Aline Dias de Araújo do Valle
Psicóloga da Infância e Adolescência, especialista em Análise do Comportamento Aplicada e Coordenadora Pedagógica/Docente no curso de pós graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento da Clínica Specially em parceria com a Faculdade São Marcos. Graduada em Psicologia (IESB); Formação em Terapia Analítico Comportamental Infantil (IBAC); Pós graduação em Psicologia Escolar e Educacional (FAVENI) e Pós graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI OF MIAMI). Pós graduanda em Altas Habilidades/ Superdotação (Instituto Sapiens). Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - UnB, como foco de pesquisa em Dupla Excepcionalidade - Autismo e Altas Habilidades/Superdotação, bem como desenvolvimento de Habilidades Sociais na adolescência. Experiência no atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos típicos e neurodivergentes, pelo referencial da Análise do Comportamento. Atualmente, atuo como Psicóloga Supervisora no tratamento de crianças e adolescentes no Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Informações coletadas do Lattes em 08/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE)
2023 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Jane Farias Chagas-Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dupla Excepcionalidade; Habilidades Sociais; Percepção Parental.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em andamento em Especialização em Altas Habilidades/Superdotação
2023 - Atual
Especialização em andamento em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
2020 - Atual
Especialização em Psicologia Escolar e Educacional
2020 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A Importância do Psicólogo Escolar no contexto da Educação Inclusiva
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues
Especialização em Terapia Analítico Comportamental Infantil
2018 - 2019
Instituto Brasiliense de Análise do comportamento
Título: Relatório Final do Estágio - Caso Clínico
Orientador: Raquel Ramos Ávila
Aperfeiçoamento em Orientação Educacional
2020 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A Importância do Psicólogo Escolar no contexto da Educação Inclusiva. Ano de finalização: 2020
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues
Aperfeiçoamento em Gestão Escolar
2020 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A Importância do Psicólogo Escolar no contexto da Educação Inclusiva. Ano de finalização: 2020
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues
Formação complementar
2025 -
Aprimorando minhas Habilidas Sociais. , Instituto Del Prette, DEL PRETTE, Brasil.
2023 - 2023
Professional Crisis Management. , Professional Crisis Management Association, PCMA, Estados Unidos.
2022 - 2022
Comunicação Alternativa. , Core Power, CP, Brasil.
2022 - 2022
Protocolo de Avaliação - VBMAPP. (Carga horária: 20h). , RB Psicologia, RB, Brasil.
2021 - 2021
Intervenção ABA Naturalista. (Carga horária: 40h). , Lara Oliveira, LO, Brasil.
2020 - 2020
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA. (Carga horária: 280h). , Escon, ESCON, Brasil.
2020 - 2020
Guia Plano de Ensino Individualizado ( PEI). (Carga horária: 6h). , Instituto de Educação e Análise do Comportamento, IEAC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Técnicas de Pesquisa Qualitativa em Contextos Educativos. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2017
Inglês. (Carga horária: 600h). , Skill Idiomas, SK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciências do Comportamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Autismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Altas Habilidades/Superdotação.
Participação em eventos
Jornada Clínica - Infância e Adolescência - IBAC. 2020. (Congresso).
Jornada Clínica - Pessoas Autistas e Neurodiversas - IBAC. 2020. (Congresso).
Jornada Clínica - Psicoterapia Analítica Funcional - FAP - IBAC. 2020. (Congresso).
Jornada Clínica - Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT - IBAC. 2020. (Congresso).
Jornada Clínica - IBAC. 2019. (Congresso).
7ª Jornada Clínica do IBAC - Casos Clínicos em Análise do Comportamento. 2018. (Congresso).
Ciclo de Palestras - Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica - Ibac. 2018. (Simpósio).
Jornada Clínica - IBAC. 2018. (Congresso).
Universidade Coorporativa Skill ? Minicursos em Educação. 2016. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, A. D. . Estudo avalia benefícios da parentalidade gentil na educação de crianças. Correio Brasiliense, Coluna Ciência e Saúde, 11 ago. 2024.
-
ARAÚJO, A. D. . Transtorno do Espectro Autista e Superdotação: Entendendo o processo - avaliação, diagnóstico, intervenções, suporte e o papel da família e comunidade escolar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, A. D. . Intervenção ABA no Autismo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, A. D. . Autismo, família e sociedade: Principais desafios. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. D. ; CHAGAS-FERREIRA, J. F. . O Desenvolvimento das Habilidades Sociais em Adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação: Um olhar do sujeito. Brasília 2023 (Produção em andamento).
-
ARAÚJO, A. D. ; NEGREIROS, F. ; CHAGAS-FERREIRA, J. F. . Os desafios parentais frente ao TEA na vida adulta: Revisão Sistemática. Brasília 2023 (Produção em andamento).
Outras produções
ARAÚJO, A. D. . PodCast - AutisPod. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, A. D. . Live. 2025; Tema: Capacitação Profissional em Psicologia e Autismo. (Rede social).
ARAÚJO, A. D. . Formação continuada - ABA no TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. 2025. .
ARAÚJO, A. D. . Grupo de Estudos: Funções de Comportamento e Análise Funcional. 2025. .
ARAÚJO, A. D. . Grupo de Estudos: Seleção de comportamentos alvo para intervenção no TEA;. 2024. .
Prêmios
2024
Moção de Louvor em decorrência aos profissionais que se dedicam aos cuidados da criança na Primeira Infância, Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
ABA ActionVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e Supervisora Clínica
2024 - Atual
Clínica NeurodesenvolvendoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisora Clínica
2022 - Atual
Clínica de reabilitação em neurológia infantil - SPECIALLYVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Supervisora, Carga horária: 30
Outras informações:
Psicóloga Supervisora em equipe multidisciplinar. Avaliação de crianças com TEA, com protocolos VBMAPP e ABBLS; Supervisão de casos; Apoio e treinamento para aplicadores/ acompanhantes terapêuticos; Orientação Parental.
2023 - 2024
Faculdade São MarcosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Disciplinas Lecionadas: - Fundamentos filosóficos e Princípios da AECComportamento VerbalElaboração de Plano Terapêutico Singular
2020 - 2022
Fisioemov KidsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aplicadora ABA/ Acompanhante Terapêutica, Carga horária: 30
Outras informações:
Psicóloga Analista do Comportamento. Atuante como Aplicadora ABA e Acompanhante Terapêutica no tratamento de crianças e adolescentes neurodiversos, especificamente Transtorno do Espectro Autista.
Avaliação com protocolos e escalas: Portage, ATA, CARS e MCHAT.
2018 - 2020
Clínica Prisma - Psicologia e NeuropsicologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 40
Outras informações:
Psicóloga Clínica. Atendimento de crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento típico, pelo referencial da Análise do Comportamento.
2018 - 2018
ABRACEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio Supervisionado. Atuação em casa de acolhimento para famílias de crianças com câncer e hemopatias. Realização de rodas de conversa com as mães e acompanhamento das atividades diárias das crianças, além de atendimentos individuais com as mesmas.
2013 - 2021
Skill IdiomasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ensino, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Dias de Araújo do Valle e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?