MARIA DE FÁTIMA JUNHO ANASTASIA
Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado na New York University (1996-1997), foi Visiting Scholar no ISR (Institute for Social Research) da Universidade de Michigan, no período de junho a agosto de 2001. Atuou como Visiting Researcher junto ao GIGA, Hamburgo, Alemanha, no período de junho/julho de 2018. Foi professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais no período compreendido entre 1988 e 2009 e professora voluntária - aposentada da mesma universidade (UFMG) até 2018. Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Legislativo, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições políticas, poder legislativo, relações executivo/legislativo, análise de política externa e integração regional.
Informações coletadas do Lattes em 20/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)
1986 - 1992
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: A Razão e o Medo: Ação, comportamento e ordem política
Orientador: Olavo Brasil de Lima Júnior
, Ano de obtenção: 1992. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: comportamento; política brasileira.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Ciência Política
1978 - 1985
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O PDS e a crise da ordem autoritária no Brasil, Ano de Obtenção: 1985
Otávio Soares Dulci.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Comunicação Social
1973 - 1977
Pós-doutorado
1996 - 1997
Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Comportamento Legislativo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Instituições Governamentais Específicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Relações Intergovernamentais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Sistemas Governamentais Comparados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
DIEST/IPEA-INCT/PPED DESMONTE E RECONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E CAPACIDADES ESTATAIS PARA O MUNDO PÓS-PANDEMIA, Descrição: É um projeto interinstitucional, que envolve a cooperação entre INCT/PPED e DIEST/IPEA, com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas. A minha participação se dá por meio de minha filiação institucional ao PPGRI da PUC Minas. O projeto dá continuidade à investigação sobre Capacidades Estatais para o Desenvolvimento, conduzido pela mesma equipe, no âmbito do INCT-PPED. Neste projeto se examina, também, o desmonte das capacidades estatais, em curso em vários países, inclusive no Brasil. O trecho abaixo resume a proposta de investigação: "A dinâmica da construção e desmonte de capacidades estatais deve ser analisada (...) como parte intrínseca da trajetória institucional dos países. Trata-se de pesquisar movimentos que não são, necessariamente, progressivos ou lineares". (Trecho extraído do Termo de Referência do projeto). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Matilde de Souza - Integrante / Renato Raul Boschi - Coordenador / Ana Célia Castro - Integrante / Maria Antonieta Leopoldi - Integrante.
-
2017 - 2019
Capacidades Estatais para a Cooperação Internacional em Política Industrial e Comercial: a diplomacia federativa em Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco., Descrição: pesquisa aqui apresentada aborda as capacidades estatais para a promoção da cooperação internacional na área da política industrial e comercial, desenvolvidas no Brasil e em três estados da Federação: Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco . Trata-se da mobilização e do aprofundamento do modelo desenvolvido por Anastasia e Oliveira (2015) para a identificação e análise das capacidades estatais para a cooperação bilateral entre Brasil, China e África do Sul, nas temáticas de comércio exterior e de diretos humanos. Com o objetivo de aprofundar o modelo desenvolvido por Anastasia e Oliveira (2015), a pesquisa em tela busca investigar as capacidades estatais construídas no Brasil, no âmbito da União e de três estados da Federação , abordando a cooperação internacional nas áreas de política industrial e comercial. Este estudo considera que as capacidades estatais variam em grau - alta e baixa capacidade - e em tipos, de acordo com as características das instituições políticas vigentes. Partindo do pressuposto institucionalista de que instituições políticas importam, afetando o comportamento dos atores, a dinâmica de interação entre eles e os resultados do jogo, pergunta-se: como as instituições políticas brasileiras, nacionais e subnacionais, afetam as capacidades estatais de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco no que se refere à cooperação internacional em política industrial e comercial. Ao considerar a Federação como uma forma de organizar política e territorialmente o poder por meio do compartilhamento de soberania em certas áreas (ELAZAR, 1987), mantendo a estrutura do Estado (WEBER, 1991), a análise das capacidades estatais subnacionais será informada pelo conceito de diplomacia federativa , ou seja: "uma das formas de os governos subnacionais influenciarem na política externa, que é usualmente mediada pelo governo nacional para o cenário internacional"... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Christopher Bahia Mendonça - Integrante / Deborah da Silva Monte - Integrante / Pedro Andrade Matos - Integrante / Aurélia Nicolau do Carmo Teixeira Neves - Integrante / Flávia Pedrosa Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2019
Instituto de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT/PPED. Capacidades Estatais para o Desenvolvimento em Perspectiva Comparada, Descrição: O principal objetivo do INCT/PPED é contribuir para a renovação conceitual e instrumental da ação pública comprometida com o desenvolvimento. O projeto pretende responder ao duplo desafio de inovar na interpretação dos processos de adaptação do Estado e de suas políticas em face às mudanças do cenário internacional através da matriz conceitual conhecida como variedades de capitalismo bem como de subsidiar a ação pública governamental através da preparação de quadros para o núcleo estratégico do Estado brasileiro e latino-americano. Análise das instituições políticas dos países em tela e de seus impactos sobre a construção das capacidades estatais e dos cidadãos, requeridas para a promoção do desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Renato Raul Boschi - Coordenador / Flávio Gaitán - Integrante / Ana Célia Castro - Integrante / Carlos Henrique Santana - Integrante / Eduardo Rodrigues Gomes - Integrante / Igor Ferraz da Fonseca - Integrante.
-
2014 - Atual
PRESIDENCIA INSTITUCIONAL NA AMERICA LATINA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Magna Maria Inácio em 04/02/2014., Descrição: O objetivo do projeto é promover o intercâmbio científico entre docentes e estudantes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do German Institute of Global and Area Studies (GIGA) a partir do desenvolvimento conjunto da pesquisa "A presidência Institucional na América Latina". A Presidência institucional (Moe, 1993; 1994), também conhecida como core Executive (Peters et al, 2000), refer-se ao núcleo de agências que apoiam diretamente o chefe do Poder Executivo na execução das tarefas de governo. A Presidência institucional distingue-se pela especialização, diferenciação funcional e profissionalização das estruturas de apoio direito ao Presidente da República. Nas últimas décadas, a presidência institucional apresentou mudanças e crescimento expressivos em vários países da América Latina, mas este importante desenvolvimento institucional é ainda pouco investigado (Inácio & Llanos, 2013). A despeito da ampla produção sobre o presidencialismo nas últimas décadas, a análise da instituição situada no topo do Poder Executivo tem sido negligenciada. A presente proposta busca contribuir para o avanço desta agenda, investigando a emergência da presidência institucional na América Latina no contexto da redemocratização recente (1980-2013) e seus impactos sobre os padrões de governança na região. O projeto busca superar essas lacunas, tanto empíricas como teóricas, no estudo das instituições políticas da América Latina. Para isso, focaliza a Presidência a partir de uma visão do Poder Executivo como uma organização complexa e internamente diferenciada, com implicações diretas sobre as condições de governabilidade e de responsabilização observadas nas democracias recentes. De fato, as democracias latino-americanas diferem consideravelmente em termos dos níveis de especialização, diferenciação funcional e profissionalização das agências que apoiam as atividades presidenciais. Parte dos sistemas favorece a atuação informal de staff de apoio ao presidente, enquanto outros têm implementado estruturas formais de assessoramento presidencial. No entanto, pouco se sabe sobre os fatores que podem explicar as diferenças entre os países em relação à organização interna desta unidade central do Executivo, a Presidência. Similarmente, embora os diversos estudos tenham demonstrado a importância das prerrogativas constitucionais para a aprovação e implementação das agendas governamentais, são incipientes as análises acerca do impacto das capacidades informacionais, administrativas e de controle interno sobre o desempenho dos Executivos. O projeto busca superar estas lacunas com a análise comparada das presidências na América Latina a partir da cooperação entre os dois grupos de pesquisadores especialistas em instituições políticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Carlos Ranulfo Felix de Melo - Integrante / Magna Maria Inácio - Coordenador / Manoel Leonardo dos Santos - Integrante / Dawisson Belém Lopes - Integrante / Mariana Llanos - Integrante / Marcus Abílio Pereira - Integrante / Filipe Souza Corrêa - Integrante / Helga Almeida - Integrante / Christopher Bahia Mendonça - Integrante / Leon Victor de Queiroz - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
2013 - 2019
Representación política en América Latina, Descrição: Titulo del subproyecto 1: ?Congruencia política y representación: Elite parlamentaria y opinión pública en América Latina?. Referencia: CSO2012-39377-C02-01 Investigador Principal: Manuel Alcántara. Instituição de Financiamento: Ministerio de Economía y Competitividad de Espaa Cantidad concedida: 35.000?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Manuel Alcântara Saez - Coordenador / Juan Pablo Luna - Integrante / Mitchell Seligson - Integrante / Mercedes Garcia Montero - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2013 - 2015
Quem recebe recompensas eleitorais?Um estudo experimental sobre como os eleitores respondem aos benefícios produzidos pela União, estados e municípios no Brasil., Descrição: Este projeto pretende investigar porque os eleitores recompensam determinados governantes pelos benefícios que deles recebem. No contexto do federalismo brasileiro, indaga-se se os eleitores são capazes de identificar os verdadeiros responsáveis pelos resultados produzidos ou se alguns atores conseguem auferir recompensas por benefícios produzidos por outros atores. Prefeitos conseguem receber créditos por ações desenvolvidas pelo governo estadual e/ou federal? Se sim, como? Por quê? Tal investigação implica, portanto, na produção de dados individuais para distinguir, de um lado, quando os governos locais são capazes de 'roubar' crédito político resultante do provimento de bens públicos pelo governo central, ou de outro, quando o governo central é capaz de controlar se os eleitores vão recompensar apenas o governo central ou se o crédito será compartilhado entre as diferentes instâncias de governo. Espera-se que governos locais sejam recompensados quando os eleitores forem levados a acreditar que os políticos locais estão sinceramente reivindicando crédito para os resultados observados. Para testar se há correspondência entre tal expectativa teórica e a empiria, será realizado um ?endorsement experiment? (Bullock, Imai, Shapiro, 2011) usando surveys aplicados aos eleitores no contexto das eleições no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Felipe Nunes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Capacidades Estatais para o Desenvolvimento: vantagens institucionais comparativas em países emergentes (BRICS, Turquia e Argentina), Descrição: Análise das instituições políticas dos países em tela e de seus impactos sobre a construção das capacidades estatais e dos cidadãos, requeridas para a promoção do desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Renato Raul Boschi - Coordenador / Celina de Souza - Integrante / Luciana Las Casas - Integrante / Flávio Gaitán - Integrante / Ana Célia Castro - Integrante / Carlos Henrique Santana - Integrante / Eduardo Rodrigues Gomes - Integrante / Igor Ferraz da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2011 - 2013
Os Estados Unidos da América, a Formação de Agenda e o Processo Decisório em Política Internacional, Descrição: Objetivo do Projeto:Compreender o processo de decisão do governo dos Estados Unidos da América em matérias de Política Externa e de Política de Defesa, a partir de parâmetros domésticos de ordem institucional, da atuação dos grupos de interesse e das estratégias procedimentais voltadas para a transformação de preferências em decisões políticas, em face dos constrangimentos postos pelo ambiente internacional. Nesse processo de pesquisa, contribuir para a formação de pesquisadores na área de Política Internacional e de Defesa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Matilde de Souza - Coordenador / Otávio Soares Dulci - Integrante / Eugênio Lazzarotti Diniz Costa - Integrante / LOPES, Liana Araujo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2012
?Calidad y profesionalización de la política en América Latina?, Descrição: Projeto de investigação coordenado pelo Professor Doutor Mauel Alcântara Saez, da Universidade de Salamanca, desenvolvido por meio de survey com legisladores de países da América Latina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Manuel Alcântara Saez - Coordenador / Cristina Rivas - Integrante / Patricia Otero - Integrante / Lina M. Cabezas - Integrante / Juan Pablo Luna - Integrante / Mitchell Seligson - Integrante., Financiador(es): Ministerio de Ciencia e Innovación - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2010
UNICOLEGIADOS, Descrição: Dados geraisDetalhamentoAutoresPalavras-chaveÁreasSetoresOutras informaçõesTraduções para o inglêsDados gerais Este projeto é uma parceria entre a PUC Minas e a SEMAD, celebrada através de Convênio de cooperação técnica, com vistas à criação e operacionalização do UNI-COLEGIADOS, projeto orientado para a capacitação dos conselheiros do SISEMA, no que se relaciona à gestão ambiental e de recursos hídricos. O objetivo do Projeto é realizar diagnóstico relacionado ao método de constituição, composição (número e perfil de conselheiros), regras decisórias e funcionamento efetivo dos conselhos e comitês constitutivos do SISEMA (Conselho Estadual de política Ambiental; Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitês de Bacia Hidrográfica); aos processos decisórios existentes no interior dos órgãos colegiados do sistema; aos padrões de interação entre os diferentes órgãos e instâncias decisórias constitutivos do Sistema SEMAD.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Matilde de Souza - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Cooperação internacional Centro de Estudos Legislativos (UFMG-BRASIL) e Instituto de Estudios Iberoamerica y Portugual (UNIVERSIDAD DE SALAMANCA). CAPES-MECD-DGU, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Magna Inácio - Integrante / Raquel Novais - Integrante / Carlos Ranulfo Félix de Melo - Integrante / Mônica da Mata Machado de Castro - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
2007 - 2009
Trajetórias, perfis e padrões de interação de legisladores estaduais em seis unidades da Federação., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Marlise Matos - Integrante / Felipe Nunes - Integrante / Magna Inácio - Integrante / Éder Araújo de Assis - Integrante / Paulo Magalhães de Araújo - Integrante / Raquel Novais - Integrante / Carlos Ranulfo Félix de Melo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2007 - 2007
Estudo Analítico-descritivo comparativo do Setor Educacional do Mercosul (2001-2005) - INEP/UFMG, Descrição: O presente plano de trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de execução do Termo de Referência (TOR) relativo à complementação do Estudo Analítico Comparativo do Setor Educacional do Mercosul. Este TOR inclui a produção de uma análise geral sobre (1) o processo de integração regional, considerando as dimensões política, econômica, social e cultural; (2) o papel da educação na agenda da integração regional e a trajetória do Setor Educacional do Mercosul e; (3) principais tendências educacionais nos países do Mercosul, com base nas análises dos três níveis de ensino (Básico, Secundário e Superior).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Marlise Matos - Integrante / Magna Inácio - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2007
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E QUALIDADE DA DEMOCRACIA - Instituto Interuniversitario de Estúdios de Iberoamérica y Portugal / Departamento de Ciência Política, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Junho Anastasia - Coordenador / Izabela Correa - Integrante / Magna Inácio - Integrante / Paulo Magalhães de Araújo - Integrante / Carlos Ranulfo Félix de Melo - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas. , Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34995028, Fax: (31) 34995191
Experiência profissional
2009 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais nos períodos: maio de 2010 a maio de 2013 e maio de 2013 a maio de 2015.
1977 - 1988
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2001 - 07/2009
Ensino, Poder Legislativo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da Democracia, Representação de Interesses e o Legislativo
-
01/1987 - 12/1988
Extensão universitária , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária.,Atividade de extensão realizada, Membro equipe de coordenação do Projeto Educacional PUC/MG, desenvolvido junto à Escola Estadual Helena Guerra.
-
08/1977 - 12/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria Política, Política Brasileira
-
08/1977 - 12/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução à Comunicação
-
12/1984 - 12/1986
Extensão universitária , Reitoria, Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária.,Atividade de extensão realizada, Membro equipe da PUC/MG, atuando no Campus Avançaco do Vale do São Francisco e no Projeto PUC-Cidade (RMBH).
2009 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Aposentada - Professora Volunt, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária - Aposentada, Carga horária: 12
2006 - 2009
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 2006
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas.,Linhas de pesquisa
-
03/1992
Ensino, Ciência Política, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Política, Teoria Política, Seminários de Estudos Avançados em Teoria Política Contemporânea, Teoria Democrática Contemporânea, Análise Institucional
-
03/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, Política I, Política II, Política III, Política IV, Política Brasileira
-
12/2005 - 12/2007
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
08/2002 - 11/2005
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
05/2000 - 04/2002
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Doutorado Em Ciências Humanas Sociologia e Política.,Cargo ou função, Subcoordenadora do Curso.
-
04/1998 - 04/2000
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Doutorado Em Ciências Humanas Sociologia e Política.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
11/1999 - 11/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de Defesa de projeto de tese de doutorado de Matilde de Souza.
-
09/1999 - 09/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Mestrado de Jaqueline Morelo.
-
05/1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Cássio Avelino S. Pereira.
-
05/1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca de Concurso para professor Adjunto.
-
05/1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de Defesa de projeto de Tese de Ronaldo Guimarães Gouvea.
-
05/1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de defesa de projeto de tese de José Ricardo Faleiro.
-
05/1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Helaine F. Sampaio.
-
04/1999 - 04/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Seleção para o Curso de Doutorado.
-
03/1999 - 03/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Seleção de Mestrado em Ciência Política.
-
02/1999 - 02/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca Defesa de Tese de Doutorado de Carlos Ranulfo Felix de Melo.
-
01/1999 - 01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de Defesa de projeto de tese de Éder Araújo de Assis.
-
01/1999 - 01/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de readmissão no Curso de Mestrado em Ciência Politica da aluna Magna Inácio.
-
11/1998 - 11/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de Readmissão no curso de Mestrado em Ciência Política da aluna Helaine Sampaio e do aluno Marco Antônio Maciel.
-
03/1998 - 03/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca de Readmissão ao curso de Mestrado de Ciência Política da aluna Sara Rodrigues Coelho.
-
02/1998 - 02/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Valentina Gomes Somarriba.
-
08/1996 - 08/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Adriana de Paula Nagem.
-
06/1996 - 06/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Mestrado de Dante Ribeiro da Fonseca.
-
05/1996 - 05/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Éder Araújo de Assis.
-
03/1996 - 03/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Meily Assbú Linhales.
-
03/1996 - 03/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Banca Seleção de Monitoria de Graduação.
-
12/1995 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora do Concurso de Professor Assistente.
-
10/1995 - 10/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora de Mestrado de Bruno Lazzarote Diniz Costa.
-
08/1995 - 08/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Mestrado de Silvana Garcia Miranda Diniz.
-
08/1993 - 08/1995
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
02/1995 - 02/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro Banca Examinadora do Mestrado de Valéria Marques Lobo.
-
02/1995 - 02/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Seleção de Monitoria de Pós-graduação.
-
12/1990 - 12/1991
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas.,Cargo ou função, Sub-coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Ciências Sociais.
Você é MARIA DE FÁTIMA JUNHO ANASTASIA?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIA DE FÁTIMA JUNHO ANASTASIA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?