonça

Progressão continuada no processo ensino aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Fátima Aparecida dos Santos Ganga

Indisciplina no Ambiente Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Rose Helena Godela Delatore

Indisciplina escolar: Uma barreira para a aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Maria Jose Borduque

A influência das avaliações externas sobre o ambiente da E; E; Profa; Elmira Goulart Pereira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

MARINA JUNQUEIRA

Da gestão do currículo à gestão da aprendizagem: competência leitora e escritora em foco; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Conceição Aparecida Tosta Moura

A Relevância da competência leitora e escritora no desenvolvimento global do cidadão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor- Rede SP de Form; Docente-Gestão da Escola) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Cristina Rodrigues da Silva

A importância do trabalho da educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental I; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Aperfeiç) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Munise Gomes Dalla Pria

A paisagem de ontem é a mesma de hoje? Uma experiência com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Jessica Alcantara Quirino

A construção de conceitos científicos geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de projetos: um estudo de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Vitória Vilela Nunes

Alfabetização científica no ensino de Geografia: o conceito de lugar para a educação básica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Vitória Vilela Nunes

Alfabetização científica no ensino de Geografia: o conceito de lugar para a educação básica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Patrícia Akemi

Tendências nas pesquisas em ensino de Geografia: 2010-2013; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Nathânia Nogueira de Paula

Pensar e agir na Educação Geográfica: um estudo sobre as tendências investigativas acerca da geografia escolar na Revista Nova Escola; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Nathânia Nogueira de Paula

Estudo das concepções de cidade na Revista Nova Escola; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Nathânia Nogueira de Paula

Educação geográfica: possibilidades para a ação didática; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa Vilhena de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Léa Francesconi

Ferrovia e ferroviários em Jundiaí: 1870-1920; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Léa Francesconi;

Sonia Maria Vanzella Castellar

A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Pau, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sonia Maria Vanzella Castellar;

Sonia Maria Vanzella Castellar

alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino da Geografia; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Vanzella Castellar;

Ricardo Ricci Uvinha

Fundamentos Básicos do Lazer; 2006; Orientação de outra natureza; (Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ricci Uvinha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 17, p. 422-436, 2018.

  • CARLI, E. C. ; MORAES, J. V. . Prática argumentativa no ensino de geografia: um estudo a partir do conceito de território. Scripta Nova-Revista Electronica de Geografia y Ciencias Sociales , v. 22, p. 1-33, 2018.

  • MORAES, J. V. ; RODRIGUES, P. B. . Ler o mundo para compreendê-lo: indicadores de alfabetização geográfica (IAG). Acta Geográfica , v. 1, p. 1-139, 2017.

  • MORAES, J. V. . Alfabetización científica y las metodologías activas de aprendizaje en la enseñanza de geografía: buscando posibles caminos en la educación básica.. REVISTA ANEKUMENE , v. 1, p. 69-76, 2016.

  • MORAES, J. V. . The construction of Geographic knowledge in school: a brief reflection on the role of the teacher. Problems of Education in the Twenty First Century , v. 27, p. 82-93, 2011.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Scientific Literacy, Problem Based Learning and Citizenship: a suggestion for Geography studies teaching. Problems of Education in the Twenty First Century , v. 19, p. 119-127, 2010.

  • MORAES, J.V et alli ; MORAES, J. V. . Estudo e pesquisa em educação geográfica e interdisciplinaridade: o grupo "Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares". Boletim Paulista de Geografia , v. II, p. 149-166, 2010.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Aprendizagem baseada na resolução de problemas/ PBL: Uma proposta para o ensino de Geografia. Espacos da Escola (UNIJUÍ) , v. ano 20, p. 11-18, 2010.

  • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; CASTELLAR, S. M. V. . Jogos e Resolução de problemas no ensino de Geografia. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto) , v. 11, p. 104-119, 2009.

  • CARLI, E. C. ; MORAES, J. V. . Argumentação científica. 1. ed. São Paulo: FTD, 2017. v. 1. 152p .

  • CASTELLAR, S.M.V. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas: resolução de problemas. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 85p .

  • CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas: introdução. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 7. 85p .

  • CASTELLAR, S. M. V. ; VILHENA, J. . Ensino de Geografia- Portal Pasta do Professor. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 120p .

  • CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. . Ensino de Geografia- Coleção Ideias em Ação. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. v. 1. 166p .

  • MORAES, J. V. ; PALADIN, H. ; GUERRERO, A.L.A. . Questão agrária e população.. 1. ed. São Paulo: Secretaria da Educação, 2004. v. 1. 54p .

  • MORAES, J. V. ; PALADIN, H. ; CASTELLAR, S.M.V. . Geografia Indígena do Estado de São Paulo.. 1. ed. São Paulo: SEE/ MagInd, 2003. v. 1. 81p .

  • MORAES, J. V. ; CONTEL, F. B. ; ROMANO, S. M. M. . A organização industrial no espaço geográfico.. 1. ed. São Paulo: Mindlen, 2002. v. 1. 32p .

  • SILVA, J. L. B. ; MORAES, J. V. . As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Pesce, Lucila; Jardim, Vera. (Org.). Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 69-86.

  • MORAES, J. V. . O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. In: Ascenção, Valéria de Oliveira Roque; Valadão, Roberto Célio; Del Gaudio, Rogata Soares; Souza, Carla Juscélia de Oliveira. (Org.). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2017, v. 1, p. 80-99.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Conteúdos e conceitos geográficos escolares a partir de uma reflexão crítica sobre cidadania. In: Arce, X.C.M; Lestegás, F.R; Quintá, F.X.A.. (Org.). Ensinar Geografia- realidades e propostas no Brasil e Galiza. 1ed.Santiago de Compostela: Andavira, 2015, v. 1, p. 101-126.

  • MORAES, J. V. . As Metodologias Ativas e o ensino de Geografia: um olhar sobre algumas produções científicas. In: Kamila Santos de Paula Rabelo; Míriam Aparecida Bueno. (Org.). Currículo Políticas Públicas e ensino de Geografia. 1ed.Goiânia: PUC/Goiás, 2015, v. 1, p. 177-194.

  • MORAES, J. V. ; SILVA, J. L. B. . Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. In: María Victoria Fernández Caso y Raquel Gurevich. (Org.). Didáctica de la Geografía: prácticas escolares y formación de profesores. 1ed.Buenos Aires: Ed. Biblos, 2014, v. 1, p. 295-309.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. ; SEFERIAN, A. P. G. . Os lugares da escola na sociedade e o processo de ensino e aprendizagem. In: Sonia Vanzella Castellar. (Org.). Geografia escolar- contextualizando a sala de aula. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 81-102.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.. In: Helena Copetti Callai. (Org.). Educação Geográfica- Reflexão e Prática. 2ed.Ijuí: UNIJUÍ, 2014, v. 1, p. 249-276.

  • CASTELLAR, S.M.V. ; VILHENA, J. . A linguagem cartográfica: possibilidades para a aprendizagem significativa. In: Portugal, J.F.; Oliveira, S.S; Pereira, T.R.D.S.. (Org.). (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 21-38.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Um currículo integrado e uma prática interdisciplinar: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: S.M.V.Castellar; G.B.Munhoz. (Org.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. 1ed.São Paulo: Xamã, 2012, v. 1, p. 121-136.

  • ROCHA, A. S. ; MORAES, J. V. ; OLIVEIRA, L.D. . Geografia humana: reflexões sobre o seu ensino. In: Cardoso, C e Oliveira, L.. (Org.). Aprendendo Geografia: Reflexões Teóricas e Experiências de ensino na UFRRJ. 1ed.Seropédica: EdUFRRJ, 2012, v. 1, p. 40-53.

  • MORAES, J. V. . Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica. In: Castellar, S.; Cavalcanti, L; Callai, H.. (Org.). Didática da Geografia. 1ed.São Paulo: Xamã, 2012, v. 1, p. 221-242.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e Resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.. In: Callai, Helena Copetti. (Org.). Educação Geográfica: reflexão e prática. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2011, v. 1, p. 249-276.

  • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. In: Sonia Castellar. (Org.). Educação geográfica- teorias e práticas docentes. 2ed.São Paulo: Contexto, 2007, v. 1, p. 97-112.

  • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico.. In: Castellar, S.. (Org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes.. 2ed.São Paulo: Contexto, 2006, v. 1, p. 97-112.

  • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. In: Sonia Castellar. (Org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 1ed.São Paulo: Contexto, 2005, v. 1, p. 97-113.

  • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade. In: VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia- A cidade, um laboratório para a educação geográfica, 2013, Porto e Vila Nova de Gaia. Atas do Congresso Ibérico de Didática da Geografia. Porto: Univ. Porto, 2013. v. 1. p. 21-48.

  • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências Investigativas no ensino de Geografia- o caso da Revista Nova Escola.. In: II Colóquio internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia., 2012, Santiago. II Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia.. Santiago: Un. Academia de Humanismo Cristiano, 2012. v. 1. p. 121-136.

  • CRAVEIRO, C.B. ; MORAES, J. V. . Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.. In: XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, 2012, Lisboa. XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa: AFIRSE, 2012. v. 1. p. 47-62.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . PBL: uma proposta para o ensino de Geografia. In: Congresso Internacional-PBL 2010. Conectando pessoas, ideias e comunidades., 2010, São Paulo. PBL 2010 - Congresso Internacional, 2010.

  • MORAES, J. V. . Construção do conhecimento e currículo: uma proposta de ensino de Geografia com a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas. In: V Seminário Internacional: as redes de conhecimentos e as tecnologias, 2009, Rio de Janeiro. V Seminário Internacional: as redes de conhecimentos e as tecnologias, 2009.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Ensinar e aprender Geografia por meio da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP ou PBL). In: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación, 2009, Montevideú. 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación, 2009.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Uma proposta de reorganização curricular a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 1. p. 62-73.

  • MORAES, J. V. ; Sacramento, A. . O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia. In: Geografia: Tradições e Perspectivas: homenagem ao centenário de nascimento de Pierre Mombeig, 2008. Geografia: Tradições e Perspectivas, 2008.

  • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e situações problemáticas no ensino de Geografia. In: 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares, 2007, Niterói. 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia, 2007.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Uso de documentos no ensino. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade, 2005.

  • MORAES, J. V. . A construção do conceito de espaço geográfico através do uso de documentos. In: 1° Seminario de Pesquisa em Geografia, 2003, São Paulo. Pesquisa em Geografia no Século XXI, 2003.

  • MORAES, J. V. . A construção do conceitos de espaço geográfico através de fontes primárias. In: 7° Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2003, Espirito Santo. Novos desafios na Formação do Professor de Geografia, 2003.

  • MORAES, J. V. . Documentação primária no ensino de Geografia. In: 13° Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil, 2002.

  • MORAES, J. V. . Documentação Primária e Ensino de Geografia. In: 6° Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2001, São Paulo. Ensino e Aprendizagem da Geografia e o Cenário da Política Educacional, 2001.

  • MORAES, J. V. . Documentação Primária no Ensino de Geografia. In: 9° simpósio de iniciação Cientifica, 2001, São Paulo. Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

  • MORAES, J. V. . Cidades e ferrovias em Jundiaí. In: 7° Simpósio de Iniciação Científica, 1999, São Paulo. 7º Simpósio de Iniciação Científiica da UDp, 1999.

  • MORAES, J. V. . 3° Encontro de Iniciação Cientifica. In: 3° Encontro de Iniciação Cientifica, 1999, Vale do Paraíba, 1999.

  • MORAES, J. V. ; SEFERIAN, A. P. G. ; CASTELLAR, S. M. V. . Espaços não formais de aprendizagem: o trabalho de campo mediando o ensino e a aprendizagem. In: encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, 2012, Rio de Janeiro. encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e ciências afins, 2012. v. 1. p. 11-13.

  • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos.. In: XI ENPEG, 2011, Goiânia. XI ENPEG. Goiânia: UFG, 2011. v. 1. p. 54-55.

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.. In: IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia., 2009, Lisboa. A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI, 2009. v. 1. p. 11-17.

  • MORAES, J. V. ; Castellar, S.M.V. . Learning Geographic Space by using documents. In: Hands on science. Science Education and Sustainable development., 2006, Braga. Hands on Science, 2006.

  • MORAES, J. V. . Metodologias ativas na escola e formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CRAVEIRO, C.B. . Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. . Ensino de Geografia em múltiplos contextos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções da Revista Nova Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, J. V. ; Sacramento, Ana Claudia Ramos ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Castellar, S.M.V. ; MUNHOZ, G.B. ; Sacramento, Ana Claudia Ramos ; MORAES, J. V. . Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. . A aprendizagem por problemas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, J. V. . Uma proposta de reorganização curricular do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, J. V. ; Moraes, J. e Sacramento, A. . O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e situações problemáticas no ensino de Geografia.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Learning Geographic Space by using documents. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Documentação primária no ensino de Geografia.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Documentação Primaria no Ensino de Geografia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Ferrovias, cidades e trabalhadores em Jundiaí.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Ferrovias, cidades e trabalhadores: aconquista do oeste; 1870-1920.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Cidades e ferrovias em Jundiaí.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, W. S. ; MORAES, J. V. . Ensino de Geografia. Roraima, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAES, J. V. . Formação e docência em Geografia. Slavador, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MORAES, J. V. . Ferrovias, Cidades e trabalhadores: a conquista do oeste:1870-1920. São Paulo: Produto da pesquisa desenvolvida no Lab Arquitetura da FAU/USP, 2000 (CD-ROM).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, J. V. . Coordenação da área de Ciências Humanas (UFRRJ) na Elaboração e Revisão de Itens para Enem.. 2011.

MORAES, J. V. . XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG. 2017.

MORAES, J. V. . REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2016.

MORAES, J. V. . XII ENPEG. 2013.

MORAES, J. V. . Capacitação BNI- ENEM- Coordenação. 2011.

MORAES, J. V. . XI ENPEG. 2011.

MORAES, J. V. . Aprendizagem baseada em problemas.. 2009.

MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . Geografia- 1 ao 5 ano. 2008.

MORAES, J. V. . Mundo para todos- Geografia.. 2007.

MORAES, J. V. . XIII Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. 2017. (Avaliador trabalhos).

MORAES, J. V. . Aprendizagem baseada em problemas.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . A aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . Metodologia de ensino de Geografia.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . Supervisão Pedagógica em ensino da História e Ciências Sociais- O ensino de Geografia.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . A importância da Geografia nas primeiras séries iniciais do ensino fundamental.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . Ciclo de estudos em educação: Metodologias de ensino e práticas escolares.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. V. . Projeto Vereda. 2005 (Coordenação de trabalho voluntário) .

MORAES, J. V. . Projeto de Férias. 2004 (Trabalhos Voluntários) .

MORAES, J. V. . Projeto de Férias. 2003 (trabalhos Voluntários) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica., Descrição: Coordenadora do Projeto de Pesquisa FAPESP intitulado "Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica" (Modalidade Auxílio à Pesquisa- 2013/225502). A pesquisa está inscrita na modalidade Auxílio à Pesquisa da FAPESP. Tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização científica a partir da criação de modelos explicativos que desenvolvam alguns conceitos da Geografia escolar tais como: paisagem, cidade, lugar e território. Os modelos explicativos desenvolvidos são jogos e sequências didáticas e pretende-se com isso estimular o processo de ensino e aprendizagem com uma visão interdisciplinar da ciência. A pesquisa será realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNIFESP nas escolas públicas do município de Guarulhos/SP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Coordenador / Sonia Maria Vanzella Castellar - Integrante / SACRAMENTO, A.C.R. - Integrante / Laurinda Leite Ferreira Pinto Leite - Integrante / Jorge Luiz Barcellos da Silva - Integrante / Claudia Panizzolo - Integrante / Vitória Vilela Nunes - Integrante / Eden Correia Carli - Integrante / Ana Maria Cesar Guabiraba - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2011 - 2013

    Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem: buscando caminhos possíveis para o ensino de Geografia., Descrição: Pretende-se, a partir de referenciais teóricos ligados a alfabetização científica, investigar as diferentes propostas atualmente apresentadas como possíveis caminhos a serem percorridos na área de produção do conhecimento científico escolar e avaliar sua contribuição na melhoria da prática pedagógica e da aprendizagem de conceitos ligados à Geografia. Nosso foco deteve-se, nestes dois anos, em analisar a produção de Geografia em termos de concepções teóricas e práticas presentes na Revista nova Escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Coordenador / Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar - Integrante / MUNHOZ, Gislaine Batista - Integrante / Ana Claudia Ramos Sacramento - Integrante / CASTELLAR, S.M.V - Integrante / Eliana Marta Barbosa Morais - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, Descrição: Este projeto procura investigar o processo de ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação docente. O objetivo principal desse projeto é tratar do como ensinar a ensinar e o como se aprende . Nessa dimensão não é preciso saber apenas o conteúdo, mas é preciso compreender como o aluno aprende, como se constrói o conhecimento e se cria condições para aprender, buscando sentido no como se ensina. Neste contexto teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais por entendermos que se estamos buscando sentido no que o aluno aprende é importante, para a geografia escolar, que o aluno compreenda a realidade vivida, desenvolva o raciocínio espacial, entenda a organização do território, ou seja, tenha a capacidade de ler o mundo. Assim, esses conceitos são considerados por nós como estruturantes da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os professores e os alunos do ensino fundamental da rede pública paulista os compreendem, tendo as práticas individuais e coletivas como referências para expressar suas concepções por meio das atividades docentes praticadas em sala de aula. Nesse estudo, ainda, analisaremos como os professores percebem ou tem consciência do seu processo de formação. Como eles pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de lugar, cidade e urbano e ensinam esses conceitos em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar - Coordenador / SACRAMENTO, A.C.R. - Integrante / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Helena Copetti Callai - Integrante / Marcelo Garrido Pereira - Integrante / Alexander Cely Rodríguez - Integrante / Nubia Moreno Lache - Integrante / Alberto León Gutiérrez Tamayo - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Escola do Possível: a reorganização curricular na Escola Pública, Descrição: Este projeto é uma parceria entre a FE, A FAPESP e a E. E. Ruth Cabral Troncarelli, localizada no bairro de Itaquera. Tem por objetivo a reorganização curricular buscando os diversos espaços existentes na escola e a formação continuada do docente para o processo de ensino e de aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2000

    Ferrovias, Cidades e Trabalhadores: a conquista do Oeste;1870-1920, Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido no LabFAU-USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / Ana Lucia Duarte Lanna - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana., Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jerusa Vilhena de Moraes - Integrante / GABAY, Ruth Eliana - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. , Estrada do Caminho Velho, Bairro dos Pimentas, 07252312 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (011) 24968564, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa Adjunto 3, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora das disciplinas: Fundamentos teóricos e práticos do ensino de Geografia; Alfabetização científica em espaços não formais: museus de ciência e trabalho de campo; Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Adjunto 2, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Vice coordenadora do Programa de Mestrado em Educação.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice coord do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/ UNIFESP)

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Seleção da Pós Graduação., Carga horária: 6

    Outras informações:
    Membro Comissão Seleção da Pós Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP).

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora da UC: UC: Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos. UC: Educação em espaços não formais e informais. Coordenação de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão de Carga Didática, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Membro da Comissão de Carga Didática do Dpto de Pedagogia. (EFLCH/UNIFESP).

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Adjunto (curso de Pedagogia). UC Obrigatória: ensino de Geografia; UC Optativa: A construção de conceitos científicos por meio da resolução de problemas. UC: Prática Pedagógica Programada- Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede? UC: Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Orçamento do Dpto, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Membro Comissão Orçamento do Departamento de Educação da EFLCH (UNIFESP).

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profa Adjunto 2, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora das disciplinas: Fundamentos Teóricos Práticos do Ensino de Geografia; Trabalho de campo em espaços informais: uso de parques públicos em atividades de ensino e aprendizagem; Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Adjunto 2, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora das Disciplinas: Fundamentos Teóricos Práticos do Ensino de Geografia; Jogos na aprendizagem de conceitos científicos; Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas: Ensino de Geografia I (para alunos do curso de Geografia); Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia- III (para alunos do curso de Geografia); Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências Sociais (para o curso de Pedagogia).

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina: Ensino de Geografia (para alunos do Bacharelado e Licenciatura em Geografia) e Metodologia de Ensino de Ciências Sociais (para alunos do curso de Pedagogia).

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Profa. Dra. do Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino. Área: Ensino de Geografia.

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado da Geografia da UFRRJ, Carga horária: 8

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Coordenadora Área Ciên Hum, Enquadramento Funcional: Coorde. técn-pedag na área de ciên. hum e tec, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Coordenadora da área de Ciências Humanas e Tecnologias nos trabalhos de elaboração e revisão de itens da UFRRJ para o BNI do INEP/ Enem.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Revis área de Geog BNI ENEM, Enquadramento Funcional: Revisora área de Georgrafia BNI/ ENEM- Inep, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Revisora da área de Geografia nos trabalhos de elaboração e revisão de itens da UFRRJ para o BNI do INEP/ Enem.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Curso Extensão- Formação para Diretores, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Curso de Extensão feito em parceria entre UFRRJ e Secretaria de Educação de Seropédica para os diretores das escolas públicas do município.

    Atividades

    • 03/2011

      Ensino, Ensino de Geografia, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia, Didática Geral e Arte Educação.

  • 2012 - Atual

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor curso formação séries iniciais, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Tempo e espaço: a práxis como atividade formadora na Educação Infantil. Curso de formação de professores das séries iniciais. Prefeitura de Santo André. FAFE-USP.

  • 2012 - Atual

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor curso formação séries iniciais, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Tempo e espaço: a práxis como atividade formadora no Ensino Fundamental I. Curso de formação de professores das séries iniciais. Prefeitura de Santo André. FAFE- USP.

  • 2010 - 2010

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: Curso de Formação, Enquadramento Funcional: Prof.Curso Formação Séries Inic., Fund I, II., Carga horária: 8

    Outras informações:
    Curso de formação de professores para rede municipal de São Bernardo do Campo. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências.

  • 2007 - 2008

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: Prof. Metodologia de ens.Geogr, Enquadramento Funcional: Prof. Curso Mag.indígena, Carga horária: 8

  • 2006 - 2006

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Curso: Leitura e Escrita em Geogra, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

    Vínculo: Esp em Gestão da escola diret, Enquadramento Funcional: Tutora EAD- Curso Gestão da escola para Diret, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Especialização em Gestão da Escola para Diretores, do Programa de Formação da Rede Pública do Estado de SP (REDEFOR). Convênio SEE/SP- USP.

  • 2005 - 2005

    Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Curso: Impactos Ambien. em áreas urbanas II, Carga horária: 4

    Atividades

    • 05/2006 - 12/2006

      Ensino, Leitura e Escrita no ens. Geografia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita no ensino de Geografia

  • 2005 - 2005

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Programa Teia do Saber, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Curso:Metodologias de ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. FAFE/ USP- D.E.Osasco.

  • 2004 - 2004

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 2004 - 2004

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 2004 - 2004

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 2003 - 2003

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 0

  • 2002 - 2003

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 2002 - 2002

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Vínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/2006

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, .,Treinamentos ministrados, Ler e Escrever em Geografia: Prof.Ed.Fund. II

    • 03/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Geografia (Inf. e Fund I)

    • 09/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Programa de Educação Continuada.

    • 09/2004 - 12/2004

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Formação de Professores

    • 04/2004 - 09/2004

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Formação de Professores

    • 03/2004 - 09/2004

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Curso Alfabetização e Letramento: um compromisso de todas as áreas.

    • 01/2004 - 01/2004

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Professora de Geografia.

    • 01/2004 - 01/2004

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Ministrada aulas para formação de professores

    • 08/2002 - 09/2003

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, formação de professores Indígenas (Ed. Infantil e Fundamental.

    • 08/2002 - 09/2003

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Formação de professores , ed infantil e fundamental I

    • 05/2003 - 05/2003

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Curso de formação de professosres ed.Infantil.

    • 05/2003 - 05/2003

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Curso de especialização em Educação de jovens e Adultos.

    • 05/2003 - 05/2003

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Formação de professores

    • 03/2002 - 12/2002

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Pec.,Atividade de extensão realizada, Formação Continuado de professores.

    • 03/2002 - 12/2002

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Pec.,Treinamentos ministrados, Formação de professores

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Clubinho da Geografia, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Focado para alunos de Educação Infantil e Ens. Fundamental I da Escola de Aplicação da USP. Realizado no Laboratório de Ensino de Matemática e de Geografia da FE-USP, visa trabalho com noções científicas de Geografia por meio de atividades lúdicas.

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Clubinho da Mat. e Geografia, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Focado para alunos de Educação Infantil e Ens. Fundamental I da Escola de Aplicação da USP. Realizado no Laboratório de Ensino de Matemática e de Geografia da FE-USP, visa trabalho com noções científicas por meio de atividades lúdicas.

  • 2006 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Curso atualização educação comunitária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Curso destinado aos professores da rede municipal de ensino de SP.

  • 2006 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria voluntária, Enquadramento Funcional: Disc. Resolução de Problemas. USP-Leste., Carga horária: 4

  • 2006 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria PAE, Enquadramento Funcional: Disciplina: Fundamentos do Lazer e Turismo II

  • 2003 - 2003

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: curso espec. em educação de jovens e adultos

    Outras informações:
    Curso de especialização em educação de jovens e adultos. Aula: Conteúdos e Metodologias de Ensino de Ciências Humanas.

  • 2002 - 2002

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista PAE, Enquadramento Funcional: Metodologia de ensino de Hist. e Geo., Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina oferecida para o curso de Pedagogia- USP.

  • 2002 - 2002

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista PAE, Enquadramento Funcional: Disciplina Met. de Ensino de Geografia II, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina oferecida para os alunos do curso de Geografia (licenciatura).

  • 2006 - 2006

    Prefeitura Municipal de Santo André

    Vínculo: Prof.curso de especialização, Enquadramento Funcional: Conteúdos e Metodolog. de Ensino de C.Humanas, Carga horária: 4

  • 2003 - 2004

    Prefeitura Municipal de Santo André

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Curso de Especialização em Ed.Jov. e adultos, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Disciplina: Ciências Humanas: Geografia.

  • 2003 - 2003

    Prefeitura Municipal de Santo André

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof. Assistente Metodologia de En.Geografia., Carga horária: 12

    Outras informações:
    Curso de especialização em educação de jovens e adultos.

    Atividades

    • 05/2003 - 05/2003

      Extensão universitária , Prefeitura Municipal de Santo André, .,Atividade de extensão realizada, Professora : Conteúdos e Metodologias de Ensino de Ciências.

    • 05/2003 - 05/2003

      Treinamentos ministrados , Prefeitura Municipal de Santo André, .,Treinamentos ministrados, Cursao especilização em Educação de Jovens e Adultos

  • 2007 - 2009

    Universidade do Minho

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Aula na pós graduação., Carga horária: 10

    Outras informações:
    Seminário e Workshop dado aos alunos da pós graduação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), do Departaento de Metodologias da Educação. Título: "O ensino de Geografia no Brasil" e "O conceito de espaço geográfico e o ensino e a aprendizagem da Geografia".

  • 2006 - 2010

    colégio catamarã

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de Geografia do Ensino Fundamental, Carga horária: 30

  • 2006 - 2007

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: professora curso formação, Enquadramento Funcional: prof.curso formação educadores, Carga horária: 5

    Atividades

    • 03/2006

      Treinamentos ministrados , NEPEP, .,Treinamentos ministrados, Metodologias de Ensino

  • 2005 - 2005

    FACULDADES PIRATININGA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professora Cartografia e Geografia Geral.

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia, Geografia Geral

  • 1998 - 2000

    Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: bolsista in.científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista Projeto Ferrovias, cidade e trabalhadores: a conquista do oeste; 1870-1920. LabFAU-USP: CNPq/ FAPESP.

  • 2011 - 2013

    Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 6

  • 2000 - 2001

    Colégio Objetivo Júnior

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia