Mariluci Ferreira Portes
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Atualmente é professor assitente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente no seguinte tema: matemática aplicada.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Matemática Aplicada
1976 - 1980
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Etzel Ritter von Stockert
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: matemática aplicada; análise numérica; método de elementos finitos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Análise Numérica. Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática; Outros.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.
Organização de eventos
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves ; PORTES, Mariluci Ferreira ; SILVA, Sérgio L. . I JORNADA ATUARIAL DA SEGURIDADE SOCIAL. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves; ROSALINO, M. L.. Moreira;Felipe P. de Oliveira; Vivian A. da Cos.Análise Mercadológica das Entidades Fechadas de Previdência Complementar no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves; Guilherme Caldas de Castro. Aplicação de Métodos Estatísticos para analisar o ambiente em que trabalhos as pessoas vinculadas ao Riovoluntário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. PRO-HAB SISTEMA DE CONTROLE DE DEMANDA HABITACIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE EMPRESA DE MANUTENÇÃO PREDIAL- LIMPEZA DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; PESSANHA, José. Francisco. M.; AMARAL, Marcelo. Rubens. S.. IMPACTO DO ACABAMENOT DAS EMBALAGENS DE LÂMPADAS INCANDESCENTES COMUNS SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR FINAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; PESSANHA, José. Francisco. M.; AMARAL, Marcelo. Rubens. S.. BACHAALANY, MÔNICA T. F. CONCEIÇÃO E RENATA COSTA.ANÁLISE DA EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. SGR - SISTEMA GERADOR DE RELATÓRIOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. SECOND LIFE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AMARAL, Marcelo. Rubens. S.;PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves. PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA EM 2006 - ESTUDO DE CASO: CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. SOFTWARE LIVRE PARA PDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. AMBRÓSIO.TESTES DE SISTEMAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves; Guilherme Caldas de Castro. Curso de Estatística - UERJ - Indicadores de Desempenho - Pontos de Sucesso x Pontos Críticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves;PORTES, Mariluci Ferreira; RODRIGUES, Flavio . M.. UMA ANÁLISE SOBRE A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO BRASIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS: UMA ABORDAGEM PARA JOVENS E ADULTOS USAN DO ENCARTE DE SUPERMERCADOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. JOGO DE XADREZ, UM MEDIADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. JOGOS EDUCATIVOS NA MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. DEFICIÊNCIA EM GERAL E DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. PESQUISA OPERACIONAL COMO MOTIVAÇÃO DO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. RAZÃO ÁUREA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. AS APLICAÇÕES PRÁTICAS DA PARÁBOLA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE COMO AUXILIAR NO ENSINO DOS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. DA COSTA.JOGOS: PODEROSOS ALIADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMA´TICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. VISUALIZANDO A TRIGONOMETRIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo; ROJAS, Alexandre. TRANSMISSÃO DE DADOS EM REDES DE ENERGIA ELÉTRICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Tecnologia da Informação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Alexandre Rojas;PORTES, Mariluci Ferreira; CASTRO, Guilherme Caldas de. APLICAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA MAPEAR O PERFIL DE RISCO DOS BENEFICIÁRIOS DE UMA OPERADORA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves; Guilherme Caldas de Castro. Análise comparativa de Preços de Cestas de Produtos entre Regiões do Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SANTOS, Narcisa M. Gonçalves; GRUMBACH, R.. Análise Prospectiva da Previdência Social Brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves;PORTES, Mariluci Ferreira; CASTRO, Guilherme Caldas de. A. S. CRUZ; PLÍNIO M. LOUREIRO; SABRINA P. PORT.Aplicação dos Métodos Estatísticos para Mapear o Perfil das Mulheres Brasileiras em Relação à Doação de Sangue. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves;PORTES, Mariluci Ferreira; MANO, Cristina Maria Cantanhede. A. B.. Cordeiro e Viviane Sobral Motta Zaron.Perfil da População Idosa em 2006 - estudo de Caso: Cidade do Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Análise dos Sites de Educação Matemática- uma Pesperctiva sob Ponto de Vista dos Professores e alunos do Ensino Médio e Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL- UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. TRABALHANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DE DOBRADURAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O ORIGAMI COMO MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM BREVE ESTUDO DO RETÂNGULO AÚREO, RAZÃO AÚREA, RETÂNGULO ARGÊNTEO E RETÂNGULO BRÔNZEO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. MATEMÁTICA E DOBRADURAS DE PAPEL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. FERNANDES.INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A TRIGONOMETRIA E SUAS APLICAÇÕES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. GESTÃO DE CONHECIMENTO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; BRITO, Maria Alice Silveira de; COSTA, Rosa Maria e Moreira da; BORGES, José Antonio. Cartavox Projeto de Melhoria na Versão 4.2b. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; CASTRO, Antonio Orestes de Salvo; LANZILLOTTI, Regina Serrão. Análise do Rendimento dos Alunos das Classes de Progressão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; CASTRO, Antônio Orestes de Salvo. COMPARAÇÃO DO COMPORTAMETNO DO MERCADO SEGURADOR ENTRE OS ANOS 2002 e 2003. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira. Requisitos Básico para Internacionalização de Software. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; EUSTÁQUIO, Paulo. Sistema Mapa Rio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; WANDERLEY, Augusto José Maurício; RIBEIRO, Neyde Felisberto Martins. O Corpo dos Números Construtíveis e Provas de Impossibilidades de Alguams Construções Geométricas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; ROJAS, Alexandre; RITTO, Antonio Carlos de Azevedo. Gestão do Conhecimento e as Organizações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática e Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; LANZILLOTTI, Regina Serrão; SINTZ, Conceição de Maria. Avaliação dos Fatores Socioeconômicos na Prática do Aleitamento Materno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; VILCHES, Maurício Alejandro Antonucci. O Problema Ax = b. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. Utilizando Jogos para Ensinar Adição de Números Inteiros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; NOVAES, José Antonio; LINS, Geraldo Henrique Botelho. Uma Abordgaem não Eurocêntrica de Progressão Geométrica Infinita e Limite da Soma imersa na Realidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. TANGRAN:UMA FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE FRAÇÔES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O ENIGMÁTICO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE CRITICA ENTRE PCN E A PRÁTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A MATEMÁTICA NOS CÁLCULOS QUÍMICOS:UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE .. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. LOBATO E MÔNICA ALMEIDA GAMA.A MICRO-HISTÓRIA DOS NÚMEROS E SUAS OPERAÇÕES ELEMENTARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. CARDOSO.O JOGO XADREZ :UM AUXÍLIO AO APRENDIZADO,EM ESPECIAL, MATEMÁTICA E GEOMETRIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ANALÍTICA:EQUAÇÃO DA RETA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. UMA ALTERNATIVA AO ENSINO DO CÁLCULO DE ÁREA EM GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DO CÁLCULO DA ÁREA DO TRIÂNGULO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:METODOLOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONCEITO DE PRESSÃO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PARA OS DEFICIÊNTES VISUAIS ATRAVÉS DO SOROBÃ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O ENSINO DE FRAÇÕES E PORCENTAGEM ( UMA REFLEXÃO ). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. ANÁLISE DE CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O USO DO GEOPLANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA DEFICIÊNTES VISUAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. DEDUZINDO O VOLUME DA ESFERA ATRAVÉS DA AÇÃO MEDIADORA DO VOLUME DA PIRÂMIDE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. PROPOSTA PARA O ENSINO DA ADIÇÃO DAS MEDIDAS DOS ÂNGULOS INTERNOS DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO E MATERIAL CONCRETO PARA DEFICIÊNTES VISUAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. M. DOMICIANO E JOÃO HENRIQUE M. DA SILVA.A RAZÃO DIVINA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. MATEMÁTICA FINALÍSTICA: TÓPICOS DECORRENTES EM VESTIBULARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A OTIMIZAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE PETRÓLEO, USANDO A ÁLGEBRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. UM ESTUDO SOBRE ELIPSES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA: UM AMBIENTE PARA APRENDIZADO DA EQUAÇÃO DE BHÁSKARA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O USO DO MATERIAL CONCRETO COMO AGENTE MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRITICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA NOVA ABORDAGEM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. ÁREAS DE FIGURAS DE SEMELHANTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de; SILVA, Carmen Especotti da. .A UTILIZAÇÃO DAS TELAS DE VOLPI COMO AGENTE MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A GEOMETRIA DINÂMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS CÔNICAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. ENSINANDO O CONCEITO DE PARÁBOLA ATRAVÉS DE DOBRADURAS E DO SOFWARE CABRI GEÓMÉTRE II. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO:ENCAMINHAMENTOS PARA UMA NOVA PRÁTICA DOCENTE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SABINI, Paulo Rogério. UTILIZANDO OS MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO COMPLEMENTO DO ENSINO DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES OU INEQUAÇÕES LINEARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A IMPORTÂNCIA GERAL DA MATEMÁTICA E A SUA PRESENÇA NO COTIDIANO DOS ALUNOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. MATEMÁTICA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EXPECTATIVAS E FATOS DOS ALUNOS DO PROALFA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. BREVE EXPOSIÇÃO E COMPARAÇÃO DAS MATEMÁTICAS EGÍPCIA, BABILÔNICA E GREGA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O QUE SE PODE MOSTRAR AO ALUNO ATRAVÉS DE UM RETÂNGULO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A GEOMETRIA E A TRIGONOMETRIA NA MEDIÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. TAVARES E SIEVERTON NASCIMENTO DE BRITO.MATEMÁTICA E ARTES PLÁSTICAS JUNTAS - A ARTE DOS MOSAICOS EM AULA DE GEOMETRIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. MELO E MICHEL BERNARDO M. DE ALMEIDA.VOLUME DO ICOSAEDRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA DE FORMA DINÂMICA SEGUNDO OS SEUS COEFICIENTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. COMO O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO PODE INTERFERIR NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. SISTEMA MÉTRICO DECIMAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO PALITOS DE FÓSFORO E BARBANTE . 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. COMO INICIAR O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DE SEUS MOVIMENTOS CONTÍNUOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. DESCOBRINDO A GEOMETRIA FRACTAL: UM MATERIAL PARA PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. O ASPECTO MOTIVADOR SOBRE A EVOLUÇÃO DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. AS CÔNICAS E SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. UMA PROPOSTA DE ENSINO -APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIEDADE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES NA OBTENÇÃO DE FRAÇÕES GERATRIZES DE DÍZIMAS PERIÓDICAS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. A MALHA QUADRICULADA MEDIANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO MDC E MMC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. DEFINIÇÕES INCLUSIVAS E NÍVEIS DE VAN HIELE: ASPECTOS DIDÁTICOS E LÓGICOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA FILHO, Hamilton Simões da; VILCHES, Maurício Alejandro Antonucci. Equações Diferenciais no Toro e o Teorema de Denjoy. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. A Ação Mediadora do Software Cabri-Geómètre na Aprendizagem das Características das Imagens Geradas pelos Espelhos Esféricos e pelas Lentes Delgadas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O Teorema de Pitágoras e a Teoria da Relatividade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Ação Mediadora do Uso de Material Concreto na Aprendizagem do Conceitos de Números Triangulares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Interdisciplinaridade da Geografia com a Matemática no Ensino do Plano Cartesiano tendo o Jogo da Batalha Naval como Elemento Mediador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Utilização do Material Concreto no Ensino de Polígonos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Construção do Conceito de Frações através da Interação Discente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A Importância do Jogo na Aprendizagem dos Números Inteiros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. Aplicação de Modelos de Avaliação em Software Utilizado no Ensino da Geometria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O Estudo de Gráficos Estatísticos a Partir de Jornais e revistas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SOUZA, Mara de Carvalho de. Como a Interação Professor- Aluno pode Influenciar o Ensino-Aprendizagem da Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. Educação Especial: Matemática para Alunos Portadores de Necessidades Especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O Uso de Jogos no Ensino da Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. Um Site de Educação Matemática à Distância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. O Ensino da Sequência de Fibonacci e da Razão Aurea no Ensino Médio com Auxílio do Cabri-Geómètre II. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. Fuções para Oitava Série uma Abordagem Computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; SOUZA, Mara de Carvalho de. A INTERPRETAÇÃO DE CÓDIGOS COMUNICATIVOS A LUZ DA MATEMÁTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática- Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. ANÁLISE DE RETAS E PARÁBOLAS COM O SOFTWARE GRAPHMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS E PLANAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO CUBO E DAS SUAS PLANIFICAÇÕES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PORTES, Mariluci Ferreira; SILVA, Carmen Especotti da; CARVALHO, Mara de Souza de. INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DINÂMICA COM O SOFTWARE TABULAE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Abreu, Samuel C; Abreu, Viviane Baldez S; Fortuna; PRÁTICA DE ENSINO ALIADA À RECURSOS LÚDICOS E TECNOLÓGICOS: FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PPG-Novas Tecnologias no Ensino de Matemática) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariluci Ferreira Portes;
UTILIZAÇÃO DA LOUSA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PPG-Novas Tecnologias no Ensino de Matemática) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariluci Ferreira Portes;
SOFTWARES EDUCATIVOS E O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PPG-Novas Tecnologias no Ensino de Matemática) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariluci Ferreira Portes;
Outras produções
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves ; Aucir Costa ; SILVA, Paulo. A. L. ; PORTES, Mariluci Ferreira ; FRENSEL, Andrea. ; BUENAGA, I. . Relatório Descritivo das Metodologias. 2008.
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves ; Aucir Costa ; SILVA, Paulo. A. L. ; PORTES, Mariluci Ferreira ; FRENSEL, Andrea. . Relatório Técnico Comparativo da Evolução de Preços -nov/2005 a nov/2007. 2008.
SANTOS, Narcisa M. Gonçalves ; Aucir Costa ; COUTO, ; SILVA, Paulo. A. L. ; PORTES, Mariluci Ferreira ; FRENSEL, Andrea. ; BUENAGA, I. . Relatórios Trimestrais de Acompanhamento de Preços Selecionados - dez/2007 a set/2008. 2008.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística. , Rua São Francisco Xavier, número 524, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877553, Fax: (21) 25877212, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
PPG- Novas Tecnologias no Ensino de Matemática
1979 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2013
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientador de Monitoria em Cálculo Numéerico.
-
04/2012
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Departamento de Informática e Ciência da Computação.,Cargo ou função, Sub chefia do Departamento de Informática e Ciência da Computação.
-
04/2008
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientadora de Monitoria em Cálculo Numérico.
-
03/2008
Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico III
-
03/2008
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo de Diferenças Finitas
-
03/2008
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/2007
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro da Comissão Permanente de Planejamento e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Membro de Comissão.
-
11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Suplente de Diretor de Centro de Tecnologia e Ciências.
-
04/2012 - 12/2012
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientador de Monitoria em Cálculo Numérico.
-
07/2011 - 03/2012
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Departamento de Informática e Ciência da Computação.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Informática e Ciência da Computação.
-
04/2011 - 12/2011
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientador de Monitoria em Cálculo Numérico.
-
03/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
06/2009 - 06/2011
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Departamento de Informática e Ciência da Computação.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Informática e Cêencia da Computação.
-
04/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientador de Monitoria em Cálculo Numérico.
-
03/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática- Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
04/2009 - 12/2009
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientador em Monitoria de Cálculo Numérico.
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/2004 - 02/2008
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
03/2004 - 02/2008
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, .,Cargo ou função, Suplente do Diretor do Centro de Tecnologia e Ciências.
-
04/1992 - 12/2007
Estágios , Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Estágio realizado, Orientadora de Monitoria em Cálculo Numérico.
-
03/2006 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro da Comissão Permanente de Planejamento e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Membro de Comissão.
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
10/2003 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pesquisa e Pós Graduação, Centro de Tecnologia e Ciências.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
10/2003 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Graduação, .,Cargo ou função, Membro de Comissão.
-
03/2003 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
04/2004 - 12/2004
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
10/2003 - 03/2004
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numérico III
-
03/2000 - 03/2004
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Vice-Diretora.
-
10/2002 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão.
-
10/2001 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
10/2001 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão.
-
05/2003 - 09/2003
Ensino, Informática e Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numérico III
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numérioc III
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numerico III
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numérico III
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico, Cálculo Numérico III
-
07/1995 - 07/1999
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1997 - 12/1997
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1995 - 12/1995
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1992 - 06/1995
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Coordenaçã do Laboratório de Informática do IME/UERJ.
-
03/1992 - 06/1995
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística.,Cargo ou função, Coordenação de Horários.
-
03/1994 - 12/1994
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1993 - 12/1993
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
-
03/1992 - 12/1992
Ensino, Informática e Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariluci Ferreira Portes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?