Suzenny Nascimento Dutra

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (2014 - 2018). Durante a graduação foi integrante/bolsista (2016-2018) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc/UFMA).

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Sociais

2019 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Título: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como sistema de classificação e estigmatização em instituições de São Luís - MA
Juarez Lopes de Carvalho Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2014 - 2018

Universidade Estadual do Maranhão
Título: AS RELAÇÕES SOCIAIS E ESCOLARES DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise a partir do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ? IEMA
Orientador: Leandro Augusto dos Remédios Costa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

CENTRO DE ENSINO BERNARDO COELHO DE ALMEIDA

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2007

UEB Justo Jansen

Formação complementar

2024 - 2024

Desenvolvimento do Protagonismo do Estudante. (Carga horária: 120h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Ed, AVAMEC, Brasil.

2024 - 2024

Educação para as Relações étnico-raciais. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2021 - 2021

Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 10h). , LIMBIOS - Instituto de Neurociência e Educação, LIMBIOS, Brasil.

2020 - 2020

Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

Participação em eventos

45º Encontro Anual da ANPOCS. 2021. (Encontro).

45º Encontro Anual da ANPOCS.Metodologias educacionais em Sociologia: discussão e reflexão sobre gênero e violência doméstica no Centro de Ensino Humberto de Campos, em São Luís - MA.. 2021. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociedade, Estado e Natureza. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como categoria classificatória e estigmatizante: um estudo de caso nas instituições de ensino Colégio Avanço e Universo Jovem em São Luís - MA. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociedade, Estado e Natureza. 2021. (Congresso).

IV Congresso Nacional da ABECS/2020. 2020. (Congresso).

IV Congresso Nacional da ABECS/2020. Lei Maria da Penha no contexto escolar: a utilização da leitura expositiva e dialogada como metodologia do ensino de Sociologia. 2020. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE ELITES POLÍTICAS E CULTURAIS. 2019. (Seminário).

Construindo problemas de pesquisa em Ciências Sociais - Dia de mostra artistica, cultural e cientifica (DMACC). 2017. (Outra).

II Jornada Antropologica: Os primódios da antropologia brasileira. 2017. (Outra).

IV Encontro de Iniciação à Docência da UEMA - ENID. 2017. (Encontro).

IV Encontro de Iniciação à Docência da UEMA - ENID.LEI MARIA DA PENHA NO CONTEXTO ESCOLAR: a utilização da leitura expositiva e dialogada. 2017. (Encontro).

IV ENCONTRO DO LIDA Biopolítica, Sociedade de Controle e Resistências. 2017. (Encontro).

IV ENCONTRO DO LIDA Biopolítica, Sociedade de Controle e Resistências.TDAH no âmbito escolar: o lugar social de discentes com TDAH no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 2017. (Encontro).

Seminário Escola Sem Partido. 2017. (Seminário).

III Encontro LIDA - Temeridades em Questão. 2016. (Encontro).

III ENID - Encontro de Iniciação a Docência da UEMA.Estudo de Cidadania e Ditadura: a construção orientada de cartazes para exposições. 2016. (Encontro).

II Seminário Reflexo de Nós: ser mulher na contemporaneidade. 2016. (Seminário).

I Seminário Internacional do Centro de Ciências e Saberes: trabalho etnográfico e cartografia social. 2016. (Seminário).

I Simpósio Interdisciplinar do Dia da Consciência Negra - Vivenciando: cultura, ascestralidade e contemporaneidade da população negra. 2016. (Simpósio).

IV Jornada de de Ciências Sociais - UEMA. 2016. (Outra).

Semana de visibilidade trans, tema: Tenho um nome, eu tenho uma identidade. 2016. (Outra).

XXVIII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2016. (Seminário).

I Seminário Reflexos de Nós: mulher, saúde e empoderamento. 2015. (Seminário).

XXVII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2015. (Seminário).

I Congresso Nacional Jean-Jacques - Idiossincrasias e Diálogos. 2014. (Congresso).

III Jornada de Ciências Sociais da UEMA. 2014. (Outra).

Minicurso I: A estética do Iluminismo. 2014. (Congresso).

Minicurso II: Rousseou e a herança do direito natural moderno. 2014. (Congresso).

Minicurso III: Rousseou, Kant e as bases estéticas do pensamento. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MADEIRA, J. L. C. ; DUTRA, S. N. . Metodologias educacionais em Sociologia: discussão e reflexão sobre gênero e violência doméstica no Centro de Ensino Humberto de Campos, em São Luís - MA. In: 45º Encontro Anual da Anpocs, 2021. Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. De 19 a 27 de outubro de 2021, na forma remota., 2021.

  • DUTRA, S. N. ; CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de . O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como categoria classificatória e estigmatizante: um estudo de caso nas instituições de ensino Colégio Avanço e Universo Jovem em São Luís-MA. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2021, Belém. 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2021.

  • DUTRA, S. N. ; MADEIRA, J. L. C. . Metodologias educacionais em Sociologia: discussão e reflexão sobre gênero e violência doméstica no Centro de Ensino Humberto de Campos, em São Luís - MA.. In: 45º Encontro Anual da ANPOCS, 2021, São Paulo. 45º Encontro Anual da ANPOCS, 2021.

  • DUTRA, S. N. ; AGUIAR, W. P. C. . LEI MARIA DA PENHA NO CONTEXTO ESCOLAR: a utilização da leitura expositiva e dialogada como metodologia do ensino de Sociologia. In: IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais ? ABECS, 2020, São Paulo. Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. De 19 a 27 de outubro de 2021, na forma remota. ISSN 2177-3092, 2020. v. 4.

  • DUTRA, S. N. ; AGUIAR, W. P. C. . LEI MARIA DA PENHA NO CONTEXTO ESCOLAR: a utilização da leitura expositiva e dialogada como metodologia do ensino de Sociologia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUTRA, S. N. ; AGUIAR, W. P. C. . Lei Maria da Penha no contexto escolar: a utilização da leitura expositiva e dialogada como metodologia do ensino de Sociologia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUTRA, S. N. . TDAH no âmbito escolar: o lugar social de discentes com TDAH no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, W. P. C. ; DUTRA, S. N. . LEI MARIA DA PENHA NO CONTEXTO ESCOLAR: a utilização da leitura expositiva e dialogada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, W. P. C. ; MADEIRA, J. L. C. ; DUTRA, S. N. . Estudo de Cidadania e Ditadura: a construção orientada de cartazes para exposições. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Processo Contemporâneos de Socialização (GPPCS), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzenny Nascimento Dutra - Coordenador / Juarez Lopes de Carvalho Filho - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES CNPq

2022 - Atual

CENTRO EDUCA MAIS DORILENE SILVA CASTRO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora