Daniela Rocha Cordeiro

Possui graduação em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - campus do Mucuri (2019). Estudante do curso de Engenharia Civil na UFVJM. Atualmente atua como Coordenadora de Projetos e Eventos no CreaJr - MG Núcleo Teófilo Otoni e como facilitadora do Projeto de Extensão Construção + destinado a capacitação da mão de obra da construção civil. Participa do Projeto de Pesquisa que estuda a viabilidade de reúso de águas pluviais na UFVJM - campus do Mucuri na cidade de Teófilo Otoni . Integrante do grupo de pesquisa GEOVALES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geociências e Engenharia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Bacharelado em Cincias e Tecnologia

2016 - 2019

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Título: ANÁLISE DA PEGADA ECOLÓGICA EM UM CAMPO UNIVERSITÁRIO: Avaliação ambiental e influência dos fatores econômicos no resultado do cálculo da pegada ecológica na comunidade acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - campus do Muc
Orientador: Elton Santos Franco

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações

2014 - 2015

Rede de Ensino CECON

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Mapeamento e Gerenciamento de Áreas de Risco: Enchentes, Inundações e Desli. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Financiamento Imobiliário e Aprovação de Projeto em Prefeituras. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

2020 - 2020

Como construir sua casa sem ter dinheiro. (Carga horária: 10h). , Escola Técnica Leiaut Cariele, LEIAUT, Brasil.

2020 - 2020

Engenheiro de Financiamento e Obras - Básico,. (Carga horária: 12h). , Escola Técnica Leiaut Cariele, LEIAUT, Brasil.

2020 - 2020

Como começar sua construtora do zero. (Carga horária: 15h). , Escola Técnica Leiaut Cariele, LEIAUT, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso de Autocad. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

Tratamento de Efluente por Tanque Séptico Econômico. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

Geogebra- Aplicações na disciplina Funções de uma Variável. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

capacitação técnica de Implantação de Tanque Séptico Econômico em comunidad. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . III Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM - III SENGEN - Engenharia disruptiva: pra quê?. 2020. (Outro).

CORDEIRO, D. R. ; CORDEIRO, DANIELA ROCHA . II Semana da Engenharia do campus do Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro. 2019. (Outro).

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Rodas de Conversa - Como abrir seu próprio Negócio - Desafios e Estratégias. 2019. (Outro).

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Rodas de Conversa - Marketing Digital - Como promover seu Negócio nas Redes Sociais. 2019. (Outro).

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Conexão Crea. 2019. (Outro).

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Mesa Redonda: A transição do estudante para o mercado de trabalho. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Evento Técnico dos profissionais e universitários da Engenharias, da Arquitetura , da Agronomia e das Geociências. Palestra: A Engenharia e a Mineração.. 2020. (Outra).

Evento Técnico dos profissionais e universitários da Engenharias, da Arquitetura , da Agronomia e das Geociências. Palestra:As oportunidades do Mercado Financeiropós Covid.. 2020. (Outra).

Evento Técnico dos profissionais e universitários da Engenharias, da Arquitetura , da Agronomia e das Geociências. Palestra:Os Desafios da Diretoria de Relacioões Institucionais do CREA-MG para atender as necessidades de comunicação com os profissionais.. 2020. (Outra).

Evento Técnico dos profissionais e universitários da Engenharias, da Arquitetura , da Agronomia e das Geociências. Palestra: Sinalização Viária - Dispositivos de contenção.. 2020. (Outra).

III Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM - III SENGEN - Engenharia disruptiva: pra quê?.Palestras:A Dobra e o capitalismo consciente; Formei! E agora?; Os desafios da gestão dos recursos hídricos no Brasil./ Mostra de Trabalhos.. 2020. (Outra).

III Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM - III SENGEN - Engenharia disruptiva: pra quê?.Palestras:A Dobra e o capitalismo consciente; Formei! E agora?; Os desafios da gestão dos recursos hídricos no Brasil./ Mostra de Trabalhos.. 2020. (Outra).

III Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM - III SENGEN - Engenharia disruptiva: pra quê?.Palestras:Engenharia disruptiva: pra quê?; Como ganhar dinheiro na engenharia antes, durante e pós Covid; BIM: a próxima geração.. 2020. (Outra).

III Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM - III SENGEN - Engenharia disruptiva: pra quê?.Palestras: Ferramentas quantitativas de apoio à decisão no contexto da Indústria 4.0; Accountability e profissional do futur.. 2020. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Palestras:A Arte de Negociar;Propósito de Vida;Comunicação e Liderança.. 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Palestras: Cerimônia de Abertura; Startup.ON: De Teófilo Otoni para o Vale do Silício /Apresentação Oral (Mostra de Trabalhos). 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Palestras: Construindo governança territorial na Bacia Hidrográfica do Mucuri: Juntos pelo Mucuri; Mesa Redonda: Mulheres Empreendedoras: Desafios e Oportunidades.. 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Palestras:Desvendando o Conceito BIM; Lean Manufacturing; Empreendedorismo e Inovação. 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Palestras:Mercado de Trabalho;Cenário Atual da Engenharia Brasileira;Engenharia e o Setor Público.. 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Startup.ON: Data driven marketing: você está tomando decisões estratégicas ou baseando-se em suposições?. 2019. (Outra).

II Semana da Engenharia do Campus Mucuri - UFVJM - II SENGEN - Engenharia e o Futuro.Workshop: Desafio de Startups: Modelagem de Negócios na Prática.. 2019. (Outra).

Mesa Redonda.PEC 108/19 - O Futuro das Profissões.. 2019. (Outra).

Palestra: Lajes Nervuradas - Normas de Incêndio e Desempenho ( Acústica). 2019. (Outra).

Papo de Engenheiro. 26/06/2019. 2019. (Outra).

Rodas de Conversa - Como abrir seu próprio Negócio - Desafios e Estratégias. 2019. (Outra).

Rodas de Conversa - Marketing Digital - Como promover seu Negócio nas Redes Sociais. 2019. (Outra).

XVI Seminário de Jovens Lideranças. 2019. (Seminário).

I Semana da Engenharia do Campus do Mucuri UFVJM - I SENGEN - Engenharia e Desenvolvimento. Palestra: Desafios da gestão da qualidade em empresas de pequeno porte dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.. 2018. (Outra).

I Semana da Engenharia do Campus do Mucuri UFVJM - I SENGEN - Engenharia e Desenvolvimento.Palestras: Atribuições das Engenharias do Campus do Mucuri; Poder da informação/ Mostra de Trabalho - Apresentação Oral 1.. 2018. (Outra).

I Semana da Engenharia do Campus do Mucuri UFVJM - I SENGEN - Engenharia e Desenvolvimento.Palestras: Soluções para infraestrutura com Gabiões e Geossintéticos; Engenharia Hídrica 20 Anos.. 2018. (Outra).

1° ERAC - Encontro Regional do Ambiente Construído em Teófilo Otoni/MG. 2016. (Outra).

Ciclo de Seminários 20/07/2016.Ciclo de Seminários.. 2016. (Outra).

4° Semana de Educação Profissional CECON: Trocando experiências, preparando para o futuro.. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAMARGO, JÚLIA ARAÚJO ; CORDEIRO, DANIELA ROCHA ; PONTES, ANDRÉ DE ARAÚJO ; FILGUEIRAS, LETÍCIA SILVA ; FARIAS, JOÃO VICTOR FERREIRA DE ; AGUILAR, NÚBIA APARECIDA DE ; AZEVEDO, MARCELO BREDOFF ; FERREIRA, ANA FLÁVIA DE ASSIS ; CARDOSO, IAGO PRADO ; FRANCO, ELTON SANTOS ; SILVA, ANA CÂNDIDA ARAÚJO E ; SIERAU, LAYDE DYANA ; SINISCALCHI, LUCIENE ALVES BATISTA ; MARQUES, IZABEL CRISTINA ; HESPANHOL, AURELIA DE CASSIA FERREIRA . Avaliação da demanda de cloro para oxidação da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii. VÉRTICES , v. 22, p. 111-122, 2020.

  • CORDEIRO, DANIELA ROCHA ; COELHO, J. V. ; FERNANDES, R. M. E. ; JESUS, A. T. S. . Reúso de águas pluviais: estudo preliminar sobre o dimensionamento do reservatório na UFVJM, Campus do Mucuri. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Talude Atirantado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

CORDEIRO, DANIELA ROCHA . Financiamento Imobiliário e Aprovação de Projeto em Prefeituras. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Avaliação da formação de ácidos haloacéticos decorrente da cloração de águas de abastecimento contendo cianobactéria Microcystis aeruginosa, Descrição: O estudo da cloração na etapa de oxidação de águas em mananciais eutrofizados destinadas ao consumo humano sob distintas condições de operação é importante para entender o que acontece em Estações de Tratamento de Água (ETA). A relação da cloração com a formação de subprodutos de efeito deletério à saúde humana, como os ácidos haloacéticos (AHA), assim como seu controle, quando formados nas estações, é de interesse de projetos relacionados à subárea da engenharia sanitária. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniela Rocha Cordeiro - Integrante / Elton Santos Franco - Coordenador / Júlia Araújo Camargo - Integrante / Jairo Lisboa Rodrigues - Integrante / Núbia Aparecida de Aguilar - Integrante / Paulo Henrique Gomes Silva - Integrante / FILGUEIRAS, LETÍCIA SILVA - Integrante / IZABEL CRISTINA MARQUES - Integrante / Aurelia de Cassia Ferreira Hespanhol - Integrante / Luan Brioschi Giovanelli - Integrante / TúLIO SANTOS ABRANTES SILVA - Integrante / Thiago Alcântara Luiz - Integrante.

  • 2019 - 2020

    ADIÇÃO DE PIGMENTOS PARA PRODUÇÃO DE CONCRETOS COLORIDOS, Descrição: Quantificar a melhor composição de traços para aplicabilidade de concretos coloridos na construção civil através de diferentes teores de pigmentos, tendo em vista que a aplicação de concretos coloridos dispensa a fase de acabamento devido ao fato de possuir pigmentação incorporada na composição do concreto ou argamassa, eliminando a pintura e reduzindo o tempo de manutenção futura. Como objetivos secundários será necessário elaborar corpos de prova cilíndricos (CP) de concreto convencional e com acréscimo de pigmento em pó com porcentagens distintas. Medir a resistência dos CPs, a fim de analisar os resultados de forma a avaliar a viabilidade quanto ao uso de concretos coloridos. Elaborar gráficos comparativos dos resultados com intuito de proporcionar uma melhor interpretação e visualização dos mesmos. E por fim comparar e interpretar os resultados dos traços de concreto coloridos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Daniela Rocha Cordeiro - Integrante / Antonio Jorge de Lima Gomes - Coordenador / GISELE MONTEIRO DE SOUSA - Integrante / Carlos Américo Medrado - Integrante / Yara Mayra Tavares Nascimento - Integrante / Cibele Aparecida de Moraes Rocha - Integrante / ELOÍSIO GAUDÊNCIO RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / FILGUEIRAS, LETÍCIA SILVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Estudo sobre a viabilidade de reúso de águas pluviais na UFVJM-campus Teófilo Otoni, Descrição: Em busca de minimizar estes impactos, algumas alternativas para preservação da água potável e desenvolvimento de tecnologias para a reutilização são aprimorados. Dentre inúmeras possibilidades, tem-se o sistema de reuso de águas pluviais, um método muito utilizado para diferentes padrões construtivos. Pensando na importância da preservação desse bem vital e trazendo essa importância para o contexto de raízes culturais e educacionais que a UFVJM exerce na sociedade dos Vales do Mucuri, o projeto visa propor este sistema no campus. Uma vez que, a partir deste projeto, impactos de conscientização ambiental serão disseminados não somente na sociedade acadêmica, mas também na região, e assim tornando este estudo uma ferramenta importante em aspectos de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniela Rocha Cordeiro - Integrante / Jakelyne Viana Coelho - Coordenador / Rafaelle Mendes e Fernandes - Integrante / Álefe Tarcio Silva de Jesus - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Avaliação da formação de trialometanos decorrente da cloração de águas de abastecimento contendo cianobactéria Microcystis aeruginosa, Descrição: Avaliar a influência da cloração da espécies Microcystis aeruginosa na formação de TAMs.Analisar a formação de TAMs em escala de bancada em função da densidade de Microcystis aeruginosa presente na água bruta após a etapa de cloração;
Analisar a influência dos parâmetros temperatura, pH e concentração de cloro residual na formação de TAMs em condições controladas em laboratório;
Avaliar o uso do carvão ativado e aeração como estratégias de controle de TAMs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Daniela Rocha Cordeiro - Integrante / Letícia Silva Filgueiras - Integrante / Ana Flávia de Assis Ferreira - Integrante / Israel César Santana Júnior - Integrante / Agnes Lisboa Machado - Integrante / Júlia Araújo Camargo - Integrante / André de Araújo Pontes - Integrante / Jairo Lisboa Rodrigues - Integrante / Géssica Campos Guimarães - Integrante / Adilson Souza Rodrigues Filho - Integrante / João Victor Ferreira de Farias - Integrante / Kamilla dos Santos Bastos - Integrante / Virgílio Fagundes Moreno Sousa - Integrante / Bruno Miranda Borges - Integrante / Núbia Aparecida de Aguilar - Integrante / Lara Ferreira Loyola - Integrante / André Alves Teixeira - Integrante / Luíza Ramalho de Sousa - Integrante / Sarah Lisboa Lira - Integrante / FRANCO, ELTON SANTOS - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Investigação dos parâmetros de formação dos ácidos haloacéticos e técnicas de detecção considerando as peculiaridades de estações de tratamento de água, Descrição: Referenciar e aplicar os procedimentos/metodologias existentes na literatura para a detecção dos ácidos haloacéticos. (AHAs), identificando as vantagens e desvantagens dessas análises na realidade das estações de tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) . , Integrantes: Daniela Rocha Cordeiro - Integrante / Elton Santos Franco - Coordenador / Ana Flávia de Assis Ferreira - Integrante / Agnes Lisboa Machado - Integrante / André de Araújo Pontes - Integrante / Jairo Lisboa Rodrigues - Integrante / Géssica Campos Guimarães - Integrante / Adilson Souza Rodrigues Filho - Integrante / João Victor Ferreira de Farias - Integrante / Bruno Miranda Borges - Integrante / Núbia Aparecida de Aguilar - Integrante / André Alves Teixeira - Integrante / Sarah Lisboa Lira - Integrante / Aurélia de Cássia Pipa Ferreira - Integrante / Paulo Henrique Gomes Silva - Integrante / Karolyna Alves Aguiar - Integrante / Ana Luiza Ramalho De Sousa - Integrante / Luana da Silva Piol - Integrante / Marineide Jardim Rodrigues - Integrante / Jéssica Ruas Lopes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Crea-Jr Núcleo Teófilo Otoni

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos e Eventos

2019 - Atual

Liga Acadêmica das Engenharias

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Diretoria de Eventos

2016 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Investigação dos parâmetros de formação dos ácidos haloacéticos e técnicas de detecção considerando as peculiaridades de estações de tratamento de água.

2020 - 2020

Tadashi engenharia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Acompanhamento de obras; Recuperação de Estruturas e Concreto; Projetos arquitetônico , hidrossanitário e Linha de Vida. (180 hrs)