Erik Felipe Silva Sousa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Fibra (2018). Especialista em Geografia Física e das Populações pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2020); Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário da Amazônia - UNIESAMAZ (2021). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Estudos Amazônicos, e experiência também na área de Gestão Ambiental, atuando em órgão público.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

2019 - 2021

Escola Superior da Amazônia
Título: POLUIÇÃO VISUAL: O PATRIMÔNIO PÚBLICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA.

Especialização em GEOGRAFIA FÍSICA E DAS POPULAÇÕES

2019 - 2020

S B I
Título: TURISMO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E HISTÓRICO DAS CIDADES

Graduação em andamento em Pedagogia

2023 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia

2016 - 2018

Centro Universitário Fibra
Título: TURISMO PEDAGÓGICO: Ferramenta de auxílio para a preservação do patrimônio público e histórico da cidade de Belém
Orientador: Danielle Araújo Lobato

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. (Carga horária: 8h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Comunicação Escrita. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

Geografia: Introdução aos Estudos da Cartografia. (Carga horária: 3h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

Metodologias Ativas: Caminho para a Prática. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Gestão do Patrimônio Arqueológico do Estado do Pará. (Carga horária: 9h). , Secretaria de Cultura do Estado do Pará, SECULT, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Geografia Ambiental. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Práticas Pedagógicas Educacionais. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Cartografia Básica. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.

2019 - 2019

Ensinando com a Web. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA PARA GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Física e Humana.

Participação em eventos

VIII SEMINÁRIO NACIONAL E X SEMINARIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2017. (Seminário).

II ENCONTRO DE HISTORIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO NA AMAZÔNIA. 2016. (Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

E. E. E. M. AVERTANO ROCHA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Auxiliar a professora titular em todas as tarefas relacionadas a docência;

2018 - 2018

Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Outras informações:
Auxiliar a professora titular em todas as tarefas relacionadas a prática da docência no EJA.

2017 - 2017

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Auxiliar a professora titular em todas as tarefas que estavam ligas diretamente ou indiretamente a prática docente.

2020 - 2022

Prefeitura Municipal de Primavera

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2021

Prefeitura Municipal de Primavera

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2022 - Atual

SESC - Administração Regional de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2023 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1

Outras informações:
Exerço a função de professor titular no uso de todas as atribuições concernentes à função e à disciplina de Geografia, no 1° ano do ensino médio, elaborando atividades concernentes à disciplina, atividades extracurriculares, e demais atividades pertencentes ao currículo do novo ensino médio como determina a BNCC. Atuando também na docência na modalidade da aprendizagem, voltada para o ensino do programa de Jovem Aprendiz do Senac de Jaraguá do Sul.