Cleuber Gea Martins Filho

Graduado em Medicina pela Fundação UNIRG (2014). Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) e em Nefrologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Atualmente Médico Nefrologista I no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com atuação na Unidade de Transplante Renal. Plantonista de CTI no Hospital Vila Nova e no Hospital da Brigada Militar.

Informações coletadas do Lattes em 06/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2018 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Residência médica em: NefrologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização - Residência médica

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Residência médica em: Clínica MédcaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Medicina

2008 - 2014

Fundação UNIRG
Título: Estágio Supervisionado- Internato
Orientador: Prof.Msc Marcos Herrera

Formação complementar

2019 - 2019

Nefrologia Intervencionista - Cateteres Tunelizados. (Carga horária: 20h). , Fundação Pró-Renal, FPR, Brasil.

2019 - 2019

7a Jornada do Serviço de Controle de Infecção e Infectologia do HSL PUCRS. (Carga horária: 12h). , Hospital São Lucas da PUCRS, HSL, Brasil.

2019 - 2019

Determinação de Morte Encefálica. (Carga horária: 8h). , Organização de Procura de Órgãos, OPO, Brasil.

2018 - 2018

DRC-DMO Masters - Encontro de Especialistas. (Carga horária: 4h). , AbbVie, ABBVIE, Estados Unidos.

2017 - 2017

Extensão universitária em Estágio no Serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas da PUCRS. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso de Eletrocardiograma. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2013 - 2013

Campanha de Prevenção à Hipertensão. (Carga horária: 7h). , Hospital Alberto Rassi, HGG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Plantões Pediátricos. (Carga horária: 20h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Plantões de Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 284h). , Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, MNSL, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Plantões de Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 524h). , Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, MNSL, Brasil.

2011 - 2011

I Simpósio Sinais de Alarme baseado em casos clínicos. (Carga horária: 8h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2011 - 2011

I Jornada Estadual de Medicina Clínica. (Carga horária: 20h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2011 - 2011

XIV Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás. (Carga horária: 24h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional Goiás, SBCM-GO, Brasil.

2011 - 2011

II Curso Introdutório à Terapia Intensiva. (Carga horária: 8h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2010 - 2010

XIX Congresso Goiano de Cardiologia. (Carga horária: 21h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia/ GO, SBC/GO, Brasil.

2010 - 2010

XIII Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás. (Carga horária: 19h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional Goiás, SBCM-GO, Brasil.

2010 - 2010

VIII Jornada de Hipertensão Arterial. (Carga horária: 21h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia/ GO, SBC/GO, Brasil.

2010 - 2010

I Jornada das Ligas Acadêmicas: Incentivando a Pesquisa. (Carga horária: 14h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2010 - 2010

I Encontro de Saúde Comunitária do Centro Universitário UnirG. (Carga horária: 8h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2010 - 2010

I Curso Introdutório de Saúde do Coração. (Carga horária: 6h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2009 - 2009

I Jornada de UTI. (Carga horária: 40h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2009 - 2009

Gripe A (H1N1). (Carga horária: 2h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2008 - 2008

I Jornada de Saúde. (Carga horária: 21h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Diagnóstico por Imagem. (Carga horária: 20h). , Fundação UNIRG, UNIRG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Supervisor do Programa de Residência Médica em Clínica Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Professor.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Disciplina de Nefrologia.

Organização de eventos

MARTINS FILHO, C. G. . II Curso Introdutório à Terapia Intensiva. 2011. (Outro).

Participação em eventos

III Simpósio Rio-grandino de Cardiologia.III Simpósio Rio-grandino de Cardiologia. 2017. (Simpósio).

Tratamento de TVP e TEP, Reversão de AC. Tratamento de SPAF: Segurarança e efi eficácia. 2016. (Outra).

VIII Congresso Panamericano e Ibérico de Enfermeria Intensiva. VIII Congresso Panamericano e Ibérico de Enfermeria Intensiva. 2016. (Congresso).

XI Congresso Panamericano y Ibérico de Medicina Critica y Terapia Intensiva. XI Congresso Panamericano y Ibérico de Medicina Critica y Terapia Intensiva. 2016. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2014. (Congresso).

I Jornada Estadual de Medicina Clínica. 2011. (Congresso).

I Jornada Estadual de Medicina Clínica.I Jornada Estadual de Medicina Clínica. 2011. (Outra).

XIV Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás. XIV Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás. 2011. (Congresso).

Ação Voluntária da Fundação Bradesco - Escola de Canuanã.Atividade Voluntária. 2010. (Outra).

I Curso Introdutório de Saúde do Coração.I Curso Introdutório de Saúde do Coração. 2010. (Outra).

I Encontro de Saúde Comunitária do Centro Universitário UnirG.I Encontro de Saúde Comunitária do Centro Universitário UnirG. 2010. (Encontro).

I Jornada das Ligas Acadêmicas da UNIRG. 2010. (Congresso).

XIII Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás. 2010. (Congresso).

XIX Congresso Goiano de Cardiologia e VIII Jornada de Hipertensão Arterial. 2010. (Congresso).

Governo Mais Perto de Você.Governo Mais Perto de Você. 2009. (Outra).

Gripe A (H1N1). 2009. (Seminário).

I Jornada de UTI. 2009. (Congresso).

Curso de Diagnóstico Por Imagem. 2008. (Congresso).

I Jornada de Saúde. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

MARTINS FILHO, C. G.. Banca Examinadora de Processo Seletivo do Programa de Residência Médica em Clínica Médica. 2017. Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.

Produções bibliográficas

  • MARTINS FILHO, C. G. ; FERNANDES, A. C. ; MACHADO, G. A. ; DAMACENA, G. G. ; OLIVEIRA, J. M. X. ; KROEFF, M. T. . Estresse Agudo Como Provável Agente Desencadeador da Síndrome de Guillain-Barrè: Relato de Caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    ELABORAÇÃO DE UM MODELO PREDITIVO PARA FUNÇÃO TARDIA DO ENXERTO COM BASE EM IMAGENS PRÉ-IMPLANTAÇÃO, Descrição: A inteligência artificial, atualmente, está sendo usada para aprender padrões a partir de imagens e relacioná-las aos desfechos clínicos. Os recentes aumentos na capacidade computacional e no volume de dados levaram ao desenvolvimento substancial de técnicas de aprendizado de máquina na solução de problemas de grande relevância na área da saúde. No caso do transplante renal, um dos principais problemas é a função tardia do enxerto, fator de difícil predição e que impacta diretamente na sobrevida do enxerto. O objetivo é criar modelos para predizer função tardia do enxerto renal com base em imagens pré-implantação do órgão de doador falecido e combinando-as com as características clínicas. O primeiro, a partir de imagens pré-implante captadas por smartphone associadas da função tardia do enxerto e um segundo associando imagens as com dados clínicos do doador/receptor associadas da função tardia do enxerto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleuber Gea Martins Filho - Coordenador / Roberto Ceratti Manfro - Integrante / Luiz Gustavo Modelli de Andrade - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico Nefrologista I, Carga horária: 30

Outras informações:
Médico Nefrologista I - atuação Unidade Transplante Renal

2020 - 2020

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Nefrologista, Carga horária: 150

2018 - Atual

Associação Hospitalar Vila Nova

Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Plantonista Intensivista, Carga horária: 12

2022 - 2023

Associação Hospitalar Vila Nova

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor do PRM em Clínica Médica

Outras informações:
Supervisor do Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica

2021 - 2023

Associação Hospitalar Vila Nova

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Médico - Unidades de Internação, Carga horária: 60

Outras informações:
Gerente Médico - profissional médico coordenador do corpo clínico hospitalar, responsável pela criação e aplicaçã de fluxos e rotinas aos médicos das unidades de internação.

Atividades

  • 03/2022 - 03/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Associação Hospitalar Vila Nova, Associação Hospitalar Vila Nova.,Atividade realizada, Preceptor de Clínica Médica.

2024 - Atual

Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista CTI adulto, Carga horária: 12

2022 - 2023

Universidade Feevale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Nefrologia, Carga horária: 60

Outras informações:
Bloco Saúde do Adulto e do Idoso II

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico Residente, Carga horária: 60

2016 - 2018

Hospital de Cardiologia e Oncologia da Santa Casa de Rio Grande

Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 36

2016 - 2018

Pronto Socorro da Associação de Caridade da Santa Casa do Rio Grande

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonisma, Carga horária: 12

2016 - 2017

Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico Residente

2015 - 2015

Hospital de Urgências de Goiânia

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Neurológica, Carga horária: 12

2015 - 2015

Hospital de Urgências de Goiânia Otávio Lages

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Neurológica, Carga horária: 12

2014 - 2016

CAIS FINSOCIAL

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Emergencista, Carga horária: 36

2014 - 2014

HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Emergencista, Carga horária: 12

2014 - 2016

HUMANA UTI

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonisma, Carga horária: 60

2015 - 2016

Hospital São Francisco

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Geral, Carga horária: 12

2015 - 2016

UPA Itaipu

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonista Sala Vermelha/ Estabilização, Carga horária: 12

2011 - 2013

Fundação UNIRG

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2020

Hospital Santa Ana - AESC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Clínico, Carga horária: 150