Kelly Soraya Marques

*Pedagoga musical Licenciada em Música pela FAAM-SP, Pós-graduada em Práticas de Ensino musical pela FMCG-SP e Psicopedagogia em Educação e pensamento na infância pela Universidade de Leon - Espanha. Concluiu estudos de pós-graduação no Orff-Institut da Universität Mozarteum de Salzburg ? Áustria, freqüentando o ?Special Course 2006-2007? - Advanced studies in Music and Dance Education Orff-Schulwerk como bolsista do Carl Orff ? Stiftung - Alemanha. Doutoranda em Ciências Sociais - Educação do Ensino Superior - Universidade de Palermo/Buenos Aires. Intercambio com o programa internacional da IESLA. Mestra em Psicopedagogia Clinica do Programa de Altos Estudos Universitários ? Universidade de Leon/Espanha. Pedagogia para licenciados na Unicsul ? SP. Experiência didática em cursos EAD para educadores no Projeto Guri - SP. Experiência pedagógica com crianças especiais e em situação de risco. Publicações no Brasil e exterior sobre trabalhos pedagógicos em música e movimento. Documentação pedagógica em educação musical como referência de trabalho das escolas conveniadas da UNESCO ? PEA e outros colégios de São Paulo, como Colégio Visconde de Porto Seguro e Colégio Agostiniano Mendel. Documentação pedagógica de performances musicais em vídeo. Freqüentou vários cursos na área de Educação, Psicologia e Educação musical, como: Kodály, Dalcroze, Willems e Orff-Schulwerk no Brasil e exterior. Estudou Cultura Brasileira no Instituto Brincante em São Paulo. Desenvolveu trabalho de pesquisa corporal em Método Laban com Lenira Rengel, Cibele Cavalcante e no Instituto Sedes Sapientiae com Cilô Lacava. Membro fundador da ABRAORFF ?Associação Orff Brasil em São Paulo, organizou e ministrou oficinas e cursos para professores e interessados sobre Orff-Schulwerk desde 2000 com intercambio educacional entre Brasil, EUA, UE, África. Leciona há 28 anos para crianças, desde bebês até adolescentes, atuando em vários colégios de São Paulo na Educação Infantil e Ensino Fundamental; em ONGs e Paróquias. Hoje atua na implantação e supervisão de projetos em Educação musical em Ongs, escolas particulares e escolas de música em São Paulo e Grande São Paulo. Professora Assistente Especialista I Pedagogia - Universidade Ibirapuera com disciplinas em Educação Musical, Fundamentos da Psicopedagogia, Práticas Pedagógicas. Professora de Música e Movimento para Educação Infantil na Escola Balou. Artisticamente participou como coralista no Coral Collegium Musicum de São Paulo sob a regência de Abel Rocha se apresentando em vários teatros de São Paulo e outros estados do Brasil com repertório renascentista, barroco, óperas, brasileiro, romântico, contemporâneo. De 2005 a 2010 foi integrante do Coral Stúdio Vozes Femininas sob a regência de Marco Antonio da Silva Ramos.

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicopedagogia clinica

2010 - 2012

Universidad de León
Título: Do Silêncio ao sofrimento,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Dra. Anna Waisman

Especialização em andamento em EAD e as novas tecnologias educacionais

2019 - Atual

Centro Universitario Campos de Andrade

Especialização em Pós-graduação em Estudos avançados em educação musical e dança Orff-Schulwe

2006 - 2007

Universität Mozarteum
Título: Equilibrium
Orientador: Prof. Rainer Kotzian, Profa. Susanne Rebholz
Bolsista do(a): Orff Stiftung, ORFFSTIF, Alemanha.

Especialização em Educação e Pensamento na Infância / Psicopedagogia

2004 - 2005

Universidad de León
Título: Educação e Pensamento na Infância
Orientador: Dra. Anna Waisman

Especialização em Pós Graduação em Práticas de ensino Musical

1999 - 1999

Faculdade de Música Carlos Gomes
Título: Praticas de ensino musical
Orientador: Dra. Sonia Albano de Lima

Aperfeiçoamento em Curso de aperfeiçoamento "A arte do Movimento" método Laban

2005 - 2005

Instituto Sedes Sapientiae
Título: A arte do movimento. Ano de finalização: 2005
Orientador: Cilô

Graduação em Pedagogia

2017 - 2018

Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Música Licenciatura

1994 - 1999

FIAM-FAAM Centro Universitário

Curso técnico/profissionalizante em Piano clássico

1989 - 1993

Academia Brasileira de Música Beck

Curso técnico/profissionalizante em Nutrição e Dietética

1988 - 1991

ETE Getúlio Vargas

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Arte do movimento - Laban. (Carga horária: 100h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Educação e Pensamento na Infância /Psicopedagogia. (Carga horária: 100h). , Universidade de Leon, IAEU, Espanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopedagogia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura.

Organização de eventos

MARQUES, K. S. . Festa junina - musicas, danças e tradições no Sudeste. 2018. (Outro).

MARQUES, K. S. . Curso de Verão Orff Schulwerk. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Festa Junina no Curso de Pedagogia.Festa junina - musicas, danças e tradições no Sudeste. 2018. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lais Augustini Pereira da Silva, Camila Andrade Napole

MARQUES, K. S.; SIMOES, N.; SOARES, C.. Atividades e Brincadeiras para desenvolver a aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Orientou

Kelly Soraya Marques

A música na cultura da infância Contribuição nos Processos de Aprendizagem na Educação Infantil- crianças de 4 a 6 anos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; (Orientador);

Kelly Soraya Marques

Música e sensibilidade na Educação Infantil Processos criativos com crianças de 4 a 6 anos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; (Orientador);

Outras produções

MARQUES, K. S. . Oficina Cultura da Infância - sensibilização e a importância do brincar. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, K. S. . Palestra Sobre Saúde Vocal do Professor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Ibirapuera, Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura. , Avenida Interlagos 1329, Chácara Flora, 04661100 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 56947900, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor especialista assistente 1, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora especialista no Curso de Pedagogia. Disciplinas: Educação Musical, Práticas Pedagógicas e Fundamentos da Psicopedagogia.

Atividades

  • 02/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura, Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura.,Atividade realizada, Orientação de produção de artigos cientifico e relatos de experiências.

  • 09/2018

    Ensino, Psicopedagogia institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, psicopedagogia educacional

  • 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação musical, Movimento e educação, Práticas pedagógicas, Fundamentos da psicopedagogia, História da educação,Arte e educação, Orientação de artigos, Orientação de TCCs

  • 02/2018

    Extensão universitária , Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura, .,Atividade de extensão realizada, Grupos de estudos- Cultura da infância.

2018 - Atual

Escola e Berçário Balou

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de música e movimento, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de música e movimento para o Berçário e a Educação Infantil.

Atividades

  • 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, música e movimento para berçário e educação infantil

2018 - 2018

Editora Moderna/ Grupo Santillana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Revisor de Texto didático, Carga horária: 5

Outras informações:
Revisor de Material didático para as Disciplinas de Artes, Música, Dança e teatro. Adequações dos materiais didáticos a BNCC.

2000 - 2010

Associação Orff Brasil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretoria da Instituicao, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão e coordenação de equipe diretora da organização. Coordenar equipe de professores. Desenvolver grupos de estudos em SP e outros estados no Brasil. Elaborar material didático. Elaborar relatórios avaliativos mensais. Ministrar cursos de formação em música e movimento para estudantes em Ensino Médio profissionalizante, Ensino superior, etc Desenvolver projetos na área de educação, educação especial, arte educação, cultura e inclusão social. Dar ênfase ao repertório de Música Brasileira erudita, folclórica, étnica, popular, etc para formação de professores de música e educação básica. Implantação de projetos. Ministrar cursos de capacitação profissional para educadores musicais e outros em música e cultura para Educação Infantil, Fundamental 1 e 2. Desenvolver Cursos de Verão Internacional com certificados de extensão Universitária e convênios com Universidades Brasileiras e do Exterior. Elaborar relatórios avaliativos. Desenvolver Jornal informativo para os sócios da Associação e outros. Divulgação internacional dos trabalhos em educação musical desenvolvidos no Brasil. Colaborar com a formação cultural e em arte-educação de professores da rede pública que atendem Creches e Educação Infantil. Intercâmbio e parceria com o Instituto Orff de Salzburg, Áustria e Carl Orff Stiftung, Alemanha e Rede de Associações Orff no Mundo. Desenvolver projetos de concessão de bolsas de estudo para estudantes nos Cursos de Verão do Brasil.

2008 - 2009

Projeto Guri

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretoria pedagogica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenar equipe de supervisores pedagógicos musicais em SP capital e Estado. Elaborar material didático. Desenvolver projetos na área de educação e cultura. Implantação de projetos para alunos da rede Pública Municipal e estadual atendendo fundamental 1, fundamental 2 e Ensino Médio. Ministrar cursos de capacitação profissional para educadores musicais. Elaborar relatórios avaliativos. Intercâmbios e parcerias com Universidades para desenvolvimento de capacitação de Professores. Supervisão de CD corporativo como divulgação dos trabalhos musicais desenvolvidos nos Polos do Projeto. Seleção e contratação de professores e supervisores. Supervisionar e visitar as unidades de ensino em São Paulo Capital e

2013 - 2017

Escola Domus Sapientae

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de musica e movimento na educação, Carga horária: 20

Outras informações:
Planejar e ministrar aulas de música e movimento para a educação infantil ? alunos de 2 anos a 6 anos. Atender alunos em inclusão nas aulas e projetos da escola. Coordenar e planejar eventos e equipe de professores na área cultural da escola. Elaborar e executar as propostas de projetos interdisciplinares. Desenvolver relatórios de acompanhamento pedagógico dos alunos e registros das atividades e desenvolvimento dos alunos durantes os trimestres. (relatório impresso, vídeos, fotos, gravações, ilustrações, apresentações, etc) Apresentar planejamentos e semanários.

2008 - 2008

Programa Comunitário Reconciliação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de música e movimento, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejar e ministrar aulas de musicalização e canto coral para grupos definidos por faixa etária - Coral infantil 7 a 10 anos e Grupo de Teatro Jovem até 18 anos. Alunos da rede pública de ensino do fundamental 1, fundamental 2 e Ensino Médio. Atender as crianças da creche mantida pela Ong e a Prefeitura de SP com aulas semanais de musica e movimento e projetos interdisciplinares com a equipe pedagógica ? alunos de 4 a 6 anos. Colaborar com a formação cultural e em arte-educação de professores da rede pública que atendem Creches e Educação Infantil. Preparadora Vocal e corporal. Oficinas musicais para os Jovens integrantes do Grupo de Teatro Amador da Ong. Coordenar e planejar eventos culturais. Desenvolver e executar as propostas de documentação pedagógica da Creche e Ong. (relatório impresso, relatos, vídeos, fotos, gravações, ilustrações, apresentações, etc). Relações internacionais com a Alemanha.

2020 - Atual

Escola Savoia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de música e movimento para Berçário e Educação Infantil.